You are on page 1of 15

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Estatuto para Igreja Local


Legislao

Secretaria

Igrejas

Pastores

Pgina inicial

Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil

Estatuto para Igreja Local - Modelo -

Estatuto da __ Igreja Presbiteriana Renovada de _____________________ (Nome da Cidade)

CAPTULO I DA DENOMINAO, SEDE, CONSTITUIO, DURAO E FINS

Artigo 1. A Igreja Presbiteriana Renovada de (nome da Igreja) uma instituio civil e religiosa, evanglica, sem fins lucrativos, com sustento, propagao e governo prprios, sede e foro na Rua (endereo completo, cidade e CEP) - e composta de nmero ilimitado de membros, sem distino de nacionalidade, cor, sexo ou condio social, crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, que aceitam como nica regra de f e prtica a Bblia Sagrada, e funcionar por tempo indeterminado.

Artigo 2. A Igreja Presbiteriana Renovada (nome da Igreja), denominada IGREJA filiada ao Presbitrio de (nome do Presbitrio) e, atravs deste, Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), com sede e foro na cidade de Arapongas, PR, entidades s quais est subordinada, doutrinria e eclesiasticamente. 1. A representao da Igreja no Presbitrio e na Assemblia Geral da IPRB feita atravs de 1 (um) presbtero escolhido pelo Conselho. 2. A Igreja sujeitar-se- s decises tomadas pelo Presbitrio e pela Assemblia Geral.

1 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Artigo 3. A IGREJA adota a forma de governo presbiteriano estabelecida neste Estatuto e tem como princpios doutrinrios os expostos na Confisso de F da IPRB.

Artigo 4. A Igreja tem por fim: I - adorar a Deus e propagar o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo; II - promover os princpios da fraternidade crist; III - administrar seu patrimnio; IV - fundar, administrar e custear estabelecimentos educativos e obras de ao social; V - superintender, atravs de seus rgos competentes, as obras desenvolvidas pelos departamentos internos, Junta Diaconal e congregaes. Pargrafo nico: princpio da IGREJA no fazer parte, por si e por seus membros, de sociedade secreta, de organizaes herticas ou de movimentos que fujam aos ensinamentos bblicos.

CAPTULO II DOS BENS E RENDIMENTOS Artigo 5. So bens da Igreja os imveis, mveis, semoventes e outros que possua ou venha a possuir.

Artigo 6. A aquisio onerosa, a alienao ou a onerao de imveis dependero da deciso da maioria dos membros civilmente capazes presentes Assemblia da Igreja. Pargrafo nico. Os membros da Igreja no respondem solidria ou subsidiariamente pelas obrigaes por ela contradas.

Artigo 7. Constituem rendimentos da Igreja os dzimos, as ofertas, doaes e legados e quaisquer outras rendas permitidas por lei.

Artigo 8. Os bens e rendimentos sero aplicados na manuteno do servio e causas gerais da Igreja, conforme artigo 4 (quarto) deste Estatuto. Pargrafo nico: As contribuies e os bens de qualquer natureza, doados Igreja por seus membros ou terceiros, no sero devolvidos ou restitudos.

Artigo 9. So responsabilidades financeiras da Igreja local: I - o pagamento de prebendas de seus pastores e/ou pastores auxiliares, dcimo terceiro salrio, frias anuais e adicional de 1/3 (um tero) sobre suas prebendas, bem como o pagamento de todas as despesas inerentes ao cargo; II - o pagamento das despesas de mudana quando do recebimento de seu pastor e/ou pastor auxiliar; III - o pagamento da contribuio mensal de 13% (treze por cento) de sua arrecadao, sendo 5% (cinco por cento) para a IPRB; 5% (cinco por cento) para o Presbitrio a que est filiada e 3% (trs por cento) para a Misso Priscila e quila;

2 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

IV - o pagamento das despesas de envio de seus pastores, pastores auxiliares e presbtero representante s reunies presbiteriais e Assemblia Geral da IPRB.

CAPTULO III DA ADMINISTRAO E REPRESENTAO Artigo 10. A Igreja administrada pelo seu Conselho e pela Assemblia, nas funes que lhe so atribudas neste Estatuto.

SEO I - DO CONSELHO Artigo 11. O Conselho o rgo administrativo e representativo da Igreja e se compe de pastor ou pastores, dos presbteros e, se houver, dos pastores auxiliares. Pargrafo nico. O Conselho poder consultar os diconos sobre questes

administrativas ou inclu-los, pelo tempo que julgar necessrio, na administrao civil.

