You are on page 1of 6

www.professorparaense.

com

Portugus - Treinando seu Crebro Ensinando com Criatividade


(por Heraldo Meirelles)

O maior desafio de um educador hoje o de criar meios que estimulem seus alunos s descobertas, instigando a descobrirem suas prprias potencialidades adjacentes e qualidades superiores, para tanto, necessrio propor exerccios inteligentes, capazes de despertar potencialidades intelectuais e, conseqentemente, competncias adquiridas pelos atos de: pensar, raciocinar, avaliar e descobrir. Isso possvel, atravs de exerccios com desafios e dificuldades; sem exageros.
A dificuldade de aprendizagem (DA) refere um atraso, desordem ou imaturidade num ou mais processo da linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia ou aritmtica, resultante de uma possvel disfuno cerebral e/ou distrbios comportamento ou distrbios emocionais e no dependentes de uma debilidade mental, de uma privao sensorial, cultural ou de fatores psicolgicos. (KIRK Apud V. Fonseca. Dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995).

Pensando nisso, desenvolvi este material que compartilho com vocs. Uma proposta ao desenvolvimento da aprendizagem e treino cerebral. (prof. Heraldo Meirelles) Aprender ler e escrever nunca foi to fceis. Muitos lem, mas no interpretam o que leram. Poucos escrevem, contudo, no se expressam direito. Isso resultado da inexistncia de um hbito permanente de leitura crtica. Emlia Ferreiro, educadora e psicolingstica argentina, discpula de Jean Peiaget, disse uma vez: "ler no decifrar, escrever no copiar. Percebendo que a maioria de meus alunos quando retiram do quadro apenas COPIAM, sem considerarem que o ato de escrever se tem mais vantagens, pois: desenvolve a memorizao; d trabalho ao crebro e estimula o crescimento cognitivo. Afinal, qual a diferena entre escrever e copiar? Copiar e tirar palavra a palavra ou escrever letra a letra. Isso perceptvel no aluno quando eles costumam perguntar: "que palavra est escrita ali?", ou "qual aquela letra?" Escrever ler toda a frase, guardar no crebro e reescrev-la no caderno, (d trabalho e desenvolve a compreenso). Copiar retirar palavra por palavra, s vezes, letra por letra, (no produz aprendizagem). Para estimular nossos alunos a ESCREVEREM e no COPIAREM, sugiro que apliquem este exerccio de desafio simples: DESAFIO PARA DESENVOLVER A MEMORIZAO DOS ALUNOS 1 - Pea que mantenham sobre sua carteira uma caneta e o caderno dele, aberto numa folha em branco, trazendo um cabealho previamente descrito por voc, tipo: Desafio Memorizao; Capacidade de Memorizao; Usando meu Crebro para Memorizar, ou coisa desse tipo. 2 - Pea para cruzarem os braos e olhem somente para o quadro e leiam em silncio por 20 segundos uma frase (que voc ali escreveu) contendo entre 6 a 8 palavras (frase lgica). Obs: As frases podem estar escritas em pedaos de cartolina e apresentado turma por 20 segundos antes de ser retirada da linha de viso deles. Quando retirar ou apagar a frese... 3 - Diga que j podem pegar a caneta e escrever toda a frese na folha do caderno. Repita esse exerccio com 5 frases (duas lgicas, uma lgica longa, uma ilgica e uma com palavras soltas). Sugesto: 1 frase: Minha sobrinha estava vestindo sapatos azuis 2 frase: Vera, a minha amiga, faz aniversrio no domingo 3 frase: Apesar de bonita, ela costumava ser interessante e bem inteligente

