You are on page 1of 23

Manual de Treinamento de Mestre (a) Reiki

O RIO E O OCEANO Diz-se que, mesmo antes De um rio cair no oceano. Ele treme de medo. Olha pra trs. para toda a jornada,
1

os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso atraves das florestas. atravs dos povoados, e v a sua frente um oceano to vasto que entrar nele nada mais do que desaparecer para sempre. Mas no h outra maneira. O rio no pode voltar. Ningum pode voltar. Voltar impossivel na existncia. Voc pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano que O medo desaparece, porque apenas ento o rio saber Que no se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano. Por um lado desaparecimento e Por outro lado e renascimento.
Assim somos ns. Voltar impossvel na existncia. Voc pode ir em frente e se arriscar. Coragem! Torne-se OCEANO!!! e um mestre Reikiano.

REIKI TRADICIONAL (nvel IV ou III-A) NVEL DE MESTRE Sensei *Dada a sua Sacralidade, este Nvel s do conhecimento do Mestre e do aluno que se prope a aprender. 2

Reiki o nome que se d Energia Universal de Amor Incondicional. Tem vrios nomes consoante as diferentes partes do mundo. Cada cultura elaborou nomes e formas de captao desta energia: Prana na ndia, Qi na China, Esprito antigo nas Maldivas. Na Mespotamia chamavam-lhe Ka e na Grcia Antiga tinha o nome de Pneuma. Nos nossos dias, atravs de estudos cientificos, adoptou-se o nome de bioenergia, mas os Kahoonas do Hawai continuam a charma-lhe Mana e os Judeus Nefesh... Enquanto tcnica de cura, milenar e actua pela imposio das mos, visando a harmonizao e o equilbrio pessoal. Ningum sabe ao certo as origens do Reiki. H quem fale da sua origem ser a Atlntida ou da Lemria. H ainda quem diga que as suas razes esto no Tibete profundo... Apenas se sabe, que uma arte milenar de cura, praticada desde os primrdios da Humanidade, mas que, por motivos desconhecidos, caiu no esquecimento, tendo sido redescoberta por Dr. Mikao Usui, no final do sc. XIX. A base do Reiki o Amor Incondicional, sendo essa a energia que mantm as funes do corpo, as mars dos Oceanos, as brisas das Primaveras, pois existe sobre toda a Terra, espalhando a centelha divina.
REI

significa Sabedoria Universal, a Origem, Deus/Deusa, a Chama,

Brahama.... e KI a Energia Vital do Ser. Assim, REIKI, a Energia Vital (KI) guiada pela Inteligncia Universal (REI), canalizada e aplicada de uma forma tcnica, por todos os praticantes.

Prece ao Criador
3

Pai, amparai-os necessitados, os enfermos, os desacreditados, os injustos, os teimosos, Deus Nosso Criador, colocais em vosso Universo a compreenso e o amor entre nossos irmos; Pai, dai-me sabedoria, humildade, lealdade e persistncia, para que eu seja o instrumento de vossa bondade; Pai. estou em vosso corao, e neste momento peo perdo a todas aquelas pessoas, que por um ato impensado eu tenha magoado; Pai, como bom estar com voc sempre em meu pensamento, em meu corao. Pai Nosso, que sempre est pronto para nos socorrer, coloque em minhas mos o blsamo da cura para que todos aqueles que me procurarem tenham suas dores amenizadas pela nossa energia csmica, Senhor Meu Pai, sou um humilde instrumento de vosso mestre Jesus, que tanto nos fez para nos salvar; Pai, conclamo que meus pensamentos so puros e salutar e que seja contemplado e amenizados os coraes dos necessitados que quando for mentalizado, o blsamo entrar nos vossos coraes para ser curado, Pai, que os escolhidos seja fruto de vossa aprovao; Pai, que os justos sejam fruto do vosso julgamento. Pai, que os verdadeiros cristos, sejam fruto de vossa aprovao, Pai, que nosso alto crescimento espiritual seja fruto de vossa contemplao. Pai, que a energia csmica, seja a fonte de vosso consentimento celestial. Que nosso planeta seja purificado pelos justos e verdadeiros seguidores da nossa energia universal Assim seja, assim ser Deste humilde servo de Jesus.

Sintonizao
Na abertura dos canais do estudante pra recebimento da energia Reiki. como uma cirurgia espiritual, onde so desobstrudos os dutos por onde correm a energia. 4