Artigo 12. A Diretoria do Conselho tem mandato bienal e compe-se de presidente, vice-presidente e secretrio. 1 - A presidncia do Conselho cabe ao pastor titular. 2 - Os membros da Diretoria do Conselho no sero remunerados pelo exerccio de seus cargos. 3 - Por no integrar Diretoria, o tesoureiro da Igreja s participa das reunies do Conselho a convite, sem direito de votar e de ser votado, exceto se for presbtero. 4 - As atribuies do tesoureiro esto estabelecidas no Regimento Interno da IPRB.

Artigo 13. Ao presidente compete: I - representar a Igreja, ativa e passivamente, em juzo e fora dele; II - convocar, pessoal ou publicamente, os seus membros e presidir s reunies do Conselho e da Assemblia; III - votar, em caso de empate; IV - assinar cheques da conta bancria da Igreja em conjunto com o tesoureiro; V tomar ou determinar quaisquer outras providncias inerentes ao seu

cargo.

Artigo 14. Ao vice-presidente compete: I - substituir o presidente em suas ausncias ou impedimentos; II - assistir o presidente, sempre que for solicitado por este.

Artigo 15. Ao Secretrio compete I - lavrar e registrar em livro prprio as atas do Conselho; II - fazer a correspondncia do Conselho e da Assemblia; III - manter atualizados os fichrios, livros, rol de membros e arquivos da Igreja Local e de seu patrimnio.

3 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Artigo 16. O qurum do Conselho formado por metade mais um dos seus membros.

Artigo 17. Toda reunio deve ser convocada pessoal ou publicamente pelo seu presidente ou seu substituto legal.

Artigo 18. Havendo entre os membros do Conselho problemas que impeam a atuao do presidente e do vice-presidente, este rgo pedir, atravs de um de seus membros, que a Diretoria Presbiterial indique um de seus componentes para convocar e presidir s reunies. Pargrafo nico. Na ausncia de pedido formal de qualquer membro do Conselho, a Diretoria Presbiterial, tendo cincia de litgios que impossibilitem a igreja local de se harmonizar, poder assumir a presidncia do Conselho ou da Assemblia, objetivando restaurar a normalidade.

Artigo 19. So atribuies do Conselho: I - receber o pastor designado pelo presbitrio, empossando-o no respectivo cargo, em reunio reservada e, a seguir, publicamente, perante a Igreja; II - eleger, bienalmente, sua Diretoria; III - representar a Igreja perante o poder civil, atravs de seu presidente ou de seu substituto legal; IV - escolher o representante da Igreja para as reunies do Presbitrio e Assemblias Gerais; V - encaminhar Assemblia nomes de membros com mais de 3 (trs) anos de filiao para que um deles seja escolhido como tesoureiro, ou nomear este, na hiptese de delegao de poderes pela Assemblia; VI - superintender todo movimento financeiro da Igreja; VII - receber doaes e decidir sobre a alienao e onerao de bens mveis da igreja local; VIII - adquirir bens de qualquer natureza, desde que seu valor no comprometa o oramento da Igreja; IX - contratar e demitir funcionrios da Igreja, observando a legislao pertinente; X - exercer o governo espiritual e administrativo da Igreja, velando atentamente pela f e comportamento dos membros, de modo que no negligenciem seus privilgios e deveres; XI - admitir, demitir e disciplinar membros da Igreja; XII - disciplinar ou demitir presbteros ou diconos, quando incorrerem em pecado; XIII - receber e processar representaes contra presbteros e diconos, encaminhando o processo Assemblia para julgamento, apenas quando se tratar de faltas pelo exerccio de suas funes; XIV - encaminhar ao Presbitrio requerimento de organizao de Congregao em Igreja Local, instruindo-o com a documentao necessria; XV - nomear as Diretorias para a Escola Bblica Dominical, Departamento de Assistncia Social, Departamentos Internos, Congregaes, Agente do Jornal Aleluia,

4 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Agente de Misses, ou autorizar eleies; XVI criar departamento de assistncia social e aprovar seu Estatuto.

SEO II DA ASSEMBLIA Artigo 20. A Assemblia o rgo deliberativo da Igreja que se compe de todos os membros arrolados, sendo sua Diretoria a mesma do Conselho.

