You are on page 1of 13

Capoeira Prof. Esp.

Tiago Aquino (Paoca)

A capoeira uma expresso cultural afro-brasileira que mistura luta, dana, cultura popular, msicaesporte, artes macias,e talvez at brincadeira. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, caracterizada por golpes e movimentos geis e complexos, utilizando os ps, as mos, a cabea, os joelhos, cotovelos, elementos ginstico-acrobticos, e golpes desferidos com bastes e faces, estes ltimos provenientes do Maculel. Uma caracterstica que a distingue da maioria das outras artes marciais o fato de ser acompanhada por msica. Acredita-se que a palavra capoeira seja originria do tupi e refira-se s reas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. H porm, uma enorme polmica acerca da origem etimolgica do termo. Existe a teoria de base lusfona na explicao de alguns etimlogos como sendo originria do portugus "capo", uma vez que, o jogo danante era praticado por escravos de ganho, vendedores de aves, que assentavam ao cho as gaiolas de seus capos, antes da prtica. No entanto, muitos especialista consideram a teoria um tanto simplista e artigos acadmicos que questionam o rigor cientfico dos estudos sobre a capoeira podem ser encontrados na web. As teorias indgenas apontam tanto o tupi quanto o guarani nos termos kapwera ou tupwera, relacionando-a vegetao debastada pela prtica. Internacionalmente, os dicionrios etimolgicos acompanham a controvrsia, ora apresentando o vocbulo capoeira como oriundo do quicongo "kipura" sofrendo influncia latina para cap, ora apresentando o portugus antigo "capon", frango ou galo jovem castrado, ave esta vendida em gaiolas pelos escravos de ganho praticantes da capoeira. Desde o sculo XVI, Portugal enviou escravos para o Brasil, provenientes da frica Ocidental. O Brasil foi o maior receptor da migrao de escravos, com 42% de todos os escravos enviados atravs do Oceano Atlntico. Os seguintes povos foram os que mais frequentemente eram vendidos no Brasil: grupo sudans, composto principalmente pelos povos Iorub e Daom, o grupo guineo-sudans dos povos Malesi e Hausa, e o grupo banto (incluindo os kongos, os Kimbundos e os Kasanjes) de Angola, Congo e Moambique. Os negros trouxeram consigo para o Novo Mundo as suas tradies culturais e religio. A homogeneizao dos povos africanos e seus descendentes no Brasil sob a opresso da escravatura foi o

catalisador da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e principalmente como forma de resistir aos seus escravizadores. Geralmente era praticada nas capoeiras e, noite, nas senzalas onde os escravos ficavam acorrentados pelos braos. O que explicaria o fato de a maioria dos golpes serem desferidos com os ps. Foi tambm muito praticada nos quilombos, onde os escravos fugitivos tinham liberdade para expressar sua cultura. H relatos de historiadores de que Zumbi dos Palmares e seus quilombolas comandados s conseguiram defender o Quilombo dos Palmares dos ataques das tropas coloniais porque eram exmios capoeiristas. Mesmo possuindo material blico muito aqum dos utilizados pelas tropas coloniais e geralmente combatendo em menor nmero, resistiram a pelo menos vinte e quatro ataques de grupos com at trs mil integrantes comandados por capites-do-mato. Foram necessrios dezoito grandes ataques de tropas militares ao Quilombo dos Palmares para derrotar os quilombolas. Soldados de Portugal relatavam ser necessrio mais de um drago (militar) para capturar um quilombola porque se defendiam com estranha tcnica de ginga, pernas, cabea e braos. Muitos comandantes de tropa portugueses e at um governador-geral consideraram ser mais difcil derrotar os quilombolas do que os holandeses. H registros da prtica da capoeira nos sculos XVIII e XIX nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife, porm durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sendo sua prtica proibida e duramente reprimida. Devido a essa represso, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e em Recife, onde segundo alguns a capoeira deu origem dana do frevo, conhecida como o passo. Em 1932, Mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira do Brasil em Salvador. Mestre Bimba acrescentou movimentos de outras artes marciais e desenvolveu um treinamento sistemtico para a capoeira, estilo este que passou a ser conhecido como Regional. Em contraponto, Mestre Pastinha pregava a tradio da capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e ludibriao, estilo que passou a ser conhecido como Angola. Da dedicao desses dois grandes mestres, a capoeira deixou de ser marginalizada e se espalhou da Bahia para todos os estados brasileiros. No vdeo de B. M. Farias "Relquias da Capoeira - Depoimento do Mestre Bimba", o prprio Manuel dos Reis Machado, criador da capoeira de regional, comenta sobre os motivos que o fizeram se mudar para Goinia. Depois, em uma reunio de especialistas em capoeira no Rio de Janeiro, explica-se mais sobre o nome do esporte, a criao da capoeira de Angola e esse lendrio personagem chamado Mestre Bimba. A palavra capoeira quer dizer:Capo:mato Eira:cortado[3] A capoeira j foi motivo de grande controvrsia entre os estudiosos de sua histria, sobretudo no que se refere ao perodo compreendido entre o seu surgimento supostamente no sculo XVII, quando

ocorreram os primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia e o sculo XIX, quando aparecem os primeiros registros confiveis, com descries detalhadas sobre sua prtica.