Durante as iniciaes, algumas pessoas visualizam cores e luzes, outras vem desenhos, algumas relembram vidas passadas, outras sentem-se cheias de luz, paz e harmonia. Quando o aluno comea a praticar, o novo agente de cura de Reiki sente pela primeira vez o calor radiante da energia reiki fluindo pela suas mos, ento percebe novas possibilidades cuja existncia ignorava. Aps as iniciaes o aluno passa por um perodo de adaptao de 21 dias a energia Reiki. O inicio pode sentir-se areo, ter sonhos muitos claros ou apresentar sintomas como por exemplo diarria, nuseas ou coriza. Se o processo tornar-se incomodo, o simples fato de realizar um auto-tratamento ou de outra pessoa, re-equilibra a energia do agente de cura e diminui as sensaes desagradveis. Dependendo do estado geral da pessoa, alguns sintomas continuam aps este perodo de 21 dias indo at o ponto onde a pessoa consiga harmonizar a sua prpria vida, este processo pode durar um ano ou mais. Receber o reiki nvel I um marco na vida de uma pessoa e, a partir desse momento, a vida muda para sempre enquanto as transformaes ocorrem, o novo agente deve precisar de algo onde possa apoiar. Os princpios do Reiki podem ajudar nesse processo de crescimento acelerando, trazendo os memria quando meditamos ou quando estamos fazendo um autotratamento. Podemos fazer no inicio do auto-tratamento ou de manh e pela noite Aps a sintonizao, no nvel I, muito importante o autotratamento todos os dias, e tambm ler a apostila que receberam. Devem reservar pelo menos 10 minutos por dia para a leitura e no chegar em casa jogar apostila em um canto e ficar s como objeto de decorao, AFINAL A CURA ESTA EM VOC e NO NO TERAPEUTA, SE VOC NO QUISER NO PODEMOS FAZER NADA. Para que se processe a cura necessrio que o receptor de reiki tenha em mente que apenas 20% do processo de cura est nas mos do terapeuta, e desses 20% o terapeuta garante que participar com seus 100%! Porm o receptor dever participar com, no mnimo, 50%, dos seus 80% de colaborao/participao! importante aconselhar aos alunos, que o nvel I apenas o despertar, mas muito importante que o aluno faa, pelo menos, at o nvel II, devido a importncia de aprender a trabalhar com o reiki programado e a distncia. Pois s no nvel II, chamado de a transformao, que o aluno/praticante comea a direcionar a sua vida e traar as suas metas, enfim ser dono de seu prprio destino, alcanando mais clarividncia Intuio e percepo.

CHAKRAS So centros energticos distribudos todo corpo e que abrangem e interligam os corpos sutis ao corpo fsico. 5

Atravs deles o corpo fsico recebe a energia vital necessria para manter seu bem estar e sade. Quando um dos Chakras est com problemas (desarmonia) ele passa a no captar energia suficiente para o corpo, o que pode ocasionar vrias doenas. Os principais Chacras so sete e so chamados de grandes Chakras. Chakra Bsico: Esta localizado na base do cccix ( final da espinha dorsal ) e relaciona-se com as glndulas reprodutoras e sexuais. por onde o corpo recebe as energias provenientes da terra. Chakra Esplnico: Esta localizado na regio do bao, do lado esquerdo do corpo. Muitos consideram como o dnamo do corpo, pois sua funo especializar subdividir e difundir a vitalidade absorvida da energia do ambiente (prana) e da energia irradiada pelo sol. Chakra Umbilical: Localiza-se no plexo solar, um pouco acima do umbigo e est ligado ao pncreas. Esta relacionado com as emoes e o energizador do sistema digestivo, o centro das emoes inferiores. Chakra Cardaco: Esta localizado no peito e est ligado glndula do timo (descrio detalhada no prximo captulo s fls. ) Este Chakra o responsvel pela irrigao energtica do corao. Ele profundamente afetado por qualquer alterao ou desequilbrio emocional, portanto, o local mais vulnervel do ser humano. Chakra Larngeo: Est localizado na garganta e esta ligado glndula tireide. o responsvel pela irrigao energtica da regio da garganta, abrangendo a boca e o aparelho respiratrio. o Chakra da comunicao da linguagem, do relacionamento. Chakra Frontal: Esta situado na fonte um pouco acima das sobrancelhas e est ligado Glndula hipfise. responsvel pela irrigao energtica da regio dos olhos. chamado de terceiro olho. Chakra Coronrio: Esta situado no topo da cabea e esta ligado a glndula pineal. o Chakra mais importante do corpo humano pois o responsvel pela irrigao energtica do crebro. Ele o canal de absoro da energia csmica.

GLANDULA TIMO- A CHAVE DA IMUNIDADE E DA ENERGIA VITAL.

No meio do peito, bem atrs do osso onde a gente toca quando diz "eu", fica uma pequena glndula chamada timo. Seu nome em grego, thmos, significa energia vital. Precisa dizer mais? Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos. Essa caracterstica iludiu durante muito tempo a medicina, que s conhecia atravs de autpsias e sempre o encontrava encolhidinho. Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescncia, tanto que durante dcadas os mdicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderiam causar problemas. Mais tarde a cincia demonstrou que, mesmo encolhendo aps a infncia, continua totalmente ativo; um dos pilares do sistema imunolgico, junto com as glndulas adrenais e a espinha dorsal, e est diretamente ligado aos sentidos, conscincia e linguagem. Como uma central telefnica por onde passam todas as ligaes, faz conexes para fora e para dentro. Se somos invadidos por micrbios ou toxinas, reage produzindo clulas de defesa na mesma hora. Mas tambm muito sensvel a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos. Amor e dio o afetam profundamente. Idias negativas tm mais poder sobre ele do que vrus ou bactrias. J que no existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes. Em compensao, idias positivas conseguem dele uma ativao geral em todos os poderes, lembrando a f que remove montanhas. O teste do pensamento Um teste simples pode demonstrar essa conexo. Feche os dedos polegar e indicador na posio de o.k, aperte com fora e pea para algum tentar abr-los enquanto voc pensa " estou feliz". Depois repita pensando " estou infeliz". A maioria das pessoas conserva a fora nos dedos com a idia feliz e enfraquece quando pensa infeliz. (Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...) Esse mesmo teste serve para lidar com situaes bem mais complexas.

