You are on page 1of 11

EDITAL DE CONVOCAO DO EXAME DE SUFICINCIA PARA OBTENO DO TTULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

COLGIO MDICO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA


EDITAL DE CONVOCAO DO EXAME DE SUFICINCIA PARA OBTENO DO TTULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

PROVAS: Dia 14 de outubro de 2010, na cidade de So Paulo/SP, por ocasio do II Congresso do CMBA.

Pelo presente edital, o Colgio Mdico Brasileiro de Acupuntura faz saber que estaro abertas as inscries do XI Exame de Suficincia para obteno do Ttulo de Especialista em Acupuntura de acordo com as normas estabelecidas pelo Convnio AMB/CFM e a resoluo do CFM 1845/2008.

1.

DA INSCRIO NO EXAME:

A inscrio do candidato automaticamente subentende que o mesmo tenha conhecimento das normas e condies estabelecidas neste Edital, e na tcita aceitao das mesmas, no podendo, portanto, alegar desconhecimento. Os certificados tero validade por 5 (cinco) anos, sendo renovvel segundo as normas estabelecidas pela Comisso Nacional de Acreditao AMB/CFM. 1.1. So requisitos para efetuar a inscrio: 1.1.1. Comprovar inscrio definitiva no Conselho Regional de Medicina ao qual pertena e comprovar estar em pleno gozo de seus direitos perante a mesma entidade. 1.1.2. Comprovar especializao em Acupuntura de no mnimo dois anos, por meio de curso de especializao reconhecido pelo CMBA ou Residncia Mdica reconhecida pelo MEC. OU 1.1.3. Treinamento supervisionado em Acupuntura por um perodo mnimo de quatro anos e comprovao de 100 pontos em atividades cientficas na rea de acordo com os critrios do item 2.6 do presente Edital e tabela a seguir.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

EVENTOS
Congresso Nacional da Especialidade Congresso da Especialidade no Exterior Congresso/Jornada Regional Estadual da Especialidade Congresso Relacionado Especialidade com apoio da Sociedade Nacional da Especialidade Outras Jornadas, Cursos e Simpsios Programa de Educao Distncia por Ciclo

PONTOS
20 5 15 10 0,5 ponto/hora (mn. 2h / mx. 10h) 0,5 ponto/hora (mn. 1h / mx. 10h)

ATIVIDADES CIENTFICAS
Artigo Publicado em Revista Mdica Captulo em Livro Nacional ou Internacional Edio Completa de Livro Nacional ou Internacional Conferncia em Evento Nacional apoiado pela Sociedade de Especialidade Conferncia em Evento Internacional Conferncia em Evento Regional ou Estadual Apresentao de Tema Livre ou Pster em Congresso ou Jornada da Especialidade

PONTOS
5 5 10 5 5 2 2 (mx. 10)

ATIVIDADES ACADMICAS
Participao em Banca Examinadora (Mestrado, Doutorado, Livre Docncia, Concurso, etc.) Mestrado na Especialidade Doutorado ou Livre Docncia na Especialidade Coordenao de Programa de Residncia Mdica

PONTOS
5 15 20 5 por ano

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

2.

