You are on page 1of 28

Biocombustveis

BNDES Setorial 31, p. 253-280

Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras


Andr Pompeo do Amaral Mendes Ricardo Cunha da Costa*

Resumo
O presente artigo tem por objetivo atualizar informaes sobre o mercado de biodiesel, mostrando o relativo sucesso na implementao do programa de governo, uma vez que a meta de mistura de 5% de biodiesel no diesel mineral, prevista para 2013, foi antecipada para 2010. Isso foi possvel graas proatividade dos produtores de biodiesel, notadamente aqueles ligados ao ramo da soja, visando diversicao de seus produtos, bem como contando com o aumento do percentual de mistura autorizado e com a possibilidade de exportaes. Hoje, observa-se um excesso de capacidade instalada para a produo de biodiesel, o qual no deve ser eliminado no curto e no mdio prazo. Essa armao baseada em cenrios prospectivos apresentados no presente artigo. Este artigo tambm destaca caractersticas especcas do mercado de biodiesel, como a negociao via mecanismo de leilo, preservando parcela importante de agricultores familiares no fornecimento de matrias-primas, a formao de preos e margens, a estrutura da indstria, a localizao das plantas e escala tima de produo. Alm disso, resaltam-se os mritos, riscos, oportunidades e ameaas produo nacional de biodiesel.
*

Respectivamente, economista do Departamento de Gs e Petrleo e Cadeia Produtiva da rea de Insumos Bsicos e assessor da rea de Infraestrutura do BNDES. Este artigo foi escrito originalmente em dezembro de 2009. Por essa razo, os dados estatsticos disponveis poca e aqui apresentados referem-se a at setembro ou novembro de 2009.

254 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

Introduo
O biodiesel foi introduzido na matriz energtica brasileira, no ano de 2005, pela Lei 11.097 de 13 de janeiro de 2005, por meio da adio do biodiesel ao diesel mineral consumido no pas. O governo federal entendeu ser estratgico para o Brasil promover um combustvel renovvel que pudesse fomentar o desenvolvimento regional, reduzir as desigualdades sociais, gerar emprego e renda no campo e reduzir a necessidade de divisas para importao de diesel. Entre os anos de 2005 e 2007, a mistura de 2% (B2) no diesel comercializado foi autorizada de forma no compulsria (perodo voluntrio). O perodo de obrigatoriedade comeou em janeiro de 2008 com a mistura a 2% (B2), tendo de passar a 5% at 2013. No segundo semestre de 2008, o governo elevou a mistura para 3% (B3), e no segundo semestre de 2009 para 4% (B4). Embora inicialmente a mistura a 5% (B5) estivesse prevista para vigorar somente em 2013, durante o ano de 2009 esse prazo foi revisto, antecipando a meta de B5 a partir de janeiro de 2010. Para organizar esse novo mercado obrigatrio e scalizar a qualidade do biodiesel produzido, o governo atribuiu essa responsabilidade Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP. Uma das principais incumbncias da ANP realizar periodicamente os leiles de compra e venda de biodiesel. Esses leiles foram formatados para o perodo no obrigatrio entre 2005 e 2007, mas, para preservar a participao da agricultura familiar no fornecimento de matrias-primas, o governo preferiu manter a sistemtica de compra por meio de leiles no perodo obrigatrio, em detrimento de negociao direta entre produtores e distribuidores ou renarias, tal como ocorre no mercado de etanol. O objetivo do presente artigo atualizar as informaes relativas ao mercado de biodiesel no Brasil,1 fazendo um retrospecto de fatos relevantes que aconteceram at a presente data, como a estratgia das empresas em assegurar market share, a volatilidade dos preos de matria-prima, a supremacia da cadeia produtiva da soja nesse estgio inicial do mercado e a importncia da manuteno do mecanismo de leilo para preservar a competio entre os mais diversos produtores. Ademais, o artigo aponta os principais riscos
1

Para maiores informaes sobre a estruturao do mercado de biodiesel, ver Costa, Prates e Pierobon (2007).

e oportunidades para o setor, bem como apresenta uma anlise prospectiva do mercado de biodiesel no Brasil com base em trs cenrios. O artigo est estruturado de forma a apresentar especicidades da produo, como: (i) a possibilidade de produo de biodiesel a partir de diversas matriasprimas, em diferentes regies do Brasil; (ii) a volatilidade dos preos, ainda muito sensveis ao preo da soja; (iii) a importncia do mecanismo de leilo; (iv) a estrutura da indstria; (v) a localizao e o tamanho das plantas; (vi) os mritos, riscos, oportunidades e ameaas; e (vii) as perspectivas futuras para o setor.

255 Biocombustveis

Principais matrias-primas empregadas na produo de biodiesel no Brasil


O biodiesel pode ser produzido a partir de diversos tipos de leos vegetais (soja, canola, girassol, mamona, pinho-manso, algodo, dend, etc.) ou de gordura animal. Por exemplo, em setembro de 2009, no Brasil, o leo de soja representava cerca de 75% da matria-prima utilizada para produzir biodiesel, seguido por 16% de gordura bovina e 6% de algodo, conforme pode ser observado no grco a seguir.
Figura 1 | Participao relativa dos leos brutos na produo de biodiesel

Fonte: ANP setembro/2009.

No restam dvidas de que os produtores da cadeia produtiva da soja exerceram papel fundamental para o xito do programa, visto que, quando do lanamento do programa de biodiesel, o setor da soja era o que se

256 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

encontrava mais bem preparado para atender ao mercado de biodiesel. O setor j produzia em escala, estava consolidado, apresentava alta performance e era competitivo no mercado internacional. Apesar dessas vantagens, a soja no deve permanecer dominante como a principal matria-prima de produo do biodiesel, por causa da baixa produtividade de leo por rea plantada.2 A Tabela 1 apresenta produtividades de diversas oleaginosas. Conforme pode ser visto, vrias culturas conseguem produzir mais leo vegetal por hectare plantado do que a soja.
Tabela 1 | Caractersticas das oleaginosas Espcies Dend Babau Girassol Canola Mamona Soja Algodo Teor de leo (%) Ciclo (anos) 20 66 3848 4048 4345 17 15 8 7 Anual Anual Anual Anual Anual Meses de colheita 12 12 3 3 3 3 3 Produtividade (ton leo/ha) 3,06,0 0,10,3 0,51,9 0,50,9 0,50,9 0,20,4 0,10,2

Fonte: Costa e Santos (2008).

