You are on page 1of 22

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 n.

1057/2010, de 15 de Outubro, o qual passa a ter a seguinte redaco: Artigo nico


[...]

3751
constitui-se como um documento de trabalho que tem em vista possibilitar a todos os envolvidos no processo de formao uma leitura clara das regras que enquadram a formao mdica ps-graduada, introduzindo-se no seu articulado novas abordagens ou uma nova redaco, designadamente na: a) Introduo de conceitos referentes aos vrios tipos e nveis de locais de formao e subdivises do tempo de formao; b) Integrao, em regras uniformes, da fase inicial da formao mdica ano comum com a posterior fase de formao especfica especialidade; c) Clarificao e maior preciso no processo de avaliao contnua e de avaliao final; d) Especificao do papel dos diversos patamares dos rgos do internato e do organismo central responsvel pela coordenao geral e gesto da formao mdica, como sendo a Administrao Central do Sistema de Sade, I. P.; e) Clarificao das regras a aplicar formao externa a realizar no mbito do internato mdico, dando cumprimento quer a orientaes comunitrias, no que formao mdica ps-graduada diz respeito, quer a disposies j previstas no mbito dos programas do internato em vigor. O articulado reflecte tambm a importncia atribuda investigao durante o processo formativo como actividade que favorece, para alm do possvel avano em novos conhecimentos, um pensamento tcnico-cientfico mais sistematizado e exige maior rigor nos procedimentos, aspectos que se podem repercutir em maior profissionalismo e qualidade da prestao mdica. Finalmente, o presente Regulamento introduz alguma definio nas linhas orientadoras que o intercmbio formativo no seio da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) deve respeitar, regulamentao que, no mbito do internato mdico, premente implementar tendo em conta o papel estratgico que esta plataforma de entendimento entre pases representa, no s para Portugal como para os outros Estados membros desta comunidade. Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n. 23/98, de 26 de Maio, e foi ouvida a Ordem dos Mdicos. Assim: Em cumprimento do n.1 do artigo 29. do Regime do Internato Mdico, manda o Governo, pela Ministra da Sade, o seguinte: Artigo 1. aprovado o Regulamento do Internato Mdico, anexo a esta portaria e da qual faz parte integrante. Artigo 2. Sem prejuzo do disposto no artigo 97. do Regulamento anexo presente portaria, revogada a Portaria n.183/2006, de 22 de Fevereiro. Artigo 3. revogada a Portaria n. 1223-B/82, de 28 de Dezembro. A Ministra da Sade, Ana Maria Teodoro Jorge, em 16 de Junho de 2011.

1 O coeficiente Z aplicvel a centrais elctricas a energia solar fotovoltaica de concentrao, com uma potncia igual ou inferior a 1 MW e at um limite de potncia instalada, a nvel nacional, de 11 MW, assume o valor de 43. 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O Secretrio de Estado da Energia e da Inovao, Jos Carlos das Dores Zorrinho, em 16 de Junho de 2011.

MINISTRIO DA SADE
Portaria n. 251/2011
de 24 de Junho

A presente portaria, desenvolvendo o disposto no Decreto-Lei n. 203/2004, de 18 de Agosto, na redaco introduzida pelo Decreto-Lei n.45/2009, de 13 de Fevereiro, aprova um novo Regulamento do Internato Mdico. De acordo com aquele diploma legal o internato mdico corresponde a um processo nico de formao mdica ps-graduada, terica e prtica, tendo como finalidade habilitar o mdico ao exerccio tecnicamente diferenciado de uma das especialidades mdicas legalmente reconhecidas. Este modelo de regime do internato mdico carece de regulamentao especfica, exigida pelo citado decreto-lei, cujo normativo prev matrias a regular por instrumento prprio, designadamente no que respeita composio, nomeao, competncias e funcionamento dos rgos do internato mdico; reconhecimento de idoneidade e capacidade formativa das instituies, unidades e servios de sade formadores; condies de acesso e formas de vinculao; regime e condies de trabalho; reafectao de local de formao; bem como os importantes aspectos relacionados com o processo de avaliao contnua e final dos formandos, e a atribuio de equivalncia a formao obtida noutros contextos. Necessariamente, o presente Regulamento tem em conta tambm as recentes reformas ocorridas no mbito do Servio Nacional de Sade (SNS), das quais se sublinham a redefinio da organizao e lgica de funcionamento das instituies prestadoras de cuidados de sade e, luz da reforma da Administrao Pblica, a nova carreira especial mdica. De facto, e no que carreira mdica diz respeito, esta tem possibilitado o desenvolvimento de um sistema coerente de formao ps-graduada e especializao de sucessivas geraes de mdicos, com repercusses comprovadas na qualidade de cuidados de sade. Torna-se, por isso, importante preservar e aperfeioar esse patrimnio em todas as instituies, unidades e servios integrados no SNS, independentemente da sua natureza jurdica ou modelo de organizao. Dando resposta s exigncias de adaptao a novas regras e a um reforo da qualidade da formao mdica implicadas no cenrio exposto, o presente Regulamento

3752
REGULAMENTO DO INTERNATO MDICO

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 b) Servio hospitalar estrutura hospitalar que pode ser subdividida em vrias unidades funcionais, relevante para as especialidades desenvolvidas em ambiente hospitalar; c) Departamento hospitalar estrutura hospitalar resultante da aglutinao de vrios servios relevante para as especialidades desenvolvidas em ambiente hospitalar; d) Unidade de sade familiar e unidade de cuidados de sade personalizados estrutura funcional de um agrupamento de centros de sade ou de uma unidade local de sade relevante para a especialidade de medicina geral e familiar; e) Unidade de sade pblica estrutura funcional de um agrupamento de centros de sade ou de uma unidade local de sade relevante para a especialidade de sade pblica; f) Delegao e gabinete mdico-legal subdivises territoriais e funcionais do Instituto de Nacional de Medicina Legal, relevante para a especialidade de medicina legal. 2 Para efeitos do disposto neste diploma, classificam-se os segmentos do internato mdico: a) Ano comum perodo inicial de internato mdico com programa de formao comum a todas as especialidades e que antecede obrigatoriamente a formao especfica tendente especializao; b) Formao especfica perodo do internato mdico, subsequente ao ano comum, que habilita o profissional mdico ao exerccio diferenciado de uma especialidade. 3 Para efeitos do disposto neste diploma, classificam-se os segmentos de tempo de formao que do corpo a um internato mdico do seguinte modo: a) Bloco formativo perodo de tempo, medido em meses, relativo a uma rea de aprendizagem durante o ano comum; b) Estgio perodo de tempo, medido em meses, relativo a uma rea de aprendizagem durante a formao especfica; c) Perodo de estgio perodo de tempo, medido em meses, em que, por imperativo de avaliao, se subdividem os estgios da formao especfica com durao superior a 12 meses; d) rea de formao perodo de tempo, medido em meses, em que se podem agregar vrios estgios, tendo em conta a conexo e a coeso formativa do seu contedo. CAPTULO II Responsabilidade pela formao mdica
SECO I Organizao do internato mdico

CAPTULO I Princpios gerais Artigo 1.


Regime do internato mdico

1 O internato mdico rege-se pelo disposto no Decreto-Lei n.203/2004, de 18 de Agosto, na redaco introduzida pelos Decretos-Leis n.os 11/2005, de 6 de Janeiro, 60/2007, de 13 de Maro, 45/2009, de 13 de Fevereiro, e 177/2009, de 4 de Agosto, adiante designado de regime do internato mdico, e pelo disposto no presente Regulamento. 2 O internato mdico de medicina legal rege-se tambm pelo disposto no nmero anterior com as especificidades constantes de regulamento prprio. 3 Os critrios que presidem distribuio de vagas para a frequncia do internato mdico ou de estgios que o integrem para as reas da defesa, administrao interna, da justia, do desporto, do trabalho e da segurana social so estabelecidos de acordo com os princpios formativos gerais contidos neste Regulamento e por via de protocolos a celebrar com os membros do Governo respectivamente responsveis, em conformidade com o respectivo planeamento, mas sem prejuzo das necessidades do Servio Nacional de Sade. 4 A frequncia do internato mdico por mdicos oriundos da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) obedece, em colaborao com a Ordem dos Mdicos, s condies especficas estabelecidas em protocolos celebrados entre os Estados membros, regendo-se pelos princpios formativos gerais estabelecidos neste Regulamento. Artigo 2.
Noo e finalidade

1 A formao no internato mdico constitui uma funo inerente s instituies, unidades e servios integrados no Servio Nacional de Sade. 2 O internato mdico realiza-se aps a licenciatura em Medicina ou aps o equivalente mestrado integrado em medicina e corresponde a um processo de formao mdica especializada, terica e prtica, tendo como objectivo habilitar o mdico ao exerccio tecnicamente diferenciado numa especialidade mdica. 3 As especialidades mdicas a que correspondem os diferentes internatos mdicos constam do anexo I deste Regulamento. 4 O exerccio autnomo da medicina reconhecido a partir da concluso, com aproveitamento, do segundo ano de formao do internato mdico. Artigo 3.
Conceitos

Artigo 4.
Coordenao global do internato mdico

1 Para efeitos do disposto neste diploma, classifica-se a organizao dos estabelecimentos de colocao para formao mdica, nos termos seguintes: a) Instituio de sade hospital ou centro hospitalar; agrupamento de centros de sade; unidade local de sade;

Compete Administrao Central do Sistema de Sade, I. P., doravante designada por ACSS, nos termos da sua Lei Orgnica e respectivos Estatutos, a gesto e a coordenao geral do internato mdico, sem prejuzo da colaborao de outros rgos ou servios, no mbito de competncias especficas.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 Artigo 5.


rgos prprios do internato mdico

3753
mento, com vista a um processo formativo de qualidade, participando tambm na elaborao do mapa de vagas para os concursos do internato mdico nos termos previstos no regime do internato mdico. 2 A Ordem dos Mdicos colabora com o Ministrio da Sade apresentando as propostas que lhe so cometidas pelo regime do internato mdico, e nos termos do presente Regulamento.
SECO II Conselho Nacional do Internato Mdico

1 So rgos tcnicos prprios do internato mdico: a) Ao nvel nacional o Conselho Nacional do Internato Mdico, doravante designado por CNIM; b) Ao nvel regional as comisses regionais do internato mdico com interveno nas reas das cinco administraes regionais de sade (ARS) do territrio continental, da Regio Autnoma da Madeira e da Regio Autnoma dos Aores, doravante designadas por CRIM; c) Para as reas de exerccio profissional hospitalar as direces do internato mdico, doravante designadas por direces do internato, sediadas em cada instituio formadora; d) Para a rea de exerccio profissional de medicina geral e familiar as coordenaes do internato mdico, doravante designadas por coordenao do internato, sediadas em cada ARS; e) Para a rea de exerccio profissional de sade pblica as coordenaes do internato mdico, doravante designadas por coordenao do internato, sediadas em cada zona regional do internato mdico; f) Para a rea de exerccio profissional de medicina legal a coordenao do internato mdico, doravante designada por coordenao do internato, opera a nvel nacional. 2 Os rgos prprios do internato mdico exercem funes de estudo e de consulta nos domnios da concepo, organizao e planeamento do internato mdico, bem como de orientao, coordenao e avaliao do seu funcionamento e desenvolvimento, competindo-lhes ainda manter actualizada toda a informao relevante a partilhar em sistema de rede. 3 A informao relativa composio dos rgos prprios do internato mdico assegurada pela ACSS no seu site, de forma permanente e actualizada. Artigo 6.
Relaes entre o CNIM e a ACSS

Artigo 8.
Natureza e composio do CNIM

1 O CNIM um rgo de consulta do membro do Governo responsvel pela rea da sade, devendo assegurar a coordenao tcnica ao nvel nacional do internato mdico no mbito da coordenao global da ACSS. 2 O CNIM composto pelos seguintes membros, por inerncia: a) Presidentes das CRIM do territrio continental e das Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, desde que no integrem o CNIM ao abrigo das alneas seguintes; b) Cinco coordenadores da especialidade de medicina geral e familiar; c) Trs coordenadores da especialidade de sade pblica; d) Coordenador nacional da especialidade de medicina legal indicado pelo Instituto Nacional de Medicina Legal; e) Dois directores de internato dos hospitais ou centros hospitalares de cada uma das zonas Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo e um das zonas Alentejo e Algarve que sejam membros da comisso executiva da respectiva CRIM, indicados por esta; f) Cinco mdicos, entre eles um mdico interno, membros das comisses executivas das CRIM, indicados pela Ordem dos Mdicos. 3 So ainda membros do CNIM: a) Um vogal mdico de cada conselho directivo das ARS, indicado por este; b) Um mdico por cada rea cuja distribuio de vagas foi objecto de protocolo celebrado ao abrigo do n.10 do artigo 12. do regime do internato mdico, indicado pelo membro do Governo respectivo. 4 O CNIM presidido por um dos seus membros, proposto de entre eles aps eleio e nomeado pelo Ministro da Sade por um perodo de trs anos, renovvel. 5 A constituio nominal do CNIM homologada por despacho do Ministro da Sade, terminando todos os mandatos dos seus membros com o termo do mandato do presidente, sem prejuzo da sua renovao. Artigo 9.
Organizao e funcionamento

1 No mbito das funes previstas no n.3 do artigo anterior, trimestralmente, a comisso permanente do CNIM rene com os representantes da ACSS para cruzamento de informao, esclarecimento mtuo, acompanhamento e registo de ocorrncias extraordinrias. 2 De cada reunio realizada nos termos do nmero anterior lavrada acta com meno dos factos relevantes identificados e os pontos de agenda para seguimento posterior. 3 Anualmente, a ACSS e o CNIM elaboram, em conjunto, relatrio sntese das actividades prosseguidas e da avaliao do funcionamento e desenvolvimento do internato mdico, o qual remetido ao membro do Governo responsvel pela rea da sade at ao final do 1. trimestre de cada ano. Artigo 7.
Interveno das ARS, das Regies Autnomas e da Ordem dos Mdicos

1 As ARS e as Regies Autnomas colaboram e prestam apoio logstico aos rgos do internato mdico no estabelecimento de condies necessrias ao seu funciona-

1 O CNIM encontra-se sediado nas instalaes da ACSS, podendo as reunies realizar-se noutros locais, sempre que se mostre conveniente por indicao do seu presidente.