Por exemplo, quando o mdico precisa de um diagnstico diferencial, seu paciente tem sintomas no fgado que tanto podem significar cncer quanto abscessos causados por amebas. Usando lminas com amostras, ou mesmo representaes grficas de uma e outra hiptese, testa a fora muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado. As reaes so consideradas respostas do timo e o mtodo, que tem sido demonstrado em congressos cientficos ao redor do mundo, j ensinado na Universidade de So Paulo (USP) a mdicos acupunturistas. O detalhe curioso que o timo fica encostadinho no corao, que acaba ganhando todos os crditos em relao a sentimentos, emoes, decises, jeito de falar, jeito de escutar, estado de esprito..." Fiquei de corao apertadinho", por exemplo, revela uma situao real do timo, que s por reflexo envolve o corao. O prprio chacra cardaco, fonte energtica de unio e compaixo, tem mais a ver com o timo do que com o corao- e nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se d a passagem do estgio animal para o estgio humano. "Lindo!", voc pode estar pensando, "mas e da?". Da que, se voc quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produo de bem estar e felicidade. Como? Pela manh, ao levantar, ou noite, antes de dormir. a).. Fique de p, os joelhos levemente dobrados. A distncia entre os ps deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e no sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada. b).. Feche qualquer uma das mos e comece a dar pancadinhas contnuas com os ns dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas. Continue entre trs e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibrao produzida em toda a regio torcica. O exerccio estar atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando tambm pulmes, corao, brnquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que j era seu e s estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrio emocional, abrao. timo, ntimo, Cheio de estmulo. Bendito Timo. Da jornalista e pesquisadora naturista Sonia Hirsch

A CRISE DE CURA DO REIKI


Depois do processo de harmonizao em cada um dos trs graus, o estudante vai sofrer um processo de purificao de 21 dias devido freqncia vibratria liberada pelos corpos fsico e etrico. Isto , a energia densa antiga forada para a superfcie e liberada. Sabemos atravs de estudos fsicos que matria slida no existe realmente e que tudo composto por energia; ento, tudo tem vibrao, mesmo rochas e minerais so feitos de energia, eles simplesmente tem urna baixa freqncia de vibrao. De uma maneira similar, padres emocionais negativos, os quais so estocados no nosso corpo fsico e etrico, tm uma menor freqncia vibracional do que as ondas de pensamento ou bolsas de energia que ns criamos quando estamos pensando em amor ou coisas positivas. Quando recebemos uma srie de harmonizaes do REIKl, a repentina amplificao da freqncia vibracional age como um disparador para colocar a caminho um processo de acelerada perda de energia negativa densa dentro dos nossos sistemas, as quais no podem mais ressoar com as finas vibraes criadas pelas harmonizaes. Como nossas vibraes so ajustadas muito rapidamente, h uma reao que permite que antigas emoes e memrias estocadas sejam liberadas, bem como um crescimento posterior adequado. Embora a mudana seja repentina, leva tempo para que os ajustes se tornem efetivos. Leva aproximadamente 3 dias para a energia se mover atravs de cada um dos 7 chakras principais. Embora a abertura dos canais de REIKI ocorra entre o centro cardaco e o centro coronrio, os centros da parte inferior do organismo so igualmente importantes e seguem atravs de um ajuste correspondente na freqncia vibratria. Alguns dos sinais tpicos visveis que voc vai notar em sua vida, como resultado do processo de purificao, incluem vrios sonhos, "sensaes estranhas", mudanas emocionais, mudanas fsicas, tais como: desintoxicao, um velho hbito ou alimento favorito que perde importncia em sua vida. Estes so apenas alguns pequenos sinais dos possveis sintomas de mudana que ocorrem em diferentes nveis dos corpos fsico e etrico. Algumas reaes podem parecer desagradveis no incio, enquanto a energia negativa est sendo liberada, mas atravs da simples palavra " sim" para cada experincia, aceitando, e no atacando, como se fosse um grande problema, este vai simplesmente desaparecer. Eu sempre sugiro aos meus estudantes, que mantenham uma agenda ou dirio, durante o processo de gravao de mudanas. Alm disso, til dar a si prprio a simples sugesto " Eu vou lembrar-me dos meus sonhos assim que acordar pela manh " e ento deixe o seu dirio na sua cabeceira, para que pela manh possa rapidamente utiliz-lo aps levantar-se. Depois de uma semana persistindo com esse processo, voc vai achar que as suas lembranas sobre sonhos, aumentaram dramaticamente. Sonhos so uma maravilhosa ferramenta para ajudar-nos a entrar em sintonia com o nosso inconsciente. Embora eles paream no ter muito sentido, ou no sejam claros no inicio, com persistncia, um padro vai comear a emergir. 10

