You are on page 1of 30

Manual Bsico de

Adobe Photoshop 7
ngela Rodrigues

Atalhos
Ao longo deste pequeno manual, em todos os atalhos referidos, indicada, em primeiro lugar, a tecla para Macintosh e depois a tecla para Windows. Como regra geral, pode dizer-se que tudo o que em Mac se faz com a tecla do comando, ou ma (z ), se faz da mesma forma em Windows, utilizando a tecla Control [Ctrl]; e os menus contextuais a que temos acesso atravs do boto direito do rato, no sistema Windows, esto tambm disponveis em Macintosh pressionando a tecla [Ctrl] e um clique no (nico) boto do rato.

Lngua: Ingls/Portugus

ADOBE INDESIGN CS

Uma vez que existem utilizadores da verso original (americana) e da verso traduzida (brasileira), optei por referir sempre em primeiro lugar os termos do programa em ingls (apresentados em itlico) e a seguir o correspondente portugus, separados por uma barra. Exemplo: ferramenta rectangular marquee / marca rectangular.

Formadora: NGELA RODRIGUES

Generalidades
Ao iniciar o InDesign, pode ver a Barra ou Paleta de Controlo e a Barra de Ferramentas, alm de vrios grupos de paletas, arrumadas do lado direito do ecr. O contedo das paletas de Controlo e Info altera-se automaticamente, dependendo do tipo de objecto seleccionado e da ferramenta activa. Alm disso, a paleta de Controlo inclui um boto, do lado direito, que mostra ou esconde rapidamente as paletas relacionadas com o item seleccionado. Todas as paletas esto listadas no menu Window, por ordem alfabtica, bastando fazer clique a anteceder sobre o nome para tornar uma paleta visvel (ou invisvel). Um pequeno sinal o nome da paleta indica que ela est visvel. Quando no tem o cursor de texto activo dentro de uma caixa de texto, pode premir a tecla [Tab] para esconder/mostrar todas as paletas. Se quiser esconder/mostrar todas, menos a Barra de Ferramentas e a Paleta Control, prima [Shift] + [Tab]. Se quiser recolocar todas as paletas nas suas posies-padro, v ao menu Window > Workspace > [Default].

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

A Paleta de Ferramentas (resumo)


1 2 Ferramenta de Seleco V Selecciona caixas e o seu contedo Ferramenta de Seleco Directa A Selecciona o contedo de uma caixa ou pontos individuais de uma caixa Caneta P Desenha linhas Bzier ou caixas de formas irregulares Ferramenta de Texto T Selecciona e edita texto. Tambm pode criar blocos de texto Lpis N Cria linhas ou caixas desenhando livremente Linha \ Desenha linhas rectas Moldura F Cria caixas que podem conter imagens ou texto (ou nada) Forma M Cria caixas que podem conter imagens ou texto (ou nada) Rotao R Roda o(s) objecto(s) seleccionado(s) Escala S Aumenta ou diminui o(s) objecto(s) seleccionado(s) Toro O Torce o(s) objecto(s) seleccionado(s) Transformao Livre E Roda e/ou altera o tamanho do(s) objecto(s) seleccionado(s) Conta-Gotas I Copia cor ou formatao de texto Gradient G Aplica ou altera um degrad ao(s) objecto(s) seleccionado(s) Boto B Desen botes de navegao interactiva Tesoura C Corta linhas (fechadas ou abertas) Mo H Move o documento na janela Lupa Z Aumenta/reduz a visualizao Cor do preenchimento Clique para preencher com esta cor o(s) objecto(s) seleccionado(s) Switch / Troca X Troca a cor de preenchimento com a cor de contorno e vice-versa Padro de preenchimento e contorno Clique para obter padro de preenchimento (nenhum) e contorno (preto) Cor do contorno Clique para atribuir esta cor ao contorno do(s) objecto(s) seleccionado(s) Clique para que a formatao afecte a caixa

1 3 5 7 9 11 13 15 17

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24

5 6 7

9 10 11 12

19

13 14

21 23 25 28

15 16 17 18 19

27 29

26
24 25 26 Clique para que a formatao afecte o texto Aplicar cor Aplicar degrad Sem cor Visualizao normal Previsualizao do documento final

20

21

D
27 28 29

22

23

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

Ferramenta de Seleco

(atalho: V)

Selecciona o objecto sobre o qual faz clique. Depois, pode ser movido, copiado, transformado ou apagado. Para seleccionar mais objectos: [Shift] + Clique. Para seleccionar vrios objectos, arraste com a ferramenta por forma a englobar todos os objectos que pretende seleccionar. Para seleccionar todos os objectos da pgina: z/[Ctrl] + A Para desseleccionar apenas um dos vrios objectos seleccionados: [Shift] + Clique. Atalho: para ter acesso temporrio a esta ferramenta, prima a tecla z/[Ctrl]. Atalho: para seleccionar objectos atrs de outros, prima a tecla z/[Ctrl] ao fazer clique.

Ferramenta de Seleco Directa

(atalho: A)

Selecciona o contedo de um objecto (e no o objecto). Se seleccionar com esta ferramenta uma caixa com uma imagem e arrastar, estar a mover a imagem dentro da caixa. Se alterar o tamanho, ser apenas a imagem que redimensiona. Permite tambm seleccionar um objecto de um grupo, sem desagrupar. Depois, para o mover, deve premir a tecla z/[Ctrl]. Permite mover os pontos e/ou pegas de um objecto.

Caneta

(atalho: P)

Desenha linhas ou objectos usando curvas Bzier. Clique para colocar um ponto, [Shift]+clique para desenhar uma linha num ngulo de 45, clique e arraste para desenhar uma curva. Para fechar um desenho, coloque o cursor sobre o ponto inicial (surge uma bolinha junto ao cursor) e faa clique. Se mantiver o rato premido sobre a ferramenta, surgem outras ferramentas relacionadas: A caneta + serve para adicionar pontos a objectos; basta colocar o cursor sobre a linha do objecto e fazer clique. A caneta - serve para retirar pontos de objectos (sem interromper a linha): basta fazer clique sobre o ponto que pretende retirar. A ferramenta de converso de pontos permite transformar um ponto bicudo (entre duas linhas rectas) num ponto redondo (faa clique e arraste) ou transformar um ponto redondo (com pegas) num ponto bicudo (basta fazer clique sobre o ponto). Atalho: com qualquer uma destas ferramentas, para ter acesso temporrio ferramenta de converso de pontos, prima a tela [Alt]. Para ter acesso temporpio ferramenta da seta branca (para seleccionar e mover pontos), prima a tecla z/[Ctrl].

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

Ferramenta de Texto

(atalho: T)

A Ferramenta de Texto permite criar uma caixa de texto (arrastando), escrever texto ou seleccionar texto. Para seleccionar texto: arraste sobre o texto, ou movimente o cursor sobre o texto ao mesmo tempo que pressiona a tecla [Shift] ou faa cliques sucessivos com o rato. Se posicionar o cursor dentro de qualquer caixa vazia, com esta ferramenta activa, pode escrever dentro dessa caixa. Se mantiver o rato premido sobre a ferramenta, surge a ferramenta para colocar texto sobre uma linha (aberta ou fechada): ) e coloque o Active a ferramenta Type on a Path ( cursor perto do objecto ou linha sobre a qual pretende colocar texto. Clique e escreva. Para alterar algumas das opes do texto escrito sobre uma linha ou objecto, seleccione com a ferramenta de seleco ( ) e v ao menu Type > Type on a Path > Options.

Para alterar o ponto onde o texto se inicia ou termina, active a ferramenta de seleco e posicione o cursor perto do final ou princpio do texto e quando , clique e arraste. o cursor tomar a forma Para inverter o sentido do texto, active a ferramenta de seleco, coloque o cursor sobre a linha vertical azul. no meio do texto, at que o cursor se transfore arraste no sentido que pretende. ma em Atalho: para ter acesso temporrio ferramenta ) para deslocar o texto no ecr, da mo ( quando est activa a ferramenta de texto, prima a tecla [Alt].