Artigo 21. As reunies da Assemblia sero sempre convocadas pelo Conselho, atravs de seu presidente ou por seu substituto legal, e pelo menos com 7 (sete) dias de antecedncia para as ordinrias e de 14 (quatorze) dias para as reunies extraordinrias. Pargrafo nico - Nas reunies extraordinrias s podem ser tratados os assuntos indicados na convocao.

Artigo 22. A Assemblia rene-se, ordinariamente, uma vez por ano, para: I - Aprovar contas e relatrios financeiros, depois de examinados pela Comisso de Exame de Contas; II tomar conhecimento de relatrios eclesisticos. Pargrafo nico: De dois em dois anos, a Assemblia Ordinria tomar as seguintes deliberaes: a) eleger, com mandato bienal, ou delegar poderes ao Conselho para nomear, uma Comisso de Contas, constituda de 3 (trs) de seus membros com os respectivos suplentes, para exame trimestral de livros e movimento contbil da tesouraria e apresentar, no final do exerccio, ou antes, se julgar necessrio, o seu relatrio e parecer; b) eleger, com mandato bienal, o tesoureiro da Igreja entre os candidatos apresentados pelo Conselho ou delegar poderes ao Conselho para nome-lo.

Artigo 23. A Assemblia rene-se extraordinariamente sempre que o Conselho a convocar, de sua livre iniciativa, ou quando lhe for apresentado requerimento por membros em nmero que constitua o qurum para tratar dos seguintes assuntos: I - aprovar, reformar, ou emendar o Estatuto da Igreja Local; II - eleger presbteros e diconos, sendo que os candidatos ao presbiterato devem ter seus nomes previamente indicados pelo Conselho; III - julgar as acusaes contra presbteros e diconos, aps processo regular, na forma do artigo 19 (dezenove), inciso XIII; IV - decidir sobre aquisio, alienao, onerao de imveis da igreja, salvo o disposto no artigo 19 (dezenove), inciso VII; V - todos os demais assuntos constantes de sua convocao.

Artigo 24. A Assemblia poder reunir-se, extraordinariamente, em Congregao de

5 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

sua jurisdio, com finalidade exclusiva de eleger presbteros e diconos, quando convocada pelo Conselho, atravs de seu presidente. 1. O qurum ser formado pelo Conselho e pelos membros arrolados na congregao, atendidos os ndices previstos no artigo 25. 2. Os presbteros eleitos na Congregao s podero votar no Conselho da Igreja quando o assunto for pertinente Congregao que os elegeu.

Artigo 25. O qurum da Assemblia formado por metade mais 1 (um) dos membros da Igreja, arrolados na sede, em plena comunho, e 2/3 (dois teros) dos membros do Conselho. 1 - No caso de no haver qurum, a Assemblia funcionar meia hora aps a primeira chamada, com um tero dos membros em plena comunho, e um tero dos membros do Conselho. 2 - No caso dos incisos I, III e IV do artigo 23 (vinte e trs) deste Estatuto, o qurum ser de metade mais um dos membros maiores de 16 (dezesseis) anos.

Artigo 26. As decises da Assemblia so tomadas por maioria de votos dos presentes, em sufrgio secreto, no sendo admitidas procuraes.

CAPTULO IV DA DESIGNAO E SUCESSO PASTORAL Artigo 27. O pastor designado pelo Presbitrio assume a Igreja para pastore-la pelo perodo inicial de dois anos. 1. O Conselho e o Pastor, se necessrio, encaminharo ao Presbitrio, seus respectivos pareceres sobre a sucesso pastoral. 2. No caso de no haver consenso entre Conselho e Pastor sobre a sucesso pastoral, o Presbitrio poder, se julgar necessrio, consultar a Igreja, para isso convocando e presidindo a Assemblia Extraordinria. 3. Se a Diretoria Executiva da IPRB ou o Presbitrio precisarem do pastor, podero, de acordo com o pastor, remov-lo para outro campo. 4 - Se o pastor desejar deixar o campo, dever comunicar Diretoria Presbiterial com antecedncia mnima de 90 (noventa) dias.

Artigo 28. No caso de vacncia do cargo de pastor, o Conselho juntamente com a Diretoria Presbiterial providenciaro o convite a outro pastor. Pargrafo nico. A deciso final sobre a permanncia do pastor ou sobre sua remoo ser sempre do Presbitrio.

