You are on page 1of 16

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

Seminrio: Bsico em Photoshop para Fotgrafos Realizao: Fotoclube Cmera & Luz Palestrante/Autora: Lilian Vinhas
ESSA APOSTILA ABORDA OS SEGUINTES ITENS: Introduo: Por que tratar nossas fotos? Iniciando 1) Como utilizar a rea de Trabalho - Como voltar o layout para a configurao original (Reset Pallete Locations) 2) Utilizao de camadas (Layers) para proteo da imagem original 3) Como desfazer uma ao (History) O fluxo bsico de trabalho para tratamento de fotos 1) Neutralizar cores atravs do comando MATCH COLOR - NEUTRALIZE 2) Ajuste de Nveis (Levels) para corrigir subexposio ou superexposio e alterar o contraste 3) Uso do Balano de cores (Color Balance) para corrigir ou intensificar cores 4) Saturao de cores (Saturation) 5) Recuperar sombras e altas luzes (Shadows / Highlights) 6) Nitidez (Sharpen) mtodo Unsharp Mask 7) Rotao e Redimensionamento (Rotate e Scale) - proporo da imagem 8) Redimensionamento (Resize): resoluo, pixels, centmetros e sua relao com a impresso das fotos. 9) Salvar a imagem: Save e Save As / Arquivos JPEG, TIFF E PSD Caractersticas Introduo Edio Criativa de Fotos 1) Modos de mesclagem de camadas (Blendings) / Opacidade 2) Converso para preto-e-branco Mtodo Desaturate e Gradient Map 3) Cuidados ao usar as ferramentas do Photoshop (ajustes no-destrutivos e posterizao) Sugestes de temas para serem pesquisados a fim de avanar os estudos em Photoshop 1) Ferramentas e tcnicas de seleo e mscaras (Lasso, Pen Tool, Quick Mask, dentre outras) 2) Canais de cores / Teoria das cores / Edio de canais / Diferena entre RGB, CMYK, LAB COLOR. 3) Distort, Skew, Perspective ferramentas de correo e ajuste de formas 4) Remoo de elementos indesejveis (Patch Tool, Clone Stamp Tool, Spot Healing Tool) 5) Montagem de pginas de fotos - Composites 6) Mtodos avanados para converso para Preto-e-Branco 7) Anlise do Histograma 8) Ajustes avanados em cores (Selective Color, Curves) 9) Arquivos RAW o que so, como edit-los e trat-los e os programas disponveis 10) Tratamento de imagem em 16 bits / Uso de perfis de cores no tratamento de imagens. 11) Gerenciamento de cores, da tela do computador para a impressora com fidelidade de cores. 12) Uso de Actions para automatizar aes no Photoshop 13) Efeitos criativos: simulando cross process, simulando filtro difusor, simulando foto envelhecida. 14) Plugins para Photoshop

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

Fontes de pesquisa na internet Em Portugus: obs: a maioria dos sites em portugus mescla aulas sobre o uso do photoshop para edio de fotos e tambm para criao de imagens (desenhos) e outros efeitos no relacionados fotografia. O ideal fazer uma busca por tutoriais em portugus no Google sobre o assunto desejado ou ento perguntar a respeito em fruns de fotografia. Imasters (procurar seo Photoshop) http://www.imasters.com.br Web Tutoriais (seo Photoshop) http://www.webtutoriais.com

Em Ingls (a maioria conta com tutoriais em vdeo) Photoshop TV http://www.photoshoptv.com/ PhotoWorkShop.com http://www.photoworkshop.com/ Planet Photoshop http://www.planetphotoshop.com/ The Russel Brown Show http://www.russellbrown.com Layers Magazine http://www.layersmagazine.com/

