You are on page 1of 22

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

SUMRIO
Captulo 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS.......................................................4
1 - Tipos de Rochas 2 - Formao do Petrleo 3 - Acumulao de Petrleo 4 4 5

Captulo 2 FASES DA VIDA DE UM POO......................................................5


123456Geofsica Perfurao Perfilagem Avaliao Completao Produo 5 6 6 7 7 7

Captulo 3 TIPOS DE TESTES...........................................................................8


12345Teste de Formao Teste de Produo Registro de Presso Perfilagem de Produo Operaes Especiais 8 8 9 9 9

Captulo 4 PARMETROS DO RESERVATRIO............................................9


1 - Porosidade 2 - Saturao 3 - Presso da Formao 4 - Produtividade 5 Permeabilidade 6 Dano 7 Identificao de Fluidos 8 Anlise PVT 9 Depleo 9 10 10 11 11 11 12 12 12

Captulo 5 TESTE DE FORMAO.................................................................13


1 Teste de Formao a Poo Aberto 2 Teste de Formao a Poo Revestido 13 14

Captulo 6 EQUIPAMENTOS DE SUB-SUPERFCIE......................................14


1 Obturador 2 Vlvula Testadora 3 Registradores de Presso 4 Vlvula de Circulao Reserva 5 Outros Componentes 14 15 15 15 15

Avaliaes de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Captulo 7 EXECUO DE TESTE DE FORMAO.....................................16


1 Seleo dos Equipamentos 2 Colcho 3 Fases de um Teste de Formao 4 Circulao Reversa 16 17 17 17

Captulo 8 EQUIPAMENTOS DE SUPERFCIE..............................................18


1 Cabea de Fluxo 2 Mangueiras Flexveis 3 Manifold 4 Separador 5 Tanque de Aferio ou de Armazenamento 6 Aquecedores 7 Queimadores 8 Equipamentos de Presso 19 19 19 19 19 19 20 20

Captulo 9 AMOSTRAGEM..............................................................................21 BIBLIOGRAFIA....................................................................................................22

Avaliaes de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

APRESENTAO

Avaliao de Formaes a etapa dentro da indstria do petrleo que busca informaes das caractersticas dos reservatrios, dos fluidos neles contidos e sua capacidade produtiva ao longo do tempo. Abrange os estudos geofsicos, a perfurao dos poos e prossegue durante a vida produtiva de um campo produtor at o seu abandono. Do ponto de vista operacional, existem atividades a cargo tanto da rea de geologia (amostra de calha, testemunhagem, testes e perfilagem a poo aberto) como da rea de engenharia (testes de formao a poo revestido, testes de produo, registros de presso e perfilagem de produo). A integrao de todos os dados que vai permitir uma efetiva avaliao do reservatrio em estudo. O principal objetivo deste texto apresentar de forma clara e objetiva os principais conceitos e atividades relacionadas avaliao de formaes na indstria do petrleo. Inicialmente sero definidos os termos mais comumente utilizados, no apenas na rea de avaliao, mas tambm na engenharia de reservatrios e outras atividades tcnicas presentes em uma indstria petrolfera. Em seguida, as fases da vida de um poo so descritas, com especial nfase nas suas relaes com a avaliao de formaes. Teremos tambm os principais tipos de testes utilizados na avaliao de poos, assim como outras operaes executadas pela atividade de avaliao. Os principais parmetros do reservatrio, fundamentais para o estudo e o desenvolvimento de qualquer campo de petrleo, so descritos a seguir. O teste de formao objeto de um captulo parte, por se tratar da principal operao do ponto de vista da produo durante a fase de explorao de um campo. Alm disso, os equipamentos utilizados nesse tipo de teste so apresentados separadamente.

Avaliaes de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

CAPTULO
Para um perfeito entendimento da atividade de avaliao dentro do contexto petrolfero necessrio descrever alguns conceitos fundamentais ligados origem, acumulao e produo de petrleo.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

1- TIPOS DE ROCHAS

As rochas podem ser classificadas, de uma forma simplificada, de acordo com os seguintes tipos:

gneas: resultam do resfriamento do magma quando expelido para a superfcie da terra atravs de atividades vulcnicas (rochas extrusivas ou vulcnicas), ou do resfriamento do magma em contato com rochas slidas no interior da crosta terrestre (rochas intrusivas ou plutnicas); Metamrficas: originam-se da alterao de rochas existentes sob efeito de aes qumicas, temperatura e presso, modificando sua estrutura e composio; Sedimentares: formam-se a partir da deposio de gros oriundos de outras rochas que foram fragmentadas sob a ao de perturbaes tectnicas, chuva, vento, etc. Esses fragmentos so transportados principalmente pelos rios e mares, e se depositam em seus leitos. Com a superposio de camadas de rochas e aumento da presso, ocorre a compactao dos gros. Tambm podem se depositar entre os gros, substncias responsveis pela sua cimentao. Esse efeito conjunto, de compactao e cimentao, d origem s rochas sedimentares.

