You are on page 1of 8

TEATRO DO OPRIMIDO - IMPLICAES METODOLGICAS PARA A EDUCAO DE ADULTOS1 TEATRO DEL OPRIMIDO - IMPLICACIONES METODOLGICAS PARA LA EDUCACIN DE ADULTOS

VIANA, W. R. Mestrando do programa de ps-graduao da Faculdade de Educao da UFMG Bolsista da Fundao Ford

RESUMO
Apresento a seguir uma sntese do projeto de pesquisa: Teatro do Oprimido Implicaes Metodolgicas para a Educao de Adultos, a ser desenvolvido junto ao Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Educao da UFMG. A proposta nasce a partir de uma ampla experincia com a metodologia do Teatro do Oprimido, criada pelo brasileiro Augusto Boal. Visa analisar terica e praticamente, luz de Paulo Freire, as possibilidades desta forma de teatro para a formao de adultos; homens e mulheres educandos da EJA, oriundos normalmente das classes trabalhadoras, promovendo o conhecimento e a criao artsticos, a postura poltica, bem como a acessibilidade cultural a partir do ambiente educacional. Dentre outros questionamentos a pesquisa pretende indagar: podemos considerar o Teatro do Oprimido como uma ao educativa democrtica de carter emancipatrio na EJA?

PALAVRAS-CHAVE:

EJA - TEATRO DO OPRIMIDO

INTRODUO O presente artigo refere-se proposta de pesquisa acadmica ainda em andamento, que visa realizao de dissertao a partir de pesquisa utilizando o mtodo do Teatro do Oprimido2 com alunos jovens e adultos de EJA. A motivao para esta pesquisa est estreitamente ligada nossa formao e experincia profissional no campo da educao em escolas de ensino regular, de nvel fundamental, mdio e superior e tambm a minha participao e militncia em movimentos de cunho social. Muito embora, a nossa atuao profissional na escola regular e em EJA seja substancialmente menor que aquela em projetos sociais, tenho percebido que o teatro alm de arte em si, com todas as suas complexidades: esttica,

formal e tcnica, tm sido proposto de maneira quase sempre equivocada nas escolas3, sem obedecer a parmetros pedaggicos consistentes que consigam obter desta arte o que ela pode proporcionar em nvel educacional, de conhecimento artstico e acessibilidade cultural ao educando. Neste sentido, este projeto visa investigar as possibilidades presentes no Teatro Do Oprimido tendo como meta: fazer um estudo sobre a ruptura histrica implementada por Augusto Boal4, buscando verificar os efeitos deste estudo atravs de pesquisa com jovens e adultos que participam da EJA, experimentar e aplicar praticamente algumas das tcnicas sugeridas, compreender como este sistema teatral pode colaborar para a Arte Educao. Para alcanar os objetivos propostos, torna-se necessrio compreender os sujeitos da EJA em relao com a escola. Atentar para a histria de vida do educando, considerando as motivaes, objetivos e perspectivas que os indivduos depositam na escola. Desta forma, pretendemos verificar o sentido que o Teatro do Oprimido pode apresentar enquanto linguagem artstica como funo cognitiva e cultural.

DISCUSSES O ensino de Arte est previsto no currculo de EJA. As Propostas Curriculares Para a Educao de Jovens e Adultos apresentam justificativas e orientaes para a implementao e desenvolvimento desta matria e em especial o ensino de teatro. As propostas elaboradas pela Secretaria de Educao Fundamental do Ministrio da Educao, em 2002, apontam e sugerem como adequado, no mbito da EJA na escola bsica, conhecer o teatro e sua histria, saber apreciar, avaliar e realizar montagens teatrais. Em nossa avaliao os objetivos apresentados so relevantes, contudo, a prtica educativa no nos permite verificar que eles esto sendo alcanados Historicamente a educao de jovens e adultos sempre esteve pautada na necessidade da erradicao do analfabetismo por meio de polticas e campanhas de maior ou menor impacto social. Arroyo (2005).