O custo do leo vegetal representa cerca de 80% a 85% do custo de produo do biodiesel. Para aumentar a competitividade do biodiesel em relao ao diesel mineral, o Brasil deveria buscar uma cultura ou outra fonte mais eciente do que a soja. Inicialmente, o governo federal procurou promover, por meio de incentivos scais, a produo de biodiesel em reas degradadas do Nordeste, em pequena escala, a partir da mamona. Porm, o biodiesel produzido a partir desse fruto apresenta viscosidade elevada. Por isso, o leo de mamona deve ser misturado a outros leos para se obter um biodiesel de melhor qualidade3 e no comprometer o bom desempenho e a durabilidade dos motores.
2 3

De fato, o principal produto da soja o farelo, utilizado na alimentao de animais. A Resoluo 7/2008 da ANP estabeleceu limites para a viscosidade do biodiesel puro (B100), de 3,0 mm/s a 6,0 mm/s, revogando a Resoluo 42/2004 dessa mesma agncia, que no xava limite de viscosidade para o B100, mas estabelecia que a mistura teria de atender aos limites de viscosidade do diesel mineral. Os limites impostos para o biodiesel impedem a utilizao exclusiva de leo de mamona na sua produo.

Atualmente, existem iniciativas para desenvolver e utilizar o pinho-manso na produo de biodiesel que, em princpio, apresentaria produtividade maior que as demais culturas vegetais, exceto a do dend. As vantagens de empreg-lo so: i) no utilizado como alimento; ii) baixo custo de implantao e manuteno agrcola; iii) intensivo em mo de obra no qualicada (colheita manual); iv) possibilidade de cultivo no semirido; v) cultura perene (produo durante todo o ano); e vi) elevada produtividade (em torno de 1,5 ton a 2 ton de leo/ha). Apesar das qualidades do pinho-manso, pouco se sabe sobre sua cultura, as resistncias a doenas e pragas e as reas mais adequadas para plantio, alm do fato de que h um perodo inicial de dois a trs anos de baixa produtividade. Isso signica que h elevada necessidade de capital de giro no incio da atividade agrcola. Para o longo prazo, h pesquisas com o objetivo de desenvolver biodiesel a partir de algas, que supostamente devem apresentar produtividade superior de qualquer cultura vegetal tradicional. Hoje, a pesquisa sobre o biodiesel de algas considerada a nova fronteira do setor. A expectativa em relao a esse biodiesel enorme, pois as algas (i) absorvem o CO2; (ii) crescem de forma rpida e exponencial; (iii) so ricas em lipdios (leo); (iv) podem ser cultivadas em piscinas ou lagoas abertas ou em fotobiorreatores; (v) podem apresentar grandes produtividades por hectare por necessitar relativamente de pouco espao fsico (terra), o que no ocorre com as culturas vegetais tradicionais; e (vi) no so utilizadas como alimento de uma forma geral. De qualquer modo, o Brasil, ao longo do tempo, deveria perseguir uma fonte (cultura vegetal tradicional ou algas) mais eciente do que a soja, preferencialmente que no seja utilizada como alimento, evitando-se ou minimizando qualquer possibilidade de a produo de biodiesel afetar, de alguma forma, os preos dos leos vegetais (ou gros) utilizados como alimento. Dado o tamanho do mercado de combustveis, qualquer percentual de mistura de biodiesel impactaria o mercado de leos vegetais e toda a sua cadeia produtiva.4 Ao se utilizar um leo vegetal alimentar para produzir biodiesel, aumenta-se a demanda desse leo e, consequentemente, h uma presso de alta de seu preo, uma vez que a quantidade ofertada
4

257 Biocombustveis

Em volume, o consumo mundial de diesel cerca de 10 vezes a produo mundial dos principais leos vegetais, de 137 milhes de toneladas, segundo USDA (2010).

258 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

nem sempre aumenta no mesmo ritmo da demanda. Visto de outra forma, o emprego desse leo para produzir combustvel diminuiria sua oferta no mercado de alimentos, podendo, portanto, ocorrer um aumento do preo do leo vegetal alimentar, caso no haja, simultaneamente, aumento suciente de sua oferta para atender demanda do mercado de alimentos e de combustvel.

Competitividade, formao de preos e margens do biodiesel


O biodiesel nacional s vem se desenvolvendo por causa da sua obrigatoriedade legal, uma vez que o seu preo sempre foi superior ao do diesel mineral, tornando-o, portanto, pouco competitivo, conforme ilustra a Tabela 2.
Tabela 2 | Preos dos combustveis Ano 2005 2006 2007 2008 2009 Biodiesel (R$/litro) 1,90 1,79 1,86 2,60 2,26 Diesel (R$/litro) 1,25 1,36 1,36 1,47 1,43* Diferena % Biodiesel e diesel 52,0 31,6 36,8 76,9 58,5

Fonte: ANP. * Mdia de preos de janeiro a outubro de 2009. Obs.: Preo referenciado na porta do produtor sem ICMS.

A despeito da sua baixa competitividade histrica com relao ao preo do diesel mineral, no se espera um retrocesso em relao sua obrigatoriedade por dois principais motivos. O primeiro seria ambiental, pois o biodiesel ambientalmente mais correto e adequado do que o diesel mineral. O segundo motivo o baixo impacto no preo do diesel (misturado) a ser comercializado, caso o percentual da mistura seja pequeno. Dessa forma, o consumidor nal no perceberia um acrscimo signicativo de custo ao consumir indiretamente o biodiesel. importante ressaltar que os preos de biodiesel dependem fortemente do preo do leo vegetal, pois este representa 80% a 85% do

seu custo de produo. No Brasil, atualmente, um dos principais determinantes do preo do biodiesel o preo do leo de soja, uma vez que este representava 75% da matria-prima na produo de biodiesel nacional em setembro de 2009. Outro fator que determina o preo o grau de competitividade que est relacionado diretamente com o nmero de produtores e da capacidade de utilizao ou ociosidade das plantas. Nos leiles da ANP, a agncia s determina o preo mximo, e os preos mdios leiloados so determinados em funo do grau de competio entre os produtores. Observa-se no grco a seguir, como era de esperar, que a formao do preo de referncia da ANP apresenta o mesmo movimento que o preo do leo de soja. Sendo assim, infere-se que a ANP observa o preo do leo de soja e forma uma expectativa em relao ao seu preo para determinar o preo de referncia de biodiesel para os leiles.
Figura 2 | Preos de biodiesel e leo de soja

259 Biocombustveis

Fonte: ANP e Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais Abiove.