Lpis (atalho: N)

O Lpis permite criar linhas abertas ou objectos fechados, desenhando livremente ao arrastar o rato. Para criar um objecto fechado, depois de iniciar o desenho, prima a tecla [Alt]. O cursor toma a forma ; quando largar o rato, ser criada uma linha recta entre o ponto inicial e o ponto final, fechando o objecto. Se mantiver o rato premido sobre a ferramenta, surgem outras ferramentas relacionadas: A ferramenta Smooth suaviza formas sobre as quais arraste. A ferramenta Erase apaga as linhas por onde passa (qualquer tipo de linhas, criadas com qualquer ferramenta). Depois de completado o desenho, pode alterar a linha atravs do painel Stroke: espessura, terminao, tipo de linha, etc. O preenchimento (se o tiver) pode ser uma cor ou um degrad.

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

Linha

(atalho: \)

Esta ferramenta permite traar linhas rectas. Se pressionar a tecla [Shift] ao mesmo tempo que traa a linha, s conseguir desenhar linhas com ngulos de 45. Depois de desenhar uma linha, pode modificar os seus atributos atravs da paleta Stroke. Atalho: prima a tecla [Alt] para desenhar a linha a partir do centro.

Moldura

(atalho: F)

A ferramenta Moldura (frame) permite criar caixas (rectangulares, ovais e poligonais), onde pode ser colocada uma imagem ou um texto (ou nada). Se mantiver o rato premido sobre a ferramenta, surgem as outras duas formas. Depois de escolher o polgono, se fizer duplo-clique sobre a ferramenta, surge uma caixa de dilogo onde pode escolher desenhar um polgono ou estrela, e alterar as pontas da estrela para serem mais ou menos agudas.

Forma

(atalho: M)

Esta ferramenta rigorosamente igual anterior (Moldura). Quando os contornos das caixas esto visveis (estando activa a opo Show Frame Edges, no menu View), a nica diferena entre os dois tipos de caixas, que a primeira est preenchida com um X e esta est vazia. Na prtica, funcionam da mesma maneira, ou seja, em qualquer uma delas pode escrever texto (com a ferramenta de texto) ou colocar texto ou imagem (atravs do comando File > Place). Existe ainda um terceiro tipo de caixa, desenhada com a ferramenta de texto. Nesta s pode ser colocado texto. No entanto, se quiser alterar o tipo de qualquer caixa, pode ir ao menu Object > Content e escolher Graphic (para uma Moldura, preenchida com um X), Text (para uma caixa de texto) e Unassigned (para uma forma geomtrica que no especificamente destinada a nada). Veja aqui os trs tipos de caixas:

Caixa criada com a ferramenta para molduras (frame).

Caixa criada com a ferramenta para formas.

Caixa criada com a ferramenta de texto.

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

Rotao

(atalho: R)

Esta ferramenta permite rodar um objecto manualmente atravs de simples arrastamento. Para restringir a ferramenta a movimentos de 45, prima a tecla [Shift]. Para melhor controlo, arraste longe do ponto de origem da rotao. Se pretender mudar o centro da rotao, faa um clique simples antes de arrastar. Outras formas de rodar um objecto: com a ferramenta de transformao livre ou; seleccionar o objecto e entrar um valor para o ngulo na paleta de controlo, no campo . frente de

10

Escala

(atalho: S)

Esta ferramenta permite aumentar ou diminuir um objecto, arrastando. Se pretender manter propores, prima a tecla [Shift] e arraste diagonalmente. Outra forma de redimensionar um objecto atravs da ferramenta de Transformao Livre. Pode, tambm, seleccionar um objecto com a ferramenta de seleco e arrastar premindo ao mesmo tempo a tecla z/[Ctrl]. Se pretender manter propores, pressione tambm a tecla [Shift].

11

Toro

(atalho: O)

Esta ferramenta permite inclinar um objecto, arrastando no sentido pretendido. Se pretender restringir os movimentos a ngulos de 45, deve premir a tecla [Shit] ao mesmo tempo que arrasta. Se pretender inclinar um objecto com um valor numrico predefinido, seleccione o objecto e ). digite o valor na paleta de controlo, frente do campo respectivo (

12

Transformao Livre

(atalho: E)

Com a ferramenta de transformao livre, pode aplicar diversas transformaes a um objecto seleccionado sem precisar de mudar de ferramenta. Pode usar os atalhos de teclado para usar alternadamente a ferramenta de transformao livre (E), a de seleco (V) ou a de seleco directa (A). Para mover o objecto com a ferramenta de transformao livre, basta seleccion-lo e arrastar. Para redimensionar, deve arrastar uma das pegas de canto; se quiser manter as propores, prima a tecla [Shift] ao mesmo tempo que arrasta. Para rodar, coloque o cursor (sem pressionar o rato) junto a uma das pegas de canto, do lado . Pode ento premir o rato e rodar. de fora, at que o cursor tome a forma Para inclinar o objecto seleccionado, comece a mover uma das pegas de lado (no use as pegas de canto) e depois (s depois) pressione as teclas z/[Ctrl] + [Alt] ao mesmo tempo que continua a arrastar, at obter a perspectiva pretendida. Para obter o objecto reflectido, arraste uma das pegas por forma a passar por cima da pega oposta, sempre de fora para dentro.

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

13

Conta-Gotas

(atalho: I)

O Conta-Gotas (Eyedropper) pode ser usado para copiar atributos tanto de texto como de objectos. Dos objectos (mesmo imagens importadas), copia todos os atributos de preenchimento e contorno (incluindo transparncia). Por predefinio do programa, esses atributos passam a ser o padro para os objectos desenhados seguidamente. Se fizer duplo-clique sobre a ferramenta tem acesso caixa de dilogo onde pode determinar quais os atributos que vo ser copiados. OBJECTOS Para copiar atributos de preenchimento e contorno: 1. Seleccione um ou mais objectos que pretende alterar. 2. Active a ferramenta Conta-Gotas. 3. Faa clique sobre o objecto que servir de modelo. Surge um conta-gotas cheio, e os objectos que esto seleccionados so imediatamente alterados, ficando com um preenchimento e contorno iguais ao do objecto sobre o qual fez clique. 4. Para alterar outros objectos com os mesmos atributos, basta fazer clique sobre eles com o conta-gotas cheio. Se o objecto tiver apenas contorno mas no preenchimento (um objecto co), certifique-se de que faz clique sobre a linha de contorno. Para copiar outros atributos quando o Conta-Gotas est cheio: 1. Pressione a tecla [Alt] enquanto tem o Conta-Gotas cheio. Ele inverte a posio e surge vazio, indicando que est pronto a ir buscar novos atributos. 2. Sem libertar a tecla [Alt], faa clique sobre o objecto cujos atributos pretende copiar, e depois solte a tecla [Alt] para poder verter os novos atributos noutro objecto. Para copiar apenas a cor de preenchimento ou apenas a cor de contorno sem copiar outros atributos, faa clique sobre o objecto premindo ao mesmo tempo a tecla [Shift] com a ferramenta Conta-Gotas. Ao aplicar a cor a outro objecto, apenas a cor do preenchimento ou do contorno aplicada, dependendo se o preenchimento ou o contorno que esto na frente, na barra de ferramentas. TEXTO Para copiar atributos de texto no seleccionado: 1. Com o Conta-Gotas activo, faa clique sobre o texto cuja formatao pretende copiar (o texto pode estar noutro documento aberto de InDesign). A ferramenta inverte a posio e surge cheia, para indicar que j copiou os atributos que pretende. Quando posiciona o conta-gotas sobre texto, surge um tracinho vertical junto ponta da pipeta. 2. Seleccione agora o texto que pretende alterar. O texto seleccionado fica com os atributos que esto carregados no conta-gotas. Enquanto ele permanecer carregado, pode seleccionar mais texto e continuar a aplicar os mesmos atributos. 3. Para desseleccionar a ferramenta, escolha outra ferramenta. Para copiar atributos de texto a texto j seleccionado: 1. Com a ferramenta de texto seleccione o texto que pretende alterar. 2. Com a ferramenta Conta-Gotas, faa clique sobre o texto do qual pretende copiar os atributos (tem de estar no mesmo documento). O Conta-Gotas inverte a posio e surge cheio, para indicar que contm os atributos copiados, e que so automaticamente aplicados ao texto que seleccionou no ponto anterior.

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

Por baixo da ferramenta Conta-Gotas encontra-se uma rgua que permite efectuar medidas por simples arrastamento entre dois pontos (prima a tecla [Shift} se pretender restringir o movimentos a ngulos de 45). A medida surge na paleta Info.