3754
2 O funcionamento do CNIM garantido por uma comisso permanente constituda por alguns dos seus membros de acordo com deliberao tomada em reunio plenria do CNIM. 3 O CNIM rene, pelo menos, semestralmente em reunio plenria e mensalmente em comisso permanente dos seus membros. 4 O CNIM pode reunir extraordinariamente sempre que convocado pelo seu presidente ou por solicitao do conselho directivo da ACSS. 5 O CNIM pode deliberar constituir comisses ou grupos de trabalho, permanentes ou eventuais, para estudo e anlise de assuntos especficos ou agilizao de procedimentos. 6 Nas reunies ordinrias e extraordinrias e nas comisses ou grupos de trabalho podem participar outros profissionais ou entidades a convite do presidente do CNIM ou mediante solicitao a este dirigido. 7 A ACSS proporciona ao CNIM a logstica e o apoio administrativo, informtico e jurdico necessrio a um eficiente desempenho das suas funes. Artigo 10.
Competncias

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 h) Elaborar estudos e emitir pareceres sobre os assuntos que lhe sejam submetidos pela ACSS ou pelo Ministro da Sade, relativos formao mdica; i) Acompanhar o desenvolvimento do internato mdico, em articulao com as comisses regionais do internato mdico, com vista emisso de parecer sobre os resultados obtidos; j) Dar parecer sobre os pedidos de reafectao de instituio, servio ou unidade de sade que envolvam o mbito geogrfico de diferentes ARS, em cumprimento do estabelecido no presente Regulamento; k) Coordenar os aspectos tcnicos do processo nacional conducente realizao das provas de avaliao final do internato mdico; l) Proceder homologao das classificaes finais obtidas pelos mdicos aps a concluso do internato mdico; m) Conceder, na sequncia de parecer tcnico da Ordem dos Mdicos, equivalncias a estgios de formao do internato mdico; n) Propor ao conselho directivo da ACSS o que julgar conveniente para a melhoria do internato mdico; o) Emitir parecer sobre iniciativas externas com impacto no desenvolvimento do internato mdico.
SECO III Comisses regionais do internato mdico

Ao CNIM compete a coordenao tcnica do internato mdico com vocao predominantemente estratgica e orientadora para a prtica formativa, nomeadamente: a) Dar parecer relativamente s modificaes no internato mdico, incluindo as que resultem de alteraes aos programas de formao e criao de internatos mdicos em novas especialidades, em conformidade com as especialidades definidas pela Ordem dos Mdicos; b) Apreciar, do ponto de vista da sua estrutura e correco formal, os programas de formao propostos pela Ordem dos Mdicos, assim como a respectiva actualizao ou alterao, assegurando em colaborao com a Ordem a sua adequao com vista a aprovao ministerial; c) Dar parecer sobre os critrios, propostos pela Ordem dos Mdicos, a que deve obedecer a determinao de idoneidade e capacidade formativa das instituies, servios e unidades de sade para a realizao do internato mdico, assegurando em colaborao com aquela Ordem a adequao dos mesmos, com vista sua sujeio a aprovao ministerial; d) Solicitar Ordem dos Mdicos reapreciao de idoneidade e ou reavaliao da fixao das capacidades formativas; e) Elaborar para o ano comum, em articulao com as comisses regionais do internato mdico e as ARS, o mapa de capacidades formativas por instituio, servio e unidade de sade, de acordo com os critrios de idoneidade e capacidade formativa definidos pela Ordem dos Mdicos para esta fase do internato mdico; f) Elaborar e remeter anualmente ACSS, para aprovao ministerial, uma proposta de mapa de capacidades formativas por especialidade, tendo em ateno as necessidades regionais identificadas pelas ARS e Regies Autnomas e as idoneidades e capacidades formativas atribudas pela Ordem dos Mdicos; g) Apreciar e dar parecer sobre a aplicao dos programas de formao, tendo em vista o desenvolvimento harmonioso do internato mdico;

Artigo 11.
Composio

1 As comisses regionais do internato mdico exercem as suas competncias no mbito de cada uma das ARS do territrio continental, e nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, sendo integradas por: a) Directores de internato dos hospitais ou centros hospitalares da sua zona de influncia; b) Coordenadores das reas profissionais de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal da respectiva zona; c) Um elemento mdico indicado por cada uma das ARS; d) Dois membros indicados pela Ordem dos Mdicos, devendo um deles ser um mdico interno. 2 Sem prejuzo do disposto no n.3 deste artigo, a operacionalidade de cada uma das CRIM garantida por uma comisso executiva, integrada por: a) Directores de internato mdico de hospitais e centros hospitalares; b) Coordenadores das reas profissionais de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal; c) Membro indicado pela ARS respectiva; d) Um dos membros indicado pela Ordem dos Mdicos. 3 Cada comisso executiva da CRIM constituda tendo em conta a dimenso e especificidade da sua rea de influncia no mximo de 12 elementos. 4 A constituio das comisses executivas regionais transmitida pelo respectivo presidente ARS respectiva para homologao. 5 Aps a homologao a sua composio transmitida ACSS que a incluir no site da ACSS e a divulgar junto das instituies, servios e unidades dependentes

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 do Ministrio da Sade ou com actividade no mbito da formao mdica. Artigo 12.
Organizao e funcionamento

3755
j) Remeter Ordem dos Mdicos, devidamente informados e solicitando parecer tcnico, os pedidos de frequncia de estgios no estrangeiro; k) Remeter ao CNIM, devidamente informados, os pedidos de equivalncia a estgios do internato mdico; l) Prestar apoio s direces e coordenaes de internato mdico das instituies e das unidades de sade da sua zona; m) Submeter ao CNIM os assuntos que no se enquadrem com clareza ou preciso nos normativos que regem o internato mdico; n) Emitir parecer sobre os assuntos que lhe sejam submetidos pelo CNIM; o) Apresentar ao CNIM propostas conducentes a uma maior eficincia do internato; p) Remeter ACSS parecer sobre pedidos de cessao dos contratos de internato mdico. Artigo 14.
Comisses regionais nas Regies Autnomas

1 As CRIM so presididas por um dos membros da comisso executiva, proposto de entre eles aps eleio e nomeado pelo conselho directivo da respectiva ARS por um perodo de trs anos, renovvel. 2 As CRIM encontram-se sediadas junto das respectivas ARS. 3 Os plenrios de cada uma das CRIM renem anualmente ou sempre que forem convocadas pelo seu presidente, podendo os seus membros, sempre que tal se revele necessrio por indicao do presidente, participar em reunies da comisso executiva. 4 As comisses executivas renem, pelo menos, quinzenalmente, podendo reunir fora da sua sede habitual quando as necessidades do seu funcionamento ou as matrias a tratar o requeiram a pedido do seu presidente. Artigo 13.
Competncias

As CRIM exercem funes de natureza predominantemente executiva, de acordo com as orientaes e critrios emitidos pelo CNIM, competindo-lhes, na sua rea geogrfica de interveno, nomeadamente: a) Garantir a aplicao dos programas de formao, em estreita colaborao com as direces e coordenaes de internato, designadamente no que se refere a sequncia, locais de formao e datas de realizao dos estgios; b) Autorizar a repetio ou compensao de estgios sem aproveitamento nos termos e nos limites do previsto neste Regulamento; c) Solicitar anualmente Ordem dos Mdicos a avaliao da idoneidade e capacidade formativa dos servios hospitalares, das unidades que integram os agrupamentos de centros de sade e unidades locais de sade, das delegaes do Instituto de Medicina Legal e dos servios de instituies privadas com protocolos formativos estabelecidos com o Servio Nacional de Sade, elaborar os respectivos mapas e envi-los ao CNIM; d) Acompanhar o processo de avaliao final de internato, cuja execuo garantida pela ACSS, no decurso de cada uma das suas pocas; e) Remeter ACSS, devidamente informados, os requerimentos dos mdicos internos que, por motivos enquadrados neste Regulamento, se candidatam a avaliao final de internato em poca diferente da legalmente estabelecida; f) Remeter ao CNIM, devidamente informado, o processo final de reafectao de organismo de formao, nos termos do presente Regulamento, atribuindo primazia aos casos de reafectao por perda de idoneidade formativa de servio, unidade ou instituio de sade; g) Informar, nos termos do previsto neste Regulamento, os pedidos de interrupo de internato e submet-los a autorizao da ACSS; h) Informar os pedidos de reafectao entre instituies, servios ou unidades de sade do mbito de uma mesma ARS e submet-los a autorizao da ACSS; i) Remeter Ordem dos Mdicos, devidamente informados e solicitando parecer tcnico, os requerimentos para equivalncia a estgios do internato mdico;

As comisses regionais do internato mdico das Regies Autnomas dos Aores e da Madeira tm competncias idnticas s das comisses regionais do continente e funcionam de acordo com as determinaes especficas dos respectivos Governos Regionais.
SECO IV Direces e coordenaes do internato mdico

Artigo 15.
Direces do internato mdico das especialidades de ambiente hospitalar

1 Em cada uma das instituies de sade hospitalares onde se realizem internatos mdicos existe uma direco do internato mdico. 2 As funes de direco do internato mdico cabem a um mdico de reconhecida competncia e experincia de formao de mdicos internos, nomeado pelo director clnico e coadjuvado, de acordo com a dimenso do hospital ou centro hospitalar, com as especialidades em formao e com o nmero de mdicos internos, por um a trs outros mdicos que prestem assessoria, designados pelo director clnico. Artigo 16.
Coordenaes do internato mdico das especialidades de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal

1 Nos internatos mdicos de medicina geral e familiar e de sade pblica, as funes de direco do internato mdico competem coordenao de internato ou de Regio Autnoma, sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes. 2 Os coordenadores das especialidades de medicina geral e familiar e de sade pblica so nomeados, por um perodo de trs anos renovvel, de entre mdicos com a respectiva especialidade com reconhecida competncia e experincia na formao de mdicos internos, por despacho do conselho directivo da ARS respectiva. 3 As ARS nomeiam os directores do internato mdico de medicina geral e familiar e de sade pblica por proposta dos respectivos coordenadores e com a concordncia da comisso regional do internato respectiva, quando o

3756
nmero de mdicos internos ou condies especiais o justifiquem. 4 Cabe aos servios regionais das Regies Autnomas nomear os respectivos coordenadores dos internatos mdicos de medicina geral e familiar e de sade pblica em observncia com o disposto nos nmeros anteriores. 5 No internato de medicina legal cabe ao Instituto Nacional de Medicina Legal nomear o coordenador nacional e os coordenadores das delegaes do Norte, do Centro e do Sul do internato mdico de medicina legal, sob proposta dos respectivos directores. Artigo 17.
Competncias das direces e coordenaes do internato mdico

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 propor a sua nomeao, respectiva ARS, no caso das demais especialidades, excepto em medicina legal cuja competncia do Instituto Nacional de Medicina Legal; m) Nomear os responsveis de estgio; n) Substituir os orientadores de formao ou responsveis de estgio, sempre que tal substituio contribua, de forma objectiva, para um melhor cumprimento dos objectivos do programa de formao; o) Planear as actividades e estgios dos mdicos internos, com observncia do disposto no presente Regulamento; p) Pronunciar-se sobre os assuntos relativos formao sempre que solicitados pela CRIM, CNIM, pelos rgos de gesto das respectivos instituies, servios e unidades de sade ou pela ACSS; q) Colaborar no processo de avaliao final de internato quando realizados na sua instituio; r) Informar a ACSS sobre a no comparncia dos mdicos nas instituies, servios e unidades de sade, na sequncia da publicao da lista final de mdicos colocados no internato mdico; s) Informar as respectivas ARS sempre que se verifique a situao prevista no n.5 do artigo 79. do presente Regulamento.
SECO V Orientao e planeamento da formao

