You are on page 1of 16

Educao Infantil

gua na escola maternal

O tema gua domina este texto. A importncia dessa matria em todas as reas cientficas evidente (a gua um importante componente do planeta Terra e o ambiente natural de desenvolvimento de todos os organismos vivos). Tambm sabemos que a gua atrai os alunos de todas as faixas etrias. Graas s suas propriedades (a gua corre...), s transformaes pelas quais passa (mudana de estado) e s que causa a outras substncias (misturas, solues), ela empregada em grande nmero de atividades capazes de ajudar o aluno a realizar as primeiras abstraes (a idia de matria e de conservao, aproximao do estado lquido...). O tema da gua volta ao longo de toda a escolaridade. Aps uma primeira aproximao predominantemente sensorial na escola maternal, o aprendizado continua nos anos seguintes, em que so enunciadas as primeiras propriedades. Lembramos que o estudo das propriedades da gua continua at o ensino superior. No comeo da educao infantil, a pedagogia se baseia freqentemente em oficinas que utilizam materiais familiares. Os princpios da organizao de oficinas cientficas tm por objetivo ultrapassar a simples descoberta livre (parte Princpios da organizao de atividades cientficas). A parte Oficinas sobre o tema gua apresenta um exemplo da evoluo dessas oficinas com alunos de 3 a 4 anos. Progressivamente, a criana adquire capacidades que lhe permitem contemplar mdulos de aprendizado compostos de aulas sucessivas e articuladas entre si. Dois exemplos mostram como encenar um questionamento cientfico e como dirigi-lo para obter aquisies cientficas em quatro ou cinco aulas. O primeiro exemplo est adaptado s diversas idades (a parte Situaes problemticas com crianas de 2 a 3 anos ou de 4 anos em relao ao transporte da gua). O segundo concerne especificamente a crianas de 4 anos (parte Uma seqncia para crianas com mais de 4 anos aproximao do fenmeno da dissoluo). Levando em conta o carter particular do ensino na escola maternal, o plano deste mdulo um pouco diferente do esquema geral adotado para os outros mdulos.

A gua na escola maternal

113

Contexto programtico
Objetivos do conhecimento
Descober ta s sen sor ia is

Objetivos deste documento

Qualquer projeto no qual trabalhamos sem necessariamente terter Qualquer projeto no qual trabalhamos sem necessariamente vocao cientfica, requer uso de materiais variados. O vocao cientfica requer o o uso de matrias variadas. O Explorao das caractersticas professor deve escolher de maneira ponderada. A confeco de gustativas e olfativas de alguns roupas (tamanho real ou para brinquedos) que protegem contra alimentos. a chuva leva a questes de permeabilidade e de impermeabilidade e gera comparaes de diversas matrias impermeabilidade e gera comparaes de diversos materiais Explor ao do mundo da matr ia as quais se deve escolher. entre os quais se deve escolher. Tambm se deve aproveitar ou provocar situaes nas quais o Abordando numerosas e variadas aluno deve agir sobre a matria para modificar suas matrias, a criana aprende a modelar, propriedades em funo de seu projeto. o caso das atividades talhar, cortar, despedaar, misturar, compor, afixar, transportar, transvasar, e culinrias, quando se precisa decidir sobre acrescentar sal ou acar para alterar o sabor de um preparo, farinha ou gua para transformar. modificar a consistncia de uma massa. A fabricao de massa Associando a gua torneira, chuva, salgada, alm de suas caractersticas elsticas, oferece a neve e ao gelo, a criana comea a e/ou elaborar um nvel inicial, muito modesto, oportunidade de provar os efeitos de dosagens certas ou erradas. Misturas de tintas levam a resultados fortuitos no de abstraes. Comea a entender que essas diversas realidades convergem para comeo, mas podem ser desastrosas quando o trabalho for mais uma mesma substncia: a gua. Compara metdico. Compare as misturas: xaropes, tintas. Muitas situaes podem ser encontradas ou provocadas sem Esta explorao conduz a dilogos com o conduzir, necessariamente, a um projeto elaborado. Mas alm professor que permitem encontrar, da simples constatao necessrio pensar em sua explorao. classificar, seriar e designar matrias, Exemplos: nas aulas de natao, os alunos percebem diferenas objetos e suas qualidades. entre seus deslocamentos no ar e na gua. De volta sala da aula, ensaios mais sistemticos podem ser realizados, com Descobr ir o mundo dos objetos, objetos de diversas formas sendo deslocados dentro de bacias educao par a a segur ana com gua. A conscientizao dos riscos ocupa lugar importante nesta rea de atividades:
Os riscos do ambiente familiar imediato (objetos perigosos e produtos txicos) ou mais remoto (riscos maiores).

Esses conhecimentos iniciais marcam o comeo de um aprendizado que continuar durante a escolaridade posterior. Da educao infantil 2a srie: a gua (lquida) e o gelo so dois estados de uma mesma substncia. A gua lquida em temperatura acima de zero grau e slida em temperaturas abaixo de zero grau. A matria no aparece nem desaparece, mesmo se, s vezes, no for perceptvel. Da 2a 4a srie: o objetivo principal consolidar o conhecimento da matria e de sua converso. Estados e mudanas de estado fsico da gua. Misturas e solues.

114

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

Oficinas sobre o tema da gua uma seqncia para alunos de 3 a 4 anos


O nmero de alunos deve ser adaptado em funo do material e dos equipamentos. Em mdia, quatro alunos em volta de uma caixa com gua ou de uma bacia grande parece ser razovel. Cada aula tem durao de aproximadamente quarenta e cinco minutos, incluindo a introduo, a arrumao e a recapitulao, o que equivale a quinze minutos de manipulaes efetivas. A introduo e a recapitulao so realizadas com a classe toda. Estes momentos devem ser breves, mas repetidos com regularidade no perodo em que acontece a progresso. Os alunos participam com investimentos diferentes que evoluem ao longo da aula. As repeties, a verbalizao do que eles j viram ou vero mais tarde concorrem para o aprendizado tanto da lngua quanto da cincia.