Artigo 29. O pastor ou pastor auxiliar, assim que empossado pelo Conselho, passa a ser membro da Igreja, sendo desligado, automaticamente, quando transferido ou disciplinado pelo Presbitrio.

6 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

CAPTULO V DO PRESBTERO Artigo 30. Presbtero o oficial, membro da Igreja, maior de 21 (vinte e um) anos, em gozo de seus direitos civis, eleito pela Assemblia para compor o Conselho, consagrado em cerimnia presidida pelo pastor.

Artigo 31. So requisitos espirituais exigidos do presbtero, especialmente os seguintes: I - ser cheio do Esprito Santo; II - ter as caractersticas espirituais descritas em I Timteo 3: 2-7 e Tito 1: 5-9; III - aceitar e cumprir plenamente as Normas da IPRB; IV ser membro da IPRB h pelo menos 3 (trs) anos ininterruptos; V - ser dizimista; VI - ser aluno assduo da Escola Bblica Dominical, salvo por motivo justo; VII ser alfabetizado.

Artigo 32. So atribuies do presbtero: I - auxiliar o pastor no ensino, no governo, na visitao e na pregao; II - participar da consagrao de oficiais e ordenao de pastores; III - representar a Igreja no Presbitrio e nas Assemblias, quando nomeado pelo Conselho; IV - comunicar ao Conselho as faltas dos membros que no puder corrigir por meio de admoestao particular; V - celebrar casamento religioso, celebrar Ceia, realizar batismos e impetrar a bno apostlica mediante autorizao pastoral.

Artigo 33. O ofcio de presbtero permanente; a funo temporria. 1. O mandato do presbtero limita-se ao perodo de 2 (dois) anos, a partir da investidura e posse, podendo ser renovado. 2. Em caso de transferncia para outra Igreja Local, cessa o mandato. 3. Em caso de renncia, fica o presbtero impedido de concorrer s eleies do mandato seguinte. 4. Findo o mandato e no sendo reeleito, fica o presbtero em disponibilidade ativa, mesmo que transferido para outra Igreja Local, devendo exercer as atividades que lhe forem designadas pelo Conselho, no podendo pertencer ao mesmo, nem representar a Igreja nos Presbitrios ou Conclios superiores.

Artigo 34. O Presbtero pode concorrer a cargos eletivos nos Conclios superiores, nas seguintes hipteses: I - Quando houver sido escolhido para representar a Igreja Local na Assemblia Geral ou no Presbitrio;

7 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

II - Quando j ocupar cargo na Diretoria Executiva da IPRB ou na Diretoria Presbiterial. Pargrafo nico. Em qualquer das hipteses acima, exigido que o Presbtero esteja no exerccio de seu mandato.

Artigo 35. dever do presbtero justificar, validamente, a critrio do Conselho, sua ausncia s reunies deste. 1 - No caso de no comparecimento a 3 (trs) reunies consecutivas, sem justificativa vlida, ficar automaticamente suspenso de suas funes por 6 (seis) meses. 2 - O presbtero tem direito de licenciar-se, devidamente justificado, por um perodo no superior metade de seu mandato.

Artigo 36. As funes administrativas dos presbteros cessam por: I - excluso; II - renncia; III deposio; IV - trmino de mandato; V - abandono; VI - incapacidade permanente; VII - mudana; VIII - falecimento. CAPTULO VI DO DIACONATO Artigo 37. O diaconato exercido por membro da Igreja, maior de 21 (vinte e um) anos, em gozo de seus direitos civis, eleito pela Assemblia para desempenhar cargos na Igreja.

Artigo 38. So requisitos espirituais exigidos para o diaconato, especialmente os seguintes: I - ser cheio do Esprito Santo; II - ter as caractersticas espirituais descritas em I Timteo 3: 8-13; III - Aceitar e cumprir plenamente as Normas da IPRB; IV ser membro da IPRB h pelo menos 2 (dois) anos ininterruptos; V - ser dizimista; VI - Ser aluno assduo da Escola Bblica Dominical, salvo por motivo justo.

Artigo 39. So atribuies do dicono: I - cuidar da beneficncia; II - zelar pela ordem durante o culto e atos religiosos no templo e fora dele;

8 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

III - levantar as ofertas e encaminh-la tesouraria da Igreja; IV - Desempenhar as funes administrativas designadas pelo Conselho.