14

Gradient

(atalho: G)

Um degrad (gradient) uma mistura gradual entre duas ou mais cores. Pode criar, nomear, editar e aplicar degrads usando a paleta Swatches. Outra forma de criar degrads atravs da paleta Gradient. Depois de preencher um objecto com um degrad, pode fazer alteraes atravs da ferramente Gradient, que permite alterar a direco do degrad e mover os seus pontos de incio e fim. Tem ainda a possibilidade de aplicar um s degrad a vrios objectos: basta estarem seleccionados e arrastar a ferramenta sobre eles.

15

Boto

(atalho: B)

Ao criar um boto com esta ferramenta, pode arrastar para criar a rea do boto ou pode fazer um clique para especificar a altura e largura numa caixa de dilogo. Os botes podem despoletar aces, como saltar para outra pgina ou iniciar um pequeno filme. Quando o documento exportado para PDF, estes botes estaro activos no documento PDF.

16

Tesoura

(atalho: C)

Pode usar a tesoura para dividir um objecto, uma moldura ou uma caixa de texto vazia, em qualquer ponto ou ao longo de um segmento. Ao usar a tesoura, lembre-se do seguinte: Se pretende dividir um objecto fechado em duas formas separadas, ter de fazer dois cortes ao longo do contorno do objecto. Se cortar uma forma fechada apenas uma vez, o que obtm um desenho com um corte num dos lados. Quaisquer desenhos resultantes de um corte, herdam os atributos do desenho original, como a espessura do filete e a cor de preenchimento. Pode cortar uma caixa de texto com a tesoura e refazer o seu desenho, mas no pode cortar uma caixa de texto em dois locais para criar duas caixas de texto separadas. Se separar uma caixa contendo uma imagem, obter uma cpia (inteira) da imagem dentro de cada uma das caixas resultantes do(s) corte(s). Se pretende que apenas uma caixa contenha a imagem, corte a caixa, e depois use a ferramenta de seleco directa ( ) para seleccionar a cpia que no deseja e apag-la, deixando apenas a caixa. Para cortar um objecto: Active a ferramenta Tesoura, posicione sobre a linha de contorno do objecto e faa clique.

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

17

Mo

(atalho: H)

A ferramenta Mo usada para deslocar a pgina do documento dentro da janela (sempre que a visualizamos a uma escala que no permite ver toda a pgina), e mais prtica e verstil do que os elevadores que surgem direita e na base da janela do documento. Atalho: para ter acesso temporrio ferramenta da mo (

) pressione a Barra de Espaos.

Nota: quando est activa a ferramenta de texto, e o cursor est posicionado numa caixa de texto, com a tecla [Alt] que pode ter acesso temporrio ferramenta Mo. Atalho: faa duplo-clique sobre a ferramenta para fazer caber toda a pgina na janela.

18

Lupa

(atalho: Z)

A Lupa (Zoom tool) permite alterar a escala de visualizao do documento. Pode activar a ferramenta e fazer cliques sucessivos para ir aumentando a visualizao (ou diminuindo, se premir ao mesmo tempo a tecla [Alt]), ou pode arrastar com a ferramenta sobre a rea que pretende ampliar. Quando soltar o rato, a rea que delimitou com a ferramenta, preenche a janela. Atalhos: para ter acesso temporrio Lupa, pressione, simultaneamente, a tecla z/Ctrl e a Barra de Espaos. se fizer duplo clique sobre a ferramenta, o seu documento ser visualizado no tamanho real (100%). outra forma de mudar a visualizao: z/Ctrl + [+] para aumentar ou z/Ctrl + [] para diminuir. z/Ctrl + 0 (zero) faz com que a pgina do documento, preencha a janela.

19

20

21

22

Preenchimento e Contorno
Os quadrados de preenchimento e contorno mostram qual a cor (ou degrad) aplicada para preencher o objecto ou para o filete que o contorna.

As mudanas de cor (nas paletas Swatches ou Color) alteram o preenchimento ou o contorno, dependendo do que estiver na frente. Se fiquer clique sobre a pequena seta curva de duas pontas (ou usar a letra X), troca a cor do preenchimento com a do contorno. Se fiquer clique sobre o cone pequeno, esquerda, em baixo, activa a predefinio para o preenchimento (nada, transparente) e contorno (preto). Pode usar o atalho: letra D

25

27

Aplicar Cor, degrad ou nada


Faa clique para aplicar a ltima cor ou o ltimo degrad usado. Ou nada (ltimo cone). Este atributo ser aplicado ao preenchimento ou ao contorno, dependendo do que estiver na frente.

10

ADOBE INDESIGN CS - As ferramentas


Formadora: NGELA RODRIGUES

As principais Paletas
A Paleta Align
(Alinhar)
A Paleta Align serve para alinhar ou distribuir objectos seleccionados ao longo de um eixo especificado pelo operador (horizontal ou vertical). Podem usar-se tanto os contornos dos objectos como pontos ancorados para referncia. Alm disso, possvel controlar a distribuio de espao entre objectos, tanto horizontal como verticalmente. Tenha em mente o seguinte, ao usar a paleta Align: A Paleta Align no afecta os objectos aos quais foi aplicado o comando Lock Position (trancar posio), e no altera o alinhamento dos textos dentro das suas caixas.

C E
Paleta Align A - cones para alinhamento vertical. B - cones para alinhamento horizontal. C - cones para distriuio vertical. D - cones para distribuio horizontal. E - Activar o espacejamento de distribuio.

O alinhamento de pargrafo prevalece sobre as opes de alinhamento de objectos. O alinhamento de objectos e distribuio das reas entre objectos no tem atalhos de teclado atribudos. No entanto, estas opes esto disponveis na caixa de dilogo Keyboard Shortcuts (Atalhos de teclado), no menu Object Editing para que o operador possa criar atalhos personalizados, se o desejar. Pode usar-se a paleta Align para espacejar horizontal ou verticalmente objectos seleccionados, da seguinte forma: Distribuir objectos dentro dos limites da seleco, inserindo espaos iguais entre os limites individuais de todos os objectos seleccionados. Distribuir objectos de acordo com um valor especificado, inserindo um valor para o espacejamento entre os centros ou os limites individuais dos objectos seleccionados. Este mtodo no mantm a totalidade da largura ou altura da seleco original. Distribuir objectos dentro dos limites da seleco, inserindo um valor igual de espao entre os contornos exteriores de todos os objectos seleccionados. Distribuir objectos de acordo com um valor especificado, inserindo um valor de espacejamento entre os contornos exteriores de todos os objectos seleccionados. Este mtodo no mantm a totalidade da largura ou altura da seleco original.

A Paleta Attributes

(Atributos)
Atravs da Paleta Attributes. possvel fazer com que o contedo ou filete de objecto sobreimprimam (em vez de abrirem) sobre a(s) outra(s) cores. Outras opes so: No imprimir (o objecto seleccionado) e sobreimprimir a cor no intervalo de um filete tracejado

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

11

A Paleta Colour

(Atributos)
A paleta Colour (tal como a paleta Swatches) permite alterar cores, Uma cor misturada nesta paleta, pode ser adicionada paleta Swatches, por forma a estar sempre disponvel para uso. E D Se seleccionar um objecto com uma cor listada na paleta Swatches e alterar essa cor na paleta Colour, estar a alterar a cor apenas nesse objecto seleccionado. Se pretender alterar essa cor em todo o documento, ento deve fazer duplo clique sobre o quadrado de cor correspondente, na paleta Swatches, para editar a cor e alter-la.

A B C

Paleta Colour A - Caixa de preenchimento; B - Caixa de contorno; C - A formatao afecta o contedo ou o texto; D - Espectro de cor; E - Deslizador do valor de cor.

Para visualizar a Paleta Colour, pode escolh-la do menu Window ou pode fazer duploclique sobre o cone de preenchimento e contorno, na base da paleta de ferramentas. Para alterar a cor de preenchimento ou do filete de um objecto seleccionado, atravs da paleta Colour: 1. Active o cone de preenchimento ou de contorno, na paleta Colour. 2. Ajuste o deslizador Tint (percentagem de cor), que surge sempre que a cor em uso pertence paleta Swatches ou Escolha um modelo de cor: LAB, CMYK ou RGB no menu da paleta e use os deslizadores para alterar os valores de cor, ou digite valores numricos nos campos correspondentes; ou Posicione o cursor sobre o espectro de cor, na base da paleta, e faa clique. 3. Se surgir um indicador de fora-de-gama ( ) e pretende usar a cor CMYK mais prxima da cor especificada, faa clique sobre a pequena caixa de cor junto ao cone de alerta. Para criar um Swatch a partir de uma cor na Paleta Color: 1. Misture a cor pretendida na paleta Color. 2. V ao menu da paleta Colpour e escolha Add to Swatches (adicionar aos Swatches).