Tambm bom, neste momento, desenvolver o habito de aplicar a si prprio o tratamento de REIKI antes de adormecer, e tambm assim que levantar-se pela manh ( aps escrever seus sonhos ). Se voc continuar a tratar-se depois que o processo de purificao estiver completo, auxiliar na continuao do desenvolvimento do processo de crescimento e, alm disso ocorrer o refinamento de sua energia Efeitos colaterais seriam, para o REIKI, as ocorrncias e reaes diversas indesejadas, mas no nocivas, que gostaramos de evitar, causadas pela ao da energia quando penetra nas partes desequilibradas do organismo do cliente, depois de uma sesso do REIKI. No h efeito colateral nocivo no REIKI, muito pelo contrario, so reaes normais e benficas Seria o mesmo que comparar a dor do nascimento de dentes em bebes, ou a dores do parto, como uma coisa perniciosa. A diferena principal entre a doena e a crise de cura, que estas tm um perodo muito curto de durao e no devem ser inibidas, pois so a sada das impurezas. Outra diferena, que apesar dos sintomas, o cliente ainda se sente bem. O REIKI atua de forma holstica, ou seja, nos corpos fsico, emocional, mental e espiritual, indo a energia para onde est o problema agudo ou crnico. Por isso, os clientes tm as mais diversas reaes durante e aps as primeiras sesses. Ao longo da sesso de REIKI, em alguns casos, o cliente pode reviver cenas, situaes e emoes reprimidas ligadas ao seu passado, facilitadas atravs da abertura do inconsciente pelo REIKI. Chamamos essa liberao de lixo psquico, de transbordamento emocional , cuja conseqncia poder ser a de uma crise de choro. H vezes em que os clientes podem ter reaes de libertao bastante intensas, desagradveis e srias. Estas so mais constantes no incio do tratamento, fazendo com que a pessoa se sinta pior do que antes dele comear. A piora temporria proporcional quantidade de material txico retido nas clulas mortas ou em mau funcionamento do corpo. A maior parte desta libertao de toxinas acumuladas vem do fgado, mas tambm da pele, bloqueios no sistema linftico, cardiovascular, pulmonar e trato gastrintestinal. O REIKI libertao, limpa tudo com grande fora purificadora, mas no fcil o corpo inteiro se desintoxicar. Comum a todas as terapias holsticas inclusive na homeopatia, essa liberao normal e saudvel de toxinas do corpo e conhecida como crise curativa (catarse); um desafio que nos mostra que devemos ir mais fundo, desintoxicando o corpo. Sem essa liberao, o trauma permanece reprimido no interior, curando apenas superficialmente e no plenamente, podendo a qualquer momento retornar o mal estar anterior. claro que nem todos os clientes a vivenciam, pois o REIKI age muito de forma muito sutil e individualmente. A severidade das reaes nos mostra o quo intoxicado o cliente realmente estava. Este processo de cura permite-lhe ficar livre para penetrar em reas totalmente novas de o prprio ser e tornando a alma e a mente mais feliz, simplesmente pela livre circulao sutil da energia que estava bloqueada. O melhor remdio para isso descansar e beber muita gua, fazer refeies leves ou uma dieta de lquidos por alguns dias. Dentro do perodo de algumas horas a, no mximo, vinte e um dias, o cliente se sentir muito melhor. Ento esteja ciente, se estiver experimentando alguma coisa desagradvel durante as sesses ou iniciaes de Reiki, que uma cura maior estar acontecendo e logo sua vida ser mais saudvel e preenchida com maior claridade e mais alegria . 11

Apenas continue a se nutrir, liberte todos os sentimentos negativos luz e permita que sua cura se complete.

INICIAES DO REIKI

Preparao do Altar
Na preparao do altar, siga sempre sua intuio. Porm, aconselhvel que o altar seja em uma mesa com toalhas limpas e claras, na qual estaro representados alguns elementos da natureza: Elemento Fogo: uma ou duas velas a qual preferir, podendo ser usada em todos os cursos at o seu trmino. Elemento gua: um copo de gua, um copo de gua com sal grosso ou uma fonte de gua. Elemento Terra: um vazo de flores, ou um cristal claro. Elemento Ar: incenso de mel ou sndalo, ou aroma de sua preferncia. Uma msica suave, de preferncia do Reiki.

CONTRAINDO O PONTO HUI YIN


O Hui Yin ou Porto da Vida ou da Morte, encontrado na parte mais baixa do tronco, entre o nus e os genitais e entre os terminais de muitos vasos sangneos e nervosos. Por ser o ponto mais baixo, costuma ter perda de energia, fora vital. Por esta razo, a contrao muscular do ponto Hui Yin essencial para no ter perda de energia, para no somatizar energia desqualificada do aluno e para a energia Reiki ir pura para o aluno e assim realizar a sintonizao de Reiki. Quando se realiza as sintonizaes, um tipo especial de alta freqncia KI, entra em seu sistema energtico e passa atravs do ponto Hui Yin, formando o grande circuito da rbita microcsmica do grande crculo sagrado. Finalmente a corrente morna fluir pelo corpo automaticamente e jorrar por meio de suas mos na cabea do receptor. 12

O ponto Hui Yin deve ser contrado suavemente durante todo o tempo que durar a sintonizao, para evitar que o Ki escape e seja desperdiado. Portanto, importante praticar essa contrao para desenvolver fora muscular nessa rea.

Postura bsica Posicione os ps paralelos, afastados, acompanhando a linha dos ombros. Os dedos devem ficar ligeiramente contrados e o peso do corpo deve ser projetado para o centro dos ps.

Relaxe os joelhos e deixe-os levemente flexionados. Mantenha as costas retas encaixando o quadril e encolhendo um pouco a barriga. Internamente, localize e contraia o ponto "hui yin", que fica no perneo, entre o nus e a vagina (ou o pnis). Os ombros devem ficar relaxados, com os braos levemente afastados do corpo. Deixe os dedos das mos ligeiramente abertos e relaxados. O queixo deve estar levemente voltado para o pescoo; os olhos, fechados ou semi-cerrados e a lngua, encostada logo acima dos dentes.

