You are on page 1of 4

JORNAL DA

NMERO 01 JUL - 2011

GREVE
COMANDO NACIONAL DE GREVE

A GREVE CONTINUA!
Protesto durante palestra do secretrio da SESU - Goinia-GO

Adeso dos novos servidores o difeerencial da nossa greve Caminhada na SBPC - Goinia-GO

Histrico das falsas negociaes


No acordo da greve em 2007, ficaram pendentes alguns pontos para negociao no perodo ps-greve com reunies previstas logo depois da assinatura do acordo. Ficaram pendentes a racionalizao dos cargos, a mudana dos percentuais e da estrutura do incentivo qualificao e reajuste dos benefcios, conforme resultado dos estudos do GT-Benefcios, institudo no mbito do MEC. Ficou pendente, tambm o aperfeioamento da carreira. A FASUBRA foi s reunies previstas e l apresentou e discutiu toda a pauta, atuando em duas frentes: a mesa aberta no Ministrio do Planejamento e na Comisso Nacional de Superviso da Carreira, no Ministrio da Educao. Diversas reunies ocorreram durante trs anos, at que em outubro de 2010 o governo deu sua resposta: no tinha condies de fechar acordo, pois estava terminando o governo. Por outro lado, o governo faria todo o memorial das negociaes para o prximo governo, e afirmou que o novo governo teria um prazo at abril para propor alteraes no oramento, por tratar-se de novo governo, sendo o perodo de janeiro at abril propcio para fechar negociao. Retomamos as reunies em 2011. Acertamos uma agenda de trs reunies com o governo para discutir a pauta. A primeira reunio foi adiada acumulando discusso para a segunda, realizada em 24 de maio, com os t e m a s : r a c i o n a l i z a o , a n e x o I V, reposicionamento dos aposentados e VBC. Nessa reunio o governo tratou a FASUBRA com total descaso, sem apresentar uma proposta, e problematizando o que apresentamos, da mesma forma que fez nos quatro anos anteriores. Essa postura levou a Direo da FASUBRA a tirar uma posio unnime de exigir do governo repostas efetivas pauta na prxima e ltima reunio, ou defenderamos a greve na plenria marcada para o dia 6 de junho. Nessa reunio, na qual estava prevista a discusso de benefcios e aes judiciais, o governo, atravs do secretrio de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva, transformou a reunio em uma discusso sobre a questo da greve. O secretrio, ento, remarcou a discusso sobre benefcios para o dia 7 de junho e garantiu que, com ou sem greve, a reunio ocorreria, reafirmando que o governo sempre se disps a negociar com ou sem greve. O Ministro da Educao chamou a FASUBRA para reunio no dia da plenria e apresentou documento sugerindo que suspendssemos o indicativo de greve, sem apresentar nenhuma proposta concreta. A greve foi deflagrada e o governo rompeu com sua palavra, no recebendo os trabalhadores no dia 7, mantendo-se at hoje na intransigncia de no receber os trabalhadores.

Contra o congelamento salarial!


Segundo o projeto, os gastos com a folha de pessoal para o exerccio financeiro do ano seguinte no podero ultrapassar o valor do exerccio anterior, acrescido o percentual do IPCA (ndice Nacional de Preos aos Consumidos Amplo), que mede a inflao, mais 2,5% ou o aumento do PIB, o que for menor. Assim, se aprovado, seria impossvel realizar gastos para abertura de concursos, reajustes e aumentos salariais, correes na carreira, etc. bom lembrar que, se ocorrer agora o que aconteceu em 2009, quando o resultado do PIB foi negativo, o crescimento vegetativo da folha salarial seria invivel. O PLP 549/09, que inclui os arts. 71-A e 71-B na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n. 101/2000), impede no mbito de todo o funcionalismo (dos trs poderes, nas trs esferas de governo) qualquer aumento de gastos, num perodo de 10 anos, com o servio pblico (obras, infra-estrutura, reformas e folha de pagamento) superior aos limites estabelecidos nos artigos. Ns, tcnico-administrativos em educao, em conjunto com os demais SPFs, precisamos combater este projeto com todas as foras. Se no o fizermos, quaisquer direitos que reivindicarmos que impliquem em um aumento superior ao previsto na LRF ser ilegal. E no somente para ns: para todas as categorias de servidores pblicos. Precisamos estar unidos contra o desmonte do Estado!

