You are on page 1of 42

Jogos, Vivncias e Dinmicas para a Mocidade Esprita

Quem ousa. Cria!

Em diferentes graus, todos os animais brincam, exploram, movimentam-se sem motivo aparente. Mas somente alguns conservam na idade adulta a apacidade juvenil de brincar, como certos pssaros (o corvo, por exemplo), os roedores, os carnvoros uperiores, e, evidentemente, o homem. No a seriedade, mas a brincadeira, a curiosidade, a explorao gratuita fatores de criao e inveno que constituem os fundamentos dos mitos, dos ritos da vida em sociedade e da prpria cincia. Correio da Unesco, Martine Mauriras-Bousquet, Julho, 1991

A rotina til para colocar ateno disciplina. estril quando no criativa. preciso rever a rotina para unir criatividade e disciplina Um amigo espiritual Esta orientao foi recebida aps a preparao em um dia de trabalhos na Evangelizao Infantil. Mas pode ser perfeitamente aplicada aos trabalhos de Mocidade Esprita. montono para um aluno seguir sempre o mesmo esquema de aulas que obrigado a vivenciar durante sua vida escolar, no qual se comporta de maneira passiva, recebendo informaes, sem interaes com o aprendizado recebido. Quando o Programa de Aulas dado de maneira excessiva e unicamente expositiva, este acabaria sendo uma continuao desta rotina. Estamos nos propondo, enquanto estivermos lendo as pginas seguintes, a apresentar algumas dinmicas propostas para aulas de Mocidade simplesmente com o objetivo de despertar seu lado criativo. Como j disse Linus Pauling, cientista e duas vezes ganhador do Prmio Nobel: A melhor maneira de ter uma boa idia ter um monte de idias. Muitos so os objetivos ao se utilizar uma dinmica entre eles: a expresso de sentimentos, a aproximao e contato com as pessoas, formao de um grupo, descontrao, reflexo... Mas lembre-se que a aula no se resume a dinmicas desconexas que ocupem tempo de modo infrutfero, s para preencher o tempo da aula ou gastar a energia do jovem. Faa com que cada dinmica seja uma descoberta, individual ou do grupo, de capacidades e sentimentos novos! Que atravs delas possam evidenciar o verdadeiro intuito: aprender e vivenciar os ensinamentos de Cristo. difcil prever como ser o futuro, mas acalentamos a certeza de que ser da maneira que voc o fizer. Fraternalmente Comit de Trabalho para a Mocidade

Introduo
Do nascimento at morte, nossa vida um permanente exerccio de sociabilidade, sendo o homem, por sua natureza psicolgica, um ser social. Surgem assim os fenmenos de grupos, ou pessoas que se juntam buscando ou desenvolvendo os mais variados objetivos. Jesus recrutou homens bem diferentes, tanto em conhecimentos intelectuais como em temperamentos, para difundir o Evangelho. Da Bblia, temos o princpio elementar do sucesso do trabalho em equipe: Melhor serem dois do que um. Se carem, um ajuda o outro a levantar-se. (Excertos de Eclesiastes 4:9-12) Por volta de 1912, Jacob Levy Moreno, um jovem estudante de Medicina (apaixonado por teatro e musica), comeou a observar crianas brincando nos jardins de Viena. Acabava de opor-se a Sigmund Freud e comeou a combater a Psicanlise: era contra o distanciamento do terapeuta, a ausncia de relao face a face com o paciente, que ficava no div, alheio, caracterizando a palpvel diferena de status. Moreno volta-se para os problemas das relaes profundas, verdadeiras, significativas entre os seres humanos, enfatizando a relao afetiva, viva, de compreenso e comunicao completas, nos dois sentidos, baseada na empatia entre o EU e o OUTRO. As pessoas se realizam nos contextos comunitrios em que esto inseridas, tanto para dar respostas s exigncias profundas do seu eu social, quanto para suprir suas necessidades existenciais. Assim so elas, dependentes e carentes. Elas revelam nos grupos caractersticas que lhes so peculiares, como: interesse, aptides, intenes, desejos, inibies, medos, etc. Portanto, o ser humano caracterizado pela sua identidade, pelos papis que desempenha, pelas suas qualidades e seus defeitos. Invariavelmente, sero observadas, em qualquer grupo, condies variadas de sentimentos, desde sensaes de bem-estar, a gradaes de tenso, estresse. O que nos parece importante que voc reconhea todos estes sentimentos, e descubra, atravs da Dinmica de Grupo, como canaliz-los de maneira criativa. Segundo Moreno, para se conhecer a dinmica de um grupo, importante determinar antes a sociometria desse grupo: as caractersticas das pessoas que o compem, o peso (importncia) de cada membro, bem como a rede de inter-relaes (o nvel de afetividade).

Jogos, Dinmicas e Vivncias


Mudar des-envolver(se) dos seus pr-conceitos. No se pode mudar nada externamente sem que, antes, essa mudana ocorra em si prprio, internamente.

Jogos
A palavra jogo provm de jocu, de origem latina que significa gracejo. Portanto, expressa um divertimento, brincadeira, passatempo sujeito a regras que devem ser observadas quando se joga. Aplicar uma Dinmica de Grupo possibilitar o exerccio de uma vivncia. um processo vivencial, que pode ir alm de um simples quebra-gelo a reflexes mais profundas e elaboradas. O ser humano uma unidade, um todo indivisvel. Cientistas tm demonstrado que os aparelhos fsico e psquico so totalmente ligados. Um movimento corporal um pensamento. Um pensamento tambm se exprime corporalmente. Todas as idias, todas as imagens mentias, todas as emoes se revelam fisicamente, como no andar, no sentar, no comer, no falar. Assim como os cinco sentidos do corpo humano no existem em separado, esto todos ligados entre si. As atividades corporais so atividades do corpo inteiro. Ns respiramos com todo o corpo, por exemplo. Fases de um jogo Alguns aspectos devem ser considerados na preparao de um jogo: habilidade e idade dos participantes, ambiente de realizao, riscos, segurana, material utilizado e durao. Ou seja, e preciso adequar o mtodo, contedo do jogo, mensurar o nvel de riscos, o que vai se utilizar e a durao. So precaues que o facilitador deve tomar para no prejudicar os resultados e concluses. Com isso, os participantes precisam estar inteiros, literalmente, envolvidos ate o final. Toda atividade de grupo deve ter um ou mais Objetivos: o que significa, quais as simbologias ou metforas, qual a coneco com o real, as emoes, e sentimentos gerados, etc. Esta a fase que no deve ser revelada previamente. Deve-se esperar a concluso do prprio grupo. Pode-se generalizar as fases de um jogo como: Distribuio dos participantes em grupos pequenos: deve ser feita a diviso antes de orientar o que ser feito. Instrues: nesta fase que se deve dizer o nome do jogo e explicar as regras. A linguagem utilizada para se apresentar um jogo tem muita importncia. Deve-se colocar apenas o que restritivo, ou seja, o que no pode. O nvel de percepo do grupo e que vai gerar as aes ou no-aes. Deixar claro quando precisar que os participantes fiquem atentos as instrues implcitas ou no-verbais. Demonstrao (quando for o caso): algumas pessoas seguem melhor instrues verbais, outras preferem ler e, tambm, ha aquelas que s funcionam mediante um exemplo. E bom explicar o jogo e depois demonstra-lo com um dos participantes. s vezes , o que e bvio para o facilitador e para alguns participantes no e para a maioria. E importante perguntar se e preciso esclarecer alguma coisa. Nesse momento, o facilitador deve dar uma olhada geral para todos os participantes para "sacar" se algum ainda tem duvidas.

O momento do jogo (vivncia e observao): a forma de participao do facilitador e a sua maneira de comunicao noverbal so fundamentais para determinar o ritmo do jogo. preciso ter cuidado com expresses ou gestos que possam dar margem a alguma interpretao distorcida. Pausa ou final do jogo: importante saber quando parar um jogo. O conhecimento de todas as etapas de um jogo e as suas possveis conseqncias proporcionara ao facilitador a segurana necessria para que ele saiba o momento de dar novas instrues ou encerrar a atividade - tendo ela sido concluda ou no. Sentimentos e emoes: importante falar sobre a sensao vivida durante o jogo: o que gostou, o que no gostou, como cada um se sentiu nos diversos mementos do jogo. O facilitador precisa ser paciente e no induzir ou apressar as verbalizaes. Discusso, esclarecimentos e opinies: a discusso o elemento mais rico do jogo. Esta a diferena entre Jogo e Brincadeira (ou recreao) . durante a discusso que surgem as lies e a aplicao pratica dos conceitos vivenciados. o momento da constatao de se os objetivos fora ou no atingidos. O facilitador pode acrescentar o que julgar necessrio e que sirva para enriquecer ou aprofundar a discusso. A sua capacidade em prestar ateno, tanto durante o jogo quanto nessa hora de verbalizao, e importante para extrair o mximo dos participantes, bem como orientar para o saber ouvir enquanto o outro fala. Fechamento: nessa fase, o facilitador devera esgotar todos os comentrios, explicaes ou lies aprendidas atravs daquele jogo. E comum, vez por outra, ficar alguma questo no totalmente resolvida. o que vai ser processado posteriormente por cada um.

Dinmica
Qualquer objetivo grupal uma Dinmica de grupo. Aplicar uma Dinmica de Grupo possibilitar o exerccio de uma vivncia, que pode ir de um simples quebra-gelo a reflexes e aprendizados mais profundos e elaborados.

Vivncia
Em seu livro Desenvolvimento Interpessoal, Fela Moscovici, define Vivncia como um conjunto metodolgico que objetiva o alcance de mudanas pessoais, a partir de aprendizagens baseadas em experincias diretas ou vivnciais. Para tanto, o processo vivencial compreende quatro etapas complementares: Atividade: consiste na vivncia de uma situao atravs de atividades em que o participante se empenha.

Anlise ou reflexo: consiste na discusso das atividades realizadas, onde o como passa a ser mais importante do que o resultado em si. Conceituao ou embasamento terico: consiste na busca por conceitos esclarecedores, informaes que possibilitem a consolidao dos conhecimentos e reflexes Conexo ou correlao com o real: onde se fazem as comparaes dos aspectos tericos com situaes prticas da vida real, para uso imediato ou para o futuro.