2- FORMAO DO PETRLEO
De acordo com a teoria mais aceita na rea, a teoria orgnica, o petrleo teria se formado a partir de matria orgnica (restos de plantas e animais), incorporada s rochas sedimentares. Grandes quantidades de detritos foram depositadas no fundo dos mares e lagos, juntamente com os sedimentos. Toda essa massa foi submetida a um soterramento contnuo pelas camadas que foram sobrepostas ao longo do tempo, com conseqente aumento de presso e temperatura. Esse aumento de presso e temperatura ativou uma srie de reaes qumicas, algumas inclusive de origem bacteriana, dando origem aos hidrocarbonetos.

Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

3- ACUMULAO DE PETRLEO
O petrleo encontra-se nos poros ou mesmo em fraturas existentes nas rochas reservatrio. Para que se forme uma jazida de petrleo so necessrias as seguintes condies:

Rocha Geradora: o sedimento originalmente rico em matria orgnica; Migrao: o petrleo dificilmente acumula-se nas rochas em que foi gerado. Naturalmente, ele se separa da gua existente nos sedimentos, e tende a subir devido diferena de densidade. A compactao dos sedimentos provoca o movimento dos fluidos em direo rochas permeveis, com maior porosidade e presso mais baixa; Rocha Reservatrio: a rocha onde se acumula o petrleo. Deve ter boa porosidade, para armazenar os fluidos e boa permeabilidade, para permitir o fluxo dos fluidos no meio poroso; Rocha Capeadora: uma rocha impermevel que retm o petrleo, impedindo que a migrao atinja a superfcie; Fechamento: para que os hidrocarbonetos se acumulem numa formao necessrio que exista ali uma espcie de armadilha que os aprisione. As armadilhas, conhecidas na indstria como trapas, so formadas pelo conjunto: rocha capeadora e rocha reservatrio, de forma a impedir a sada dos fluidos.

CAPTULO

FASES DA VIDA DE UM POO

possvel afirmar que a explorao e produo de um campo de petrleo passa por diversas fases distintas, que podem levar anos para serem concludas. O principal objetivo desse captulo caracterizar cada uma dessas etapas e mostrar a sua relao com a avaliao de formaes.

1- GEOFSICA
Nesta etapa, busca-se informaes a respeito das camadas de rochas existentes em uma determinada regio. Normalmente, as pesquisas so realizadas na superfcie. Os principais mtodos de pesquisa geofsica so descritos a seguir:

Gravimetria: as variaes no campo gravitacional terrestre podem ser detectadas por instrumentos de altssima sensibilidade, os gravmetros. Um levantamento gravimtrico pode detectar anomalias associadas s diferenas de massa especfica das rochas; Magnetometria: consiste no registro das distores do campo magntico. Utiliza como ferramenta o magnetmetro, normalmente por via area, permitindo a prospeco de vastas reas com rapidez;
5

Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Ssmica: utiliza a propagao de ondas atravs da terra. So produzidos abalos ssmicos artificiais com explosivos. As ondas emitidas refletem-se em descontinuidades na subsuperfcie e so registradas atravs de geofones na superfcie, sendo medido o tempo entre a emisso da onda e o seu retorno. A velocidade de propagao das ondas mecnicas funo das constantes elsticas e da densidade do meio. Conhecendo-se a velocidade de propagao da onda, teremos as profundidades das camadas refletoras. Esse o mtodo mais utilizado na explorao de petrleo.

As pesquisas geofsicas fornecem uma idia dos tipos de rochas existentes, a espessura das mesmas, deformaes na estrutura das camadas e rea da bacia sedimentar. Com base nessas informaes, feito um estudo avaliando a possibilidade da existncia de condies favorveis para a gerao, migrao e acumulao de hidrocarbonetos na rea e sua localizao. Se o resultado dos estudos for positivo, seleciona-se a rea mais promissora da bacia para a perfurao de poos.

