You are on page 1of 10

Universidade Federal de Uberlndia

FACULDADE DE GESTO E NEGCIOS

Curso de Ps-Graduao em Gesto Pblica

A MEDIAO
no discurso e pelo discurso que os conhecimentos so elaborados. (Machado,1999, p. 56)

Um mediador por excelncia um agente de mudana, capaz de intervir nos processos cognitivos do aluno ou mediado. Ele no s orienta contedos, como tambm propes estratgias capazes de promover o pensamento de anlise, sntese, comparao, relaes, entre outras ferramentas importantes para a promoo do aprendizado (SOUZA, DEPRESBITERIS, MACHADO, 2004).

O pensamento nos ensina a viver e con-viver. O pensamento no uma ao nica, isolada, compacta, que d margens especialmente s operaes intelectuais e cognitivas. Revela-se como um caminho aberto, livre e solto por onde transitam muitas atividades mentais (...)

Assim, esperamos que o papel do tutor v alm da simples orientao de contedos, mas sobretudo promova o nosso aluno a pensar sobre o que est se ensinando. E para que o aluno seja capaz de desenvolver esta habilidade, Metacognio, importante que o tutor medie o aprendizado. Mas como fazer isto?

A mediao para Feurstein um ato de interao entre o mediador e um mediado. O indivduo por intermdio de um terceiro, algum, que serve de mediador entre ele e o meio ambiente ou estmulo, atua de forma planejada, selecionando, organizando o aparecimento do estmulo, de acordo com a situao estabelecida por ele e com a meta de interao desejada.

Dessa forma, partimos do pressuposto que para haver aprendizado fundamental a figura do tutor, um terceiro, agindo de forma planejada e intencional sobre os estmulos ou objetos de aprendizagem, fazendo questionamentos, capazes de promover a habilidade de pensar sobre o que se est aprendendo. Com isso, esperamos que o tutor: Seja um parceiro na aprendizagem do aluno; Observe o comportamento do aluno, avaliando-o e favorecendo seu progresso, sua melhoria no pensar; Instaure uma relao de ajuda e no de sancionamento, de coero; Organize o contexto de uma atividade proposta pelo professor regente, imaginando e propondo situaes-problemas adequadas.

Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

Diante disso, acreditamos que a mediao consiste no:


comportamento do professor que se coloca como facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com disposio de ser uma ponte entre o aprendiz e sua parendizagem- no uma ponte esttica, mas uma ponte rolante que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos (MASETTO, 2000, p.144-145).

O dilogo permanente com o aprendiz ou aluno, utilizando de perguntas orientadoras; a construo de situaes problemas e desafios propostos ao aprendiz; e a reflexo sobre o que se aprende, criando conexes entre o conhecimento adquirido e a realidade, so alguns dos fatores que caracterizam a Mediao.

Quando falamos em Mediao, no podemos deixar de mencionar os 12 critrios de mediao propostos por Feurstein (1994) a serem adotados pelo mediador capazes de enriquecer o desenvolvimento do pensamento: 1. Mediar a Intencionalidade e Reciprocidade: o mediador deve ser capaz de criar um relacionamento com o mediado, atravs da interao virtual. Ela est presente quando o professor faz perguntas, d devolues aos alunos sobre suas colocaes e produes, problematiza o contedo com o objetivo de colocar o pensamento do aluno em movimento e, tambm, quando estimula os alunos a dialogarem entre si sobre suas atividades. 2. Mediar a Transcendncia: o mediador deve ser capaz de colocar o aluno em situao de reflexo, levando-o a aprender a partir de suas prprias experincias tanto quanto com as dos outros, para promover a aquisio de princpios, conceitos ou estratgias que possam ser generalizadas para outras situaes. A transcendncia possibilita ao indivduo o desenvolvimento de princpios, conceitos e estratgias que podem ser generalizados e transferidos a outras situaes. Alm disso, o sujeito amplia sua compreenso de mundo atravs das relaes que estabelece entre as diferentes atividades e contedos, estabelecendo a conexo entre tais relaes. 3. Mediar o significado: o mediador deve ser capaz de atribuir valor e relevncia ao que se esta sendo estudado pelo aluno. importante encorajar o mediado a buscar significados nas coisas que faz e estabelecer esse sentido com outros e com o meio. Dar significado apresentar as situaes de aprendizagem de forma relevante para o sujeito, de maneira que o mesmo se envolva ativa a emocionalmente na tarefa. Para o mediador realizar esta modalidade de interao com o sujeito, torna-se necessrio apresentar as situaes de aprendizagem, procurando despertar o interesse do indivduo, debatendo com ele a importncia e a finalidade das tarefas propostas e os processos mentais envolvidos na soluo das mesmas. 4. Mediar o sentimento de competncia: o mediador deve ser capaz de reafirmar e realar a capacidade do aluno para que estabelea a sua confiana mo enfrentamento de desafios posteriores.

Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

5. Mediar a regulao e o controle do comportamento: O mediador deve ser capaz de ensinar o mediado a controlar sua impulsividade, pois ela atrapalha a capacidade de avaliao das situaes e o pensamento lgico. Com a presena do mediador, o mediado pode ser encorajado a dar-se um tempo para pensar, antes de manifestar a resposta, seja ela atravs da fala, de gestos ou por escrito. Esta atitude dar ao sujeito uma certa segurana frente a qualquer deciso a ser tomada. 6. Mediar o comportamento de compartilhar: o mediador deve promover discusses em grupo, para que o aluno sai do seu prprio eu e compartilhe conhecimentos, trocas de experincias e afetividade. O aluno deve saber discutir suas idias e aceitar o ponto de vista do outro. 7. Mediar a diferenciao individual e psicolgica: O mediador deve ser capaz de aceitar respostas diversas, encorajando o pensamento independente, arrojado e original. 8. Mediar a busca planejada para o alcance dos objetivos: o mediador deve conduzir o aluno a explicitar seus objetivos e analisar os meios que sero utilizados para alcan-lo. O mediador apia na construo de objetivos, orienta como alcan-lo, avalia e rev todo o processo e constri novas estratgias se necessrio. 9. Mediar o desafio: o mediador deve conduzir o mediado para ousar e perseverar em algo difcil, ajudando-o a superar o medo desconhecido e adquirir resistncia para se manter em situaes que proporcionam desequilbrio. 10. Mediar para a automodificao: o mediador deve proporcionar ao mediado momentos de autoreflexo, orientando-o cem elementos que podem ser melhorados. 11. Mediar o otimismo: o mediador deve ser capaz de desenvolver com o mediado uma perspectiva positiva sobre problemas e obstculos, somente assim, ele ter uma viso ampla para a busca de solues. 12. Mediar o sentimento de pertencer: o mediador deve promover o sentimento de acolhimento para com o mediado, pois o ser humano um ser social, necessitando estar em grupo, qualquer que seja ele. Sentindo-se acolhido possvel estabelecer uma relao, condio essencial para o processo de mediao. Para concluirmos, verifica-se que a mediao est presente quando o professor faz perguntas, d devolues aos alunos sobre suas colocaes e produes, problematiza o contedo com o objetivo de colocar o pensamento do aluno em movimento e, tambm, quando estimula os alunos a dialogarem entre si sobre suas atividades (NADAL e PAPI, 2007).

Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

Registre suas impresses: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Agora que tal praticarmos!

Atividade de Frum

Para Floyd e Fowler (2002), h muitos estudos quantitativos que so chamados de Survey. No entanto, Survey so pesquisas que apresentam as seguintes caractersticas: O objetivo da pesquisa produzir estatsticas, descrevendo algum aspecto da populao. O principal mtodo de coleta de dados o questionrio aplicado s pessoas. As informaes so coletadas de amostras da populao.

A partir das colocaes acima, se posicione, no Frum, respondendo e opinando sobre: Para que tipo de problema a pesquisa Survey mais indicada; A importncia da amostra na pesquisa Survey; Como tornar uma pesquisa espontnea, por exemplo, pesquisa realizada pela internet, atravs do correio eletrnico, representativa? E em que momentos prefervel usar o censo a uma amostra da populao? Construa aqui suas intervenes no frum a partir dos 12 princpios de Feurstein: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

Gostou e quer aprofundar seus conhecimentos? Ento, sugiro que leia algumas referncias indicadas abaixo:

Souza, A. M. M., Depresbiteris, L., & Machado, O. T. M. A mediao como princpio educativo: as bases tericas de Reuven Feuerstein. So Paulo: SENAC, 2004

NADAL, B. G; PAPI, S. O trabalho de ensinar: desafios contemporneos. In: NADAL, B. G. (Org.). Prticas pedaggicas nos anos iniciais: concepo e ao. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2007.