Facilitador de grupo
As guas de um rio, quando represadas e canalizadas, transformam-se em foras produtivas, a servio da vida. Isto porque a dinmica das guas comandada. No comandadas ou mal comandadas, irrompem de forma selvagem, transformando-se em destruio e desolao. Cada atividade que envolve pessoas est orientado por um planejamento que foi coordenado por algum. O facilitador deve exercer o papel de educador, de incentivador, buscando trabalhar as habilidades e atitudes das pessoas. O facilitador precisa: - saber ouvir; - ser sensvel; - manter uma comunicao clara e objetiva; - manter coerncia entre a postura e a verbalizao; - respeitar e manter sigilo absoluto sobre tudo o que for abordado; - promover um relacionamento agradvel entre todos os membros do grupo; - estar aberto s opinies contrrias; - procurar conhecer as caractersticas do grupo; - ser paciente, aguardar o momento certo para falar.

Dinmicas
Dinmicas de Apresentao
Estas dinmicas, como sua prpria definio sugere, tm por objetivo a aproximao dos participantes, possibilitando no s o conhecimento de seus nomes, mas tambm de algumas caratersticas pessoais. Por intermdio destes jogos possvel algumas reflexes, de uma maneira indireta, de suas qualidades e defeitos, bem como um primeiro momento de aproximao e unio deste com o restante da turma.

Duplinhas Rotativas
Objetivos: alm do objetivo de integrao, atravs do dilogo a tcnica serve para uma rpida troca de idias e informaes entre todos os presentes. Propicia um conhecimento, mesmo que de uma forma rpida, entre todos. Durao: aproximadamente dois minutos para cada dois participantes. Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos, preferencialmente para criar rapidamente o clima de comunicao e integrao, especialmente nos momentos iniciais. Procedimentos: 1. As duplas sentam de frente, o circulo externo voltado para dentro, e o interno voltado para fora. 2. Cada dupla dialoga (entrevista reciproca, troca de informaes, troca de idias, bate-papo informal) durante 2 minutos ( mais ou menos, dependendo do tamanho do grupo, dos objetivos e do tempo disponvel). 3. Cada 2 minutos, a um sinal convencionado, os membros o circulo externo avana um lugar. Assim at completar a volta. 4. A nova dupla dialoga dois minutos. 5. Completada a volta reconstitui-se o grande circulo, e passase avaliao do exerccio. interessante que os participantes possam dizer livremente suas impresses. Precaues teis: 1. Se o grupo no est integrado e habituado a trabalhos grupais, bom que as cadeiras sejam dispostas em circulo antes da chegada. 2. Convm que a tcnica esteja representada graficamente no quadro verde ou num cartaz. 3. O mesmo vale para o roteiro acima. O acmulo de explicaes verbais dispersa e tumultua o grupo, especialmente se iniciante. 4. No deve preocupar certo clima de estranheza ou de brincadeira no inicio. Logo em seguida as duplas comeam a gostar. No fim lamentam a brevidade do tempo.

Nome e sobrenome
Objetivos: apresentao dos participantes atravs de suas caractersticas pessoais. Durao: 5 minutos Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos que estejam iniciando o encontro. Procedimentos: Reuna os participantes em circulo e inicie dando o seu nome, seguido de um adjetivo que comece com a primeira letra do nome e de alguma forma descreva a sua pessoa (ex: Fernando feliz, Cristina criativa, Bernardo bonito, etc.) . A pessoa ao lado repete o seu nome e sobrenome e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do circulo com cada pessoa tendo que lembrar o nome e sobrenome daquelas que a antecederam para depois acrescentar o seu prprio.

Marca Famosa
Objetivos: primeira apresentao do participante para o grupo. Durao: aproximadamente um minuto por participante. Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos, preferencialmente aqueles que ainda no possuem um certo grau de intimidade. Procedimentos: 1. Pedir para que cada integrante do grupo pense numa marca famosa, vinculando sua personalidade com essa marca incluindo o lado negativo e positivo; 2. A partir da apresentar-se. Por exemplo: A marca que tem a ver com a minha personalidade a Coca-Cola, por que sou alegre, esportiva, transmito energia, tudo que a marca Coca-Cola transmite tambm.

Andy Amoroso
Objetivos: um exerccio de apresentao, na qual os participantes se apresentam com uma palavra que comece com a mesma letra que o seu nome. Durao: 5 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: este um bom exerccio para incio do segundo dia de um programa de treinamento, especialmente se participantes novos ou um palestrante convidado vierem se juntar a um grupo j formado. As palavras ajudam a memorizar os nomes, e asseguram que os recm chegados se envolvam ao mesmo nvel que os outros rapidamente. Procedimentos: 1. Forme um circulo com os participantes e diga que voc ir propor um exerccio rpido, que ir ajuda-lo a se lembrarem dos nomes dos outros. 2. Pea para cada um se apresentar com uma palavra que comece com a mesma letra do seu nome. D uma exemplo com o seu prprio nome, e o de outra pessoa( por exemplo Eu sou o Andy, e sou amoroso).

3. Convide algum para comear. Variaes: 1. Use palavras que rimam com o nome da pessoa ( eu sou o Andy, e sou grande). Isso nem sempre funciona quando se tem algumas pessoas com nomes estrangeiros no grupo. 2. Relacione as palavras escolhidas com um piquenique ou uma festa ( eu sou Andy, e trouxe a Sobremesa, ou eu sou o Andy, e trouxe cherry brandy na verso rimada).

Apresentaes Mtuas
Objetivos: exerccio para apresentao dos participantes, propiciando um primeiro contato entre eles. Durao: 8 minutos para cada dupla dialogar e aproximadamente 1 minuto para apresentao dos participantes. Material: lpis (ou caneta) e papel A quem se destina: quaisquer grupos que necessitem ter uma primeira aproximao entre os participantes. Procedimentos: 1. Divida os participantes em pares, de preferncia com parceiros que no se conheam mutuamente, e que eles se chamem de A e B 2. Informe que A ter 4 minutos para entrevistar B sobre sua vida e interesses pessoais. A pode fazer anotaes. Depois eles invertero os papeis. 3. Como o grupo inteiro, pea para cada um apresentar o respectivo parceiro a todos. Variaes: 1. D algumas perguntas especficas, para os quais voc gostaria de ter as respostas. Deixe algumas abertas( por exemplo, trs coisas que vocs no poderiam imaginar simplesmente olhando para eles, trs papis que so importantes para eles em suas vidas etc.). voc pode incluir expectativas do programa de treinamento ou experincias passadas em treinamento. Incentivar os participantes e discutirem experincias de um exerccio anterior, em pares.

Painel
Objetivos: auto-conhecimento, apresentao. Durao: 10 minutos. Material: revista, cola, tesoura, sucatas, objetos, etc. A quem se destina: quaisquer grupos que no se conheam. Procedimentos: Pede para cada componente do grupo fazer um cartaz sobre si mesmo, ou seja, vai se apresentar atravs desse painel. Terminado a confeco dos cartazes cada um vai explicar o que quis dizer com o painel a respeito de si.

10

Apresentaes Rpidas
Objetivos: um exerccio de apresentao que exige uma exposio ao demais da turma demonstrando certo pensamento sobre determinado tema. Durao: 20 minutos. Material: quaisquer materiais de apresentao solicitados pelos participantes ( transparncias, canetas hidrogrficas, retroprojetor, lousa, flipchart etc.), jornal, revistas. A quem se destina: quaisquer grupos que j apresentem certo grau de intimidade, propiciando confiana para exposio. Procedimentos: 1. Faa uma lista de temas na lousa, e convide os participantes para cada um reservar o tema sobre o qual quiser fazer uma apresentao de dois minutos. A preferncia sobre um tema ser para aquele que tiver se decidido primeiro. 2. Explique que o material informativo/ de referncia necessrio ser fornecido, e que no precisam ter vergonha de ficar de p e falar para a platia, uma vez que todos iro fazer isso. 3. Depois de dez minutos de preparao( oferecendo orientao quando necessrio), passe s apresentaes. Comentrio: A qualidade dos resultados depender muito do material de referncia que for colocado disposio dos participantes. Eles iro precisar de quantidades variadas de apoio e incentivo, e importante no exagerar, nem para mais nem para menos. Enfatize que no se estar avaliando as tcnicas de apresentao. O principal comunicar os pontos principais da maneira mais concisa possvel.

Chorus Line
Objetivos: propiciar apresentao dos participantes de uma maneira descontrada. Durao: 30 segundos por pessoa. Material: nenhum. A quem se destina: grupos que estejam em formao. Procedimentos: Cada participante apresenta, e v sua apresentao sendo repetida pelo grupo inteiro, em unssono. 1. Coloque os participantes num crculo. Explique que cada um dever se apresentar de uma maneira caracterstica( por exemplo, dar um pulo, ajoelhado ou cantando com um sotaque estranho). D um ou dois exemplos. Quando voc contar at trs, todos os outros iro imit-lo, em unssono. 2. Percorra o circulo. Comentrio: Isso deve ser feito rapidamente e com entusiasmo. um bom modo de os participantes verem os seus movimentos refletidos por outros, e perceberem a impresso que causam num contexto seguro.

11

Correio Elegante
Objetivos: apresentaes, descontrao. Durao: 10 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Pea para cada participante pensar numa mensagem para cada um dos outros (pode ser sobre a aparncia, o cargo, sobre algo que tenham dito anteriormente, e pode ser uma afirmao ou uma pergunta). Se no tiverem nada a dizer a um ou outro participante, no h problema; da mesma forma. Se tiverem mais de uma mensagem para um deles, tambm no h problema. Diga para pedirem a outro participante para transmitir a mensagem ao destinatrio, por ex: por favor, diga Fulana que eu gostei do vestido dela. Se tiverem de descobrir o nome do intermedirio, tanto melhor. Na rodada seguinte, pea para os participantes usarem dois intermedirios, depois trs... e assim por diante. Comentrios: Este jogo pode ser processado quando ficar claro que as mensagens esto sendo distorcidas. Tambm pode ser usado como simples ativador ou exerccio de apresentao( esta ltima opo melhor logo aps uma rpida apresentao inicial). Variaes: Proibir mais de uma mensagem a cada outro participante. Pedir para mudarem os intermedirios a cada rodada. Dar aos intermedirios a opo de recrutarem mais intermedirios.