Aulas Aula 1

Pergunta inicial

Principais atitudes desejadas

Atividades com os alunos Descoberta sensvel. Jogos com as mos, com recipientes variados (transvasamento, imerso dos recipientes...). Comparao dos lquidos, mobilizao dos sentidos para analis-los e diferenci-los. Anlise de um documento de udio. Identificao dos diversos barulhos da gua no cotidiano, na natureza. Experimentos sobre mesclagens com matrias idnticas. Classificao.

Conhecimento, saberes e habilidades Descrio das aes realizadas. Aproximao das propriedades do estado lquido: corre, molha, transborda, tomba.... Critrios de reconhecimento da gua: cor (no azul!), opacidade, transparncia, cheiro e eventualmente gosto da gua. Aquisio de um mtodo. Preveno. Discriminao auditiva. Aproximao inicial das caractersticas de um som.

Segurana, limpeza, O que acontece respeito aos outros e ao quando brinco material. com gua? O que gua para mim? Segurana. Controle das aes para operar com quantidades pequenas.

Aula 2

Aula 3

Que barulho a Respeito s condies gua faz? de escuta.

Aula 4

O que a gua faz com os outros materiais? Como se faz cubos de gelo?

Procura do rigor. Preservao.

Descrio das misturas observadas. Aproximao das noes de dissoluo.

Aula 5

Formulao de Descoberta sensorial do hipteses, antecipao gelo. Fabricao de cubos de resultado. de gelo utilizando diversas formas.

Aproximao da mudana do estado slido/lquido da gua. Aproximao das diferenas entre o estado lquido e o estado slido.

Observao: as aulas 1 e 2 so independentes. As aulas 3 e 5 so semi-orientadas eventualmente com a ajuda de um auxiliar de educao. A aula 4 orientada pelo professor.

A gua na escola maternal

115

Aula 1. O que acontece quando se brinca com gua?


Material Caixa com gua transparente, vrios recipientes com tamanho e forma diferentes; colheres, garfos de plstico, roupas de boneca, funis, peneiras; aventais impermeveis, esponjas, panos de cho. Instrues Brinquem com gua; experimentem todo o material que possuem; fiquem em cima da caixa; enxuguem com esponja se for necessrio. Expresso oral Descrio das aes (encher, esvaziar, transvasar, derramar, enxugar com esponja...) e dos estados (seco, molhado, mido...). Aprendizados cientficos Aproximao do estado lquido da gua: ela escorre; ela atravessa uma peneira, um pano de cho... explicitao do movimento da gua (ao elaborar a idia de conservao importante seguir os movimentos da gua para que os alunos se acostumem, pouco a pouco, a evitar que ela no desaparea1): a gua est na garrafa, eu a derramo em um tambor; eu sequei a gua com a esponja, quando eu pressiono a esponja a gua escorre; etc. Ligao com outras situaes existentes na escola ou no lar O professor encoraja os alunos a estabelecerem ligaes pertinentes (um copo de gua derramado na mesa e que preciso secar, a chuva que molha e que encharca a roupa...).

Desenho com informaes ditadas professora que as registrou.

1. Para crianas at 5 anos, limita-se aos casos em que os fenmenos de evaporao no intervm.

116

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

Extenses possveis A explicitao dos problemas encontrados ( difcil reter a gua nas mos; difcil brincar sem se molhar, sem molhar o cho) conduz a eventuais extenses. Como se proteger ao brincar com gua? (noes de permeabilidade, impermeabilidade; teste com tecidos diferentes). Com que se pode secar o cho? (noes de absoro, testes com diferentes tecidos, com diferentes papis).

Aula 2. O que a gua para mim?


Introduo aula: preveno, educao para a sade Os produtos preparados no so txicos e so dosados em pequenas quantidades. Isso explicado s crianas. Mas elas tambm devem saber, e o professor lembra-as nesta introduo de que elas jamais devem provar algo sem saber o que . Material Vrias garrafas pequenas contendo lquidos diferentes, mais ou menos viscosos, transparentes, opacos, coloridos (gua de torneira, gua com gs, gua com acar, gua com extrato de amndoa amarga, suco transparente, gua com limo, gua com sal, gua com vinagre, gua com extrato de anis, gua com leo...) e uma ou duas garrafas contendo gua de torneira; adesivos azuis e vermelhos; adesivos transparentes, baldes; uma jarra que os prprios alunos enchem com gua de torneira. Instrues Sem colocar gua na boca, identifique a gua da torneira entre as garrafinhas. Use pequenas quantidades do lquido para compar-lo com a gua da jarra. Se no for igual, cole um adesivo vermelho na garrafa, se for igual cole um adesivo azul na garrafa. Expresso oral Descrio do aspecto (cor, presena de bolhas, clara, turva, espessa, fluida...), dos gostos (doce, salgado, picante, amargo, cido...), presena de um cheiro (sinta, no h cheiro nenhum, tem cheiro bom, tem cheiro ruim). Aprendizado cientfico Aproximao de um trabalho: olhar (o que basta para descartar certos lquidos), em seguida sentir e, por ltimo, degustar. Em geral, nem preciso tocar. Ligaes com outras situaes encontradas na escola ou no lar; educao para a segurana Evocao dos recipientes contendo lquidos, encontrados em casa, que no podem ser degustados (detergente, sabo lquido, produtos para limpeza da casa, produtos para o jardim...). Identificao de rtulos e de smbolos assinalando perigo. Extenses possveis Jogos acerca do conhecimento dos lquidos por meio de degustao com os olhos vendados (xaropes, leite, gua).

Aula 3. Que barulho a gua faz?