Contemporaneamente a EJA, desde 1996, na maior parte das vezes, demonstra que a escolarizao que se oferece no atende s especificidades dos sujeitos. Acreditando na relevncia de nossa proposta apresentamos, alm da metodologia de trabalho, a EJA como sendo o lugar da investigao, que 2

tambm se constitui como uma modalidade educacional e os educandos jovens e adultos como sujeitos. Portanto, estes sero os elementos focalizados. Comentando a LDBN 9394/96, Arroyo (2005) observa:
Que elementos trazer para esta construo ou configurao nova da EJA? Na diversidade de debates e de prticas, podemos encontrar vrias estratgias para essa configurao. Encontramos maior sensibilidade por saber quem so esses jovens-adultos. Penso que a reconfigurao da EJA no pode comear por perguntar-nos pelo seu lugar no sistema de educao e menos pelo seu lugar nas modalidades de ensino. Partir desse foco vai nos confundir mais do que ajudar na reconfigurao da EJA. A insero "escolar" no pode ser o ponto de partida. Seria uma pretenso desfocada. A Educao de Jovens e Adultos tem de partir, para sua configurao como um campo especfico, da especificidade desses tempos da vida - juventude e vida adulta - e da especificidade dos sujeitos concretos histricos que vivenciam esses tempos. Tem de partir das formas concretas de viver seus direitos e da maneira peculiar de viver seu direito educao, ao conhecimento, cultura, memria, identidade, formao e ao desenvolvimento pleno. (ARROYO, 2005, p.22).

Em sntese, nossa pesquisa aponta para a verificao de como o Teatro do Oprimido pode contribuir para a Educao de Jovens e Adultos a partir da compreenso sobre as especificidades dos sujeitos e da complexidade do ambiente escolar. De outro modo, podemos apontar a educao artstica como outra lacuna na trajetria educacional de milhes de adultos no nosso pas. Verificase ento, uma espcie de analfabetismo esttico que pode ser notado pelo no acesso aos bens e aos meios artsticos e culturais to necessrios educao. Este o ponto motriz desta proposta. Tem a inteno de trazer tona resultados, analisar praticamente, o nvel de importncia da arte teatral para a educao de homens e mulheres que no tiveram a possibilidade de concluir a escolarizao bsica em etapas anteriores de suas vidas. Poucos estudos do conta da insero do ensino da arte na modalidade de EJA. Neste sentido acreditamos na importncia desta investigao que rene quatro elementos basilares: o Teatro do Oprimido, a EJA, a obra de Paulo Freire e a obra de Augusto Boal.

Surgem por tanto vrias indagaes: quais os resultados que se pode obter na escola utilizando uma metodologia de ensino de teatro, que atravs de tcnicas especficas, visa a ao esttica e poltica? E a atual LDB 9394/96, o que ela diz ou omite sobre a questo da arte? Levando em considerao o fato de que os adultos que freqentam a modalidade EJA so em sua maioria homens e mulheres trabalhadores, pessoas que ao longo da vida tiveram oportunidades reduzidas de acessar as artes por vrias razes, considerando ainda vrias nuances sociais, pretendemos, portanto, investigar como o T.O. pode ampliar e promover a acessibilidade cultural. Como o T.O. poderia servir para mobilizar os educandos a serem fruidores e criadores artsticos? Em meio a tantas questes apresento a pergunta ou o problema central da pesquisa: podemos considerar o Teatro do Oprimido como uma ao educativa democrtica de carter emancipatrio na EJA? O presente tema de pesquisa faz uma juno entre a arte do teatro e Educao de Jovens e Adultos. Deste modo o referencial terico dever abranger estas reas com a finalidade de responder ao problema estabelecido. Ser levantada uma ampla literatura que trate destas duas vertentes, mas prioritariamente o trabalho ter como suporte terico s obras de Freire e Boal (Pedagogia do Oprimido, Teatro do Oprimido e Outras Poticas Polticas e Jogos para Atores e No atores).

