You are on page 1of 24

SUMRIO INTRODUO ..............................................................................................................................3 1 2 2.1 3 4 5 6 7 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 8 9 10 11 12 HISTRICO ...................................................................................................................................

4 CONCEITOS BSICOS SOBRE RADIAES ..................................................................5 CARACTERSTICAS DAS RADIAES DE INTERESSE EM ALIMENTOS ......5 EFEITOS DAS RADIAES SOBRE OS ALIMENTOS .................................................7 PROCESSOS UTILIZADOS NA IRRADIAO DE ALIMENTOS .............................8 DOSES DE RADIAO APLICADAS ...................................................................................9 CONDIES DO ALIMENTO PRESTES A SER IRRADIADO

..................................10 EXTENSO DA VIDA DE PRATELEIRA PELO USO DE RADIAES ................11 DESTRUIO DE MICRORGANISMOS POR RADIAES ...........................................11 CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE PESTES ........................................................12 IRRADIAO EM CARNES .....................................................................................................12 IRRADIAO EM OVOS ..........................................................................................................13 IRRADIAO EM FRUTOS DO MAR ...................................................................................13 VALOR NUTRICIONAL DO ALIMENTO IRRADIADO ..................................14 A IRRADIAO E A INDSTRIA - ASPECTOS DE SEGURANA E MEIO AMBIENTE ...............................................................................................................16 EMBALAGENS PARA ALIMENTOS IRRADIADOS ........................................18 SEGURANA ALIMENTAR ..................................................................................19 CUSTOS DO ALIMENTO IRRADIADO ..............................................................20 CONCLUSO ..............................................................................................................................21 ANEXOS ........................................................................................................................................22

INTRODUO Desde a Antigidade, quando o homem passou a dominar tcnicas de conservao, mesmo que rudimentares, como a salga, a desidratao, pela exposio de carne, por exemplo, ao sol; a conservao dos alimentos se tornou um problema para o homem. A partir de ento o homem pde fixar-se em um local e ali morar, porm, precisava garantir que o alimento obtido tivesse alguma resistncia a fatores como tempo, temperatura e microrganismos. Com o passar dos anos, diversas tcnicas para aumentar o tempo de conservao dos alimentos foram sendo desenvolvidas. No ltimo sculo, diversas outras tecnologias foram desenvolvidas. Dentre elas, destaca-se a utilizao de radiao ionizante. O processo irradiao de alimentos envolve a exposio do produto a quantidades cuidadosamente controladas de radiao por um tempo especfico para atingir o objetivo desejvel. O processo no pode aumentar o nvel normal de radioatividade do alimento, tomando-se cuidado com o tempo de exposio do alimento a radioatividade e a quantidade de energia que absorvida. Tal mtodo tem como objetivo prevenir a proliferao de microrganismos que causam a deteriorao dos alimentos, assim como pode tambm retardar o processo de amadurecimento de certas frutas e vegetais. Neste trabalho, este processo ser explanado de forma simplificada, de modo a dar uma noo geral de como se aplica e como interfere na qualidade final do produto.

DESENVOLVIMENTO 1 HISTRICO A tecnologia de radiao ionizante aplicada conservao de alimentos nova, se comparada a outros processos de conservao como salga, desidratao entre outras. Porm, desde o final do sculo XIX este tipo de tcnica vem sendo empregado, ainda que como objeto de pesquisas cientficas. J em 1989, o Massachussetts Institute of Technology (MIT) desenvolve pesquisas na rea de radiaes ionizantes. Um pouco mais tarde, por volta de 1914, institutos e universidades europias, especificamente na Frana e Alemanha, tambm comearam a desenvolver pesquisas nesta rea. Em 1929, o emprego de radiao ionizante em alimentos foi patenteado nos Estados Unidos. Com o fim da II Guerra Mundial, quando os Estados Unidos atacaram o Japo com a bomba atmica, a populao mundial de uma maneira geral comeou a encarar qualquer processo radioativo com um certo temor de que fosse prejudicial, haja vista a quantidade de deformaes causadas pela radiao emitida pela bomba na populao japonesa. Entretanto, em 1950, os primeiros resultados positivos envolvendo o uso de radiao ionizante em alimentos foram apresentados. Em 1963, nos EUA, o FDA aprovou uma lista com alimentos cujo tratamento com radiao estaria liberado. A partir de ento, novas resolues contendo novos alimentos e doses de radiaes permitidas tm sido editadas.