2 4 frase: Grito! poxa a manga. Pra! Vi na tudo 5 frase: Bacana - dinheiro - faca - homem - Jaime - Limo (Nesta ltima, mantenha uma seqencia em ordem alfabtica) Quando terminar o teste, pea que passem a limpo, assinem e entreguem. No vale consultar o colega. Nossa Observao: Para correo, perceba quem acertou mais e atribua nota por acerto completo por frase e no esquea de escrever palavras de estmulos, como: Parabns! Muito bem! Voc se saiu bem! etc. OUTROS DESAFIOS Desenvolvemos textos com dificuldades de leitura e aplicamos em nossas turmas de 5 do Ensino Fundamental ao 3 ano, Mdio. Os textos apresentam dificuldades em dois nveis que exigem a concentrao do leitor para decodificao. 1.Objetivos 1.1 Geral: Despertar habilidades e competncias enquanto leitor-escritor estimulando o hipotlamo cerebral, promovendo um desenvolvimento cognitivo positivo. 1.2 Especficos: Perceber traos e tpicos frasais em frases que facilitam a compreenso e o entendimento da leitura; Experimentar dificuldades sentidas pelas crianas que iniciam o aletramento no Alfa e/ou Pr-Escola; Alfabetizao; Desenvolver habilidades interpretativas capazes de perceber idias, pela associao de termos usados em frases e contextos. Socializamos textos usados em sala com vocs na esperana de que os utilize e sintam o grau de dificuldades de alguns jovens e percebam os avanos que desenvolvem diante destes desafios. Lembrando que esse exerccio estimula o raciocnio e a concentrao. Muito Bom! TEXTO CRIPTOGRAFADO NVEL 1 SIMPLES -: (duas vogais trocadas) O texto com dificuldade pode ser criado, desde que voc substitua as vogais por outras consoantes, por exemplo: Se voc substituir o A pelo F, ento, onde estiver palavras que levem A, escreveremos F e onde for escrito F, ser substitudo por A. Neste primeiro texto propomos aos alunos que descubram quais vogais foram trocadas e, desse modo, decodificar o texto. A estratgia estimular a leitura pela ateno e concentrao. Objetivo central: fazer com que nossos alunos usem o hipotlamo e desenvolvam suas habilidades de memorizao, observao e interpretao. Descubram quais vogais foram trocadas, desfaa as trocas e decodifique o texto e resolva as charadas. Neste primeiro texto as vogais substitudas foram: A pelo D (vice-versa). E pelo G (vice-versa).

www.professorparaense.com

www.professorparaense.com

AG PDSSDGGM Contd-sg que no sgculo pdssdao, um turistd dmgricdno foi d ciadag do Cdiro, no Egito, com o objgtivo ae visitdr um fdmoso sdbio. O turistd ficou surprgso ao vgr que o sdbio mordvd num qudrtinho muito simplgs e chgio ag livros. Ds nicds pgds de moblid grdm: umd camd, umd mgsd e um bdnco. Onag gstdo sgus mvgis? pgrguntou o turistd. E o sdbio, imgdiatamgntg, pgrguntou tdmbgm: G onag gstdo os sgus...? Os mgus?! - surprggnagu-sg o turistd Mds gu gstou dqui s dg pdssdggm! Gu tdmbgm... concluiu o sdbio. "D vidd nd tgrrd g s umd pdssdggm... No gntdnto, dlguns vivgm como se fossgm ficdr dqui gtgrnamgntg, g gsqugcgm-sg ag sgrgm fglizgs". CHARADAS Gudradr riqugzds g dcumuldr bgns g apggdr-sg do ____________ D viad g compdrdad d umd loned videgm dg nibus. Ns somos _____________ Veja o texto decodificado e as respostas DE PASSAGEM Conta-se que no sculo passado, um turista americano foi cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sbio. O turista ficou surpreso ao ver que o sbio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As nicas peas de moblia eram: uma cama, uma mesa e um banco. Onde esto seus mveis? perguntou o turista. E o sbio, imediatamente, perguntou tambm: E onde esto os seus...? Os meus?! - surpreendeu-se o turista Mas eu estou aqui s de passagem! Eu tambm... concluiu o sbio. "A vida na terra s uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem-se de serem felizes". Guardar riquezas e acumular bens apegar-se ao MATERIALISMO. A vida comparada a uma longa viagem de nibus. Ns somos PASSAGEIROS TEXTO CRIPTOGRAFADO NVEL 2 MDIO -: (trs vogais trocadas) Mais difcil e mais complicado Neste segundo texto as vogais substitudas so: A pelo F. (vice-versa). E pelo T. (vice-versa). I pelo B. (vice-versa). FMOR T LOUCURF No Olbmpo, stgundo f mbeologbf gregf, nfsctrfm fs ablhfs gtmtfs dos dtusts t tsets lhts pustrfm o nomt dt: Fmor t Loucurf. Fmor trf mubto dfdf, gosefvf dt fjudfr; fpbtdfvf-st dos oueros, erfefvf-os com cfrbnho, rtsptbto, sbnctrbdfdt. Trf fmbgf, dtmfsbfdfmtnet etrnurosf.