Material Uma gravao feita na escola com essa finalidade reproduzindo os rudos da gua que os alunos conhecem (dez minutos). interessante ter intrusos (canto de pssaros, voz humana imitando o barulho da gua, som de um instrumento musical...) e repeties destes mesmos sons com intensidades sonoras diferentes;

A gua na escola maternal

117

fotos ou desenhos ilustrando as diversas situaes gravadas (chuveiro, torneira, descarga, bacia, irrigador, mangueira de jardim, enchimento de copos...); fotos ou desenhos ilustrando a gua em situaes que no constam nas gravaes (torrentes, mar, chuva, fontes...); fotos ou desenhos de intrusos evocando o rudo da gua (piano, harpa, campainhas, pssaros...); uma caixa para guardar as fotos e outras ilustraes. Instrues Escutem as fitas e organizem as fotos ou os desenhos. Coloquem na caixa o que conseguem ouvir, e deixem na mesa o que vocs no escutam. Expresso oral Caracterizao de um som: forte, fraco, agudo, grave, curto, longo. Aprendizado cientfico Aproximao da caracterizao de um som: intensidade, altura, timbre. Extenses possveis Utilizao de gravaes de rudos menos familiares (torrentes, ondas...). Imitaes possveis. Instrumentos musicais (maracs de gua, percusso sobre copos de vidro mais cheios ou menos cheios). Jogos de escuta. Comparao do barulho de uma gota de gua que cai sobre uma tampa, sobre uma cermica ou sobre outro material. Imitao do barulho da gua: simulao de sons.

Aula 4. O que faz a gua com os outros materiais?


Introduo aula Vrios produtos se misturam mais ou menos bem com gua. Evocam-se situaes do dia-a-dia escolar (merenda, cozinha, lavanderia): o que acontece quando se coloca gua com acar, xarope, areia, balas, alface...?. Os alunos respondem em seu vocabulrio: desaparece, derrete, alface no derrete etc. Material 4 jarrinhas cheias de gua; 12 a 16 vidrinhos vazios de papinha de beb, transparentes com tampa; 4 caixas ou tigelas baixas ou bandejas de servio; 4 colheres de ch, 4 colheres pequenas para sorvete; etiquetas adesivas e uma caneta; materiais slidos e lquidos: farinha, acar, gros, balas, bolo, tinta, giz, palhetas, papel, terra, cola, grama, casca de rvore, caf solvel, chocolate, leite, leo, giz de cera... Instrues Em um potinho, misturem um nico produto com gua. Fechem bem os potinhos antes de agitar. Digam o nome do produto misturado para ser escrito na etiqueta. Tentem os outros produtos. Vocs podem colocar muito produto em um potinho e pouco em outro. Esta oficina no para degustao. Papel do professor O professor orienta os alunos por meio de perguntas (ser que as mesmas misturas do os mesmos resultados?). Acompanha os alunos em suas reflexes, incentiva-os a procederem com cuidado, a contarem o nmero de esptulas de produto que acrescentam gua.

118

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

Expresso oral Tal produto mistura outro no mistura. Visual da mistura: turvo, claro... Aprendizado cientfico Primeira aproximao da dissoluo e da saturao. Conscientizao acerca da reprodutibilidade (as mesmas causas produzem os mesmos efeitos) e da necessidade de dosar cuidadosamente. Aproximao da medida, da dosagem. Extenses possveis Quando se segue uma receita (cozinha, massa salgada, preparo de tintas para artes plsticas...) devem ser respeitadas as quantidades indicadas.

Aula 5. Como se faz cubos de gelo?


Introduo aula O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador? O que se pode fazer com os cubos de gelo? Como faz-los? Material

Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos); recipientes diversos para fazer moldes; massa de modelar (para fazer moldes ou para ser moldada nos recipientes). Instrues Peguem os pedaos de gelo, brinquem com eles, usando as mos e os recipientes. Um pouco mais tarde, aps as frases da descoberta livre: Podemos fabricar pedaos de gelo? Com qu? Podemos utilizar a gua do gelo derretido para refazer o gelo? Papel do professor Solicitar as hipteses e as antecipaes: Como podemos fazer pedaos de gelo? Todos eles tero a mesma forma?. Adaptar as instrues s capacidades das crianas. Crianas de 3 a 4anos , muitas vezes, no conseguiro fazer moldes de massa de modelar. Tambm os incentivar a encherem um molde com massa de modelar, para que eles se dem conta de que um mesmo molde leva a uma forma nica,

2. Para crianas de 3 anos, prematuro querer introduzir o termo exato dissolver-se.

A gua na escola maternal

119

tanto enchendo-o com gua ou com massa de modelar (forma-padro). Enfatizar a transformao do gelo em lquido. Expresso oral O cubo de gelo, o gelo (polissemia da palavra: gelo alimentar, cor gelo...). Derreter, congelar (polissemia). Aprendizado cientfico Primeira aproximao das mudanas de estado fsico da gua e de suas reversibilidades.

Situaes-problema para alunos de 3 a 4 anos acerca do transporte de gua


Quando oficinas de explorao (livres e dirigidas) so organizadas em espaos regulares de tempo, tendo por finalidade os aprendizados comportamentais, os alunos, mesmo pequenos, adquirem a atitude que convm para experimentar e pesquisar. Sendo adquirida esta ltima atitude (esta condio importante), os alunos podem ser confrontados com situaes chamadas aqui de situaesproblema: aps levantada uma questo, os alunos tateiam, procuram, experimentam para encontrar a melhor resposta. a atividade experimental que, sobretudo, comprova os mtodos imaginados pelos alunos. Cada aula apresentada aqui traz a soluo de uma situao-problema em que se deve transportar gua da cuba de gua (ou de uma bacia grande) para tigelas menores. As instrues so formuladas pelo professor (no comeo) e em seguida pelas crianas. Elas aprendem rapidamente a lgica do mdulo. Aps uma fase de ao, as aulas terminam em uma recapitulao. Em cada caso, sero determinadas as aquisies que podem ser consideradas. Enfim, cada aula se prolonga pela elaborao de desenhos que os alunos fazem individualmente e cujas legendas ditam para o professor. interessante bater fotos dos alunos, em intervalos regulares, quando esto fazendo seus experimentos, pois estas servem de suporte para as aulas de linguagem, que podem ter lugar em outro momento do dia. Os desenhos e as eventuais fotos tiradas durante as atividades so colocados em um grande livro de experimentos compilado em conjunto e colocado disposio dos alunos, que sempre vo gostar de consult-lo. Essas extenses so importantes e podem ser introduzidas sistematicamente. Devem eventualmente ser comunicadas aos pais, pois no sero lembradas na descrio de cada aula.

