You are on page 1of 5

Matriz de atividade individual* Mdulo: Requisitos da Aprendizagem Ttulo Dificuldades encontradas pelo professor em sua prtica docente.

Aluno: Leila Pegorelli Disciplina: Metodologia do Ensino Superior Turma: 25 Introduo

A educao no Mundo atual exige a busca de Professores com habilidades, atributos tcnicos e relacionais para orientar os alunos. Cabe ao professor sair do cotidiano, valorizando as relaes pedaggicas e as experincias culturais, utilizando a teoria em conjunto com a pratica. preciso estar atento a sala de aula, onde esto seres humanos com pensamentos, sentimentos e desejos de conhecimento diferentes. A proliferao das Universidades/ Faculdades no Brasil distorceu o aprender e o saber, criando alunos apenas em busca de um diploma e professores que aceitam essa condio. Dessa forma preciso que se resgate o prazer de aprender e ensinar, atravs da interao do ser humano com o outro criando interesses comuns entre professor e alunos, buscando resultados satisfatrios e positivos na capacidade de pensar, relacionar, conhecer.
Dificuldades encontradas pelo professor em sua prtica docente

As dificuldades do Professor so inmeras, se considerarmos a diversidade de uma turma de alunos, que so indivduos pensantes com formao educativa, classe social e orientao filosfica diferentes. Dessa forma cabe ao professor reagir ao simples processo de transmissor e receptores de conhecimento e interagir, procurando motivar a construo do saber, integrando ensino, pesquisa e novas condies de aprendizagem, estimulando o raciocnio, atravs do 1

desenvolvimento no aluno de uma postura reflexiva, questionadora e investigadora, deixando para trs a postura passiva de aceitao do que estabelecido como verdade.
Expectativas do professor quanto inteligncia do aluno

Concordo com a idia de MELLO (1993, p.36) ao estabelecer que:


quando o professor espera de seus alunos um bom desempenho, ele aumenta a probabilidade de que esse desempenho ocorra, do mesmo modo que quando o fracasso do aluno por ele esperado, sua probabilidade em concretizar-se torna-se maior.

Precisamos lembrar que os alunos so seres humanos diferentes, e observar qual a melhor forma de capacit-lo para interagir com o meio fsico, moral, social, cientfico, tecnolgico, de forma: crtica, pensante, criativa, tica, propiciando a auto-realizao do ser humano.

Comunicao entre professor e alunos

A sala de aula deve ter um clima harmonioso, onde a comunicao no se resuma a um monologo, no existe mais espao para professores meramente tericos necessrio que a comunicao seja um dialogo entre o professor e seus alunos. O professor deve ser um facilitador para que essas experincias sejam discutidas e partilhadas. Como experincia pessoal, tenho claramente a viso de um professor que por muitos era considerado como o terror da universidade, sua reputao era das piores, temia-se ter aula com ele. No terceiro ano, ele foi definido como um dos professores de nossa turma e o que era terrvel se tornou no professor Homenageado da Turma em nossa formatura. O professor Ortiz era claramente um docente que instigava seus alunos a novas descobertas, a partilhar experincias, a 2

questionar o por que. A comunicao no deve ser impensada, mas sim clara para que ocorra a compreenso do conhecimento de forma assertiva.
Interao entre os participantes

As relaes interpessoais e intrapessoais so determinantes para que exista uma interao entre todos. Creio que papel do professor propor situaes que permitam aos alunos interagir, buscando respostas para os questionamentos. necessrio que se reproduza fielmente na sala de aula a vida em sociedade, buscando que todos participem da troca de experincias, criando uma relao de confiana onde todos so importantes com suas opinies e pensamentos. No existe construo e reconstruo do conhecimento sem interao.

Habilidades cognitivas

No mundo em constante transformao, exigido do profissional das prximas geraes, alm do domnio de conhecimentos especficos, a capacidade de se adaptar rapidamente e assimilar novas informaes. Assim, o professor em conjunto com as Universidades, dever cada vez mais, ir alm da aprendizagem de contedos, criando estratgias que permitam tambm a aprendizagem de estratgias de adaptao a situaes novas.
Habilidades afetivas

Tambm necessrio estabelecer vnculos com os alunos, aproximando-os. Criar a necessidade de obter informao para 3

conhecer melhor determinada situao, desenvolvendo o interesse de interagir na mesma. A relao de confiana entre professor e alunos permite ao professor auxiliar o aluno a desenvolver no apenas as habilidades cognitivas, mas tambm seus valores pessoais, a capacidade de persistir, de lidar com frustraes, desenvolvendo autocontrole e refletir sobre suas aes e expectativas, ou seja, desenvolver suas habilidades afetivas, como motivador para o desenvolvimento cognitivo.
Concluso

O processo de aprendizado no apenas adquirir um conhecimento, mas sim refor-lo, igual a ler um livro pela segunda vez, voc sempre descobre coisas novas, que no tinha percebido antes. um processo contnuo de integrao sociedade compartilhar a troca de experincias, as quais adquirimos por toda a nossa vida, sejam situaes do cotidiano ou profissional. Todas essas situaes influenciam no desenvolvimento do conhecimento, do comportamento e nossas habilidades. O mundo vive em constante transformao e o ser humano adapta-se as mudanas rapidamente atravs do conhecimento que supre seus interesses e necessidades que so estabelecidas pelo desafio de aprender fazendo com o outro, para isso necessria a interao dos indivduos no processo educativo. Na construo dessa relao de aprender com o outro o professor no pode ter uma cegueira cognitiva (achar que j sabe tudo) e ter medo de assumir que no sabe. Segundo Meirieu (1998, p. 28).
O educador estrutura seu trabalho na prxis (uma ao educativa que no tenha fim nela

mesma), ou seja, o educador no deve fazer de seu aluno o seu reflexo como se estivesse frente ao espelho, deve sim transmitir uma confiabilidade na capacidade de o aluno aprender e a partir do aprendizado ser crtico, para ampliar a sua aprendizagem.

De acordo com o filsofo e poeta francs Gaston Bachelard, todo o conhecimento uma resposta a uma pergunta.

Referncias bibliogrficas
MEIRIEU, Philiphe. Frankstein educador. Barcelona: Romany/Valls, 1998. MELLO, Guiomar Namo de. Magistrio de 1 grau: da competncia tcnica ao compromisso poltico. 10 ed. So Paulo: Cortez, 1993. GADOTTI, Moacir: PROJETO POLTICO-PEDAGGICO DA ESCOLA: Disponvel em : http://www.smec.salvador.ba.gov.br/ site/documentos/espaco-virtual/espaco-jornadapedagogica/artigos-e-textos/ppp-da-escola. Acesso em 20 jun.2010. SCHROEDER, Carlos: Disponvel em http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/ArtigoID16/pdf/ 2006_1_1_16.pdf : Acesso em 15 jun.2010. BONINO, Rachel: Disponvel em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo= 12766: Acesso em 15 jun.2010. PINTO, Celeida B.G.C.ARAUJO, Clara L.G.FONSECA, Dirce M.da. A PRTICA DOCENTE DAS BASES EPISTEMOLGICAS DA METODOLOGIA CIENTFICA NO ENSINO SUPERIOR: Disponvel em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/face/article/view File/620/405: Acesso em 18 jun.2010.

PRIMI, Ricardo; SANTOS, Accia A.A.dos; VENDRAMINI, Claudette M. Habilidades


bsicas e desempenho acadmico em universitrios ingressantes: Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2002000100006&script=sci_arttext&tlng=es
*Esta matriz serve para a apresentao de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocnio: lgico-argumentativa ou lgico-matemtica.

You might also like