4 Jf Loucurf vbvbf prtgfndo ptfs rubns nfs ptssofs, ptreurifvf stu stmtlhfnet, ptrstgubf eodo mundo, bnvtnefndo, mtnebndo, erfbndo. Afzbf eudo pfrf dtserubr stu stmtlhfnet. Trf conerfrbf f dtusf Fmor, dt qutm ebnhf cbmts t bnvtjf. Fet qut um dbf, chtgfndo por erfs ftfcou vboltntfmtnet f brmf, aurfndo-lht os olhos. Os dtusts do Olbmpo nfo gosefrfm do qut f Loucurf abztrf f suf brmf t como cfsebgo, oirbgfrfm-nf f gubf-lf, afztndo df Loucurf os olhos do fmor pfrf eodo o stmprt t fssbm abcou fet hojt. T por bsso qut coseumfmos dbztr qut eodo fmor e ctgo t louco, vbseo qut o Fmor t ctgo, gubfdo ptlf Loucurf. Descoberta as letras trocadas, substitua, entenda e complete os ditados populares (adgios/provbios). Qutm fmf o ftbo__________________________ Dt mtdico t ________ todo mundo etm um pouco. *1 QU4ND0 V0C3 4CH4 QU3 548E 70D45 4S RE5P0S745, VEM 4 V1D4 3 MUD4 70D4S 45 PERGUN745. ____________________________________________________________________________ * 1 NO F1N4L D45 C0N745, VOC3 N40 V41 4CH4R QU3M 53MPR3 PR0CUR0U 3 51M, 53 ENC0N7R4R C0M 4LGU3M QU3 53MPR3 35P3R0U P0R VOC3. ____________________________________________________________________________ *2 SE TDUO FSOSE FCIL, A VDIA NO TRIEA STINEDO __________________________________________________ O Crebro Doido De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, no ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etso, a ncia csioa iprotmatne que a piremria e tmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bguana ttaol, que vco anida pdoe ler sem pobrlmea.Itso poqrue ns no lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Veja o texto decodificado e as respostas LOUCURA AMOR E LOUCURA No Olimpo, segundo a mitologia grega, nasceram as filhas gmeas dos deuses e estes lhes puseram o nome de: Amor e Loucura. Amor era muito dada, gostava de ajudar; apiedava-se dos outros, tratava-os com carinho, respeito, sinceridade. Era amiga, demasiadamente ternurosa. J Loucura vivia pregando peas ruins nas pessoas, perturbava seu semelhante, perseguia todo mundo, inventando, mentindo, traindo. Fazia tudo para destruir seu semelhante. Era contrria deusa Amor, de quem tinha cimes e inveja. At que um dia, chegando por trs atacou violentamente a irm, furando-lhe os olhos. Os deuses do Olimpo no gostaram do que a Loucura fizera a sua irm e como castigo, obrigaram-na a gui-la, fazendo da Loucura os olhos do amor para todo o sempre e assim ficou at hoje. por isso que costumamos dizer que todo amor e cego e louco, visto que o Amor cego, guiado pela Loucura. CHARADAS Quem ama o feio BONITO LHE PARECE

www.professorparaense.com

www.professorparaense.com

De mdico e LOUCO todo mundo tem um pouco

QUANDO VOC ACHA QUE SABE TODAS AS RESPOSTAS, VEM A VIDA E MUDA TODAS AS PERGUNTAS. NO FINAL DAS CONTAS, VOC NO VAI ACHAR QUEM SEMPRE PROCUROU E SIM, ENCONTRAR COM ALGUM QUE SEMPRE ESPEROU POR VOC. SE TUDO FOSSE FCIL, A VIDA NO TERIA SENTIDO