DOS DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA COMPROVAO DOS REQUISITOS: 2.1. Todos os documentos apresentados devero ter suas cpias autenticadas. No sero consideradas as cpias de documentos no autenticados em cartrio. A comprovao das atividades dever ser feita exclusivamente por meio de Certificados de concluso de curso, exceto para a comprovao do treinamento supervisionado na especialidade. Todo documento expedido em lngua estrangeira somente ser considerado quando traduzido para a lngua portuguesa por tradutor juramentado. Para comprovar o requisito constante do item 1.1.1., o candidato dever anexar a ficha de inscrio devidamente preenchida, cpia da carteira de registro definitivo no Conselho Regional de Medicina e comprovante do pagamento da ltima anuidade do CRM do Estado a que pertena, ou declarao emitida pela entidade de que est quite com a Tesouraria. Para comprovar o item 1.1.2. apresentar o respectivo comprovante do Curso de Especializao ou Residncia Mdica. Para comprovar o item 1.1.3. do treinamento supervisionado na especialidade dever ser redigida uma carta de declarao de tempo deste treinamento supervisionado, contendo o seguinte texto: a) Declaro que as informaes abaixo apresentadas so fidedignas e na qualidade de testemunha dou f. O presente documento destina-se a comprovao do treinamento supervisionado em Acupuntura para efeito do Exame de Suficincia para obteno do Ttulo de Especialista em Acupuntura. b) A carta de declarao do tempo de treinamento supervisionado dever ser assinada por dois profissionais scios do Colgio Mdico Brasileiro de Acupuntura, devidamente identificados e com firma reconhecida, constando que o candidato vem se submetendo a treinamento supervisionado de Acupuntura nos ltimos 4 (quatro) anos contados at a data de publicao do presente edital, sob superviso destes dois profissionais devidamente titulados em Acupuntura. c) No documento declaratrio de tempo de treinamento supervisionado dever constar o nome, CRM, RG e CPF. Na declarao do tempo de treinamento supervisionado em servio pblico ou universitrio, o candidato dever anexar documento comprobatrio da instituio, sendo a sua comprovao feita mediante documentao assinada pelo Diretor ou Responsvel pelo servio. Para declarao de treinamento supervisionado em clnica privada, alm das assinaturas dos dois profissionais scios do Colgio Mdico Brasileiro de Acupuntura, o documento dever conter a assinatura do candidato.

2.2.

2.3.

2.4.

2.5.

2.6.

3.

INSCRIO NO EXAME 3.1. Todas as informaes pertinentes ao Exame de Suficincia para obteno do Ttulo de Especialista em Acupuntura sero divulgadas no site do CMBA www.cmba.org.br.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

3.2.

O perodo de inscrio dos candidatos ao Ttulo de Especialista em Acupuntura de 01 de agosto de 2010 a 01 de outubro de 2010. A ficha de inscrio parte integrante deste Edital e seu preenchimento deve ser completo, principalmente o endereo de e-mail, pois ser o meio de comunicao. O candidato receber a confirmao do recebimento de seus dados, juntamente com o nmero do protocolo, sendo sua identificao junto ao CMBA. O sistema dar a opo para gerar o boleto de pagamento que pode ser impresso ou efetuado pagamento on-line para os correntistas do Banco Ita. Taxa de inscrio: R$ 800,00 para scios quites com o CMBA/AMB. R$ 1.600,00 para no scios ou scios inadimplentes do CMBA.

3.3.

3.4.

3.5.

3.6.

3.7.

Para verificao da baixa de seu pagamento, acesse o site do CMBA na pgina de inscrio. As inscries sero realizadas unicamente atravs do site do CMBA. O candidato, ao preencher sua ficha on-line, assume inteira responsabilidade pelas informaes constantes no formulrio de inscrio. O CMBA no se responsabiliza pelas inscries realizadas atravs da Internet que no forem recebidas por motivos de ordem tcnica alheias ao seu mbito de atuao, tais como falhas de telecomunicaes, falhas nos computadores ou provedores de acesso.

3.8.

3.9.

3.10. No h compromisso do CMBA em cobrar qualquer documento faltante durante ou aps o encerramento das inscries. 3.11. No sero aceitos pedidos de iseno do pagamento do valor da taxa de inscrio. 3.12. A taxa de inscrio no ser devolvida se, por qualquer motivo, a inscrio do candidato no for aceita ou em caso de sua desistncia ou eliminao do Exame. 3.13. A documentao exigida para inscrio deve ser encaminhada na seguinte ordem: Ficha de inscrio devidamente preenchida. Protocolo gerado pela internet. Cpia xerogrfica (autenticada) de sua documentao junto ao Conselho Regional de Medicina. Cpia xerogrfica (autenticada) de seu diploma de mdico. Cpia xerogrfica (autenticada) do comprovante de sua especializao.

