You are on page 1of 7

QUALIDADE DAS GUAS SUBTERRNEAS NA REA DE INFLUNCIA DO CEMITRIO SO JOO BATISTA NO MUNICPIO DE FORTALEZA-CE

Luana M. F. CARDOSO; Aldenor P. PONTES; Hugo L. B. BUARQUE


Grupo de Pesquisas em Processos Qumicos e Ambientais Departamento de Qumica e Meio Ambiente Campus Fortaleza Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear Av. Treze de maio, 2081, Benfica Fortaleza/CE, CEP 60.040-531 E-mails: luana_meg09@hotmail.com; hbuarque@ifce.edu.br

RESUMO Os cemitrios se configuram como fontes potenciais de impactos ambientais. A localizao e a operao inadequadas de necrpoles em meios urbanos podem provocar a contaminao de mananciais hdricos por poluentes e microrganismos que proliferam no processo de decomposio dos corpos e de urnas funerrias. Este estudo apresenta os resultados das anlises fsico-qumicas e bacteriolgicas realizadas nas guas subterrneas da rea de entorno do Cemitrio So Joo Batista, localizado no bairro Jacarecanga prximo ao centro da cidade de Fortaleza-CE. Foi verificado que o cemitrio no a fonte de poluio mais preocupante na rea, devendo-se empreender aes de monitoramento da qualidade do aqfero, de modo a disponibilizar uma gua de melhor qualidade para a populao circunvizinha. Palavras-chave:

1. INTRODUO
As guas subterrneas apresentam algumas propriedades que tornam o seu uso mais vantajoso em relao ao das guas dos rios: so filtradas e purificadas naturalmente atravs da percolao, determinando excelente qualidade e dispensando tratamentos prvios; no ocupam espao em superfcie; sofrem menor influncia nas variaes climticas; so passveis de extrao perto do local de uso, o que resulta em custos menores como fonte de gua; o uso do recurso aumenta a reserva e melhora a qualidade; possibilitam a implantao de projetos de abastecimento medida da necessidade (WREGE,1997). Vrios ncleos urbanos no Brasil abastecem-se de gua subterrnea de forma exclusiva ou complementar. Assim, sabendo da importncia da gua para as sociedades humanas, como recurso hdrico, os aquferos tm despertado alto grau de interesse ambiental com relao sua preservao. Portanto, tem surgido a preocupao de desenvolver aes de monitoramento das guas subterrneas, o que at pouco tempo s se observava para as guas superficiais (NEIRA et al., 2008). Os cemitrios que devem estar localizados, preferencialmente, em reas afastadas do centro urbano, ainda podem ser encontrados totalmente integrados malha urbana, apresentando-se como fontes potenciais de poluio ambiental, principalmente quanto ao risco de contaminao de aquferos por bactrias e vrus que proliferam durante os processos de decomposio dos corpos, haja vista que na construo da maioria destas necrpoles no so levados em conta estudos geolgicos e hidrogeolgicos, to pouco o risco de contaminao das guas subterrneas (MARINHO, 1998; HIRATA, SUHOGUSOFF, 2004). Aps a morte, o corpo humano sofre putrefao, que a destruio dos tecidos do corpo por ao de bactrias e enzimas, com o rompimento dos tecidos, ocorre liberao dos gases, lquidos e sais para o meio ambiente. A contaminao pode atingir as guas subterrneas atravs do necrochorume transportado pela chuva, infiltrada nas covas, ou pelo contato dos corpos com a gua subterrnea. Esta gua, por sua vez,

frequentemente acaba sendo utilizada pelas populaes vizinhas ao cemitrio atravs da escavao de poos como reserva alternativa de gua (CASTRO, 2008). Dentre as diversas fontes de contaminao das guas subterrneas por necrpoles, as principais so as sepulturas com menos de um ano e localizadas nas cotas mais baixas, prximas ao nvel fretico, cerca de quatro metros. Levando a um grande consumo de oxignio, provocando um acrscimo na quantidade de sais minerais, aumentado a condutividade eltrica da gua, levando a um aumento da concentrao dos ons como bicarbonato, cloreto, sdio e clcio e dos metais ferro, alumnio, chumbo e zinco (MACEDO, 2004). Neste trabalho, procurou-se determinar alguns parmetros fsicos, qumicos e bacteriolgicos na gua subterrnea a partir de poos tubulares no interior e no entorno do Cemitrio So Joo Batista, Fortaleza, Cear. Foram escolhidos 8 locais, onde haviam bombas ou poos que teriam ligao com o aqufero da rea, como pontos de amostragem.