Histrico das Greves


1993 foi instituda a Gratificao por Atividade Executiva GAE, gratificao de 160% aplicada ao salrio base. 1998 e 2000 tivemos greves de cunho poltico por conta do plano Bresser, que visava a privatizao das universidades pblicas. Foram as greves unificadas da educao que conseguiram manter as universidades pblicas e gratuitas. Obrigou o governo a pagar a ao dos 28,86%. 2001 o governo de FHC transformou a GAE na GDAE, uma gratificao varivel de acordo com a avaliao de desempenho. Esse modelo de gratificao penalizava os aposentados. Foi um modelo que o governo conseguiu implementar em diversos setores do servio pblico. A greve conseguiu reverter e ainda incorporou a GAE ao salrio base, e reabriu concursos para os hospitais. 2003 o governo Lula logo, nos seus primeiros dias enviou, ao Congresso a Reforma da Previdncia, criando teto e idade mnima para as aposentadorias no servio pblico e criando a figura da previdncia complementar. Toda a categoria do servio pblico reagiu com uma forte greve unificada. Tal greve conseguiu algumas regras de transio para os trabalhadores que j estavam no servio pblico. 2004 depois de muitas promessas aos trabalhadores nas greves anteriores, foi negociada, durante a greve, a Lei 11.091/2005, que institui o PCCTAE. 2005 depois do governo afirmar na mesa que no teria recursos para a segunda etapa da carreira, entramos em mais uma greve. O governo apresentou uma proposta que atendia parte da categoria, porm exigiu que sassemos da greve para somente assim negociar. A categoria no aceitou a chantagem do governo e foi para o confronto que durou 100 dias. 2007 greve por reajuste na nossa tabela. Houve uma reestruturao salarial e aumentou-se os percentuais para os incentivos qualificao para algumas classes, e ressarcimento das despesas com auxlio-sade. Ficou parte da pauta pendente, o que discutida at hoje.

O assdio moral e os trabalhadores em estgio probatrio

As mobilizaes tm uma adeso grande dos novos tcnico-administrativos em todo o Brasil. A liberdade de se organizar para defender seus direitos garantida pela Constituio Federal. O ato de aderir greve no pode ser utilizado para demitir o trabalhador em estgio probatrio. Neste momento, imprescindvel utilizarmos todas as formas de luta para avanarmos em nossas conquistas; temos que enfrentar em cada universidade e em todos os setores as presses que utilizam o estgio probatrio para enfraquecer a greve. A greve um direito e no podemos esquecer que somos a categoria com menor piso salarial do Poder Executivo. Os novos trabalhadores esto atuando de forma organizada, e em algumas universidades liderando a luta. A

disposio uma resposta s polticas do governo contra os direitos do trabalhador, a exemplo do PL 1992/2007, que institui o regime privado de previdncia complementar, e a agresso sociedade brasileira com a proposta de privatizao dos hospitais universitrios. As repreenses feitas aos trabalhadores em estgio probatrio para que no participem da greve podem ser classificadas como assdio moral, uma vez que a participao na greve no poder influenciar na avaliao do trabalhador (conforme jurisprudncia pacfica no Supremo Tribunal Federal). Os tcnico-administrativos em educao precisam saber que a adeso greve, em estgio probatrio ou no, permitida e conforme reiteradas decises judiciais.

Cuidado: o governo desengavetou o PLP 248!