Apesar de recente, o mercado de biodiesel tem muitos participantes. Desde a criao da referida lei at novembro de 2009, foi autorizada a operao de cerca de 63 plantas no pas, totalizando uma capacidade

260 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

instalada de mais 4,45 milhes m3 por ano,5 contra uma demanda estimada de 1,53 milho m3 no ano de 2009. Em novembro, cerca de 46 plantas tinham autorizao para comercializao, representando 90% da capacidade instalada. Participaram do leilo realizado em 17 de novembro de 2009 cerca de 40 plantas com autorizao para comercializao. Esse excesso de capacidade instalada levou o governo a antecipar as misturas de biodiesel no diesel, conforme j mencionado, uma vez que nas condies atuais praticamente impossvel export-lo. Conforme pode ser observado na Figura 2, o preo mdio do biodiesel no acompanhou o aumento do leo de soja no leilo de novembro de 2007, por causa da grande competio entre os agentes (naquela poca j existia excesso de capacidade). Aps esse leilo, os preos do biodiesel comearam a se movimentar em conformidade com o preo do leo de soja, pois alguns produtores simplesmente decidiram no participar dos leiles da ANP, diminuindo, portanto, a competio. A Figura 3 mostra de outra forma a intensidade da disputa no leilo da ANP de novembro de 2007. O excesso de capacidade fez com que a margem6 entre o preo do biodiesel e do leo de soja casse negativa, conforme grco a seguir. Algumas empresas do setor adotaram uma postura agressiva nos leiles da ANP ao longo do ano de 2007, seguindo a estratgia de ser os primeiros entrantes no mercado e de maximizar o seu market share. Por isso, houve competio intensa fazendo com que a margem casse prxima de
5

Os nmeros referentes capacidade instalada das plantas de biodiesel utilizados neste artigo foram retirados do site da ANP em 16/11/2009. importante ressaltar que h diferena entre os nmeros da ANP e o Boletim Mensal dos Combustveis Renovveis do Departamento de Combustveis Renovveis do Ministrio de Minas Energia MME. Este contempla apenas as plantas que possuem autorizao de comercializao da ANP e Registro Especial na SRB/MF, pois est preocupado com a capacidade instalada que poder participar dos prximos leiles no curto prazo. Utilizamos o nmero da ANP por trs motivos: i) A ANP a responsvel pela autorizao e scalizao das plantas de biodiesel no Pas; ii) No site da ANP as informaes so mais detalhadas e abertas tornando, portanto, nossa anlise mais rica e precisa; e iii) Numa viso de mdio e longo prazo, as plantas construdas que ainda no tm autorizao ou registro no esto impedidas de conseguir tais autorizaes num futuro prximo, uma vez que so baixos os custos marginais para adquirir tais autorizaes ou registros. Adicionalmente, o fato de as plantas construdas ainda no terem obtido autorizao ou registro no signica que elas no tenham capacidade instalada de biodiesel no pas. 6 Margem a diferena entre o preo de venda do biodiesel e o custo do leo de soja. Esse valor signica a sobra de recursos que dever cobrir todas as despesas, os custos e remunerar o capital investido na planta de transestericao depois de pagar o seu principal insumo (leo de soja).

zero (ou ligeiramente negativa) no dia do leilo. Posteriormente, algumas empresas passaram por diculdades nanceiras.7
Figura 3 | Margem mdia de biodiesel em relao ao leo de soja

261 Biocombustveis

Fonte: Elaborao prpria com base em dados da ANP e da Abiove.

Como os preos de biodiesel so xados, no momento do leilo, por trs meses, e o preo dos leos vegetais, de modo geral, estavam aumentando aps o leilo, muitas empresas preferiram no produzir biodiesel e no entregar conforme os contratos. Caso esses produtores decidissem produzir biodiesel, cariam com margem negativa. Por esse motivo, veremos mais adiante que os volumes entregues durante o ano de 2008 foram muito aqum dos volumes leiloados. Algumas empresas, para garantir sua margem no dia do leilo, compravam o leo vegetal por trs meses (mesmo prazo do contrato de fornecimento do leilo) a um preo xo de seus fornecedores. Essas empresas no apresentaram prejuzos com a venda de biodiesel. Outras empresas que j tinham contratos de leo vegetal preferiram vender o leo vegetal a um preo maior do que o comprado em vez de produzir biodiesel.
7

Por exemplo, a maior empresa do setor, a Brasil Ecodiesel, foi obrigada a se reestruturar por completo durante 2008 e 2009. A empresa alterou sua estratgia, seu conselho, seus diretores e presidente, parte de sua dvida foi capitalizada, e teve seu capital aumentado por parte dos acionistas durante o ano de 2009.

262 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

Portanto, durante o ano de 2008, algumas empresas no integradas verticalmente8 passaram por diculdades nanceiras, e outras empresas integradas simplesmente decidiram no participar ou diminuir suas participaes nos leiles seguintes, pois preferiram vender o leo vegetal, cuja margem era melhor do que o biodiesel. Com a sada ou com a diminuio da participao de algumas dessas empresas nos leiles, a margem voltou a aumentar, o que posteriormente atraiu de volta algumas dessas empresas, e, consequentemente, em seguida a margem voltou a diminuir.