Capoeiristas histricos

Besouro Mangang capoeirista baiano do sculo XIX, imortalizado nas msicas da capoeira. Manduca da Praia temido capoeirista no Rio de Janeiro do sculo XIX. Madame Sat polmico capoeirista do Rio de Janeiro do sculo XX, sua vida foi retratada em filme. Mestre Waldemar foi alvo de vrios estudos acadmicos na dcada de 1950 e inventor das ladainhas.

Capoeira fora do Brasil


Capoeira est crescendo no mundo inteiro. Houve comparaes feitas entre a forma de arte americana do Afro-Norte dos azuis e da capoeira. Ambos foram praticados e desenvolvidos por escravos Africanos, com qualidades culturais africanas; ambos se desenvolveram e promoveram um sentido profundo do orgulho Afrocentric. Artur Emdio foi provalvelmente o primeiro capoeirista a executar uma performace no exterior; nos anos 50s e 60s ele foi a Argentina, a Mxico, aos E.U., e a Europa. Grupos tais como Brasil tropical, dirigido por Domingos Campos e M. Camisa Roxa, Europa excursionada nos anos 70 a dana Brasil de Jelon Vieira, fundado em New York City em 1977, fez grande parte na influencia em capoeira entre audincias americanas. Os mestres de capoeira dos meados dos anos 70, comearam a emigrar e ensinar o capoeira nos Estados Unidos e em outros pases. Neste tempo a capoeira no Brasil era praticada ainda primeiramente entre o mais pobre e mais negro dos brasileiros. Com sua imigrao aos USA, entretanto, muito do estigma com que foi associado historicamente no Brasil, foi invertido. Hoje h muitas escolas de capoeira pelo mundo inteiro. A capoeira est ganhando terreno no Japo, Europa, e por todo os Estados Unidos. Com sua popularidade atraram estudantes multiculturais, multiracial. Capoeira ganhou tambem a popularidade entre no-Brasileiros e no-Africanos em seus movimentos. No Estados Unidos, Califrnia, temos Mestre Penteado, um dos mestres mais profissionais da capoeira no mundo. Seu metodo de ensino da capoeira e um dos mais tecnicos e modernos da atualidade.

Mestre Penteado treina capoeira por 28 anos. Foi campeao brasileiro de capoeira, tres vezes consecutivas, de 1999 a 2001 (JEB Jogos Estudantis Brasileiro). Aluno do Mestre Suassuna, Mestre Penteado faz parte do grupo "Cordao de Ouro" que um dos maiores grupos de capoeira no mundo. Mestre Penteado e tambem mestrado em Educacao Fisica.

Capoeira Angola

Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) fundou a primeira escola de capoeira legalizada pelo governo baiano.

Certido de nascimento de Mestre Pastinha Mestre Joo Pequeno: aluno de Pastinha, o mais velho e importante mestre da Capoeira Angola em atividade.

Mestre Joo Grande: aluno de mestre Pastinha, um dos mais importantes mestres de Angola vivos e comanda hoje sua importante academia na cidade de Nova York.

Capoeira Regional

Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado): criador da capoeira regional Mestre Eziquiel: aluno de Bimba, divulgou a capoeira pelo mundo e foi um de seus maiores cantadores e compositores.

Mestre Capixaba: fundador da A.C.A.P.O.E.I.R.A.. Considerado por Mestre Joo Grande uns dos maiores mestres vivos. Difundiu e difunde a capoeira nos cinco continentes.

Msica
A msica um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam danando e cantando, quando na verdade tambm estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que jogado durante a roda de capoeira. A msica composta de instrumentos e de canes, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (So Bento Grande). Muitas canes so na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refro, enquanto outras vm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canes de capoeira tm assuntos dos mais variados.