O PLP 248/98 uma ameaa garantia constitucional de estabilidade no emprego. O projeto define normas para avaliao de desempenho com carter punitivo aos servidores. A estabilidade no emprego garante segurana ao trabalhador para o desempenho de suas funes. Mais uma vez o governo faz confuso entre o pblico e o privado, como se a Administrao Pblica e o Estado fossem uma grande empresa com metas de desempenho que, se no cumpridas, geram a demisso do servidor. Aos olhos do governo, o nico culpado pela m prestao de servios somos ns. Sabemos que a prpria Administrao que no garante aos servidores o ambiente adequado para o desempenho de suas funes com qualidade, agilidade e eficincia. Agora, na tentativa de se eximir da culpa, a nova ordem a demisso de servidores para enxugar o aparato estatal j deficiente. Embora o governo diga que no concorda com O PLP, s acreditaremos quando ele for retirado da pauta do Congresso!

Este jornal uma publicao do Comando Nacional de Greve da FASUBRA Sindical. Comisso Editorial: Comando Nacional de Greve. Diagramao: Edson Lima - UFRN, Rafael de Oliveira Calada - UFCSPA. Tiragem dessa edio: 40.000 exemplares

EDITORIAL

AS BASES DECIDIRAM: A GREVE CONTINUA!


