You are on page 1of 4

UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS CAMPUS IX CURSO: PEDAGOGIA DOCNCIA E GESTO DISCIPLINA: PSICOLOGIA E EDUCAO

AO II ACADMICA: Tas Andrade Pereira PROFESSORA: Gianete TEXTO REFLEXIVO: APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA CARL ROGERIANA

ROGERS, Carl. Liberdade de Aprender em Nossa Dcada. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1985. LA ROSA, Jorge. Psicologia e educao. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2002. pgs 149 a 167. Credenciais do autor: Carl Rogers (1902-1987), psiclogo. Um dos mais influentes pensadores americanos. Sua linha terica conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa ACP.Publicou 16 livros, dentre os quais se destacam: Tornar-se Pessoa, Um Jeito de Ser e Terapia Centrada no Cliente. Publicou mais de 250 artigos, cerca de 20 livros, sozinho ou em colaborao com outros autores. Foi indicado ao Prmio Nobel da Paz e ganhou um Oscar sobre sua prtica, registrada em um documentrio. Deixou um elevado nmero de documentos sonoros e audiovisuais, que (des)velam seus modos de ser sendo psiclogo psicoterapeuta. Em fim, a sua ao ao longo deste sculo, foi de um contnuo empenho no caminho da liberdade e da libertao das foras (interiores/ Self) do ser humano, na sua capacidade de enfrentar a si e o outro, no mundo mesmo, e sua tendncia a uma atitude de respeito e ao crescimento. Essas foras internas do ser humano se mostram nos seus modos de ser ser sendo no mundo - sempre algum aberto ao desenvolvimento/ aprendizagem positivos, tendo dentro de si algo que o impulsiona: a Tendncia Atualizante, modos de auto-atualizao de suas potencialidades, de fazer/sentir/agir seu prprio florescimento. Rogers fez severas oposies aos conceitos deterministas de ser humano, buscando fundamentar-se nas Filosofias Humanistas Existenciais e utilizando-se do mtodo fenomenolgico de pesquisa. Acusado de "romntico", Rogers chegou a acreditar que obteramos - no Brasil democracia e menos tortura, caso os governos militares - instalados no poder nacional de ento - se submetessem aos Grupos de Encontro e Psicoterapia. Esse pensamento "audacioso" - e at "arrogante" - obviamente impunha, no mnimo, ao psiclogo brasileiro, uma questo tica: Tratar ou no daqueles que eram tortura(dor)es?

Dentro de uma viso reducionista (porque eu ainda no sei tudo sobre Rogers), e analisando a teoria rogeriana da aprendizagem onde ele afirma que: Ensinar, para mim, uma atividade relativamente sem importncia e vastamente supervalorizada penso que ele deveria mesmo ser um psiclogo para dizer isso, pois um educador que ama a sua profisso jamais, penso eu, teria essa postura diante do ensino, e, quanto supervalorizada, acho que ele no morou aqui no Brasil, deve ter vindo de um pas onde os profissionais foram/so valorizados. No a toa que ele tem uma viso negativa do ensino - estarei to cheio de preconceitos contra o ensino que no encontro situao em que ele valha a pena?. Perguntou-se ele. E, eu acredito que sim, porque os pr-conceitos tendem a nos afastar das verdades relativas que achamos que possumos. Digo, relativas diante da perspectiva de estarmos em constante transformao. Rogers um dos representantes da psicologia humanista, desenvolvida a partir de sua prtica teraputica, que depois foi estendida prtica pedaggica. Conhecida como teoria no-diretiva, ou centrada na pessoa, onde a estrutura da personalidade do sujeito baseada no organismo do self ou autoconceito, representando a noo que a pessoa tem de si (tanto real o que realmente , como ideal - o que desejaria ser). Na viso de Carl Rogers, o objetivo da educao, tendo em vista sua experincia como psiclogo, proporcionar uma atividade significante, que no seja apenas uma acumulao de informaes, mas que provoque uma reorganizao de toda a vida da pessoa: das emoes, inteligncia, valores e atitudes. E, para que essa aprendizagem ocorra, ela deve ser auto-iniciada pelo aluno, de acordo com seus objetivos, e deve basear-se nas atitudes empticas do professor, que se torna um facilitador autntico desta aprendizagem e no simplesmente um planejador curricular, ou um mero usurio de livros, um formulador de provas ou atribuidor de notas. Tal perspectiva implica que o ensino seja centrado no aluno, nas suas motivaes e interesses; que o professor deixe o aluno livre para aprender, para escolher o seu prprio curso de aes; que o professor tenha uma confiana bsica de que o aluno digno e merecedor de oportunidades para o seu desenvolvimento; que o professor se coloque no lugar do aluno. Dentre todos os fatores apresentados por Rogers, no que se refere aos objetivos e processos da educao acho-o idealstico demais, pois em nosso atual contexto histrico social e educacional ainda no consigo ver se esse mtodo daria certo, pois a nossa atual

juventude no vive em uma sociedade onde exista o respeito e a valorizao das diferenas individuais e, onde eles prprios estejam preparados para viver esse momento reacionrio, onde o homem prisioneiro, por vezes, de suas crenas e idias, nos dias de hoje, assim como o foi, anteriormente, prisioneiro dos mitos e supersties. preciso destacar, em qualquer educao, as grandes interrogaes sobre nossas possibilidades de conhecer, e que o conhecimento permanece como uma aventura para a qual a educao deve fornecer o apoio indispensvel. Visto do modo rogeriano seria como ocultar as opresses e a dominao que devastaram a humanidade e que ainda no desapareceram. E, que no vivemos de modo isolados ou em uma sociedade utpica. Temos uma educao que forma um mundo de desigualdades, onde a competitividade um valor acima da solidariedade, na forma de provas, prmios, humilhao dos que no passaram de ano, dos que no avanaram e que so a maioria A maioria no tira o primeiro lugar. E aqui concordo com Rogers quando ele afirma que j ouviu de alguns cientistas importantes e em algumas importantes escolas que absurdo tentar incentivar todos os estudantes a serem criativos, criando assim um exercito de tcnicos e trabalhadores medocres e se uns poucos cientistas e artistas surgirem, isso bastar. Para ele isso no basta e nem para mim. Portanto, acredito que o professor deve ser um facilitador sim, com apareo, cuidado, confiana e respeito pelo estudante; ser sensvel e preciso, porm com uma intencionalidade clara, o de educar para que os sujeitos envolvidos neste processo social educativo sejam transformados pra que a partir da se mude a realidade que vemos. Para que aps um dialogo em redes entre os diversos atores envolvidos no processo educacional se efetive uma democracia plena.

Auto-avaliao: 8,00, dentro da viso de que ainda no conheo tudo de Carl Rogers, e que estes conceitos dele mexeram muito comigo, talvez eu no o tenha entendido de forma clara, acho que seria uma educao ideal, na medida em fosse transformada no s a escola como a sociedade em geral, e quanto a isso tenho uma viso um pouco ctica. No concordo tambm com a no-diretividade em sua proposta educacional.

You might also like