Com as mos
muito importante que as crianas tenham contato fsico com a gua. As manipulaes so realizadas primeiro sem a intermediao do professor. Instruo Transportar a gua que se encontra na caixa maior para as pequenas tigelas vazias colocadas a alguns metros. Exemplos de comportamentos observados As crianas so freqentemente desestabilizadas pela falta de material. No comeo, algumas no tm coragem de mexer com a gua. No sabem como fazer. Elas criam coragem, fazem uma concha com a mo e correm a fim de perder o menos possvel. Trazem a tigela mais perto da caixa com gua. Algumas cooperam, uma delas segura a tigela acima da caixa e outra transfere a gua com as mos. Recapitulao, estruturao As crianas exprimem suas aes, suas dificuldades: Coloquei as mos assim; difcil. Formulam explicaes para suas dificuldades: A gua foge; A gua rola; Nossas mos esto furadas.

Com material
A colocao em prtica e as instrues so idnticas s da atividade anterior, mas os alunos podem utilizar vrias ferramentas mais ou menos adaptadas: regadores, garrafas, copos, travessas, funis,

120

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

peneiras, garrafas furadas (um furo ou vrios furos)... A lista no exaustiva. Os alunos podem buscar outros utenslios. Exemplos de comportamentos observados Alguns alunos persistem muito tempo na utilizao de ferramentas pouco eficientes (recipientes pequenos demais). Outros tentam tudo que est a seu alcance, aparentemente sem refletir. Outros chegam rapidamente a mtodos otimizados (recipientes de tamanho apropriado). H alunos que pegam suas tigelas e as mergulham na caixa grande. Recapitulao Os alunos descrevem o que fazem: Tampar a sada do funil com um dedo; Trabalhar em duplas para tampar os furos na garrafa; Correr, assim a gua no tem tempo para sair. Em seguida, o professor os convida a formularem as razes pelas quais certas ferramentas so mais eficientes que outras: Certas ferramentas no funcionam; tm furos. Eles nomeiam as ferramentas, descrevem-nas, comparam-nas: possvel tampar o buraco do funil, mas no possvel tampar todos os furos da peneira.

Selecionar as ferramentas
Desde o comeo da escola maternal comum incentivar os alunos a utilizarem smbolos para designar um sucesso ou um fracasso. Aqui, os alunos fazem a mesma coisa com as ferramentas que tm disposio para transportar gua. Instruo Tentar transportar gua com um objeto. Guardar os que funcionam em uma bacia e os que no funcionam em outra. Estruturao Vrios documentos, a serem adaptados conforme a idade dos alunos e o momento do ano, podem ser criados a fim de registrar os testes realizados. Organizao das fotos: confeco de um painel funciona e de outro no funciona; documento individual: a partir de imagens dos objetos (fotos, desenhos), atribuir o smbolo apropriado; variante: recortes, colagem na coluna certa etc.

E com menos gua...?


Aps as numerosas manipulaes da terceira etapa, as crianas aprenderam a escolher o material adequado para o transporte de gua. Assim, enchem rapidamente as pequenas tigelas e o nvel da gua da caixa grande desce visivelmente. Isso gera um novo problema: as ferramentas que funcionavam melhor antes (garrafas, regadores) tornam-se pouco prticas. Instrues O problema consiste em uma formulao com os alunos. Quando temos muita gua, esvaziamos com nossas ferramentas. Agora, quase no temos gua e certas ferramentas no funcionam mais. Como terminar de esvaziar a cuba maior com as ferramentas que temos?. Exemplos de comportamentos observados Os alunos encontram solues: eles utilizam os objetos menores que ainda podem ser enchidos; alguns utilizam recipientes pequenos para encher os maiores. Recapitulao, estruturao Os alunos nomeiam as ferramentas que ainda funcionam. O professor os orienta em formulaes mais completas e mais complexas acerca da lngua. Eles explicam porque os recipientes grandes no funcionam mais: no se pode enfiar mais a garrafa

A gua na escola maternal

121

porque ela toca o fundo. Eles justificam suas escolhas: eu escolhi a colher pequena porque o regador no funciona. Eles formulam comparaes: a colher melhor do que o regador porque ela muito menor. Por meio dessas ltimas formulaes, os alunos se aproximam da noo de volume.

A gua quase acabou


A etapa anterior e suas concluses introduzem o seguinte problema: o que fazer se resta pouca gua e nenhuma ferramenta funciona? Instruo Remover toda a gua da cuba grande e transportar para as cubas pequenas. Material Alm dos recipientes utilizados at agora (que so conservados, apesar de tudo, para deixar aos alunos a possibilidade de tentar) so propostos objetos diferentes e materiais mais ou menos adaptados (pano de cho, esponjas, papis absorventes, cartolina, papis diversos, folhas de alumnio, vassourinhas, rodos...). Exemplos de comportamentos observados Alguns alunos ignoram o material e utilizam suas mos. Mas, graas experincia cotidiana, eles se dirigem facilmente para as esponjas e os panos de cho. O professor encoraja os comentrios e as comparaes com a vida familiar. Ele os incita a tentarem outras ferramentas e outros materiais. Ele se assegura de que os alunos prensem os diferentes materiais e vejam a gua sair. Isso importante para entenderem que, se a gua saiu, ela deve ter entrado. Recapitulao, estruturao Os alunos nomeiam as diferentes ferramentas e verbalizam suas aes: absorver com a esponja, espremer... Eles descrevem o que acontece: a esponja absorve a gua; escorre quando se aperta a esponja. Eles explicam porque o material adequado ou no: A gua no entra; A gua danifica o papel. Essas atividades do aos alunos a oportunidade de se familiarizarem com a noo de absoro. Entretanto, parece prematuro querer que eles utilizem o vocabulrio cientfico (a esponja absorve a gua).