Mmica Individual
Objetivos: apresentao dos participantes, adivinhando seus hobbies e interesses, de uma forma descontrada. Durao: 15 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: grupos que ainda no se conheam. Procedimentos: Coloque os participantes em circulo, de modo que cada um possa ver a todos os outros. Pea para que cada um pense num hobby ou numa atividade que goste de praticar, e que consiga representar atravs de mmica. Cada um faz a sua mmica( inclusive o instrutor). Explique que cada um dever se lembrar das mmicas dos outros. Cada um ir bater palmas, fazer sua prpria mmica, bater palmas novamente, apontar para algum, e repetir a mmica daquela pessoa. Demonstre isso uma vez para outra pessoa copiando a sua mmica. A pessoa apontada dever repetir isso, corrigindo( em silncio) qualquer mmica errada.

12

Variaes: Pode-se fazer uma eliminatria, at que sobre somente uma pessoa. Pea para que cada participante repita duas mmicas, seguidas por duas respostas. A mmica pode ser do trabalho que cada um faz, de como se sente naquele momento, ou qualquer outro atributo.

Exerccio de Apresentao
Objetivos: procurar uma maior aproximao entre os participantes, aprofundando os conhecimentos recprocos. Durao: 1 hora para 25 pessoas aproximadamente. Material: nenhum. A quem se destina: o exerccio que segue poder ser usado no inicio de um curso, ou depois de algum tempo de vivncia grupal. Se for no comeo do curso, o animador far sentir aos participantes que se trata de um exerccio de aproximao interpessoal. Se for depois, ser uma complementao lgica. importante acentuar que jamais acabamos de nos conhecer suficientemente. O conhecimento um processo e no um ato. Cada pessoa humana uma surpresa permanente. Um conhecimento que no leva a compromisso pode ser perigoso, egosta e at superficial. Procedimentos: O animador explica os objetivos do exerccio, realando a importncia do conhecimento dos membros do grupo. A seguir, por ordem do animador cada qual procura do seu lugar olhar para os colegas do grupo em silncio formam-se subgrupos a dois, na medida do possvel, pessoas desconhecidas, para uma entrevista reciproca. Se houver um nmero impar, pode-se formar um subgrupo de trs participantes. Seque-se a entrevista. Cada qual se apresenta ao colega. Decorrido uns sete a oito minutos, ser feita a apresentao ao grupo, cabendo a cada um apresentar o colega entrevistado. Finalmente formam-se pequenos subgrupos para uma avaliao, procurando responder as seguintes perguntas: - Como me senti na entrevista com o colega? - Como me senti, apresentando o colega? - Como observei os demais membros do grupo? Antes de encerrar, pode-se aprofundar com as seguintes reflexes: - Qualquer grupo de trabalho necessita desde o inicio integrar-se. - conhecimento direto das pessoas com as quais trabalhamos ajuda a quebrar o gelo, romper barreiras e maior rendimento no trabalho. - conhecimento no um fato acabado, mas um processo, algo continuo, sempre novo na vida. - A intercomunicao base para o conhecimento do outro e de si mesmo.

13

- Geralmente conhecemos nos outros s o nome, titulo, funo e comunicamos com os mesmos s em nvel secundrio. Reflexes: Este exerccio permite uma auto-avaliao. Na verdade o que me interessa nos outros? Na prtica perguntamos algo sobre sua vida, ou sobre suas funes, cargos etc. seu nome, estado social nos interessa mais do que seus sentimentos. Corrigindo, quais seriam nossas perguntas realmente importantes para melhor conhecer o colega como pessoa humana?

Conscientizao do Nome
Objetivos: Conscientizar os participantes do grupo acerca do nome de cada qual, sua influncia, o modo de usa-lo os muitos efeitos que tem sobre as percepes, comportamentos e oportunidades individuais. Explorar como as pessoas usam nomes que influenciam sua interao com os outros. Descobrir o que as pessoas sentem acerca de seu prprio nome, e como suas percepes influenciam seu prprio desenvolvimento, oportunidades e relacionamentos. Durao: 35 minutos para 12 participantes Material: um crach para cada participante, com o nome facilmente legvel a distncia. A quem se destina: quaisquer grupos que queiram aproximara suas relaes Procedimentos: Cada participante coloca seu crach e o animador apresenta os objetivos do exerccio, acentuando que discutir e pensar sobre seu prprio nome, num trabalho de grupo, faz com que todos se conheam melhor e oferece oportunidade para observar como o nome influencia os outros. Cada membro participante procura, a seguir, partilhar com os demais do subgrupo seus conhecimentos sobre seu prprio nome, sua origem, significado, sua escolha, seu apelido e outras atitudes que cada um teve ou tem a respeito do nome. Igualmente podero compartilhar influncias, vantagens e desvantagens que sentem na vida a respeito do seu nome, se prefere ou no outro nome. O animador poder colaborar com os subgrupos, fazendo com que sejam abordados aspectos como: - Origem histrica ou significado do nome. - Como e por que o nome escolhido pelos pais. - Apelidos - Atitudes que as pessoas tem ou expressam em relao aos nomes. - Influncias, vantagens ou desvantagens em relao aos nomes. - Se algum gostaria de ter outro nome e em caso afirmativo, qual e por que. - Quem do grupo gostaria de dar o nome ou deu o nome para os seus filhos? O animador orienta o grupo para que se torne sempre mais sensvel em relao ao nome dos outros em procurar lembrar-se dos

14

nomes dos outros, realando como importante na comunicao saber usar o nome das pessoas. Finalmente, faz-se a avaliao do exerccio, sendo permitido depoimentos e comentrios sobre o trabalho feito.

Quem Voc?
Objetivos: apresentao dos participantes, propiciando seu auto-conhecimento. Durao: 3 minutos por pessoa. Material: nenhum A quem se destina: a quaisquer grupos, propicaindo no s o conheciento das atividades do participante como sentimentos que ele tenha. Procedimentos: Cada membro do grupo diz o seu nome. Depois de cada apresentao, so feitas 3 ou 5 perguntas pessoa. O facilitador pede que todos perguntem, em rodzio; que no sejam os mesmos a perguntar.

Dinmicas de Quebra-Gelo
Mmica de Objetos
Objetivos: exercitar a criatividade, descontrao do grupo. Durao: 5 minutos Material: papis com os temas. A quem se destina: quaisquer grupos que j tenha algum conhecimento mtuo. Procedimentos: Colocar vrios temas em papeizinhos e sortear para cada integrante do grupo. Cada pessoa deve fazer a mmica do tema que tirou, e o grupo deve adivinhar.

Tcnica do Castigo
Objetivos: aproximao dos participantes, trabalhando Lei de Ao e Reao Durao: 15 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: grupos que j se conheam a um certo tempo. Procedimentos: O grupo ser dividido em 2 ou mais subgrupos, onde cada um ir elaborar um castigo para o outro grupo. Durante o tempo em que iro definir o castigo o animador deve fazer terrorismo ou seja, ir de grupo em grupo dizendo: mas este o castigo? Est muito fcil, o outro grupo est caprichando, enfim dever ir fazendo com que o castigo fique cada vez pior. Aps este tempo o animador fala:

15

Agora o feitio virou contra o feiticeiro, ou seja vocs iro fazer o castigo que havia sido definido para o outro grupo.

Crculo da Amizade
Objetivos: Aproximao; descontrao. Pode-se verificar, tambm, esprito de equipe, traos de liderana, saber ouvir, saber falar/ impor-se, comunicao numa equipe, socializao. Durao: 5 minutos Material: nenhum A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: O grupo dever formar nico crculo. Pede-se para que cada participante coloque sua mo direita no centro desse crculo e segure firme a mo de algum que no pode estar nem a sua direita e nem a sua esquerda. Em seguida, pede-se para que cada um faa o mesmo com a mo esquerda, porm no permitido que segure a mo da mesma pessoa com a qual j est de mos dadas. Depois disso realizado, pede-se que os participantes desfaam este n, sem que soltem uns as mos dos outros. Ao final do exerccio, os integrantes devero formar um crculo, onde todos estaro de mos dadas, um ao lado do outro.

Figuras Reveladoras
Objetivos: apresentao dos participantes exercitando a criatividade. Durao: 10 minutos para cada dupla e 1 minuto para apresentao do parceiro. Material: revistas que possam ser cortadas. A quem se destina: grupos em formao. Procedimentos: Verifique que haja nmero par de participantes e divida o grupo em duplas. Pea a cada participante para selecionar uma ou mais figuras que representem algum aspecto de sua vida e compartilhar a respeito com seu parceiro, entregando-lhe as ilustraes. Quando todos estiverem prontos, reuna o grupo em circulo e d oportunidade a cada um para apresentar o seu parceiro, utilizando-se das figuras.

Rede
Objetivos: aproximar os participantes possibilitando gestos de incentivo entre eles, estimulando a perder a inibio para com o outro. Durao: 5 minutos. Material: um rolo de barbante. A quem se destina: grupos que ainda no se conheam. Procedimentos: Reuna o grupo em circulo e tenha em mos um rolo de barbante. Dirija-se a um dos participantes oferea-lhe uma palavra de encorajamento e passe o rolo a ele, segurando a ponta do barbante. A pessoa que recebeu o rolo deve repetir a operao, passando-o adiante acompanhado de uma palavra de encorajamento. Verifique

16

que o barbante esteja sempre bem esticado entre uma pessoa e outra. Quando todos tiverem participado, estar formada uma rede de encorajamento. Variao: em vez de palavras de encorajamento, o grupo pode compartilhar palavras de carinho entre eles.