Compete s direces e s coordenaes do internato mdico: a) Compete s direces de internato hospitalares a programao dos blocos formativos hospitalares do ano comum, com observncia do programa aprovado e das normas estabelecidas; b) Compete s coordenaes dos internatos de medicina geral e familiar e de sade pblica programar, em articulao com as direces de internato hospitalares e sob superviso da respectiva CRIM, a alocao dos mdicos internos e acompanhar o desenvolvimento do bloco formativo em cuidados de sade primrios do ano comum, com observncia do programa aprovado e das normas estabelecidas; c) Programar o funcionamento e o desenvolvimento da formao especfica do internato mdico e dos estgios a efectuar dentro e fora da unidade ou instituio de colocao, com observncia dos programas aprovados e das normas estabelecidas; d) Orientar e acompanhar o desenvolvimento geral do internato mdico e a avaliao dos mdicos internos, em estreita colaborao com os directores ou responsveis dos servios ou unidades de sade e orientadores de formao; e) Verificar e avaliar as condies de formao, comunicando comisso regional de internato qualquer alterao que possa implicar perda de idoneidade da instituio, servio ou unidade de sade; f) Organizar os elementos do processo individual dos mdicos internos relevantes para o internato, atravs de registos autenticados pelo director do servio ou da unidade de sade e pelo orientador de formao; g) Promover e coordenar a realizao de actividades de carcter formativo que se integrem nos objectivos dos programas; h) Assegurar o preenchimento dos questionrios e outros suportes online, com a informao relativa idoneidade e capacidade formativa das instituies, servios ou unidades de sade e encaminh-los para a respectiva CRIM; i) Orientar a distribuio dos mdicos internos pelas diferentes instituies, servios e unidades de sade de acordo com a respectiva capacidade formativa; j) Recolher, periodicamente, junto dos directores ou responsveis dos servios e das unidades de sade, dos orientadores de formao e dos mdicos internos, informaes pertinentes para um melhor funcionamento do internato; k) Assegurar os processos de avaliao contnua e garantir a permanente actualizao do registo da avaliao no processo individual dos mdicos internos; l) Nomear os orientadores de formao das especialidades mdicas a desenvolver em ambiente hospitalar e

Artigo 18.
Orientadores de formao e responsveis de estgio

1 A orientao directa e permanente dos mdicos internos ao longo do internato feita por orientadores de formao. 2 Nos estgios realizados em servio diferente do servio de colocao para a formao especfica na especialidade mdica, os mdicos internos so orientados por responsveis de estgio. 3 Na instituio de formao onde se encontra colocado, cada mdico interno tem um orientador de formao a quem compete a orientao personalizada e permanente da formao e a sua integrao nas equipas de trabalho das actividades de prestao de cuidados, de investigao e formao, de acordo com o estabelecido no respectivo programa de formao. 4 O orientador de formao um mdico do servio ou unidade, habilitado com, pelo menos, o grau de especialista da respectiva especialidade, a nomear pela direco do internato, sob proposta do director ou responsvel pelo servio, nas instituies hospitalares, e, nas especialidades de medicina geral e familiar e de sade pblica, pela ARS, sob proposta do respectivo coordenador de zona. 5 Nos estgios que decorram em instituio, servios ou unidades diferentes do de colocao, os mdicos internos tm, nesses locais de formao, um responsvel de estgio a quem compete, em articulao com o orientador de formao, exercer as funes a este cometidas. 6 Os responsveis de estgio so nomeados pela direco ou coordenao do internato mdico, sob proposta do director ou responsvel pelo servio ou unidade de sade onde se realiza o estgio. 7 Na designao dos orientadores de formao ou responsveis de estgio a regra a de um mdico interno por orientador, podendo este nmero ser aumentado at trs mdicos internos por orientador, desde que os mdicos internos se encontrem em diferentes anos de formao e

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 sejam asseguradas as condies exigidas para a qualidade do processo formativo. 8 Aos orientadores de formao e responsveis de estgio facultado o tempo necessrio a assegurar pela hierarquia interna, para o desempenho das funes de formador, segundo uma programao regular, compatvel com as diferentes actividades mdicas a que esto obrigados e obedecendo ao disposto nos programas de formao. 9 O desempenho das funes de orientador de formao e de responsvel de estgio objecto de valorizao curricular e releva no mbito de concursos de acesso a graus e categorias da carreira mdica. 10 As funes de orientador de formao no podem ser exercidas por directores de departamento, directores de servio ou equiparados, salvo situaes excepcionais justificadas e aprovadas pelo CNIM, aps parecer do CRIM. 11 A designao do orientador de formao deve ter em conta a durao do programa de formao e a durao do contrato de trabalho do orientador quando este seja celebrado a termo. Artigo 19.
Planeamento dos estgios

3757
Artigo 22.
Responsabilidade pelas remuneraes e encargos

1 Para alm da remunerao base, os encargos com os suplementos a que os membros dos rgos do internato mdico e os orientadores de formao tm direito pelo exerccio das respectivas funes, designadamente ajudas de custo e subsdios de transporte, so da responsabilidade das instituies, servios ou unidades de sade a que estes pertenam. 2 O suplemento previsto no artigo 9. do regime do internato mdico, deve ser objecto de actualizao anual, por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelas reas da Administrao Pblica e da sade. Artigo 23.
Apoio aos rgos e responsveis pela formao

De acordo com o respectivo programa de formao, o planeamento dos estgios dos mdicos internos preparado, nas especialidades de ambiente hospitalar, pelo respectivo director de servio, com conhecimento do director de internato da instituio e, nas especialidades de sade pblica, de medicina geral e familiar e de medicina legal pelos coordenadores de zona, com a colaborao, em qualquer dos casos, dos orientadores de formao e do prprio mdico interno.
SECO VI Normas comuns aos rgos do internato mdico

Os servios, unidades ou instituies de sade que sejam local de funcionamento, permanente ou ocasional, dos rgos do internato mdico ou em que se realizem internatos mdicos devem fornecer e garantir as instalaes e o apoio logstico e administrativo necessrio, bem como afectar os recursos materiais e humanos exigidos pelas funes a executar. CAPTULO III Comisses de mdicos internos Artigo 24.
Composio

Artigo 20.
Substituio

1 As alteraes que se verifiquem nas direces e coordenaes do internato mdico implicam a substituio dos correspondentes membros no CNIM e nas comisses regionais, que exercem tais funes por inerncia. 2 Quando os membros a substituir, nos termos do nmero anterior, exercerem as funes de presidente do CNIM ou de presidentes das CRIM, manter-se-o em funes nessa qualidade at ao fim do mandato para que foram eleitos, sem prejuzo do incio de funes nas comisses pelos novos membros. Artigo 21.
Dispensa de funes

1 Nos hospitais ou centros hospitalares e nas zonas de coordenao do internato mdico pode constituir-se uma comisso de mdicos internos. 2 Cada comisso de mdicos internos representada perante os rgos do internato mdico, no mximo, por trs mdicos, sendo um deles um representante do ano comum. 3 Os representantes dos mdicos internos so eleitos, por votao em voto secreto, pelos mdicos internos de cada hospital ou centro hospitalar ou de cada zona de coordenao, no caso das especialidades de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal. 4 Cada comisso de mdicos internos eleita por um perodo de trs anos, sendo o representante do ano comum eleito anualmente. 5 A comisso designada comunica a sua constituio, conforme for o caso, respectiva direco ou coordenao do internato, a qual, por sua vez, comunica s respectivas comisses regionais de internato e Ordem dos Mdicos. Artigo 25.
Competncias

1 Aos membros dos rgos do internato mdico assegurado o tempo de servio e as condies de trabalho e logsticas necessrias ao desempenho eficiente das suas funes. 2 Aos mdicos indicados pela Ordem dos Mdicos para a verificao de idoneidades e capacidades formativas , igualmente, assegurado, o tempo de servio necessrio para o desempenho eficiente dessas funes. 3 O desempenho das funes nos rgos do internato mdico releva para efeitos curriculares no mbito de concursos de acesso a graus e categorias da carreira mdica.

s comisses de mdicos internos compete: a) Representar os mdicos internos da respectiva instituio junto dos rgos do internato mdico; b) Contribuir para a melhoria das condies de frequncia e de funcionamento dos processos formativos; c) Promover, com o apoio da direco ou a coordenao do internato mdico, a organizao de cursos, debates, sesses clnicas e jornadas;

3758
d) Acompanhar o processo formativo dos colegas, promovendo reunies peridicas entre todos os mdicos internos; e) Comunicar respectiva comisso regional os factos relevantes que ocorram no decurso do processo formativo, dando dessa comunicao conhecimento direco do internato hospitalar ou s coordenaes. CAPTULO IV Programas de formao e investigao mdica
SECO I Especialidades com internato e programas de formao

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 dos Mdicos e submetidos ACSS, para aprovao em portaria do Ministro da Sade, ouvido o CNIM. Artigo 29.
Sequncia e articulao de estgios

Artigo 26.
Criao de especialidades com internato mdico

1 A introduo de uma nova especialidade no internato mdico deve ser antecedida de uma justificao da sua importncia nacional para a prestao de cuidados mdicos, de um programa de formao e da definio de critrios de idoneidade formativa. 2 A criao de uma nova especialidade no internato mdico formalizada mediante portaria do Ministro da Sade ouvida a Ordem dos Mdicos e o CNIM. Artigo 27.
Estrutura e objectivos dos programas de formao

1 Compete aos rgos do internato mdico e aos responsveis directos pela formao, com a necessria colaborao dos servios, unidades e instituies de sade, promover e zelar pela sequncia e correcta articulao entre os vrios estgios, particularmente dos que sejam efectuados fora do servio ou unidade de sade onde o mdico interno se encontra colocado. 2 A programao da formao de cada mdico interno deve expressar quais os estgios do programa que o mesmo deve desenvolver e as instituies, servios e unidades de sade em que so realizados, de acordo com a idoneidade atribuda a cada um dos servios, unidades ou instituies. 3 Compete aos directores de internato mdico das instituies hospitalares e aos coordenadores dos internatos mdicos de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal aprovarem, no incio da formao, o cronograma de formao do internato mdico, assim como as alteraes que venham a ser propostas sobre o mesmo, de acordo com proposta fundamentada do orientador de formao, atravs do director de servio no caso da rea de exerccio profissional hospitalar.
SECO II Investigao e internato mdico

1 O programa de formao do ano comum e os programas de formao especfica em cada uma das especialidades com internato mdico so propostos pela Ordem dos Mdicos e submetidos ACSS para aprovao em portaria pelo Ministro da Sade, ouvido o CNIM. 2 O programa da formao especfica de cada especialidade deve ser estruturado numa sequncia lgica de estgios e dele deve constar, designadamente: a) Durao total da formao especfica na especialidade; b) Sequncia, obrigatria e preferencial, dos estgios; c) Caracterizao dos estgios em obrigatrios e opcionais; d) Durao de cada estgio; e) Local de formao para cada estgio; f) Objectivos de desempenho e de conhecimentos para cada um dos estgios ou perodo de 12 meses em estgios com durao superior; g) Descrio do desempenho em cada estgio; h) Avaliao de desempenho e de conhecimentos em cada estgio, nomeadamente tipo e momentos da avaliao, parmetros a avaliar, factores de ponderao e documentos auxiliares da avaliao. 3 O tempo atribudo frequncia de estgios opcionais no deve ultrapassar 20 % do tempo total da formao especfica fixada para a especialidade. Artigo 28.
Reviso e publicao dos programas

Artigo 30.
Investigao mdica

1 Os mdicos internos devem ter acesso a programas de investigao mdica. 2 A realizao dos programas de investigao a que se refere o nmero anterior integra-se no internato mdico e no implica o aumento da respectiva durao, no podendo pr em causa a obteno e avaliao dos conhecimentos e aptides inerentes ao exerccio especializado para o qual o respectivo internato habilita. 3 Os programas de investigao referidos devem integrar-se nos objectivos gerais de formao da respectiva especialidade e relevam para a avaliao do mdico interno. 4 O programa de investigao pode constituir um estgio especfico do programa de formao ou pode ser integrado a tempo parcial numa sequncia de estgios do programa de formao. Artigo 31.
Programas de investigao mdica visando doutoramento

Os programas de formao, para alm das alteraes e actualizaes que lhes sejam pontualmente introduzidas, devem ser revistos de cinco em cinco anos pela Ordem

1 Atravs de diploma prprio sero fixadas as condies em que os mdicos do internato mdico podem frequentar programas doutorais em investigao mdica. 2 A realizao dos programas visando o doutoramento no pode prejudicar a frequncia de qualquer estgio do respectivo internato, podendo ocorrer interpolada ou concomitantemente, reflectindo-se obrigatoriamente na durao do internato, de modo a no pr em causa a ob-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 teno dos conhecimentos e aptides inerentes ao exerccio especializado para o qual o respectivo internato habilita. 3 A frequncia dos programas visando o doutoramento realizada mediante compatibilizao ou interrupo de internato. 4 Para cumprimento do disposto no nmero anterior, a frequncia simultnea do programa do internato mdico realiza-se nos termos do Regulamento do Interno Doutorando e a interrupo nos termos previstos no presente Regulamento com indicao expressa do motivo que deu origem ao pedido de interrupo. CAPTULO V Idoneidade formativa
SECO I Instituies de formao, unidades e servios idneos