2 CONCEITOS BSICOS SOBRE RADIAES Os termos utilizados neste trabalho sero explanados nesse tpico para que seja possvel um melhor entendimento do mesmo. A radiao pode ser definida como emisso e propagao de energia atravs do espao ou de um meio material. Quando esta energia radiante incide sobre um alvo qualquer, diz-se que ocorre irradiao. As unidades utilizadas para medir a dose de energia ionizante emitida so o RAD, que a unidade de dose absorvida equivalente a absoro de 100ergs/g de matria. Em artigos cientficos e em livros e publicaes recentes, e mesmo nas legislaes, a unidade utilizada o Gray (Gy). 1 Gy igual a 100 rad, que igual a 1J/kg. H ainda o roentgen, que a unidade utilizada para expressar a dose de exposio aos raios X ou gama. Para a conservao dos alimentos, o tipo de radiao mais importante a de natureza eletromagntica, sendo aquelas com comprimento de onda mais curtos, as mais nocivas aos microrganismos presentes nos alimentos. Dentre as radiaes eletromagnticas, as radiaes ionizantes so mais empregadas. 2.1. CARACTERSTICAS DAS RADIAES DE INTERESSE EM ALIMENTOS 1 Luz Ultravioleta um poderoso agente bactericida, porm, no ionizvel. Age no microrganismo alterando sua carga gentica, causando a morte das clulas dos microrganismos. Os raios ultravioletas inibem a sntese de DNA, RNA e protenas. Este tipo de radiao possui um poder de penetrao baixo, sendo por isso utilizada na esterilizao de superfcies de alimentos. O uso de luz ultravioleta pode causar rancificao em lipdios e descolorao de vegetais. 2 Raios Podem ser definidos como um fluxo de eltrons emitidos por substncias radioativas. No possuem grande capacidade de penetrao, sendo por isso utilizados com o mesmo fim dos raios ultravioleta. Os raios so acelerados em aceleradores de partculas, de modo que ganham energia para ento serem utilizados nos alimentos.

3 Raios Gama So radiaes eletromagnticas emitidas pelos ncleos excitados de elementos como Co60 e Ce137. Como so subprodutos da fisso atmica, so mais baratos do que, por exemplo, os raios , que necessitam de um acelerador de partculas, geralmente extremamente caro. Os raios gama possuem grande poder de penetrao. 4 Raios X So produzidos pelo bombardeamento de metais pesados com eltrons de alta velocidade, dentro de um tubo com vcuo. Possuem caractersticas parecidas com as dos raios gama.

3 EFEITOS DAS RADIAES SOBRE OS ALIMENTOS Os efeitos indesejveis da radiao sobre o alimento podem ser causados tanto no processo em si como em reaes posteriores ao mesmo. A gua sofre radilise, segundo a equao: 3H20 H + OH + H202 + H2 Ocorre a formao de radicais livres, que atuam na deteriorao causando mudanas organolpticas indesejveis. O uso de atmosfera livre de O2 impede a formao de perxidos, evitando a oxidao do produto. A radilise tambm pode ser inibida quando se realiza a radiao em alimentos congelados. As protenas e compostos nitrogenados so sensveis radiao, pois pode-se formar NH3, H, CO2 e H2S.

4 PROCESSOS UTILIZADOS NA IRRADIAO DE ALIMENTOS Radapertizao equivalente esterilizao obtida por tratamento trmico. Utiliza doses maiores de radiao. Os alimentos radapertizados podem sofrer deteriorao ps-processamento pela ao de suas enzimas. Radicidao pode ser comparada pasteurizao do leite, pois reduz o nmero de patgenos no esporulados, com exceo de vrus (sendo que estes no devem estar presentes inicialmente no alimento). Radurizao Melhora a qualidade higinica do alimento, atravs da reduo substancial do nmero de microrganismos viveis que provocam deteriorao do alimento. Requer doses menores do que na radapertizao.

5 DOSES DE RADIAO APLICADAS - Doses baixas (<1kGy) provocam a inibio de brotamento e tambm provoca a morte de insetos; - Doses mdias (1kGy 10kGy) causam uma reduo das populaes de bactrias e fungos presentes na superfcie ou no interior de alimentos; - Doses altas (10kGy 45kGy) provocam a destruio de populaes de microrganismos, inclusive patgenos e esporulados como C. botulinum .

10

6 CONDIES DO ALIMENTO PRESTES A SER IRRADIADO Antes de serem irradiados, os alimentos precisam se adequar a alguns parmetros, para que a radiao seja, de fato, um mtodo eficiente de conservao. Os alimentos devem estar frescos e serem de boa qualidade. Qualquer sinal de deteriorao, por menor que seja, j condio para a no realizao do processo de irradiao. Alm disso, o alimento deve ser submetido a uma limpeza prvia, de forma a reduzir a quantidade inicial de microrganismos presentes. Desse modo, a dose de radiao utilizada pode ser menor do que aquela necessria para um alimento que no tenha sido limpo. Alimentos irradiados devem ser acondicionados em embalagens com barreiras fsicas recontaminao de microrganismos aps o processo de irradiao. Uma vez submetidos ao processo, estes alimentos no podem mais ser irradiados. Por fim, deve-se utilizar de algum mtodo, seja ele branqueamento ou tratamento trmico, de modo que as enzimas presentes no alimento sejam destrudas, j que a irradiao no garante a sua inativao. As enzimas quando no destrudas podem causar deteriorao enzimtica psprocessamento.