Recordaes da Infncia
Objetivos: recordaes da infncia e conhecimento mtuo dos participantes. Durao: 15 minutos. Material: canetas, folhas de papel em branco. A quem se destina: quaisquer grupos onde seja necessrio um maior conhecimento entre eles. Procedimentos: Distribua entre os participantes folhas de papel e canetas. Cada um deve entrevistar algum sua escolha e colher dados sobre a infncia: - A brincadeira preferida - Um aniversrio inesquecvel - O maior susto - O primeiro dia na escola - Uma boa ao Oriente os participantes no sentido de que entrevistem algum que no lhe seja familiar e no escrevam nome algum na folha. Terminado o tempo de entrevistas, reuna as folhas e leia uma por vez. O grupo deve adivinhar de quem se esta falando. O primeiro a acertar (excludos o entrevistador e o entrevistado) ganha um prmio.

Se...
Objetivos: reflexes acerca do futuro, bem como de seus valores, expressando-os para o grupo. Durao: 10 minutos. Material: canetas e cpias do material elaborado. A quem se destina: grupos que j tenham uma certa intimidade. Procedimentos: Prepare um questionrio contendo perguntas contendo perguntas cujas respostas podem colocar em evidncia as diferenas de opinio entre os integrantes do grupo. Se... pudesse entrar num tnel do tempo, em que poca escolheria viver? Se... pudesse ir morar em outra parte do mundo, para onde iria? Se... ganhasse um milho de dlares, como gastaria? Se... pudesse mudar algo em uma pessoa, o que escolheria? Se... pudesse mudar uma coisa em sua escola, curso, trabalho, etc., o que mudaria? Se... pudesse ser outra pessoa, quem escolheria ser? Se... pudesse ter resposta para uma questo difcil, qual escolheria?

17

Distribua as folhas e d tempo suficiente para que todos elaborem suas respostas. Rena o grupo, apresente as questes uma a uma e d oportunidade a todos para expressarem a sua opinio e justificarem suas escolhas.

Palavras Proibidas
Objetivos: descontrao, apresentaes, propiciando reflexes acerca do egocentrismo. Durao: 5 minutos. Material: 1 caixa de clips de papel. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Entregue seis ou mais clips a cada pessoa. Todos os participantes tm como objetivo aumentar o nmero de clips que possuem. Durante determinado tempo, devem conversar entre si, procurando conhecer uns aos outros (atividades, famlia, preferncias pessoais, estudos, etc.) . Cada vez que algum mencionar as palavras eu, meu, minha deve entregar um clips ao seu entrevistador. Quem perder todos os clips ser eliminado. Vence quem tiver o maior nmero de clips quando o prazo se esgotar. Compartilhar: A natureza humana possui uma tendncia egocntrica que se evidncia com os mais diversos aspectos do dia-adia.

Jardim Zoolgico
Objetivos: descontrao do grupo; pode ser utilizada para formar times para brincadeiras e competies ou simplesmente para misturar as pessoas vrias durante o programa permitir que estabeleam um primeiro contato. Durao: 3 minutos. Material: Cartes com nomes de animais. Use o nome de um mesmo animal para cada seis ou mais participantes, conforme o tamanho do grupo. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Distribua os cartes e informe aos participantes quantos bichos h da mesma espcie. Dado um sinal, cada pessoa deve comear a produzir o som do seu animal e sair em busca dos seus parentes. No permitido falar, os animais devem se identificar apenas atravs de sons e gestos. D prmios aos grupos mais rpidos ou estabelea uma prenda para o ultimo a se formar. Pode-se avaliar tambm a criatividade dos grupos em representarem os diversos animais atravs de mmica e sons.

N Humano
Objetivos: aspectos de liderana, compartilhar informaes (saber ouvir), ajuda mtua. Durao: 10 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos.

18

Procedimentos: Reuna o grupo em crculo, de p. Todos devem cruzar os braos e dar as mos. Sem largar as mos uns dos outros, os participantes devem tentar desfazer o n, dentro de um tempo estipulado (10 a 15 minutos). necessrio que todos trabalhem juntos, em cooperao.

Correio Elegante
Objetivos: compartilhar sentimentos entre os membros do grupo, evidenciando a necessidade de gestos de carinho. Durao: 10 minutos. Material: nomes dos integrantes do grupo preparados para sorteio, cartes em branco, material de desenho, revistas para recortar, tesoura, cola. A quem se destina: grupos que j tenham afinidade entre si. Procedimentos: Cada participante sorteia um nome, verifica que no seja o seu e o mantm em segredo. Usando de criatividade, prepara um carto que expresse algo sobre aquela pessoa: uma qualidade, uma habilidade, etc. Instrua o grupo para que se mantenha bem espalhado pela sala enquanto prepara os cartes. Terminado o trabalho, o carto deve ser enviado pelo correiouma pessoa que far as entregas. No final, o grupo se rene em circulo. Cada um tenta adivinhar que o seu correspondente secreto que, quando identificado, deve explicar a mensagem do carto.

Quem Falou de Mim?


Objetivos: verificar o quanto os participantes se conhecem. Durao: 10 minutos. Material: Canetas, copias do questionrio elaborado, nome dos componentes preparados em bilhetes para sorteio. A quem se destina: grupos que j se conheam. Procedimentos: Elabore um questionrio semelhante ao modelo abaixo. Cada participante deve sortear um bilhete e verificar que no contenha o seu prprio nome. Distribua os questionrios e pea que respondam tendo em mente a outra pessoa, porm sem se identificar. Somente o nome da pessoa sorteada deve aparecer na folha. Voc vai responder algumas perguntas sobre: ____________________________________ (preencha com o nome de quem voc sorteou) Sobre qual assunto voc gostaria de conversar com ele(a) Qual o aspecto do seu carter que voc mais admira? Qual a sua habilidade que voc gostaria de possuir? Se tivesse oportunidade, o que pediria para ele(a) lhe ensinar? Se pudesse praticar juntos alguma atividade recreativa, o que escolheria fazer em sua companhia? Qual o versculo que descreve o estilo de vida dele(a)

19

Quando todos terminarem recolha os papis e entregue a cada um a folha que traz o seu prprio nome. Cada participante deve tentar adivinhar quem o descreveu.

Caa aos Autgrafos


Objetivos: trabalhar competio, ajuda mtua, bem como conhecer os participantes. Durao: 5 minutos Material: canetas, cpias do material elaborado. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: O monitor distribui a cada participante uma folha de papel em branco e pede ao mesmo que anote, ao alto, seu nome ou apelido qualquer que aceita com naturalidade. Verifica se todos os participantes possuem lpis ou caneta. Solicita a seguir que tracem um retngulo ao redor do nome. A vista aos participantes que tero dois minutos para cumprir a tarefa de colher autgrafos, pedindo que os demais assinem seus nomes de forma legvel em sua folha. Avisa tambm que, esgotado o tempo, todos devero ter suas folhas em mos. Inicia a atividade e marca o tempo. Nesse momento natural a formao de verdadeira balbrdia, com todos os membros buscando rapidamente obter o maior nmero possvel de autgrafos, ainda que tal ordem no tenha sido passada nem o monitor tenha colocado qualquer proposta de prmio ou vitria por essa conquista. Passados os dois minutos interrompe a atividade e solicita que todos os participantes confiram o nmero de autgrafos legveis obtidos. Pergunta a cada um deles o nmero obtido e informa classe ou ao grupo os trs primeiros resultados. Inicia a discusso da tcnica, indagando inicialmente se haveria algum valor em atribuir-se qualquer destaque novo a prova de solidariedade aos participantes que mais autgrafos tivessem obtido. Receber, quase que unnime, a resposta negativa. Indaga, ento, se alguma forma a tcnica se prestaria para identificar alguma solidariedade, pois no difcil muitos perceberem que h muito egocentrismo na obteno do autgrafo, mas no em sua doao. Embora todos se mostrassem vidos em obter autgrafos, tiveram que tambm oferecer o seu, como alternativa para o recebimento. No demorar muito e o grupo ser levado a perceber que a mensagem da tcnica ensinar que toda conquista pressupe doao, e que sem a ajuda de nossa espontaneidade pouco pode ser obtido. Exemplo de lista para perguntas: Caula da famlia: _____________________________________________ Gosta de comer fgado: _________________________________________ Ronca enquanto dorme: _________________________________________ No sabe nadar: _______________________________________________

20

Toca violino: _________________________________________________ J morou em 4 lugares diferentes: _________________________________ Sabe cozinhar: ________________________________________________ H viajou ao exterior: __________________________________________ No gosta de comer pizza: _______________________________________ J morou sozinho: _____________________________________________ Tem 4 ou mais irmos (ou irms): _________________________________ Os pais no so Brasileiros: ______________________________________

Soletrando
Objetivos: trabalhar competio, ajuda mtua, descontrao. Durao: 5 minutos Material: canetas, folhas de papel em branco, cartes grandes com as letras do alfabeto( prepare maior nmero de cartes para as letras mais usadas como por exemplo, as vogais), alfinetes. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Entregue a cada participante uma folha de papel em branco, uma caneta e uma letra do alfabeto, que deve ser presa de modo bem visvel em sua roupa. Dado um sinal, cada um vai procurar se juntar a outros participantes com os quais possa formar uma palavra. A uma novo sinal todos devem parar onde esto. Avalie as palavras formadas, verifique que sejam registradas pelos participantes em suas folhas e d inicio a uma nova rodada. Encerrada a brincadeira, vence quem tiver o maior nmero de palavras registradas em sua folha. Variao: Pode-se determinar um tipo diferente de palavra a cada rodada; animais, flores, palavras com determinado nmero de letras, etc.

Obra de Arte
Objetivos: percepo do prximo, ateno. Durao: 10 minutos Material: nomes dos integrantes do grupo preparados em bilhetes para sortear massa de modelar (barro ou outro material artstico). Canetas e cartes em branco. A quem se destina: quaisquer grupos que j se conheam. Procedimentos: Cada participante deve sortear um nome, verificar que no seja o seu e mante-lo em segredo. Distribua pequenos pedaos de massa de modelar, mais ou menos do tamanho de uma laranja, e cartes que possam ser usados como base para as esculturas ou para escrever breves mensagens. Cada pessoa deve modelar uma obra de arte- um objeto ou figura que de algum modo represente quela pessoa que ele havia sorteado.