Introduo: Por que tratar nossas fotos? As fotos digitais no saem da cmera prontinhas como acontece com as fotos em pelcula. Normalmente nas primeiras falta contraste, nitidez e principalmente aquele algo mais especial que tanto encanta na fotografia analgica. Quem trabalha com filme pode escolher entre diversos tipos de mdia para expressar com mais intensidade a mensagem fotogrfica (pelculas em pb com os mais variados contrastes e granulaes, negativos coloridos que produzem diferentes cores caractersticas, cromos vvidos e intensos). J na fotografia digital ficamos presos a um sensor e a cartes de memria que geram um resultado em que, a princpio, no possvel interferir, a no ser pela ps produo ou por algum perfil predefinido na cmera, o que tambm no deixa de ser edio. por isso que todo fotgrafo que trabalha com digital deve saber como editar suas fotos, assim como todo fotgrafo de analgica deve explorar as possibilidades que os filmes e filtros lhe proporcionam. A grande vantagem da era digital que muito da ps edio que no mundo analgico s era possvel dentro do laboratrio de revelao e ampliao e a que poucos fotgrafos tinham acesso, hoje em dia acessvel a todos atravs de um computador e um programa de edio. Inclusive, muitas ferramentas existentes nestes softwares foram inspiradas por tcnicas comumente utilizadas em laboratrio. O Photoshop apenas um destes softwares, sem dvida o melhor e o mais caro de todos, mas h outros que permitem ao fotgrafo digital ter seu pequeno laboratrio, at mesmo gratuito, dentro de casa. A coisa mais importante que a ps edio permite ao fotgrafo nem tanto corrigir a sua imagem, mesmo porque isso poderia ser feito por um terceiro, mas sim permitir que ele continue criando mesmo aps o clique e que esse tratamento reforce aquilo que ele desejou transmitir atravs da sua fotografia. Para ns, que enxergamos a fotografia como Arte, isso essencial. Em uma exposio, preciso que cada uma das fotos contenha o algo mais que no se encontra nas fotografias corriqueiras, realizadas sem qualquer preocupao. Alm do essencial da fotografia, composio e exposio, a sensibilidade e a tcnica precisam ser aplicadas tambm na maneira como a sua obra ser apresentada ao pblico, fazendo com que o tratamento valorize ainda mais todo o seu trabalho e sua inteno no momento do clique.

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

INICIANDO 1) Como utilizar a rea de Trabalho Note que as paletas so arrastveis e podem ser ativadas, esticadas e fechadas da mesma forma que em outros programas do windows. Alm disso, uma paleta s vezes aparece em conjunto com outras, que podem ser acessadas atravs de abas.

Para acrescentar uma paleta rea de trabalho entre em WINDOW e selecione a que desejar. Como voltar o layout para a configurao original Se voc acidentalmente fechou uma paleta que estava usando ou no sabe onde ela est, ou se sua rea de trabalho ficou muito bagunada, s voc entrar em WINDOW WORKSPACE RESET PALLETE LOCATIONS e a rea de trabalho voltar ao padro inicial automaticamente.

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

2) Utilizao de camadas (Layers) para proteo da imagem original Com uma imagem aberta v paleta Layers, clique com o boto direito sobre a layer BACKGROUND e depois em DUPLICATE LAYER. Voc pode fazer as alteraes que desejar nesta layer (observe se ela est selecionada na paleta) para preservar a imagem original, o que tambm til para ajustar a OPACIDADE do efeito que voc aplicar na imagem de cima. Por exemplo: duplique a layer de uma foto e v em IMAGE ADJUSTMENTS DESATURATE. Voc removeu as cores da imagem de cima. Agora, na paleta LAYERS, clique em OPACITY (na setinha aps o 100%) e mova o boto. Observe que, conforme voc o move, a layer de cima mostra ou oculta a imagem de baixo.

Ao final do tratamento, na paleta LAYERS clique com o boto direito em na camada de cima e selecione a opo FLATTEN IMAGE, para transformar as duas layers e uma s, j com o efeito final aplicado. 3) Como desfazer uma ao (History) Se voc aplicou um efeito ou ao sobre uma layer e no gostou do resultado, basta acessar a paleta HISTORY, que contm uma lista dos ltimos comandos realizados e clicar sobre aquele que deseja desfazer. Automaticamente, o seu trabalho voltar para o estado anterior aplicao daquele comando. Se desejar desfazer TODAS as aes de uma s vez, na mesma paleta, clique sobre a miniatura de sua foto, que aparece no incio do History. Todas as aes, desde a abertura do documento, sero canceladas.