TEATRO: RUPTURA E ATUALIDADE NO CONTEXTO PEDAGGICO DE EJA Dando um salto histrico, perpassando pela proposta de Bertolt Brecht5 Inspirado na libertadora e conscientizadora Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire (1983), Augusto Boal nos traz, a priori, um entendimento sobre o ser oprimido como sendo, de um modo geral, todos ns, os componentes da sociedade, que possumos algum tipo de barreira, seja social ou psquica, mas que nos disponibilizamos a lutar para combater estas barreiras. Ao contrrio, o deprimido aquele que se demonstra indisposto para a luta. Evidentemente, nesse mbito, a figura do oprimido s se constitui devido figura do opressor. Desta forma, toda sorte de opresso advinda deste sujeito o objeto que move o Teatro do Oprimido que tende a buscar alternativas ou tentativas para solucionar tais opresses. Salienta Freire, 4

A violncia dos opressores que os faz tambm desumanizados, no instaura uma outra vocao a do ser menos. Como distoro do ser mais, o ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem os fez menos. E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscar recuperar sua humanidade, que uma forma de cri-la, no se sentem idealistamente opressores, nem se tornam, de fato, opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. E a esta a grande tarefa humanista e histrica dos oprimidos libertar-se a si e aos opressores. Estes, que oprimem, exploram e violentam, em razo de seu poder, no podem ter, neste poder, a fora de libertao dos oprimidos libertar-se a si e aos opressores. (FREIRE, 1983, p. 30-31)

Portanto, Boal e Freire tratam dos mesmos sujeitos: opressores e oprimidos buscando sempre a revitalizao humana desses sujeitos. O Teatro do Oprimido para Boal (1998):
um mtodo esttico que rene exerccios, jogos e tcnicas teatrais que objetivam a desmecanizao fsica e intelectual de seus praticantes e a democratizao do teatro, estabelecendo condies prticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e 5 possibilidades de expresso, amplie sua s estabelecendo uma comunicao direta, ativa e propositiva entre espectador e atores. (...) o primeiro mtodo teatral elaborado no hemisfrio sul (Brasil e Amrica Latina) que utilizado em mais de setenta pases dos cinco continentes. (BOAL, 2008, p.3-4)

O trabalho se apia nas seguintes tcnicas do teatro do oprimido, segundo sntese de Japassu6 (2005):
Teatro jornal Diversas tcnicas simples que permitem a transformao de notcias de jornal ou qualquer outro material no dramtico em cenas teatrais; Teatro Imagem - Os espectadores intervm diretamente usando composies corporais com os corpos dos demais participantes. Pede-se ao participante que expresse sua opinio, mas sem falar, usando apenas os corpos dos demais participantes para compor com eles um conjunto de esttuas que represente seu ponto de vista sobre determinado problema social; Teatro Invisvel Consiste em atuar representando papis em lugares pblicos, sem que haja conhecimento prvio das pessoas que l se encontram, de que se trata de uma cena teatral; Teatro Frum (...) nesta modalidade, os espectadores atuam. Qualquer pessoa pode propor qualquer soluo (para o problema encenado), porm ter de ir at o palco e mostr-la por meio de atuao cnica; Arco-ris do Desejo Mtodo de teatro teraputico desenvolvido por Boal. Direcionado para a cura de traumas e distrbios psicolgicos ou psicossomticos das pessoas; Teatro Legislativo Consiste na apresentao de uma cena de teatro frum em que atravs de cdulas os espectadores sugerem propostas de lei sobre o tema da

pea encenada e encaminhada para uma clula metabolizadora (composta por entendedores de leis, normalmente advogados) que analisa e sistematiza as propostas que aps serem votadas pela platia so encaminhadas para as casas legislativas com a real possibilidade de se transformarem em leis. Esttica do Oprimido a fase mais recente do Teatro do Oprimido. Visa desenvolver, nos integrantes de grupos de oprimidos organizados com os quais o CTO trabalha, outras modalidades de criao artstica como poesia, fotografia, dana, msica, pintura e escultura. A idia proporcionar aos participantes o aceso aos meios de produo artstica.