11

7 EXTENSO DA VIDA DE PRATELEIRA PELO USO DE RADIAES A vida de prateleira de frutas, vegetais, carnes, pescados e frutos do mar pode ser aumentada pelo emprego de baixas doses de radiao e refrigerao, sem modificar o flavour ou textura do alimento. Alguns produtos possuem uma vida de prateleira extremamente curta, como o caso de frutas e verduras. Isso torna quase que indispensvel o emprego de algum mtodo que prolongue sua validade. O aumento proporcionado pela irradiao chega, muitas vezes, a duas vezes o tempo de conservao original. Quando o processo aliado a um armazenamento refrigerado do produto, a validade chega a aumentar ainda mais. A aplicao de radiao em frutas e vegetais nem sempre interessante, pois dependendo do estado fisiolgico dos mesmos podem ocorrer mudanas na cor ou textura, ou em ambos. Pode-se ainda aplicar a irradiao em diferentes perodos de desenvolvimento do vegetal. Por exemplo, em morangos, quando se irradia o fruto antes de amadurecer, o desenvolvimento da cor vermelha prejudicada. A irradiao antes do amadurecimento tambm retarda o amadurecimento. A seguir so discutidos meios atravs dos quais as radiaes atuam no sentido de prolongar a vida de prateleira dos produtos alimentcios. 7.1 DESTRUIO DE MICRORGANISMOS POR RADIAES Microrganismos diferentes possuem respostas diferentes quando submetidos radiao. A capacidade de se proteger das radiaes depende de vrios fatores ligados a constituio do microrganismo. Esta capacidade denominada radio-resistncia. Em geral, bactrias Gram-positivas so mais radio-resistentes do que bactrias Gramnegativas. Obviamente, organismos esporulados so mais resistentes do que os no esporulados. Existem microrganismos que suportam muito bem a ao de radiaes ionizantes. Dentre eles, cita-se o Deinococcus radiodurans, Deinobacter grandis, Acinetobacter radioresistens, entre outros. Por outro lado, h aqueles microrganismos que so sensveis s mnimas doses de radiao. Destacam-se neste grupo as pseudomonas e flavobactrias.

12

A radio-resistncia de cada espcie de microrganismo est tambm ligada a outros fatores e condies do alimento a ser irradiado. Em alimentos com carga microbiana elevada, uma determinada dose de radiao far menos efeito do que quando esta mesma dose for aplicada em um alimento com baixo nmero de microrganismos. Deve-se, portanto, controlar a dose de radiao aplicada de acordo com as condies do alimento e do organismo tipicamente presente no mesmo. Outro fato importante que relaciona a radio-resistncia e o meio em que o alimento est submetido o pH do meio e tambm a constituio. Tem-se, por exemplo, que alimentos em solues proticas so mais resistentes do que aqueles encerrados em solues tampes. Neste caso, as protenas exercem um efeito radioprotetor. A presena ou ausncia de O2 tambm exerce influncia na radio-resistncia. Do mesmo modo, meios contendo substncias redutoras possuem capacidade de tornar o ambiente anaerbio (pela reduo do meio, indisponibilizam O2 presente no mesmo). A bactria Escherichia coli quando em meio anaerbio tem sua radio-resistncia aumentada em 3 vezes. Em alimentos desidratados, observa-se um menor efeito da radiao quando esta incide sobre o microrganismo, que por estar com sua clula desidratada, reduz a ocorrncia da radilise. Os alimentos congelados so mais resistentes que aqueles resfriados ou a temperatura ambiente. A fase mais resistente de um microrganismo quando este se encontra em perodo latente. 7.2 CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DE PESTES O maior problema encontrado na preservao de gros e produtos derivados de gros a infestao por insetos. A maioria das pestes no de quarentena, mas causam enormes danos em produtos armazenados. A irradiao tem se mostrado como um meio eficaz no controle de ataque de insetos e uma excelente alternativa ao metil brometo, largamente utilizado como fumigante para controle de insetos. O uso deste produto tem sido restringido j que contribui para a degradao da camada de oznio. A irradiao no provoca nenhum dano camada de oznio. As doses requeridas de radiao para o controle de pragas so baixas. Pode-se utilizar o processo em armazns de gros, farinhas, cereais, feijo, frutas secas, castanhas e outros tipos de produtos desidratados, incluindo peixe desidratado. Uma embalagem adequada necessria, a fim de se evitar uma reinfestao. 7.3 IRRADIAO EM CARNES

13

A aplicao de doses apropriadas de irradiao em carnes resulta na eliminao da Salmonella e E. coli, alm de parasitas como Trichinella. Entretanto, o Clostridium botulinum, produtor da toxina botulnica no eliminado. Doses muito altas seriam necessrias para controlar esta bactria.. Desse modo, mesmo irradiadas, as carnes devem ser armazenadas em ambientes refrigerados. A irradiao de carnes no prejudica as propriedades sensoriais do produto. Sendo assim, a carne tratada com irradiao possui o mesmo aspecto daquelas tratadas pelos mtodos tradicionais de conservao. 7.4 IRRADIAO EM OVOS A irradiao um mtodo capaz de destruir S. enteritidis em ovos. As doses recomendadas possuem capacidade de eliminar patgenos e ainda assim no alteram as caractersticas sensoriais dos ovos. Estudos mostram que no so notadas diferenas organolpticas entre ovos tratados com irradiao e aqueles no submetidos a este processo. Maioneses feitas com ovos irradiados e com ovos no irradiados tambm no tiveram diferena significativa em termos de caracterstica sensorial. 7.5 IRRADIAO EM FRUTOS DO MAR As normas e critrios para irradiao de frutos do mar no esto claramente definidos assim como esto para ovos e produtos crneos em geral. Entretanto, assim como em carnes e ovos, a irradiao se mostrou bastante efetiva na eliminao de patgenos. Estudos mostram que pequenas doses de radiao so suficientes para reduzir os patgenos do tipo Vibrio para nveis indetectveis. As qualidades sensoriais tambm no so afetadas.