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

O FLUXO BSICO DE TRABALHO PARA TRATAMENTO DE FOTOS 1) Neutralizar cores atravs do comando MATCH COLOR NEUTRALIZE s vezes uma foto aparece com predominncia de determinados tons. Por exemplo, uma foto sob luz de tungstnio (lmpadas incandescentes) tende a aparecer com todas as cores meio amareladas, e fotos sob luz fluorescente com cores azuladas. s vezes tambm as cores saem incorretas por causa de erro no White Balance (Balano de Branco) da cmera digital. Quando isso acontece, a soluo usar o seguinte comando no Menu do Photoshop: IMAGE ADJUSTMENTS MATCH COLOR. Ir aparecer uma caixa de dilogo e voc deve marcar a caixinha NEUTRALIZE. Note que automaticamente o tom indesejado removido da imagem. s vezes a falta dele deixa a foto com cores esquisitas, por isso voc pode mover a barra deslizante FADE para diminuir ou aumentar a intensidade do efeito. D ok para finalizar. OBS: Os outros comandos dentro desta mesma caixa servem para outras finalidades mais avanadas que no sero tratadas neste seminrio.

2) Ajuste de Nveis (Levels) para corrigir subexposio ou superexposio e alterar o contraste Esta uma das ferramentas mais utilizadas no Photoshop e uma simplificao da ferramenta Curves, que no ser tratada neste Seminrio por ser bem mais complexa, embora o objetivo seja semelhante ao da ferramenta LEVELS. Com esta ferramenta voc pode ajustar a luminosidade da sua imagem e tambm o contraste da mesma. V no menu IMAGE ADJUSTMENTS LEVELS e mova os trs botes (branco, cinza e preto) at chegar ao ponto desejado por voc em sua imagem. Com ela voc pode corrigir fotos muito claras (at certo limite) ou muito escuras tambm. Cuidado apenas para no danificar a imagem (veja mais detalhes no ltimo tpico desta apostila).

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

3) Uso do Balano de cores (Color Balance) para corrigir ou intensificar cores Esta ferramenta tambm serve para voc ajustar as cores da sua foto, para que elas tendam para determinada cor ou para neutraliz-las. Caso voc tenha usado o comando MATCH COLOR para neutralizar as cores de uma imagem e o resultado no foi o esperado, voc pode tentar fazer o mesmo usando o COLOR BALANCE. Entre em IMAGE ADJUSTMENTS COLOR BALANCE e v movendo os controles deslizantes at chegar no tom desejado. Note que voc pode escolher puxar os tons do ciano pro vermelho, do magenta para o verde e do amarelo para o azul (normalmente o mais utilizado para corrigir tons de luz incandescente e fluorescente). Alm disso, embaixo voc tem as opes de tratar os meios-tons (MIDTONES), as altas luzes (HIGHLIGHTS) e as sombras (SHADOWS) da imagem. Mexa nos controles selecionando cada uma das opes para compreender o funcionamento desta ferramenta. D OK ao final para aplicar o efeito.

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

4) Saturao de cores (Saturation) Esta ferramenta intensifica ou diminui as cores da sua imagem. V em IMAGE ADJUSTMENTS HUE/SATURATION e mova a barra deslizante SATURATION. Observe como as cores da imagem ficam mais fortes ou mais fracas, dependendo da direo para a qual voc leva o marcador. Os comandos HUE e LIGHTNESS no sero tratados neste seminrio. Dica: Use essa ferramenta sem exagero ao saturar cores, j que as fotos podem ficar pouco naturais se aplicado em excesso.