Deixamos outro texto como proposto de Leitura interpretativa: Programa de Incentivo ao Uso da Lngua Portuguesa Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiana do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortogrfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o portugus difcil demais mesmo. Para no assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual. No primeiro ano, o "" vai substituir o "S" e o "C" sibilantes, e o "Z" o "S" suave. Peoas que aeam a Internet com freqnia vo adorar, prinipalmente os adoleentes. O "C" duro e o "QU" em que o "U" no pronuniado ero trokados pelo "K", j ke o om ekivalente. Io deve akabar kom a konfuzo, e os teklados de komputador tero uma tekla a menos, olha ke koiza prtika e ekonmika. Haver um aumento do entuziasmo por parte do pbliko no egundo ano, kuando o problemtiko "H" mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O "CH" era implifikado para "X" e o "LH" pra "LI" ke da no mesmo e e mais fail. Io fara kom ke palavras como "onra" fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de aber komo e eskreve xuxu, xa e xatie. Da mesma forma, o "G" o era uzado kuando o om for komo em "gordo", e em o "U" porke naum era preizo, ja ke kuando o om for igual ao de "G" em "tigela", uza-e o "J" pra failitar ainda mais a vida da jente. No tereiro ano, a aeitaaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanas mais komplikadas sero poiveis. O governo vai enkorajar a remoaum de letras dobradas que alem de desneearias empre foraum um problema terivel para as peoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem dio, todos konkordaum ke os inais de pontuaaum komo virgulas dois pontos aspas e traveaum tambem aum difeis de uzar e preizam kair e olia falando erio j vaum tarde. No kuarto ano todas as peoas j eraum reeptivas a koizas komo a eliminaaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e aim fika mais faciu. Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de falar xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaaum. No kinto ano akaba a ipokrizia de e kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunia como U ou I, I ai Im vez di i iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum Eli ki e muito milio ertu ? Os inau di interogaaum I di isklamaaum kontinuam pra jente abe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo. Naum vai te mais problema ningem vai te mais ea barera pra ua aenaum oiau e egurana pikolojika todu mundu vai iskreve sempri ertu I i intende muitu melio I di forma mais

www.professorparaense.com

faiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai abe iskreve direitu ate US jornalista US publiitario US blogeru US adivogado US iskrito I ate US pulitiko I u prezidenti. Olia o ki maravilia! Um abrao, Prof Esp. Heraldo Meirelles
Nossos Espaos na Internet ---------------------------

Endereos

Classificaes

http://www.escritorparaense.hpg.com.br/ Escritores do Estado do Par http://www.teodorabentes.xpg.com.br/ Escola Est. Icoaraci-Belm http://www.coronelsarmento.xpg.com.br/ Escola Est. Icoaraci-Belm http://www.reciclartescola.hpg.com.br/ Escola Est. Outeiro - Projeto Lixo http://www.extremecar.hpg.com.br/ Carros Tuning http://www.cleycont.xpg.com.br/ Contador http://www.amaflorouteiro.hpg.com.br/ Ong da Ilha de Caratateua - Belm http://www.professorparaense.com/ Professores do Estado do Par http://www.hjm.xpg.com.br/ Pessoal Heraldo http://www.jpmeirelles.xpg.com.br/ Pessoal Filho http://www.lufeme.xpg.com.br/ Pessoal Filho http://www.multidesign.xpg.com.br/ Profissional de Design http://www.pesquisar.xpg.com.br/ S Buscadores de Pesquisa http://www.tela.xpg.com.br/ S Vdeos para Orkut http://www.hit.xpg.com.br/ S Msicas para Orkut --------------------------OK --------------------------Web Design - Heraldo Meirelles - 2007. heraldo@professorparaense.com - hejome@walla.com - heraldo_meirelles@hotmail.com (msn) administrador@professorparaense.com Orkut-Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13644575388303401664 Fones: (91) 3258-0494 (91) 9115-6188.

You might also like