MASETTO, M. T; MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas: Papirus, 2000.

A MEDIAO E AS VRIAS FERRAMENTAS DO EAD


A seguir abordaremos o papel do tutor nas mediaes de fruns, chats, wikis entre outras ferramentas utilizadas no EAD. Ao mediar um frum o tutor dever: Abrir o frum incentivar e propor questes desafiadoras para provocar a iniciativa da participao ativa do aprendiz; Intervir e mediar as contribuies em prol do conhecimento, assegurando que a discusso no fuja do foco; Incentivar a participao no frum, promovendo maior interatividade entre os membros e dando significado ao aprendizado; Oferecer feedbacks para promover o sentimento de competncia no aprendiz; Promover questionamentos que envolvam os participantes a avanarem na discusso de modo mais profundo; Encerrar o frum, sintetizando as principais contribuies alcanadas. Eis alguns exemplo de feedbacks e perguntas que podem ser utilizadas nos fruns para provar o conhecimento: O que voc usaria para sustentar sua argumentao se algum duvidasse dela? O que voc quer dizer com isto? Por favor, explique seu ponto de vista. Baseado em que voc defende esta idia? Perguntas para promover a ampliao da discusso: Fulano, como a sua contribuio se encaixa no que Jos contribuiu? Como a sua contribuio se relaciona com o que a maioria do grupo colocou? Sua idia contradiz ou sustenta o que estamos dizendo? Como a essa contribuio pode ampliar o que j foi dito? Que outros assuntos relacionados ao tema no foram abordados? Comente-os.
Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

Perguntas para promover a sntese da discusso: Quais foram as idias mais importantes que surgiram dessa discusso? Quais foram os pontos comuns levantados nas contribuies de vocs?

PLANEJAMENTO DO TRABALHO DO TUTOR NO EAD

Como passam os dias, dia a dia, E nada conseguido ou intentado! Como, dia aps dia, os dias vo, Sem nada feito e nada na inteno! Um dia vir o dia em que j no Direi mais nada. Quem nada foi nem no dir nada.

Fernando Pessoa, 1921

Prezado tutor, perceba se possvel fazer uma relao entre este pequeno poema e o planejamento do trabalho de tutoria.

PLANEJAMENTO DE ENSINO
Pelo planejamento o homem organiza e disciplina a sua ao, partindo sempre para realizaes mais complexas e requintadas. Assim tambm acontece nos mais variados campos da atividade humana. Para a obteno de xito, o planejamento se impe como medida bsica. O juiz que preside um julgamento prepara de antemo quais as aes que praticar na corte de justia; o mdico que realiza uma interveno cirrgica prev sua ao compatibilizando-a com as normas da tcnica mais adequada ao caso; o viajante tem sua previso feita para cada etapa da viagem a ser realizada; a dona de casa planeja como administrar o lar. Disso tudo, conclumos que o planejamento um conjunto de aes coordenadas entre si, que concorrem para a obteno de certo resultado desejado.

Dessa forma, o tutor para o exerccio efetivo de sua atividade planeja suas atividades ao longo da semana, bem como o planejamento de uma atividade de Chat, frum, entre outros.
Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

O planejamento requer que se pense no futuro. composto de vrias etapas interdependentes, as quais, atravs de seu conjunto, possibilitam pessoa atingir os objetivos. a base para a ao sistemtica.

O tutor que planeja, concretiza suas decises, num plano bem definido e coerente, ter sempre mo o roteiro seguro da marcha a seguir e das providncias a tomar no seu devido tempo, relacionando todos os pormenores de sua atuao com os objetivos traados.

Que tal pensar na sua rotina de trabalho. Procure estabelecer plano dirio de trabalho. Escreva aqui!

Distribua seu tempo, ao longo destas atividades, de tal forma que no ultrapasse s 20h semanais de tutoria. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

Eis o que sugerimos para voc! O quanto seu planejamento est diferente do que propusemos para voc? Adapte-o se for necessrio!