12

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

A Paleta Control

(Controlo)

A paleta apresenta um contedo diferente, dependendo do objecto seleccionado e da ferramenta activa. um pouco diferente das outras paletas, no formato, e tambm porque no pode ser agrupada com outras paletas. Pode coloc-la no topo ou na base da janela do documento. A Paleta Control com um objecto seleccionado com a ferramenta de seleco:

A BC

DE

F G

I J

M N

A - Representa o ponto seleccionado. Clique para seleccionar um ponto de referncia, ou o ponto que est a manipular no objecto. Se seleccionar o ponto central, por exemplo, e aumentar 10 mm largura do objecto, ele aumentar 5 mm para cada lado; se seleccionar um ponto do lado esquerdo, o objecto alargar 10 mm da esquerda para a direita, mantendo-se fixo o lado esquerdo. B - Coordenada horizontal (X): distncia a que o ponto de referncia se encontra em relao rgua, expressa na unidade de medida corrente*. C - Coordenada vertical (Y): distncia a que o ponto de referncia se encontra em relao rgua de topo, expressa na unidade de medida corrente*. D - Largura (width) do objecto, expressa na unidade de medida corrente*. E - Altura (height) do objecto, expressa na unidade de medida corrente*. F - Propores: clique para manter as propores entre a largura e a altura, ou seja, ao alterar uma, a outra altera-se proporcionamente. G - Escala horizontal e vertical do objecto, em percentagem. Nota: se o objecto estiver seleccionado com a ferramenta de seleco directa, e tratando-se de uma imagem, este valor refere-se escala a que a imagem est apresentada, em relao imagem original. Se mudar estes valores, altera o tamanho da imagem dentro da caixa; quando est activa a ferramenta de seleco este valor altera a caixa, e no a imagem nela contida. H - Propores: clique para manter as propores entre a escala horizontal e vertical do objecto. I - Rotao: Roda o objecto em torno do ponto de referncia. O movimento de rotao sempre no sentido inverso ao dos ponteiros do relgio. Para o movimento contrrio, deve ser fornecido um valor negativo. J - Valor de toro do objecto: torce o objecto horizontalmente em relao ao ponto de referncia seleccionado. K - Espessura do filete. Quando o campo est vazio, significa que o objecto no tem filete a contorn-lo. L - Tipo de filete. M - Opes da paleta. N - Clique para acesso rpido a outras paletas relacionadas.
* - possvel fornecer valores noutras unidades de medida, desde que se acrescente a abreviatura correspondente; por exemplo, 5 pt, corresponte a 5 pontos. Neste caso, o programa aceita o valor, e converte-o para o valor correspondente na medida corrente. possvel fazer operaes aritmticas nestes campos, usando os sinais das operaes pretendidas. Por exemplo, para mover um objecto 8 mm na horizontal, colocque o cursor frente do valor apresentado no campo X e digite: +8mm.

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

13

A Paleta Control com texto seleccionado com a ferramenta de texto: Quando a ferramenta de texto est activa, a paleta de controlo pode exibir opes para formatao de caracteres ou para formatao de pargrafo, dependendo de qual o cone seleccionado do lado esquerdo da paleta.
Formatao de caracteres Formatao de pargrafo

Controlos para formatao de carateres:

A B

NO

A - Fonte (= tipo de letra). Pode digitar-se o nome da fonte ou escolher um nome da lista. B - Caractersticas das letras (regular, itlico, bold, etc.) C - Corpo (= altura de letra). A unidade usada pontos de pica; no entanto, pode acrescentar uma abreviatura para usar outra unidade. Por exemplo: 3mm; o programa aceita o valor e converte-o para pontos de pica. D - Entrelinhamento (= espao vertical medido de base a base de linha de texto). A opo Auto corresponde a um entrelinhamento de 120% em relao ao corpo em uso (este avlor pode ser alterado nas Preferncias do documento). E - Outras opes para caracteres: tudo em maisculas, caracteres subidos (para expoentes, por exemplo), sublinhado, maisculas pequenas, caracteres descidos e texto riscado. F - Ajustamento (entre pares) de caracteres: aumenta ou diminui o espao entre dois caracteres, em milsimos do espao da letra M (tambm conhecido por quadratim). G - Espacejamento entre todos os caracteres seleccionados. Tambm expresso em milsimos de quadratim (= espao da letra M). H - Escala horizontal dos caracteres: um valor inferior a 100% condensa os caracteres seleccionados; um valor superior a 100%, expande-os. I - Distncia vertical do texto relativamente base de linha. Um valor negativo desce os caracteres; um valor positivo sobe-os. J - Escala vertical dos caracteres: um valor inferior a 100% condensa os caracteres seleccionados; um valor superior a 100%, expande-os. K - Inclinao (para a direita) dos caracteres seleccionados. Para criar um falso itlico, use 12. Para inclinar os caracteres para a esquerda, use um valor negativo. L - Estilo de carcter aplicado. Quando o texto no tem qualquer estilo aplicado, surge: [No character style]. M - Lngua escolhida para utilizar regras de hifenizao. N - Opes da paleta. N - Clique para acesso rpido s paletas Character e Character Styles.

14

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

Controlos para formatao de pargrafos:

J K

N O

A - Alinhamento do texto: esquerda, ao centro, direita, justificado com a ltima linha a encostar esquerda, justificado com a ltima linha a centrar, justificao forada (todas as linhas preenchem a mancha). B - Recolhido esquerda (sempre medido em relao margem esquerda onde o texto se inicia). C - Recolhido s na 1. linha. Usa-se normalmente para a abertura de pargrafo. Se pretender pargrafo francesa, deve usar aqui um valor negativo, igual ao valor positivo do recolhido esquerda. D - Recolhido direita (sempre medido em relao margem direita onde o texto termina). E - Ajustar grelha. Clique no cone direita para obrigar as linhas a ajustarem grelha. A grelha (braseline grid) existe sempre predefinida em todos os documentos; para a alterar, pode ir s Preferncias do documento. Para a visualizar, v ao menu View > Show Baseline Grid. F - Espao antes do pargrafo. G - Capitular: nmero de linhas afectadas pela capitular. H - Espao depois do pargrafo. I - Capitular: nmero de caracteres para capitular(es). J - Estilo de pargrafo em uso. Qundo no existe qualquer estilo aplicado, surge: [No paragraph style]. K - Hifenizao: ligada/desligada. L - Nmero de colunas em que a caixa de texto se divide. M - Indicador da posio do cursor: segue a posio do cursor, em relao margem esquerda onde o texto se inicia. N - Opes da paleta. O - Clique para acesso rpido s paletas Paragraph e Paragraph Styles.

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

15

A Paleta Gradient

(Degrad)
A paleta recomendada para criar e armazenar degrads a paleta Swatches, mas pode tambm usar a paleta Gradient. Em qualquer momento, pode adicionar o degrad em uso paleta Swatches. A paleta Gradient til sobretudo para criar um degrad sem nome, que no seja muito usado.

C E D F

Se seleccionar um objecto com degrad listado na paleta Swatches e alterar esse degrad na paleta Gradient, estar a alter-lo apenas nesse objecto seleccionado. Se pretender alterar esse degrad em todo o documento, ento deve fazer duplo clique sobre o quadrado correspondente, na paleta Swatches, para editar o degrad e alter-lo.
Paleta Gradient A - Preenchimento com degrad; B Tipo de degrad; C - Inverter; D - Cor inicial; E - Ponto do meio; F - Cor final.

Para criar um novo degrad para o texto ou objecto(s) seleccionado(s): 1. Faa clique sobre o cone de preenchimento ou contorno na paleta Swatches ou na paleta de ferramentas. 2. Para definir a cor inicial de um degrad, faa clique sobre o quadradinho esquerda, por baixo da barra de degrad, e depois: Arraste uma cor da paleta Swatches e largue-a sobre esse quadrado para a cor inicial ou Faa clique sobre uma cor da paleta Swatches, premindo ao mesmo tempo a tecla [Alt] ou Na paleta Colour, crie uma cor com os deslizadores ou com a barra de cor 3. Para definir a cor final de um degrad, faa clique sobre o quadradinho direita, por baixo da barra de degrad, e depois repita o procedimento descrito no ponto anterior. 4. Seleccione Linear ou Radial no menu Type (tipo de grad) e ajuste a cor e o ponto do meio do degrad.