5) Recuperar sombras e altas luzes (Shadows / Highlights) s vezes uma foto no est toda escura, s em algumas partes (sombras), e voc pode usar esse comando para tentar recuperar informaes ou clarear estas partes da imagem. Por outro lado, tambm pode usar o mesmo comando para escurecer as reas muito claras da imagem. Esse tipo de situao acontece muito quando se usa flash em um local muito escuro, o meio da foto aparece bem iluminado (at demais, s vezes), mas as bordas e o fundo ficam totalmente escuros, resultando em uma foto irregular e por vezes desagradvel. O comando Shadows/Highlights ajuda a atenuar este efeito. V em IMAGE ADJUSTMENTS SHADOWS/HIGHLIGHTS e observe como a imagem j se modifica. Mexendo nos controles deslizantes voc pode ajustar a intensidade do efeito. O controle Shadows clareia os pontos escuros e o controle Highlights escurece os pontos claros da imagem. Se quiser ter mais controle sobre o efeito, marque a caixa SHOW MORE OPTIONS, que vai mostrar mais barras para ajustes finos destes efeitos. Mexa nestes controles observando a imagem, at obter a tonalidade desejada, dando OK para aplicar o efeito. DICA: Use esta ferramenta em uma layer duplicada da imagem original, assim voc pode ajustar a opacidade do efeito para conseguir um tom mais natural.

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

6) Nitidez (Sharpen) mtodo Unsharp Mask Normalmente as imagens digitais saem da cmera sem muita nitidez, e o Photoshop conta com filtros para solucionar este problema. V para FILTER SHARPEN UNSHARP MASK. Os controles deslizantes AMOUNT e RADIUS servem pra ajustar a intensidade do efeito. Algumas pessoas deixam o RADIUS EM 1 e ajustam o AMOUNT at 150. O Threshold serve para suavizar o efeito, e normalmente deixado no nvel 3. Esses nmeros podem ser parmetros para voc no incio, mas no so uma regra. D ok para aplicar o efeito. DICA - Use o BOM SENSO pra escolher a quantidade do efeito que deseja aplicar. O que significa isso? Que no adianta nada aplicar s um pouco e no ver diferena e tambm no adianta colocar muito e estragar a foto (se voc colocar muita nitidez isso vai gerar um halo ao redor da imagem, destruindo os pixels). Alm disso, dependendo do tamanho da foto, a quantidade de nitidez a ser aplicada varia tambm. Para ver se a foto est bem ntida e se no est sendo danificada, ao aplicar o efeito use o zoom da imagem que aparece sobre os controles deslizantes e observe como a foto fica antes e depois (basta apertar o mouse sobre a imagem para que ela mostre o antes, soltando-o, ela mostra a imagem aps a aplicao do efeito). DICA 2 Existem inmeras outras formas de aplicar nitidez em uma imagem, pesquise tutoriais a respeito na internet e ver que, se no estiver satisfeito com os resultados do Unsharp Mask, certamente encontrar outra tcnica que lhe agrade.

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

7) Rotao e Redimensionamento (Rotate e Scale) - proporo da imagem Se a sua foto saiu torta voc pode corrigir isso facilmente no Photoshop. Procure na barra de ferramentas que fica esquerda da tela a opo RETANGULAR MARQUEE TOOL e clique sobre ela. Esta ferramenta o habilitar a selecionar reas quadradas e retangulares. Com o mouse pressionado, comece a selecionar a imagem a partir da ponta superior esquerda, arrastando o mouse at cobrir toda a imagem, depois solte. Para cancelar a seleo s clicar fora da imagem e comear de novo. Feita a seleo, v no menu superior EDIT e selecione a opo FREE TRANSFORM. Vo aparecer quatro quadradinhos nas quatro pontas da imagem. Com o mouse apertado prximo a um desses quadradinhos, voc pode mov-lo e a foto se mover na mesma direo, ajuste-a at ficar retinha (guie-se, por exemplo, pela uma linha do horizonte ou outro elemento que esteja indevidamente inclinado) e solte o mouse quando terminar. Aps isso, observe que restaram sobras ao redor da imagem. Para corrigir este problema, sem desfazer a seleo da imagem, v em EDIT TRANSFORM SCALE, que te habilitar a aumentar o tamanho da imagem o suficiente para estic-la at sobrepor as reas em branco que ficaram sobrando. Com o boto SHIFT pressionado, arraste com o mouse as manoplas (cada um dos quadradinhos) para fora do quadro, at que a borda desaparea. DICA: Voc tambm pode, simplesmente, fazer uma outra seleo s com a rea da imagem que quiser manter e dar o comando IMAGE-CROP, o que recortar as reas no selecionadas. O problema desse comando que voc perde a PROPORO da sua foto, ou seja, se ela era 10x15 cm ela pode se tornar 9x14 cm ou 8x12 cm, dependendo do corte que voc fizer, o que no uma boa caso pretenda imprimir a imagem numa proporo exata, para colocar em um lbum, etc.