2. MATERIAIS E MTODOS
2.1. rea de estudo O estudo foi realizado na regio norte do Municpio de Fortaleza, Cear, mais precisamente no interior e no entorno do Cemitrio So Joo Batista Fortaleza-CE, localizado no bairro do Jacarecanga. A rea de estudo est inserida em uma regio litornea e totalmente urbanizada, delimitada por um retngulo de 1,32 km2 de rea. A Figura 1 apresenta o mapa do Cear com a indicao geogrfica da rea de estudo.

Figura 1 Localizao da rea de estudo, o Cemitrio So Joo Batista.

Dentro do permetro estudado encontra-se o cemitrio So Joo Batista localizado na Rua Padre Moror, 487, bairro Jacarecanga, Fortaleza, Cear. a maior e mais antiga necrpole da capital cearense, com uma rea de 120.000 m2, tendo sido inaugurado no dia 05 de abril de 1866 para substituir o cemitrio So Casimiro, que ficava no local onde hoje est construda a Estao Ferroviria Joo Felipe. Embora haja saneamento bsico no bairro do Jacarecanga, observa-se com frequncia a utilizao de poos tubulares e amazonas, sem nenhum tratamento prvio, nos domiclios localizados no entorno do cemitrio So Joo Batista. A suscetibilidade da contaminao do aqfero no entorno do cemitrio, em face da pequena profundidade do nvel esttico do lenol fretico, como tambm da alta permeabilidade dos sedimentos de subsolo (MARINHO, 1998) que despertaram para a realizao deste estudo.

2.2. Amostragem Foram avaliados 08 poos tubulares os quais receberam as seguintes denominaes: raso (P1), profundo (P2), Metrofor1 (P3), Metrofor2 (P4), Guilherme Rocha (P5), Philomeno Gomes (P6), Conselheiro Estelita (P7) e Navegantes (P8), conforme ilustrado na Figura 2. Destes, os dois primeiros esto localizados dentro do cemitrio em estudo e os demais se localizam no entorno do mesmo. As anlises foram realizadas nos meses de julho e de novembro de 2009, com o objetivo de avaliar a possvel contaminao das guas subterrneas por necrochorume.

Figura 2 - Localizao dos pontos de amostragem.

As amostras de gua foram coletadas com o auxlio de um amostrador de 2 e um cabo de nylon devidamente esterilizado com soluo de hipoclorito de sdio. Foram armazenadas em frascos esterilizados de 500 mL e 2000 mL para a realizao das anlises fsico-qumicas e microbiolgicas, respectivamente. As amostras coletadas foram acondicionadas em caixas trmicas contendo gelo de modo a manter a temperatura em torno de 4C e enviadas ao Laboratrio de Processos e Anlises Qumicas (LQA) do Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia do Cear(IFCE). 2.3 Parmetros fsicos, qumicos e microbiolgicos avaliados As anlises realizadas nas amostras de gua coletadas seguiram os mtodos evidenciados na Tabela 1. Todas as medidas foram determinadas em triplicata, utilizando as mdias como valor do parmetro. Alguns parmetros no puderam ser determinados no ms de novembro por problemas com os equipamentos laboratoriais. Tambm, no ms de julho, a coleta no poo da Rua dos Navegantes no foi realizada pois a bomba do mesmo estava danificada.

