You are on page 1of 6

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE CAMPINAS DIREITO

A inverso do nus probatrio na relao mdico-paciente.

Philipy dos Santos Ruinho

Campinas 2011

2
INTRODUO

A relao jurdica mdico-paciente , indubitavelmente, de natureza contratual. Entre estes sujeitos o contrato firmado a partir do momento em que marcada a consulta. A partir da j se presume valendo os nus e bnus da relao contratual entre eles. Este trabalho analisar as relaes entre mdicos e pacientes , fazendo seu enquadramento ao Cdigo de Defesa do Consumidor, j que entendem serem prestaes de servio, geralmente como obrigaes de meio, as existentes entre estes dois sujeitos. Entende-se que o paciente hipossuficiente em relao ao mdico por desconhecer as tcnicas mdicas e estes muitas vezes no terem o acesso a todas as informaes acerca do acompanhamento/tratamento ao qual foram submetidos, pois, ficam estes em posse do mdico ou instituio para o qual trabalham, seja na rea pblica ou privada. Desta forma, sero abordados conceitos e caractersticas basilares da relao mdico-paciente, ser definido o instituto do nus da prova, bem como, sua exceo prevista, neste caso, pelo CDC e todos analisados segundo a tica do Cdigo de Processo Civil. Atravs da pesquisa bibliogrfica sero analisadas as obras com melhor enquadramento a esta linha de pesquisa da qual so referncias, como por exemplo, Stoco(2001), Oliveira(2008), Salamancha(2008), Gama(2006) e Ferraz(2008). Diante disto ser concludo o momento no qual deve haver o requerimento por parte do paciente ao beneficio da inverso, qual o momento adequado para deferimento e delimitao da prova, quais as hipteses que autorizariam ao juiz a onerao do mdico a produzir provas em favo r do paciente e quais tipos de prova o paciente no pode se esquivar de produzir , estabelecendo critrios para a aplicao do benefcio nos casos entendidos como obrigao de meio e de resultado. Contudo, este trabalho contribuir para tornar mais justa a distribuio da carga probatria, trazendo ao s processos jurdicos que envolvem mdicos e pacientes, uma proximidade de vislumbrar da mais conclamada e almejada justia.

3
Tema: nus probatrio. Assunto: A inverso do nus probatrio na relao mdico -paciente.

1.

PROBLEMATIZAO

correto o paciente esquivar-se do nus probatrio, beneficio concedido pela aplicao do CDC nas relaes medico -paciente, sem que seja analisado se o mdico tem a possibilidade de provar o fato alegado pelo paciente na inicial?
2. JUSTIFICATIVA

Pretendo atravs desta pesquisa estabelecer critrios para a aplicao da inverso do nus probatrio e verificar no caso concreto, quais as situaes nas quais ele deve ser deferido pelo juiz. Delimitando at que ponto o paciente hipossuficiente em relao ao mdico e quais os casos que este obrigado a produzir provas para o paciente. Analisar-se- os casos de obrigao de meio (relaes mdicas comuns) e obrigao de resultado ( cirurgias plsticas) e como seria a aplicao do CDC nestes casos.
3. OBJETIVOS

Objetivo geral:

Este trabalho apresentar atravs de uma abordagem crtica, conceitos acerca da inverso do nus da prova na relao mdico -paciente.
Objetivos especficos:

No primeiro captulo definirei as relaes mdico-paciente e porque se enquadram no Cdigo de Defesa do Consumidor, abordando seus conceitos e caractersticas segundo as obras mais atuais acerca da temtica. Em um segundo momento sero expostos os conceitos bsicos de nus probatrio, com enfoque na legislao do Cdigo de Processo Civil, j que este o responsvel pelos ritos a serem seguidos na esfera cvel.

4 Dando continuidade aos conceitos bsicos que sero introduzidos nesta pesquisa, para melhor elucidao da temtica aos no familiarizados com o tema, explicarei o instituto da inverso do nus da prova previsto no Cdigo de Defesa do Consumidor e o porqu de sua existncia . No quarto captulo, adentrarei na discusso principal, sendo esta sobre o momento no qual deve ser deferida a inverso do nus e a delimitao da prova na qual o mdico ser incumbido de trazer aos autos, assim como, a juntada do pronturio mdico. Sobre os limites do beneficio da inverso do nus da prova e sobre a capacidade do mdico, ru nestas relaes, para produzir certas provas, pois, em alguns momentos, impossvel para o mdico a produo delas, como por exemplo, que a eficcia da cirurgia foi comprometida pelo paciente, devido este no seguir rigorosamente procedimentos ps-cirrgicos como o repouso.

4. y

HIPTESES

uma faculdade do juiz o deferimento deste beneficio quando vislumbrar em um caso concreto a necessidade de inverter o nus. um direito da parte que deve ser concedido a qualquer momento e no sendo deferido, caracteriza cerceamento de defesa. O juiz deve analisar se o onerado (mdico) na inverso, tem a possibilidade de produzir a prova, ou basta o hipossuficiente no ter meios para provar; Quando ocorre a inverso do nus nos fatos constitutivos, o mdico obrigado a produzir provas, mesmo que estas venham a ser prejudiciais a ele, se o paciente no tiver meios para produzi -las?

5. Fundamentao terica
STOCO, Rui. Responsabilidade civil e sua interpretao jurisprudencial: doutrina e jurisprudncia . 5 Ed. So Paulo: RT, 2001. SALAMACHA, Consuelo Taques Ferreira. Erro Mdico - Inverso do nus da Prova. 2 Ed. Jurua, 2008.

5 OLIVEIRA, Mariana Massara Rodrigues . Responsabilidade Civil dos Mdicos - Repensando a Natureza Jurdica da Relao Mdico Paciente , Jurua, 2008. GAMA, Andr Couto e. Relaes de Consumo Entre Mdico e Paciente. Impactus: 2006. FERRAZ, Octavio. Responsabilidade Civil da Atividade Mdica no Cdigo de Defesa do Consumidor . 1 Ed. Campus Elsevier: 2008. DIDIER JR, Fredie, BRAGA, Paula Sarno e OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil. Direito Probatrio, Deciso Judicial, Cumprimento e Liquidao da Sentena e Coisa Julgada . v. 2. 2 Ed. Salvador: Jus Podivm, 2008

http://jus.uol.com.br/revista/texto/4939/inversao -do-onus-da-prova-no-cdc

Inverso do nus da prova no CDC momento processual e adequao aos princpios constitucionais e processuais -

Elaborado em 01/2004. Atualizado em 03/2004. Pgina 1 de 2 Georges Louis Hage Humbert

http://jus.uol.com.br/revista/texto/5507/a-aplicabilidade-do-codigo-de-defesa-doconsumidor-ao-contrato-de-servicos-medicos-e-a-responsabilidade-civil-dele-decorrente

A aplicabilidade do Cdigo de Defesa do Consumidor ao contrato de servios mdicos e responsabilidade civil dele decorrente

Elaborado em 05/2004. Pgina 1 de 2 J. Miguel Lobato Gmez

6. Metologia de pesquisa:
Pesquisa bibliogrfica atravs de autores que dissertam sobre a temtica em questo .

You might also like