14

8 VALOR NUTRICIONAL DO ALIMENTO IRRADIADO O valor nutricional do alimento irradiado afetado da mesma maneira que alguns outros mtodos de processamento e preservao de alimentos usados com a mesma finalidade. Como a irradiao um processo a frio, isto , no aumenta substancialmente a temperatura do alimento que est sendo processado, perdas nutrientes so pequenas e significativamente menores do que perdas associadas com outros mtodos de preservao, tais como enlatamento, secamento e pasteurizao. A mudana no valor nutritivo causada pela irradiao depende de inmeros fatores. Estes incluem a dose de irradiao a que o alimento foi exposto, tipo de alimento, embalagem e condies do processo, como a temperatura durante a irradiao e no armazenamento. Carboidratos, protenas e gorduras so os componentes principais dos alimentos. Estes macronutrientes fornecem energia e servem para o crescimento e a manuteno do corpo. Extensas pesquisas tm mostrado que tais macronutrientes, submetem-se a mnimas mudanas durante a irradiao, mesmo em doses superiores a 10kGy. Similarmente, os aminocidos essenciais, minerais e a maioria das vitaminas no sofrem perdas significativas. Os diferentes tipos de vitaminas tm sensibilidades variveis em relao irradiao e a alguns outros mtodos de processamento de alimento. A sensibilidade das vitaminas depende da complexidade da estrutura do alimento e da solubilidade da vitamina na gua ou na gordura. A irradiao das vitaminas em solues puras resulta em uma destruio considervel destes compostos, como apresentado em alguns relatrios na literatura. Por exemplo, a vitamina B1 (tiamina) em soluo aquosa teve perda de 50% aps a irradiao de 0,5kGy, enquanto a irradiao de um ovo inteiro desidratado com a mesma dose causa menos de 5% destruio da mesma vitamina. Isto devido mtua ao protetora de vrios constituintes do alimento. As perdas de vitaminas podem ser minimizadas irradiando o alimento na forma congelada ou empacotando-o sob uma atmosfera inerte (nitrognio). Quatro vitaminas so

15

reconhecidas como sendo altamente sensveis irradiao: B1, C (cido ascrbico), A (retinol) e E (-tocoferol). Entretanto, a vitamina B1 ainda mais sensvel ao tratamento com calor do que a irradiao. Isto foi demonstrado atravs da carne de porco e de gado irradiadas, as quais retiam muito mais vitamina B1 do que a carne enlatada esterilizada termicamente. Aparentemente, os resultados conflitantes entre perdas elevadas e baixas de vitamina C para alguns alimentos irradiados podem ser atribudos a diferenas nas aproximaes analticas usadas pelos pesquisadores. Alguns tm medido somente o cido ascrbico, enquanto outros tm medido o cido ascrbico total, mistura do cido ascrbico e cido deidroascrbico. Ambos os cidos tm a vitamina C biologicamente ativa e se transformam facilmente um no outro. Se somente o cido ascrbico for medido, qualquer reduo aparente no nvel de vitamina C seria exagerada. Pesquisas tm mostrado que as diferenas naturais no contedo total de vitamina C de quatro variedades de morango so muito maiores que a reduo a qual ocorre com a irradiao. Com batatas, por exemplo, foi demonstrado que apesar da irradiao reduzir o contedo de vitamina C, o cozimento e armazenamento tambm tm um efeito significativo nessa reduo. O benefcio da irradiao de batatas de inibir brotos durante o perodo armazenamento. Depois de seis meses de armazenamento, o ndice de vitamina C em batatas comuns e irradiadas tem se mostrado similar em ambas. Desde que a dose ideal para o tratamento por irradiao de frutas e vegetais geralmente abaixo de 2 kGy, efeitos na vitamina C em doses mais elevadas no so levadas em conta. A significncia de algumas perdas das vitaminas E e A devido irradiao marginal, pois as principais fontes destas vitaminas na dieta humana so a manteiga e o leite, e estes produtos so inadequados para o tratamento por irradiao. A irradiao no tem praticamente nenhum efeito nos nveis de betacaroteno e outros carotenides, os precursores da vitamina A, formados nas frutas durante o amadurecimento. No total, os efeitos da irradiao no valor nutritivo dos alimentos so mnimos e estas observaes so comprovadas pelos resultados de muitos estudos alimentcios, os quais foram empreendidos para estabelecer a salubridade do alimento irradiado. Deve-se tambm ser lembrado que alimentos irradiados sero consumidos como parte de uma dieta variada, e conseqentemente o processo ter pouco impacto no consumo total de nutrientes especficos.