21

Posters de Validao
Objetivos: expressar gestos de incentivo e carinho. Durao: 20 minutos Material: folhas de flipchart, uma hidrogrfica de cor diferente para cada participante. A quem se destina: quaisquer grupos que j se conheam. Procedimentos: Apresente este exerccio como a atividade final do programa. Distribua o papel e pea a cada participante para escrever seu nome e enfeitar a folha da maneira que quiser. Fixe as folhas nas paredes da sala, convide os participantes a escreverem uma frase positiva na folha de cada um dos outros. Deixe cada participante levar a sua folha. Comentrio: O instrutor pode participar ou no, conforme o caso. Se houver dois instrutores, eles devero fazer comentrios genunos, um na folha do outro, j que elas sero vistas pelos participantes.

Primeiras impresses
Objetivos: recordar as primeiras impresses que tiveram, autorevelao, auto-percepo. Durao: 30 minutos Material: flipchart, papel e canetas A quem se destina: quaisquer grupos que se conheceram na Mocidade. Procedimento: Pea aos participantes para tentarem se lembrar da primeira vez em que se viram. Explique que este um exerccio para se compartilhar as primeiras impresses e verificar sua exatido. Coloque estas perguntas num flipchart e leia em voz alta: - Qual foi a primeira impresso que voc teve de mim? - O que lhe deu esta impresso? - Eu lembrei voc de alguma outra pessoa? Isso era importante? - Voc quer saber se era esta a impresso que eu queria causar? - At que ponto voc acha que a primeira impresso que teve de mim foi correta? Forme pares entre os participantes e pea para compartilharem suas primeiras impresses. Avise que ir pedir para trocarem de par dentro de sete minutos. Depois de trs combinaes, reuna o grupo todo e pergunte o que os participantes aprenderam sobre as primeiras impresses que as pessoas causam.

Museu de Cera
Objetivos: comunicao no-verbal, percepo do prximo. Durao: 20 minutos. Material: nenhum. A quem se destina:

22

Procedimentos: Forme pares com os participantes. Os membros de cada par devero se rotular de A e B, sentando-se um diante do outro. Pea para que os As passem trs minutos( que voc ir marcar) no se comunicando com o seu parceiro. Os Bs devero observar todos os sinais no verbais vindos dos As ( contato visual, respirao, tenso muscular e assim por diante). Sugira que eles tentem sincronizar a respirao com a de seus parceiros. Depois disso, inverta os papeis. Convide todos para discutirem o que sentiram sobre o exerccio e o que descobriram sobre si mesmos. Depois convide-os para dizerem o que quiserem aos demais. Comentrios: um ponto que emerge com freqncia que, na verdade muito difcil no receber sinais de uma pessoa e percebe-la como uma esttua de cera. Variao: Trocar os parceiros algumas vezes antes de partir para a discusso.

A de alfabeto
Objetivos: mudana de ateno, descontrao. Durao: 10 minutos. Material: uma bola. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Coloque os participantes formando um crculo, com o instrutor no centro. Explique que cada um dever passar a bola ao colega do lado( direito ou esquerdo), para que ela percorra o crculo. Explique que voc ir bater palmas e dizer uma letra do alfabeto. Quando voc bater palmas novamente, a ltima pessoa a pegar a bola dever dizer trs palavras comeando com aquela letra, antes de a bola dar mais uma volta e retornar a ela. Quem no conseguir, ir trocar de posio/ funo com o instrutor. Variaes: O nmero de palavras a serem ditas pode ser aumentado se o grupo concordar. Tambm pode ser variado, conforme o nmero de palmas que a pessoa no centro bater. Em lugar de palavras que comecem com uma certa letra, podese pedir palavras que tenham um certo nmero de slabas, que terminem com uma certa letra, que pertenam a uma certa categoria( por exemplo, advrbios) etc.

Comboio
Objetivos: ajuda mtua, liderana. Durao: 5 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos.

23

Procedimentos: Divida os participantes em dois grupos. Um deles ser o comboio, e o outro ser o interceptor. Diga a um para atravessar a sala de um canto a outro, instrua o outro a para impedi-lo. Explique que ambos os grupos tero e permanecer de mos dadas o tempo todo. Comentrio: Este ativador pode ser bastante movimentado, por tanto vale a pena pedir aos participantes para tirarem os sapatos. Variaes: Ambos os grupos tentam cruzar a sala, em direes apostas ou convergentes, e um tenta impedir o outro.

Caso Verdade
Objetivos: apresentao e auto-revelao. Durao: 15 minutos. Material: cartes preparados, cada uma com uma pergunta. A quem se destina: quaisquer grupos que j tenham afinidades. Procedimentos: Forme um crculo com os participantes, e coloque os cartes no centro, irados para baixo. Explique que cada carto tem uma pergunta no verso, e convide os participantes a pegarem um carto cada um, e responderem pergunta nele contida to sinceramente quanto puderem. Sugira que se, algum no se sentir em condies de responder pergunta, poder troca-la por outra. Deixe as respostas criarem discusso, desde que no seja de forma ameaadora.

Exerccio de Criatividade
Objetivos: propor solues criativas e possveis de serem realizadas para um determinado problema Durao: 10 minutos Material: papel e caneta. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Proposto o problema, cada um escreve numa folha, durante 2 ou 3 minutos, todas as solues que lhe ocorre. Depois as folhas comeam a circular. Cada um l as solues de cada folha, e acrescenta outras. Evidente que podem falar enquanto as folhas circulam: o estimulo maior.

Redao em Corrente
Objetivos: descontrao, ateno, percepo do prximo, complementaridade. Durao: 5 minutos. Material: papel e caneta. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Os alunos em circulo. O primeiro diz uma palavra. O segundo acrescenta outra, que se ligue primeira. E assim todos, procurando formar frases, e construir um texto lgico.

24

Variao: Dado o tema ou titulo, cada aluno vai ao quadro verde, e escreve uma frase.

S Um Minuto
Objetivos: mudana de ateno, validao do conhecimento. Durao: 30 minutos. Material: Quadro branco e pincis hidrogrficos. Cronometro. Sino, apito ou corneta para instrutor. Algo para os participantes fazerem barulho (sinos, apitos, cornetas, latas, etc.). Cartes preparados com temas do programa de treinamento. Sistema de pontuao num flipchart. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Explique que o objetivo do jogo falar durante um minuto, sem se desviar, vacilar ou repetir, sobre um tema dado pelo instrutor. Um participante pode questionar, se achar que quem est falando se enganou (num ponto para quem estiver com a razo), usando o apito( ou outro instrumento fornecido) para interrompe-lo. Quem conseguir falar um minuto inteiro sem ser interrompido( desafiado) ganhar um ponto por pessoa presente. Comece com uma rodada sobre qualquer tema banal( por exemplo, joelhos). Depois, passe para o jogo de verdade. Use temas sugeridos pelos participantes e/ou relativos s principais lies do programa de treinamento. Variaes: Pea sugestes de temas aos participantes. Divida os participantes em duas equipes. S um minueto uma variao musical. As pessoas ( OU EQUIPES) cantam uma cano conhecida, mas a cada vez que uma palavra se repetir, devero substitui-la por outra.

Sou / Pareo
Objetivos: percepo de si e do prximo, auto-revelao, ateno ao prximo. Durao: 30 minutos. Material: cartes preparados( veja abaixo), um carto para cada participante, com o nome dele, canetas, alfinetes ou fita adesiva. A quem se destina: quaisquer grupos que necessitem expressar como se vem e so vistos pelo prximo. Procedimentos: Pendure os cartes com os nomes na parede, dando a volta na sala, a uma distncia aproximadamente igual um do outro. D a cada participante um conjunto de cartes preparados, e explique que estes conjuntos so iguais para todos. Voc pode eliminar alguns e /ou acrescentar outros, dependendo do nvel d confiana que reinar no grupo. Convide os participantes a prenderem os cartes sob o nome da pessoa que acharem mais apropriada a cada um. Se achar que isso

25

poder ajudar, pea para que cada um comece pelo prprio nome, e que v andando no sentido horrio, para que todos andem em conjunto, de modo que ningum saiba quem deu qual carto a quem. Convide todos para darem uma olhada na prpria lista e nas dos outros. Ponha em discusso at que ponto a percepo que cada um tem de si diferente da dos outros. Observe que isso pode se aplicar at a medidas objetivas, como a altura. Comentrio: num programa de formao de equipe no convm incluir o instrutor. Em outros contextos, no h objeo.

Malditas Suposies
Objetivos: revelar atributos, exame dos preconceitos e das reaes aos mesmos. Durao: 45 minutos. Material: cartes preparados (um participante), cartes em branco (um por participante), canetas. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Leia, em voz alta, os cartes preparados, e coloque-os virados para baixo numa pilha. Pea para cada participante escrever um outro grupo sobre o qual se tenha preconceitos no carto e coloca-lo na pilha. Embaralhe os cartes e pea para cada participante pegar um da pilha. Forme pares, e pea a um participante de cada par para dizer o tema do seu carto. Depois disso, o parceiro dever dizer tantos comentrios estereotipados quantos puder sobre aquele tema. Ento, o primeiro dever defender aquele grupo contra os comentrios. Em seguida, invertem-se os papis. Reuna novamente o grupo e discuta as frase ditas, at que ponto se acredita que elas sejam verdadeiras, quais as sensaes que as pessoas tiveram ao dar ou receber esse comentrios e o que as pessoas tiveram ao dar ou receber esse comentrios e o que isso revela aos participantes sobre os seus esteretipos. Comentrios: H um elemento de risco em deixar os participantes se insultarem mutuamente com base em qualidades que possam efetivamente se aplicar a eles. crucial, portanto, que este exerccio seja processado at o fim, e que todas as emoes suscitadas sejam plenamente discutidas. , contudo, uma maneira bem poderosa de se examinar a sensao de ser vtima de preconceitos. Variaes: As categorias podem ser geradas pelo prprio grupo, antes do incio do jogo. Os participantes podem efetuar uma troca de carto, seno se sentirem vontade com aquele que tiverem tirado.

26

Categorias preconceituosas: Idosos, Catlicos, Homossexuais, Judeus, Mulheres, Ciganos, Negros, Lsbicas, Motoqueiros, Turistas, Conservadores, Estrangeiros, Portugueses, Fumantes, Policiais, Metaleiros, Muulmanos, Nordestinos, Caipiras, Motoristas de nibus, Militares, Crianas.