Classificar os materiais
Os alunos j classificaram os diversos objetos. Agora, eles classificam os diversos materiais (absorventes ou no). Instruo Tentar transportar gua com um dos materiais. Guard-lo na bacia apropriada, tenha funcionado ou no. Estruturao Pode se referir ao pargrafo tratando de uma questo parecida (organizar as ferramentas). A escolha pode ser feita na mesma ordem.

Extenses possveis
Atividade de cozinha: fazer uma pasta, para mostrar alimentos que incham sob a ao da gua: a gua entra no trigo e no sai mais. Comparar o transporte da gua ao transporte de pedras: as ferramentas no so as mesmas. Com base no que j viram, os alunos entendem a diferena entre o estado slido e o estado lquido. Relacionar o tamanho do recipiente, o esforo necessrio e o nmero de viagens: Com recipiente grande mais pesado, porm se faz menos viagens. Aproximao da medida: quantos recipientes so necessrios para encher uma tigela etc.

122

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

Uma seqncia para crianas com mais de 4 anos aproximao do fenmeno da dissoluo
No incio da escola maternal, uma criana j sabe bem que se um objeto desaparece do campo de viso dela, este objeto no deixou de existir. Ela pode, por exemplo, fazer manha para que lhe seja devolvido o brinquedo que foi guardado. Tudo acontece como se ela fosse capaz do seguinte raciocnio: Eu sei que o brinquedo ainda existe, ele no desapareceu, mesmo se no o vejo mais. Claro que a criana no faz esse raciocnio de maneira consciente. Podemos, porm, dizer que a idia da permanncia do objeto est presente. Ela no capaz de exprimi-la em palavras, mas a exprime em atos. Podemos dizer que a criana utiliza ou coloca em prtica um comeo de raciocnio conservativo (consciente ou no). O termo conservativo refere-se permanncia da matria e sua conservao, propriedade fundamental em fsica e qumica clssica (Nada se perde, nada se cria, dizia Lavoisier). Os objetos so apenas casos especiais entre as mltiplas formas que a matria pode ter. So visveis, possuem uma forma caracterstica que no se altera, se no for muito pouca. Quando so guardados dentro de um mvel, conservam todas as suas caractersticas. Nesta seqncia, tratamos do fenmeno da dissoluo. Quando dissolvida, a matria muda a aparncia. Uma colher de acar dissolvida na gua no pode ser vista. Porm, a gua transparente. V-se atravs dela. Por que no se enxerga o acar? Desapareceu? O adulto sabe que uma substncia dissolvida no desapareceu, mesmo se no a v mais. Seu sistema cognitivo est perfeitamente integrado conservao da matria e ele sabe que sua validade geral, independentemente das aparncias. Em torno dos 4 ou 5 anos, a criana adquire a habilidade de conservao em certos casos, especialmente quando suas percepes imediatas no esto sendo colocadas em risco. Mas, para ela, ainda no uma propriedade geral. Para ajudar as crianas a progredirem rumo ao conceito de conservao, mesmo se as aparncias forem contrrias, a idia explorar algumas situaes nas quais os sentidos (a viso, o paladar) ainda podem ser usados como referncia. O sabor doce da gua um indcio (mas no uma prova) do nodesaparecimento do acar. A aula 4 O que a gua faz com outros materiais? apresenta, neste mdulo, um exemplo de aproveitamento desta idia. Baseando-se na viso, a seqncia apresentada aqui prossegue no mesmo sentido. Como material principal, prope-se balas (bem conhecidas pelas crianas dessa idade), cujo recheio de chocolate envolvido em acar (de cor branca) e este coberto por um glac com cores variadas (sero em seguida chamadas de balas cobertas ou, simplesmente, balas). A dissoluo dessa pelcula externa colorida transfere sua cor para a gua, motivando diversas atividades apresentadas em seguida. Essas atividades, em sntese, so determinadas em relao ao comportamento de outras substncias (especialmente o sal e o acar manipulados durante as oficinas). O acar, o sal e a pelcula das balas se dissolvem na gua; o acar e o sal desaparecem da vista, mas o sabor permanece; a pelcula envolvendo as balas desaparece (no se v mais a mesma como tal), mas a cor permanece na gua. O ponto de apoio sensorial (sabor, cor) e o paralelismo estabelecido entre as diversas substncias podem contribuir para que seja iniciada a elaborao do conceito de dissoluo. Precauo As balas cobertas utilizadas so produtos alimentcios. As substncias que se dissolvem na gua no se conservam (emboloram em pouco tempo). Por isso no se deve guardar as solues obtidas, nem de um dia para outro. A limpeza deve ser feita de maneira sistemtica logo aps cada atividade.