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

8) Redimensionamento (Resize): resoluo, pixels, centmetros e sua relao com a impresso das fotos. A) DIMINUIR O TAMANHO DA FOTO s vezes voc tem uma foto enorme e quer deix-la em um tamanho bom pra ser vista na tela do computador. Os valores mais utilizados para visualizao em tela so: No caso de imagens com proporo 3x2 exemplo, as que podem ser impressas em tamanho 10x15 (consulte o manual de sua cmera para saber qual a proporo de sada das imagens). 600x400 pequeno 900x600 mdio 1200x800 - grande No caso de imagens com proporo 4x3 exemplo, as que podem ser impressas em tamanho 13x18 (consulte o manual de sua cmera para saber qual a proporo de sada das imagens). 640x480 pequeno 800x600 mdio 1024x768 grande Para fazer a transformao do tamanho v em IMAGE IMAGE SIZE e preencha as caixinhas de PIXEL DIMENSIONS com os valores desejados, conforme a tabela acima, para a largura (width) e a altura (height). Certifique-se que as caixas: RESAMPLE IMAGE esteja marcada para que seja feito o redimensionamento e a caixa CONSTRAIN PROPORTIONS tambm, pois isso garantir que a imagem no fique distorcida aps a converso.
10

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

Confira tambm, em DOCUMENT SIZE se a caixa Resolution est marcando 72 DPI, que resoluo indicada para visualizao em tela. Se no estiver, altere para este nmero. D ok. DICA: No se esquea de salvar essa imagem com um nome diferente do da imagem original em ALTA RESOLUO. Use o comando FILE SAVE AS para manter o original inalterado e com boa qualidade para impresso. DICA 2: Para diminuir ainda mais o tamanho do arquivo com a imagem para visualizao em tela, salve-o com qualidade mdia entre 7 e 8, na escala dada pelo Photoshop na hora de salvar o arquivo, DICA 3: s vezes na hora de redimensionar uma imagem ela perde nitidez, ento aplique novamente este filtro aps o redimensionamento.

B) AUMENTAR O TAMANHO DA FOTO Se voc precisa apenas imprimir a foto em tamanho maior do que a sua cmera permite, sem que seja preciso mexer na proporo da imagem (exemplo, sua cmera permite impresses de at 20x30, mas voc quer uma imagem 30x45), minha dica no se preocupar com isso e simplesmente mandar revel-la no tamanho desejado. H vrios tutoriais na internet para fazer a interpolao dos pixels, mas eu no observo diferena entre o resultado delas e a interpolao gerada automaticamente pela impressora das fotos.

9) Salvar a imagem: Save e Save As / Arquivos JPEG, TIFF E PSD Caractersticas. Para salvar fotografias voc pode utilizar 3 tipos de arquivos: JPEG (extenso .jpg) o formato que normalmente sai da cmera e utilizado tanto para impresso quanto para visualizao em tela. Use SEMPRE a opo mxima de qualidade ao salvar um arquivo se ele for destinado impresso (a qualidade mxima expressa pelo nmero 12 na escala dada pelo Photoshop). Se voc salvar a imagem abaixo disso, ela ser comprimida e perder detalhes. Se for pra visualizao em tela, somente, pode salvar a imagem em uma resoluo mdia, entre 7 e 9, pois a ela carregada mais rapidamente, e a visualizao em tela no pede tantos detalhes quanto a impresso.