A Paleta Info
A B C D E F A paleta Info mostra informao relativa ao(s) objecto(s) seleccionado(s), ou rea sob a ferramenta em uso, incluindo os valores de posio, tamanho e rotao. Ao mover um objecto, esta paleta mostra tambm a posio relativa ao ponto inicial. Ao contrio das outras paletas existentes no programa, esta apenas informativa (no possvel usar a paleta Info para alterar qualquer valor). Se escolher Show Options, no menu da paleta, pode obter informaes adicionais sobre o(s) objecto(s) seleccionado(s).

Paleta Info. A - Coordenada horizontal (X); B Coordenada vertical (Y); C - Distncia a que o objecto ou ferramenta foram movidos em relao ao ponto inicial; D - Largura na unidade de medida em uso; E - Altura na unidade de medida em uso; F - ngulo de rotao.

16

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

A Paleta Layers

(Camadas)

D E

A B C

Paleta Layers A - Layer activa para o prximo objecto; B - Layers seleccionadas para o prximo comando; C - Layers com objectos seleccionados; D - Mostrar/ Esconder (actualmente visvel); E - Trancar/destrancar (actualmente trancado); F - Layer escondida (o smbolo do olho est invisvel); G - cone para criar nova layer; H - cone para apagar a layer activa.

A paleta Layers (camadas) lista todas as camaUm documento e as suas camadas (layers) das existentes no documento, com a camada da frente surgindo no topo da paleta. Use esta paleta para criar e apagar camadas, esconder ou tranc-las, junt-las, e especificar opes que determinam como as camadas so apresentadas e impressas. Pode tambm mudar a ordem de empilhamento das camadas e moder objectos de uma camada para outra. Pense nas camadas como pginas transparentes colocadas em cima umas das outras. Se uma camada no contm quaisquer objectos, pode ver-se atravs dela os objectos ou outras camadas que estejam por detrs. Nota: Os objectos nas pginas mestras surgem por baixo de cada layer. Os objectos colocados nas pginas mestras tambm podem aparecer na frente das pginas dos documentos, se estiverem numa layer mais elevada. As layers (camadas) envolvem todas as pginas do documento, incluindo as mestras. Por exemplo, se esconder a primeira camada ao editar a pgina 1 do seu documento, esla estar escondida em todas as pginas at que decida mostr-las novamente.

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

17

A Paleta Links

(Ligaes)
A B C D E Todos os ficheiros colocados num documento esto listados na paleta Links, tanto os que se encontram num disco local, como os que estejam armazenados num server. Um ficheiro ligado, aparece na paleta Links com uma das seguintes aparncias: Um ficheiro actualizado surge apenas com o seu nome e indicando qual a sua pgina no documento.

Paleta Links. A - Pgina onde se encontra a imagem ligada; B - Ficheiro em falta; C - Ficheiro modificado; D - Ficheiro ligado; E - Ficheiro embebido; F - cone para re-ligar (recolocar) um ficheiro; G - Salta para a imagem seleccionada; H - Actualizar a ligao ao ficheiro; I - Editar o ficheiro original.

Um ficheiro modificado apresenta o smbolo de um tringulo amarelo com um ponto de exclamao, significando que a verso do ficheiro em disco mais recente do que a que foi colocada no documento de InDesign. Acontece, por exemplo, quando um ficheiro aberto e alterado no Photoshop, depois de ter sido colocado no documento de InDesign. Neste caso, deve fazer clique sobre o cone de actualizao.

Um ficheiro em falta apresenta um ponto de interrogao dentro de um crculo vermelho, significando que o ficheiro j no existe no local onde estava quando foi colocado, embora possa estar noutra pasta. Isto acontece quando algum muda o ficheiro de local, depois de estar colocado. Se imprimir um documento contendo um ficheiro nestas condies, a sua visualizao pode ser m ou at no aparecer na impresso. Deve fazer clique sobre o cone de actualizao ou religar o ficheiro (no primeiro cone, na base da paleta). Um ficheiro embebido apresenta um quadrado com algumas formas representando os ficheiros embebidos. Um ficheiro embebido significa que est efectivamente inserido no documento de InDesign, no sendo necessrio enviar tambm o ficheiro original, quando o ficheiro for para a grfica.

A Paleta Pages

(Pginas)

A Paleta Pages apresenta as miniaturas das pginas existentes no documento. Atravs desta paleta possvel acrescentar ou apagar pginas, mov-las, alterar a sua ordem, e aplicar modelos de pginas (pginas mestras) s pginas comuns do documento. Para saltar para uma pgina, basta fazer duplo-clique sobre a miniatura, na paleta Pages. Esta operao tambm pode ser feita atravs do atalho z/Ctrl + J, que selecciona o campo numrico na base da janela do documento, esquerda, onde pode digitar o novo nmero de pgina que pretende activar. Para acrescentar uma pgina: Arraste a miniatura da pgina mestra que pretende como modelo para a rea da paleta onde figuram as pginas do documento; se pretende colocar a nova pgina no meio de pginas existentes, tem de inserir o cursor no meio delas (todas as pginas seguintes so automaticamente renumeradas). Se arrastar o cone de uma pgina mestra para cima de uma pgina j existente, estar a aplicar esse modelo a essa pgina. Para acrescentar muitas pginas: V ao menu da paleta Pages e seleccione Insert Pages...

18

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

Para apagar uma (ou vrias) pgina(s): Seleccione a(s) pgina(s), e faa clique sobre o cone do caixote do lixo, na base da paleta, ou arraste a(s) pgina(s) para cima deste cone. ou Seleccione todas as pginas (fazendo clique com Shift), v ao menu da paleta e escolha Delete Spreads (se for apenas uma pgina, a opo a seleccionar ser Delete Page).

C PGINAS MESTRAS Uma pgina mestra uma pgina modelo, que pode ser aplicada s pginas do documento, por forma a repetir em todas (ou muitas) pginas elementos comuns, mantendo assim a consistncia em todo o documento. Tambm diminui a quantidade de alteraes a fazer e permite mudanas rpidas do layout.

Paleta Pages. A - Nomes e prefixos das pginas mestras; B - Miniaturas das pginas mestras; C Miniaturas das pginas do documento; D - cone para criar nova pgina; E - Apagar pgina(s) activa(s).

Tudo o que for colocado numa pgina mestra (objectos, texto, margens e guias) surge nas pginas do documento s quais essa pgina mestra for aplicada. De cada vez que editar e alterar os elementos da pgina mestra, eles alteram-se automaticamente em todas as pginas do documento com esse modelo de pgina. Nota: os elementos colocados numa pgina mestra, no esto disponveis na pgina do documento; se pretender alterar um objecto que pertence pgina mestra, numa pgina do documento (mantendo inalterado o objecto da mestra), tem de libertar esse objecto: faa clique sobre o objecto, premindo ao mesmo tempo as tecla Shift + z/Ctrl. O objecto fica seleccionado e pode ser alterado.

Para aplicar uma pgina mestra a uma pgina do documento: Arraste o cone da pgina mestra para cima do cone da pgina do documento. Quando surgir um rectngulo preto em torno da pgina pretendida, solte o rato. Para aplicar uma pgina mestra a vrias pginas do documento: Mtodo 1: Seleccione as pginas do documento s quais pretende aplicar a pgina mestra. Faa clique sobre a pgina mestra, premindo ao mesmo tempo a tecla [Alt] Mtodo 2: V ao menu da paleta e escolha Apply Master to Pages... Seleccione a pgina mestra a aplicar, frente de: Apply Master Indique as pginas que pretende, frente de: To Pages, e clique OK. As pginas podem no ser seguidas, identificando as sequncias com tracinhos, e separando-as por vrgulas. Por exemplo, pode digitar 5, 7-9, 13-16 para aplicar a mesma pgina mestra s paginas 5, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16. Para criar uma pgina mestra: Pode ser completamente nova, e para isso, deve ir ao menu da paleta Pages e escolher New Master... ou Pode usar uma pgina do documento, arrastando a sua miniatura para a rea das pginas mestras.
ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas
Formadora: NGELA RODRIGUES

19

Para criar uma pgina mestra baseada noutra pgina mestra: V ao menu da paleta Pages e escolha New Master frente do campo Based on escolha uma mestra j existente na qual queira basear a nova pgina mestra. Uma pgina mestra baseada noutra, mantm todos os elementos existentes na pgina me, podendo acrescentar outros ou modificar alguns dos j existentes. Sempre que modificar a pgina de origem, a pgina baseada em modifica-se tambm, excepto nos elementos novos ou modificados. Nota: para modificar, na nova pgina mestra, um elemento que j existia na pgina me, tem de o libertar: faa clique sobre o objecto, premindo ao mesmo tempo as tecla Shift + z/Ctrl. O objecto fica seleccionado e pode ser alterado.