No dia 13/07 o CNG da Fasubra, com base na resoluo da maioria das assembleias nas universidades, decidiu por 58 votos a favor, 2 contra e 33 abstenes que a greve deve continuar. Essa votao nas assembleias e no Comando Nacional se deram porque a categoria sabe que o documento apresentado pelo governo continha somente a exigncia de sairmos da greve. Outra vez o documento enviado pelo governo NO APRESENTOU NENHUMA PROPOSTA CONCRETA sobre nossa pauta. Os servidores, que deram um voto de confiana ao governo em maro quando no deflagraram a greve confiando nas reunies agendadas, alm de ficarem sem resposta, viram o governo agilizar a aprovao de medidas no Congresso, em grande parte projetos de privatizao e desmonte do servio pblico, em especial a MP 520. Por tudo isso, no dia 6 de junho a greve foi deflagrada, e deve ser mantida e radicalizada. Nunca houve conquistas sem greve. O passo rumo vitria a UNIDADE DA CATEGORIA, que ao longo da histria da Federao soube debater as divergncias tticas, mas soube acatar a deciso soberana das bases. Assim foi conquistada a carreira, a paridade/integralidade entre ativos e aposentados, os reajustes salariais, os concursos, a estabilidade no emprego e tantos outros direitos. Sendo assim, o Comando Nacional de Greve decidiu produzir um jornal para nivelar as informaes e orientaes de nossa Federao e da nossa luta. Situao poltica favorvel para seguir na greve O CNG entende que o momento poltico propcio para a greve, pois est evidente para toda a classe trabalhadora que existe muito dinheiro para reajuste e aumento salarial. vergonhoso vermos o BNDES oferecer 4 bilhes (um valor que quase atenderia nossa reivindicao de piso salarial de 3 salrios mnimos, abrangendo mais de 150 mil trabalhadores) para o empresrio Ablio Diniz fundir duas empresas. So pagos mais de 250 bilhes anuais em dvidas a banqueiros. Em contrapartida, so gastos 12 bilhes para o custeio das universidades federais. Essa inverso de prioridades leva o governo Dilma a querer privatizar os Hospitais Universitrios em carter de urgncia. A presidenta foi eleita prometendo erradicar a misria, mas inicia seu mandato cortando 50 bilhes do oramento (desses, 3 bilhes s da educao); concedeu mseros 6% de reajuste ao salrio mnimo; anunciou o congelamento salarial dos servidores - em contraponto, o reajuste da Chefe do Executivo foi de 133%, e o reajuste dos deputados de 62%. Essa a escolha de prioridades na poltica do governo: sacrificar a populao mais pobre e destruir o servio pblico. No congresso e no executivo h uma farra dos gastos pblicos para enriquecer mais e mais corruptos e empresrios. So as obras faranicas do PAC, da Copa e das Olimpadas que provam para onde vo o dinheiro que pagamos em impostos. Por isso, existem dezenas de categorias pelos estados em greve, em especial na educao, com ou sem o apoio de seus dirigentes sindicais. So greves fortes, radicalizadas, que esto arrancando suas reivindicaes, mesmo que parciais. O que fazer? Nossa categoria comea a ser contagiada pelas fortes greves pelo pas e pelo mundo afora. A greve nas universidades est na vanguarda e est influenciando outros setores do funcionalismo federal, como o Sinasefe - Sindicato dos Servidores em Educao Bsica, Profissional e Tecnolgica, que abrande os Institutos Federais de Educao Tecnolgica e as escolas federais - que j aprovou deflagrao de sua greve para agosto. Na busca da vitria, devemos procurar todas as categorias em luta para unific-las, constituindo coordenaes comuns das mesmas pois temos problemas semelhantes e nossa fora aumenta quando nos unimos. Devemos procurar nos estados e no DF, urgentemente, reunio com setores da educao federal (Sinasefe e Andes) para construirmos lutas, atos de rua pelos estados e caravanas nacionais j na primeira quinzena de agosto. Devem ser discutidas com os DCEs as lutas comuns nas universidades, pois a juventude historicamente foi aliada nas nossas lutas. Devemos ampliar esforos para fortalecer nossa greve. Cada ato marcado pelo CNG seja nas ocupaes das reitorias, na mobilizao dos trabalhadores dos HUs, nas passeatas e manifestaes nas ruas, seja bloqueando ou retardando a efetivao das matrculas se bem cumpridos pelas entidades de base, ter um efeito nacional que ajudar na abertura real de negociaes. preciso alertar a todos que mesmo com unidade e com entrada de outros setores do funcionalismo federal em greve, no est garantido que alcanaremos nossas reivindicaes. H uma queda de brao com o governo Dilma e com o Congresso Nacional, comprometidos com a destruio do Servio Pblico, por meio de privatizaes e arrochos salariais. S h uma sada: a derrota da poltica deste governo. H no CNG uma certeza de que, se no lutarmos, os piores projetos contra o funcionalismo se tornaro realidade. Teremos nossos salrios congelados por 10 anos (PLP 549); teremos regras de demisso de servidores (PLP 248); teremos privatizados nossos hospitais (PL 1749); e a nova gerao que ingressou a partir de 2003 ter que pagar muito mais para a previdncia privada (PL 1992). Sendo assim, este comando orienta seguir em greve e intensificar as lutas pelos estados e em Braslia!

Somos uma s categoria!


Com o documento do governo pedindo que suspendssemos a greve para negociar, houve forte polmica na categoria a partir da divergncia das correntes. As assembleias debateram o assunto. Ao final, 22 assembleias aprovaram a manuteno da greve e 18 decidiram pela suspenso temporria. A divergncia um legtimo direito de qualquer setor ou entidade de base, porm, esta fase passou: a maioria preferiu a continuidade da greve. Sendo assim, a histria da FASUBRA nos ensina que todos devemos acatar a deciso maioria da categoria. Foi com essa unidade que obtivemos vitrias ao longo de muitas greves. Recebemos no CNG comunicado de alguns sindicatos que encerraram a greve porque defendiam que era correto confiar na promessa do governo. Por isso, o Comando Nacional orienta que os sindicatos que aprovaram suspender a greve retomem o movimento, pois somos uma s categoria! Quem sai fragiliza a nossa luta e fortalece os projetos do governo. O Comando Nacional se dispe a visitar os sindicatos nas assembleias (inclusive custeando a viagem) para debater a posio da maioria das universidades e mostrar a todos da importncia de nossa unidade. UNIDOS SOMOS FORTES!

