You are on page 1of 3

EXPECTATIVAS DO GOVERNO DILMA QUANTO S POSSIBILIDADES DE REFORMA TRIBUTRIA

A presidente Dilma Rousseff chegou ao poder com uma plataforma de continuidade. Mas, ela tambm herdou uma economia superaquecida com inflao acelerada e indstrias gritando contra a valorizao do real. Os prximos meses de governo iro provar se a presidente tem habilidade poltica para extrair uma reforma tributria do Congresso. No ms de maro a presidente afirmou durante reunio do Conselho Poltico, formado por 17 representantes dos partidos aliados, que enviaria mudanas tributrias pontuais ao Congresso e que no tentaria aprovar uma reforma ampla, em razo da dificuldade que haveria para aprovar a reforma em um nico texto, cujo relator foi o deputado Sandro Mabel, do PR de Gois, de grande abrangncia e de difcil compreenso por parte dos estados. O Executivo busca, portanto, propor as mudanas em vrios projetos, a serem negociados individualmente. Para a presidente a criao de um ambiente poltico de concordncia em torno de determinados pontos de extrema importncia, pontos estes que seriam transformados em iniciativas e projetos e que resultariam na mobilizao da sociedade. Porm, at o primeiro semestre, a presidente no havia detalhado quais as prioridades do governo nessa rea. Inclusive no havia consenso entre governo e oposio sobre que pontos seriam discutidos em primeiro lugar. Um problema latente a divergncia existente sobre as mudanas que sero necessrias para viabilizar a reduo da carga tributria.

Segundo a Agncia Cmara de Notcias, a reforma prioridade absoluta para o governo Dilma. No dia 27 de abril a Comisso de Finanas e Tributao instalou a subcomisso especial da reforma tributria com o objetivo de fazer um debate tcnico sobre todos os temas envolvidos, para que se faa a melhor escolha do ponto de vista do interesse pblico. A competncia da CFT dar parecer acerca da compatibilidade e/ou adequao financeira e oramentria das proposies a ela distribudas. Segundo a agncia, o deputado Joo Dado, do PDT de So Paulo, afirmou que as reformas tributrias no pas no tm tido sucesso porque no houve uma discusso tcnica. Para o parlamentar, uma discusso tcnica de temas como guerra fiscal,

isenes fiscais, desonerao da folha de pagamento, desonerao de investimentos e pacto federativo seria extremamente necessria. De acordo com a Agncia Brasil, o governo federal quer que a proposta para reduo gradual do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) sobre os produtos importados, apresentada no Senado no dia 26 de abril pelo secretrio executivo do Ministrio da Fazenda, Nelson Barbosa, entre em vigor j a partir de janeiro do ano que vem. A reduo do tributo seria uma maneira de incentivar a indstria nacional, aumentar a competitividade dos produtos brasileiros e diminuir a guerra fiscal entre os estados. O governo sustenta ainda que a diminuio do ICMS sobre energia, alimentos e remdios, que so produtos prioritrios, resultaria no avano na reduo da carga tributria. Outra idia analisada pelo governo a possibilidade de adotar uma alquota de ICMS nica de 4% para todos os produtos.

Contudo, o projeto de reforma tributria que deve ser enviado no ms de junho ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff no resolve problemas como a progressividade tributria, bem assim a cobrana de imposto sobre iates, jatinhos e sobre grandes fortunas que enfrentam o interesse do parlamento, formado em sua maioria por empresrios, diante dos quais medidas progressistas de fato tm poucas chances de serem discutidas e colocadas em prtica.

Fonte: http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoespermanentes/cft/reunioes http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/dilma-anunciareforma-tributaria-fracionada--2

You might also like