O Sopro Violeta
A Respirao Violeta tem muita importncia no organismo fsico, emocional e espiritual Com a Respirao Violeta, o Reikiano tem possibilidade de potencializar o seu campo de energia, limpar os chakras, expandir a aura. Contraia o ponto Hui Yin e coloque sua lngua no palato (cu da boca). Isto completar o grande crculo da rbita microcsmica do grande crculo sagrado. 1. Inspire, imaginando o ar na cor branca, entrando pelo chakra da coroa, fluindo pela frente de seu corpo (Canal Funcional), passando pelo ponto Hui Yin e subindo por sua espinha dorsal (Canal Governante), at o centro de sua cabea. 2. O Ki celeste entra pelo chakra da coroa no corpo do Mestre e o Ki terrestre pelo chakra dos ps. 3. Imagine que a luz branca comea a circular do sentido dos ponteiros do relgio em sua cabea e vai se tornando violeta. 4. Dentro da luz violeta, na cabea, imagine ou desenhe mentalmente o smbolo Dai Ko Myo Tibetano.
13

5. Expire o smbolo Dai Ko Myo Tibetano atravs da boca, que sair como se fosse uma esfera luminosa violeta. Conduza este smbolo com sua mo dominante, repetindo o mantra Dai Ko Myo trs vezes, enquanto toca o topo da cabea, o centro e a base do crebro.
6. Mantenha o ponto Hui Yin contrado e a lngua n cu da boca durante

todo o processo.
DAI KO MYO USADO NO SOPRO VIOLETA Este smbolo visualizado dentro da luz violeta, no centro da cabea. Flui fora da boca at dentro do chakra da coroa do aluno, com a exalao.

1 PASSO AUTO-PREPARAO
1. Desenhe na sua frente um grande smbolo DAI-KOO-MYO (Usui/Japones),

ou DAI-KO-MYO (Tibetano) repetindo o mantra trs vezes e o traga para si, como se o estivesse vestindo-o. Repita o mesmo processo tambm com os smbolos , HON-SHA-ZE-SHO-NEN, SEI-HE-KI, e CHO-KU-REI.
2. Desenhe na sua mo os smbolos e DAI-KOO-MYO (Usui/Japones) ou o

DAI-KO-MYO (Tibetano), repetindo seu mantra trs vezes, unindo as mos para potencializar os smbolos em ambas as mos e repita o mesmo processo tambm com os smbolos , HON-SHA-ZE-SHO-NEN, SEI-HE-KI e CHOKU-REI.
3. Desenhe pequenos CHO-KU-REI em cada um dos seus chakras, comeando

pelo Chakra da Raiz (Bsico) at o Chakra Coronrio.

2 PASSO PREPARAO DO AMBIENTE


1- Desenhe o smbolo com seu respectivo mantra: CHO-KU-REI em cada

canto do local onde ser o tratamento, (o canto da sada ser sempre o ltimo).
14

2- Desenhe a sua frente e mentalizando expandindo por todo o ambiente, os

smbolos com seus respectivos mantras: DAI-KOO-MYO (Usui/Japones), ou DAI-KO-MYO (Tibetano), HON-SHA-ZE-SHONEN, SEI-HE-KI e CHO-KU-REI). Pense na inteno de purificar, proteger e envolver na Luz Divina o local durante o tratamento.

INICIAES DE REIKI
A iniciao de Reiki uma iniciao espiritual e sagrada que liga o indivduo com nveis mais elevados de conscincia e fonte ilimitada de energia curativa. Ela abre o chakra coronrio, cardaco e das palmas das mos para seu uso na canalizao do Reiki. Reiki um presente o qual vem diretamente da mais alta fonte espiritual e deve, portanto ser tratado com o maior respeito. H vrias tcnicas diferentes em uso para dar iniciaes de Reiki. Todas elas so eficientes. A inteno o mais importante ao ser dar as iniciaes. O esprito do Reiki guia para que o trabalho seja levado pela inspirao e saber quais energias usar e o que fazer da sua inteno. Isso significa que mesmo que voc no consiga visualizar claramente ou de forma alguma, ou se voc no desenhar os smbolos perfeitamente, ou se voc no sentir nada acontecendo, ou se sua confiana seja baixa, isto no importa, a iniciao ir acontecer de qualquer forma, simplesmente por causa da sua inteno. As iniciaes funcionam da mesma forma que as energias do reiki funcionam. Elas fluem automaticamente para onde quer que voc tenha a inteno que elas devam ir. A iniciao se realizar onde quer que voc simplesmente simule com a inteno de iniciar um aluno no Reiki. Mantenha em mente que h poderosos guias do Reiki que estaro trabalhando com voc. Na verdade uma maneira de ver isto que eles esto fazendo a iniciao e voc simplesmente atuando como um canal. So os smbolos que vo nas mos que faz a diferena entre as iniciaes de Reiki. Isto inclui quando as mos esto no topo da cabea, bem como quando esto na frente do corao. Nas iniciaes I e II, os trs smbolos do Reiki vo dentro das mos. Na iniciao III os quatro smbolos Usui vo dentro das mos e na iniciao IV, alm dos quatro smbolos do Usui, vo dentro das mos tambm os dois smbolos tibetanos.

COMO DAR UMA INICIAO DE REIKI INICIAO DE REIKI I


PARTE I (nas costas do aluno)

1- Posicione o cliente sentado em uma cadeira com os dois ps no cho e as mos gentilmente descansadas sobre as pernas. Pea para o cliente relaxar
15

e elevar a mente e o corao at Deus. E faa voc uma orao silenciosa, pedindo ajuda de seus guias espirituais, os guias do Reiki e ajudantes e dos anjos e arcanjos. Da silenciosamente estabelea para voc mesmo e para os guias espirituais que ser uma iniciao de reiki nvel I. 1.1 Desenhe o smbolo do mestre Usui (n 4) e o n 1 no chacra das palmas das suas mos. 1.2 Desenhe o n 1 na frente do seu corpo, e no seu plexo solar, no chacra cardaco, no terceiro olho e chacra coronrio, com a inteno que eles abram para a luz. 1.3 Desenhe todos os seis smbolos no ar na sua frente, com a inteno que sua energia preencha a sala. Da proceda :
2- Posicione-se atrs do cliente e desenhe o smbolo serpente de fogo indo

desde o topo da cabea do aluno at o chcra bsico, e a, no chacra bsico, desenhe trs smbolos do Poder (n 1).
3- Mentalize um tubo de Luz Branca vindo do Altssimo Deus do Universo

at o seu chacra coronrio. Coloque ambas as mos no topo da cabea do aluno e feche seus olhos meditando brevemente para ganhar harmonia energtica com o aluno.
4- Faa a RESPIRAO VIOLETA.