Artigo 40. Os diconos constituem, para o exerccio de seu mandato, a Junta Diaconal, que ter a sua Diretoria composta de presidente, vice-presidente, secretrio e tesoureiro, eleita anualmente.

Artigo 41. O mandato do dicono limita-se ao perodo de 2 (dois) anos, a partir da investidura e posse, podendo ser renovado. Pargrafo nico. Findo o mandato, no sendo reeleito, fica o dicono em disponibilidade ativa, mesmo que se transfira para outra Igreja Local, devendo exercer as atividades que lhe forem designadas pela Junta Diaconal.

Artigo 42. Aplicam-se aos diconos as disposies dos Artigos 33, 3, e 36 deste Estatuto.

CAPTULO VII DO EVANGELISTA Artigo 43. O Evangelista membro da Igreja Local, maior de 21 (vinte e um) anos, consagrado pelo respectivo Conselho para auxiliar o pastor e cumprir todas as determinaes que lhe forem atribudas. Pargrafo nico. Somente ser consagrado evangelista o membro que preencher os requisitos do artigo 38, deste Estatuto.

Artigo 44. O Conselho poder convidar os evangelistas para participarem de suas reunies, sem direito de votar e ser votado.

Artigo 45. vedado ao evangelista: I - realizar batismos; II - celebrar casamentos. Pargrafo nico. A aplicao deste artigo no incide sobre o evangelista que seja presbtero.

Artigo 46. permitido ao evangelista a prtica da uno com leo, conforme os ensinos da Palavra de Deus, Efsios 4: 11 e Tiago 5: 14.

Artigo 47. O evangelista local no membro do Conselho da Igreja, mas poder participar das reunies, se convidado.

CAPTULO VIII

9 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

DO MINISTRIO FEMININO Artigo 48. O ministrio feminino composto de: I - cooperadora; II - diaconisa; III - evangelista; IV - missionria.

Artigo 49. Cooperadora aquela que se dispe a servir ao Senhor na Igreja, a critrio e sob a orientao do Conselho. Pargrafo nico. A cooperadora tem suas atribuies restritas a uma Igreja Local.

Artigo 50. Aplica-se s diaconisas o disposto nos artigos 37 a 42 deste Estatuto.

Artigo 51. So requisitos das evangelistas, especialmente os seguintes: I - ser cheia do Esprito Santo; II - ser membro da IPRB h pelo menos 3 (trs) anos; III - ser dizimista.

Artigo 52. Aplica-se s evangelistas o disposto nos artigos 43 a 47 deste Estatuto, exceto o pargrafo nico do artigo 43 e o artigo 46. Pargrafo nico. Para a prtica da uno com leo, caso haja real necessidade, as evangelistas devem ter expressa autorizao do Conselho.

Artigo 53. Missionria aquela que se dispe a servir ao Senhor na Igreja Local ou em um Campo Missionrio. Pargrafo nico. A missionria ser consagrada pelo Presbitrio.

Artigo 54. So requisitos das missionrias, especialmente os seguintes: I - ser cheia do Esprito Santo; II - ser membro da IPRB h pelo menos 3 (trs) anos; III - aceitar e cumprir plenamente o disposto no Regimento da IPRB; IV - ser dizimista; V - ter pelo menos o primeiro grau completo; VI - ser portadora de diploma de Curso Teolgico, reconhecido pela IPRB, e/ou pelo Centro de Capacitao Missionria (CCM) da Misso Priscila e quila (MISPA).

Artigo 55. So atribuies das missionrias: I - o ensino das Escrituras; II - a visitao aos enfermos; III - outras que lhes forem confiadas.

10 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Pargrafo nico. As missionrias podero ungir com leo, realizar batismos e celebrar a Ceia do Senhor, se forem expressamente autorizadas pelo Presbitrio.

CAPTULO IX DOS MEMBROS Artigo 56. considerado membro da Igreja Local o admitido por ocasio da organizao da Igreja ou o convertido, recebido por: I - declarao de F e Batismo; II - transferncia; III - jurisdio; IV - reconciliao.

Artigo 57. Declarao de f a afirmao de que: I - cr em Deus Pai, o criador, Deus Filho, o redentor, e no Deus Esprito Santo, o regenerador, o santificador das vidas e repartidor dos dons; II - cr na Bblia como sua nica regra de f e prtica; III - cr que a Igreja o corpo de Cristo; IV - cr no exerccio dos dons espirituais.