2- PERFURAO
Ainda que todos os estudos anteriores indiquem a existncia de um reservatrio de petrleo, somente a perfurao de um poo poder confirmar a existncia do mesmo. Nessa fase, diversos indcios podem ajudar a confirmar a existncia de uma formao potencialmente produtora de petrleo. Dentre outros, podem ser citados a velocidade de perfurao, as amostras de calha, kicks e perdas de circulao. Compete ao gelogo o acompanhamento da perfurao de um poo no mbito da Avaliao de Formaes, coletando as informaes relevantes e interrompendo a perfurao para que sejam executadas operaes especiais, como testemunhagens, testes de formao a poo aberto e perfilagens.

3- PERFILAGEM
A perfilagem de um poo pode ser feita em diferentes etapas da perfurao. Essas operaes so as responsveis pelas informaes mais significativas obtidas durante a perfurao de um poo, e consistem na descida, no interior do mesmo, de ferramentas que registram propriedades mecnicas, eltricas, magnticas, acsticas e radioativas das formaes. A anlise destas propriedades permite determinar as seguintes informaes sobre as diversas camadas de rochas: Litologia; Espessuras permeveis; Porosidade; Provveis fluidos; Saturaes dos fluidos; Condies mecnicas do poo.

Durante a perfilagem, tambm possvel registrar a presso esttica dos fluidos contidos nos poros de rochas permeveis e coletar amostras dos mesmos. Apesar da grande quantidade e da importncia das informaes fornecidas pelos perfis, sua limitao reside no seu raio de investigao, que se restringe s vizinhanas do poo.

Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS
4- AVALIAO

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Esta etapa tem por finalidade determinar o potencial de produo do poo e algumas caractersticas do reservatrio. Baseado nas informaes obtidas nas fases anteriores, podem ser programados diversos tipos de testes, visando obter, entre outros, os seguintes dados: Produtividade da formao; Permeabilidade do reservatrio; Dano; Depleo; Tipo de fluido.

5- COMPLETAO
durante a completao que o poo equipado e colocado em produo. Alm disso, durante a vida til de um poo, diversas intervenes podem ser feitas, visando a manuteno da produo, nas melhores condies possveis.

6- PRODUO
o objetivo principal de toda empresa petrolfera. Durante a produo, a Avaliao de Formaes continua presente atravs de registros de presso, perfilagens de produo e vrias operaes especiais, visando obter informaes que balizem o estudo do reservatrio para a manuteno da produo. Os principais dados obtidos pela Avaliao de Formaes ao longo da vida produtiva de um poo so os seguintes:

Dados de presso: registrados atravs de testes ou registros de presso, com a finalidade principal de acompanhamento do reservatrio; Evoluo do contato leo/gua: com perfis de produo possvel acompanhar a subida do contato leo/gua; Pesquisa de vazamento: novamente com o auxlio de ferramentas de perfilagem possvel identificar vazamentos nos revestimentos; Contribuio dos intervalos produtores: quando um poo produz por mais de um intervalo canhoneado, importante saber qual a contribuio de cada um para a vazo total. possvel tambm identificar o tipo de fluido que est sendo produzido em cada trecho canhoneado.

CAPTULO
Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes 7

TIPOS DE TESTES

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Os testes de formao e produo so as principais operaes de avaliao, utilizadas para obter as informaes necessrias ao desenvolvimento e acompanhamento de campos de petrleo. Teremos aqui uma descrio dessas operaes e de algumas outras que tambm fornecem dados importantes para o gerenciamento de reservatrios de leo e gs.

1- TESTE DE FORMAO
utilizado para identificar o potencial da jazida e os fluidos nela contidos, auxiliando a determinao da viabilidade da produo comercial de um poo. Consiste, basicamente, no isolamento do intervalo a ser testado atravs do assentamento de um ou vrios obturadores e o controle de abertura e fechamento do poo feito atravs de uma vlvula de fundo. Durante os perodos de fluxo so feitas medies das vazes de leo, gs e gua e coletadas amostras representativas dos fluidos presentes no reservatrio. A presso e temperatura do fundo do poo so registradas ao longo do tempo atravs de sensores.