CNG reunido reafirma deciso das bases em continuar a greve

HOSPITAIS UNIVERSITRIOS NA MIRA DA PRIVATIZAO


No apagar das luzes do ltimo dia do governo Lula (31/12/2010) foi assinada a Medida Provisria 520/2010, que autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares EBSERH. A empresa ser de direito privado e ficar responsvel por gerir todos os hospitais universitrios. Aps derrubada no Senado por decurso do prazo regimental para votao, a MP 520 retornou para apreciao no Congresso sob outra forma: a PL 1749/11. A Presidenta Dilma, no conformada com a derrota, solicitou regime de urgncia para tramitao do respectivo PL, deixando a classe trabalhadora e a sociedade civil organizada com curto prazo para derrubar o projeto outra vez. Os pontos mais graves do projeto esto intimamente ligados com a poltica de privatizao do governo. Durante o governo Lula os concursos pblicos para os HUs visaram apenas preencher as vagas de aposentados vacncias decorrentes de bitos, sem que houvesse aumento efetivo no quadro de pessoal dos hospitais. Isso levou as fundaes de apoio das universidades a contratarem e cederem mo de obra celetista, desqualificando o quadro de pessoal pela alta rotatividade no emprego. Pesa, ainda, a terceirizao de servios realizados pelos hospitais, via contrato de prestao de servios. Os HU's vm perdendo o carter pblico: j so mais de 26 mil trabalhadores celetistas e terceirizados, de um total de mais de 70 mil trabalhadores. Os HU's realizam, gratuitamente e com qualidade, mais de 40 milhes de procedimentos de mdia e alta complexidade anualmente pelo Sistema nico de Sade. Com o PL 1749, os hospitais, sob a gerncia da EBSERH, podem contratar entidades fechadas de previdncia complementar. O atendimento, antes restrito ao SUS, agora ser disputado pelas bilionrias empresas que vendem planos de sade. Isso reduz a autonomia dos Conselhos de Sade, limitando o controle social sobre os hospitais. Algum tem dvida de quem ter prioridade para atendimento mdicohospitalar? O governo j foi questionado inmeras vezes pelo TCU quanto legalidade da contratao de pessoal celetista pelas fundaes de apoio e da contratao de pessoal via contrato de prestao de servios (terceirizao). Como soluo simples, prope a privatizao HUs: na mira da privatizao dos hospitais, fere a autonomia universitria, o diminuindo o espao dos estudantes da princpio da indissociabilidade do ensino, universidade pblica dentro dos hospitais. Alm pesquisa e extenso, a qualidade da formao dos disso, os trabalhadores sero submetidos futuros profissionais de sade e a extino da avaliao de desempenho, sob a superviso da contratao pelo RJU. EBSERH - o controle da universidade sobre os A qualidade do SUS depende de seus trabalhadores ser mnimo. trabalhadores, que precisam ter assegurados A criao da EBSERH , na atualidade, a vnculo permanente com o hospital e com a maior afronta aos usurios e trabalhadores do universidade para exercer suas atividades com Sistema nico de Sade, pela privatizao, pela segurana e responsabilidade objetiva, garantindo precarizao, pelo desmonte do servio pblico, a prestao de servio pblico gratuito e por violar o princpio da autonomia universitria e qualificado concomitantemente com o pela clara tentativa, por parte do governo, em desenvolvimento do ensino, pesquisa e extenso implementar, atravs desta empresa, controle de universitrias, indispensveis para a formao de gastos com sade. Sade direito de todos e profissionais qualificados na rea da sade. dever do Estado!Avida no tem preo! As vagas de residncia mdica e estgios curriculares obrigatrios passaro a ser disputadas CONTRA A PRIVATIZAO DOS HU'S! por estudantes de universidades particulares, CONTRA O PL 1749/11