16

A IRRADIAO E A INDSTRIA - ASPECTOS DE SEGURANA E

MEIO AMBIENTE As instalaes industriais precisam ser licenciadas, reguladas e inspecionadas por autoridades nacionais de sade e segurana radiolgicas. Geralmente, as instituies que se encarregam da fiscalizao seguem normas mundiais adotadas pela Food and Agriculture Organization (FAO), World Health Organization (WHO ). Numa planta industrial, necessria uma sala isolada onde ser feita a irradiao do alimento. Deve-se ter um sistema de transporte do alimento at esta sala, de modo que os operadores no entrem em contato com a radiao emitida durante o processamento do alimento. A diferena bsica entre uma edificao industrial comum e uma utilizada para irradiao a grossura da parede de concreto que circunda a sala de irradiao, maior do que nas demais construes. Isso garante que a radiao no ultrapassar a sala. Quando se dispe de um irradiador gama, h uma contnua emisso de radiao. Devido a essa emisso ininterrupta, necessrio que se armazene o irradiador em um tanque contendo gua, quando no estiver sendo utilizado para o processo de irradiao. O tanque usualmente construdo subterraneamente. A construo deste tipo de tanque importante no sentido de que protege os operadores da exposio radiao, j que a gua um excelente absorvedor de radiaes. Por outro lado, ao se utilizar equipamentos eltricos operando com eltrons de alta energia, pode-se cessar a emisso de radiao ao se desligar o equipamento. O sistema de transporte dos alimentos at a cmara de irradiao semelhante ao utilizado em equipamentos industriais utilizados para esterilizao de produtos mdicos. O tamanho das esteiras pode variar em funo da capacidade do irradiador e das necessidades de processamento de cada empresa. Nos ltimos 30 anos, leis e regulamentos foram promulgados a fim de se regulamentar as operaes de irradiadores industriais. As plantas precisam, como dito

17

anteriormente, estar de acordo com as exigncias dos rgos fiscalizadores. Alm das leis especficas para o processamento de alimentos irradiados, as empresas que produzem esse tipo de alimento precisam estar adequadas aos programas de gesto da qualidade desenvolvidos para todo o tipo de indstria alimentcia. o caso dos programas de Boas Prticas de Fabricao (BPF) e a Anlise de Perigos e Pontos Crticos de Controle (APPCC). Alguns dos padres de qualidade especficos para alimentos irradiados exigem que o produto seja identificado com etiquetas informando qual o irradiador utilizado, data do tratamento, dose utilizada e lote. Exige-se tambm que a empresa aplique cursos para os operadores, supervisores e gerentes. A adequao dos produtos dentro dessas normas garante que a empresa possa comercializar e exportar sua produo. Mesmo com todos os cuidados, os trabalhadores expostos s atividades comuns numa planta de irradiao, correm um certo risco, assim como correm riscos quaisquer operrios dentro da indstria em geral. Trabalhadores expostos radiao devem estar devidamente protegidos, at mesmo com equipamentos ditos redundantes, de maneira que qualquer acidente possa causar o menor dano possvel a sade do trabalhador. Medidas de engenharia tambm so eficazes na preveno de acidentes. Desde que se tem conhecimento de instalaes industriais operando com irradiao em alimentos, foram registrados poucos acidentes com maiores danos ou mortes. De qualquer maneira, estes acidentes aconteceram por desrespeito s normas de segurana ou no adequao s especificaes dos rgos regulamentadores.

18

10 EMBALAGENS PARA ALIMENTOS IRRADIADOS Com exceo de aplicaes para a inibio de brotos nas batatas ou nas cebolas, desinfestao de insetos em gros maiores ou atraso do amadurecimento de frutas, a irradiao dos gneros alimentcios realizada geralmente em alimentos empacotados. Existem razes diferentes para isto: preveno de reinfeco microbiana, preveno de perda de gua, excluso do oxignio, preveno de danos mecnicos durante o transporte e marketing. O material usado para se embalar o alimento no deve liberar produtos de reao da radiao induzida ou aditivos no alimento, e nem deve perder qualidades funcionais tais como resistncia mecnica, estabilidade da selagem e a impermeabilidade gua e gases. Sobre os riscos de se irradiar um alimento em contado direto com materiais plsticos ou outros matrias empacotadores, os resultados de inmeras pesquisas mostraram que quase todos os materiais mais comumente usados para embalar alimentos so apropriados para o uso em qualquer dose de irradiao desejada. Mas somente materiais que foram autorizados especificamente para tal uso podem ser sujeitos irradiao. Vrios tipos de materiais empacotadores j foram aprovados para o uso quando o alimento irradiado. Mais recentemente, Canad, ndia e Polnia aprovaram materiais adicionais, incluindo um filme de polietileno multicamadas. Alm disso, existem materiais que so previamente irradiados para o posterior empacotamento do produto. Alguns filmes plsticos laminados com folha de alumnio so rotineiramente esterilizados por radiao como parte do processo de manufatura. So usados para a selagem hermtica de produtos como molho de tomate e sucos de fruta. Algumas embalagens de produtos da indstria de laticnios e at mesmo as rolhas de garrafas de vinho so esterilizadas comumente por irradiao antes do enchimento e selagem para impedir a posterior contaminao do produto.

19

Alm disso, o processo de radiao usado para unir as cadeias de polmeros do material para assim aumentar a fora e a resistncia ao calor, e tambm para a produo de plsticos com propriedades especiais (por exemplo, a embalagem termosensvel).