TIFF (extenso .tif) esse formato de imagem no tem compresso e perda de detalhes, como acontece com o JPEG, porm ocupa um espao imenso no computador, e muitos laboratrios no aceitam imagens em TIF, mas somente em JPEG na hora de imprimir. prefervel, portanto, salvar em JPEG na qualidade mxima do que em TIF, a no ser que seja para arquivamento. Se o arquivo

11

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

estiver em RAW, o ideal salvar somente esta verso, sem convert-lo para nenhum outro formato, no caso de arquivamento de imagens. PHOTOSHOP (extenso .psd) Esse o formato dos arquivos do Photoshop. Salve neste formato se estiver na metade de um tratamento de imagem e pretender retom-lo depois, j que todas as camadas, canais e outras informaes so salvas neste formato. Ele tambm ocupa bastante espao e no recomendvel para envio ao laboratrio do trabalho finalizado. Para salvar uma imagem editada, sobrepondo-a imagem original, basta ir em FILE SAVE, selecionando sempre a Quality (qualidade) 12. Para salvar a imagem sem perder a imagem original, que ficar em um arquivo diferente, v em FILE SAVE AS e selecione um nome diferente do original para aquele arquivo. Selecione tambm o formato desejado, em FORMAT (JPEG, TIFF ou Photoshop).

INTRODUO EDIO CRIATIVA DE FOTOS 1) Modos de mesclagem de camadas (Blendings) / Opacidade Uma das formas mais simples de tornar suas fotos mais vvidas ou com seu toque pessoal com o uso do Photoshop usando as LAYERS (camadas) para MESCLAGEM (Blendings), conseguindo efeitos de cor e contraste muito interessantes. Com uma imagem aberta v na paleta Layers, clique com o boto direito sobre a layer BACKGROUND e depois em DUPLICATE LAYER. Agora, na mesma paleta, existe uma caixinha onde est escrito Normal. Clicando sobre a setinha ao lado dela, voc notar que h varias outras opes. Teste os seguintes modos de mesclagem:
12

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

MULTIPLY - SCREEN COLOR DODGE OVERLAY SOFT LIGHT HARD LIGHT VIVID LIGHT Observe tambm que ajustando a opacidade o efeito se torna mais ou menos evidente, o que muito til para evitar exageros no tratamento da imagem. Voc tambm pode usar os modos de mesclagem para corrigir rapidamente uma foto subexposta, ou seja, muito escura (use o modo de mesclagem SCREEN) ou superexposta, ou seja, muito clara (use o modo de mesclagem MULTIPLY). Outros testes que voc pode fazer utilizando os modos de mesclagem: Dessaturar a imagem de cima (IMAGE ADJUSTMENTS DESATURATE) e coloc-la em SOFT LIGHT sobre o original, por exemplo, vai faz-la ficar com um contraste maior e um pouco menos de cor, o que pode incrementar a sensao que voc deseja transmitir com sua foto. Outro exemplo desfocar a imagem superior (FILTER BLUR GAUSSIAN BLUR, usando um valor de 3, por exemplo) e coloc-la em OVERLAY sobre a imagem original, o que dar um efeito de supersaturao e contraste suavizado. Voc tambm pode simplesmente colocar essa imagem desfocada no modo NORMAL e ajustar a opacidade, o que d um efeito sonho foto. Brinque com estas ferramentas explorando suas possibilidades, pois cada vez que combinar um efeito com outro chegar a um resultado diferente e com certeza bem interessante.

2) Converso para preto-e-branco Mtodo Desaturate e Gradient Map Tem um monte de maneiras de transformar uma imagem colorida em preto-e-branco no Photoshop. Vamos abordar a mais simples de todas e uma outra tambm muito simples, s que bem pouco conhecida, esta ltima com resultados muito mais interessantes do que a primeira. Abra a foto desejada, v em IMAGE ADJUSTMENTS DESATURATE e pronto, a imagem estar em escala de cinzas, porm sem aquele contraste e variao de tons que tanto gostamos nas fotos em preto e branco. Por isso, uma outra opo ir em IMAGE ADJUSTMENTS GRADIENT MAP, clicar no retngulo superior e selecionar dentro da caixa de dilogo o quadradinho metade branco, metade preto, e dar ok. Veja como os tons mais claros e mais escuros agora j esto mais diferenciados um do outro. Para incrementar ainda mais esse contraste, v em IMAGE ADJUSTMENTS BRIGHTNESS/CONTRAST e mova os controles deslizantes at chegar no ponto em que deseja. Outra opo duplicar a imagem e deixar a camada de cima no modo de mesclagem SOFT LIGHT. Cuidado apenas para no aplicar efeito demais e com isso danificar a imagem (veja mais detalhes no ltimo tpico desta apostila).
13