3759
clusivamente pblicos, sob contrato de gesto em parceria pblico-privada ou em regime de conveno, depende da celebrao de acordos, convenes ou contratos-programa entre o Ministrio da Sade e essas entidades, dos quais constem, entre outras, as clusulas referentes s condies de formao e aos processos de avaliao. 2 O reconhecimento de idoneidade formativa em instituies do sector social e privado depende da verificao dos seguintes requisitos: a) Existncia de organizao de recursos equiparvel do Servio Nacional de Sade, para os mesmos efeitos de oportunidade de formao; b) Garantia de manuteno do nvel e da diversidade de cuidados de sade considerados adequados formao continuada dos mdicos internos.
SECO II Critrios de idoneidade

Artigo 32.
Princpios gerais

Artigo 35.
Critrios de idoneidade

1 O internato mdico realiza-se em instituies de sade, pblicas e ou privadas, ou nas delegaes do Instituto Nacional de Medicina Legal, reconhecidas como idneas para o efeito e de acordo com a sua capacidade formativa. 2 Com a finalidade de garantir o cumprimento integral do programa, os mdicos internos podem frequentar estgios, partes de estgio ou actividades formativas da sua formao especfica na especialidade em instituies diferentes daquelas em que foram colocados, nos termos do disposto no artigo seguinte. Artigo 33.
Idoneidade de servios e de instituies

Os critrios para a determinao de idoneidade dos servios, dos departamentos, das unidades e das instituies so definidos e revistos, no mnimo de cinco em cinco anos, pela Ordem dos Mdicos em colaborao com o CNIM, sendo a sua formalizao e divulgao assegurada pela ACSS.
SECO III Reconhecimento de idoneidade e capacidade formativa

Artigo 36.
Processo de reconhecimento de idoneidade

1 Considera-se idneo para a realizao de determinado estgio de um programa de formao o servio, o departamento ou a unidade que possa garantir o cumprimento dos objectivos expressos para esse estgio e como tal seja reconhecido pela Ordem dos Mdicos. 2 A colocao de um mdico interno para a frequncia do internato mdico numa instituio hospitalar est condicionada existncia nessa instituio de servios que garantam o cumprimento de, pelo menos, 50 % do tempo da formao. 3 Na contagem do tempo previsto no nmero anterior, excluem-se os estgios opcionais e aqueles que tenham de ser cumpridos fora do servio de colocao por fora do disposto no programa de formao. 4 Sem prejuzo do disposto no n.2, a colocao de mdicos internos nas instituies e servios de sade est condicionada a que estes promovam o cumprimento do programa de formao respectivo, articulando-se com outros instituies e servios, quando necessrio. Artigo 34.
Idoneidade de instituies e servios exteriores ao sector pblico administrativo

1 A realizao do internato em instituies de sade do sector social ou privado, entidades pblicas empresariais, pertencentes a sociedades annimas de capitais ex-

1 O reconhecimento de idoneidade dos servios, dos departamentos, das unidades e das instituies feito por despacho do Ministro da Sade, sob proposta da Ordem dos Mdicos, ouvido o CNIM. 2 Os servios, departamentos, unidades e instituies devem enviar s CRIM, impreterivelmente, at 1 de Maro de cada ano, depois de devidamente preenchidos, os respectivos questionrios de caracterizao dos servios e proposta de capacidade formativa, os quais estaro disponveis na pgina da Internet da ACSS e colaborar na proposta da concesso de idoneidade. 3 As CRIM remetem, at 15 de Maro de cada ano, os formulrios Ordem dos Mdicos para, em colaborao com o CNIM, elaborar as propostas de reconhecimento de idoneidade. 4 A Ordem dos Mdicos pode desencadear, para cumprimento do disposto nos nmeros anteriores, mecanismos de avaliao de idoneidade, nomeadamente atravs de visitas de avaliao, audio dos formadores e mdicos internos actuais ou mdicos formados recentemente nos respectivos servios ou, ainda, requerendo informaes mais detalhadas acerca daqueles formulrios ou partes deles. 5 A Ordem dos Mdicos remete ao CNIM, at ao dia 15 de Junho de cada ano, o parecer tcnico relativo aos pedidos de reconhecimento de idoneidade e capacidade formativa.

3760
Artigo 37.
Capacidade formativa

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 podendo estas datas, em circunstncias excepcionais e justificadas, ser alteradas por despacho do Ministro da Sade. 2 A admisso no internato mdico compreende as seguintes fases: a) Candidatura; b) Prestao de provas; c) Colocao. 3 As provas de admisso ao internato mdico so de mbito nacional e realizam-se no 4. trimestre de cada ano civil, cabendo a respectiva coordenao ACSS, de acordo com as regras estabelecidas no presente Regulamento e no respectivo aviso de abertura. 4 A colocao dos candidatos consiste na distribuio destes pelas vagas identificadas nos mapas previstos no n.2 do artigo anterior e no n.6 do artigo 12. do regime do internato mdico, de acordo com as regras de ordenao estabelecidas no presente Regulamento. 5 O conselho directivo da ACSS delega numa comisso organizadora, interna, constituda por trs elementos efectivos e dois suplentes, a conduo dos procedimentos administrativos do processo de admisso do internato mdico.
SECO II Ingresso normal

1 Entende-se por capacidade formativa total o nmero mximo de mdicos internos que um servio, departamento, unidade ou instituio pode acolher, em simultneo, para formao: a) No ano comum; b) Na formao especfica de cada uma das especialidades, independentemente do ano de formao em que se encontrem. 2 Para cada local de formao fixado o nmero mximo de mdicos internos, estruturado por ano de frequncia. 3 Para cada local de formao a Ordem dos Mdicos remete ao CNIM, at ao dia 15 de Junho de cada ano, o nmero mximo de mdicos internos que cada local de formao pode receber para o ano seguinte. 4 Com vista homologao, o CNIM apresenta ACSS, at final da primeira semana de Julho de cada ano civil, uma proposta de capacidades formativas, tendo por base o parecer tcnico da Ordem dos Mdicos. 5 O mapa de idoneidades e de capacidades formativas aprovado divulgado no site da ACSS, mantendo-se disponvel em permanncia. CAPTULO VI Admisso ao internato mdico
SECO I Disposies gerais

Artigo 40.
Concurso

Artigo 38.
Aviso de abertura

1 O ingresso normal no internato mdico faz-se mediante concurso a nvel nacional referncia A. 2 Podem candidatar-se prestao de provas de admisso ao ano comum do internato mdico: a) Os licenciados em Medicina ou com mestrado integrado em Medicina, que ainda no tenham frequentado o internato mdico; b) Os licenciados em Medicina ou com mestrado integrado em Medicina, que j tenham frequentado, mas no tenham concludo, o internato mdico. 3 Para efeitos de instruo dos respectivos processos de admisso, os candidatos devem: a) Comprovar concluso com aproveitamento de licenciatura em Medicina ou mestrado integrado em Medicina por universidade portuguesa, respectiva equivalncia ou reconhecimento ao abrigo de lei especial ou acordo internacional; b) Demonstrar capacidade de comunicar, na forma oral e escrita, com utentes e outros profissionais envolvidos na formao mdica. 4 Constituem ainda requisitos de candidatura: a) Nacionalidade portuguesa, de pas que integre a Unio Europeia, ou, quando aplicvel, ttulo de residncia vlido e adequado para o exerccio de funes de carcter dependente; b) Inscrio na Ordem dos Mdicos; c) Licenciatura em Medicina, mestrado integrado ou respectiva equivalncia.

1 O processo de admisso no internato mdico iniciado com a publicao do aviso correspondente na 2. srie do Dirio da Repblica e dele devem constar: a) Forma, prazo e local de apresentao das candidaturas; b) Requisitos gerais e especiais de admisso; c) Documentos que devem acompanhar o requerimento; d) Data da realizao da prova nacional; e) Indicao da forma e local ou locais de divulgao das listas de admisso e classificao e colocao dos candidatos; f) Identificao dos elementos que integram o jri da prova nacional; g) Data limite para a entrega do documento comprovativo de que foi considerado apto na prova de comunicao mdica; h) Outros elementos julgados necessrios ou teis. 2 O aviso dever publicitar o mapa de vagas, por especialidade e instituio de sade, relativamente ao ano comum e formao especfica. Artigo 39.
Disposies gerais

1 O ano comum e a formao especfica do internato mdico iniciam-se no dia 1 de Janeiro de cada ano civil,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 5 Os requerimentos devem ser entregues nos locais previstos no aviso de abertura do concurso e dele devem constar: a) Identificao completa do candidato e nacionalidade; b) Data e local de nascimento; c) Residncia; d) Universidade e data da licenciatura ou equiparao; e) Outros elementos julgados necessrios ou teis, previstos no aviso de abertura do concurso. 6 Os requerimentos devem ser acompanhados dos seguintes documentos, que podem ser substitudos por fotocpia de documento autntico ou autenticado: a) Cpia do bilhete de identidade, carto de cidado ou autorizao para o exerccio de funes dependentes em territrio portugus, quando exigvel; b) Certificado de licenciatura ou equiparao, com informao final da nota obtida, convertida escala de 0 a 20 valores; c) Documento comprovativo da inscrio na Ordem dos Mdicos e emitido, no mximo, trs meses antes da data de apresentao da candidatura; d) Documento comprovativo da situao militar ou cvica, quando for caso disso, o qual pode ser substitudo por declarao, sob compromisso de honra, de que cumpriu as obrigaes decorrentes da Lei do Servio Militar ou de outro que o substitua, quando obrigatrio; e) Certificado do registo criminal, o qual pode ser substitudo por declarao, sob compromisso de honra, de que nada consta do seu registo criminal; f) Documento comprovativo de que foi considerado apto na prova de comunicao mdica, se aplicvel; g) Indicao, por ordem de preferncia, das opes de colocao; h) Outros elementos que estejam previstos no aviso de abertura do concurso. Artigo 41.
Lista dos candidatos admitidos

3761
Artigo 42.
Prova de comunicao mdica

1 Os candidatos ao internato mdico, salvo os licenciados em Medicina, ou possuindo o mestrado integrado em Medicina, por universidade em que todo o ensino tenha sido ministrado em lngua portuguesa, so obrigatoriamente submetidos a uma prova de comunicao mdica, com o objectivo de avaliar, de forma sistemtica, a capacidade de compreenso e comunicao, escrita e falada, em lngua portuguesa no mbito de uma relao mdico-doente e de uma relao formador-formando. 2 A prova realizada antes da prova de admisso, pela Ordem dos Mdicos, de acordo com regulamento especfico. 3 A Ordem dos Mdicos comunica ACSS a relao nominal dos candidatos admitidos e excludos. 4 Aos candidatos aprovados emitida certido, pela Ordem dos Mdicos, cuja apresentao condio obrigatria para ser admitido prova nacional de seriao. 5 A Ordem dos Mdicos comunica ACSS a relao nominal dos candidatos excludos nesta prova, de modo que seja controlada a sua no admisso no internato mdico. 6 Compete Ordem dos Mdicos a elaborao do regulamento da prova de comunicao mdica e ACSS, a sua divulgao, bem como a publicitao atempada de quaisquer alteraes que sobre a mesma recaia. Artigo 43.
Prova nacional de seriao

1 Quando os candidatos no renam, durante o processo de recepo das candidaturas, todos os requisitos de admisso ou no possuam toda a documentao exigida no aviso de abertura, podem ser admitidos condicionalmente, devendo ser supridas as faltas at data fixada no aviso de abertura do concurso. 2 A lista provisria dos candidatos admitidos, admitidos condicionalmente e excludos fase seguinte de prestao de provas, a elaborar pela comisso organizadora, afixada na data e locais previstos no aviso de abertura do processo no prazo mximo de 10 dias teis aps a data limite para a apresentao das candidaturas, dela cabendo reclamao para a comisso organizadora, a apresentar no prazo de cinco dias teis, aps aquela afixao. 3 As listas definitivas dos candidatos admitidos e excludos so afixadas nas datas e locais previstos no aviso de abertura do concurso. 4 Os candidatos excludos podem recorrer, no prazo de cinco dias teis, para o conselho directivo da ACSS. 5 Os recursos interpostos so decididos em cinco dias teis e, sempre que lhes seja dado provimento, so efectuadas as correspondentes alteraes lista de candidatos.