Leve sua lngua ao cu da boca, contraia o ponto Hui Yin e faa o sopro violeta (lembre-se que voc deve continuar contraindo o ponto Hui Yin e continuar com a lngua no cu da boca durante todo o processo). Imagine uma poderosa Luz Branca que aos poucos se torna Azul e depois passa para o Violeta, girando no sentido horrio (para voc). Abra a suas mos e sopre dentro do chacra coronrio do aluno, imaginando o simbolo Mestre Tibetano movendo-se do meio da sua cabea, saindo com o sopro e entrando no chacra coronrio do aluno. Da imagine ele movendo-se do meio da cabea do aluno e se alojando na base do crebro. Ao mesmo tempo que ele se movimenta na cabea do aluno, repita o nome secreto do smbolo Mestre Tibetano trs vezes como mantra dizendo pela ultima vez enquanto o smbolo se aloja na base do crebro. Enquanto visualiza o smbolo se movendo, guie-o com sua mo direita. 5. Desenhe o smbolo Mestre Usui sobre a cabea do aluno enquanto repete o nome secreto dele trs vezes como mantra, imagine o smbolo se movendo para o chacra coronrio, pela cabea e se alojando na base do crebro, guiando-o com sua mo direita.
16

6. Desenhe o smbolo da Distancia HON-SHA-ZE-SHO-NEN sobre a cabea do aluno enquanto repete o nome secreto dele trs vezes como mantra, imagine o smbolo se movendo para o chacra coronrio, pela cabea e se alojando na base do crebro, guiando-o com sua mo direita. 7. Desenhe o smbolo Mental/emocional SEI-HE-KI sobre a cabea do aluno enquanto repete o nome secreto dele trs vezes como mantra, imagine o smbolo se movendo para o chacra coronrio, pela cabea e se alojando na base do crebro, guiando-o com sua mo direita. 8. Toque o ombro esquerdo do aluno como sinal para que ele levante as mos juntas, em forma de orao, at o topo da cabea. 9. Desenhe o smbolo do Poder CHO-KU-REI no ar sobre as mos. Da imagine os smbolos se movendo para dentro das mos, e da para o chacra coronrio, passando pela cabea e se alojando na base do crebro, faa isso repetindo o nome do smbolo trs vezes. Gentilmente mova as mos do aluno do topo de sua cabea, colocando as de volta em frente do corao. PARTE II (na frente do aluno) 1. V at a frente e abra as mos do aluno segurando-as com sua mo esquerda. Com sua mo direita desenhe o smbolo do Poder no ar acima das mos do aluno. Da imagine o smbolo movendo-se para dentro das mos enquanto voc repete para voc mesmo o nome secreto do smbolo do Poder CHO-KU-REI trs vezes. De trs tapinhas na mo do aluno 2. Traga as mos do aluno juntas para frente do corao. Segure as mos do aluno com as suas mos e assopre sobre as mos do aluno, descendo ao plexo solar, da subindo ao terceiro olho e cabea, voltando por cima das mos ao plexo solar e de volta s mos.
PARTE III (nas costas do aluno)

1. Coloque suas mos nos ombros do aluno e olhe para baixo atravs do

chacra coronrio e imagine que pode ver todo o caminho at o chacra bsico na base da espinha. Procure por uma bola vermelha de fogo ou imagine que exista uma l no chacra bsico. Coloque uma afirmao positiva na mente do aluno repetindo-a para voc mesmo trs vezes, com
17

a inteno de que ser aceita pelo inconsciente do aluno tal como que o amor e sabedoria divina guie a suas vida ...ou voc est curado pelo amor e luz divina.
2. Ponha suas mos juntas colocando os polegares na base do crnio. Repita

esta frase Eu agora selo estre processo com amor divino e sabedoria enquanto imagina uma porta com o smbolo do Poder nela, sendo fechada e trancada. Enquanto faz isso tenha a inteno, vontade e sentimento que o processo seja selado e completo e que o aluno agora est ligado diretamente com a fonte reiki. Ponha suas mos nos ombros do aluno com o sentimento que ambos foram abenoados com a experincia. PARTE IV (na frente do aluno) 1. V at a frente do aluno e posicione suas mos na altura da cintura com as palmas voltadas para o aluno. 2. Inspire e segure a respirao brevemente, da expire enquanto libera o ponto Hui yin e a lngua, tenha a inteno que a energia que est sendo liberada atue como beno para o aluno. Mantenha a inteno forte de que sua respirao est limpando e transmutando todas as energias negativas.
3. Pea ao aluno que, quando ele se sentir pronto, respire profunda e

lentamente e posteriormente abra os olhos e voltar para o aqui agora.