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

3) Cuidados ao usar as ferramentas do Photoshop (ajustes no-destrutivos e posterizao) Use seus olhos e seu senso esttico para saber quanto usar e quando parar de usar uma ferramenta do Photoshop sobre a sua foto. Sempre d uma olhada na imagem em 100% (selecionando no menu do alto a opo ACTUAL PIXELS pra voltar depois ao tamanho de visualizao inteira clique em FIT SCREEN) para ver se o efeito que voc est usando no est danificando a imagem. Muitas vezes, uma saturao muito forte ou um contraste bem acentuado ficam bonitos na tela, mas na hora de imprimir voc percebe que a foto se parece mais com um desenho do que com uma foto propriamente dita, j que perdeu muitos detalhes devido ao excesso de tratamento (o que se costuma chamar de POSTERIZAO). A pele perde a textura, o mato ganha aparncia metlica e falsa, enfim, tudo o que voc procura ganhar comprando uma boa cmera pode destruir depois, no tratamento da imagem. Outra coisa que costuma acontecer perder informao nos tons muito claros ou muito escuros ao incrementar o contraste. O que pode ser feito para minimizar esse problema , alm de no exagerar no efeito, apagar com a ERASER TOOL (Borracha) as reas da camada de tratamento que no ficaram muito boas com a aplicao do efeito.

14

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

Uma das melhores maneiras de no exagerar nos efeitos, como foi dito no incio, usar as camadas e ajustar a opacidade delas at chegar num nvel em que o efeito seja visvel sem estragar a imagem. S a prtica, no entanto, ir habilit-lo a notar as diferenas entre uma foto bem tratada de outra maltratada no Photoshop.

CONSIDERAES FINAIS Esta apostila s um ponto de partida para que voc comece a explorar o Adobe Photoshop, sem dvida, a melhor ferramenta para edio de imagens do mercado mundial. No tenha medo de mexer, experimentar, seguir o passo-a-passo dos tutoriais e logo voc se tornar um expert no assunto (mas tome cuidado pra escolher tambm BONS tutoriais, pois h muitos, especialmente na internet, que s ajudam a detonar uma foto ensinando efeitos de mau gosto e exagerados). Confie sempre no seu bom-senso, mesmo no conhecendo a fundo este software. Participe de comunidades especializadas em fotografia ou edio de imagens na internet, assim poder ficar por dentro de todas as novidades a respeito do assunto e tambm das tcnicas mais atuais de tratamento de imagem. Tendo dominado o Photoshop ou outro programa de edio similar, voc ver como apaixonante dar a sua prpria assinatura, seu estilo pessoal de edio a cada uma das suas fotos digitais. Abraos e boa sorte! Lilian Vinhas. ANEXOS 1. Foto com Color Cast (cor predominante) / Foto sem Color Cast

Amarelo predominante

Ps edio removendo o color cast

2. Foto com flash direto sem tratamento / Levels, Shadows & Highlights e Blending Soft Light.

Sem Edio

Com Edio

15

Apostila: Bsico em Photoshop para Fotgrafos

Autoria: Lilian Vinhas Realizao: Fotoclube Cmera & Luz

3. Preto-e-branco do jeito que saiu da mquina / Preto e branco usando a tcnica Gradient Map

Sem Edio

Gradient Map + Soft Light

4. Foto sem edio / Foto com aplicao de nitidez, ajuste de cores e tratamento criativo

Abacaxi sem Edio

Abacaxi com edio

5. Foto posterizada / Tratamento no destrutivo

original

foto posterizada (sem textura)

tratamento no-destrutivo (veja a textura da pele)

Todas as fotos utilizadas nesta apostila so de autoria de Lilian Vinhas. proibida a reproduo deste material no todo ou em parte sem autorizao expressa da autora.

16

You might also like