2- TESTE DE PRODUO
um teste sem vlvula de fundo. O controle do poo (abertura e fechamento) feito na superfcie. A coluna de teste pode ser descida da mesma maneira que em um teste de formao, com registradores acoplados, ou estes podem ser descidos posteriormente. O teste de produo pode ter uma coluna especfica ou a prpria coluna de produo pode ser utilizada para esse fim. A principal caracterstica de um teste de produo o registro de presso e temperatura no fundo e as medies e controle do poo na superfcie. Os testes de produo apresentam as seguintes desvantagem em relao aos testes de formao: Fechamento na superfcie, tornando mais sujeito a vazamentos; Perodo excessivo de estocagem e segregao de gs; Menor segurana devido a ausncia de vlvula de fundo; Necessidade da utilizao de colcho at a superfcie, implicando muitas vezes na realizao de operaes demoradas e onerosas de induo de surgncia.

3- REGISTRO DE PRESSO
a operao de descida de registradores de presso a cabo ou com arame para a obteno de presses de fluxo ou esttica de fundo do poo. Diferencia-se do teste de produo na medida em que no registro de presso no so feitas medies de vazo na superfcie. Nessa categoria esto includas as operaes de gradiente esttico ou dinmico.

Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

4- PERFILAGEM DE PRODUO
Consiste basicamente de registros contnuos de fluxo, de densidade de fluido, de presso e de temperatura.

5- OPERAES ESPECIAIS
Dentre outras, podem ser citadas os testes de interferncia, contra presso, injetividade, pulsao, determinao de anisotropia, etc.

CAPTULO
1- POROSIDADE

PARMETROS DE RESERVATRIO

Conforme j citado anteriormente, a explorao e produo de um campo de leo e/ou gs necessita de informaes confiveis acerca dos parmetros caractersticos da rocha e fluido, bem como do desempenho ao longo do tempo dos poos produtores e/ou injetores de um campo. A seguir, sero apresentados e conceituados os principais parmetros de rocha, fluido e poo utilizados nos estudos de reservatrio e que tm como origem as operaes de avaliao.

Os gros que formam os arenitos tm forma irregular. Devido a essa irregularidade, os arenitos so formados pelos gros e por espaos vazios, tambm conhecidos como espaos porosos. A acumulao dos fluidos ocorre nesses espaos vazios.

Dessa forma, define-se porosidade como sendo a relao entre o volume de vazios (Vp) e o volume total da rocha (Vt), ou seja: = V0 Vt
.

4
100 (%)

O valor da porosidade nas rochas pode ser obtido atravs de perfis.

2- SATURAO
Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes 9

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

As rochas reservatrio podem possuir trs fluidos nos seus poros: leo (oil), gs (gas) e gua (water). Define-se como saturao de um fluido, a relao entre o volume do fluido contido na amostra e o espao poroso. Da, possvel calcular a saturao dos trs fluidos que podem estar presentes em um reservatrio: So = V0 . 100 (%) Vp Sg = Vg . 100 (%) Vp Sw = Vw . 100 (%) Vp E a soma das trs saturaes deve ser igual a 100%. A saturao dos fluidos tambm pode ser obtida a partir dos dados de perfilagem a poo aberto.
S0 saturao do leo. Sg saturao do gs. Sw saturao da gua.

3- PRESSO DA FORMAO
a presso sob a qual encontram-se os fluidos no reservatrio, em condies estticas. Normalmente, a presso da formao corresponde ao gradiente da gua salgada aplicado profundidade da rocha reservatrio:

kgf PE = 0,106

. cm2 Pr ofundidade(m) m

Eventualmente, podem ser encontradas formaes onde, devido a condies geolgicas especiais, a presso da formao pode alcanar nveis muito superiores ao calculado atravs da expresso acima. Nesses casos, pode-se dizer que a formao possui presso anormal. Normalmente, esse dado obtido atravs de testes.

4- PRODUTIVIDADE
O ndice de produtividade a relao entre a vazo que o poo fornece e o diferencial de presso em frente formao produtora.

m3 Q d ) IP = ( P kgf cm2
com P dado por PE - PF (presso de fluxo). De uma forma simplificada, podemos dizer que melhor o poo quanto maior for o seu ndice de produtividade. Atravs de estudos integrados do ndice de produtividade com
Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes

10

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

gradiente dinmico possvel determinar qual a presso na cabea do poo para uma determinada vazo antes de se iniciar a operao da plataforma de produo.