11 SEGURANA ALIMENTAR A aplicao do processo de irradiao em alimentos no faz com que este alimento se torne radioativo. Todo tipo de matria presente no ambiente possui certo grau de radioatividade, incluindo os alimentos. Entretanto, esta radioatividade natural no tem efeito malfico algum sade. Alm disso, o processo de irradiao faz com que o produto passe por um campo de radiao a uma determinada velocidade. No ocorre um contato direto entre o produto e a fonte de radiao. preciso tambm prestar ateno aos termos alimento irradiado e alimento radioativo. Os alimentos irradiados so aqueles que foram propositalmente expostos a certa dose de radiao a fim de se obter as qualidades desejadas, como a eliminao de microrganismos. Os alimentos radioativos so aqueles que, por algum acidente, foram colocados em contato com alguma fonte de radiao, como aquelas provenientes de resduos de testes com armas qumicas ou acidentes com reatores nucleares. Estudos tm sido feitos ao longo das ltimas quatro dcadas e tem se reportado a segurana dos produtos irradiados. Experimentos realizados com animais em laboratrios com relao ao aparecimento de cncer, diminuio do tempo de vida ou esterilidade no concluram uma associao entre estas caractersticas e o consumo de alimentos irradiados. Alm de testes em animais, testes em humanos foram feitos em 1980 na China. Neste estudo, cerca de 400 indivduos foram alimentados com doses dirias controladas de alimentos irradiados durante 7 e 15 semanas. Um dos focos desse estudo foi a alterao de caractersticas genticas. Nenhuma anomalia foi detectada a ponto de se condenar os alimentos tratados com irradiao. Em hospitais nos Estados Unidos e Europa, pacientes doentes que necessitam de um ambiente extremamente esterilizado so alimentados com alimentos irradiados, algumas vezes

20

durante meses. Nunca foi reportado algum caso de bito ou agravamento de uma doena pelo consumo destes alimentos. As substncias radiolticas produzidas durante o processamento so substncias como cido frmico, acetaldedo, glicose e dixido de carbono. Estes produtos esto presentes naturalmente em vrias amostras alimentcias.

12 CUSTOS DO ALIMENTO IRRADIADO O uso da irradiao logicamente acarreta em custos, como qualquer processo de transformao do alimento adicionar custos. Na maioria dos casos, entretanto, o preo dos alimentos no necessariamente sobe apenas porque o produto foi tratado. Muitas variveis afetam o custo dos alimentos, e uma delas o custo de processar. Enlatamento, congelamento, pasteurizao, refrigerao, irradiao, todos estes processos aumentam o custo do produto. Estes tratamentos iro tambm trazer benefcios aos consumidores em termos de disponibilidade e quantidade, vida de prateleira, convenincia, e higiene melhorada do alimento. A reduo das perdas trar maior rendimento aos produtores e comerciantes, compensando assim o custo do tratamento que foi utilizado. Os fatores principais que influenciam a economia na irradiao do alimento, principalmente quando se usa o cobalto 60, incluem: parmetros do projeto de irradiao tais como dose aplicada, densidade da embalagem dos produtos, condies de manipulao (alimentos secos ou produtos perecveis) e uniformidade e penetrao da dose; custos de capital que consistem no irradiador, na fonte da radiao, nas peas de reposio, capacidade do armazm; e custos operacionais tais como salrios, reabastecimento de cobalto 60, manuteno, energia, etc. O custo da irradiao varia de 10 a 15 dlares por tonelada para uma aplicao de baixa dose (por exemplo, para inibir o crescimento de brotos em batatas e cebolas) at 100 a 250 dlares por tonelada para aplicaes de elevada dose (por exemplo, para assegurar a qualidade higinica de condimentos). Estes custos so competitivos se comparados a outros tratamentos alternativos. Em alguns casos, a irradiao pode ser consideravelmente mais barata. Por exemplo, no combate de insetos em frutas para satisfazer as exigncias de

21

quarentena de um pas importador, o custo da irradiao foi estimado em 10% a 20% do custo do tratamento com vapor. Os irradiadores de feixes de eltrons podem ter vantagens econmicas sobre os irradiadores de raios gama quando a penetrao no produto grande, o tamanho da partcula ou a espessura do produto tratado pequeno, e o tratamento contnuo possvel integrando o irradiador linha de produo. Assim, so mais eficientes para tratar volumes grandes de gros. J o custo para se construir uma planta comercial de irradiao de alimento com cobalto 60 na escala dos 3 a 5 milhes de dlares, dependendo do seu tamanho, capacidade de processamento, e outros fatores. CONCLUSO O emprego da tcnica de radiao ionizante tem sido uma alternativa bastante interessante como tcnica de conservao de alimentos, visto que no deixa resduos txicos no produto final e tem um custo aproximadamente equivalente quando comparada s tcnicas convencionais, como, por exemplo, os tratamentos trmicos e qumicos. O uso deste processo ainda mal visto por parte da populao, que associa o processo com tragdias radioativas decorrentes de acidentes e guerras. Porm, rgos competentes esto liberando o uso desta tcnica, alegando que o uso desse tipo de radiao no prejudicial sade, desde que observadas as doses recomendadas na legislao. fundamental salientar que a utilizao do processo de irradiao isoladamente como uma tcnica de preservao de alimentos no vai resolver todos os problemas que ocorrem, como no caso de perdas em frutas e vegetais na ps-colheita, mas ela pode exercer um papel fundamental na reduo de custos e diminuio no uso de pesticidas. O desenvolvimento de novas tecnologias para a conservao de alimentos sempre bem-vindo. Pode-se, muitas vezes, vir acompanhado de certos medos, como tudo aquilo que novo e desconhecido. Porm, quando acompanhado de muita pesquisa e comprovao de benefcios tanto para a sade do consumidor, quanto para o meio ambiente e, tambm, aliado ao desenvolvimento de processos industriais economicamente viveis, s faz contribuir para a melhora da qualidade na produo de alimentos.

