You are on page 1of 2

Constituio Francesa de 1791

A Constituio Francesa de 1791, a primeira constituio escrita da histria francesa, foi promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte e aceite por Lus XVI a 3 de Setembro de 1791. Foi implantada uma monarquia constitucional , isto , o rei perdeu os poderes absolutos e criou -se uma efectiva separao entre os poderes Legislativo, Executivo e Judicial . Alm disso, foram concedidos direitos civis completos aos cidados . A elaborao das leis correspondia a uma Assembleia Legislativa , era a que tinha mais poder. Votava as leis, os impostos e declarava a guerra. O poder executivo ficava nas mos da monarquia, o rei tem o poder de nomear e destituir os ministros. O poder independentes. judicial ficava entregue aos tribuna is completamente

O sufrgio era censitrio (apenas os cidados, que pagavam impostos e possuam dinheiro ou propriedades , participavam da vida poltica). Em sntese, a Constituio de 1791 estabeleceu as linhas gerais para o surgimento de uma sociedade burguesa e capitalista em vez da anterior, feudal e aristocrtica.

Na Actualidade
A Frana uma repblica unitria semi-presidencialista . A constituio da V Repblica foi aprovada por referendo em 28 de Setembro de 1958. extremamente reforada a autoridade do executivo em relao ao Parlamento.

Organizao Poltica
Poder Executivo:
y Presidente da Repblica:  Eleito directamente por sufrgio universal para um mandato de 5 anos Governo:  Liderado pelo Primeiro -Ministro nomeado pelo presidente

Poder Legislativo:

Parlamento da Frana

Senado

Assembleia Nacional Francesa.

- O Senado da Frana ou Snat a cmara alta do Parlamento da Frana. Possui menos membros em relao a Assembleia Nacional Francesa, sendo menos pressionado pela mdia. Contudo ambas as cmaras exercem a mesma influncia poltica quando reunidas em congresso. - Os senadores so escolhidos por um colgio eleitoral para mandatos de 6 anos e metade dos assentos so submetidos a eleio a cada 3 anos. - Os poderes legislativos do Senado so limitados; em caso de desacordo entre as duas cmaras, a Assembleia Nacional tem a palavra final, exceto para as leis constitucionais e lois organiques (leis que so diretamente previstas pela Constituio), em alguns casos. O governo tem uma forte influncia na formao da ordem do dia do Parlamento.

- Os deputados da Assembleia Nacional representam crculos eleitorais locais e so diretamenteeleitos para mandatos de 5 anos. A Assemblia tem o poder de demitir o gabinete e, assim, a maioria na Assemblia determina a escolha do governo.

You might also like