A Batalha dos Sexos


Objetivos: exame dos atributos e dos preconceitos de homens e mulheres. Durao: 45 minutos. Material: folhas de flipchart preparadas, pincis hidrogrficos e folhas de flipchart em branco. A quem se destina: quaisquer grupos que j tenham afinidades. Procedimentos: Divida os participantes em dois grupos: homens e mulheres, dando a cada grupo uma folha de flipchart preparada. Para os homens, d uma folha com os dizeres como homem, eu tenho de..., e para as mulheres, outra com os dizeres como mulher, eu tenho de.... Ponha os grupos em salas separadas e pea para gerarem tantas maneiras de completar a frase quantas puderem. Dlhes 10 minuto para isso. Esgotado o tempo, v at as salas com a folha preparada seguinte, e d-lhes mais 10 minutos. Para os homens, a frase a completar se eu fosse mulher, poderia..., e para as mulheres, seu fosse homem, poderia.... Ainda com os grupos divididos, troque as folhas. Pea para que as discutam e pensem nas perguntas de esclarecimento que gostariam de fazer ao outro grupo. Depois de 10 minutos, reuna todos os participantes, pedindo para que os grupos no se sentem separados. Discuta at que ponto os homens e mulheres realmente tm de ser o que dizem, e at que ponto eles podem ter privilgios que atriburam ao ouro sexo. Forme pares com os participantes, e pea para que compartilhem o que aprenderam sobre si mesmos durante o exerccio. Comentrio: preciso ter, no mnimo, trs pessoas de cada sexo para tornar este jogo vivel. Considere tambm sua capacidade de processar o que pode surgir neste exerccio. Um participante me veio com esta: se eu fosse mulher teria desculpa para fazer o que quisesse uma vez por ms. Variaes: Usar outras categorias em que o grupo possa se dividido. Para formao de equipes, a diviso poderia ser entre gerentes e subordinados, ou pessoal da matriz e pessoal da filial.

27

Integrao do Grupo
Introduo: a integrao das pessoas num grupo jamais um fato adquirido e conservado- Mas um processo do dia a dia. Os exerccios de integrao ajudam a: Identificar as causa e as dificuldades de integrao; Remover obstculos para o apreo mutuo; Acelerar um processo natural de integrao; Questionar um relacionamento que se apresenta difcil; Movimentar os relacionamentos que esto estacionados; Aprender a encontrar-se com os demais num nvel mais profundo; Questionar as relaes de pessoa a pessoa, de pessoa com o grupo, do grupo com o grupo, em linha de integrao; O importante que cada um seja respeitado e valorizado como pessoa nica. Como ningum to rico que no possa receber, nem to pobre que no possa dar, um processo de integrao pode potencializar as capacidades de cada um e assim libertar e promover as pessoas de maneira muito concreta e imediata. Objetivos: procurar integrar aqueles que no se conhecem e aqueles que mantm preconceitos e ressentimentos, tentar relacionamentos rpidos em nvel afetivo, dar aos membros do grupo um sentido de apreo para todos, levar o grupo a superar certa intelectualizao estril que nasce num grupo de discusso, integrar os recm-chegados ao grupo, um exerccio de degelo. Durao: 30 minutos para um grupo de 6 pessoas, coordenando trs grupos simultaneamente. Material: um carto de 8x12 centmetros para cada participante onde esto cinco experincias(conforme relao que se encontra no final do exerccio). A quem se destina: quaisquer grupos que necessitem estreitar relaes e integrao. Procedimentos: O facilitador inicia o exerccio, explicando os objetivos do mesmo. A seguir forma subgrupos de seis pessoas, avisando que iro permutar livremente experincias, e no opinies sobre temas que indicar. preciso esclarecer que no se trata de um grupo de discusso. A tarefa centralizar sobre um problema-reflexo e um aprofundamento. A troca de experincias que ser feita em cada subgrupo se centraliza sobre pessoa, vivncia sentimentos. A seguir, dar para cada membro dos subgrupos um carto no qual se encontram cinco experincias, conforme a relao abaixo. Cada membro do subgrupo ir ter sua frase, completando-a, procurando aprofundar o mais possvel. importante que o intercmbio das lembranas, experincias, tristezas, alegrias se desenvolva num clima de abertura e de calor humano. Finalmente, terminada a tarefa, forma-se o grupo para comentrios sobre o exerccio feito. Concluso: relao dos possveis temas para o exerccio da troca de experincias: - Consegue-se xito na vida...

28

- Algum trabalha duro quando... - Algum encontra tempo para algo mais, quando... - Quando algum sofre, sente... - Um bom conselho em tempo oportuno... - As pessoas que esquecemos... - Faz algum tempo que... - Fracassos que transformamos em novos sucessos... - As amizades que mais nos ajudam... - Sabe-se enfrentar os desafios da vida quando... - Comeamos a ser adultos quando... - H fatos que revelam nossas possibilidades... - Revelamos nossas limitaes quando... - valor de encontrar algum que nos diga a verdade com toda a sinceridade... - Nada nos frusta tanto... - P professor que mais me ajudou na vida foi... - melhor vizinho que j tive... - As melhores frias... - momento inesquecvel de minha vida foi... - Um acontecimento que muito me ajudou na vida... - Eu queria ser... - de que mais gosto na minha vida... - Quando era criana detestava...e agora... - Quando tenho algo a dizer... - Quando tenho o problema difcil... - Ocasies em que me senti til... - Ocasies em que me senti intil... - Paisagens que me comovem... - Situaes que me provocam... - Coisas que me comovem...

Escolha de Um Objeto
Objetivos: aumentar a percepo pessoal, dar uma oportunidade para compartilhar percepes pessoais, dar uma oportunidade para receber um feedback sobre um comportamento percebido. Durao: 45 minutos. Material: uma coleo de objetos- ao menos o dobro de objetos do que o nmero de participantes, os objetos podem variar em peso tamanho, composio, sensao tctil( rugoso, ou macio...), cor..., um recipiente para conter todos os objetos. A quem se destina: quaisquer grupos que j se conheam. Procedimentos: O faciliatdor discute brevemente os objetivos da atividade. Os objetos so colocados no centro do circulo, com as seguintes ordens: um a um buscaro um dos objetos, procurando escolher aquele com o qual mais se identifica. Cada participante procura identificar-se com um objeto.

29

Cada um pode, antes de escolher, examinar atentamente. Cada participante procura fazer parcialmente sua identificao, baseado na cor, na textura no peso, no tamanho, na complexidade do objeto. O animador pede que todos retornem a seus lugares to logo seja feita a escolha. Uma vez no lugar, o animador pede que, durante cinco minutos, todos explorem seu objeto, procurando identificar-se com o mesmo. A seguir, forma subgrupos, para que todos possam compartilhar com o seu grupo a identificao do objeto. ( preciso orientar os participantes para que falem em nome da primeira pessoa. Por exemplo, em algum lugar eu sou duro, noutro mais macio..., acentuando descrio pessoal). Em seguida, cada membro do grupo far o feedback sobre os colegas, procurando demonstrar se o objeto da identificao coincide ou no com o que percebido pelos outros. Finalmente, no grupo maior, haver observaes e depoimentos acerca do exerccio vivenciado.

Exerccio Dar Feedback


Objetivos: comunicar verbal ou no verbalmente a uma pessoa ou grupo de pessoas fornecendo informaes sobre o estado dos sentimentos e percepes, abrir-se para os outros, criando maior clima de confiana no grupo. Durao: 30 minutos. Material: um carto de 8x12 centmetros, para cada membro participante, onde esto escritas trs perguntas a que respondero os subgrupos( conforme sugesto encontradas no final desse exerccio). A quem se destina: quaisquer grupos que necessitem estreitar confiana entre os integrantes. Procedimentos: O facilitador orientar os participantes sobre os objetivos do exerccio. As seguir, formar subgrupos de oito pessoas, distribuindo para cada membro participante um carto com as perguntas. Uma vez formados os subgrupos, cada membro participante responder s perguntas para o grupo. Cada subgrupo terminada a tarefa durante at 10 minutos, far comentrios acerca do exerccio. Finalmente, organiza-se o grupo para depoimentos finais sobre o exerccio feito. Perguntas que podem ser utilizadas: - Voc tmido? - Qual a sua maior alegria na vida? - Que fato de sua infncia voc gosta de recordar? - Que coisas gostaria de fazer, mas raras vezes consegue? - Quando sente maior segurana? - que no gosta de fazer? - Voc se considera uma pessoa com iniciativa? - que mais o encanta nos outros?

30

- que mis o entristece? - Com quem voc se sente mais seguro? - progresso atual o encanta?- o questiona?- o preocupa? - Voc tem algum hobby? Qual? - A sua vida lhe satisfaz? - que mais o aborrece na vida? - Que busca na vida? - Prefere a cremao aps a morte? Por que? - Voc se considera organizado? Super-organizado? Desorganizado? - Qual a primeira noticia que voc l no jornal? O que mais aprecia nos outros? - que voc entende por valores pessoais? Diga alguns valores que aprecia. - Como voc se sente no meio da multido? - Que valor voc d a pratica da religio? - Qual a qualidade que voc mais aprecia no grupo? - Quais so os seus maiores bloqueios num grupo? - que mais aprecia nos outros?

Quem Conta Um Conto ...


Objetivos: descontrao, saber ouvir e responsabilidade ao falar. Durao: 10 minutos. Material: uma histria. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Solicitar 04 voluntrios. Pedir que saiam da sala. Posteriormente, contar uma histria aos restantes na sala. Chamar um dos voluntrios e ser contada a histria. Feito isto, chamado novo voluntrio que dever ouvir a histria e assim prossegue at o ltimo voluntrio. Concluso: para perceber o quanto falha a comunicao verbal, e quanto a mesma se presta a desvios que comprometem o contedo de uma mensagem.