INICIAO DE REIKI I I
PARTE I (nas costas do aluno)

Note que ao dar iniciao de nvel II, voc estar colocando os trs smbolos do Reiki II nas mos do aluno, tanto quando as mos estiverem no topo da cabea e quando elas estiverem na frente. | 1. Posicione o cliente sentado em uma cadeira com os dois ps no cho e as mos gentilmente descansadas sobre as pernas. Pea para o cliente relaxar e elevar a mente e o corao at Deus. E faa voc uma orao silenciosa, pedindo ajuda de seus guias espirituais, os guias do Reiki e ajudantes e dos anjos e
18

arcanjos. Da silenciosamente estabelea para voc mesmo e para os guias espirituais que ser uma iniciao de reiki nvel II. 1.1 Desenhe o smbolo do mestre Usui (n 4) e o n 1 no chacra das palmas das suas mos. 1.2 Desenhe o n 1 na frente do seu corpo, e no seu plexo solar, no chacra cardaco, no terceiro olho e chacra coronrio, com a inteno que eles abram para a luz. 1.3 Desenhe todos os seis smbolos no ar na sua frente, com a inteno que sua energia preencha a sala. Da proceda : 2. Posicione-se atrs do cliente e desenhe o smbolo serpente de fogo indo desde o topo da cabea do aluno at o chcra bsico, e a, no chacra bsico, desenhe trs smbolos do Poder (n 1). 3. Mentalize um tubo de Luz Branca vindo do Altssimo Deus do Universo at o seu chacra coronrio. Coloque ambas as mos no topo da cabea do aluno e feche seus olhos meditando brevemente para ganhar harmonia energtica com o aluno.
4. Faa a RESPIRAO VIOLETA.

Leve sua lngua ao cu da boca, contraia o ponto Hui Yin e faa o sopro violeta (lembre-se que voc deve continuar contraindo o ponto Hui Yin e continuar com a lngua no cu da boca durante todo o processo). Imagine uma poderosa Luz Branca que aos poucos se torna Azul e depois passa para o Violeta, girando no sentido horrio (para voc). Abra a suas mos e sopre dentro do chacra coronrio do aluno, imaginando o smbolo Mestre Tibetano movendo-se do meio da sua cabea, saindo com o sopro e entrando no chacra coronrio do aluno. Da imagine ele movendo-se do meio da cabea do aluno e se alojando na base do crebro. Ao mesmo tempo que ele se movimenta na cabea do aluno, repita o nome secreto do smbolo Mestre Tibetano trs vezes como mantra dizendo pela ultima vez enquanto o smbolo se aloja na base do crebro. Enquanto visualiza o smbolo se movendo, guie-o com sua mo direita. 5. Desenhe o smbolo Mestre Usui sobre a cabea do aluno enquanto repete o nome secreto dele trs vezes como mantra, imagine o smbolo se movendo para o chacra coronrio, pela cabea e se alojando na base do crebro, guiando-o com sua mo direita.
6. Toque o ombro esquerdo do aluno como sinal para que ele levante as mos

juntas, em forma de orao, at o topo da cabea.


19

7. Desenhe o smbolo da distancia HON-SHA-ZE-SHO-NEN

no ar sobre as mos. Da imagine os smbolos se movendo para dentro das mos, e da para o chacra coronrio, passando pela cabea e se alojando na base do crebro, faa isso repetindo o nome do smbolo trs vezes. nome secreto dele trs vezes como mantra, imagine o smbolo se movendo pra o chacra coronrio, pela cabea se alojando na base do crebro, guiando-o com sua mo direita.

8. Desenhe o smbolo SEI-HE-KI sobre a cabea do aluno enquanto repete o

9. Desenhe o smbolo CHO-KU-REI sobre a cabea do aluno enquanto repete

o nome secreto dele trs vezes como mantra, imagine o smbolo se movendo pra o chacra coronrio, pela cabea se alojando na base do crebro, guiando-o com sua mo direita. 10. Gentilmente mova as mos do aluno do topo de sua cabea, colocando-as de volta em frente do corao. PARTE II (na frente do aluno) 1. V at a frente e abra as mos do aluno segurando-as com sua mo esquerda. Com sua mo direita desenhe o smbolo HON-SHA-ZE-SHO-NEN no ar sobre as mos do aluno. Da imagine o smbolo movendo-se para dentro das mos enquanto voc repete para voc mesmo o nome secreto do smbolo. Depois desenhe o smbolo SEI-HE-KI tambm no ar sobre as mos do aluno. E v imaginando o smbolo movendo-se para dentro das mos enquanto voc repete para voc mesmo o nome secreto do smbolo. E, por ultimo desenhe o smbolo do Poder CHO-KU-REI procedendo da mesma maneira dos outros dois primeiros. De trs tapinhas na mo do aluno, mentalizando seu nome secreto, cada vez que desenhar o smbolo. 2. Traga as mos do aluno juntas para frente do corao. Segure as mos do aluno com as suas mos e assopre sobre as mos do aluno, descendo ao plexo solar, da subindo ao terceiro olho e cabea, voltando por cima das mos ao plexo solar e de volta s mos.
PARTE III (nas costas do aluno)

5. Coloque suas mos nos ombros do aluno e olhe para baixo atravs do

chacra coronrio e imagine que pode ver todo o caminho at o chacra bsico na base da espinha. Procure por uma bola vermelha de fogo ou
20

imagine que exista uma l no chacra bsico. Coloque uma afirmao positiva na mente do aluno repetindo-a para voc mesmo trs vezes, com a inteno de que ser aceita pelo inconsciente do aluno tal como que o amor e sabedoria divina guie a suas vida ...ou voc est curado pelo amor e luz divina.
6. Ponha suas mos juntas colocando os polegares na base do crnio. Repita

esta frase Eu agora selo este processo com amor divino e sabedoria enquanto imagina uma porta com o smbolo do Poder nela, sendo fechada e trancada. 7. Enquanto faz isso tenha a inteno, vontade e sentimento que o processo seja selado e completo e que o aluno agora est ligado diretamente com a fonte reiki. Ponha suas mos nos ombros do aluno com o sentimento que ambos foram abenoados com a experincia. PARTE IV (na frente do aluno) 4. V at a frente do aluno e posicione suas mos na altura da cintura com as palmas voltadas para o aluno. 5. Inspire e segure a respirao brevemente, da expire enquanto libera o ponto Hui yin e a lngua, tenha a inteno que a energia que est sendo liberada atue como beno para o aluno. Mantenha a inteno forte de que sua respirao est limpando e transmutando todas as energias negativas. 6. Pea ao aluno que, quando ele se sentir pronto, respire profunda e lentamente e posteriormente abra os olhos e voltar para o aqui agora.