Importncia da negociao de biodiesel via mecanismo de leilo


Os leiles organizados pela ANP renem os produtores e os compradores de biodiesel, sendo a Petrobras a principal compradora. A ANP estipula a quantidade a ser comprada pelos produtores de diesel mineral, o preo mximo do biodiesel a ser vendido e o prazo de entrega, hoje xado em trs meses. O preo do leilo da ANP est referenciado na porta do produtor e no para o consumidor nal. Os vencedores do leilo so aqueles que ofertarem os menores preos associados a um determinado volume. A dinmica de leilo evita a formao de assimetria de informao. Com isso, o comprador sempre estar adquirindo o biodiesel pelo menor preo em cada lote leiloado. Quando o volume de biodiesel entregue Petrobras for menor do que o leiloado, a Petrobras poder realizar leiles de reposio de estoque. Os leiles da Petrobras seguem dinmicas semelhantes aos da ANP, sendo o preo no leilo de reposio de estoque referenciado na porta da renaria e no na porta do produtor de biodiesel. A grande diferena dos dois leiles para o produtor de biodiesel que, no leilo da ANP, o produtor no tem o custo de frete de transporte do biodiesel. Esse custo ca com a Petrobras. J no leilo da Petrobras o custo do frete do produtor. Durante o ano de 2008, muitos produtores de biodiesel que venceram os leiles no entregaram os volumes ofertados, apesar de haver capacidade instalada suciente para produzir o biocombustvel. Assim, a Petrobras teve de realizar leiles de reposio de estoque durante o ano para que
8

Apresentaremos, mais adiante, uma discusso mais detalhada da estrutura da indstria, denindo empresas no integradas e empresas integradas.

fosse cumprida a legislao em relao mistura de biodiesel no diesel mineral. A ttulo de exemplicao da falta de comprometimento de alguns produtores, em junho de 2008, os volumes entregues totalizaram apenas 30% do volume contratado (leiloado).
Figura 4 | Performance da entrega de biodiesel

263 Biocombustveis

Fonte: MME (2009).

Uma vez detectada a falta de compromisso de alguns produtores, foram estipuladas regras mais rgidas em relao ao cumprimento da entrega dos volumes leiloados. Nesse novo contexto, caso algum produtor, por qualquer motivo, no entregue o biodiesel conforme a qualidade e o volume ofertados no leilo da ANP, poder sofrer penalidades administrativas e poder ser impedido de participar do leilo seguinte. Como a comercializao de biodiesel s pode ser realizada por meio do leilo, a no participao signica estar fora do mercado temporariamente. As novas regras funcionaram conforme planejado. O comprometimento dos produtores aumentou signicativamente, e o volume entregue passou para nveis prximos de 100% do volume leiloado. No presente momento, existe uma discusso entre os agentes do setor sobre a necessidade dos leiles da ANP. Alguns defendem o fim dos leiles, alegando que o melhor seria uma soluo de mercado livre, em que os produtores e compradores de biodiesel fechariam contratos bilaterais privados, os quais determinariam preos, volume, prazos de entrega e outras condies sem interferncia da ANP. Nesse caso, o principal papel da ANP seria o de fiscalizar a qualidade do biodiesel e se o diesel comercializado contempla o percentual de biodiesel determinado por lei. Porm, nesse contexto, como a Petrobras praticamente a nica compradora e, ao mesmo tempo, produtora de biodiesel, poderia sempre garantir mercado para as suas plantas e

264 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

de seus parceiros (independentemente de seus custos) em detrimento dos outros produtores de biodiesel com custos menores. Outra corrente defende a continuidade dos leiles da ANP, pois, por meio dos leiles, de forma direta ou indireta, possvel: a) garantir igualdade na disputa entre os pequenos e grandes produtores de biodiesel; b) eliminar ou minimizar a assimetria de informao entre os agentes, uma vez que os lances so abertos; c) fornecer um ambiente competitivo entre os produtores a m de permitir menores preos de biodiesel para os consumidores e para a sociedade; d) facilitar a scalizao do cumprimento do percentual de mistura de biodiesel no diesel mineral sem haver necessidade de scalizao de posto a posto de combustvel; e e) garantir a participao mnima da agricultura familiar no fornecimento de matrias-primas para a produo de biodiesel com a exigncia do selo combustvel social para 80% do volume negociado. Estrutura da indstria No setor de biodiesel, as empresas podem ser classicadas como empresas integradas, parcialmente integradas e no integradas. As empresas produtoras de biodiesel integradas so aquelas que plantam ou comercializam a cultura vegetal (soja, girassol, algodo, etc.), esmagam o gro dessa cultura para produzir o leo vegetal e produzem o biodiesel com base nesse leo vegetal. As empresas integradas tm a opo de vender o gro, vender o leo vegetal ou vender o biodiesel. Normalmente, essas empresas optam por vender os produtos que tiverem as melhores margens num determinado perodo. Alm disso, essas empresas so as mais competitivas e mais ecientes na comercializao de biodiesel, elas conseguem se apropriar de melhores margens do que as empresas no integradas. As empresas produtoras de biodiesel parcialmente integradas so aquelas que podem produzir o leo vegetal, por disporem de planta de esmagamento, e biodiesel. Portanto podem comercializar tanto o leo

vegetal quanto o biodiesel. Essas empresas no plantam e nem comercializam a cultura vegetal. As no integradas no tm a opo de fabricar produtos diversicados (biodiesel, leo vegetal, ou gro), uma vez que produzem nica e exclusivamente biodiesel. Elas adquirem o leo vegetal a preo de mercado e no a custo de produo como as empresas integradas. Elas esto focadas no mercado de biodiesel e precisam trabalhar continuamente, evitando as paradas usuais de uma produo exvel, para compensar o aumento de custo de matria-prima. Os principais agentes do mercado com autorizao de comercializao so apresentados na tabela a seguir.
Tabela 3 | Capacidade instalada e grau de verticalizao das principais empresas Empresa/Grupo Brasil Ecodiesel Granol ADM Petrobras Biocapital Oleoplan Caramuru BSBios Total Capacidade (m/ano)* 723.600 646.648 343.800 325.846 274.117 237.600 187.500 159.840 2.898.983 Grau de verticalizao No integrada Integrada Integrada No integrada No integrada Parcialmente integrada Integrada No integrada -

265 Biocombustveis

Fonte: * Capacidade segundo site da ANP de novembro de 2009.

Apenas as oito maiores empresas tm capacidade instalada superior em 1,3 milho m3 em relao demanda do ano de 2009. As empresas cujo processo de produo integrado tm grau de liberdade para no participar do mercado de biodiesel quando os preos no forem atrativos. A capacidade instalada acima representa cerca de 65% da capacidade total e 72,4% da capacidade autorizada a comercializar biodiesel em novembro de 2009.