A gua na escola maternal

123

Raspar as balas para torn-las brancas


Balas cobertas so descoloridas passando-as embaixo da torneira e secando-as antes da chegada dos alunos. So colocadas na mesa de forma visvel e distribudas aleatoriamente. Exemplos de cenrio Os alunos descobrem as balas e reagem de imediato: So brancas; no tm cor!. O professor finge estar apavorado: Roubaram a cor das balas!. Os alunos no so bobos e imediatamente encontram uma explicao: Quando so chupadas, elas ficam brancas.... O professor explica que ele no chupou as balas (no seria higinico) e, tomando uma atitude enigmtica, desafia os alunos a encontrarem idias para remover sua cor. So elaboradas hipteses. Exemplos: cuspir em cima, raspar, esfregar, lavar com gua, sabo, detergente.... firmado um acordo para descartar certas solues (cuspir em cima) e testar as outras, comeando pela idia de raspar. Falta saber com qu. Diversas propostas so levadas em considerao: unhas, tesoura, garfos e facas do cantinho da cozinha, chave de fenda. Os alunos ficam animados. O professor se junta a eles, raspa balas tambm, solicita reaes e encoraja a discusso entre alunos. Exemplos das discusses: difcil; A cor. Ela quase no sai; Eu consegui, d para ver um pouco de branco; A minha quebrou. D para ver o chocolate e o branco tambm; A cor, ela cai sobre a mesa; (O professor) Sim os pedaos de bala caem na mesa. Que cor eles tm? etc. O professor ajuda a melhorar as formulaes (no a cor que cai sobre a mesa, so os fragmentos coloridos) e a enriquecer o vocabulrio (fragmentos, poeira, pedaos, p...). Resultados Os alunos, eventualmente orientados pelas perguntas do professor, deveriam conseguir formular uma frase refletindo o deslocamento da matria: raspando, a casca da bala se quebra. Os fragmentos caem na mesa.

Lavar a cor, mas com qu?


Chegou o momento de tentar a segunda idia: lavar a cor com gua, sabo, detergente. A atividade acontece em volta de uma pia improvisada. O professor fornece o sabo e o detergente quando os alunos pedem, tomando cuidado para que as solues permaneam diludas. Exemplo de cenrio O professor deixa os alunos tatearem. No procura obrig-los a fazer um trabalho metdico, pois isso seria prematuro no incio da oficina. Ajuda-os a distinguirem as diversas fases da descolorao: a pelcula externa colorida se dissolve e, em seguida, surge a parte branca. Se continuar a brincadeira, chega-se ao recheio da bala, feito com chocolate. A dissoluo do chocolate d imediatamente uma cor marrom-escura gua. Todas as crianas conseguem descolorir suas balas. Tambm devem observar que a gua perde sua transparncia: Fica toda suja. De fato, a dissoluo dos corantes de todas as cores resulta em uma cor marrom pouco apetitosa. Os alunos se divertem bastante com essa atividade, o que totalmente normal, pois eles manipulam sem a menor metodologia. Todos os produtos so testados e misturados, tanto que no se sabe se uma soluo mais eficiente que outra. Assim, chega-se deciso de instalar trs postos de trabalho para realizar os testes outra vez, mas de maneira mais metdica: no primeiro, testa-se apenas a gua, no segundo, gua com sabo, e no terceiro, gua com um pouco de detergente para lavar a loua. Todos os alunos passam pelos trs postos. Resultado Os alunos formulam suas observaes, empregam o vocabulrio adequado (colorida, descolorida): as balas descoloriram-se; a gua coloriu-se; a gua coloriu-se de marrom. No final, o objetivo estabelecer a correlao entre a descolorao e a colorao da gua: porque as balas se descoloriram, que a gua se coloriu.

124

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

Colorir a gua com uma cor determinada com antecedncia


Exemplo de cenrio O professor relembra a atividade anterior, enfatizando a cor da gua. De onde vem sua cor marrom? No faltam opinies. sujeira; porque a gente no lavou as mos; o chocolate que est a dentro, etc. Neste estgio, os alunos geralmente no entendem que a cor marrom vem da mescla de todas as outras cores . A primeira etapa consiste em verificar as diversas hipteses. Todos devem lavar as mos. As balas so removidas assim que perdem a cor, antes de chegar ao chocolate. A gua usada est mais clara, mas sua cor ainda est nos tons de marrom. O professor muda um pouco o problema: E se quisssemos obter gua amarela, como deveramos fazer? As respostas evoluem rapidamente rumo idia esperada: Basta usar apenas balas amarelas. Comea a classificao das balas conforme a cor e os alunos vo lav-las em um potinho transparente. Para comprovar a idia inicial, esses potinhos so coletados no fim da atividade. Resultado Lembram as concluses do dia anterior: as balas se descolorem e, ao mesmo tempo, a gua se colore. Essa concluso completada: se as balas forem vermelhas, a gua se colore de vermelho. Se forem misturadas balas de todas as cores, a gua se colorir de marrom. Crianas com mais de 4 anos geralmente conseguem relacionar essa concluso com as mesclas de tintas: descolorindo balas amarelas e balas azuis, pode ser que o resultado seja gua verde. importante verificar essas hipteses caso apaream. Comparar acar, sal, balas e outros materiais Na ocasio das oficinas consagradas gua, que tiverem lugar durante o mesmo perodo, os alunos misturaram substncias gua. Constataram que umas misturam3, outras no. Podiam observar, a olho nu e mesmo com lente de aumento, que pequenos pedaos de acar desapareceram na gua. Obviamente, lhes foi sugerido experimentar para perceberem que o acar, mesmo se tornando invisvel, no desapareceu. Mas uma nica ocasio no suficiente para que o aprendizado se instale de maneira durvel. As atividades com as balas oferecem a oportunidade de voltar idia da dissoluo, enriquec-la com outros exemplos e estrutur-la melhor. Exemplos de cenrio O professor prepara diversos materiais contidos em recipientes apropriados: sal, acar de confeiteiro, uma bala coberta, leite em p. Cada aluno dispe tambm de pequenos recipientes transparentes contendo gua. Os alunos comeam a raspar a bala at obterem fragmentos coloridos. Em seguida, misturam cada substncia na gua e observam o que acontece. O professor os incentiva a se expressarem. O que igual, o que no igual? Resultado As discusses e as reformulaes conduzem s seguintes idias: No comeo, possvel ver os gros de sal, de acar, os fragmentos coloridos de bala, o p do leite. Logo depois, no se pode mais v-los. Para o acar e o sal: no possvel visualiz-los, mas ao beber se sente o sabor. Para o leite em p: v-se a cor branca. difcil ir mais longe e querer convencer os alunos da conservao das matrias. Na escola maternal, a importncia da percepo imediata maior do que qualquer outro argumento. A construo cognitiva da conservao da matria ser retomada na escola elementar. Ser possvel, por exemplo, encontrar as substncias dissolvidas por evaporao. Apenas a partir da 4a srie poder-se- esperar ter instalado nos alunos raciocnios conservativos estveis que sero aproveitados no ensino mdio.

