You are on page 1of 3

Headbangers, punkrockers, posers e outros bichos

Autora: Maura Dias Disponvel em: http://revistavixe.com.br/?p=1246 Eu no gosto de chocolate. No gosto, juro. Acho enjoativo, doce demais, sei l. No gosto. Se voc um choclatra como 97,3% das pessoas que eu conheo, j est preparando uma bela resposta, um que-absurdo-ela-s-pode-estar-mentindo, est em choque, estarrecido, mas como que pode no gostar de chocolate? Bem vindo ao mundo do roqueiro. Ele simplesmente no entende como que pode existir algum no universo que no gosta de rock, ele fica embasbacado com a insistente existncia do Exaltasamba, ele no consegue evitar um espasmo muscular toda vez que ouve a expresso happy rock sair de uma boquinha pr-adolescente com oclinhos vintage na cara. Ele tem a plena certeza que o rock o nico estilo musical que vale a pena, uma f absoluta, mesmo (que eu vi poucos cristos terem). Para ele, o rock uma religio. Voc j ouviu falar na expresso Deus do Metal? Pois . O cara arruma briga com qualquer um que prefira qualquer gnero a rock. Minto. O cara arruma briga com qualquer um que no tenha adorao pelo rock. Eles desistem de uma mulher se ela gostar de pagode.

O idolatrado Deus Metal (www.umsabadoqualquer.com)

Pois bem. O roqueiro, meus amigos, o ltimo baluarte da contracultura. (Ou no, como diria Cartano Zloso.) Ele o ltimo dos fs que permanece ouvindo os mesmos CDs e vestindo as mesmas camisetas desde a adolescncia. Claro que tem uns Glam Rock que ele guarda s porque vintage mesmo, mas ele ainda pra tudo para ouvir o Black Album do comeo ao fim. Ele vive num mundo digital, cheio de estmulos, possibilidades e downloads, ele poderia escolher o caminho largo, poderia intitular-se ecltico e curtir um pop de vez em quando. Ele poderia baixar um CD do Los Hermanos e dizer que indie. Ele poderia curtir Maria Gad, vai, que seja. Mas no. Ele permanece firme. Ele s vai a micareta e forr universitrio em casos extremos de insistncia dos amigos, e fica l de cara amarrada e reclamando de tudo o tempo todo. Se bobear ele vai com a camiseta do Iron. Enfim, o roqueiro nada mais do que aquele cara que era feio e esquisito na escola, que acabou se juntando com outros do mesmo gnero e percebeu que era muito mais interessante ter amigos leais do que ser o bonito. E olha que pra ser roqueiro tem que ter disposio, tem que ter habilidade (j diria Mc Cru). Ele sabe tudo, ele tem todos os discos, ele discute detalhes com os amigos Keith Richards, afinal, cheirou ou no cheirou as cinzas do pai? Se voc quiser saber sobre o rock, ele vai te explicar tudo, sempre com uma lgrima de emoo reprimida no canto do olho. Como se no bastasse, ele tambm tem tempo de curtir RPG, Senhor dos Anis, HQ, Big Bang Theory e/ou outro elemento qualquer do universo nerd. E, ao contrrio do que voc pensa, ele no um ser duro e mal-educado (esse o Cowboy, ou sertanejo universitrio ou o que quer que isso signifique). A maioria dos roqueiros que eu conheo so doces, educados, inteligentes e divertidos. Eles se fazem de dures, mas (isso eu li em algum lugar) a essncia do metal , na verdade, de baunilha. Pode ser que voc no entenda como algum pode gostar dessa barulheira a tal ponto. Acontece que o rock to fascinante e sedutor, que existe at gente que finge que gosta s pra ser cool (ou que gosta de verdade mas no to disciplinado. Como eu, por exemplo). E se voc quer ver um roqueiro invocar todas as foras do inferno (a vai ser pra valer) voc pintar as unhas de preto, meter um kajal no olho, colocar uma cala skinny

com All Star, um coletinho e tirar uma fotinho com pose mame-tenho-atitude e jogar no Orkut. No tem coisa mais irritante que um poser. E o roqueiro to fissurado que acaba ficando meio preconceituoso. Olha que lindeza o Julio, que teve uma atitude totalmente metal, subversiva, foi a um programa totalmente pop-comercialoide-pagando-de-democrtico e jogou na cara de todo mundo que era tudo um grande fingimento. At ele foi chamado de poser. O fato que o ser humano morre de medo do diferente. Roqueiros, bossas novas, indies, sertanejos-universitrios-ou-seja-l-o-que-isso-quer-dizer, pagodeiros, todos eles dizem que o outro est errado. Mas claro que, ns, roqueiros, estamos certos. Afinal, como vov j dizia: isso msica do Demo, minha filha! Voc, que no curte rock, ou curte Evanescence achando que rock, v para o cu. Porque ns vamos todos para o inferno, j que vamos encontrar todos os nossos amigos l e, principalmente, porque open bar.

You might also like