21

REIKI - PERGUNTAS E RESPOSTAS


01 - O que preciso fazer para receber um aplicao de Reiki ? Estar receptivo. preciso querer e aceitar a energia do Reiki. 02 - Posso receber uma aplicao do Reiki com uma roupa escura ? aconselhvel que as roupas sejam de cores claras e confortveis, mas se for o caso de estar com roupas escuras, no tem problema, porque a qualidade do Reiki ser a mesma. 03 - Qual a origem da energia do Reiki ? A origem do Reiki " Divina " e " Universal ". 04 - Eu vou sentir alguma coisa quando estiver recebendo aplicao ? Depende, existem pessoas mais sensitivas que nesse momento pode visualizar luzes coloridas, lugares, enquanto que outras nada vem, apenas sentem a paz e o bem estar que o Reiki promove em cada um que recebe esta energia fantstica. 05 - Qual a religio que mais combina com o Reiki ? A base de toda as religies cultural e antropolgica. O Reiki, por trabalhar com a Energia Vital, que natural e inerente a todo ser vivo, independe de religio ou crena. 06 - Todos podem receber aplicao do Reiki ou somente quem est doente ? O Reiki e para todos, tambm muito aconselhvel para quem no esta doente, porque estar agindo na causa das doenas, antes dela atingir o corpo fsico. O Reiki equilibra e harmoniza o nosso corpo em qualquer estagio. 07 - A aplicao do Reiki em bebes diferente ? Sim, o Terapeuta precisa estar consciente que aplicao em bebes precisa ser mais branda, mais leve, ou seja, no deve ser da mesma forma que aplicado em adulto. O bebe com 6 meses j podem ser iniciado no Reiki, com o consentimento dos pais. 08 - Ser preciso o toque fsico pra receber a aplicao de Reiki ? O Reiki no Shiatsu, que precisa de toque, para fazer uma aplicao, as mos do terapeuta podem estar, no mnimo a uns 2 cm do receptor, ou pode haver o toque, afinal, para alguns, o toque muito reconfortante, A vai da intuio do transmissor na hora da aplicao. 09 - O Reiki pode ser usado tambm em objetos ? Onde tiver um ponto de energia h vida e, assim, o Reiki chegara nesse ponto. 22

Exemplo: a gua que refrigera o motor, a gasolina que provoca a combusto e faz o motor movimentar-se. O meu ponto de vista simples: tem energia ? tem vida ? Ento o Reiki chegara. 10 - Quem ou o que no nosso corpo recebe a energia reiki? As molculas, minsculos pontos de energia de vida. Nosso corpo no composto de molculas? Uma aparelho detrito / eletrnico sem fios e circuitos que conduzem a energia, esses conduites so como nossos meridianos, eles esto conduzindo a energia eltrica que so tomos, a inicio de tudo. 11 - Gostaria de fazer o curso de Reiki. necessrio procurar um Mestre? Somente um Mestre pode fazer a sua iniciao. Se algum disser para voc que pode fazer o Reiki lendo alguns livros, est enganado. Reiki no didtico e existe a necessidade do aprendizado individual do mestre para aluno e ter as iniciaes em cada nvel . 11 - Qual o preo do curso ? O valor de um curso Reiki, independente do seu nvel. Esse valor vai depender do Mestre que voc procurar. No existe tabela de preos no Reiki. 12 - No primeiro nvel, j poderei fazer aplicaes ? Sim. Aps a sua primeira iniciao, voc j poder fazer aplicaes. 13 - Quando poderei fazer aplicao distancia ? Somente quando for iniciado no nvel II, onde voc recebera os dois smbolos necessrios para fazer aplicaes a distncia. Nesse nvel, aprender as noes mais complexas de espao e tempo para trabalhar com tratamentos distncia. 14 - Qual tempo que precisarei esperar de um nvel para outro ? O tempo ideal de um nvel para outro de 21 dias, mas primeiramente, existe a necessidade de voc comear a vivenciar o Reiki. Conhecer como essa energia fantstica trabalhar em voc. Sentir o Reiki circulando em seu corpo. 15 - Porque devo fazer o nvel III, se j no nvel II posso enviar o Reiki distncia ? S nesse nivel voc ter 100% da energia reiki nas mos. No III - A , voc receber a inicializao do quarto smbolo, que o responsvel pela sintonizao espiritual com o Universo, amplificador dos outros trs smbolos j recebidos. Isso quer dizer que voc far o seu tempo, no existindo mais necessidade dos 3 minutos para o nvel I e 2,5 minutos para o nvel II. Lembrar que apenas no nvel IV ou III - B, voc iniciado mestre, podendo ento transmitir toda a beleza dessa energia na sua essncia. Iniciar Reikianos uma ddiva para o mundo que vivemos, porque quando mais Reikianos, mais Reiki o nosso planeta receber e ele precisa muito dessa Energia Universal

23

You might also like