A Paleta Pathfinder
A paleta Pathfinder permite criar objectos compostos, que podem ser constitudos por formas simples ou compostas (com buracos), caixas de texto, contornos de texto ou outras formas. A aparncia destas formas compostas depende do cone escolhido na paleta Pathfinder. Seleccionando dois ou mais objectos, pode efectuar as seguintes operaes: Adicionar Traa o contorno de todos os objectos, para criar uma nica forma.
Original

Paleta Pathfinder A - adicionar; B - subtrair; C - intersectar; D - excluir zonas sobrepostas; E - menos a parte de trs: subtrai o objecto mais atrs, do objecto mais frente.

Subtrair Os objectos na frente, abrem um buraco no objecto situado mais atrs. Intersectar Cria uma forma com as reas sobrepostas (o resto dos objectos desaparece).

Excluir zonas sobrepostas Cria uma forma com as reas no sobrepostas (a rea sobreposta desaparece).

Menos a parte de trs Os objectos atrs, abrem um buraco no objecto mais frente. Em muitos casos, o objecto resultante adopta os atributos (preenchimento, contorno, transparncia, camada, etc) do objecto que est mais frente. Quando subtrai formas, os objectos na frente so apagados. Neste caso, os objectos resultantes ficam com os atributos do objecto mais atrs. Quando se inclui uma caixa de texto num objecto composto, a forma da caixa de texto alterase, mas o texto nela inserido mantm-se inalterado. Para alterar o texto, deve criar um objecto composto usando o contorno do texto

20

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

A Paleta Stroke

(Contorno)
Atravs da paleta Stroke, pode determinar a espessura do filete, e ainda outras especificaes: o tipo de terminao; a juno entre filetes; se o filete vai alinhar ao centro da medida da caixa, no interior ou no exterior; o tipo de filete, etc. Quando pretende que um objecto no tenha filete, pode atribuir-lhe uma espessura de 0.

A C

B D E F G H I J

Paleta Stroke A - Espessura do filete; B - Terminao do filete; C - Limite da terminao; D - Juno dos filetes; E Slinhamento do filete: ao centro, no interior, no exterior; F - Tipo de filete; G - Tipo de ponta, no incio; H - Tipo de ponta, no final; I - Cor dos intervalos nos tracejados; J - Percentagem dessa cor.

A Paleta Swatches
A B C

(Amostras de cor)
D Atravs da paleta Swatches possvel controlar todas as cores e degrads do documento. Use esta paleta para criar, nomear, e armazenar cores e degrads, e para um acesso fcil e rpido. Quando o preenchimento ou o contorno do objecto seleccionado uma cor que foi aplicada atravs da paleta Swatches, essa cor aparece seleccionada na paleta. A Paleta Swatches pode armazenar os seguintes tipos de amostras: Cores Diferentes cones na paleta identificam (cor directa) ou o tipo de cor: Spot (cor processada) e tambm o Process , RGB , CMYK modo de cor: LAB . e Tintas misturadas Redes Um valor de percentagem perto de uma cor indica uma rede de uma cor directa ou processada. Degrads Cada degrad apresenta um cone indicanou Radial . do o tipo: Linear Nenhum (None) Este cone retira a cor ou o contorno de um objecto.

H I F G J

Paleta Swatches A - Preenchimento ou contorno; B Controla objecto ou texto; C - Percentagem de cor; D - Cor no editvel; E - Nenhuma (sem cor); F - Cor; G - Nome da cor; H - Cor processada; I - Cor de registo; J - Cor CMYK; K - Mostrar todas as amostras; L - Mostrar apenas amostras de cor; M - Mostrar apenas amostras de degrads; N - Nova cor; O - Apaga a cor seleccionada

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

21

Paper (Papel) Esta uma amostra que simula a cor do papel em que se imprime. Os objectos por detrs de um objecto com esta cor, no imprimem nas reas em que esse objecto se lhes sobrepe. Em vez disso, o que surge a cor do papel em que se vai imprimir. possvel editar a cor Paper (papel) para a tornar igual cor do papel de impresso; basta fazer duplo-clique sobre a amostra. Esta cor serve apenas para efeitos de visualizao; na realidade ela no imprime, e tambm no pode ser apagada. No deve aplicar a cor Paper para retirar cor a um objecto; para esse fim use None (nenhuma). Nota: Se a cor Paper (papel) no estiver a funcionar desta forma, e se estiver a usar uma impressora no-PostScript, tente mudar a driver da impressora para modo Raster Graphics. Black (preto) Esta uma cor predefinida: 100% de preto, cor processada, definida pelo modelo CMYK. No pode ser editada ou apagada. Por defeito, todas as ocorrncias de Black sobreimprimem (imprimem por cima), das outras cores, incluindo caracteres de texto de qualquer tamanho. Se pretender que o preto no imprima por cima, deve ir s Preferncias do programa, no painel General, desactive a opo Overprint [Black] Swatch at 100%. Registration (cor de registo) Registration uma cor predefinida que faz com que os objectos imprimam em todas as separaes a partir de uma impressora PostScript. As miras de impresso, por exemplo, usam esta cor, por forma a que todas as chapas possam ser alinhadas de forma precisa. No pode ser editada ou apagada. Para importar cores de outro documento InDesign: 1. No menu da paleta Swatches, faa clique sobre Load Swatches. 2. Faa duplo-clique sobre o documento de InDesign de onde pretende importar cores.

A Paleta Transform

(Transformar)
C Os controlos da paleta Transform so iguais aos da paleta Control, quando est seleccionado um objecto com a ferramenta de Seleco ou com a ferramenta de Seleco Directa (ver pgina 13). Pode, assim, preencher os campos numricos para aplicar transformaes precisas a um objecto: mover, rodar, torcer, mudar o tamanho.

Paleta Transform A - Localizador do ponto de referncia; B - cone para manter propores; C - Menu da paleta.

Esta paleta e a paleta Control so interactivas: ou seja, tanto pode fazer a alterao numa paleta como na outra.

22

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

A Paleta Transparency

(Transparncia)
Esta paleta usa-se para mudar a opacidade e tambm o modo de mistura de cor de objectos e grupos, isolar a mistura de cores B de um grupo, ou evitar a sobreimpresso de objectos de um grupo (knock out). D O grau de transparncia de um objecto ou grupo de objectos, pode variar de 100% de opacidade (completamente opaco) at 0% (completamente transparente). Ao diminuir a opacidade de um objecto, o que estiver por baixo torna-se visvel atravs dele. Pode aplicar transparncia a objectos e grupos seleccionados (incluindo imagens e caixas de texto), mas no a caracteres de texto individuais ou camadas; e no possvel aplicar valores diferentes para o preenchimento e para o contorno. No entanto, imagens importadas com esses efeitos j incorporados vem-se e imprimem correctamente.

A C
Paleta Transparency A - Modo de mistura de cor; B - Opacidade; C - Isolar a mistura de cor; D - Grupo que no sobreimprime (abre buraco)

esquerda: grupo sem a opo Knockout Group. direita: opo Knockout Group activa.

A opo Isolate Blending evita que o modo de mistura de cor seja aplicada para l do fundo do grupo (do primeiro objecto, aquele que estiver por baixo de todos). A opo Knockout Group usa-se para fazer com que a opacidade e o modo de mistura de cor de cada objecto no grupo seleccionado no sobreimprimia isto , bloqueie visualmente, abrindo um buraco em vez de imprimir por cima outros objectos que fiquem por baixo do grupo. Apenas os objectos no grupo seleccionado sofrem esta influncia. Os objectos que ficam por baixo continuam visveis, relativamente ao grupo, e no so afectados pela mistura de cor ou transparncia aplicada aos objectos do grupo. Para assegurar que um grupo de objectos transparentes no abra buraco entre si, desseleccione a opo Knockout Group. Nota: a opo Knockout Group afecta apenas grupos onde a transparncia foi aplicada aos objectos antes de agrupados. Se a transparncia for aplicada ao grupo, j como grupo, os objectos sempre abrem buraco (knock out) sobre os outros que ficam por baixo.