ATIVIDADES NA SEMANA DO TUTOR

Seg. Ter. Quar. Quin Sex. Sb

Total

Dom de horas 1. Inicio de um Mdulo e Abertura de fruns (geralmente as atividades no esto todas postadas na 2 feira) Tire uma hora para verificar as atividades postadas na semana e abrir os fruns necessrios 2. Checar emails internos e fruns de notcias no x AMBIENTE DE TUTORIA e SECRETARIA. Utilize no mximo 30 minutos por dia para realizar esta atividade 3. Caf virtual. Abrir um tpico toda semana, apresentando notcias informais, compartilhando saberes e experincias: uma letra de msica, uma poesia, um pensamento, etc. Este um espao para promover a AFETIVIDADE, elemento fundamental no EAD. 4. Entrar em contato com os alunos, COMUNICANDO o incio de mais uma semana de atividade, solicitando a participao e informando horrio de chat. 5. Realizar Chats com os alunos em dias e horrios diferentes, para sanar as dvidas de atividades. Estabelea pelo menos 2 horrios, caso sua turma tenha mais de 20 alunos. Grave os chats e post no Frum de Chats, para os alunos que no puderam participar assistam-no. 6. Mediar os fruns. Interagir e mediar os fruns, de x x x x 2h x x 2h x 0,5h x 1h x x x x x 3h x 1h

Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

maneira a instigar os alunos participao. O ideal 1 mediao para cada 4 ou 5 colocaes. Utilize 30 minutos por dia 7. Orientar os alunos a finalizarem as atividades. Postar comentrios, feedbacks afim de melhorar a atividade, desde que esteja dentro do prazo de avaliao. Cabe a coordenao do curso definir a necessidade ou no de estender o prazo. 8. Finalizar as correes de atividades postadas ao x longo da semana e lanar notas e feedbacks para cada aluno. 9. Fazer o fechamento da semana. Informar no Frum x de notcias como foi o desempenho da turma durante a semana em cada atividade. Mostrar os aspectos positivos e as possveis melhorias. 10. Ler e acompanhar os contedos propostos pela disciplina. Defina uma hora, todo dia, para realizar as leituras propostas pelo professor. TOTAL DE HORAS 20 h x x x x 4h 1,5h 2 x x x 3h

E, para finalizar, vale a pena recordar as atribuies do Tutor a distncia: Primeiramente, estabelecer um contrato de trabalho pedaggico com os cursistas e cumprilo; Participar das atividades de capacitao e atualizao promovidas pelo curso e instituio. Realizar as atividades propostas nos mdulos e trazer dvidas para as capacitaes; Cumprir a proposta pedaggica do professor; Mediar as atividades discentes, acessando a plataforma Moodle; Promover a autonomia de aprendizado no aluno; Promover o crescimento do aluno, a partir de feedbacks e perguntas instigantes pontudas nas atividades; Estabelecer contato permanente com aluno e mediar as atividades discentes, no prazo mximo de 24 horas; Abrir frum e encerrar frum de atividades; Mediar chats propostos pelos professores e ou coordenadores; Abrir frum de dvidas; Mediar, no mnimo, 2 vezes cada atividade postada pelo aluno;
Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

Motivar e incentivar o aluno a participar das atividades sncronas e assncronas propostas pelo professor; Posicionar a coordenao de tutoria sobre alunos desinteressados, alunos com problemas de aprendizagem, dvidas em relao s atividades, entre outras; Colaborar com a coordenao do curso na avaliao dos alunos; Corrigir atividades a partir das chaves de correo e gabaritos disponibilizados pelos professores; Participar do processo de avaliao da disciplina sob orientao do professor responsvel; Elaborar relatrios de acompanhamento dos alunos e encaminhar a coordenao de tutoria. Para o exerccio efetivo da atividade necessrio que voc, tutor: Comunique-se de forma clara e precisa Goste de estudar e trabalhar em equipe Apresente autonomia de aprendizado Domine informtica Saiba utilizar as regras de netiqueta para se comunicar no ambiente de virtual Tenha acesso a internet com banda larga Tenha disponibilidade de 20 horas semanais para as capacitaes e mediaes aos cursistas. Por fim lembre-se que voc est se comunicando a distncia, portanto procure fazer-se claro. Mantenha uma atitude profissional, sem, contudo mostrar-se muito impessoal. O aluno produz mais e se mantm no curso se tiver ao seu lado um tutor que o motive, instigue e o oriente na conduo de suas atividades.

A Educao o caminho essencial para a cidadania. (Luzia Alves de Carvalho)

Profa. vora Mandim Ribeiro Naves - Coordenadora de Tutoria Gesto Pblica

You might also like