O PL 1992/07 mais um duro ataque do governo federal (Lula e Dilma) contra a previdncia dos Servidores Pblicos Federais, pois tem um forte carter financeiro, limitando o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores ao teto do Regime Geral de Previdncia Social, hoje no valor de R$ 3.689,66. O projeto acarreta ainda uma inaceitvel desigualdade entre homens e mulheres, futuros aposentados por invalidez, servidores em atividade perigosa e insalubre, entre outros, uma vez que o regime de capitalizao proposto pelo projeto no leva em conta nenhum desses fatores. No modelo proposto, leva-se em conta apenas o tempo de contribuio quanto menor for o tempo, menor ser o valor recebido quando da aposentadoria. Para exemplificar a perversidade do projeto, suponhamos um servidor que recebe R$5.000,00. Caso venha a adoecer e necessite aposentar-se por invalidez, ter garantido uma parte seus proventos proporcionais aos R$3.689,66 do RGPS e a parcela restante de sua aposentadoria ser definida, em linhas gerais, pelo valor total da contribuio ao regime complementar dividido por sua expectativa de vida. Se o servidor, suponhamos, tem apenas 4 anos de tempo de contribuio ao regime, seu provento ser irrisrio se comparado ao valor de sua remunerao quando estava na ativa. Ou seja: melhor morrer!

Aposentados: PL 1992/07: A PREVIDNCIA EM XEQUE Ativos na luta


Lembramos: direitos constitucionais no podem ser retirados por lei ordinria. Podemos citar o exemplo de uma professora do ensino fundamental que tem o direito de se aposentar com proventos integrais com 25 anos de contribuio. Porm, pelo regime de capitalizao, como a professora (mulher) contribuir menos tempo do que o professor (homem), o benefcio daquela ser consideravelmente reduzido e isto se aplicar em todas as carreiras do Estado, incluindo juzes e etc. Outra pssima caracterstica do PL 1992/07 que o mesmo est baseado em contribuio definida, mas com pagamento de penso indefinida, pois tudo depender do tamanho da poupana do servidor(a) vs. a expectativa de vida do mesmo. Portanto, o trabalhador sempre saber com quanto contribuir, mas nunca saber o quanto ir de fato receber na sua futura aposentadoria. Enfim, o projeto demonstra claramente a opo do governo em desmontar toda a previdncia do servidor publico federal. Este descalabro teve incio na Reforma da Previdncia de 2003, durante os primeiro dias do Governo Lula. Portanto, no podemos aceitar passivamente o desmonte do nosso regime prprio de previdncia pblica, pois vivemos um governo que fez uma clara opo pela direita e est vendendo todo o Estado brasileiro num forte e definitivo vis neoliberal. Os aposentados tm sido as principais vtimas da maioria dos governos neoliberais. Basta vermos quantos pases esto impondo reformas previdncirias, obrigando-os a trabalhar mais, receber menos. Em caso de invalidez, o prejuzo ainda maior, pois perdem direitos de carreira. Na base das Universidades, este setor um dos mais participativos, e sua atuao junto com os ativos decisiva para manter a paridade/integralidade a toda a categoria. Nesta greve um dos pontos centrais o REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA. Cerca de 10 sindicatos conseguiram aprovar nos Conselhos Universitrios o reposicionamento, porem s cinco universidades pagaram, pois o governo bloqueou no SIAPE a execuo das deliberaes dos conselhos. Isto uma afronta autonomia das IFES e um ataque aos aposentados que deram suas vidas para ajudar a construir a educao. Com a Instruo Normativa n 7 o governo ameaa, agora, que os aposentados devolvam os reposicionamentos recebidos. Por isso, mais do que nunca, os aposentados devem ter participao ativa nos comandos locais de greve, nas assembleias, e se somarem s lutas da greve. Que continuem aprovando o reposicionamento nos Conselhos Universitrios! Que o governo respeite a autonomia das universidades!

You might also like