Algumas canes so sobre histrias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canes so sobre o que est acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda so alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canes frequentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, na verdade a msica que comanda a capoeira, e no s no ritmo mas tambm no contedo. O toque Cavalaria era usado para avisar os integrantes da roda que a polcia estava chegando; por sua vez, a letra constantemente usada para passar mensagens para um dos capoeiristas, na maioria das vezes de maneira velada e sutil. Os instrumentos so tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento o berimbau, que feito de um basto de madeira envergado por um cabo de ao em forma de arco e uma cabaa usada como caixa de reverberao. O berimbau varia de afinao, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Mdio (mdio) e viola (mais agudo). Os outros instrumentos so: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqncia o ganz e o agog.

Berimbaus. Da Esquerda para direita: Viola, Mdio e Gunga ou Berra-Boi

Toques de capoeira
Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, so conhecidos como toques; estes so alguns dos toques mais comumente utilizados:

Angola So Bento Grande de Bimba So Bento Grande de Angola So Bento Pequeno Ina Cavalaria Samango

Santa Maria Benguela Amazonas Idalina Regional de Bimba

A dana na capoeira
O batuque, maculel, puxada de rede e samba de roda so danas (manifestaes culturais) fortemente ligadas capoeira.

Roda de capoeira regional


Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a msica enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau ou quando algum capoeirista da roda entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles. Em geral a capoeira no busca destruir o oponente, porm contuses devido a combates mais agressivos no so raras. Entretanto, de maneira geral o capoeirista prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente sem no entanto complet-lo. Se o seu oponente no pode evitar um ataque lento, no existe razo para utilizar um golpe mais rpido. A ginga o movimento bsico da capoeira, um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dana, porm capoeiristas experientes raramente ficam gingando pois esto constantemente atacando, defendendo, e "floreando" (movimentos acrobticos). Alm da ginga so muito comuns os chutes em rotao, rasteiras, golpes com as mos, cabeadas, esquivas, saltos, mortais, giros apoiados nas mos e na cabea, movimentos acrobticos e de grande elasticidade e movimentos prximos ao solo.

Movimentos da capoeira.
Embora os nomes dos golpes de capoeira variem de grupo para grupo, alguns dos principais so:

Armada A Baiana Banda Beno Cabeada Chapa Galopante Macaco Martelo Martelo Cruzado Meia-lua Meia-lua de compasso Meia-lua de frente Piso Ponteira Queixada Rabo-de-arraia Rasteira Ponte Giro de mo Quebra de rins Esquiva Esquiva com rol Giro de cabea Ginga

Estilos de capoeira Angola


A Angola o estilo mais prximo de como os negros escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porm rpida, movimentos furtivos executados perto do solo, como em cima, ela enfatiza as tradies da Capoeira, que em sua raiz est ligada aos rituais afro-brasileiros, caracterizado pelo

Candombl, sua msica cadenciada, orgnica e ritualizada, e o correto estar sempre acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos. A designao "Angola" aparece com os negros que vinham para o Brasil oriundos da frica, embarcados no Porto de Luanda que, independente de sua origem, eram designados na chegada ao Brasil de "Negros de Angola", vide ABC da Capoeira Angola escrito pelo Mestre Noronha quando ele cita o Centro de Capoeira Angola Conceio da Praia, criado pela nata da capoeiragem baiana no incio dos anos 1920. Mestre Pastinha (Vicente Ferrera Pastinha) foi o grande cone do estilo. Grande defensor da preservao da Capoeira Angola, inaugurou em 23 de fevereiro de 1941 o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA). Dos ensinamentos do Mestre Pastinha foram formados grandes mestres da capoeiragem Angola, a exemplo dos Mestres: Joo Pequeno, Joo Grande, Valdomiro Malvadeza, Albertino da Hora, Raimundo Natividade, Gaguinho Moreno, 45, Pessoa B-B-B, Trovoada, Bola Sete, dentre outros que continuam transmitindo seus conhecimentos para os novos angoleiros, como Mestre Morais. comum a primeira vista ver o jogo de Angola como no perigoso ou no elaborado, contudo o jogo Angola se assemelha ao xadrez pela complexidade dos elementos envolvidos. Por ter uma sistemtica estruturada em rituais de aprendizado completamente diferentes da Regional, seu domnio muito mais complicado, envolvendo no s a parte mecnica do jogo mas tambm caractersticas como sutileza, o subterfgio, a dissimulao, a teatralizao, a mandinga e/ou mesmo a brincadeira para superar o oponente. Um jogo de Angola pode ser to ou mais perigoso do que um jogo de Regional.

