You are on page 1of 3

GOVERNO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TCNICAS

PARECER TCNICO
ASSUNTO

No 003 / 2010

Rede de Distribuio Interna de GLP Tubulao em polietileno/ao. MOTIVAO Determinao do Sub Chefe do CAT/CBMES para a emisso de parecer a respeito da solicitao formal feita pela empresa Tecno Fluidos Sistemas de Conduo Ltda (Anexo A) para a aceitao do uso do sistema de tubulao chamado Sigs Termofuso onde no haja impedimento tcnico. REFERNCIAS NORMATIVAS ABNT NBR 15526:2009 - Redes de distribuio interna para gases combustveis em instalaes residenciais e comerciais - projeto e execuo; ABNT NBR 15358:2008 - Redes de distribuio interna para gases combustveis em instalaes industriais - projeto e execuo; CBMES NT 18-1/2010 - Lquidos e gases combustveis e inflamveis. Parte 1 Central de gs liquefeito de petrleo (GLP). PARECER Quanto ao uso de tubulaes em polietileno (PE): Para as redes de distribuio de gases combustveis o CBMES adota como referncia, atravs da NT 18-1, as ABNT NBR 15526 e 15358. Ambas as NBRs admitem o uso de tubulaes em polietileno (PE) apenas para trechos enterrados e externos s projees horizontais das edificaes, conforme descrito no item 5.1 (Tubos), letra d, das normas:
5.1 Tubos Para a execuo da rede de distribuio interna so admitidos: a) ... ... d) tubo de conduo de polietileno (PE80 ou PE100), para redes enterradas conforme ABNT NBR 14462, somente utilizado em trechos enterrados e externos s projees horizontais das edificaes.

Tambm no Item 5.2 (Conexes) apenas admitido o seguinte:


5.2 Conexes Para execuo das conexes so admitidas:

a) ... ... e) conexes de PE para redes enterradas, conforme ABNT NBR 14463; f) conexes para transio entre tubos PE e tubos metlicos, para redes enterradas, conforme ASTM D 2513, ASTM F 1973 e ASMT F 2509; g) conexes de ferro fundido malevel com terminais de compresso para uso com tubos PE, ou transio entre tubos PE e tubos metlicos, para redes enterradas, conforme ISO 10838-1 ou DIN 3387.

Seguindo o exposto, o material apresentado (Sigs Termofuso) pode ser utilizado nas redes de distribuio de gases combustveis de instalaes residenciais, comerciais ou industriais apenas em trechos enterrados e externos s projees horizontais das edificaes. Quanto interpretao do Item 5.10 da NBR 15526: O item 5.10 (Outros materiais) da ABNT NBR 15526:2009 define o seguinte:
5.10 Outros materiais Materiais no contemplados por esta Norma podem ser utilizados, desde que investigados para determinar se so seguros e aplicveis aos propsitos aqui estabelecidos e, adicionalmente, devem ser conforme Norma Brasileiras ou Internacionais, ser garantidos pelos fabricantes, testados por laboratrios de reconhecida competncia tcnica e aceitos pela autoridade competente local.

A interpretao desse item, que a mesma dada pelo CB-09 da ABNT, que ele no se refere forma construtiva ou uso dos materiais, equipamentos e dispositivos que j esto definidos nos itens 5.1 a 5.9, mas sim, a outros materiais, equipamentos ou dispositivos que podem ser instalados na rede, tais como, elementos de fixao, parafusos, arruelas, outros dispositivos de segurana, etc. Por essa interpretao, no est permitido o uso de materiais (tubos, conexes, etc) construdos ou utilizados em desacordo com o que est definido nessas Normas. Portanto, para a aceitao do material apresentado no interior de edificaes, esse deve estar contemplado pelas Normas citadas. Esse o parecer da Comisso Tcnica, SMJ. Vitria, 15 de junho de 2010. MEMBROS DA COMISSO TCNICA

Wesley Nunes Reis Cap BM Membro da Comisso Tcnica

Pedro Dalvi Boina Cap BM Membro da Comisso Tcnica

VALIDAO

HOMOLOGAO

ureo Buzatto Maj BM Sub Chefe do CAT Publicada no BCG n 031 de 05 de agosto de 2010

Alexandre dos Santos Cerqueira Ten Cel BM Chefe do CAT

ANEXO A

You might also like