You are on page 1of 11

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO - SEMED

Barra do Choa

TODOS PELA ALFABETIZAO - TOPA

PROSAS, CAUSOS E VERSOS? EU TOPO!

Barra do Choa 2009

INTRODUO

O Projeto PROSAS, CAUSOS E VERSOS? EU TOPO! uma proposta do programa Todos pela Alfabetizao - TOPA de Barra do Choa com o objetivo de incentivar a interao do educando com o programa, bem como atender as finalidades pedaggicas especficas da educao de jovens e adultos. Dessa forma, o projeto visa a valorizao do conhecimento construdo coletivamente entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem por meio da produo literria de prosas, causos e versos e sua socializao atravs da difuso e distribuio do material produzido.

JUSTIFICATIVA

O TOPA procura pensar numa proposta pedaggica freiriana de alfabetizao de adultos, levando-se em conta as dimenses sociais e cognitivas. Dessa forma, a alfabetizao concebida no apenas como a aquisio mecnica da leitura e da escrita, mas sim como um ato poltico de interao dialgica entre o indivduo e a sociedade. Para tanto, a escola deve valorizar o conhecimento do educando, fazendo-o aprender e a socializar novos saberes por meio do dilogo entre o conhecimento j adquirido nas suas vivncias sociais e os novos conhecimentos. Parafraseando Paulo Freire, ningum sabe tudo e ningum ignora tudo. A conscincia do inacabamento e do reconhecimento de seres condicionados que somos ajuda a promover a superao do imobilismo fortalecendo a conscincia do papel do educador e educando como sujeitos histricos. Buscando alinhar o conhecimento cultural a prtica pedaggica, o PROJETO PROSAS, CAUSOS E VERSOS? EU TOPO! Visa valorizar e resgatar as razes da cultura nordestina, o conhecimento do educando que faz da sua histria de vida a referncia de todo conhecimento significativo. E que por meio da arte dos causos, versos e prosas expressam seus anseios polticos, pessoais e sociais, bem como sua prpria identidade cultural. Lembrando que o material produzido e editado em forma de caderno cultural dar subsdio extra-pedaggico ao trabalho realizado pelos educadores em sala de aula.

OBJETIVO GERAL: Promover a integrao entre a escola e a comunidade por meio da produo literria de prosas, versos e causos resgatando suas razes culturais no processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECFICOS: Valorizar a cultura do educando dentro da prtica pedaggica. Resgatar a cultura nordestina por meio dos versos, causos e prosas. Difundir e socializar a produo dos envolvidos por meio de apresentaes e do caderno cultural. Consolidar a integrao e o envolvimento entre escola e comunidade no processo educacional do TOPA/EJA. Aliar o conhecimento do aluno ao processo de ensino e aprendizagem. Instigar a prtica da leitura e da escrita no cotidiano do educando. Incentivar a permanncia do educando em sala de aula, evitando-se assim a evaso dos mesmos. Despertar no educando o interesse pela arte dos causos, versos e prosas.

PBLICO - ALVO

O projeto atender a clientela de jovens e adultos do Programa Todos Pela Alfabetizao, podendo ser ampliado a toda a Educao de Jovens e Adultos do municpio de Barra do Choa.

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente o projeto ser apresentado aos educadores durante o planejamento pedaggico, onde sero esclarecidas as etapas do projeto e seus objetivos.

Concomitantemente ao projeto teremos apresentaes de moda de viola e causos nas escolas.

O PROJETO ser apresentado pelos educadores as suas respectivas turmas. Posteriormente, a partir de um cronograma especifico teremos apresentaes artsticas de causos e moda de viola em escolas estratgicas.

A terceira etapa diz respeito a produo e orientao dos causos, versos e prosas pelos educandos participantes e educadores.

Paralelamente a produo dos educandos, daremos incio ao trabalho interno de recolhimento dos textos j produzidos e sua edio para montagem do caderno cultural.

O caderno cultural ser produzido e editado pela coordenao do TOPA/EJA e agrupar todos os textos produzidos pelos educandos. Cada participante receber no final do projeto um exemplar do caderno cultural.

Os melhores trabalhos recebero uma premiao simblica durante a culminncia do projeto.

CRONOGRAMA

MARO

ABRIL

MAIO * Produo do material pelos educandos sob orientao dos alfabetizadores. * Edio produzido. do material

* Apresentao do PROJETO e * Produo do material pelos orientao das etapas aos educandos sob orientao dos alfabetizadores no Planejamento. alfabetizadores. (13/03/2009) (01 - 30/04/2009) * Escolha da temtica do Projeto. * Apresentao e orientao do PROJETO aos alfabetizandos. (16 - 31/03/2009)

(01 - 30/05/2009)

JUNHO

JULHO 01 - 31/07/2009

Observao

* Produo do material pelos * Prazo final para a entrega do educandos sob orientao dos material literrio pelos alfabetizadores. alfabetizadores ao Gestor do TOPA. * Edio do material produzido. (01/07/2009) (03 30/06/2009) * Confeco do caderno cultural (01-24/072009)

A culminncia do Projeto ser juntamente com o evento do Dia da Valorizao da EJA.

* Premiao e apresentao dos trabalhos no auditrio do CEBC no dia da valorizao da EJA. (27/07/2009)

RECURSOS

Recursos Material de reproduo Folhas de Ofcio Impresses Xerox Espiral

Objetivos * Reproduzir o material literrio desenvolvido pelos educandos no Projeto Prosas, Causos e Versos? EU TOPO!

Brindes

* Premiar as melhores produes do Projeto.

Transporte Carro

* Deslocamento dos artistas para as escolas no perodo de divulgao do projeto. * Apresentao artstica do projeto nas escolas e turmas envolvidas.

Apresentao Amplificador Microfone Sonorizao

ANEXOS
Fotos das apresentaes nas escolas:

Escola Francisco Amorim

Escola Jos Amorim

Escola Tedulo Leite

Cartaz de divulgao do projeto

You might also like