Exerccio Receber feedback


Objetivos: Aprofundar o nosso conhecimento pessoal e o dos outros, Durao: 30 minutos. Material: lpis e papel para cada participante do curso. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: O facilitador orientar os participantes sobre o exerccio e os seus objetivos. A seguir todos os participantes formaro subgrupos a dois, sentados frente frente, para responder, por escrito. s seguintes perguntas: Como voc se sente diante do colega?

31

O que voc notou por primeiro no colega? Faa uma breve descrio daquilo que voc observa no colega. Escreva como voc acha que seu colega se sente diante de voc. decorridos uns oito a dez minutos cada qual ir ler em voz alta as respostas ao item anterior. Seguem-se os comentrios acerca do exerccio vivenciado, podendo-se notar que em geral, observamos nos outros valores que aceitamos e que cultivamos e, ainda, notamos nos outros o que no aceitamos em ns mesmos, ou aquilo que buscamos para ns. Nossa reflexo pode levar a observar como os preconceitos influem nos sentimentos que temos em relao aos outros, e que, portanto, perturbamos a objetividade dos conhecimentos humanos Nossa atitude diante dos outros muitas vezes avaliativa? Quer dizer, julgamos friamente, tendo como referncia somente aquilo que pensamos e cremos? Outras vezes, ela interrogativa. Suspeitamos e duvidamos de tudo. Ou ser ela generalizante? Catalogamos tudo debaixo de esquemas pessoais com pretenso de universalidade. E quem sabe, temos uma atitude de conselheiro? Nossa primeira reao consiste em dar conselhos ou insuflarmos para que outras pessoas pensem do mesmo modo como ns? Usam os mesmos critrios? Para tudo temos um conselho eficaz e preparado. Estas nossas atitudes podem diminuir nossa aceitao e nossa acolhida nomeio de um grupo.

Rtulos: o Papel das Expectativas de um Grupo


Objetivos: experimentar as presses das expectativas dos papis, mostrar os efeitos das expectativas dos papis no comportamento individual dentro de um grupo, explorar os efeitos das expectativas dos papis sobre o desempenho total de um grupo. Durao: 30 minutos Material: uma etiqueta ou rtulo com adesivo, para cada participante. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: O facilitador coloca na testa de todos os participantes uma etiqueta, procurando evitar que o mesmo veja os dizeres de seu rtulo. A seguir o animador orienta os membros participantes para reagir com os demais membros do grupo conforme os dizeres do rtulo da testa, sem entanto denuncia-los, pois devero ser adivinhados pelas pessoas baseadas nas reaes recebidas dos outros membros. Aps oito ou dez minutos, forma-se novamente os subgrupos, e cada membro um por vez dever adivinhar os dizeres do rtulo colocado na sua testa e qual o seu significado. Finalmente forma-se o plenrio onde cada um dever expressar-se sobre o que sentiu diante da reao dos outros

32

membros do subgrupo. O facilitador dever resumir os papis exercidos pelo grupo. - Comediante: ria de mim - Conselheiro: aconselhe-me - Desamparado: ajude-me - Chefe: obedea-me - Perdedor: tenha compaixo de mim, tenha piedade - Insignificante: ignore-me - Estpido: zombe de mim - Pessoa importante: respeite-me, aprecie-me Cada rtulo dever conter um dos seguintes dizeres: - Aprecie-me - Aconselhe-me - Ensine-me - Ria de mim - Respeite-me - Ignore-me - Zombe de mim - Tenha piedade de mim - Ajude-me

Abrigo Subterrneo
Objetivos: percepo do prximo, preconceito. Durao: 30 minutos. Material: um carto com as opes por participante. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Imaginem que nossa cidade est sob ameaa de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma deciso imediata: existe um abrigo subterrneo que s pode acomodar seis pessoas. H doze pessoas que pretendem entrar nesse abrigo. Abaixo h uma relao das doze pessoas interessadas em entrar l. Faa sua escolha destacando apenas seis. Voc tem dez minutos para decidir. ( ) Um violinista, com 40 anos de idade, narctico viciado; ( ) Um advogado com 25 anos de idade; ( ) a mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicmio. Ambos preferem ficar juntos no abrigo ou fora dele; ( ) um sacerdote, com 75 anos de idade; ( ) uma prostituta, com 34 anos de idade; ( ) um ateu, com 20 anos de idade, autor de vrios assassinatos; ( ) uma universitria que fez voto de castidade; ( ) um fsico, com 28 anos de idade, que s aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma; ( ) um declamador fantico, com 21 anos de idade; ( ) uma menina, com 12 nos de idade e baixo QI:

33

( ) um homossexual com 40 anos de idade; ( ) um dbil mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epilpticos;

Guia o cego
Objetivos: mostrar o quanto dependemos uns dos outros e o quanto podemos contribuir para crescimento. Durao: 30 minutos. Material: nenhum A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Podemos comear formando duplas. Um dos componentes da dupla fecha os olhos e passa a andar guiado pelo outro durante dois minutos. No permitido abrir os olhos e nem tocar no companheiro, to somente o som da voz do outro o guiar. Logo em seguida, trocam-se os papis e o que antes era o guia, passa ser o guiado. Depois de terminada esta dinmica, todos se renem para um momento de compartilhar, onde so respondidas vrias perguntas: O que voc sentiu durante o tempo em que estava sendo guiado pelo outro? Aconteceu de sentir-se tentado a abrir os olhos? Teve total confiana em seu lder? Pensou em se vingar do outro quando chegasse sua vez de ser o guia? Sentiu-se tentado a fazer alguma brincadeira com o "ceguinho"? Procure esclarecer juntamente com o grupo a definio dos termos "corao compassivo, longanimidade, humildade" etc. Faa perguntas do tipo: "O que falta em voc para que as pessoas confiem mais no seu auxlio?" e "Qual a maior ajuda que voc pode prestar neste momento de sua vida para as pessoas e para o grupo?". Concluso: Precisamos, sem dvida alguma, uns dos outros. Para que a mutualidade possa ocorrer de forma dinmica e eficaz, preciso desenvolver caractersticas de carter que nos capacitem a desempenhar nosso papel fraterno.

Questionrio
Objetivos: auto-conhecimento. Durao: 15 minutos Material: uma folha de questo por participante. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Complete as frases abaixo. No existem respostas certas ou erradas, queremos que voc as complete de acordo com a sua maneira de pensar e agir. No deixe respostas em branco. Procure ser rpido e no use borracha. Minha ambio:

34

Eu sou muito: bom trabalhar com pessoas que: Diante de situaes novas: Minha dificuldade: As pessoas pensam que sou: Eu me arrependo: Quando aborrecido(a) costumo: Recuso-me a: Gostaria que meu chefe: Complementao de sentenas A garantia de um bom trabalho Meu objetivo atual A coisa que mais me incomoda Minha maior dificuldade Penso em mim mesmo Minhas qualidades so Meus defeitos so Espero do me futuro Gosto de trabalhar Quando as coisas esto contra mim Tenho um temperamento No gosto de pessoas Se eu pudesse esquecer a vez em que A pior coisa que j fiz Eu sempre quis No posso compreender Os colegas com quem trabalho Posso perdoar tudo, menos A dificuldade da maioria das pessoas Posso trabalhar melhor Preciso me corrigir As vezes sinto-me inseguro(a) em Sou incapaz Um fato que marcou-me negativamente Meu maior desejo Meu maior desafio Costumo fazer nas horas de folga No meu trabalho atual sinto-me Um fato que marcou-me positivamente Fico ansioso(a) quando

Locomotiva Humana
Objetivos: Ateno, percepo, memria, integrao. Durao: 20 minutos. Material: Fita ou CD com trechos de msicas em diferentes ritmos, aparelho de som. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos:

35

As pessoas caminham pela sala durante aproximadamente 5 minutos relembrando o nome dos demais participantes e observando uma qualidade presente em cada um deles. O facilitador coloca uma fita com diversos trechos de msicas. Um dos participantes inicia a dinmica identificado como locomotiva e sai pela sala dizendo o nome e a qualidade de uma das pessoas do grupo, no ritmo da msica. Aquele que foi chamado prende-se cintura da locomotiva e chama outro participante, destacando sua qualidade ( sem sair do ritmo da msica que estiver tocando no momento ). Este processo deve ser repetido at que o trem esteja formado por todos os integrantes do grupo. Variao: Aps todos os participantes terem formado o trem, pode-se fazer o processo inverso, a fim de ampliar a dinmica: antes de cada um se sentar deve pronunciar o nome e a qualidade daquele que est a sua frente at que se chegue locomotiva

Passa ou Repassa
Objetivos: descontrao, ateno. Durao: 2 minutos por questo. Material: folha de questo para o facilitador. A quem se destina: quaisquer grupos, aplicvel a qualquer aula. Procedimentos: Elabora-se vrias perguntas de acordo com a aula/assunto em questo. Forma-se dois grupo. feita uma pergunta para o primeiro grupo, se este no souber responder, passa a pergunta para o outro grupo. Quem acertar ganha pontos.

Batata Quente
Objetivos: aprendizagem, evoluo e novas experincias. Durao: 2 minutos por jogada. Material: bola. A quem se destina: quaisquer grupos, aplicvel a qualquer aula. Procedimentos: Forma-se um circulo e comea jogas a bola um para o outro quando o coordenador der o sinal, a pessoa que ficar com a bola ter que dizer 3 palavras a respeito do tema. Exemplo: o tema reencarnao: quem ficar com a bola por ltimo ter que dizer 3 palavras relacionadas com esse tema:

36

Vivncias
Esta a parte mais profunda, pois so as pessoas se desnudando, tirando as suas mscaras, mostrando-se em sua essncia.