5- PERMEABILIDADE
Permeabilidade definida como sendo a medida da facilidade de movimentao dos fluidos de uma determinada rocha reservatrio. Esse parmetro tambm obtido normalmente atravs de testes. A permeabilidade grandemente influenciada pelo tamanho dos gros. Normalmente, quanto menores os gros, menor a permeabilidade. Outro fator que afeta a permeabilidade a viscosidade do fluido da formao. Quanto menor a viscosidade, mais facilmente ocorrer o fluxo. Algumas vezes a permeabilidade de uma formao pode ser melhorada nas vizinhanas do poo atravs de operaes de estimulao.

6- DANO
uma medida da alterao da permeabilidade nas vizinhanas do poo devido principalmente invaso de fluidos (filtrado de lama de perfurao ou fluido de completao). O dano comporta-se como uma perda de carga localizada, ou seja, uma restrio que afeta a presso de fluxo acarretando uma diminuio do ndice de produtividade. O seu clculo importante para avaliar a necessidade de estimulao (acidificao ou fraturamento). A razo de dano (DR) um valor adimensional.

DR <1 =1 >1

Poo Estimulado Sem dano Danificado

7- IDENTIFICAO DE FLUIDOS
Quando estamos trabalhando com poos exploratrios, este item assume grande importncia. O intervalo de interesse pode ter boa porosidade, mas conter gua. A indicao nos perfis pode ser de leo, mas o mesmo pode possuir alta viscosidade. Alm disso, o perfil pode indicar leo, mas o reservatrio pode ser portador de gua doce.
Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes 11

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

A identificao da presena de gases txicos ou corrosivos, como gs sulfdrico ou carbnico, de grande importncia para o desenho do futuro sistema de produo. Usualmente procura-se determinar a salinidade, pH, teores de clcio e magnsio para a gua, grau API e viscosidade para o leo e densidade e composio para o gs.

8- ANLISE PVT
Atravs da coleta de amostras dos fluidos, possvel determinar, em laboratrio, parmetros de fundamental importncia para a engenharia de reservatrios.

9- DEPLEO
Corresponde perda de presso do reservatrio devido produo. Portanto, quando se calcula a depleo fundamental que a mesma esteja associada ao volume produzido.

Mdulo Especfico - Avaliao de Formaes

12

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

CAPTULO
Conforme descrito anteriormente, o teste de formao consiste basicamente em isolar o intervalo que se deseja avaliar atravs de um ou mais obturadores e submet-lo a um diferencial de presso formao-poo para obter fluxo dos fluidos contidos nesse intervalo. O registro de presso no fundo e as medies de vazo na superfcie permitiro a interpretao dos resultados do teste. Os testes de formao podem ser classificados como teste de formao a poo revestido ou teste de formao a poo aberto. Os testes de formao tambm podem ser classificados de acordo com a seguinte nomenclatura: convencionais, onde utilizado apenas um packer e, consequentemente, h apenas um intervalo de interesse; e seletivo, quando utilizamos mais de um packer isolando um intervalo de interesse dos demais.

TESTE DE FORMAO

1- TESTE DE FORMAO A POO ABERTO


o teste feito em intervalo no revestido, no importando se o packer est assentado ou no no trecho aberto do poo. Normalmente, este tipo de teste realizado durante a perfurao do poo. importante ressaltar que, nessa operao, normalmente no se dispe de nenhuma informao de ferramentas de perfilagem. Por conseguinte, no h ainda uma idia, com maior preciso, da profundidade do topo da zona de interesse, base, possveis contatos entre fluidos, etc. Portanto, a execuo desse teste fica condicionada ocorrncia de indcios de hidrocarbonetos. O responsvel pela realizao do teste deve definir o intervalo a ser avaliado e a profundidade de assentamento do packer, condicionar o poo, caracterizar o fluido contido no poo, compor a coluna de teste e selecionar os registradores e decidir o tipo de colcho. comum que o programa de perfurao do poo preveja em que zonas ou profundidades aproximadas sero realizados testes de formao a poo aberto. As operaes realizadas com packer assentado no poo aberto envolvem maiores riscos de priso de ferramentas devido permanente possibilidade de desmoronamento, o que leva estes testes a serem curtos. Prestam-se principalmente para a identificao do fluido da formao, evitando, desta forma, uma descida desnecessria de revestimento para posterior avaliao se o intervalo for portador de gua, por exemplo. J as operaes executadas com o packer assentado no revestimento no sofrem esse tipo de problema, permitindo a obteno de resultados mais completos acerca dos parmetros da formao.

