You are on page 1of 2

ABS (sistema antibloqueio de rodas)

FREIO ABS PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO

Funcionamento:
aplicado um esforo considervel sobre o pedal do freio, em situaes de emergncia, o sistema antibloqueio assume automaticamente o controle da presso hidrulica no circuito de cada uma das rodas, de maneira a proporcionar a condio ideal de frenagem. O controle da presso feito pelas vlvulas eletromagnticas, por meio de comandos emitidos pelo mdulo eletrnico, atuando de modo a proporcionar trs situaes distintas no funcionamento hidrulico de cada circuito: aumento, reduo ou manuteno da presso.

Aumento da presso
Quando o freio aplicado com fora, a partir da posio de repouso ou de uma situao de baixa presso na linha, a presso sobe rapidamente em todo o circuito at iminncia de bloqueio das rodas. Nesse momento, determinado exatamente pelo mdulo eletrnico, a vlvula eletromagntica do respectivo circuito fecha a passagem entre o circuito da roda e o do cilindro mestre, de maneira a manter constante o valor da presso no circuito da roda. Quando o mdulo eletrnico envia um comando para modificar o valor da presso no circuito da roda, a vlvula eletromagntica acionada de maneira a abrir a passagem de retorno ou a de entrada de fludo, conforme a natureza do comando recebido. Se este for no sentido de reduzir a presso, a rotao da roda volta a aumentar e a vlvula eletromagntica recebe um comando no sentido de abrir novamente a passagem para o circuito da roda, repetindo-se o ciclo. Este ciclo pode se repetir de 4 a 6 vezes por segundo, dependendo das condies do piso. Essa rapidez de funcionamento possvel graas ao pronto processamento do sinal eletrnico e aos rpidos intervalos de resposta das vlvulas eletromagnticas.

Manuteno da presso.
Quando um sensor informa ao mdulo de comando a iminncia de bloqueio da respectiva roda este envia, para a vlvula eletromagntica correspondente, o comando para fechar as passagens de entrada e sada para o circuito da roda, mantendo estvel a presso do mesmo.

Reduo da presso
Se persistir a iminncia de bloqueio da roda na condio de presso constante, a vlvula eletromagntica recebe o comando no sentido de abrir a passagem de retorno do fludo, ao mesmo tempo em que acionada a bomba hidrulica. Auto monitoramento A cada vez que se d partida ao motor, acionado um dispositivo de checagem do sistema, o qual simula um processo de frenagem durante o qual todo sistema testado e as funes de cada componente verificada. Quando o veculo entra em utilizao, esse sistema de checagem continua e, em caso de falha, o sistema se desliga e o sistema convencional de freios passa a atuar independentemente, sem auxilio do sistema anti bloqueio; essa condio indicada por uma lmpada no painel de instrumentos que se acende nessa situao.

Componentes do Sistema
Sistema Bosch 1 Sensor do pedal de freio (BPP)(Brake pedal position) 2 Conector de diagnsticos (DLC)(Data link connector) 3 Modulo Eletrnico e Hidrulico (ECU) (Eletronic control unit) 3.1 Vlvulas solenides (isolamento e descarga) 3.2 Rele 3.3 Bomba 4 Servo (Hidovacuo) 5 Cilindro Mestre 6 Sensor de Velocidade das Rodas 7 Lmpada de anomalia

Verificaes: Sistema de ABS incorpora a funo de autodiagnstico sendo assim a luz de anomalia (ABS) ascende se houver alguma falha no sistema tornando o sistema de freio ABS em um sistema de freio convencional. Atualmente todos os sistema necessitam de um aparelho de diagnstico para analise.

Teste da lmpada de diagnstico ou luz espia.


Ligue a chave de ignio A luz (ABS) no painel deve ascender A luz apaga-se em 3 segundos

Sensor do pedal de freio BPP


Utilizando um multmetro teste as resistncia entre os dois bornes no sensor, com o sensor liberado circuito aberto. Com o sensor pressionado circuito fechado.

Solenides e rel.
So integrados ao modulo de controle e s podem ser verificados utilizando equipamento de diagnsticos especficos.

Modulo
Pode-se verificar a tenso de alimentao 12volts Pode-se verificar a ligao a massa. Bomba Hidrulica Verifica-se quanto ao valor de resistncia do motor eltrico podendo variar de (01-1) Aps a verificao da resistncia pode utilizar uma fonte externa de corrente DC para alimentar com 12 volts e verificar quanto ao funcionamento no exceder a 2 seg.

Sensor de velocidade s das rodas


Resistncia dos sensores 400-2300 Neste sistema de freio os sensores de velocidade das rodas girando a roda aproximadamente 60 rpm produz uma voltagem Alternada de 1.6 V AC aproximadamente

Alguns Sistema utilizam um sinal,corrente continua, modulado por freqncia.

You might also like