266 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

O mercado de biodiesel no Brasil pulverizado; existem diversos produtores e nenhum deles conseguiu obter um market share acima de 16% at setembro de 2009. Todos devem produzir segundo as especicaes da ANP, tornando, portanto, o biodiesel uma commodity no territrio nacional. O grande nmero de empresas e plantas fabricando o mesmo produto num regime de leilo faz com que esse mercado seja competitivo, impedindo que algum produtor consiga parcela significativa do mercado. Na tabela a seguir pode-se observar o market share das principais empresas do setor.
Tabela 4 | Market share Produtor ADM Biocapital Bioverde (ex-Biopetrosul) Bracol (ex-Bertin) Brasil Ecodiesel BSBios Caramuru Fiagril Granol Oleoplan Petrobras Outros** Total
Fonte: ANP. * Perodo: janeiro a setembro de 2009. ** Empresas com market share menor que 2%.

2008 (%) 14,71 5,97 2,60 5,93 11,96 7,48 9,28 5,91 18,60 8,19 1,23 8,13 100,00

2009 (%)* 10,70 5,22 2,37 5,49 8,53 7,01 7,88 5,64 15,96 11,55 7,08 12,58 100,00

Mesmo as empresas que detm os maiores market shares possuem baixa capacidade de utilizao. Apenas uma empresa possui fator de utilizao acima de 73% e existem empresas com fator de utilizao abaixo de 20%, conforme a prxima tabela.

Tabela 5 | Capacidade instalada e produo mdia em 2009 Produtor ADM Biocapital Bioverde (ex-Biopetrosul) Bracol (ex-Bertin) Brasil Ecodiesel BSBios Caramuru Fiagril Granol Oleoplan Petrobras Outros** Total Capacidade (m3/dia)* 955,00 761,44 245,10 349,20 2.010,00 444,00 520,83 409,96 1.796,33 660,00 905,13 3.329,89 12.386,88 Produo mdia (m3/dia) 450,56 219,61 99,79 231,06 359,08 295,25 331,60 237,25 672,07 486,25 298,06 529,50 4.210,08 Fator de utilizao (%) 47,2 28,8 40,7 66,2 17,9 66,5 63,7 57,9 37,4 73,7 32,9 15,9 34,0

267 Biocombustveis

Fonte: ANP. * Perodo: janeiro a setembro de 2009. ** Empresas com market share menor que 2%.

O setor como um todo tem um fator de utilizao baixo de 34%, pois a demanda de biodiesel est muito aqum da oferta potencial. Para um setor no qual em tese as plantas de biodiesel podem operar durante todo o ano, salvo para paradas de manuteno, o fator de utilizao deveria ser de pelo menos 90%. Porm, como j armado anteriormente, no existe atualmente demanda para toda a capacidade instalada, tampouco os produtores, ligados em sua maioria ao agronegcio, vislumbram utilizar as instalaes para outros ns que no a produo de biodiesel. No grco a seguir, pode-se observar que, entre as maiores do setor, a empresa que possui o maior fator de utilizao a Oleoplan e a que possui o menor a Brasil Ecodiesel.9
9

A Brasil Ecodiesel em meados de dezembro de 2009 decidiu desativar duas de suas plantas (Crates e Floriano). Os nmeros apresentados em relao Brasil Ecodiesel consideram a capacidade instalada dessas duas plantas somando cerca de 0,2 milho m3/ano.

268 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

Figura 5 | Capacidade instalada versus produo das empresas com market share acima de 2%

Fonte: ANP.

O excesso de capacidade no setor fez com que existissem plantas que no produziram uma gota de biodiesel durante todo o ano de 2008 e at setembro de 2009.10 Localizao e tamanho das plantas O custo de logstica um fator determinante para a produo de biodiesel. Os produtores de biodiesel via de regra esto localizados prximos produo da matria-prima ou prximos aos grandes centros consumidores. Dado que a produo de biodiesel est focada na soja, muitas plantas de biodiesel instalaram-se na regio Centro-Oeste ou no Rio Grande do Sul. importante destacar que a soja apresenta produtividade muito baixa em termos de produo de leo por hectare. Provavelmente, outra olea10

A no ser que essas pequenas plantas somente estejam produzindo biodiesel para o consumo prprio ou frota cativa. Cabe ressaltar que no existe estatstica ocial da ANP sobre consumo prprio ou consumo de B100 no pas, ou seja, no existem dados ociais pblicos que indiquem a existncia de consumo de B100 no Brasil. Vale notar que o consumo prprio de biodiesel B100 reduziria o consumo de diesel.

ginosa dever predominar no mercado no mdio e longo prazo. preciso avaliar ao longo dos prximos anos se as plantas localizadas prximas dos centros de produo de soja estaro bem localizadas com uma eventual mudana do principal insumo de produo. O programa de biodiesel do governo federal vislumbrava, a princpio, promover a produo em pequena escala, com base na agricultura familiar, em regies menos favorecidas como as do semirido. Algumas empresas adotaram a estratgia de se instalar onde o preo da terra e o custo da mo de obra eram baixos e para onde o governo havia direcionado os maiores incentivos. Porm, o tamanho das plantas de biodiesel que tm predominado gira em torno de 100 mil m/ano de capacidade. Tal escala de produo muito elevada para mercados distantes dos grandes centros consumidores. As empresas que no tm boa infraestrutura de coleta de insumos e esto distantes dos centros consumidores s sobrevivem hoje em dia porque os leiles da ANP eximem os produtores dos custos de logstica de distribuio. De acordo com a Figura 6, raras empresas tm selo combustvel social e poucas so aquelas cujas capacidades de produo se situam abaixo de 75 mil m/ano. Alm da Regio Centro-Oeste e do Rio Grande do Sul, h um nmero expressivo de plantas localizadas no estado de So Paulo, ou seja, prximas do principal centro consumidor. A capacidade instalada das unidades de biodiesel localizadas no Nordeste deveria ser menor do que o padro nacional (100 mil m/ano) se visasse atender ao mercado local. Todavia, o leilo da ANP seleciona os produtores pelo preo do biodiesel na porta do produtor. Por isso, eles preferiram adotar uma escala de produo maior do que a necessria para atender aos mercados locais. Alm disso, com uma escala maior, eles estariam bem posicionados para atender ao mercado externo. Mas a exportao uma opo ainda muito incerta, e a antecipao dos produtores tem causado uma certa inecincia nos ltimos anos.