Artigo 58. O batismo o ato da iniciao na Igreja visvel, institudo por Jesus Cristo: I - o batismo feito por imerso, em nome do Pai, do Filho, e do Esprito Santo, preferencialmente em guas correntes naturais; II - o batismo feito mediante as condies de crer do candidato, aps examinado pelo Conselho da Igreja.

Artigo 59. Transferncia o ato de admisso de membros, vindos de outras IPRs, mediante carta expedida pelo Conselho da Igreja de origem, atestando a condio de regularidade. Pargrafo nico. A carta de transferncia tem validade de 6 (seis) meses.

Artigo 60. Jurisdio o ato de admisso de membros de outras denominaes evanglicas, a pedido do candidato. Pargrafo nico: Para ser admitido, deve enquadrar-se nas normas deste Estatuto.

Artigo 61. Reconciliao o ato pblico de readmisso de membros que, havendo sido anteriormente excludos da Igreja, sentem suas faltas e, arrependidos, voltam, demonstrando desejo de continuarem servindo a Deus, aps um perodo de provas, a critrio do Conselho.

Artigo 62. A admisso de membros, sob todas as formas, feita pelo Conselho, que dar cincia Igreja.

11 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Artigo 63. Quanto situao conjugal, no sero admitidos: I - os amasiados; II os divorciados que tenham contrado novas npcias, exceto se j se achavam nesse estado civil quando se converteram ao Evangelho; III - os que tenham contrado ou venham a contrair npcias sem a observncia coerente dos princpios bblicos, especificamente quanto sexualidade, conforme Gnesis 1: 27 e 28; 2: 18; Mateus 19: 5 e Efsios 5: 31. Pargrafo nico: Em se tratando de membros oriundos de outras denominaes, aplica-se, no que couber, o disposto do artigo 64. CAPTULO X DOS MEMBROS Artigo 64. No ato de admisso, o novo membro dever afirmar que: 1 - obedece a Deus e sujeita-se Igreja, enquanto esta for fiel a Bblia; II - mantm sua vida em estado de santificao, conforme os ensinos bblicos de Hb 12: 14; 1Pe 1: 15; Jo 17: 17 e 1Ts 5: 23; III - busca com interesse o batismo com o Esprito Santo e os dons espirituais, conforme Lc 11: 9-13; Ef 5: 18 e 1Co 14: 1; IV - acha-se liberto de todos os vcios e de tudo que provoque sensualismo, Sl 1: 1; 101: 3, 7 e Ef 4: 29; V - abstm-se de todos os negcios inconvenientes especialmente os relacionados a vcios, a loterias, a rifas, etc., Hb 2: 6-16 e 2Tm 3: 13; VI - abstm-se das coisas sacrificadas a dolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicao, At 15: 28-29; VII - acata as deliberaes da IPRB, tomadas por seus rgos administrativos. Pargrafo nico: Quanto aos usos e costumes, ser observada a posio dos respectivos presbitrios. CAPTULO XI DOS DIREITOS E DEVERES Artigo 65. So direitos do membro da Igreja Local I - Receber os sacramentos, exceto nos casos previstos pelas Normas da IPRB; II - Participar das Assemblias da Igreja Local, podendo votar e ser votado, obedecidas s disposies dos Estatutos, Regimento Interno e Cdigo de Disciplina da IPRB; III - Receber instruo religiosa, orientao e assistncia espiritual; IV - Participar dos cultos e de atividades espirituais, sociais, recreativas e culturais. Pargrafo nico - Os direitos mencionados podem ser temporariamente suspensos por sentena disciplinar proferida pelo rgo competente, nos casos e formas previstas no Estatuto, Regimento Interno e Cdigo de Disciplina da IPRB.

12 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Artigo 66. So deveres do membro da Igreja Local: 1 - praticar o disposto no captulo anterior; II - respeitar e honrar os pastores e demais oficiais da Igreja, 1Ts 5: 12, 13; III ser assduo s reunies da Igreja Local, At 2: 46; IV - ter interesse em instruir-se na Palavra de Deus, habilitando-se para as atividades da Igreja, 2Tm 2: 15 e Js 1: 8; V - entregar tesouraria os dzimos, Ml 3: 10 e Mt 23: 23, ofertas aladas, Ml 3: 8, e voluntrias, 2Co 9: 7; VI - respeitar os semelhantes e testemunhar na comunidade sua nova vida em Cristo; VII - estar sujeito s potestades e governo, pagando a todos o que devido, Rm 13: 1-7; VIII - apresentar, na qualidade de pais ou responsveis, crianas para serem consagradas ao Senhor; IX - s contrair npcias com pessoas que seja membro de igreja evanglica e que esteja em plena comunho com a mesma, 2Co 6: 14 a 7: 1.