2- TESTE DE FORMAO A POO REVESTIDO


Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes 13

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Os testes de formao a poo revestido permitem uma melhor seleo do intervalo a ser testado e maior segurana durante as operaes. Os principais objetivos de um teste desse tipo so: Identificao dos fluidos contidos na formao; Medio de presses (no fundo e na cabea do poo); Medio das vazes (leo, gs e gua); Determinao da produtividade; Estimativa da permeabilidade; Clculo da razo de dano; Coleta de amostras de fluido para anlise PVT; Estimativa de depleo.

possvel tambm encontrarmos testes com os seguintes objetivos: Interferncia de poos vizinhos; Determinao de barreiras de permeabilidade e limites do reservatrio; Determinao do teor de areia; Avaliao da eficincia da estimulao.

CAPTULO
So denominados equipamentos de sub-superfcie o conjunto de ferramentas descido no interior do poo atravs de uma coluna de tubos com o objetivo de possibilitar as condies necessrias ao teste de formao a poo revestido. A princpio, pode-se dizer que uma coluna de teste composta por quatro elementos principais, que sero descritos a seguir.

EQUIPAMENTOS DE SUB-SUPERFCIE

1- OBTURADOR

O obturador, ou packer, a ferramenta responsvel pelo isolamento entre o intervalo a ser testado e a coluna de fluido no interior do poo. Aps o assentamento do packer e abertura da vlvula testadora, a presso da coluna hidrosttica no mais atuar sobre a formao, permitindo o fluxo de fluidos da formao para o poo.

2- VLVULA TESTADORA

uma vlvula de fundo, posicionada acima do packer, com a finalidade de abrir e fechar o poo durante o teste para os perodos de fluxo e esttica, respectivamente.
Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes 14

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Permite um fechamento rpido prximo formao testada, evitando estocagem excessiva. descida no poo na posio fechada, possibilitando que a coluna fique vazia ou que seja preenchida (total ou parcialmente) por um colcho, de modo a se obter um diferencial de presso formao-poo desejado. Em caso de emergncia, funciona tambm como vlvula de segurana para fechamento rpido do poo no fundo.

3- REGISTRADORES DE PRESSO
Os registradores de presso so fundamentais em um teste de formao, visando atender a dois objetivos bsicos, que so a determinao da conclusividade mecnica do teste e o registro da presso de fundo ao longo do tempo, dados fundamentais para a determinao dos parmetros caractersticos da formao. Atravs da distribuio de registradores ao longo da coluna de teste, internamente (abaixo e acima da vlvula testadora) e externamente possvel verificar, aps a retirada da coluna, se o packer assentou, se a vlvula abriu ou se houve algum entupimento. Assim, pode-se analisar rapidamente a necessidade de repetio do teste por falha mecnica.

4- VLVULA DE CIRCULAO REVERSA


A circulao reversa realizada ao final da avaliao, e seus objetivos principais so: Segurana: promove a remoo, do interior da coluna de teste, dos fluidos produzidos durante o mesmo, permitindo que essa retirada seja feita sem a poluio da rea da sonda e sem riscos para a segurana; Permite a homogeneizao do fluido no poo, removendo tambm o fluido trapeado durante o teste, abaixo do packer.

5- OUTROS COMPONENTES
Diversos outros equipamentos so utilizados conjuntamente com as quatro partes principais descritas anteriormente visando atender a condies especficas, tais como: Tipo de sonda (flutuante, posicionamento dinmico, fixa, etc.); Condies mecnicas do poo (direcional, temperatura e presso de fundo, etc.); Tipo de formao (frivel, fechada, portadora de gases txicos, etc.); Objetivos do teste (tipo de amostragem, identificao do fluido, etc.); Outras condies (econmicas, tcnicas, etc.);

Entre esses outros equipamentos, temos: Tubos perfurados; Percursor hidrulico; By-pass; Junta de segurana;
15

Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS
Slip-joint; Amostrador de coluna; rvore submarina de teste; Vlvula de reteno; Vlvula de segurana; Vlvula lubrificadora.

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

CAPTULO

EXECUO DE TESTE DE FORMAO

Ao final da perfurao de um poo, com base na integrao dos dados de geofsica, perfurao, perfilagem a poo aberto, decidida a programao do mesmo. Caso no existam intervalos de interesse, o poo abandonado. Do contrrio, feita a programao para descida do revestimento e, se for o caso, o programa de avaliao, onde so definidos os intervalos a serem testados e a definio dos objetivos a serem atingidos.

