You are on page 1of 3

14.

PESQUISA ALARMES E MANUTENO


Visualizao de alarme e informaes complementares Display teclado Descries Visualizado em caso de dano no IGBT, curto-circuito nas fases de sada, alarme de instalao da fase de sada ou fase de sada aberta. Visualizado quando no so memorizados os parmetros das selees do usurio. Mal funcionamento autodiagnstico Erro ao salvar parmetro Funes de proteo

14.1- Funes de proteo.

ADVERTNCIA

Quando se verifica um alarme, necessrio corrigir a causa antes de resetar. Se a funo de proteo permanece ativa, pode reduzir a vida til do produto e danificar o equipamento.

Visualizao do alarme e informaes complementares

Alarme hardware Visualizado quando ocorre um erro nos componentes do circuito do inversor. inversor Erro de comunicao Erro de comunicao teclado remota Erro teclado Visualizado quando o inversor no consegue comunicar com o teclado. Visualizado quando o inversor e o teclado remoto no se comunicam entre eles. No bloqueia o funcionamento do inversor. Visualizado depois que o inversor reseta o teclado em caso de erro do teclado e este estado permanece por certo perodo.

Display teclado

Funes de proteo

Descries

Sobrecorrente

Quando a corrente de sada superior corrente nominal, o inversor bloqueia a sada.

Alarme de instalao

O inversor bloqueia a sada quando se verifica um alarme de instalao e se a corrente desse alarme de instalao superior ao valor da seleo interna do inversor.

Sobrecarga inversor

O inversor desliga a sada quando a corrente de sada superior ao valor nominal (150% por 1 minuto).

Interveno sobrecarga

O inversor bloqueia a sada se a corrente de sada equivalente a 150% da corrente nominal por um perodo superior ao limite de corrente (1 min).

Visualizado quando ocorre uma condio de alarme no ventilador Alarme ventilador de resfriamento do inversor. de resfriamento Utilizada para a parada de emergncia do inversor. Quando o conector EST habilitado, o inversor bloqueia imediatamente a sada. Interrupo imediata Ateno: O inversor inicia o funcionamento normal quando o conector EST desabilita estando habilitado o conector FX ou RX.

O inversor bloqueia a sada se o dissipador de calor Superaquecimento. superaquece devido ao ventilador de resfriamento danificado ou inversor um corpo estranho no ventilador de resfriamento elevando a temperatura do dissipador de calor.

O inversor bloqueia a sada quando uma ou mais fases na sada Perda de fase de (U, V, W) esto abertas. O inversor monitora a corrente na sada sada para verificar a perda de fase de sada. Entrada de contato A avaria externa

Sobretenso

O inversor bloqueia a sada se a tenso CC do circuito principal supera 400 V enquanto o motor desacelera. Esta avaria pode tambm ser causada por uma sobre corrente momentnea gerada no sistema de alimentao.

Quando o conector entrada multi-funo (I17-I24) est selecionado em 18 {Entrada sinal alarme externo: A (Contato normalmente aberto)}, o inversor bloqueia a sada.

Subtenso

O inversor bloqueia a sada se a tenso CC inferior a 180V devido a um eventual torque insuficiente ou aquecimento do motor quando se reduz a tenso na entrada do inversor.

Entrada de contato B avaria externa

Quando o conector entrada multi-funo (I17-I24) est selecionado em 19 { Entrada sinal avaria externo: B (Contato normalmente fechado)}, o inversor bloqueia a sada.

Proteo trmica

A proteo trmica interna do inversor estabelece o superaquecimento do motor. Se o motor sobrecarregado, o inversor bloqueia a sada. O inversor no pode proteger o motor quando aciona um motor com mais de 4 plos ou em caso de mais motores.

Modo de funcionamento quando se perde o comando freqncia NTC aberto

Quando se seleciona o funcionamento do inversor mediante entrada analgico (entrada 0-10V o 0-20mA) ou (RS485) e no aplicado nenhum sinal, a operao executada segundo o mtodo selecionado em I62 (Mtodo de freqncia quando se perde a freqncia de referncia). Quando NTC no est conectado, as sadas so bloqueadas.

A sada do inversor bloqueada quando uma das fases R, S ou Perda de fase na T est aberta ou um ou mais capacitores devem ser entrada substitudos.

Reparo dos alarmes Display teclado Causa ) Aumentar o Tempo desacel. Reparo Reparos

14.2- Reparo dos alarmes

Display teclado

Causa

Sobrecorrente

Sobretenso

O Tempo desacel breve demais se comparado ao GD2 da carga. Na sada do inversor est presente uma carga regenerativa. A tenso de rede alta demais.