A documentao deve ser remetida ao Colgio Mdico Brasileiro de Acupuntura, via (SEDEX), para a sede do CMBA - Rua Oliveira Ges, nmero 274, Casa Forte Recife/PE CEP 52061-340 Telefones/fax: (81) 3269.8104 ou 3269.3624. Em caso de dvidas, falar com D. Marilene. 3.14. O prazo para confirmao da inscrio do candidato de 10 (dez) dia teis a partir do recebimento da documentao para anlise da Comisso do Ttulo de Especialista em Acupuntura, que aferir se o candidato preenche os requisitos constantes deste edital.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

3.15. A inscrio que no preencher os requisitos constantes deste edital ou no estiver acompanhada de toda a documentao exigida no mesmo ser considerada insubsistente. 3.16. O candidato que, por ser portador de deficincia, necessitar de instalaes diferenciadas dever declarar no ato da inscrio. 3.17. O candidato dever se certificar que a documentao entregue ou enviada est completa, pois no sero aceitas incluses de documentos aps a data limite para as inscries e tambm, como descrito no item 3.10., no haver devoluo da taxa de inscrio. 3.18. O candidato ser responsvel por qualquer erro ou omisso, bem como pelas informaes falsas ou tendenciosas prestadas, no pedido de inscrio. 3.19. Verificado a qualquer tempo, o recebimento de inscrio que no atenda aos requisitos constantes deste edital e/ou contenha qualquer declarao falsa ou inexata, ser a mesma cancelada para todos os fins. 3.20. Como consequncia sero anulados todos os atos decorrentes da inscrio, mesmo que o candidato tenha sido aprovado nas provas.

4.

DAS PROVAS:

O Exame constar de 2 (duas) avaliaes: 4.1. 4.2. Prova terica. Prova prtica.

4.1. Prova terica: 4.1.1. Ser aplicada no dia 14 de outubro de 2010, no auditrio do Hotel Maksoud Plaza em So Paulo/SP, com incio s 8h30. 4.1.2. Ter durao de 4 (quatro) horas, sendo o tempo mnimo de permanncia em sala de prova de 1h30. 4.1.3. Constar de 70 (setenta) questes objetivas em forma de teste mltiplas escolhas, e versar sobre o contedo programtico constante no Anexo II deste edital. Todos os pontos citados no contedo programtico podero ser representados na prova. 4.1.4. Sero considerados aprovados os candidatos que acertarem 70% (setenta por cento) do total vlido de questes. O gabarito da prova escrita ser divulgado 30 minutos aps o trmino da mesma, e a relao dos aprovados para a fase seguinte afixada no local da prova 2 horas aps seu encerramento.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

4.2. Prova prtica: 4.2.1. Ser aplicada no dia 14 de outubro de 2010 com incio s 16 horas. 4.2.2. Somente sero submetidos prova prtica os candidatos aprovados na prova terica, conforme relao que ser divulgada no local da prova.

5.

NORMAS A SEREM SEGUIDAS: 5.1. O candidato dever comparecer ao local designado para a realizao das provas com antecedncia mnima de uma hora do horrio fixado para seu incio. Somente ser admitido ao local das provas o candidato que estiver munido do original do seu documento de identidade, sendo aceita Carteira expedida pelo Conselho Regional de Medicina, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitao emitida nos termos da Lei Federal n 9503/97 (com foto) ou da Carteira de Trabalho e Previdncia Social; de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. O documento apresentado dever estar em perfeitas condies, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato (retrato e assinatura). No sero aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos que impossibilitem a identificao do candidato, bem como a verificao de sua assinatura. No haver, sob pretexto algum, segunda chamada das provas acima descritas nem ser justificada falta, sendo considerado eliminado do exame, o candidato que faltar s provas. No ser admitido o ingresso de candidato nos locais de realizao das provas aps o horrio fixado para o seu incio. No ser permitido, durante a realizao das provas, nenhum tipo de consulta a livros, peridicos, compndios e revistas ou qualquer material que contenha informaes sobre medicina, bem como o porte ou utilizao de meios eletrnicos que possibilitem comunicao distncia e/ou comunicao interpessoal. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realizao das provas dever levar acompanhante, que ficar em local reservado e que ser responsvel pela guarda da criana. No haver compensao do tempo de amamentao no perodo de durao das provas.