1- SELEO DOS EQUIPAMENTOS


Uma vez definidos os intervalos de teste e os objetivos a alcanar, necessrio selecionar os equipamentos compatveis com as condies de trabalho previstas, ou seja, a composio da ferramenta de teste, a tubulao e os equipamentos de superfcie. Essa escolha feita baseada em:

Tipo de Sonda de Avaliao: se modulada, de produo terrestre, convencional, de produo martima, navio-sonda, de posicionamento dinmico, etc. Condies Mecnicas do Poo: profundidade do intervalo e lmina dgua, tipo e peso do fluido de amortecimento, revestimento, etc. Caractersticas do Reservatrio: transmissibilidade, possvel produo de areia, presena de gases txicos, tipo de fluido, viscosidade do leo, presso e temperatura de fundo e de superfcie. Outros: normas de segurana, limitaes econmicas, disponibilidade de equipamentos, etc.

2- COLCHO
As finalidades do colcho so as seguintes: Diminuir o impacto provocado sobre a formao pela diferena de presso entre a formao e o interior da coluna, quando da abertura da vlvula testadora;
16

Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Evitar colapso dos equipamentos e da coluna no interior do poo. gua, fluido de perfurao ou

Os fluidos normalmente utilizados para o colcho so: completao, diesel ou nitrognio.

3- FASES DE UM TESTE DE FORMAO


O teste de formao composto por cinco fases descritas a seguir.

3.1- Primeiro Fluxo


A funo do primeiro fluxo , basicamente, limpar a cmara abaixo da vlvula de teste dos fluidos estranhos formao e criar um diferencial de presso suficiente para permitir a determinao da presso esttica do reservatrio na etapa posterior.

3.2- Primeira Esttica


O objetivo fundamental desta fase perodo medir a presso inicial da formao.

3.3- Segundo Fluxo


O objetivo do segundo fluxo colocar o reservatrio em produo durante um certo perodo de tempo. O tempo de medio de vazes depende dos objetivos do teste e de outros fatores, tais como problemas mecnicos, comportamento do fluxo, etc. A partir do comportamento das presses de fundo e das medies de superfcie possvel obter parmetros que iro caracterizar o reservatrio. fundamental durante esta fase perodo caracterizar adequadamente os fluidos produzidos, bem como coletar amostras dos mesmos para posterior anlise em laboratrio. Alm disso, para que as caractersticas do reservatrio que est sendo avaliado possam ser determinadas, as seguintes medies devem ser efetuadas durante esse perodo: Vazo dos fluidos produzidos de forma estabilizada; Presso e temperatura do fundo e na cabea do poo, no separador e outras instalaes de superfcie; Densidade do gs e do leo produzidos; BSW e teor de areia.

3.4- Segunda Esttica


o perodo do teste normalmente utilizado para caracterizao do reservatrio. A interpretao combinada dos dados do segundo fluxo e da segunda esttica permite obter: Presso esttica da formao aps a produo de um certo volume de fluido durante o segundo fluxo. Esse valor pode ser comparado ao obtido durante a primeira esttica para verificar a ocorrncia de depleo;
17

Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Demais parmetros do reservatrio, tais como produtividade, dano, transmissibilidade, permeabilidade, raio de investigao, etc.

3.5- Outras Operaes


Um teste de formao pode ter sua programao usual alterada a fim de permitir a realizao de outras operaes. Entre elas, podem ser citadas: amostragem de fundo, determinao do teor de areia em maiores vazes, estimulao, gradientes de presso e temperatura, etc.

4- CIRCULAO REVERSA
A circulao reversa deve ser feita aps o trmino do teste, antes do incio da retirada da coluna do poo

CAPTULO

EQUIPAMENTOS DE SUPERFCIE

So denominados equipamentos de superfcie aqueles instalados na cabea e locao do poo. Suas principais funes so: Controle do fluxo; Separao de fases; Medio de presses; Medio de vazes; Armazenamento de fluidos; Descarte de fluidos; Obteno de amostras.

A seguir, ser descrito cada equipamento.

1- CABEA DE FLUXO
colocada sobre a extremidade da coluna de teste, servindo como uma ligao entre a coluna de teste e os demais equipamentos de superfcie. Eventualmente coloca-se sobre a cabea de teste outros equipamentos para operaes com arame ou com nitrognio.