3. RESULTADOS E DISCUSSES
Os resultados obtidos para as anlises fsicas, qumicas e microbiolgicas realizadas esto dispostos na Tabela 2. De maneira geral, pode-se perceber que em todos os pontos de amostragem, a gua se encontra praticamente neutra. Contudo, curiosamente a condutividade (na coleta de julho) e os teores de cloretos presentes foram observados mais elevados montante do cemitrio, considerando que o fluxo do aqufero se direciona para o mar, o que no pode ser explicado pela intruso de gua salina. De maneira similar os nveis de nitratos tambm se apresentaram muito elevados nos pontos montante do cemitrio, conforme pode ser melhor observado na Figura 3. Inclusive, alguns superiores aos valores mximos permitidos pela legislao especfica (BRASIL, 2008).

Tabela 1 - Mtodos analticos e equipamentos utilizados na determinao dos parmetros fsicos, qumicos e microbiolgicos. MTODO PARMETROS EQUIPAMENTOS (APHA et al., 2005) pH Condutividade eltrica (S/cm) Dureza (mg/L) Clcio (mg/L) Magnsio (mg/L) Slidos totais dissolvidos (mg/L) DQO(mg/L) Cloreto (mg/L) Sulfato (mg/L) Amnia total (mg/L) 4500-H+B 2510-B 2340-C 3500-Ca B 3500-Mg B 2540-C 5220-C 4500l-B 4500-SO4E 4500-NH3 B e C pHmetro MPA-210 Condutivimtro CD-820 Banho Maria, Marca Qumis Modelo Q 334-28; Estufa S42ST Espectrofotmetro Marca SP Modelo 2000 UV Turbidimtro de bancada Marca Alfakit Bateria de extrao MA-448; Espectrofotmetro Marca Bioespectro SP-220 Banho Maria, Marca Qumis Modelo Q 334-28, Espectrofotmetro Bioespectro SP-220; pHmetro Tec-3MP Espectrofotmetro Bioespectro SP-220; pHmetro Tec-3MP Espectrofotmetro Marca SP Modelo 2000 UV Estufa Q-316M5; Banho Maria Dubnoff Marca Marconi MA-470

Nitrato (mg/L)

4500-NO3 E

Nitrito (mg/L) Ferro total (mg/L) Coliformes termotolerantesNMP/100ml

4500-NO2 B 3500-Fe B 9221-E

Tal fato sugere que o Cemitrio So Joo Batista pode no ser a maior fonte de poluio ou que a vulnerabilidade do lenol fretico montante do cemitrio muito mais preocupante. A presena de coliformes termotolerantes nos pontos no interior do cemitrio, mas principalmente nos pontos montante da necrpole outro indicativo de que o aqfero tem uma contaminao mais efetiva a montante do cemitrio do que a partir dele. Isto s refora a necessidade de um programa de monitoramento do lenol fretico, no somente na rea do cemitrio, mas tambm no entorno montante do mesmo. Outro fato que se deve destacar so os teores de cloretos, nitrato, ferro total e de coliformes termotolerantes acima dos padres estabelecidos tambm pela Portaria 518 do Ministrio da Sade (BRASIL, 2004) , em alguns pontos monitorados, o que indica que a qualidade dessa gua est fora dos padres de consumo humano e oferece risco a sade publica nesta regio, que muito utiliza este aqfero.

Tabela 2 Resultados das anlises fsicas, qumicas e microbiolgicas dos oito poos avaliados no estudo.

Parmetros pH Condutividade eltrica (s/cm) Dureza (mg/l) Clcio (mg/l) Magnsio (mg/l) Slidos totais dissolvidos DQO(mg/l) Cloreto (mg/l) Sulfato (mg/l) Amnia total (mg/l) Nitrato (mg/l) Nitrito (mg/l) Ferro total (mg/l) Coliformes termotolerantes Cf/100ml