5.2.

5.3.

5.4.

5.5.

5.6.

5.7.

5.8.

6.

SER ELIMINADO DO EXAME O CANDIDATO QUE: 6.1. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal ou, antes de decorrido o perodo fixado para sada. Durante a realizao das provas, for surpreendido em comunicao com outro candidato, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outra forma. Utilizar-se de livros, peridicos, compndios e revistas ou qualquer material que contenha informaes sobre medicina.

6.2.

6.3.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

6.4. 6.5. 6.6.

Estiver portando e/ou utilizando qualquer equipamento eletrnico de comunicao. Lanar mo de meios ilcitos para executar a prova. Entrar no local de aplicao das provas portando telefone celular, bip ou quaisquer outros meios que sugiram possibilidade de comunicao. No haver prorrogao do tempo previsto para a aplicao da prova em virtude do afastamento do candidato da sala da prova, por qualquer motivo. O candidato dever transcrever as respostas das questes da prova objetiva para o carto respostas, que ser o nico documento vlido para a correo. O preenchimento do carto respostas ser de inteira responsabilidade do candidato.

6.7.

6.8.

6.9.

6.10. Ser atribuda NOTA ZERO, na correo do carto respostas, questo com mais de uma opo assinalada, sem nenhuma opo assinalada e com emenda ou rasura. 6.11. Os 3 (trs) ltimos candidatos s podero sair juntos. 6.12. O candidato que no observar o disposto no item anterior, insistindo em sair do local de aplicao da prova, dever assinar termo desistindo do Exame e, caso se negue, dever ser Lavrado Termo de Ocorrncia, testemunhado por 2 (dois) outros candidatos, pelos fiscais e pelo executor. 6.13. Os candidatos somente podero ausentar-se do recinto das provas, depois de decorrida uma hora e meia do incio da mesma, por motivo de segurana.

7.

RESULTADO DAS PROVAS ESCRITA E PRTICA 7.1. A prova escrita eliminatria, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver pelo menos 70% (setenta por cento) de acertos do total vlido de questes. Para aprovao na prova prtica, o candidato deve obter no mnimo 70% (setenta por cento) de acertos. O resultado final ser enviado individualmente aos candidatos, via correio e, tambm, ser publicado pela Internet no site do CMBA www.cmba.org.br. O candidato que no atingir a pontuao mnima exigida nas provas escrita e prtica, estar automaticamente eliminado do Exame de Suficincia. Somente sero aceitos recursos a questes da prova terica, e se obedecidas as seguintes regras: Prazo de solicitao: at 7 dias corridos, aps divulgao oficial do gabarito.

7.2.

7.3.

7.4.

7.5.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

A solicitao dever ser feita por escrito e assinada pelo candidato ou seu procurador legal, dirigida Comisso de Ttulo de Especialista do Colgio Mdico Brasileiro de Acupuntura, devendo ser enviada por correio (SEDEX), para a sede do CMBA Rua Oliveira Ges, nmero 274, Casa Forte Recife-PE, CEP 52061-340 desde que contenha data de postagem dentro do prazo estabelecido, devidamente identificada com o nome, endereo e telefones do candidato solicitante e anexar comprovante do pagamento da taxa correspondente. O valor da taxa para solicitao de recurso de R$ 100,00 (cem) reais, o pagamento deve ser efetuado por depsito bancrio: Banco Ita Agncia: 4861 C.C.: 10079-2. Colgio Mdico Brasileiro de Acupuntura-CMBA Dever o pedido de reviso, com respectiva fundamentao, estar embasado na bibliografia sugerida do presente edital. A prova terica ser publicada no site do CMBA uma hora aps o seu trmino.