269 Biocombustveis

270 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

Figura 6 | Localizao das unidades produtoras de biodiesel

Fonte: MME (2009). * Contempla apenas usinas com Autorizao de Comercializao na ANP e Registro Especial na SRFB/MF.

Mritos, riscos, oportunidades e ameaas produo de biodiesel Os aspectos meritrios da produo de biodiesel esto ligados s questes sociais, ambientais e de desenvolvimento regional. Primeiro, por ser intensivo em mo de obra, o biodiesel pode ser produzido a partir de vrias oleaginosas nas mais diversas regies do Brasil. Segundo, ele substitui, ainda que parcialmente, um combustvel essencial para o transporte de carga e de passageiros do pas, reduzindo as emisses de poluentes locais como os particulados, SOx e fumaa negra, em detrimento de um pequeno aumento de NOx. Terceiro, o biodiesel um combustvel renovvel que apresenta baixas emisses lquidas de gases de efeito estufa. Os principais riscos esto ligados s tendncias tecnolgicas futuras, seja em relao s oleaginosas que devero prevalecer no curto e no mdio prazo, seja em relao s alternativas baseadas em matrias-primas no alimentares, seja em relao aos desenvolvimentos de biocombustveis de segunda gerao, com a obteno de biocombustveis com base em biomassa slida por meio de hidrlise ou de gaseicao. As oportunidades do biodiesel ocorreram para os produtores integrados que viram o biodiesel como alternativa para escoar a sua produo agrcola excedente ou para utilizar parte de sua produo que seria refugada se tivesse de ser destinada alimentao humana ou at mesmo de animais. Hoje, o

desao mais premente desenvolver culturas agrcolas que apresentem boa produtividade e baixo risco em termos de estabilidade da produo (resistente a doenas, pragas e variaes climticas). Uma oleaginosa de alta produtividade pode gerar oportunidades aos produtores que se anteciparem. Outra questo que poderia gerar um novo impulso produo seria a abertura de alguns mercados no exterior. O Brasil estaria bem posicionado para ofertar o biocombustvel. No entanto, as exportaes brasileiras de biodiesel ainda so marginais, pois os grandes mercados estrangeiros (Unio Europeia UE)11 impem especicaes tcnicas s quais o biodiesel nacional produzido com base em leo de soja12 no se enquadra. Apesar de haver demanda por biodiesel no mercado externo, principalmente nos pases da Unio Europeia, considera-se que a insero do biodiesel brasileiro nesses mercados poderia acontecer apenas no longo prazo, dadas as restries quanto s especicaes fsico-qumicas dos produtos, alm das presses internas na UE para proteo da agricultura local.13 Adicionalmente, a construo e a implementao de uma planta de biodiesel relativamente simples e barata, o que torna possvel qualquer pas produzir biodiesel se tiver algum tipo de leo vegetal ou animal a custo competitivo. Uma ameaa que poderamos destacar para alguns produtores j instalados seria o fato de o governo permitir a negociao bilateral entre produtores e distribuidoras de combustveis, tal como ocorre com o etanol. Os produtores distantes dos grandes centros consumidores estariam mal posicionados, caso a sistemtica de leilo fosse abolida ou fosse modicada a localizao do preo de referncia dos leiles (passando o preo de referncia da porta do produtor para a porta do comprador). Nesses casos, os produtores teriam de incorrer nos custos de entrega do biocombustvel de forma direta ou indireta. A ameaa aos produtores poderia ser exacerbada com as expectativas de aumento do percentual da mistura alm dos 5% previstos em lei, levando a uma corrida para o aumento da capacidade instalada. No entanto, o aumento do percentual pode levar mais tempo do que se imagina porque essa ao
11 Os principais mercados na UE so Alemanha, Frana e Itlia. A produo nesses trs pases representa quase 70% da produo da UE de 7.755 mil toneladas em 2008 (ou 8.800 m/ano), segundo European Biodiesel Board (disponvel em: http://www.ebb-eu.org/stats.php). 12 importante destacar que a produo de soja dos EUA era a principal ameaa produo europeia de biodiesel quando da elaborao das normas europeias. 13 Para haver exportaes para a UE, o biodiesel teria de ser produzido com base em outra matria-prima que no a soja, ou as especicaes impostas pela UE teriam de ser alteradas.

271 Biocombustveis

272 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

envolve diversos atores, desde rgos da administrao pblica, universidades, agncias reguladoras, produtores, fabricantes de equipamentos etc. Alm disso, o mercado muito suscetvel ao que acontece no mercado de leos vegetais. Se os preos dos leos vegetais no estiverem favorveis, bem provvel que os produtores integrados direcionem suas respectivas produes para o mercado de biodiesel. Outrossim, se o preo do petrleo subisse demasiadamente, os produtores de biodiesel poderiam se interessar em aumentar a sua produo. Perspectivas de mercado Atualmente, a oferta potencial de biodiesel muito superior demanda, provocando, assim, um excesso de capacidade ociosa no setor. Como ser o comportamento da demanda de biodiesel no futuro? Como e quando essa capacidade ociosa poder desaparecer? Por que no aumentar a mistura no diesel mineral at se esgotar essa capacidade ociosa? Para responder ou discutir essas questes, iremos apresentar trs possibilidades de cenrios futuros para a demanda nacional de biodiesel. No primeiro cenrio no haveria alterao na mistura de biodiesel a partir de 2010 conforme determina a lei. A mistura de biodiesel no diesel mineral seria de 5% (B5) a partir de janeiro de 2010. Na Figura 7, podem ser observadas a capacidade instalada informada pela ANP para a produo de biodiesel, a capacidade instalada com autorizao da ANP para comercializao,14 e a capacidade instalada com autorizao para comercializao com um fator de utilizao de 95%. Supe-se que a capacidade instalada ser mantida ao longo do tempo e que nenhuma planta ser desativada. A demanda de biodiesel brasileira estimada com base na projeo de demanda de diesel do pas, que funo do nvel de atividade e crescimento do Produto Interno Bruto PIB e de outros fatores. Estima-se que, em mdia, ao longo do tempo, a demanda de diesel, bem como a de biodiesel, aumente cerca de 3,6% ao ano a partir de 2011.15
14

O valor utilizado pelo MME no seu boletim mensal para capacidade instalada no pas aproximadamente o mesmo valor da ANP para a capacidade instalada com autorizao para comercializao que cerca de 4,0 milhes m3 ano. 15 Petrobras (2009) estima crescimento do consumo de diesel em 2,8% a.a. entre 2008 e 2013 e em 4,5% a.a. entre 2013 e 2020. Fazendo-se uma interpolao, chega-se taxa mdia de 3,65% a.a. entre 2008 e 2018.