1 A prova nacional de seriao realiza-se, uma nica vez, no 4. trimestre de cada ano civil e consiste num exame de avaliao dos conhecimentos e capacidades mdicas respeitantes a todas as reas e matrias includas no estgio clnico do ltimo ano lectivo da licenciatura ou mestrado integrado em Medicina, composto por questes de escolha mltipla, tendo em vista hierarquizar os candidatos para escolha e frequncia posterior da formao especfica do internato mdico numa especialidade mdica. 2 A classificao na prova nacional de seriao do concurso expressa numa escala quantificada. 3 Compete ACSS garantir todos os aspectos relacionados com a confidencialidade e segurana referentes prova nacional de seriao, bem como as condies de iseno e igualdade em que a prova se realiza em todo o pas. Artigo 44.
Ordenao dos candidatos

1 Aps a realizao da prova nacional de seriao, proceder-se- ordenao dos candidatos pelos estabelecimentos de formao do ano comum, de acordo com os seguintes critrios de prioridade: a) Classificao final obtida na licenciatura em Medicina, ou mestrado integrado em Medicina; b) Opes de colocao do candidato. 2 Se ainda subsistirem empates aps a aplicao do nmero anterior, procede-se a sorteio presidido por elemento de um dos rgos do internato mdico, a designar pela ACSS, que elabora a respectiva acta.

3762
Artigo 45.
Colocao dos candidatos

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 programas de especializao so aplicveis, com as necessrias adaptaes, as regras estabelecidas no presente artigo. Artigo 48.
Mapa de vagas

1 As colocaes devem atender posio dos candidatos na lista de classificao final do concurso. 2 Para ingresso no ano comum, a lista de colocao dos candidatos do internato mdico organizada por estabelecimento ou servio de sade. 3 Para ingresso na especialidade, a lista de colocao organizada por estabelecimento ou servio de sade e especialidade. 4 As listas previstas nos n.os 2 e 3do presente artigo so homologadas por deliberao do conselho directivo da ACSS.
SECO III Ingresso especial

1 A programao das vagas para admisso na formao especfica de cada especialidade realizada pela ACSS em articulao com as ARS e Regies Autnomas, tendo em conta: a) As capacidades formativas identificadas pelo CNIM; b) As capacidades formativas estimadas pelo CNIM e pela Ordem dos Mdicos para um horizonte temporal de trs anos; c) As necessidades regionais previsionais de mdicos especialistas. 2 No mapa de vagas para a formao especfica podem ainda ser identificadas vagas preferenciais nos termos do artigo 12.-A do Decreto-Lei n.203/2004, de 18 de Agosto, na redaco introduzida pelo Decreto-Lei n.45/2009, de 13 de Fevereiro. CAPTULO VII Regime jurdico e condies de trabalho
SECO I Regime de trabalho

Artigo 46.
Condies de candidatura

1 Podem candidatar-se formao especfica do internato mdico, atravs de concurso de mbito nacional referncia B: a) Os mdicos internos que tenham concludo, com aproveitamento, o ano comum ou detenham formao equivalente; b) Os mdicos internos que pretendam mudana de especialidade ou reingresso no internato mdico nos termos do artigo 19. do Decreto-Lei n.203/2004, de 18 de Agosto, na redaco introduzida pelo Decreto-Lei n. 45/2009, de 13 de Fevereiro. 2 A tramitao deste processo obedece ao disposto na seco anterior do presente Regulamento, com as devidas adaptaes, e no respectivo aviso de abertura. 3 O procedimento concursal referido no n. 1 no se aplica aos mdicos que se encontrem a frequentar a formao inicial do internato mdico. Artigo 47.
Escolha de especialidade e colocao

Artigo 49.
Princpios gerais

1 Os candidatos a ingressar nas especialidades devem manifestar as suas escolhas de colocao, nos estabelecimentos e especialidades constantes do correspondente mapa de vagas, divulgado no site da ACSS, at 10 dias antes da realizao das opes. 2 A colocao dos mdicos internos decorre da ordenao final dos candidatos a realizar segundo a classificao obtida na prova nacional de seriao. 3 A lista de ordenao dos candidatos, bem como o calendrio para o exerccio do direito de escolha na colocao so publicados no site da ACSS. 4 Aps a realizao das opes publicada, no site da ACSS, a lista de colocados organizada por estabelecimento ou servio de sade e especialidade, podendo os candidatos dela reclamar, no prazo de cinco dias. 5 A lista de colocao final homologada por deliberao do conselho directivo da ACSS e publicada no site da ACSS. 6 Ao processo de colocao relativo frequncia de estgios suplementares previstos nos respectivos

1 Os internos do internato mdico so colocados nos locais de formao, mediante a celebrao de contrato de trabalho em funes pblicas na modalidade de contrato a termo resolutivo incerto ou em regime de comisso de servio caso o mdico interno seja titular de uma relao jurdica de emprego pblico por termo indeterminado constituda previamente. 2 Aos mdicos que frequentam o internato mdico aplica-se, com as excepes previstas neste Regulamento, o regime de frias, faltas e licenas, com ou sem perda de remunerao, em vigor para a carreira mdica. 3 O regime de trabalho durante o internato mdico implica a prestao de 40 horas por semana. 4 O horrio dos mdicos internos estabelecido e programado em termos idnticos ao dos mdicos integrados na carreira mdica, tendo em conta as actividades especficas de cada especialidade. 5 A prestao em servio de urgncia ou similar que ultrapasse as doze horas semanais no deve prejudicar os objectivos fixados para cada estgio do programa de formao. 6 Os mdicos internos esto impedidos de acumular outras funes pblicas, salvo funes docentes, ao abrigo do Decreto-Lei n. 312/84, de 26 de Setembro, e em escolas superiores, institutos pblicos e outros estabelecimentos de ensino onde sejam ministrados cursos ou conferida formao na rea da sade, mediante autorizao nos termos da lei.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 7 Aos mdicos internos que estejam integrados em programas de doutoramento em investigao mdica aplicam-se as disposies constantes em diploma prprio e neste Regulamento. Artigo 50.
Frias

3763
Artigo 53.
Suspenso de internato

1 As frias dos mdicos internos devem ser marcadas de harmonia com a programao dos estgios, de forma a no prejudicar a sua frequncia, avaliao e concluso, tendo em ateno o disposto no presente Regulamento. 2 Durante o internato mdico as frias devem ser gozadas no correspondente ano civil, no podendo transitar para os anos seguintes. 3 Durante o ano comum do internato mdico os perodos de frias devem ser gozados no estrito respeito pelo interesse da formao, interesse que se sobrepe a qualquer outro princpio de carcter administrativo. 4 Sem prejuzo do nmero anterior, o interno do ano comum tem direito a gozar frias nos termos previstos da lei em vigor.
SECO II Vicissitudes contratuais
SUBSECO I

1 Em casos excepcionais e de interesse pblico, devida e tempestivamente justificados e aceites, pode ser autorizada, pelo conselho directivo da ACSS, a suspenso da frequncia do internato, por perodo igual ou superior a trs meses e com um limite mximo igual a metade da durao do mesmo, com os efeitos previstos para a licena sem remunerao. 2 Excepcionam-se da durao prevista no nmero anterior os mdicos internos aceites em programas visando o doutoramento, cujo perodo de suspenso pode ser autorizado at atingir 48 meses. 3 Os pedidos de suspenso do internato devem conter os motivos que os fundamentam e so autorizados apenas quando considerados justificados pela ACSS, mediante parecer favorvel das instituies, unidades e servios de colocao e da CRIM. 4 A suspenso do internato no pode, em caso algum, pr em causa a durao total da formao prevista no programa da respectiva especialidade.
SUBSECO II

Realizao de formao externa no mbito do internato mdico

Artigo 54.
Condies de concesso

Suspenso do contrato

Artigo 51.
Adiamento do incio do ano comum

1 Os mdicos admitidos frequncia do ano comum podem, desde que o requeiram, ser autorizados pelo conselho directivo da ACSS a adiar o incio do internato, ficando a sua vaga cativa, por motivo de incapacidade por doena, maternidade e paternidade, prestao de servio militar ou cvico. 2 O requerimento referido no n.1 deve ser apresentado na direco de internato da instituio hospitalar de colocao, que depois de devidamente informado o enviar ACSS para despacho. 3 Do despacho referido no nmero anterior dado conhecimento respectiva direco de internato, respectiva CRIM e ARS. 4 Estes mdicos devem iniciar funes no dia seguinte ao da cessao do impedimento, salvo nos casos justificados por prestao de servio militar ou cvico, em que pode verificar-se at 30 dias aps a data da sua cessao. Artigo 52.
Atraso do incio da formao especfica

1 Aos mdicos do internato mdico podem ser concedidas autorizaes para realizao de formao externa, no pas ou no estrangeiro. 2 A autorizao acima prevista, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, s pode ser concedida quando as aces de formao: a) Se enquadrem no programa de formao e no ultrapassem a durao fixada no programa para esse estgio ou estgios; ou b) Sejam relevantes para a formao mdica que se encontre a decorrer e sejam de curta durao ou de carcter avulso, as quais no devem exceder o limite de 15 dias por ano nem prejudicar o tempo de formao de cada estgio. 3 A frequncia no estrangeiro de estgios ou cursos que correspondam a estgios da formao especfica da especialidade s ser autorizada nos casos de especial interesse para a formao. Artigo 55.
Autorizao

Os pedidos para realizao de formao externa sero autorizados: a) Pelo rgo dirigente mximo da instituio de colocao do mdico, quando as aces de formao no ultrapassem os 30 dias por ano, seguidos ou interpolados; b) Pelo conselho directivo da ACSS, nos casos em que este limite seja excedido, sob proposta da CRIM e aps parecer tcnico da Ordem dos Mdicos. Artigo 56.
Instruo do processo

1 A CRIM comunicar ao estabelecimento de colocao onde decorre o 1. ano da formao especfica qualquer adiamento ocorrido durante a frequncia do ano comum. 2 A ACSS comunicar ao estabelecimento de colocao onde decorre o 1. ano da formao especfica os adiamentos justificados nos termos do n.1 do artigo 41. e que impeam a apresentao do mdico interno na data prevista.

1 Os pedidos para realizao de formao externa devem ser apresentados com a antecedncia mnima de

3764
15 ou 90 dias, conforme se enquadrem nas alneas a) ou b) do artigo anterior. 2 Nos pedidos para realizao de formao externa devem constar os seguintes elementos: a) Identificao do requerente, com meno da especialidade frequentada e ano de frequncia; b) Identificao da aco de formao a frequentar e da entidade que a promove, dos seus objectivos e da data, durao e condies de inscrio; c) Indicao das aces de formao j frequentadas e do nmero de dias de formao externa que o mdico interno beneficiou durante o ano civil respectivo. 3 Antes de serem submetidos a autorizao, os pedidos para realizao de formao externa devem ser sujeitos a parecer do orientador de formao, do director de servio e da direco/coordenao de internato. 4 A no observncia dos prazos estabelecidos ou a deficiente instruo do processo, por motivo imputvel ao requerente, pode determinar o indeferimento ou a devoluo do pedido. Artigo 57.
Ausncia de encargos

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 b) A durao mxima do estgio ou perodo de estgio no ultrapasse os 12 meses; c) Existam condies de idoneidade formativa reconhecidas pela Ordem dos Mdicos e pelo Ministrio da Sade portugueses no servio onde decorre a formao; d) Exista um responsvel de estgio nomeado com habilitaes equivalentes s previstas neste Regulamento; e) Sejam definidas regras de avaliao do estgio equivalentes s previstas neste Regulamento; f) Exista protocolo de intercmbio entre as instituies e servios onde decorre o estgio. 2 Compete ao rgo dirigente mximo da instituio onde o mdico est colocado a autorizao para a frequncia do estgio ou perodo de estgio, na sequncia de parecer favorvel da instituio que se prope receber o mdico interno, da Ordem dos Mdicos e ouvido o CNIM. 3 Com as necessrias adaptaes, as restantes condies de autorizao, instruo do processo e apresentao de relatrio final seguem o disposto na subseco I desta seco. Artigo 61.
Equivalncia

Os pedidos para realizao de formao externa so autorizados sem prejuzo da remunerao e no do lugar ao pagamento de ajudas de custo, de subsdio de transporte ou a quaisquer outros encargos. Artigo 58.
Apresentao de relatrio

1 Desde que efectuados no estrito cumprimento do estabelecido no artigo 60., a equivalncia dos estgios ou perodos de estgio efectuados no mbito da CPLP, contra a apresentao do relatrio previsto no n.3 do artigo anterior e da respectiva avaliao visada pelo orientador de formao, sem mais procedimentos concedida pelo CNIM. 2 Em caso de dvida, o processo de equivalncia segue os trmites do disposto na seco II do captulo XI.
SUBSECO IV

A frequncia de aces de formao de durao igual ou superior a um ms obriga apresentao de relatrio de actividades sobre a aco de formao frequentada, o qual integrar o processo individual do mdico interno aps ser visado pelo director de servio ou coordenador de internato.
SUBSECO III

Reafectao

Artigo 62.
Reafectao de local de formao

Intercmbios de formao com Estados membros da CPLP

Artigo 59.
Princpios gerais

Sem prejuzo do disposto no n.4 do artigo 1. podem ser estabelecidos intercmbios com a Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) para a frequncia de estgios, ou perodos de estgio, nos pases que integram aquela Comunidade. Artigo 60.
Condies de concesso

1 Um mdico interno pode, durante a realizao da formao especfica, frequentar um estgio num dos pases da CPLP desde que: a) Esse estgio, ou perodo de estgio, tenha correspondncia e se integre claramente em estgio ou perodo de estgio do respectivo programa de formao especializada;