Artigo 67. Ao membro permitido contrair novas npcias aps o divrcio, se o motivo do divrcio tiver sido o no cumprimento dos deveres conjugais. Pargrafo nico: Se o membro da Igreja Local divorciar-se pelo motivo previsto neste artigo e desejar contrair novas npcias, dever requerer ao Conselho que, aps analisar e julgar os fatos relativos ao divrcio, emita parecer sobre o novo casamento.

CAPTULO XII DA DISCIPLINA E DEMISSO Artigo 68. Os membros que procederem desordenadamente, desonrando o nome de Jesus Cristo, contrariando os ensinos da Bblia ou as Normas da IPRB, sero disciplinados.

Artigo 69. A disciplina, em face da gravidade da falta, poder ser de: I - exortao; II - suspenso; III - deposio; IV - interdio. Pargrafo nico: A conceituao dos termos deste artigo e o modo de processar a disciplina esto explcitos no Cdigo de Disciplina da IPRB.

Artigo 70. Os membros so demitidos do rol por: I - transferncia; II - excluso;

13 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

III - abandono; IV - a pedido; V - falecimento. CAPTULO XIII DOS DEPARTAMENTOS INTERNOS E CONGREGAES Artigo 71. So Departamentos Internos da Igreja: I - Junta Diaconal; II - Escola Bblica Dominical: III - Trabalho Varonil; IV - Trabalho Feminino; V - Trabalho de Jovens; VI - Trabalho Juvenil.

Artigo 72. A Igreja ter Congregaes e Pontos de Pregao, tantos quanto puder criar, devendo mant-los sempre nos moldes deste Estatuto. 1. Entende-se por Congregao o trabalho regular que mantenha cultos e Escola Bblica Dominical organizada, permanecendo sob a jurisdio da Igreja. 2. Entende-se por Ponto de Pregao o trabalho que a Igreja faz regularmente, em lugar fixo, independente de organizao. 3. As Congregaes e os Pontos de Pregao tm suas atividades administradas pela Igreja.

CAPTULO XIV DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Artigo 73. Somente podero ser eleitas para cargos de diretorias locais, pessoas presentes na respectiva eleio, em plena comunho com a Igreja e que se encontrem em pleno gozo de seus direitos polticos e civis. Artigo 74. Em caso de ciso da Igreja, seus bens ficaro pertencendo parte que permanecer filiada a IPRB. Artigo 75. Na hiptese de desfiliao de todos os membros ou de dissoluo da Igreja Local, seus bens incorporar-se-o ao seu Presbitrio. Pargrafo nico: Tanto a ciso quanto dissoluo sero decididas por meio de voto secreto, pela maioria dos membros legalmente investidos, em Assemblia Extraordinria da Igreja Local, convocada e presidida pelo Presbitrio para esse fim.

Artigo 76. Os casos omissos neste Estatuto sero resolvidos segundo as Sagradas Escrituras, o Estatuto e Regimento Interno da IPRB e as Leis da Repblica Federativa do Brasil.

Artigo 77. Este Estatuto somente poder ser reformado, no todo ou em parte, mediante metade mais um dos votos dos membros maiores de 16 (dezesseis) anos presentes em Assemblia Extraordinria.

14 de 15

6/8/2010 17:20

Estatuto para Igreja Local - Modelo

http://www.iprb.org.br/legislacao/estatutoigrejalocal.htm

Artigo 78. Este Estatuto, com a presente redao, aprovado pela reunio extraordinria da Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de (nome da cidade), dia, ms e ano, entra em vigor nesta data, ressalvados o direito adquirido, a coisa julgada e o ato jurdico perfeito, revogando-se as disposies em contrrio.

Secretrio

Presidente

Texto divulgado pela Secretaria Central em 08 de fevereiro de 2006

Procedimentos para registro dos Estatutos


Texto atualizado em 18 de novembro de 2008

15 de 15

6/8/2010 17:20

You might also like