Pargrafo nico Caber Comisso de Titulao o julgamento dos recursos apresentados. O resultado final ser irrecorrvel e divulgado em um prazo de 30 dias aps a data da divulgao do resultado do Exame.

8.

CONTEDO PROGRAMTICO
Medicina Tradicional Chinesa Teorias Bsicas: Contedo Fundamental da Teoria Yin-Yang Aplicao Prtica da Teria Yin-Yang Teoria dos Cinco Elementos ou Cinco Movimentos.

1.

2.

Fisiologia: Qi, o Sangue (Xue) e os Lquidos Orgnicos (Jin Ye) Jing (essncia), Shen (mente) Os Zang Fu: (Zang/rgo) e suas funes, os Fu (vsceras) e suas funes Relacionamentos entre Zang, Fu as Vsceras Particulares Classificao Geral dos Jing Luo Os doze Meridianos principais Os pontos de Acupuntura.

3.

Mecanismos de Ao da Acupuntura: A participao dos Sistemas Nervoso, Imune e Endcrino Neuroceptores, rede neural perifrica e estruturas do sistema nervoso central envolvidos Neuromodulao local, segmentar e supraespinhal concernentes Neurotransmissores envolvidos

4.

Estudo Antomo Funcional do Jing-Mai (Meridianos) principais e pontos: Trajeto Externo Localizao e Funo dos Pontos Relaes com rgo e vsceras Conexes.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

Meridianos Tendinosos: relaes com os Meridianos Principais, funes Meridianos Divergentes: relaes com os Meridianos Principais, funes Meridianos Extraordinrios: Caractersticas Gerais A organizao em Pares Pontos Mestres (de abertura) Du Mai e Ren Mai (Pequena Circulao).

5.

Etiologia: Classificao dos Fatores Etiolgicos Fatores Externos Fatores Internos Fatores nem internos, nem externos. Patogenia: O processo de adoecimento Modificaes Patolgicas Produes Patognicas: Yu Xue e Tan Yin (Estagnao de Sangue; Flegma ou Mucosidade).

6.

7.

Zang Fu: Diferenciao de Sndromes Distrbios das Zang (rgos) Distrbios dos Fu (Vsceras) Distrbio envolvendo mais de um rgo.

8.

Semiologia: Inspeo, Olfao, Interrogatrio, Palpao, Auscultao. Os 8 Princpios Diagnsticos: Relaes entre Sndromes e Excesso e Deficincia. Tratamento: Princpios de Tratamento Regras Teraputicas Princpios de Seleo de Pontos A Tcnica da Acupuntura Mtodos Teraputicos Auxiliares: Auriculoterapia, Eletroacupuntura, Moxabusto. Teraputica: Abordagem da Nosologia Ocidental pela Acupuntura.

9.

CONTEDO PRTICO Localizao dos Pontos de Acupuntura. Tcnicas de agulhamento.

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

9.

BIBLIOGRAFIA 1. Liu Gong Wang Tratado Contemporneo de Acupuntura e Moxibusto CEIMEC, So Paulo NONG, Cheng Xin. Acupuntura e Moxabusto Editora Roca, So Paulo. Shanghai College of Traditional Medicine. Acupuntura Um Texto Compreensivo Editora Roca, So Paulo. YAMAMURA, Ysao. A Arte de Inserir Editora Roca, So Paulo. ERNST, Edzard & WHITE, Adrian. Acupuntura Uma Avaliao Cientfica Editora Manole.

2. 3.

4. 5.

Recife, 16 de julho de 2010

Dr. Dirceu de Lavr Sales Presidente

Dr. Fernando Genschow Secretrio Geral

Rua Oliveira Ges, 274 | Casa Forte | Pernambuco | 52.061-340 Fone 81. 3269-8104 | Fax 81. 3269-3624 | www.cmba.org.br

You might also like