Regional
A capoeira regional foi criada por Mestre Bimba em Manuel dos Reis Machado, (1900-1974). Bimba criou sequncias de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de "Luta regional baiana", de onde surgiu o nome regional. Manoel dos Reis Machado, conhecido por ser um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exmio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior fora como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes. Um fato que conhecido, de que Bimba teria incorporado golpes do batuque, uma luta j extinta, que era rica em golpes traumticos e desequilibrantes. Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta. H muita discusso tambm sobre se Bimba teria ou no absorvido golpes de outras lutas, como jud, o jiu-jitsu, a luta livre e o savate, luta de origem francesa, para compor sua capoeira Regional. Entre

os velhos mestres, essa a opinio vigente, mas, apesar disso, eles no acham que este fato seja negativo ou descaracterizador. A Regional surgiu por volta de 1930. Mas Mestre Bimba se preocupou no s em fazer com que a capoeira fosse reconhecida como luta, ele tambm criou o primeiro mtodo de ensino da capoeira, as "sequncias de ensino" que auxiliavam o aluno a desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira. Em 1932, foi fundada por Mestre Bimba a primeira academia de capoeira registrada oficialmente, em Salvador, com o nome de "Centro de Cultura Fsica e Capoeira Regional da Bahia". Das muitas apresentaes que Mestre Bimba fez, talvez a mais conhecida tenha sido a ocorrida em 1953, para o ento presidente Getlio Vargas, ocasio em que teria ouvido do presidente: "A capoeira o nico esporte verdadeiramente nacional." Na academia de Mestre Bimba, a rigorosa disciplina que vigorava determinava trs nveis hierrquicos: "calouro", "formado" e "formado especializado". Uma das maiores honras para um discpulo era poder jogar Ina, isto , jogar na roda de capoeira ao som do toque denominado Ina, executado pelo berimbau. O jogo de Ina tinha a funo simblica de promover a demarcao do grupo dos formados para o grupo dos calouros. A nica peculiaridade tcnica do jogo de Ina em relao aos jogos realizados em outros momentos no ritual da roda de capoeira era a obrigatoriedade da aplicao de um golpe ligado no desenrolar do jogo, alm do fato de destacar-se pela maior habilidade dos capoeiristas que o executavam. O jogo de Ina era praticado apenas ao som do berimbau, sem palmas ou outros instrumentos o que reforava seu carter solene. Ao final de cada jogo, todos os participantes aplaudiam os capoeiristas que saam da roda. A Regional mais recente, com elementos fortes de artes-marciais em seu jogo. A Regional (Luta Regional Baiana) tornou-se rapidamente popular, levando a Capoeira ao grande pblico e mudando a imagem do capoeirista tido no Brasil at ento como um marginal. Seu jogo mais rpido, mas tambm existem jogos mais lentos e compassados. Apesar do que muitos pensam, na capoeira regional no so utilizados saltos mortais, pois um dos fundamentos da capoeira regional, segundo Mestre Bimba manter no mnimo uma base ao solo (um dos ps ou uma das mos). O forte da capoeira regional so as quedas, rasteiras, cabeadas. Em toques rpidos como So Bento Grande de Bimba se faz um jogo mais rpido, porm sempre com manobras de ataque e defesa (importante ressaltar que todos os golpes devem ter objetivo), mas sempre respeitando o camarada vencido (parar o golpe se perceber que ele machucar o parceiro, mostrando assim sua superioridade e humildade diante do camarada). Ambos os estilos so marcados pelo

uso de dissimulao e subterfgio - a famosa mandinga - e so bastante ativos no cho, sendo frequentes as rasteiras, pontaps, chapas e cabeadas.

Capoeira Contempornea
Foi criada na dcada de 70 por rapazes do Rio de Janeiro que certa vez viram um capoeirista brigando numa festa e ficaram fascinados. Tentaram ento aprender a arte na periferia carioca, nico lugar onde poderiam encontrar capoeiristas, porm no foram aceitos por serem de classe mdia. Decidiram, ento, uma vez por ano, viajar para a Bahia e cada um comeou a treinar com um mestre diferente. Na volta passavam os conhecimentos adquiridos uns para os outros e criaram um novo estilo conhecido como Contemporneo. Os rapazes montaram um grupo com nome de Senzala e participaram de um campeonato com vrios capoeiristas, vencendo-o.