Alm dos autores citados a pesquisa se apia no estudo da pesquisadora Tnia Mrcia Barana Teixeira, que em sua tese de doutorado desenvolveu uma investigao por meio de observao de atividades desenvolvidas no CTO do Rio de Janeiro, intitulada Dimenses Scio Educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal7, defendida em 2007 na Universidad Autnoma de Barcelona. Teixeira nos mostra em forma esquemtica uma razovel relao entre Boal e Freire que corrobora a estreita ligao entre arte e educao transformadoras. A autora destaca as idias fora entre Freire e Boal com a finalidade de comparar os pontos de ligao entre esses autores. A abordagem de Teixeira que serve como parmetro para uma parcela dessa investigao que ora desenvolvemos, demonstra as caractersticas similares entre os tericos no que diz respeito a aspectos pedaggicos, os objetivos, os contedos os mtodos e o os meios de trabalho educacionais. (TEIXEIRA, 2007). a partir deste referencial que a pesquisa est fundamentada. A tentativa verificar o potencial metodolgico e a funo formativa para jovens e adultos na EJA, de um sistema teatral que nos ltimos anos tem aumentado a sua difuso no Brasil, mas que ainda pouco presente na educao.

METODOLOGIA A pesquisa de campo ser realizada no primeiro semestre de 2010, em Belo Horizonte no Centro Pedaggico da UFMG com duas turmas de alunos do EJA do PROEF II - 2 seguimento do Ensino Fundamental8 - sendo um grupo de uma turma regular e outro formado por alunos de turmas diversas que participaro de uma oficina extracurricular. A durao ser de 20 horas/aula

com cada grupo. Os levantamentos que sero obtidos nesta pesquisa pretendem observar, analisar e refletir sobre os possveis resultados em nvel de educao esttica aqui propostos, buscando os pressupostos de uma ao conscientizadora, poltica e co-participativa atravs do Teatro do Oprimido.

CONCLUSES Neste artigo procurei mostrar um percurso de uma pesquisa acadmica, tomando como base o Teatro do Oprimido e as implicaes metodolgicas desta modalidade teatral para a educao de jovens e adultos. Nossa inteno a de proporcionar aos educandos o contato com a arte do teatro por meio de uma proposta pedaggica que conjuga teoria, prtica e expresso artstica. Alm do mais, o T.O. uma prtica de arte politizadora que abre espao para a manifestao expressiva dos participantes. Neste sentido, acreditamos que seu carter popular e participativo possa propiciar um procedimento educacional relevante. Est uma hiptese que se apresenta, a partir do olhar que lanamos para os sujeitos em foco: alunos de EJA, homens e mulheres, trabalhadores que normalmente retornam para a escola em busca de algo que no foi alcanado durante a trajetria normal de escolarizao. Muitos buscam o letramento, outros uma melhor qualificao profissional dentre diversos objetivos. No entanto, mesmo que os objetivos individuais possam depender da necessidade de cada sujeito, acreditamos que o ensino de arte, em geral, e do teatro especificamente para adultos, deva ser uma oferta de ensino de qualidade, que respeite as caractersticas do educando sem forjar um tipo de estudo que simplesmente se volte para os preceitos curriculares. A natureza do teatro de Boal transgressora e inquietante por possibilitar a participao de qualquer pessoa na criao artstica. Por isso acreditamos que este teatro seja adequado para o trabalho com pessoas com trajetrias de vida marcadas por algum tipo de opresso social; o caso de jovens e adultos de EJA. Contudo, queremos, junto com a produo esttica que alimenta a pesquisa, constatar e fazer valer o protagonismo dos educandos em uma atividade educativa que visa mov-los da condio de espectadores para a condio de espectatores9. Sobre essa condio Boal nos chama a ateno: 7