P1
Jul/09 Nov/09 Jul/09

P2
Nov/09 Jul/09

P3
Nov/09 Jul/09

P4
Nov/09 Jul/09

P5
Nov/09 Jul/09

P6
Nov/09 Jul/09

P7
Nov/09 Jul/09

P8
Nov/09

VR
<1.000

7,24 197,9 93,95 173,0 170,1 42,15 3,3 0 4,65 0,029 210

7,18 106,43 5,87 100,58 67,0 65,6 22,75 15,6 0,271 5,77 0,051 17,0 540

6,72 198 193,02 466 42,3 107,3 22,1 0 13,78 0,015 1.600

6,92 162,26 9,72 152,44 723,0 145,7 81,55 29,25 0,073 6,702 0,004 0 < 1,8

6,44 200,9 203,59 497,0 94,82 0,529 9,258 0,832 < 1,8

8,26 120,9 54,2 122,2 156,0 65,2 102,41 77,01 0,568 3,926 0,16 356 < 1,8

6,24 230,4 186,22 563,0 38,3 91,03 70,3 0,529 7,844 5,761 < 1,8

8,28 202,77 54,0 237,2 54,0 84,7 113,79 34,89 0,02 3,554 0,03 65,0 < 1,8

6,67 671,4 197,44 701,0 68,27 0,539 19,35 0,620 4,5

7,07 290,9 53,7 237,2 104,0 6,66 1213,8 39,57 0,348 15,43 0,051 65,0 71,8

6,65 419,0 26,20 432,0 41,7 4,41 0,175 700

6,98 304,2 54,2 250,0 415,0 37,32 910,35 41,6 0,264 15,07 0,131 7,0 7,8

7,15 150,2 394,34 716,0 115,69 24,16 0,108 350

7,02 223,2 47,1 175,2 75,0 72,78 531,04 13,99 0,568 7,13 0,129 356,0 340 A -

7,04 95,3 4,66 92,64 610,0 119,4 20,86 14,41 0,172 6,462 0,061 102,0 ausncia

<250,0 < 10,0 1.000 <300 ausncia

Legenda: P1 = Poo Cemitrio Raso; P2 = poo Cemitrio Profundo; P3 = poo Metrofor 1; P4 = poo Metrofor 2; P5 = poo Guilherme Rocha; P6 = poo Philomeno Gomes; P7 = poo Conselheiro Estelita P8 = poo dos Navegantes; VR = Valor de referncia (mximo e/ou mnimo em g.L-1).

25 20 ) L / g 15 m ( o t a 10 r t i N 5 0 P1 P2 P3 P4 P5 P6 P7 P8

Jul Nov

Pontos
Figura 3 Teores de nitratos para os pontos amostrados.

4. CONCLUSES
Embora a presena do cemitrio possa causar a contaminao da gua do cemitrio, particularmente em relao qualidade bacteriolgica, foi verificado que outras fontes mais preocupantes de contaminao existem montante do cemitrio, devendo-se monitorar a qualidade do aqfero, possibilitando iidentificar as reais causas deste contaminao, de modo a disponibilizar uma gua de melhor qualidade para a populao circunvizinha.

5. AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem aos colegas do Laboratrio de Processos e Anlises Qumicas e do Laboratrio Integrado de guas Mananciais e Residurias do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear.

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
CAMPOS, S. Metais pesados em gua. 2003. Disponvel http://www.drashirleydecampo.com.br/noticias.asp.?noticiaid=5239&assunto=Metais%20pesados. em: 20 set. 2009. em: Acesso

BATALHA, B. H. L.; PARLATORE, A. C. Controle da qualidade da gua para consumo humano: bases conceituais e operacionais. So Paulo: CETESB, 1993. 198p. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n. 518, de 25 de maro de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade, e d outras providncias. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. BRASIL. Resoluo CONAMA n 396, de 3 de abril de 2008. Dispe sobre a classificao e diretrizes ambientais para o enquadramento das guas subterrneas e d outras providncias. Publicada no DOU n 66, de 7 de abril de 2008, Seo 1, pginas 64-68, Braslia, 2008. CASTRO, D.L. Caracterizao geofsica e hidrogeolgica do Cemitrio Bom Jardim, Fortaleza-CE. Revista Brasileira de Geofsica, v. 26, p. 251-271, 2008. CHAPELLE, F. Ground-water microbiology and geochemistry. New York: John Wiley & Sons, 1992.

