You are on page 1of 12

1 INTRODUO O consumo de lccol um dos principais problemas de sade pblica que afeta consideravelmente os setores mais vulnerveis da sociedade,

, como por exemplo os jovens, principlamente os estudantes cuja etapa da vida a que apresenta maior risco para iniciar o consumo de lcool e tabaco, considerados, por sua vez, como porta de entrada para o uso de outras drogas. O lcool tornou-se algo presente na maioria das ocasies sociais, tornando-se difcil realizar festas e comemoraes entre estudantes sem a presena de bebidas alcolicas. Nesta fase comum formarem-se grupos sociais para comemoraes e bate papos. e estes mesmos encontros acontecem regados de bebidas alcolicas, tornando-se uma necessidade para os participantes ingerir lcool para se sentir bem no grupo. Estudos realizados no Brasil, apontam que o consumo de lcool na comunidade Universitria est entre as primeiras drogas recreacionais. Uma parcela significativa da populao desconhece que o lcool tambm uma droga psicotrpica, que atua diretamente no sistema nervoso central (SNC), provocando inmeras alteraes de comportamento. O efeito mais nocivo do lcool aparece no organismo depois de anos de ingesto. Trata-se, ento, de uma destruio lenta e gradual dos rgos vitais, quase sempre de forma que pode levar morte. Outra maneira de destruio pelo uso contnuo do lcool surge em conseqncia do estado de embriaguez do indivduo, como violncia contra terceiros, acidentes de trnsito, resultando em uma srie de transtornos para toda a sociedade. Embora seja uma droga legalizada e inserida na cultura, h restries legais quanto sua venda e o consumo. proibida a venda de bebida alcolica para menores de 18 anos e o Decreto-Lei 28.643, em vigor desde agosto de 1998, probe a comercializao de bebidas

alcolicas a menos de 100 metros dos estabelecimentos de ensino(10). Na prtica, o que se observa o descumprimento desta lei, visto que o jovem consegue comprar bebida alcolica sem apresentar nenhum documento. A falta de uma poltica adequada de controle da propaganda, geralmente associada aos bons momentos da vida, e a prpria facilidade de obter o produto, tanto pela disponibilidade quanto pela variedade e baixo preo, tornam o lcool uma droga atrativa, acessvel e presente nas mais diferentes formas no universo juvenil.

2 JUSTIFICATIVA Justifica-se este estudo partir da observao cotidiana dos alunos Universitrios, sobre a alta permanncia nos barzinhos situados no entorno da Universidade, durante e depois das aitividades acadmicas, e frequentemente com ingesto de bebidas alcolicas.

3 CARACTERIZAO DA REA DE ESTUDO O estudo tm por finalidade pesquisar o ndice de alcolismo entre estudantes levando em considerao o ambiente Universitrio, se contribui com um maior ndice de alcolismo e comparando a relao do alclismo com o desempenho acadmico. Por se tratar de uma pesquisa quantitativa e qualitativa ser direcionada a populao alvo de estudantes universitrios, ser realizada atravs de um questionrio e uma amostragem no centro universitrio Santanna, localizado no bairro do Tiet na cidade de So Paulo.

4 OBJETIVOS GERAL Levantar o ndice de alcolismo entre estudantes universitrios tendo em considerao o aumento do consumo de lcool no perodo do curso acadmico. E comparar o seu desempenho na faculdade, se afeta os estudos ou no. ESPECFICO Comparar o consumo de lcool com o desempenho dos alunos na universidade, para observar se h algum dano prejudicial aos estudos.

5 FUNDAMENTAO TERICA

O fundamento dessa pesquisa ser abordada para verificar a qualidade o nvel de alcoolismo e a qualidade do desempenho dos alunos no Centro universitrio SantAnna e com base nos estudos poderemos apontar os riscos que o lcool trs.

6 HIPTESE DE TRABALHO

BSICO O alcoolismo uma doena grave e que vem se alastrando no ambiente Universitrio. SECUNDRIO Com a maior divulgao e atrativos para o consumo de bebidas, os jovens tem comeado cada vez mais cedo a ingerir bebidas alcolicas.

7 QUESTES NORTEADORAS Beber fazer parte da cultura brasileira A bebida facilmente encontrada por preos acessveis, e que facilita ainda mais para o consumidor o seu consumo. As famlias como a sociedade, aceitam com certa naturalidade um jovem consumir bebidas alcolicas. O alcoolismo uma enfermidade crnica, incurvel, embora seja possvel o seu tratamento. O primeiro contato com bebida alcolica geralmente se d no prprio contexto familiar.

8 METODOLOGIA Pesquisa bibliogrfica A pesquisa ser baseada atravs digital, que sero utilizados artigos para uma avaliao dos ndices encontrados. Sero analisados tambm atravs de livros e revistas que, eventualmente, podero servir a fundamentao terica do estudo. Tcnicas de pesquisa O pblico alvo da pesquisa sero os estudantes do centro universitrio Santanna. Instrumento de coleta de dados Ser atravs de um questionrio de perguntas fechadas, visando avaliar os dados que sero coletados para a anlise da pesquisa. A pesquisa ser acadmica, de campo descritiva e de carter observacional. Tipo de pesquisa Um estudo acadmico descritivo de campo com o questionrio. Anlise e interpretao de dados Sero construdos os grficos e tabelas para obteno de resultados da pesquisa realizada e ser comprovados e avaliados os ndices obtidos durante a realizao da pesquisa. Universo e amostra da pesquisa O universo da pesquisa ser atravs de estudantes do centro universitrio Santanna.Ser utilizada uma amostra, sendo o tipo de amostra de convenincia. Forma de abordagem Atravs de questionrio especfico.
9

9 RECURSOS NECESSRIOS AO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Recursos humanos Professor Orientador ..........................................................................................01 Alunos Pesquisadores ..................................................................................... 03 Clientela ...........................................................................................................100

Recursos Materiais a) Materiais de Consumo Papel A Lpis Borracha Caneta esferogrfica b) Materiais Permanentes Computador Impressora 1 1 Unidade resma unid. unid unid Quantidade 100 3 3 3

O projeto j dispe de desses materiais permanentes

10

10 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

2010 Meses Atividades 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Levantamento bibliogrfico impresso e eletrnico

Coleta de Dados

Anlise crtica e interpretao dos dados

Redao final

Questionrio

11

Tema: ndice de alcolismo e o desempenho dos alunos na Universidade Sexo ( ) feminino ( ) masculino Idade ___ anos Voc ingere bebida alcolica durante o perodo de aula da faculdade ( ) No, eu no bebo. ( ) No, eu s bebo aos finais de semana. ( ) Sim, 1 a 2 vezes por semana. ( ) Sim, 3 ou mais vezes por semana.

Como o seu desempenho na faculdade ( ) Alto, nenhuma matria abaixo da mdia 6. ( ) Mdio, 1 ou 2 matrias abaixo da mdia 6. ( ) Baixo, mais que 3 matrias abaixo da mdia 6.

12

You might also like