Graduao
O sistema de graduao varia de grupo para grupo. Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola e regional, a graduao normalmente representada pelas cores de cordas ou cordis amarrados na cintura do jogador. Existem vrias entidades(Ligas, Federaes e Confederaes) que tentam organizar a graduao na capoeira. Atualmente a Confederao Brasileira de Capoeira adota o sistema de graduao feito por cordes e seguindo as cores da bandeira brasileira. Temos ento a seguinte ordem do iniciante ao mestre:

Sistema oficial de graduao da Confederao Brasileira de Capoeira


A - Graduao Infantil (at 14 anos)

1 iniciante: sem corda ou sem cordo 2 batizado infantil: cinza claro e verde 3 graduado infantil: cinza claro e amarelo 4 graduado infantil: cinza claro e azul 5 intermedirio infantil: cinza claro, verde e amarelo

6 avanado infantil: cinza claro, verde e azul 7 estagirio infantil: cinza claro, amarelo e azul 8 Formado infantil:cinza claro,verde,amarelo e azul

B - Graduao Adulta (a partir de 14 anos)


9 iniciante: sem corda ou cordo 10 batizado: verde 11 graduado: amarelo 12 graduado: azul 13 intermedirio: verde e amarelo 14 avanado: verde e azul 15 estagirio: amarelo e azul

C - Docente de capoeira

16 estgio - Formado: verde, amarelo e azul 17 estgio - Monitor: verde e branco 18 estgio - Professor: amarelo e branco 19 estgio - Contra-mestre: azul e branco 20 estgio - Mestre: branco

Obs: Aps a 8 graduao o aluno formado infantil passa para a 10 graduao que a primeira corda adulta, corda verde, em alguns casos (dependendo de seu desempenho) pode pegar a 11 que a corda amarela, segunda corda adulta.

Represso
Decretado por marechal Deodoro da Fonseca o Decreto Lei 487 dizia que: A partir de 11 de Outubro de 1890 todo capoeira pego em flagrante seria desterrado para a Ilha de Fernando de Noronha por um perodo de dois a seis meses de priso. Pargrafo nico: considerada circunstncia agravante pertencer o capoeira, a alguma banda ou malta, aos chefes impor-se- a pena em dobro.

Os capoeiristas costumavam usar calas boca de sino e no perodo em que a capoeira ficou proibida por lei (1890-1937) a polcia, para detectar os capoeiristas, colocava um limo dentro das calas do indivduo. Se o limo sasse pela boca das calas, a pessoa era considerada capoeirista. Em 1824, os escravos que fossem pegos praticando capoeira recebiam trezentas chibatadas e eram enviados para a Ilha das Cobras para realizar trabalhos forados durante trs meses. 3 de agosto - Dia do capoeirista Lei Estadual de So Paulo(1985) instituiu o Dia do Capoeirista.

Curiosidades

As primeiras mestras de Capoeira Angola surgem somente no incio do sculo XXI, sendo representadas pelas Mestras Janja e Paulinha, discpulas de Mestre Morais, Cobra Mansa e Joo Grande e atualmente lderes (junto ao Mestre Poloca) do Grupo Nzinga de Capoeira Angola[2]

Mestre Pastinha comeou a treinar capoeira por intermdio de um africano que o viu apanhar de um rival em sua infncia.

Mesmo depois de perder a viso mestre pastinha era temido por quem estava jogando com ele. Foi mestre Pastinha que falou a famosa frase "A capoeira Mandinga, manha, malcia, tudo o que a boca come"

Dos 50 golpes bem aplicados da capoeira que Mestre Bimba ensinou, 22 eram mortais. Em 1930, o famoso carat no era conhecido na Bahia. Mestre Bimba foi o Capito da Navegao Baiana. Mestre Bimba teve sua primeira escola de capoeira Angola, em 1918 com apenas 18 anos, obtendo apenas em 1937 o alvar da Academia de Capoeira Regional.

Segundo Mestre Noronha, o berimbau em seu tempo, era uma arma maligna e mortal. A verga (o pau do berimbau), era usado como cassetete e a varinha servia para furar os olhos do adversrio que tivesse m conduta. Na poca em que a capoeira era proibida.

Segundo Luis Edmundo, nos fins do sculo XVIII, no Rio de Janeiro, as aventuras dos capoeiras eram de tal jeito que o governo, atravs da portaria de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais e outras medidas de represso prtica de capoeira.

Na Bahia, de acordo com Manuel Querino, os capoeiristas se distinguiam dos demais negros porque usavam uma argolinha de ouro na orelha, como insgnia de fora e valentia, e o nunca esquecido chapu banda.

Os capoeiristas eram contratados pelos polticos para bagunar no dia das eleies. Enquanto as pessoas desviavam a ateno para a confuso dos capoeiras um indivduo colocava um mao de

chapas na urna ou na linguagem da poca "emprenhava a urna". Vencia as eleies o candidato que dispunha de maior n. de capoeiras.

Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito queles que participassem da batalha.

Mestre Bimba o mestre da capoeira regional. Antes do arame, o "fio" do berimbau era feito de tripas de animais.

You might also like