Figura 7 | Balano de oferta e demanda de biodiesel (cenrio I)

273 Biocombustveis

Fonte: Elaborao prpria com base em dados da ANP.

Com base nessas hipteses, observa-se que, num horizonte at 2018, a demanda esperada brasileira de biodiesel sempre ser inferior do que atual capacidade instalada/operao ou de comercializao16 de biodiesel. Caso no haja choque positivo de demanda17 ao longo do tempo, vrias plantas de biodiesel no pas devero car paradas ou ociosas, uma vez que no dever existir demanda suciente para todas as plantas. No futuro, essa ociosidade poder proporcionar um incentivo para consolidao dos produtores do setor. A expectativa para o setor nesse cenrio de que haja concorrncia entre os produtores de biodiesel, pelo fato de existir capacidade instalada superior demanda e pela dinmica de comercializao por meio de leiles.
16

No nal do ano de 2008, a ANP introduziu a autorizao para comercializao; anteriormente bastava a autorizao de instalao/operao para operar. Desde a sua concepo o nmero de plantas com autorizao de comercializao vem aumentando rapidamente. Em outubro de 2009, cerca de 87% da capacidade instalada/operao tinha autorizao para comercializao. Espera-se que esse nmero se aproxime dos 100% ao longo do tempo. 17 Choques positivos de demanda poderiam ocorrer, por exemplo, se o governo aumentasse o percentual de mistura de biodiesel no diesel mineral ou se o mercado europeu suprimisse ou exibilizasse barreiras entrada ao biodiesel nacional, possibilitando assim a exportao de biodiesel nacional.

274 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

O grau de concorrncia no setor funo da ao das empresas integradas, se elas vo ou no exercer sua opo de produzir biodiesel com frequncia. Caso isso ocorra, as margens devero ser reduzidas; caso contrrio, as margens podero se situar no patamar dos ltimos leiles.18 Num segundo cenrio, o governo alteraria a lei e aumentaria o percentual de mistura de biodiesel no diesel mineral para B6 em 2011 e B7 a partir de 2012. A demanda de biodiesel nesse cenrio cresceria a 3,6% ao ano a partir de 2013 como pode ser observado na Figura 8.
Figura 8 | Balano de oferta e demanda de biodiesel (cenrio II)

Fonte: Elaborao prpria com base em dados da ANP.

Nesse cenrio, a capacidade ociosa seria menor do que a do cenrio anterior, e a demanda de biodiesel estaria prxima da capacidade instalada no nal do horizonte analisado. Por volta do ano de 2016, haveria necessidade de novos investimentos em novas plantas de biodiesel para atender demanda a partir dessa data. Novamente, o fator de utilizao

18

Note-se que o preo de referncia e a expectativa dos produtores para os preos do leo de soja so elementos fundamentais para determinar o grau de competio nos leiles da ANP.

das plantas poderia ser maior, caso houvesse possibilidade de exportao do biodiesel nacional para a UE, por exemplo. No terceiro cenrio analisado, o governo teria que alterar a lei para aumentar a mistura de biodiesel no diesel mineral para B6 em 2011, B7 em 2012, e B8 em 2013. A partir de 2014, novamente, a demanda cresceria a 3,6% ao ano.
Figura 9 | Balano de oferta e demanda de biodiesel (cenrio III)

275 Biocombustveis

Fonte: Elaborao prpria com base em dados da ANP.

Nessa alternativa, o excesso de capacidade estaria praticamente eliminado entre os anos 2014 e 2015. Nesse contexto, por volta de 2013 e 2014, haveria a necessidade de investimento em novas plantas de biodiesel para atender demanda futura. Como nos outros cenrios, nesse tambm no foram consideradas possibilidades de exportao do biodiesel nacional pelas razes j mencionadas. Caso haja essa possibilidade antes de 2014, o excesso de capacidade poderia deixar de existir antes dessa data. Aps analisar os cenrios aqui apresentados, a grande questo que permanece se, mesmo com o excesso de capacidade instalada de produo de biodiesel, a mistura de biodiesel no diesel mineral poderia ser

276 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

aumentada sem nenhuma restrio. Na realidade a mistura no poderia aumentar como se no houvesse impedimento por quatro principais razes. Primeiro, existe uma restrio formal, prevista em lei, mistura de at 5% (B5) de biodiesel no diesel mineral. Entretanto, essa restrio em particular poderia ser suprida sem muitos desaos. Segundo, os fabricantes de motores a diesel teriam de se pronunciar quanto ao fato de determinada mistura comprometer a performance e a vida til dos motores a diesel, de forma que a garantia dos motores pudesse ser assegurada pelos fabricantes. Novos percentuais de mistura precisariam ser testados, o que levaria tempo para saber se haveria a necessidade de modicar ou no alguns componentes dos motores atuais. Terceiro, ao aumentar em demasiado a mistura, o custo do diesel elevaria para os consumidores, o que acarretaria o aumento do custo de produo de diversos produtos nacionais, uma vez que o principal modal de transporte brasileiro o rodovirio. Em quarto, a produo de biodiesel na margem compete com a produo de alimentos, podendo fazer subir os preos de alguns alimentos devido menor oferta para esse propsito ou ao maior custo da terra e de logstica. importante notar que o mercado de combustveis voltil e seu tamanho expressivo em relao ao mercado de leos vegetais, o que poderia colocar em risco a produo de oleaginosas empregadas na alimentao humana e de animais. Esses quatro fatores devem ser levados em considerao no momento de decidir se a mistura de biodiesel no diesel mineral dever ser aumentada. Ademais, para cada mistura, devem ser estimados os impactos na sociedade brasileira como um todo e no simplesmente aumentar a mistura tendo em mente apenas a questo do excesso de capacidade.19