1 A formao dos mdicos internos deve ser conduzida e concluda no local de formao onde foram colocados para efeitos de realizao do internato mdico. 2 A reafectao para outro local de formao decorre da perda de idoneidade ou capacidade formativa desse local. 3 A reafectao prevista no nmero anterior desencadeada pela direco ou coordenao do internato, ouvido o mdico interno, e tem prioridade de processamento sobre todos os outros tipos de reafectaes previstas neste artigo, dependendo apenas de idoneidade e capacidade formativa do servio ou unidade de sade de destino e parecer da CRIM respectiva, se efectuadas dentro da sua zona de influncia, ou do CNIM no caso de a reafectao envolver mais do que uma CRIM. 4 A ttulo excepcional pode haver reafectao de local de formao a requerimento do mdico interno, desde que exista capacidade formativa no local pretendido e parecer favorvel dos responsveis dos locais de formao de colocao e destino e das ARS ou Regio Autnoma envolvidas. 5 As reafectaes a que se refere o nmero anterior s podem ser pedidas pelo mdico interno aps frequncia com aproveitamento de pelo menos um ano na instituio de colocao por concurso de admisso e aps obtida na prova nacional de seriao para a escolha da especialidade

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 uma classificao igual ou superior do ltimo mdico interno que ocupou uma vaga da mesma especialidade nesse servio ou unidade de sade. 6 As reafectaes previstas no n. 5 deste artigo so autorizadas pela ACSS, de acordo com proposta do CNIM. 7 A reafectao de instituio origina a transmisso da titularidade do contrato previsto no n.1 do artigo 49. para a ARS da rea.
SUBSECO V

3765
meira metade da formao especfica da especialidade que frequentam. 2 Aos mdicos que se candidatem a esta prova s permitida uma nica vez a aceitao de uma nova vaga. CAPTULO VIII Sistema de avaliao e aproveitamento
SECO I Avaliao contnua

Mudana de especialidade ou reingresso por concurso

Artigo 63.
Mudana de especialidade

Artigo 65.
Natureza da avaliao contnua

1 Os mdicos internos que pretendam mudar de especialidade devem candidatar-se a nova prova nacional de seriao para acesso formao especfica do internato mdico, antes de ingressar no 3. ano da especialidade que estejam a frequentar. 2 A mudana de especialidade prevista no artigo anterior apenas pode ser concretizada uma nica vez, aps o ingresso ou reingresso do mdico no internato mdico. 3 A ttulo excepcional e por motivos de sade, consequentes de doena orgnica, que impossibilitem a continuidade da formao especfica que se encontrava a decorrer data em que a incapacidade se produziu, podem os mdicos internos, no contemplados nas situaes previstas nos n.os 1 e 2 do presente artigo, ingressar numa outra especialidade aps realizao de nova prova nacional de seriao. 4 Aos mdicos que apresentem motivos de sade, consequentes de doena orgnica, que impossibilitem a continuidade da formao especfica que se encontrava a decorrer data em que a incapacidade se produziu, ainda possibilitada a mudana de especialidade sem realizao de prova, de acordo com as seguintes condies: a) Parecer de junta mdica com indicao, fundamentada, da(s) incapacidade(s) que impede(m) o mdico de prosseguir a formao mdica na especialidade em que foi colocado; b) Classificao obtida na prova de ingresso ou reingresso no internato mdico igual ou superior do ltimo interno que ocupou uma vaga da especialidade no estabelecimento no qual o mdico poder vir a ser colocado; c) Parecer do CNIM relativamente a adequao das vrias opes de colocao disponveis, face ao parecer referido na alnea a). 5 Relativamente ao disposto na alnea b) do nmero anterior, dever o mdico ser colocado, sempre que possvel, na instituio onde se encontrava a realizar a respectiva formao mdica. 6 Os motivos de sade referidos nos n.os 3 e 4 do presente artigo devem ser devidamente comprovados por junta mdica, nomeada para o efeito pela ACSS, I. P. Artigo 64.
Mudana de local de formao

1 A avaliao do aproveitamento no decurso do internato contnua e tem como finalidade apurar o grau de aprendizagem alcanada, bem como explicitar uma aferio individual da formao perante o mdico interno formando e os demais intervenientes na formao. 2 Os resultados da avaliao contnua so expressos quantitativamente, de forma a determinar o aproveitamento em bloco formativo do ano comum e em cada estgio ou perodo de formao da formao especfica e a diferenciar o nvel de aptido dos mdicos internos. Artigo 66.
Formalizao da avaliao contnua

1 O resultado da avaliao na concluso do ano comum expresso sob a forma de Apto, considerando-se apto o mdico interno que tenha obtido aproveitamento em todos os blocos formativos desta fase do internato mdico. 2 A avaliao dos estgios da formao especfica do internato , para todos os estgios, expressa na escala de 0 a 20 valores. 3 Sem prejuzo do disposto no n.5 do artigo 69., a classificao de cada estgio ou parte de estgio sujeito a avaliao resulta da mdia aritmtica entre o resultado da avaliao de desempenho e a avaliao de conhecimentos. 4 O apuramento da classificao obtida na totalidade dos estgios do programa resulta da mdia das classificaes atribudas a cada estgio, ponderada pelo tempo de durao do mesmo, com excepo para as especialidades cujo programa de formao o explicite de outra forma. 5 A classificao prevista no nmero anterior valorizada na classificao da prova de discusso curricular da avaliao final de internato com uma ponderao de 40 %, podendo o programa de formao do internato da especialidade fixar outro valor superior para esta ponderao. Artigo 67.
Componentes da avaliao contnua

1 Os mdicos internos que pretendam mudar de local de formao dentro da mesma especialidade podem candidatar-se a nova prova nacional de seriao para acesso formao especfica do internato mdico, durante a pri-

A avaliao de cada mdico interno, em cada bloco formativo, estgio ou perodo do programa de formao incide sobre os seguintes componentes: a) Desempenho individual, incluindo comportamento funcional; b) Nvel de conhecimentos.

3766
Artigo 68.
Avaliao do desempenho

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 ficao igual ou superior a 10 valores em cada um dos componentes de desempenho e de conhecimentos. Artigo 71.
Competncia para avaliar

1 A avaliao do desempenho feita continuamente no decorrer de cada bloco formativo do ano comum ou estgio da formao especfica e visa permitir ao mdico interno e ao orientador de formao ou responsvel de estgio saber da evoluo formativa e do nvel de desempenho atingidos, com base num acompanhamento permanente e personalizado da formao. 2 A avaliao do desempenho formalizada no final de cada bloco formativo, estgio ou perodo de formao na escala de 0-20 valores. 3 Na avaliao de desempenho so obrigatoriamente considerados os seguintes parmetros, cuja ponderao consta no programa de formao: a) Capacidade de execuo tcnica; b) Interesse pela valorizao profissional; c) Responsabilidade profissional; d) Relaes humanas no trabalho. 4 Os programas de formao de cada especialidade podem estabelecer outros parmetros para alm dos fixados no nmero anterior. 5 Os parmetros da avaliao de desempenho podem constar de caderneta individual de internato, em modelo a aprovar pela ACSS, sob proposta do CNIM, ouvida a Ordem dos Mdicos. Artigo 69.
Avaliao de conhecimentos

1 As avaliaes de desempenho na formao especfica competem: a) Nas especialidades hospitalares, ao director de servio, ou equiparado, onde se realizam os estgios, mediante proposta do orientador de formao ou responsvel de estgio; b) Nas especialidades de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal, aos orientadores de formao ou responsveis de estgio. 2 As avaliaes de conhecimentos competem: a) Nas especialidades a desenvolver em ambiente hospitalar, ao director de departamento, ao director de servio, ou equiparados desde que habilitados com a especialidade do mdico interno em avaliao, bem como aos orientadores de formao ou responsveis de estgio; b) Nas especialidades de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal, aos respectivos coordenadores ou directores de internato ou em quem eles delegarem, com a participao de orientadores de formao. 3 A competncia para avaliar durante o ano comum a que se encontra expressa no respectivo programa de formao. Artigo 72.
Responsabilidade pela informao

1 A avaliao de conhecimentos tem por finalidade apreciar a evoluo do mdico interno relativamente aos objectivos de conhecimento do programa de formao. 2 A avaliao de conhecimentos formalizada no final de cada estgio da formao especfica na escala de 0-20 valores. 3 O programa do ano comum e de cada uma das especialidade fixa o tipo de prova e os perodos de avaliao, tendo em conta a adequao da mesma aos objectivos estabelecidos. 4 A avaliao no final de cada bloco formativo ou estgio realiza-se atravs de uma prova que pode consistir, designadamente, na apreciao e discusso de um relatrio de actividades ou de outro tipo de trabalho escrito. 5 Nos estgios da formao especfica com durao igual ou inferior a seis meses, a avaliao de conhecimentos, de acordo com o programa de formao respectivo, pode ser diferida e integrar uma avaliao anual de conhecimentos efectuada no servio de colocao do interno. Artigo 70.
Aproveitamento

1 Durante o ano comum as avaliaes dos blocos formativos devem ser centralizadas nos directores de internato da instituio hospitalar em que os mdicos internos esto colocados. 2 Durante a formao especfica, os responsveis pela avaliao dos mdicos internos referidos no artigo 71. devem comunicar, no final de cada estgio, aos directores ou coordenadores do internato, conforme as especialidades, os resultados das avaliaes realizadas durante o internato. 3 Os resultados referidos no nmero anterior devem ser enviados s direces ou coordenaes de internato no prazo de oito dias aps a avaliao. 4 Todos os resultados da avaliao contnua so registados no processo individual do mdico interno da instituio de sade de colocao ou formao. Artigo 73.
Falta de aproveitamento na avaliao

1 O mdico interno cuja avaliao revele aptido em cada uma das componentes, desempenho e conhecimentos transita: a) De bloco formativo, no caso do ano comum; b) Para o perodo seguinte de um estgio ou para outro estgio, no caso da formao especfica. 2 Considera-se apto a transitar para o bloco ou estgio seguinte o mdico interno que obtenha uma classi-

1 A falta de aproveitamento em bloco formativo do ano comum, estgio ou subdiviso de estgio sujeito a avaliao da formao especfica implica a compensao ou repetio at ao limite mximo do tempo previsto para esse perodo formativo no programa de formao. 2 Em casos excepcionais, devidamente fundamentados pelas direces ou coordenaes de internato e aprovados pela CRIM e pelo CNIM, pode o mdico interno frequentar, por uma terceira vez, o bloco formativo, o

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 estgio ou o perodo formativo sem aproveitamento e sem direito a vencimento. 3 A situao prevista no n. 1 aplica-se apenas a um nico bloco formativo do ano comum ou at dois estgios ou perodos formativos do programa de formao especfica. 4 As compensaes de um perodo de subdiviso de um estgio ou a repetio de um bloco ou de um estgio considerado sem aproveitamento na avaliao no podem ultrapassar a durao mxima estabelecida no programa para esse bloco, perodo ou estgio. 5 A falta de aproveitamento, na sequncia da repetio ou da compensao referidas nos nmeros anteriores, determina a cessao do contrato e a consequente desvinculao do mdico interno, no podendo ser celebrado novo contrato de vinculao nos termos do artigo 13. do Decreto-Lei n.203/2004, de 18 de Agosto, na redaco introduzida pelo Decreto-Lei n.45/2009, de 13 de Fevereiro. 6 Para efeitos do previsto nos nmeros anteriores considera-se: a) Repetio frequncia, por uma outra vez, do tempo total fixado no programa de formao para esse bloco formativo, estgio ou perodo de formao de estgio com durao superior a 12 meses; b) Compensao frequncia, por uma outra vez, de uma parte de tempo inferior considerada no programa de formao como a durao total do respectivo bloco formativo, estgio ou perodo de formao. Artigo 74.
Faltas e sua repercusso no aproveitamento

3767
de servio, salvo se resultantes dos motivos constantes no n. 2 do artigo anterior. 2 Nas situaes previstas na parte final do nmero anterior, a avaliao em falta dever ser realizada logo que o mdico interno retome a actividade formativa.
SECO II Avaliao final

Artigo 76.
Princpios gerais da avaliao final

1 Um nmero de faltas superior a 10 % da durao do bloco formativo do ano comum, do perodo de formao ou estgio da formao especfica determina a necessidade da formao ser compensada pelo tempo que excede o nmero de faltas permitido e considerado necessrio ou suficiente para que os objectivos da formao no sejam prejudicados. 2 As faltas devidas a doena, maternidade, paternidade ou motivo de fora maior, devida e tempestivamente justificadas, devem ser compensadas, pelo tempo considerado necessrio ou suficiente, com o limite mximo de durao dos blocos formativos, estgios ou perodos de formao fixados no programa. 3 Os perodos de tempo de compensao ou a repetio so autorizados pela respectiva CRIM, mediante solicitao do mdico interno e proposta tempestiva da direco ou coordenao do internato, conforme a especialidade ou fase da formao, ouvidos os responsveis directos pela formao. 4 Na sequncia da no observncia do disposto no presente artigo, pode o CNIM propor ACSS, I. P., a cessao do contrato do mdico interno. 5 Da deciso tomada cabe recurso para o Ministro da Sade. Artigo 75.
Falta de comparncia avaliao de blocos formativos ou estgios