3. Termo usado com os alunos para dizer dissolvem.

A gua na escola maternal

125

Condies de implementao das seqncias


O objetivo geral conseguir desenvolver no aluno uma atitude de pesquisador. Para isso, as atividades devem evoluir durante o ano, de maneira a desenvolver progressivamente os comportamentos indispensveis para abordar verdadeiras oficinas cientficas, com toda a independncia necessria. Evoluo das formas de atividade Explorao livre: explorao dirigida pelas instrues do professor acerca das tarefas a serem executadas e das observaes a serem feitas; sondagem experimental para explorar as propriedades mais precisas; confrontao com situaes de pesquisa, necessitando de ensaios, erros e comunicao entre os alunos. nas oficinas de explorao livre e dirigida que os objetivos comportamentais so desenvolvidos com prioridade. Em um segundo momento, os objetivos cientficos so desenvolvidos de maneira mais eficiente, por meio de atividades mais abertas (sondagem experimental e situaes de pesquisa). O progresso deve ser medido o ano inteiro. possvel implicar os alunos em situaes de pesquisa desde os 3 anos, vide, por exemplo, a parte Situaes problemticas para alunos at 5 anos acerca do transporte de gua. Pontos de referncia acerca dos objetivos comportamentais a serem desenvolvidos Respeitar os colegas e a organizao do grupo. Respeitar as regras de higiene e de segurana. Controlar suas aes. Evoluir de maneira autnoma em um ambiente preparado e balizado pelo professor. Aceitar entrar em um processo de aprendizado; ir ao fundo da tarefa; aceitar comear de novo; procurar qualidade. Aceitar os outros, comunicar, propor, prestar conta, mostrar suas descobertas, ajudar e aceitar ajuda... O papel do professor A presena do professor no constante em cada uma das oficinas ao mesmo tempo. As oficinas de explorao livre, aps a explorao orientada, necessitam menos de sua presena. No incio do ano, no momento em que as crianas so menos independentes, essas oficinas ocorrem de maneira mais oportuna. Quando os alunos se confrontam com tarefas mais complexas e depois com situaes em que eles devem procurar e tatear, a presena do professor torna-se mais necessria para orient-los para recomear a atividade a partir de novas questes. Se os alunos adquiriram, durante os primeiros perodos do ano, independncia suficiente, o professor poder organizar oficinas que funcionem de modo independente, durante as quais ele animar e far evoluir uma situao especial. Aproveitamento As aulas terminam em um momento de recapitulao em que se intercambiam os trabalhos e se comparam as diferentes solues experimentadas. um momento importante da expresso oral (aquisio de vocabulrio mais preciso, formulaes mais corretas). O mais fcil, para um jovem aluno da escola maternal, verbalizar suas aes (eu fiz isto, depois aquilo...). til ajudar a descentralizar e a formular proposies mais gerais em relao a um objeto, um material, um fenmeno, uma propriedade (a gua assim, ela se comporta como aquilo...). Em complemento s atividades exercidas, a verbalizao necessria para que se instalem as primeiras aquisies cientficas. Registros visuais e escritos (painis, fotografias, desenhos, textos ditados para o adulto...) prolongam e completam esses momentos de recapitulao e tambm contribuem para a aprendizagem. Precaues As exigncias de segurana impem vigilncia especial do professor que cuidar em particular de prevenir os alunos contra os riscos inerentes manipulao de gua em bacias, gelos, cuidando para que a temperatura no esteja muito baixa, e de produtos no consumveis.