22

ANEXOS ANEXO A REGULAMENTO TCNICO PARA IRRADIAO DE ALIMENTOS DA ANVISA


Redao AI - 05/01/01 - A Anvisa (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) aprovou o Regulamento Tcnico para Irradiao de Alimentos, de acordo com resoluo publicada em 26 de janeiro de 2001. Leia abaixo, na ntegra, a resoluo da Anvisa que traz o Regulamento Tcnico para Irradiao de Alimentos: Resoluo - RDC no. 21, de 26 de janeiro de 2001 - Dirio Oficial de 29/1/2001 A Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria no uso da atribuio que lhe confere o art. 11, inciso IV, do Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto 3029, de 16 de abril de 1999, em reunio realizada em 24 de janeiro de 2001, considerando a necessidade de constante aperfeioamento das aes de controle sanitrio na rea de alimentos visando a proteo sade da populao; considerando a necessidade de atualizar, harmonizar e consolidar as normas e regulamentos tcnicos relacionados a alimentos; considerando que os controles fitosanitrio e zoosanitrio, esto sujeitos aos critrios estabelecidos pela autoridade competente do Ministrio da Agricultura; considerando os estudos atualizados sobre aplicao da irradiao no tratamento sanitrio de alimentos, adotou a seguinte Resoluo de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, Substituto, determino sua publicao. Art. 1 Aprovar o REGULAMENTO TCNICO PARA IRRADIAO DE ALIMENTOS, constante do Anexo desta Resoluo. Art. 2 As empresas tm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data de publicao deste Regulamento para se adequarem ao mesmo.

23

Art. 3 O descumprimento aos termos desta Resoluo constitui infrao sanitria sujeita aos dispositivos da Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977 e demais disposies aplicveis. Art. 4 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 5 Ficam revogadas as Portaria n. 09 DINAL/MS de 8 de maro de 1985 e Portaria n. 30 de 25 de setembro de 1989. ANEXO REGULAMENTO TCNICO PARA IRRADIAO DE ALIMENTOS 1. ALCANCE 1.1. Objetivo: Estabelecer os requisitos gerais para o uso da irradiao de alimentos com vistas qualidade sanitria do produto final. 1.2. mbito de aplicao: Este Regulamento se aplica a todos os alimentos tratados por irradiao. 2. DESCRIO 2.1. Definies 2.1.1. Irradiao de alimentos: Processo fsico de tratamento que consiste em submeter o alimento, j embalado ou a granel, a doses controladas de radiao ionizante, com finalidades sanitria, fitossanitria e ou tecnolgica. 2.1.2. Alimento irradiado: todo alimento que tenha sido intencionalmente submetido ao processo de irradiao com radiao ionizante. 2.1.3. Radiao ionizante: Qualquer radiao que ioniza tomos de materiais a ela submetidos. Para efeito deste Regulamento Tcnico sero consideradas radiaes ionizantes apenas aquelas de energia inferior ao limiar das reaes nucleares que poderiam induzir radioatividade no alimento irradiado. 2.1.4. Dose absorvida: Quantidade de energia absorvida pelo alimento por unidade de massa. 2.1.5. Irradiadores: Equipamentos utilizados para irradiar alimentos. 2.2. Designao A denominao dos alimentos tratados por irradiao a designao do alimento convencional de acordo com a legislao especfica. 3. REFERNCIAS 3.1. BRASIL, Decreto n. 72.718, de 29 de agosto de 1973, publicada no Dirio Oficial da Unio de 30 de agosto de 1973. 3.2. BRASIL, Lei n 7.394, de 29 de outubro de 1985, publicada no Dirio Oficial da Unio de 30 de outubro de 1985. 3.3. BRASIL, Portaria SVS/MS n. 326, de 30 de julho de 1997, publicada no Dirio Oficial da Unio de 01 de agosto de 1997. 3.4. Codex STAN 106-1983 Normas Gerais do Codex para Alimentos Irradiados. 3.5. Codex CAC/RCP 19-1979 Cdigo Internacional de Prticas recomendadas para o funcionamento de instalaes utilizadas para o tratamento de alimentos 3.6. Relatrio n. 890 da Srie de relatrios da Organizao Mundial da Sade Irradiao com altas doses: salubridade de alimentos irradiados com doses acima de 10 kGy, Genebra, 1999.