1 Os mdicos internos que tenham concludo a formao so submetidos a uma avaliao final de todo o processo formativo. 2 A avaliao final destina-se a atribuir uma classificao numa escala de 0 a 20 valores, reflectindo o resultado de todo o processo formativo, e incide sobre a integrao de conhecimentos, aptides e atitudes adquiridos pelo mdico interno durante o internato. 3 As provas da avaliao final tm lugar em instituio integrada no Servio Nacional de Sade ou nas delegaes do Instituto Nacional de Medicina Legal. 4 A avaliao final consta de trs provas pblicas e eliminatrias: discusso curricular, prtica e terica. 5 A avaliao final inicia-se pela prova de discusso curricular, devendo a sequncia das provas ser mantida para todos os candidatos de um mesmo jri. 6 A coordenao do processo conducente realizao das provas de avaliao final nas respectivas instituies da responsabilidade das direces de internato nas instituies hospitalares e das coordenaes de internato nas especialidades de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal. Artigo 77.
pocas de avaliao final

1 So pocas de avaliao final: a) Normal a realizar entre Fevereiro e Abril; b) Especial a realizar de Setembro a Outubro. 2 As provas da poca normal de avaliao iniciam-se a partir de 15 de Fevereiro e terminam no final do ms de Abril, iniciando-se a partir de 15 de Setembro e terminando at ao final do ms de Outubro as provas da poca especial de avaliao. 3 Apresentam-se poca de Fevereiro-Abril os mdicos internos que terminam a formao at 31 de Janeiro, devem apresentar-se poca normal de avaliao sem prejuzo do disposto no n. 4 do presente artigo. 4 Devem apresentam-se poca especial os mdicos internos que se encontrem numa das seguintes situaes: a) Que tenham reprovado na poca de Fevereiro-Abril; b) Que se encontrem em licena de maternidade, ou paternidade, prestao de servio militar ou cvico e que tenham comparecido, por esses motivos, poca normal de avaliao; c) Que no tenham concludo a sua formao mdica at 31 de Janeiro. 5 Os mdicos que no tenham comparecido poca normal e que no se encontrem em nenhuma das situaes

1 A no comparncia a avaliaes que requeiram a presena do mdico interno determina a cessao do contrato de trabalho em funes pblicas ou da comisso

3768
previstas no nmero anterior devem comparecer poca normal do ano seguinte. 6 Podem os mdicos internos, que se encontram a aguardar a sua 2. poca de avaliao final, ser colocados, por determinao da respectiva ARS, num servio da rea de especializao do candidato com necessidade de recursos mdicos, desde que este possua, pelo menos, um mdico com o grau de especialista da mesma especialidade. 7 Os pedidos de admisso s pocas de avaliao final em poca diferente da estabelecida nos n.os 3 e 4 deste artigo devem ser apresentados, pelo mdico interno, na direco ou coordenao de internato, at 5 de Novembro ou at 5 de Maro, respectivamente para a poca normal e para a poca especial, ficando sujeitos a autorizao da ACSS aps parecer da CRIM.
SECO III Jri

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 avaliao final do internato mdico, at 15 de Novembro, para a poca normal de avaliao, e at 15 de Maio, para a poca especial de avaliao: O nome e os demais dados necessrios dos mdicos internos que se encontram em condies previsveis de serem avaliados na respectiva poca de avaliao final; e O nome e os demais dados necessrios dos directores de servio considerados idneos para a respectiva formao especfica; b) O CNIM consolida as listas dos mdicos internos a avaliar por especialidade; c) Os locais de realizao das provas so determinados por sorteio, realizado pelo CNIM e pela Ordem dos Mdicos, de entre as unidades e os servios a quem tenha sido atribuda nesse ano idoneidade formativa na respectiva especialidade, ressalvando-se que um mdico interno no pode fazer avaliao final no seu local de colocao; d) No caso de no haver unidades ou servios nas condies enunciadas na alnea anterior, o sorteio incidir sobre todos os servios idneos; e) O CNIM disponibiliza, atravs de aplicao informtica, Ordem dos Mdicos, at 30 de Novembro para a poca normal de avaliao e at 31 de Maio para a poca especial de avaliao, os seguintes elementos: relao nacional de mdicos internos a avaliar por poca, identificao dos locais de realizao das provas, presidente do jri e 1. vogal; f) A Ordem dos Mdicos insere na aplicao informtica at 31 de Janeiro para a poca normal de avaliao e at 30 de Julho para a poca especial de avaliao, os membros do jri, tendo em conta o disposto no n.1 do presente artigo; g) A Ordem dos Mdicos deve informar os membros do jri por si indicados da sua proposta de nomeao para jri de avaliao final do internato mdico; h) A ACSS nomeia os jris propostos pelo CNIM e divulga-os a todos os servios e unidades de sade envolvidas nessa poca de avaliao final. 3 As funes de membro de um jri prevalecem, nos termos da lei, sobre qualquer outra actividade. Artigo 79.
Funcionamento do jri

Artigo 78.
Composio e constituio dos jris

1 A composio do jri obedece ao seguinte: a) Para cada especialidade so constitudos jris de mbito nacional, compostos por um presidente, quatro vogais efectivos e dois vogais suplentes, nomeados pela ACSS; b) O presidente do jri o director do servio onde se realizam as provas de avaliao final e dever ser da mesma especialidade do candidato em avaliao; c) Na impossibilidade de cumprimento do disposto na alnea anterior deve ser indicado para assumir as funes de presidente o mdico mais graduado do servio com a especialidade em causa; d) Nas especialidades de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal o presidente do jri o coordenador do internato, podendo esta funo ser delegada num dos respectivos especialistas da rea da coordenao onde se realizam as provas de avaliao final; e) O 1. vogal efectivo o orientador de formao do mdico interno e indicado pelas direces ou coordenaes de internato; f) Nas situaes supervenientes e tempestivamente justificadas que possam justificar a substituio do orientador de formao, este pode ser excepcionalmente substitudo por outro mdico do servio de colocao do mdico interno; g) O 2. vogal efectivo, que substitui o presidente em caso de impedimento, deve pertencer ao servio ou unidade de sade onde se realizam as provas de avaliao final; h) Os 2., 3. e 4. vogais efectivos e os dois vogais suplentes so indicados pela Ordem dos Mdicos de entre os inscritos no respectivo colgio de especialidade respeitando o previsto na alnea anterior; i) Todos os elementos do jri devem encontrar-se habilitados, no mnimo, com o grau de especialista da especialidade dos mdicos internos a avaliar; j) Por deciso do CNIM, os jris podem desdobrar-se sempre que, a nvel nacional, o nmero de mdicos internos a avaliar o justifique. 2 A constituio do jri obedece ao seguinte: a) As direces de internato hospitalar e as coordenaes de internato de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal inscrevem na aplicao informtica da

1 O jri s pode funcionar quando estiverem presentes todos os seus cinco membros, devendo as respectivas deliberaes ser tomadas por maioria e sempre expressas nominalmente. 2 Em qualquer das provas, o candidato deve ser interrogado, no mnimo, por trs elementos do jri. 3 Os jris elaboram, para cada candidato, actas de cada uma das provas, nas quais devem constar as classificaes individualmente atribudas por cada membro do jri, respectiva fundamentao e classificao final obtida nessa prova. 4 s actas so apensos os suportes de avaliao utilizados em cada uma das provas, autenticados pelo jri. Artigo 80.
Responsabilidade pelos encargos

1 O pagamento das ajudas de custo e das deslocaes dos membros do jri competem instituio de origem

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 de cada um dos seus membros, mediante comprovao escrita emitida pela instituio onde se realiza cada avaliao final. 2 O pagamento das ajudas de custo e das deslocaes dos mdicos internos competem instituio de colocao, mediante comprovao escrita emitida pela instituio onde se realiza a avaliao final. 3 Compete instituio onde se realizam as provas prestar todo o apoio logstico necessrio realizao das provas de avaliao final.
SECO IV Provas de avaliao final

3769
10 Aps a homologao e passado o prazo legal para eventual reclamao, as actas devem ser enviadas ao local de formao de cada candidato para arquivo no processo individual do mdico interno, nos termos legais. Artigo 82.
Prova de discusso curricular

Artigo 81.
Calendrio e organizao das provas

1 A prova de discusso curricular destina-se a avaliar o percurso profissional do candidato ao longo do processo formativo, consistindo na apreciao e discusso do curriculum vitae apresentado. 2 A classificao atribuda a esta prova por cada um dos elementos do jri fundamentada pela utilizao de um suporte onde constam os elementos a valorizar e que so, entre outros, os seguintes: a) Descrio e anlise da evoluo da formao ao longo do internato, com incidncia sobre os registos de avaliao contnua previstos no n. 4 do artigo 72.; b) Descrio e anlise do contributo do trabalho do candidato para os servios e funcionamento dos mesmos; c) Frequncia e classificao de cursos cujo programa de formao seja de interesse para a especialidade; d) Publicao ou apresentao pblica de trabalhos; e) Trabalhos escritos e ou comunicados, feitos no mbito dos servios e da especialidade; f) Participao, dentro da especialidade, na formao de outros profissionais. 3 A argumentao da prova de discusso curricular tem a durao mxima de duas horas, cabendo metade do tempo ao jri e a outra metade ao candidato, devendo cada membro do jri fundamentar a avaliao e classificao atribudas em cada um dos elementos da discusso curricular. 4 A falta de apresentao do curriculum vitae no prazo estabelecido no n. 4 do artigo anterior equiparada a falta de comparncia s provas, nos termos previstos no artigo 87. do presente Regulamento. Artigo 83.
Prova prtica

1 Antes do incio de cada poca, o CNIM publicita o servio onde se realizam as provas de cada especialidade, bem como a constituio do jri. 2 da responsabilidade do presidente do jri a definio do calendrio das provas de avaliao final, o qual ser publicitado atempadamente. 3 A avaliao final do internato mdico constituda por provas pblicas, eliminatrias, de acordo com o estabelecido nos n.os 5 e 6 do artigo 76. e no artigo 82. e seguintes. 4 Para a prestao das provas da avaliao final, o mdico interno deve enderear, para as especialidades hospitalares direco do internato da instituio hospitalar, e para as especialidades de medicina geral e familiar, de sade pblica e de medicina legal respectiva coordenao de internato, at 10 de Fevereiro ou at 10 de Setembro, consoante a poca, sete exemplares do curriculum vitae, cinco dos quais impressos em papel e dois remetidos por via electrnica, em formato pdf. 5 da responsabilidade das direces e coordenaes de internato referidas no nmero anterior remeterem aos respectivos presidentes dos jris os curricula dos seus mdicos internos. 6 da responsabilidade do presidente do jri, atravs dos servios administrativos da sua instituio, o envio dos curricula dos candidatos aos restantes membros do jri, bem como de toda a restante informao pertinente para a realizao das provas. 7 Os programas de formao das diversas especialidades podem conter regras de avaliao diferentes das previstas no presente captulo no que diz respeito a alguns detalhes referentes a mtodos e instrumentos da avaliao final. 8 As provas de avaliao final so classificadas na escala de 0 a 20 valores e resultam da mdia aritmtica da classificao atribuda por cada um dos elementos do jri, sendo o valor da mdia final das trs provas arredondado para a dcima mais prxima, considerando-se Apto o mdico interno que obtenha uma classificao igual ou superior a 10 valores. 9 Aps a concluso das provas de avaliao final, o presidente do jri remete direco ou coordenao de internato da instituio onde se realizaram as provas de avaliao final as actas das respectivas provas para efeitos de homologao da classificao final dos mdicos internos de acordo com o previsto no n. 2 do artigo 86. deste Regulamento.