126

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

Bibliografia
Para os alunos
lbuns ADAMS G.; WILLGOSS B. Au fond de leau, Flammarion, 1992, coll. Pre Castor. Livro ilustrado de canes infantis sobre o tema da vida submarina. BERREBY P.; BIELINSKY C. Moi je suis pompier, Casterman, 1999, coll. Histoire quatre et plus. Hoje em dia eu sou bombeiro, diz Oscar, mas quando se brinca com gua difcil no se molhar! (a partir de 3 anos). BOURRE M.; CHAPOUTON A. M. La et le savon qui sent bon, Flammarion-Pre Castor, 1997, coll. Clin Castor. No banho La brinca com o sabo. Cheira bem, faz bolhas, espuma, derrete e s vezes some na gua... (a partir de 3 anos). DANDREL L.; HALLENSLEBEN G.; SAUERWEIN L. Les Bruits: Barnab et les bruits de la vie, Gallimard Jeunesse, 1999, coll. Mes premires dcouvertes de la musique. Images-album non pagin + un CD audio. Barulho ou msica? Para sensibilizar as crianas com a musicalidade da vida que as cerca: canto de pssaros, gua viva, porta que range, aspirador... (a partir de 3 anos). FUHR UTE; SANTAI R. Dans la mer, Gallimard jeunesse, 2001, coll. Mes premires dcouvertes lbum documentrio ilustrado. GERVAIS B.; PITTAU F. Cest dgotant, Seuil, 2001, coll. Jeunesse. As experincias ilustradas de uma menina a quem nada espanta: beber gua da banheira, cortar as unhas mesa, subir nas cortinas (a partir de 3 anos). HANKIN R. LEau merveilleuse, Gamma jeunesse, 1998, coll. Je dcouvre la vie. Durante um passeio de bicicleta, duas crianas descobrem as numerosas utilizaes da gua... (a partir de 3 anos). MLLER A., WENINGER B. Vive leau vive, Nord-Sud, 2000, coll. Jeunesse. Quando se tem sede, nada mais simples do que se servir de um copo de gua. Portanto, se um dia esta mercadoria desaparecer... Para sensibilizar a moderao do consumo de gua (a partir de 3 anos). PONCHON C. Je suis une goutte deau, Aedis, 1996, coll. Jeunesse. Se tivesse sido uma gota de mel, de leite, ou mesmo de gua com acar, minha vida certamente teria sido toda diferente. Talvez uma criana tivesse me deitado sobre seu po, em uma grande tigela bem quente, misturado com chocolate amargo. Mas sou apenas uma pequena gota de gua, uma pobre gotinha de gua, uma pobre gotinha de chuva, e ningum se interessa por mim... (a partir de 3 anos). PONTI C. Blaise et le robinet, cole des Loisirs, 1998, coll. Lutin Poche. Blaise, o pintinho mascarado, decidiu brincar na sala de banho. Para isto necessria uma torneira bem forte que joga gua por todos os lados. Tem uma aqui, justamente no meio das colinas. Ela se chama Niagara Tibouze... (a partir de 3 anos). ROSENTIEHL A. Bleus: air, eau, ciel, Autrement Jeunesse, 2001, coll. Petite collection peinture. Um guia sobre a cor azul em todos os seus estados (a partir de 3 anos). SARA. Bateau sur leau, pigones, 1991, coll. La langue au chat. O trajeto, em um fio de gua, de um barco de papel. Vdeo propos de leau, Muse du Louvre/La 5e/CNDP, 1996, coll. Muse amusant. 18 min + notice. Uma aproximao divertida da arte com a gua como tema de ilustrao. Le Merdy S., Le Cirque de la tte Toto: leau, Mliomelo dans le dsert, La 5e/CNDP/13 productions, 1998, coll. La tte Toto. 2 x 26 min + 1 notice. La tte Toto uma revista audiovisual destinada a 3-6 anos. Ma Petite Plante chrie, tome I, Folimages, 1996. Uma fita cassete de 12 x 5 min + um livreto. Esta fita cassete constituda de 12 episdios, de aproximadamente 5 min, abordando cada um um tema relacionado natureza (os animais, o equilbrio ecolgico...), dentre os quais o ciclo da gua. Pef et Serres A., Tous la piscine, Gallimard Jeunesse, 1994. Une vidocassette. Aventuras humorsticas na piscina.

A gua na escola maternal

127

Outros suportes documentais LEau, aventures musicales, Radio-France, 1992. Um disco compacto. Aventuras sonoras sobre o tema: a gua. Michel F. LEau: Richesse naturelle et source de vie, Diapofilms, 1994. Srie de diapositivos. A gua sob diversos aspectos. Para todos os nveis. Perlette goutte deau, MDI, 1991. Dezenove diapositivos + um anncio. Fico sobre o tema da gua destinada aos alunos de maternais.

Para os professores
Lducation enfantine no 6, fvrier 2000. Caderno 2-6 anos. Fichas sobre o tema: a neve. Nesteroff A. et Bernardis M.A. Le Grand Livre de leau, La manufacture/Cit des sciences et de lindustrie, 1990. Esta obra est esgotada, mas pode ser consultada em numerosas bibliotecas. Parent-Schaeber Y. LEau potable: le temps des responsabilits, Textes et documents pour la classe, no 677, 1994. Pedoya C. La Guerre de leau: gense, mouvements et changes, pollutions et pnuries, FrisonRoche, 1990.

Sites indicados para os professores


No Brasil: www.canalkids.com.br/alimentao/agua.htm (a importncia da gua para o corpo) www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/falta2.htm (solues para a falta dgua no planeta! Dessalinizao.)

Livros com histrias a serem contadas


No Brasil: BRAIDO, E. As gotinhas e o arco-ris. Ilustraes de Martinez. So Paulo: FTD, 1994. (Coleo Vira Vira.) MATTOS, N. S. O ciclo da gua: plim. 7. ed. So Paulo: FTD, 1999. (Coleo Viva a Natureza.) OLIVEIRA, T. C. O sobe-e-desce de cristal e fofura: o ciclo da gua. So Paulo: FTD, 1995. SOUTTER-PERROT, A. A gua. So Paulo: Melhoramentos, 1985. (Primeiro Livro da Natureza.) ZIRALDO. A gua nossa de cada dia. So Paulo: Comit da Bacia Hidrogrfica do Alto Tiet, s.d. Vdeo No Brasil: Para onde vai a gua da chuva? Produzido por Coronet Films, 1987. O personagem do filme tenta descobrir para onde vai a gua da chuva depois que cai. A vida em uma gota dgua. Produzido por Coronet Films, 1970. Existe vida em uma minscula gota dgua, podendo ser observada somente com o microscpio. gua. Produzido por Norm Bearn Films, 1989. Vivemos num planeta repleto de gua. A importncia da gua para nosso dia-a-dia. Chuva. Produzido por TV-Ontrio Canad, 1986. (Srie D uma olhada, v. 4). A importncia da gua e seu ciclo. Fontes Na Frana: Trabalho experimental em Issy-les-Moulineaux na escola maternal Des Acacias, em Vaulxen-Velin na classe de seo mdia da escola maternal Martin Luther King e em Seynod na classe de seo maior da escola de La Jonchre. Uma parte do trabalho encontrou sua inspirao nos seguintes sites da internet: www.ac-grenoble.fr/savoie/Disciplines/Sciences/Index.htm et www. innopale.org. No Brasil: Creche Municipal Jos Marrara, em So Carlos, SP.

128

Ensinar as cincias na escola da educao infantil quarta srie

You might also like