Concluso
O setor de biodiesel no Brasil relativamente recente, e naturalmente existem ainda grandes desaos a serem superados. A implantao de
19

Por exemplo, caso a mistura passasse hoje para B8, o preo do diesel comercializado aumentaria cerca de 3,2%, e se a mistura fosse para B10, o aumento seria de cerca de 4,7% para os consumidores (considerando os preos mdios do diesel comercializado em outubro de 2009 e o preo do leilo de biodiesel de novembro de 2009). A anlise seguinte, o que transcende o escopo desse artigo, por exemplo, seria o quanto desse aumento impactaria os custos e os preos de nossos produtos uma vez que o nosso principal modal de transporte o rodovirio, e como esse aumento impactaria a competitividade de nossas exportaes no mercado externo.

inmeras plantas de biodiesel no pas proporcionou xito ao programa de biodiesel, uma vez que as metas impostas na lei de 2005 foram alcanadas com sucesso antes do prazo previsto. Por outro lado, a antecipao da implantao das unidades de biodiesel em todo o territrio nacional fez com que o setor operasse bem aqum da sua capacidade instalada, que assim permanecer ainda por alguns anos se no houver aumento do percentual da mistura, encerramento de produo de algumas plantas ou possibilidade real de exportao. Hoje em dia, uma das grandes frustraes do setor a impossibilidade ou diculdade de exportar o biodiesel nacional para os grandes consumidores internacionais (UE principalmente). Essa frustrao impe ao Brasil o desao de insistir na discusso, em sua agenda externa, do m das barreiras impostas pelos pases europeus, sem as quais a produo de biodiesel nesses pases no se viabilizaria. Ademais, h a necessidade de transformar o biodiesel em commodity internacional que respeite todas as especicaes impostas nos diversos mercados. Outra forma de tentar exportar o biodiesel, sem incorrer nos problemas de logstica apresentados em pases sem a adequada infraestrutura de distribuio para biocombustveis, seria no exportar o biodiesel puro (B100), mas tentar exportar para alguns pases o B5, por exemplo, quando o Brasil se tornar exportador de diesel, o que se provavelmente ocorrer em breve. Somente nesses contextos as exportaes brasileiras de biodiesel podero se tornar uma realidade. O desempenho de entrega de biodiesel conforme os ltimos leiles da ANP tem sido excelentes. Aps a introduo de penalidades no caso do no cumprimento dos contratos de venda de biodiesel, a taxa de performance passou a tender a 100%. O nmero de plantas participantes dos leiles da ANP vem crescendo ao longo do tempo. Os benefcios que os leiles trazem para a sociedade e para o programa de biodiesel so diversos e muito maiores que os seus custos. Os leiles garantem os menores preos para os consumidores e para a sociedade; garante igualdade de disputa entre pequenos e grandes produtores; facilita a scalizao do cumprimento do percentual de mistura de biodiesel no diesel comercializado; e garante a participao mnima da agricultura familiar no fornecimento de matria-prima ao exigir o selo social para participar nos leiles da ANP com 80% do volume negociado.

277 Biocombustveis

278 Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras

O grande desao para o setor de biodiesel brasileiro o de se desassociar da cadeia produtiva da soja. O setor, no curto e mdio prazo, deveria buscar uma matria-prima que no fosse utilizada como alimento (para no contaminar o preo deste), com custo menor e produtividade maior do que a soja. A mdio e longo prazos, a nova fronteira seria a produo de biodiesel a partir de algas marinhas, que no competem com alimentos de forma geral e tm expectativa de alta produtividade muito superior do que a da soja. Com base em uma matria-prima com menor custo e maior produtividade, o custo de produo do biodiesel poderia ser mais baixo do que o do diesel mineral, possibilitando, assim, o biodiesel deslocar ou at mesmo substituir o diesel mineral no futuro. Para que o biodiesel exera um papel importante na matriz energtica e no seja apenas um complemento marginal ao diesel mineral, so necessrias inovaes para que alguns paradigmas sejam quebrados, a m de reduzir o seu custo de produo, empregando-se matria-prima de alta produtividade que no seja alimento. Somente assim o biodiesel se desvincularia da tradicional e consolidada indstria do petrleo tornando-se de fato uma alternativa ao petrleo. Se continuar sendo apenas um complemento marginal ao diesel mineral, no dia em que o petrleo se exaurir ou for substitudo, o biodiesel poder ter o mesmo destino.

Referncias
ANP. AGNCIA NACIONAL DO PETRLEO. Boletim Mensal de Biodiesel SRP. Rio de Janeiro, 3 nov. 2009. Disponvel em <www.anp.gov.br> na seo Biocombustveis/Biodiesel Acesso em: nov. e dez. 2009. COSTA, R. C. Potential for producing bio-fuel in the Amazon deforested areas. Biomass & Bioenergy, v. 26, pp. 405-415, 2004. COSTA, R. C.; PRATES, C. P.; & PIEROBON, E. C. Formao do mercado de biodiesel no Brasil. BNDES Setorial, n. 25, pp. 39-64, Rio de Janeiro, 2007. COSTA, R. C.; SANTOS, A. M. Biodiesel production in Brazil: barriers and opportunities to produce biofuels in degraded lands. In: SANCHEZ, Ilya B; ALONSO, Carl L. (org.). Deforestation research progress. Nova York: Nova Publishers, v. 1, 2008, p. 110-150.

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA MME, Boletim Mensal dos Combustveis Renovveis, n. 21, Braslia: Departamento de Combustveis Renovveis, Secretaria de Petrleo, Gs Natural e Combustveis Renovveis, set. 2009. PREZ, H. B. Biodiesel de microalgas. Disponvel em: <http://www. projetobr.com.br/c/document_library/get_le?folderId=75&name=biodi esel+de+microalgas.pdf>. Acesso em: dez.2009 PETROBRAS. Plano de negcios 2009-2013. Rio de Janeiro, 26 jan. 2009, Disponvel em: <http://www2.petrobras.com.br/ri/port/ConhecaPetrobras/ EstrategiaCorporativa/pdf/PN_2009-2013_Port.pdf>. Acesso em: dez. 2009. UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE USDA. Oilseeds: world markets and trade, jan. 2010.

279 Biocombustveis

Mercado brasileiro de biodiesel e perspectivas futuras 280

You might also like