1 A prova prtica destina-se a avaliar a capacidade do mdico interno para resolver problemas e actuar, assim como reagir em situaes do mbito da especialidade, dela constando a observao de um doente, a elaborao de histria clnica e sua discusso ou anlise de casos, com elaborao de relatrio e sua discusso, conforme aplicvel e de acordo com os programas de formao. 2 Todas as provas que envolvam avaliao de doentes ou examinados no mbito de percias mdico-legais, devem cumprir os princpios ticos necessrios, nomeadamente no que diz respeito ao seu consentimento informado e a autorizao a ttulo pessoal. 3 Para os efeitos previstos no nmero anterior, a ACSS elabora modelo de declarao, sob proposta do CNIM. 4 Aplicam-se ainda as seguintes regras: a) O doente referido no n. 2 sorteado, no prprio dia em que se realiza a prova, de entre um nmero mnimo de trs doentes, escolhidos pelo jri; b) A observao do doente, efectuada na presena de, pelo menos, um dos membros do jri alheio instituio, no se pode prolongar para alm de noventa minutos,

3770
podendo o candidato, no decurso da observao, tomar as notas que entenda necessrias; c) Terminado o perodo de tempo destinado observao do doente, o candidato redige a histria clnica, dispondo de noventa minutos para a sua concluso; d) A histria clnica a que se refere o nmero anterior deve conter a anamnese, o resultado da observao, as hipteses diagnsticas mais provveis, bem como a sua discusso; e) O candidato deve ainda elaborar uma listagem justificada de exames complementares ou especializados que considere necessrios a um melhor esclarecimento da situao clnica em causa; f) O relatrio e a lista de exames complementares ou especializados so entregues ao jri, que os encerra em envelope nominal, rubricado e selado pelos intervenientes na prova; g) O jri fornece ao candidato os resultados dos estudos requisitados, sempre que estes constem no processo clnico do doente; h) O candidato dispe de sessenta minutos para, face aos elementos fornecidos pelo jri, elaborar um breve relatrio, do qual devem constar o diagnstico mais provvel, o respectivo plano teraputico e o prognstico e plano de seguimento. 5 Os relatrios elaborados pelos candidatos so entregues ao jri, que os encerrar em envelope nominal, rubricado pelos intervenientes nas provas, sendo posteriormente abertos na presena do candidato no incio da discusso. 6 A discusso do relatrio feita, no mnimo, por trs elementos do jri e tem a durao mxima de noventa minutos, cabendo metade deste tempo ao jri e a outra metade ao candidato. Artigo 84.
Prova terica

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 3 Os programas de formao, nas disposies relativas avaliao final, podem estabelecer um peso superior a 40 % da mdia ponderada da classificao obtida nos estgios na classificao da prova de discusso curricular. Artigo 86.
Classificao final do internato

1 A classificao final atribuda pelo jri ao mdico interno assim como a classificao em cada uma das provas so afixadas em local pblico do servio, unidade ou instituio onde se realizam, dispondo o mdico interno de 10 dias teis para exercer o seu direito de reclamao para o jri. 2 Decorrida a tramitao referida no nmero anterior, a classificao final atribuda ao mdico interno deve constar da lista homologada pelo CNIM. 3 A lista classificativa final do internato mdico, depois de homologada pelo CNIM, afixada em local pblico no servio, unidade ou instituio de colocao dos mdicos internos, que dispem de 10 dias teis, aps a afixao, para exercer o seu direito de recurso para a ACSS. 4 A obteno pelo candidato de mdia inferior a 10 valores em qualquer uma das provas, o que corresponde a falta de aproveitamento na avaliao final, comunicada, pela direco ou coordenao do internato, respectiva comisso regional, sendo desencadeados os mecanismos previstos no artigo 88. Artigo 87.
Falta de comparncia

1 A prova terica destina-se a avaliar a integrao e o nvel de conhecimentos do candidato e reveste a forma oral, podendo parcial ou totalmente ser substituda por uma prova escrita ou por teste de escolha mltipla, conforme o estabelecido no programa de formao. 2 A argumentao da prova terica tem a durao mxima de duas horas e trinta minutos, cabendo metade do tempo ao jri e a outra metade ao candidato, devendo este ser interrogado por, pelo menos, trs elementos do jri.
SECO V Classificao e aproveitamento

1 A falta de comparncia s provas de avaliao final por parte do candidato em qualquer dos dias de prova em que seja exigida a sua presena determina a falta de aproveitamento no internato e a cessao do contrato de trabalho em funes pblicas ou da comisso extraordinria de servio, salvo se aceite como justificada por motivo de doena, maternidade, paternidade ou por impedimento inultrapassvel, tempestivamente justificado e aceite. 2 A falta justificada de comparncia s provas de avaliao final determina a repetio de todas as provas na poca seguinte e deve ser comunicada pela direco ou coordenao do internato respectiva comisso regional, aplicando-se o disposto nos n.os 5 e 6 do artigo 77. Artigo 88.
Falta de aproveitamento

Artigo 85.
Classificao da avaliao final

1 A classificao da avaliao final resulta da mdia aritmtica das classificaes obtidas na prova curricular, prtica e terica. 2 Na classificao da prova curricular tida em conta a mdia ponderada da classificao obtida durante os estgios que integram o programa da formao especfica na especialidade, classificao que, em caso de aproveitamento do candidato nessa prova, tem um peso de 40 % na classificao final da prova de discusso curricular.

1 O servio que, durante a avaliao contnua da fase formativa do internato, aprove repetidamente candidatos que, posteriormente, no obtenham aproveitamento nas provas da avaliao final pode ser sujeito a um processo especial de reviso de idoneidade formativa. 2 O mdico interno que obtenha uma classificao inferior a 10 valores em qualquer das provas da avaliao final poder, mediante requerimento a apresentar junto da coordenao ou direco do internato mdico, frequentar um programa intensivo de formao, com contedo formativo a definir pelo jri da respectiva especialidade, o qual durar at poca de avaliao seguinte, poca na qual se submete a nova avaliao final. 3 O contedo formativo previsto no nmero anterior, elaborado com a participao do orientador de formao,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 deve ser comunicado, formalmente e por escrito, pelo jri instituio e ao servio de colocao do mdico interno. 4 Cessa de imediato o vnculo contratual do mdico interno que, na sequncia do processo referido no nmero anterior, volte a obter uma classificao inferior a 10 valores em qualquer uma das provas da avaliao final de internato. 5 Ao mdico interno que se encontre na situao referida no n. 4 facultada, na situao de desvinculado, a possibilidade de requerer, ao conselho directivo da ACSS, a realizao de uma terceira e ltima avaliao final, a qual deve ter lugar na poca de avaliao final imediatamente seguinte. 6 O requerimento referido no nmero anterior deve ser informado pelo CNIM. CAPTULO IX Regime de atribuio do grau de especialista Artigo 89.
Grau de especialista

3771
SECO II Equivalncias

Artigo 92.
Princpios gerais

1 Podem ser concedidas equivalncias pelo CNIM a estgios frequentados em instituies ou servios, nacionais ou estrangeiros, desde que correspondam a habilitaes de idntica natureza, ouvida a Ordem dos Mdicos, a qual dever, em caso de parecer negativo, indicar as insuficincias formativas encontradas e o modo de as colmatar, nomeadamente em termos de tempo de formao ou de condies de idoneidade do local de formao. 2 As equivalncias a estgios frequentados antes do incio da formao especfica da especialidade devem ser requeridas no 1. trimestre da formao especfica. Artigo 93.
Instruo do pedido de equivalncia

1 Na data da homologao da lista de classificao final dos mdicos internos que concluram com aproveitamento a formao especfica, atribudo o grau de especialista na respectiva especialidade. 2 O grau referido no nmero anterior , para todos os efeitos legais, atribudo pelo Ministrio da Sade e reconhecido pela Ordem dos Mdicos no correspondente processo de titulao profissional. Artigo 90.
Diploma

1 A equivalncia a estgios do internato mdico solicitada mediante requerimento, entregue na direco ou coordenao de internato e do qual deve constar: a) Os estgios a que requerida equivalncia; b) O programa ou curso em que se integraram; c) A instituio e o servio onde foram realizados; d) A especialidade a que dizem respeito; e) O parecer do orientador de formao. 2 O requerimento referido no nmero anterior remetido pela CRIM Ordem dos Mdicos para parecer tcnico. 3 O requerimento instrudo com os elementos curriculares e documentos comprovativos da frequncia e da classificao, se atribuda, podendo ser solicitados ao candidato elementos adicionais considerados necessrios para uma completa apreciao do pedido, nomeadamente documentos comprovativos das condies de admisso, regulamentos e programas de estudos ou de formao. 4 Aps emisso do parecer tcnico da Ordem dos Mdicos, o CNIM decide sobre a equivalncia e envia o processo respectiva CRIM para informao dos interessados. CAPTULO XI Disposies finais e transitrias
SECO I Disposio final

1 A aprovao final no internato mdico comprovada por diploma, conforme modelo constante do anexo II deste Regulamento, emitido pelo conselho directivo da ACSS, mediante requerimento do interessado. 2 De cada diploma exarado registo pela ACSS. CAPTULO X Regime de equiparao e equivalncias de formao
SECO I Equiparao ao grau de especialista

Artigo 91.
Reconhecimento de diplomas, certificados ou outros ttulos

1 Pode ser concedida equiparao ao grau de especialista, designadamente atravs do reconhecimento pela Ordem dos Mdicos de diplomas, certificados ou outros ttulos obtidos no estrangeiro, ao abrigo de directivas comunitrias ou acordos ou tratados internacionais. 2 O ttulo ou grau reconhecido pela Ordem dos Mdicos produz efeitos na ordem jurdica nacional nos mesmos termos do disposto no artigo 90. do presente Regulamento.

Artigo 94.
Formao subespecializada

1 Pode ser criada formao ps-graduada em subespecialidade reconhecida pela Ordem dos Mdicos, mediante portaria do membro do Governo responsvel pela rea da sade, a qual aprovar o respectivo regulamento.

3772
2 Do regulamento constam os requisitos de criao da formao, as condies de candidatura de instituies e formandos, bem como o regime da sua frequncia e avaliao.
SECO II Normas de transio e entrada em vigor

Dirio da Repblica, 1. srie N. 120 24 de Junho de 2011 5 Cardiologia peditrica. 6 Cirurgia cardaca. 7 Cirurgia geral. 8 Cirurgia maxilo-facial. 9 Cirurgia peditrica. 10 Cirurgia plstica reconstrutiva e esttica. 11 Cirurgia torcica. 12 Dermatovenereologia. 13 Doenas infecciosas. 14 Endocrinologia/nutrio. 15 Estomatologia. 16 Gastrenterologia. 17 Gentica mdica. 18 Ginecologia/obstetrcia. 19 Hematologia clnica. 20 Imunoalergologia. 21 Imuno-hemoterapia. 22 Medicina desportiva. 23 Medicina fsica e de reabilitao. 24 Medicina geral e familiar. 25 Medicina interna. 26 Medicina legal. 27 Medicina nuclear. 28 Medicina do trabalho. 29 Nefrologia. 30 Neurocirurgia. 31 Neurologia. 32 Neurorradiologia. 33 Oftalmologia. 34 Oncologia mdica. 35 Ortopedia. 36 Otorrinolaringologia. 37 Patologia clnica. 38 Pediatria. 39 Pneumologia. 40 Psiquiatria. 41 Psiquiatria da infncia e da adolescncia. 42 Radiodiagnstico. 43 Radioterapia. 44 Reumatologia. 45 Sade pblica. 46 Urologia.
ANEXO II Modelo de diploma a que se refere o n. 1 do artigo 90.
MINISTRIO DA SADE Administrao Central do Sistema de Sade, I.P: (1) _________________________________________ O/A licenciado/a/mestre em Medicina __________________________________________________________, portador/a do (2)________________________________ nmero __________________, vlido at_________ foi aprovado/a na Avaliao Final do Internato Mdico em _____ de ________________ de ___________, tendo obtido o grau de Especialista em _______________________(3), a que se refere o artigo 89. do Regulamento do Internato Mdico, aprovado pela Portaria n. _________, de ___ de ______, pelo que lhe conferido o presente diploma. Comisso Regional do Internato Mdico Administrao Central do Sistema de Sade __________, ___ de __________ de ___

Artigo 95.
Situaes existentes data de entrada em vigor do presente Regulamento

1 Os requerimentos relativos, designadamente, a pedidos de reafectao, comisso gratuita de servio, equivalncia ou apresentao a avaliao final de internato regem-se pela legislao em vigor data em que foram apresentados. 2 As normas constantes deste Regulamento relativas avaliao contnua aplicam-se aos mdicos internos que iniciarem em 2012 a formao especfica da especialidade. 3 As normas constantes deste Regulamento relativas avaliao final de internato aplicam-se aos mdicos internos que concluam a frequncia do programa formativo a partir de 31 de Julho de 2011. Artigo 96.
Programas do internato

1 At concluso da formao dos mdicos que se encontram actualmente a frequentar a formao especfica do internato de cirurgia cardiotorcica, mantm-se para estes as seguintes especificaes curriculares: a) 42 meses em cirurgia cardiotorcica; b) 24 meses em cirurgia geral; c) 6 meses em estgios opcionais em reas mdicas. 2 Os programas de formao publicados ao abrigo da Portaria n. 183/2006, de 22 de Fevereiro, mantm-se em vigor at publicao da sua reviso nos termos constantes no presente Regulamento. Artigo 97.
Regime provisrio

At aprovao dos novos procedimentos da prova nacional, manter-se- em vigor o regime previsto nos artigos 46. a 50. da Portaria n. 183/2006, de 22 de Fevereiro. Artigo 98.
Entrada em vigor

O presente diploma entra em vigor no 1. dia til do ms seguinte ao da sua publicao.


ANEXO I Relao das especialidades do internato mdico (a que se refere o n. 3 do artigo 2.)

__________, ___ de ____________ de ____

1 Anatomia patolgica. 2 Anestesiologia. 3 Angiologia/cirurgia vascular. 4 Cardiologia.

(1) Hospital/Centro Hospitalar/Unidade Local de Sade, ou Coordenao de Internato. (2) Bilhete de identidade, passaporte ou outro documento de identificao legalmente vlido. (3) Especialidade em que conferido o grau de especialista.

You might also like