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

23

A Paleta Character

(Carcter)
Os controlos da paleta Character, so iguais aos da paleta Control, quando est seleccionado um texto com a ferramenta de Texto, e a paleta mostra as opes de controlo para formatao de caracteres (ver pgina 14). Pode preencher os campos numricos para formatar o texto seleccionado, escolher a fonte, a lngua para hifenizao, etc. Tambm as opes desta paleta so iguais s da paleta Control. As duas paletas so interactivas: ou seja, tanto pode fazer a alterao numa paleta como na outra.

As Paletas Character Styles (Estilos de Carcter) e Paragraph Styles (Estilos de Pargrafo)


A formatao de caracteres e pargrafos, como j foi explicado, feita atravs da paleta Control e/ou das paletas Character e Paragraph, e esta mesma formatao pode ser reunida e guardada, em forma de estilos, nas paletas Character Styles e Paragraph Styles. Depois, basta aplicar os estilos para ter todo o texto formatado de forma consistente, ao longo de todo o documento, com a vantagem de poder, em qualquer momento, editar e alterar qualquer estilo; desta forma, todo o texto ao qual o estilo foi aplicado fica automaticamente alterado. Sempre que selecciona texto, ou insere o cursor no meio de texto, o estilo que a estiver aplicado (se for o caso) surge destacado na paleta de estilos. Se a rea de texto seleccionado contiver vrios estilos, no aparece nenhum assinalado. Character Styles Na Paleta Character Styles pode ser guardada toda a formatao contida na Paleta Character (ou na Paleta Control, parte de formatao de caracteres). Um pormenor interessante nestes estilos (de caracteres) que possvel guardar apenas um (ou

C A B

Paletas Character e Paragraph Style A - Estilo com formatao adicional (em relao ao estilo guardado); B - Nome do estilo; C - Estilo importado com o texto colocado; D - Novo estilo; E - Apaga estilo seleccionado.

24

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

alguns) atributo(s); por exemplo, podemos criar um estilo que no modifique nada a no ser especificar que o texto itlico. Este tipo de estilo, pode ser aplicado ao texto, mantendo o corpo, fonte, etc. e mudando apenas para itlico; ou seja, pode ser aplicado sobre muitos tipos de texto, mesmo com estilos de pargrafo.
Janela para criar novo estilo de carcter. A - Paineis com diferentes opes para formatao de caracteres guardada no estilo.

Paragraph Styles Os estilos de pargrafo, por seu lado, incluem toda a formatao que pode ser guardada nos estilos de caracteres, e ainda a formatao prpria de pargrafos (espao antes e depois do pargrafo, alinhamento, recolhidos, tabs, etc.). Esta mesma formatao pode ser dada na paleta Paragraph e/ou na paleta Control, na parte que controla pargrafos.

Criar um estilo Para criar um estilo, pode comear do nada, seleccionando as opes nas caixas de dilogo de estilos, ou ento, pode formatar todo o texto na paleta Control, seleccionar esse texto, e criar um estilo; desta forma, a formatao aplicada ao texto seleccionado, fica automaticamente guardada no estilo criado.
Janela para criar novo estilo de pargrafo. A - Paineis com diferentes opes para formatao de pargrafo guardada no estilo.

), Nota: se premir a tecla [Alt] ao mesmo tempo que faz clique sobre o cone novo estilo ( na base da paleta de estilos, surge uma janela onde pode dar o nome ao estilo (alm de poder alterar outras opes). Se no premir a tecla [Alt], o programa d ao estilo o nome Character Style 1 ou Paragraph Style 1. Importar estilos Outra possibilidade, importar estilos j gravados noutro ficheiro de InDesign. Para isso, v s opes da paleta de estilos (tantos de caracteres como de pargrafos) e escolha: Load Character Styles, ou Load Paragraph Styles, ou Load All Styles. Basear um estilo noutro Na janela para criar um estilo, frente do campo Based On, pode escolher um estilo j existente; neste ponto, todas as opes do novo estilo ficam iguais quele que serve de base. Altere aquilo que pretende diferente e salve o estilo. A partir daqui, sempre que alterar o estilo pai, o(s) estilo(s) que nele se baseia(m) altera(m)-se tambm, mantendo intacto aquilo em que so diferentes. Estilo seguinte Ainda na janela de criao/edio de estilo, no campo Next Style, pode escolher um estilo para se seguir ao estilo que est a criar (ou editar). Isto significa que, no final de cada pargrafo, automaticamente activa um novo estilo (o estilo seguinte).
ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas
Formadora: NGELA RODRIGUES

25

Nota: isto s funciona quando est a digitar o texto, activando o novo texto de cada vez que termina um pargrafo. Se estiver a colocar texto, vindo de qualquer processador de texto, ter sempre de activar cada estilo individualmente. Atribuir um atalho ao estio Ao criar/editar um estilo, pode tambm atribuir um atalho, para mais fcil acesso: no campo Shortcut, pode digitar um nmero do bloco numrico de teclas ( direita do teclado), conjugados com [Alt], ou com [Shift], ou com z/Ctrl (ou com duas ou trs destas teclas), quadruplicando assim os atalhos possveis para armazenar cada estilo. Depois, basta premir a tecla de atalho, com o texto seleccionado, para aplicar o estilo. Limpar formatao anterior Quando se aplica um estilo, a formatao que tenha sido aplicada individualmente ao texto permanece intacta. Quando isto acontece, na paleta de estilos surge um sinal + frente do estilo aplicado, significando que o texto no tem a formatao integral contida no estilo, mas que lhe foi alterado um ou mais atributos. Esta caracterstica pode ser muito til quando se pretende aproveitar alguma da formatao (como os negros e itlicos, por exemplo), mas tambm haver situaes em que isto no conveniente. Para aplicar um estilo de pargrafo, preservando estilo de caracteres, mas limpando toda a formatao adicional: Na paleta Paragraph Styles, pressione a tecla [Alt] ao mesmo tempo que faz clique sobre o nome do estilo. Para aplicar um estilo de pargrafo, mas limpando tanto os estilos de caracteres como a formatao adicional: Na paleta Paragraph Styles, pressione simultaneamente as teclas [Alt] + [Shift] ao mesmo tempo que faz clique sobre o nome do estilo.

A Paleta Paragraph

(Pargrafo)
Os controlos da paleta Paragraph, so iguais aos da paleta Control, quando est seleccionado um texto com a ferramenta de Texto, e a paleta mostra as opes de controlo para formatao de pargrafo (ver pgina 15). Pode preencher os campos numricos para formatar o texto seleccionado, escolher o alinhamento, recolhido esquerda ou direita, espao antes e/ou depois do pargrafo, etc. Tambm as opes desta paleta so iguais s da paleta Control. As duas paletas so interactivas: ou seja, tanto pode fazer a alterao numa paleta como na outra.

26

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

A Paleta Table

(Quadro)
Um quadro (table) consiste em linhas e colunas de clulas. Uma clula como uma caixa de texto, qual se pode adicionar texto, imagens e outros quadros. Para criar uma tabela: 1. Tem de estar numa caixa de texto, com a ferramenta de texto e o cursor inserido num ponto da caixa. 2. V ao menu Table, e escolha Insert Table 3. Na caixa que surge, determina o nmero de linhas e colunas. 4. Faa OK

Lista de Endereos Antnio Sousa Joo Gomes Teresa Abrantes Maria Silva Joaquim Santos Manuel Antues Lisboa Porto Porto Coimbra Braga Lisboa

Distrito

Nome

A Paleta Table Uma vez criada uma tabela, pode seleccionar uma ou vrias clulas, uma ou mais linhas, uma ou mais colunas, ou toda a tabela (colocando o cursor sobre o canto superior esquerdo, com a ferramenta de texto). Atravs da paleta Table pode mudar a altura da linha e a largura da coluna, aplicar cores (seguida ou alternadamente) a linhas ou colunas, rodar o texto, adicionar linhas aos cabealhos ou rodaps, mudar a espessura dos filetes, e tambm juntar ou separar clulas.