Dinmica das Bexigas


Objetivos: demonstrar como importante o trabalho em grupo; valorizar a importncia que um componente tem para o grupo que sua ausncia, seja ela, na participao com idias, etc., ou a falta por algum motivo particular, acarreta ao restante do grupo o aumento de tarefas; reforar a idia de unio de foras na concluso de trabalhos. Durao: 20 minutos. Material: uma bexiga por participante pelo menos. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: necessrio uma bexiga para cada aluno, encher as bexigas. E comearem a bater levemente para cima sem deixa-las cair. E aos poucos (um a um) o dirigente vai tirar o componente do grupo deixando sua bexiga h cargo de um dos companheiros do grupo. Ser difcil a seriedade da dinmica pois a mesma se mostrar como uma brincadeira de criana, dentro disso, deixando um tempo de 5 minutos. Concluso: Perguntar o que sentirem quando estavam cuidando s da sua bexiga. O que sentiram quando comearam a cuidar da bexiga alheia. A dificuldade de no deixar a bexiga cair, e quando caiu o que sentiram. A vontade de realmente zelar para que ela no casse. trabalho e m grupo e sua complexidade gera vrias observaes, em especial da sua personalidade e o dos demais componentes, no deixando de observar as supostas falhas alheias, e principalmente as suas, sem com que elas atrapalhem o convvio e o desenvolvimento do trabalho (no rotular para no sermos rotulados). A participao na realizao do trabalho, se faz necessria com a nossa predisposio para que cheguemos em algum lugar. Sabendo que muitas vezes no contamos com a ajuda total do grupo por motivos particulares. Colocando a nossa motivao, muitos incrdulos comearam a crer fazendo com que todos trabalhem no mesmo ideal. Respeitando o irmo que no consegue muitas vezes fazer algo por sua possvel limitao e que se faz necessrio a nossa pacincia para ajud-lo. Lembrando ainda que somos falhos e que temos que colocar o nosso orgulho de lado para que sejamos ajudados tambm. Sabendo disso veremos que todos temos facilidades e dificuldades para fazermos algo, e os nossos irmos no so diferentes de ns. E Deus na sua Infinita Sabedoria o percebe fazendo que o grupo possa se unir mais se todos tiverem conscincia disse, todos trabalham com suas ferramentas mas a Vontade o combustvel que faz o se chegue ao longe.

37

Futurologia
Objetivos: reflexes acerca de seu potencial, bem como projees para o futuro. Durao: 30 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos que j tenham convvio entre si. Procedimentos: Comear a atividade dividindo as pessoas em grupo para responder a seguinte questo: Como vocs vem os jovens na sociedade atual? (levantar 10 caracterstica, destacando os preconceitos, limites, violncia, drogas, privilgios, etc.) Depois pedir para que falem as respostas para que possam escrever os pontos principais na lousa. Vamos fazer um exerccio de futurologia. Vamos nos imaginar no ano 2040 onde j seremos adultos responsveis. Em que vocs acham que podem colaborar na conduo do destino do mundo? (levantar 10 caracterstica) Escrever as respostas na lousa. O que vocs jovens, cheios de preconceitos e limites de agora devem mudar para atingir suas metas do futuro? (levantar as caractersticas) Riscar o futuro. Neste instante perguntar o que esto fazendo para que o futuro seja melhor. (enfatizar em relao Moral) Concluso: Vocs acham que suficiente para mudar o mundo? Acham que devem procurar solues com pessoas mais velhas? Vocs acham que existe falta de incentivo por parte da sociedade? Depois de colocarem sua opinio explicaremos que o objetivo da Mocidade dar uma formao moral e intelectual que seja a base slida a qual construir sua vida, e onde encontrar fora para enfrentar a si mesmo e ao mundo diante da realidade em que vive, e caminhar para frente com seu prprio recurso.

Jogo das Mos


Objetivos: aproximao dos participantes, reflexo sobre a importncia do afeto. Durao: 15 minutos. Material: nenhum. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Embora o Jogo das Mos seja uma brincadeira inocente, um desafio inconseqente, pode ser trabalhado como tcnica de sensibilizao na medida em que abre perspectivas muito amplas de dilogo para o grupo. Afinal sua chave apoiada no fundamento oriental de que dar-se as mos implica em uma arte que exige vontade e determinao e assim o ato de segurar a mo puramente fsico enquanto que a idia da doao envolve sentimentos de companheirismo mais profundo. Por essa razo que

38

o grupo, aps algumas dificuldades iniciais, perceber que chegar soluo se adotar uma estratgia. Assim no ser difcil ao monitor mostrar que a solidariedade entre pessoas de um grupo envolve tambm estratgias e somente os que esto dispostos a procur-las podero efetivamente solidificar seus sentimentos de companheirismo. aplicvel em qualquer faixa etria, dura menos de vinte minutos desde que se exclua um indeterminvel tempo para discutilo e pode ser feito com grupos numerosos, desde que divididos em subgrupos de seis participantes. Cada subgrupo deve ficar de p, dando-se as mos, como para uma brincadeira de rodas. A um sinal do monitor, sem soltar as mos e sem falar, todos devem se movimentar para que consigam ficar de costas para o centro imaginrio do crculo. tempo ser de vinte segundos. Esclarecendo melhor: ao iniciar a atividade, todos esto de mos dadas, formando um crculo e com os olhos voltados para o centro do mesmo. Esta ser a posio um; a um sinal do monitor, devero, sem falar e sem soltar as mos, buscar alcanar as posies dois, que de costas para o centro do crculo. No vale, nessa posio, cruzar os braos. Concludo o tempo, os grupos que no conseguiram, podem repetir a tentativa, observando os que conseguiram. Aps todos conseguirem, a atividade est encerrada e tem incio sua discusso com a abertura de um debate para descobrir-se qual o princpio que a atividade apregoa. A soluo simples: um dos participantes deve erguer o brao do colega formando um arco ao alto, pelo qual todos, ligeiramente agachados, passaro.

Voc um Ovo
Objetivos: demonstrar que Deus cria a todos simples e ignorantes, iguais e com as mesmas possibilidades e que nos d o livre arbtrio para construirmos nossas vidas e experincias; as diferenas existentes entre as pessoas so produzidas pelas diferentes formas que cada um tem de se utilizar do seu livre-arbtrio; atravs de nossas aes vamos nos diferenciando dos outros; a importncia de nossos atos (responsabilidade); amanh seremos o que fizemos de ns hoje, etc. Durao: 20 minutos. Material: bolas de isopor, canetinhas, material para enfeit-las A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: Colocar uma msica de fundo. Todos devem estar tranqilos e em silncio. Damos um ovo para cada um e dizemos: este ovo voc! Ressaltar que ele no esto segurando apenas um ovo, e sim eles mesmos. Olhe para voc, converse com voc, sinta voc, etc. Vocs tem 5 min. para fazerem o que quiserem com voc, fiquem a vontade e lembrem-se bem: vocs esto responsveis por vocs

39

agora... Aps este tempo, pedimos para que fechem os olhos, e retiramos o ovo da mo de cada um: Colocamos os ovos no centro da sala, todos juntos e misturados. Vocs esto l agora, olhem para vocs. Podem levantar-se e procurarem vocs, vamos ver se vocs se conhecem o suficiente, se sabem quem so vocs, aonde esto. Eles no conseguiro se encontrar entre a multido: Tudo bem, sentem-se novamente (damos novamente um ovo para cada um deles). Distribuiremos tambm canetinhas coloridas para todos: Voc tem 5 min. para fazerem o que quiserem com vocs, agora com vocs, esto livres. Posteriormente, todos fecham novamente os olhos e ns colocamos os ovos no centro da sala, todos juntos e misturados: Agora abram os olhos e olhem para vocs no meio da multido. Quem tiver se vendo, pode levantar e se pegar, um por vez. Todos conseguiro se encontrar, pois no so mais iguais, so frutos de seu trabalho utilizando de seu livre-arbtrio. Concluso: comentrios sobre a dinmica, o que acharam, como se sentirem quando demos os ovos, quando retiramos os ovos, quando no conseguirem se conhecer, quando se reconheceram, etc. Por que no se reconhecendo antes? Por que se reconhecerem depois? Como se sentiram, reconhecendo ou no? Como isto diariamente? Falar sobre a importncia de nossos atos, etc.

Quem Voc
Objetivos: auto-comunicao, criar comunicao fraterna e madura. Durao: 30 minutos. Material: uma folha e caneta por participante. A quem se destina: quaisquer grupos Procedimentos: Distribuir aos participantes, papel e lpis e, convid-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher. Aps o desenho, eles devem anotar na figura: a) diante dos olhos, as coisas que viram e mais os impressionaram; b) diante da boca, 3 expresses (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida; c) diante da cabea, 3 idias das quais no abre mo; d) diante do corao, 3 grandes amores; e) diante das mos, aes inesquecveis que realizou; f) diante dos ps, as piores enroscadas em que se meteu. Convidar o grupo para discutir: 1. Foi fcil ou difcil esta comunicao? Por qu? 2. Este exerccio uma ajuda? Em que sentido? 3. Em qual anotao sentiu mais dificuldade? Por qu?

40

4. Este exerccio pode favorecer o dilogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por qu? Concluso: Integrar a pessoa no meio social, desenvolver o conhecimento mtuo e a participao grupal, desinibir e desbloquear, adquirir hbitos de relaes interpessoais

Espelho
Objetivos: valorizao pessoal. Durao: 30 minutos Material: um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu prprio reflexo. A quem se destina: quaisquer grupos. Procedimentos: O facilitador motiva o grupo: "Cada um pense em algum que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para voc, a quem gostaria de dedicar a maior ateno em todos os momentos, algum que voc ama de verdade... com quem estabeleceu ntima comunho... que merece todo seu cuidado, com quem est sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam to amada por voc, que fazem dela o grande sentido da sua vida..." Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexo, inclusive com o auxlio de alguma msica de meditao. Aps estes momentos de reflexo, o coordenador deve continuar: "...Agora vocs vo encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que o grande significado de sua vida." Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde est a caixa (um por vez). Todos devem olhar o contedo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexo sem se comunicar com os demais. Finalmente aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexes e concluses sobre esta pessoa to especial. importante debater sobre os objetivos da dinmica.

41

Bibliografia
Jogos, Dinmicas e Vivncias Grupais Albigenor e Rose Milto Dinmica de grupo- Jogos da Vida e Didtica do Futuro, Balduno A . Andreola 101 idias Criativas- David J. Merkh Janela de Johari- Silvio Jos Fritzen Jogos Dramticos- Regina F. Monteiro 150 jogos de Treinamento- Andy Kinbey Dinmicas Criadas e Adaptadas a partir de vivncias com Jovens- Fbia Regina de Lima

42

You might also like