24

3.7. Documento preliminar de Norma para Boas Prticas de Irradiao de Alimentos ICGFI (International Consultative Group on Food Irradiation). 4. REQUISITOS 4.1. Instalaes e controle do processo: 4.1.1. O tratamento dos alimentos por irradiao deve ser realizado em instalaes licenciadas pela autoridade competente estadual ou municipal ou do Distrito Federal mediante expedio de Alvar Sanitrio, aps autorizao da Comisso Nacional de Energia Nuclear e cadastramento no rgo competente do Ministrio da Sade. 4.1.2. Estabelecer e implementar as Boas Prticas de Irradiao de acordo com o que determina a legislao e apresentar o Manual de Boas Prticas de Irradiao s autoridades sanitrias, no momento da inspeo e ou quando solicitado. 4.1.3. As instalaes devem ser projetadas de modo a cumprir os requisitos de segurana radiolgica, eficcia e boas prticas de manuseio. 4.1.4. As instalaes devem ser dotadas de pessoal qualificado que possua capacitao e formao profissional apropriada, e atender s exigncias da legislao vigente. 4.1.5. Para aferio do nvel de radiao nas instalaes e dependncias em que se processe o tratamento de alimentos por irradiao obrigatria a adoo de registro dosimtrico quantitativo, sem prejuzo de outras medidas de controle estabelecidas pela Comisso Nacional de Energia Nuclear. 4.1.6. Os locais e registros so inspecionados pelas autoridades competentes. 4.1.7. A irradiao, assim como qualquer outro processo de tratamento de alimentos, no deve ser utilizada em substituio as boas prticas de fabricao e ou agrcolas. 4.2.Fontes de radiao: As fontes de radiao so aquelas autorizadas pela Comisso Nacional de Energia Nuclear, na conformidade das normas pertinentes, a saber: a) Istopos radioativos emissores de radiao gama: Cobalto 60 e Csio 137; b) Raios X gerados por mquinas que trabalham com energias de at 5 MeV; c) Eltrons gerados por mquinas que trabalham com energias de at 10 MeV. 4.3.Dose absorvida Qualquer alimento poder ser tratado por radiao desde que sejam observadas as seguintes condies: a) A dose mnima absorvida deve ser suficiente para alcanar a finalidade desejada; b) A dose mxima absorvida deve ser inferior quela que comprometeria as propriedades funcionais e ou os atributos sensoriais do alimento. 4.4. A embalagem deve ter condies higinicas aceitveis, ser apropriada para o procedimento de irradiao, estar de acordo com a legislao vigente e aprovada pela autoridade sanitria competente. 4.4.1. Nos casos em que no estejam previstas em legislao nacional, as embalagens em contato direto com o alimento devem ser aquelas relacionadas pela Organizao Mundial da Sade, em documento prprio da OMS e submeter-se previamente aos critrios de incluso de nova embalagem na legislao brasileira. 4.5. Na rotulagem dos Alimentos Irradiados, alm dos dizeres exigidos para os alimentos em geral e especfico do alimento, deve constar no painel principal: "ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE

25

IRRADIAO", com as letras de tamanho no inferior a um tero (1/3) do da letra de maior tamanho nos dizeres de rotulagem. 4.5.1. quando um produto irradiado utilizado como ingrediente em outro alimento, deve declarar essa circunstncia na lista de ingredientes, entre parnteses, aps o nome do mesmo. 5. CONSIDERAES GERAIS 5.1. A indstria que irradiar alimentos deve fazer constar ou garantir que conste a indicao de que o alimento foi tratado pelo processo de irradiao: 5.1.1 Nas Notas Fiscais quando os alimentos estiverem a granel; 5.1.2 Nas Notas Fiscais e nas embalagens quando os alimentos j estiverem embalados, de acordo com o item 4.5 Rotulagem. 5.2. Nos locais de exposio venda de produtos a granel irradiados deve ser afixado cartaz, placa ou assemelhado com a seguinte informao: "ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAO". 5.3. Exceto para os alimentos de baixo contedo hdrico irradiados com objetivo de combater a reinfestao de insetos, os alimentos irradiados no devem ser submetidos a re-irradiao. 5.4. Para efeitos desse Regulamento, no se consideram alimentos submetidos a re-irradiao quando: a) se irradia com outra finalidade tecnolgica alimentos preparados a partir de materiais que foram irradiados; b) se irradia alimentos com contedo de ingredientes j irradiados anteriormente em quantidade inferior a 5%do contedo total em massa; c) a dose total de radiao ionizante requerida para conseguir o efeito desejado se aplica nos alimentos de modo fracionado como parte de um processo destinado a obter um fim tecnolgico especfico. 5.5. Em situaes especiais, como nos casos de surtos, visando assegurar a inocuidade do alimento sob o ponto de vista de sade pblica, a autoridade competente do Ministrio da Sade pode definir a dose mnima utilizada para irradiao de um determinado alimento. 5.6. Nas situaes de controle fitosanitrio e zoosanitrio, podero ser estabelecidos pela autoridade federal competente nveis (doses) mnimos de radiao ionizante considerando o tipo de produto, a finalidade e objetivo(s) pretendido(s). 5.7. Qualquer outra situao que no se enquadre nas disposies deste Regulamento Tcnico deve obrigatoriamente ser submetida anlise da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria.

You might also like