Tabela. A - Texto rodado numa clula resultante da unio de vrias clulas; B - Linhas alternadamente coloridas com uma rede de 20%.

A Paleta Control (com elementos de uma tabela seleccionados) Quando tem seleccionadas mais do que uma clula, a paleta Control tambm apresenta os mesmos controlos da Paleta Table e tanto pode fazer alteraes numa paleta como na outra; so interactivas. A C E F H I K M O

A - Fonte (= tipo de letra). Pode digitar-se o nome da fonte ou escolher um nome da lista. B - Caractersticas das letras (regular, itlico, bold, etc.) C - Corpo (= altura de letra). A unidade usada pontos de pica; no entanto, pode acrescentar uma abreviatura para usar outra unidade. Por exemplo: 3mm; o programa aceita o valor e converte-o para pontos de pica. D - Entrelinhamento (= espao vertical medido de base a base de linha de texto). A opo Auto corresponde a um entrelinhamento de 120% em relao ao corpo em uso (este valor pode ser alterado nas Preferncias do documento).

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

27

E - Alinhamento horizontal do texto: esquerda, ao centro, direita, justificado com a ltima linha a encostar esquerda, justificado com a ltima linha a centrar, justificao forada (todas as linhas preenchem a mancha). F - Alinhamento vertical do texto: pelo topo, ao centro, pela base, ou justificado verticalmente (preenche toda a mancha vertical). G - Orientao do texto: normal, rodado 90 para a direita, invertido, ou rodado 90 para a esquerda. H - Altura da(s) clula(s) seleccionada(s): pode dar-se uma altura mnima (At Least) ou uma altura fixa (Exactly). No primeiro caso, se as linhas excederem o valor mnimo, a altura da clula aumenta automaticamente para as linhas caberem. I - Valor da altura da(s) clula(s) seleccionada(s). J - Largura da(s) clula(s) seleccionada(s). K - Espessura dos filetes. L - Tipo de filetes. M - Filetes seleccionados. partida, esto todos seleccionados; se pretender alterar apenas alguns, faa clique sobre os que pretende deixar intactos para os desseleccionar. O - Opes relacionadas com quadros. P - Acesso rpido s paletas relacionadas: Character, Paragraph, Table e Stroke.

A Paleta Tabs
A B

(Tabelas)
C D As tabs posicionam o texto em pontos horizontais especficos numa caixa de texto. Antes mesmo de o operador definir qualquer tab, existem j pontos predefinidos; estes dependem da unidade de medida em uso. As tabs aplicam-se a todo o pargrafo. O primeiro ponto definido para incio de tab anula todos os outros esquerda. As tabs subsequentes anulam todas as tabs predefinidas em pontos intermdios. Para definir o ponto de incio de uma tabela:

1. Prima a tecla Tab no ponto do texto onde pretende um certo alinhamento horizontal (pode tambm adicionar as tabs depois de ter criado as definies de tabela). 2. Para especificar qual (ou quais) o(s) pargrafo(s) afectado(s), seleccione o pargrafo ou grupo de pargrafos. 3. Para a primeira tabela, seleccione o cone de alinhamento de tabela (esquerda, centro, direita, ou decimal), na paleta Tabs, para especificar como o texto vai alinhar em relao posio da tab. 4. Faa clique sobre um ponto na rgua de tabelas para posicionar a nova tab, ou: Digite um valor na na caixa X e pressione [Enter] ou [Return]. Se o valor X estiver seleccionado, prima a set para cima ou a seta para baixo para aumentar ou diminuir o valor 1 ponto.

Paleta Tabs. A - Tipo de alinhamento da tabela; B - Posio da tabela; C - Carcter de preenchimento; D - Alinhamento por um carcter (definido nesta caixa); E - Rgua das tabelas; F - Alinhar a paleta exactamente sobre o texto.

28

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

5. Para uma tab seguinte com alinhamento diferentes, faa clique sobre o novo ponto que pretende definir, na rgua de tabelas; obtm uma tab com o mesmo alinhamento. Com essa tab seleccionada, escolha outro alinhamento. Para repetir uma tab: 1. Na paleta Tabs, seleccione uma tab na rgua. 2. Escolha o comando Repeat Tab no menu da paleta. Este comando cria mltiplas tabelas, baseado na distncia entre a tab e a margem esquerda, ou entre a tab corrente e a tab anterior. Assim, se pretender criar vrias tabelas mesma distncia entre si, deve definir as duas primeiras e depois usar este comando. Para mover uma tab: 1. Na paleta Tabs, seleccione uma tab na rgua. 2. Arraste-a para um novo local ou digite um nmero na caixa X. Para apagar uma tab: Na paleta Tabs, arraste-a para fora da rgua. Para apagar todas as tabs: V ao menu da paleta e escolha Clear All. Para mudar o alinhamento de uma tab: 1. Na paleta Tabs, seleccione a tab na rgua. 2. Faa clique sobre o cone do outro alinhamento que pretende. Nota: tambm pode pressionar a tecla [Alt] enquanto faz clique sobre a tab, para passar pelas quatro opes de alinhamento.

A Paleta Text Wrap

(Texto a contornar)
O texto pode contornar qualquer objecto, incluindo caixas de texto, imagens importadas, e objectos desenhados no InDesign. Ao usar a paleta Text Wrap para fazer com que o texto contorne o objecto seleccionado, o InDesign automaticamente cria uma barreira em torno do objecto que empurra o texto. Independentemente do tipo de objecto ou do mtodo de contorno escolhido, pode sempre ajustar o contorno manualmente, usando a ferramenta Caneta ou a de Seleco Directa para acrescentar/retirar pontos ou mov-los. Para que o texto contorne um objecto: 1. Com a ferramenta de seleco, seleccione o objecto que pretende que o texto contorne.

2. Na Paleta Text Wrap faa clique sobre o cone com o tipo de contorno que pretende. As opes so: No Text Wrap. O texto ignora o objecto, passando por cima (ou por baixo) dele; ou seja, o texto no contorna o objecto. Wrap Around Bounding Box. Cria uma barreira rectangular, com a largura e altura iguais do objecto seleccionado. Para determinar uma defesa entre o objecto e o texto, por forma
ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas
Formadora: NGELA RODRIGUES

Paleta Text Wrap. A - cones com o tipo de contorno; B - Valor numrico para defesa entre o texto e o objecto; C - Opes de contorno.

29

a no ficarem colados, deve digitar um valor para essa defesa nos campos numricos. Wrap Around Object Shape. Cria um contorno com forma semelhante da caixa seleccionada (mais ou menos qualquer distncia definida no campo numrico).
Texto a contornar o objecto com a opo Wrap Around Bounding Box ( esquerda), comparada com a opo Wrap Around Object Shape ( direita).

Jump Object. Faz com o texto salte para a parte de baixo do objecto, impedindo-o de aparecer dos lados do objecto, mesmo que haja espao disponvel. Jump to Next Column. Fora o texto a saltar para a coluna ou caixa seguinte. 3. Nos campos numricos, pode entrar um valor para a distncia entre o objecto e o texto. Para inverter o efeito:

Texto em torno de um objecto ( esquerda) e com a opo Invert activada ( direita)

1. Com a ferramenta de seleco, seleccione o objecto que pretende que o texto contorne.

2. Na Paleta Text Wrap active a opo Invert. Para ignorar o comando: 1. Seleccione a caixa de texto, e v ao menu Object > Text Frame Options. 2. Active a opo Ignore Text Wrap, e faa OK. Em alguns casos, pretende-se anular o comando de empurar o texto. Por exemplo, quando se colocou uma imagem no meio do texto (a afast-lo), mas se pretende outra caixa de texto (uma legenda) para ser colocada sobre a caixa de texto. Neste caso, a caixa que contm a legenda, tem de ter a instruo de ignorar o comando dado anteriormente. Nota: Nas Preferncias, no painel Composition, a opo Text Wrap Only Affects Text Beneath, quando activa, faz com que as caixas de texto colocadas por cima de um objecto ao qual foi aplicado o comando Text Wrap ignorem este comando. Ou seja, s as caixas que esto por baixo do objecto sero afectadas.

30

ADOBE INDESIGN CS - principais Paletas


Formadora: NGELA RODRIGUES

You might also like