O espectador, ser passivo, menos que um homem e necessrio re-humaniz-lo, restituir-lhe sua capacidade de ao em toda sua plenitude. Ele deve ser tambm o sujeito, um ator, em igualdade de condies com os atores, que devem por sua vez ser tambm espectadores. (BOAL, 1991, p.180)

Em ltima anlise, a pesquisa pretende verificar a contribuio pedaggica que pode emergir deste mtodo teatral partindo da indagao que aqui se repete: podemos considerar o Teatro do Oprimido como uma ao educativa democrtica de carter emancipatrio na EJA?
NOTAS
Este texto refere-se ao projeto de pesquisa que ser concludo no ano de 2011 com previso de concluso para o ms de fevereiro de 2011, dentro do programa de ps-graduao em Educao, Cultura, Movimentos Sociais e Aes Coletivas da FAE/UFMG e conta com orientao da Profa. Dra. Carmem Lucia Eiterer. 2 Nessa pesquisa no pretendemos nos deter sobre a noo de oprimido. Apoiando-nos na teoria, assumimos a conceituao tal qual proposta por Boal. 3 Pela banalizao do conhecimento especfico do campo, reduzindo de maneira empobrecedora dramatizaes e aes ldicas. 4 Augusto Boal o criador do Teatro do Oprimido. 5 Brecht criou o teatro pico: forma teatral que leva o espectador ao reflexiva e tambm politizadora. 6 Ricardo Japiassu (2005) demonstra as diversas metodologias de teatro para a educao, inclusive o teatro do oprimido no livro Metodologia do Ensino de Teatro. 7 Posteriormente acrescentaremos elementos a fim de aprofundar essa leitura. 8 Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e adultos. O PROEF II integra o Programa de Educao Bsica de Jovens e Adultos da UFMG. O Projeto tem um carter aberto pesquisa e experimentao. Abrange a formao de educadores; graduandos das licenciaturas da UFMG e a escolarizao dos educandos sujeitos da comunidade interna e externa com idades variadas, desde os 20 aos 80 anos. 9 Expresso usada por Boal para definir que no Teatro do Oprimido as pessoas podem ser espectadores e tambm atores: observadores, mas tambm atuantes.
1

REFERNCIAS BERTHOLD, Margot. Histria Mundial do Teatro. So Paulo: Perspectiva, 2001. _____Jogos Para Atores e No-Atores. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. _____Teatro do Oprimido e Outras Poticas Polticas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. _____ BRANDO, Junito de Souza. Teatro Grego: Tragdia e Comdia. 2 ed. Petrpolis: Vozes 1984. BRECHT, Bertolt. Teatro Dialtico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. FREIRE, Paulo. Educao Como Prtica da Liberdade. 31 Ed. So Paulo: Paz e Terra, 2008. _____Pedagogia do Oprimido. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. 3 Ed. Campinas: Papirus, 2005. SOARES, L., GIOVANETTI, M. A. G. C., GOMES, N. L. (Org). Dilogos na Educao de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autntica, 2005. LOURENO FILHO, Manoel Bergstrm. Tendncias da Educao Brasileira Organizao Rui Loureno Filho e Carlos Monarcha. 2 Ed. Braslia: inep/MEC, 2002. SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB Ao Novo Plano Nacional De Educao: Por Uma Outra Poltica Educacional. Campinas: Autores Associados, 2008. TEIXEIRA, T. M. B. Dimenses Scio Educativas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal . Re Crearte, ESPANHA, v. 4, 2005.

UNESCO, MEC, RAAAB. Construo Coletiva: Contribuies Educao De Jovens E Adultos. Braslia: MEC/UNESCO, 2005. 8

You might also like