COSTA, A. M. Agenda poltica em saneamento ambiental: desafios para o controle social. In: SANTOS, O. A (org). Polticas de saneamento ambiental: inovaes na perspectiva do controle social. Rio de Janeiro: FASE, 1998. p. 47-75. FOSTER, S. S. D.; HIRATA, R. C. Determinao do risco de contaminao das guas subterrneas um mtodo baseado em dados existentes. So Paulo: Instituto Geolgico, 1993. FREITAS, M. B. Qualidade da gua de consumo humano como indicador de condies de sade e saneamento no Parque Fluminense. Cad Sade Coletiva., v.6, supl. esp. 1, p. 23-38, 1998. FREITAS, M. B.; ALMEIDA, L. M. Qualidade da gua subterrnea e sazonalidade de organismos coliformes em reas densamente povoadas com saneamento bsico precrio. In: X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas. CD-ROM, So Paulo: Sonopress-Rimo, 1998. HERMES, L. C.; SILVA, J. C. Avaliao da qualidade das guas: manual prtico. Braslia: EMBRAF, 2004. 55p. MACEDO, J.A.B. guas & guas. 2 ed. Belo Horizonte: CRQ-MG, 2004. 977p. MARINHO, A.M.C.P. Contaminao de aqferos por instalao de cemitrios: estudo de caso do Cemitrio So Joo Batista, Fortaleza - Cear. 1998. 88f. Dissertao (Mestrado em Geologia), Universidade Federal do Cear, Fortaleza (CE), 1998 MATOS, B. A. Avaliao da ocorrncia e do transporte de microorganismo no aqfero fretico do cemitrio de Vila Nova Cachoeirinha, Municpio de So Paulo. 2001. 161f. Instituto de Geocincias, Universidade de So Paulo, So Paulo (SP), 2001. MATOS, B. A., Como os cemitrios podem contaminar as guas subterrneas. Disponvel em: <http.://www.igc.usp.br/HTML/cemit.html>.Acesso em 05 de julho de 2010. MATOS, B. A.; PACHECO, A. Ocorrncia de microorganismos no aqfero fretico do cemitrio Vila Nova Cachoeirinha, So Paulo. In: Congresso Mundial Integrado de guas Subterrneas. 1., 2000, Anais... Fortaleza, 2000. p.11. MIGLIORINI, R. B. Cemitrios como fonte de poluio em aqferos: estudo do caso do cemitrio Vila Formosa na bacia Sedimentar de So Paulo. 1994. 74f. Instituto de Geocincias, Universidade de So Paulo, So Paulo (SP), 1994. MIGLIORINI, R.B.; LIMA, Z.M.; ZEILHOFER, L.V.A.C. Qualidade das guas subterrneas em reas de cemitrio. Regio de Cuiab - MT. guas Subterrneas, v. 20, p. 15-28, 2006. MORAES, D.S.L.; JORDO, B.Q. Degradao de recursos hdricos e seus efeitos sobre a sade humana. Revista Sade Pblica, v. 36, p. 370-374, 2002. NEIRA, D.F.; TERRA, V.T.; PRATE-SANTOS, R.; BARBIRI, R.S. Impactos do necrochorume nas guas subterrneas do cemitrio de Santa Ins, Esprito Santo, Brasil. Natureza on line, v. 6, p. 36-41, [on line] http://www.naturezaonline.com.br, 2008. WHO WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHOs guidelines for drinking-water quality. 3th ed. 2003. Disponvel em: www.who.int/water_sanitation_health/dwq/en/gdwq3_1.pdf. Acesso em: 24 set. 2009. WREGW, M. Termos Hidrogeolgicos Bsicos. Caderno Tcnico da associao Brasileira guas Subterrneas, n 4, 1997.

You might also like