2- MANGUEIRAS FLEXVEIS
Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes 18

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Possibilitam uma conexo verstil entre a cabea de teste e o manifold e entre este e as linhas de superfcie.

3- MANIFOLD
um equipamento que permite o controle das condies de fluxo na superfcie atravs de restritores de fluxo (chokes). A funo dos chokes evitar que as altas presses originrias do poo danifiquem os equipamentos de superfcie ou que alteraes nas condies de superfcie interfiram nas condies de fluxo no interior do poo e na formao. O manifold tambm possui pontos destinados conexo de manmetros ou outros equipamentos para acompanhamento da presso na cabea (montante e jusante do choke).

4- SEPARADOR
Tem como finalidade separar as fases lquida e gasosa do fluido produzido pelo poo. H dois tipos fundamentais de separadores: Bifsicos: separam o gs e o lquido (leo e gua); Trifsicos: separam o gs, o leo e a gua.

5- TANQUE DE AFERIO OU DE ARMAZENAMENTO


utilizado para medir a vazo de lquido de modo a aferir os valores do medidor de vazo do separador de teste e armazenar a fase lquida do fluido produzido pelo poo para posterior descarte.

6- AQUECEDORES
Se o leo produzido for de alta viscosidade recomendvel utilizar um aquecedor, visando obter melhores condies de queima e viabilizar medies. Esse problema torna-se mais crtico em poos com lmina dgua profunda, devido ao forte resfriamento sofrido pelo leo ao atingir a profundidade do fundo do mar. O aquecedor, nesses casos, tambm aumenta a eficincia da separao gua-leo. Porm, na maior parte dos casos, o aquecedor utilizado em testes realizados em poos de gs, com o objetivo de evitar a formao de hidratos. Hidratos so compostos cristalinos formados pela reao da gua com os componentes do gs natural. O gs natural normalmente saturado de vapor dgua nas condies de reservatrio. A descompresso e o resfriamento do mesmo, no caminho entre o reservatrio e os equipamentos de superfcie, provoca a condensao de parte dessa gua, podendo criar condies para a formao de hidratos. Geralmente os pontos crticos so na superfcie, em estrangulamentos. As principais condies para a formao de hidratos so as seguintes: Presena de gua livre;
19

Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes

COOPFURNAS
Baixa temperatura; Alta velocidade; Alta presso; Agitao.

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

Por outro lado, para evitar a formao de hidratos recomenda-se o aquecimento ou a injeo de produtos qumicos, como metanol ou glicol.

7- QUEIMADORES
Tem como finalidade o descarte dos fluidos produzidos pelo poo atravs da queima, evitando qualquer tipo de poluio da locao.

8- EQUIPAMENTO DE PRESSO
Quando se executam operaes com cabo ou arame no decorrer de testes de formao ou de produo, necessrio que se trabalhe com o conjunto chamado equipamento de presso, cuja finalidade garantir vedao acima da cabea de teste. a, limitaes econmicas, disponibilidade de equipamentos, etc.

Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes

20

COOPFURNAS
CAPTULO

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

AMOSTRAGE M

Amostragem consiste na coleta de uma amostra representativa dos fluidos presentes no reservatrio. Essa amostra utilizada para anlise PVT, onde so determinadas diversas propriedades dos fluidos, tais como presso de saturao, viscosidade e compressibilidade. Essas propriedades servem como base para desenvolvimento da produo do campo, tais como: diversos estudos utilizados no

Estimativa das reservas de hidrocarbonetos; Definio do programa de desenvolvimento do camp; Estimativa do fator de recuperao; Planejamento do tipo de completao; Planejamento do sistema de elevao; Projeto da planta de processo; Projeto do sistema de produo; Seleo do mecanismo de recuperao secundria.

As amostras podem ser obtidas no fundo do poo ou na superfcie. Quando coletadas no fundo do poo, necessrio descer um amostrador a cabo no interior da coluna de teste. A operao na superfcie feita atravs da coleta simultnea de amostras de leo e gs no separador de teste. O fluido do reservatrio reconstitudo em laboratrio mediante a recombinao das amostras na proporo adequada, exigindo fluxo estabilizado e medies precisas de leo e gs durante a operao.

Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes

21

COOPFURNAS

Curso de Qualificao em Operaes de Produo de Petrleo

BIBLIOGRAFIA

BEZERRA, M. F. e NUNES, C. F. Operaes de Avaliao de Formaes. Petrobras, 1988.

Mdulo Especfico I - Avaliao de Formaes

22

You might also like