) Utilizar a unidade de frenagem dinmica. ) Verificar se a tenso de rede supera o valor nominal. ) Verificar se a tenso de rede inferior ao valor nominal. ) Verificar a rede CA de entrada. Regular a tenso de rede correspondente ao inversor. ) Mudar o disjuntor magntico.

Subtenso

A tenso de rede baixa demais. rede est conectada a uma carga maior que a potncia da rede (ex.: soldadora, motor com alta corrente inicial conectado linha comercial). Disjuntor magntico defeituoso no lado entrada do inversor. O motor est superaquecido.

Alarme de instalao ) Atualizar a potncia do motor e do inversor ou reduzir o peso da carga. ) Reduzir o parmetro de reforo de torque Proteo trmica

Ateno: Quando ocorre uma avaria de sobre corrente, antes de reiniciar o funcionamento, necessrio remover a causa para evitar danificar o IGBT do inversor. O Tempo desacel/acel breve demais ) Aumentar o Tempo desacel/acel. se comparado ao GD2 da carga. A carga superior potncia nominal ) Substituir por um inversor de potncia compatvel. do inversor. ) Parar e reiniciar o motor ou utilizar A sada do inversor gera tenso quando o motor est em marcha livre. H22 (Speed search). ) Verificar as conexes de sada. Verificou-se um alarme de instalao ou curto-circuito na sada. ) Verificar o freio mecnico. O freio mecnico do motor opera rapidamente. ) Verificar as conexes do conector Nas conexes da sada do inversor verificou-se uma avaria de instalao. sada. A isolao do motor foi danificado pelo ) Substituir o motor. calor. A carga superior potncia nominal do inversor. O nvel ETH est selecionado em um valor baixo.

A carga superior potncia nominal do inversor.

) Reduzir o peso da carga e o funcionamento. ) Substituir o inversor por um outro de potncia maior. ) Regular o nvel ETH em um valor apropriado. ) Selecionar a potncia correta para o inversor. ) Instalar um ventilador de resfriamento com uma alimentao separada.

Sobrecarga inversor

Parmetro de reforo de torque com ajuste muito elevado

Est selecionada uma potncia de inversor errada. O inversor funcionou com baixa velocidade por muito tempo. O conector selecionado em 18 (Alarme externo A) ou 19 (Alarme externo B) de I20-I24 no Grupo I/O est habilitado.

Interveno de sobrecarga Entrada contato A alarme externo

) Verificar a eventual obstruo do dissipador de calor. ) Substituir o ventilador de resfriamento por um novo. Superaquecimento O ventilador no foi verificado ou ) Manter a temperatura ambiente substitudo por um novo. inversor A temperatura ambiente alta demais. abaixo de 50qC. ) Conectar corretamente o disjuntor magntico na sada do inversor. ) Verificar as conexes da sada. ) Verificar o ventilador e remover a substncia obstruda. ) Substituir o ventilador de resfriamento.

O sistema de resfriamento est avariado.

) Eliminar a causa do alarme no circuito ligado ao conector alarme externo ou a causa da entrada alarme externo.

Perda de fase de sada

Contato defeituoso do disjuntor magntico de sada Conexes difeituosas de sada

Entrada contato B alarme externo A V1 e I no est aplicado nenhum comando freqncia. ) Verificar as conexes de V1 e I, e o nvel da freqncia de referncia.

Alarme do ventilador de resfriamento

Um corpo estranho obstrui o ventilador. O inversor foi utilizado sem substituio do ventilador de resfriamento.

Modo de funcionamento quando se perde o comando freqncia Erro de comunicao entre o teclado inversor e o teclado remoto Erro de comunicao teclado remoto ) Verificar a conexo entre a linha de comunicao e o conector.

Reparo dos alarmes Descries

Funes de proteo e causas

) Contatar o agente tcnico local da Elettronica Santerno.

EEP HWT Err COM NTC

: Erro ao salvar parmetro : Avaria hardware : Erro de comunicao : Erro teclado : Erro NTC

) Proteo atravs da sobrecarga

IOLT : a proteo IOLT (Interveno sobrecarga inversor) ativada em 150% da corrente nominal

do inversor por mais de 1 minuto.

OLT : OLT est selecionado quando F56 est selecionado em 1 e se ativa em 200% de F57

[Corrente nominal motor] para 60 seg. em F58. Este valor pode ser programado.

Sinus M no dotado de Proteo atravs da Supervelocidade.

You might also like