You are on page 1of 4

2 LISTA DE EXERCCIOS DE QUMICA 2 SEMESTRE APROFUNDAMENTO 1 ANO

Prof.: Keila

ALUNO(A) ____________________________________________________________
01) Analise as afirmaes. I. Os processos de anlise imediata no alteram as propriedades qumicas das substncias. II. Uma substncia pura caracterizada por suas constantes fsicas como ponto de fuso, ponto de ebulio e densidade. III. Cristalizao um processo fsico que serve para separar e purificar slidos. Assinale: a) se somente as afirmaes I e II esto corretas. b) se todas as afirmaes esto corretas. c) se somente as afirmaes I e III esto corretas. d) se somente as afirmaes II e III esto corretas. e) se nenhuma das afirmaes est correta. 02) Associe as atividades do cotidiano, abaixo, com as tcnicas de laboratrio apresentadas a seguir: ( ) Preparao de cafezinho de caf solvel. ( ) Preparao de ch de saquinho. ( ) Coar um suco de laranja. 1. Filtrao 2. Solubilizao 4. Destilao A seqncia correta : a) 2,3 e 1 b) 4,2 e 3 c) 3,4 e 1 d) 1, 3 e 2 03) Dos sistemas apresentados, o mais adequado para separar dois lquidos imiscveis o(a): a) funil de Bchner; b) centrfuga; c) cadinho; d) papel de filtro;

3. Extrao e) 2, 2 e 4 e) funil de separao.

04) Em uma das etapas do tratamento da gua do estabelecimento pblico, preciso deix-la em repouso por algumas horas para que se torne potvel. Essa tcnica conhecida por: a) decantao b) filtrao c) destilao d) cristalizao e) vaporizao 05) Dentre as alternativas, escolha o processo adequado para separao de gua e tetracloreto de carbono, ambos no-miscveis. a) Decantao. c) Separao magntica. b) Filtrao. d) Dissoluo fracionada. e) Liquefao. 06) Uma certa amostra de gua (A) contm os seguintes sais: cloreto de prata (AgCl, substncia insolvel em gua), brometo de amnio (NH4Br) e cloreto de sdio (NaCl). O esquema mostra as etapas (I, II, III e IV) que permitiram a recuperao do AgCl, do NH4Br e do NaC1, sob presso de 1 atm.

Dados: Sob presso de 1 atm. Ponto de fuso do NaCl = 801 C Ponto de sublimao do NH4Br = 452 C Ponto de fuso do AgCl = 455 C Com base nessas informaes, julgue os itens. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) A etapa I pode ser executada atravs de uma filtrao. A etapa II pode ser executada por decantao. O resduo slido contm os sais brometo de amnio e cloreto de sdio. B o brometo de amnio. A etapa III envolve apenas decantao seguida de filtrao.

07) Sabendo que gua e leo so imiscveis e que o NaCl (sal de cozinha) no solvel em leo, assinale a alternativa que apresenta, na ordem, os dois procedimentos mais viveis para separar uma mistura formada pelas trs substncias acima, segundo o esquema:

Procedimento 1 a) filtrao b) destilao simples

Procedimento 2 decantao decantao

2 LISTA DE EXERCCIOS DE QUMICA 2 SEMESTRE APROFUNDAMENTO 1 ANO


Prof.: Keila
c) destilao simples d) centrifugao e) decantao destilao simples filtrao destilao simples

08) Um qumico precisava de uma substncia X pura. Porm, com os poucos recursos destinados a pesquisas no pas, s foi possvel adquiri-la contaminada com Y. As propriedades fsicas de X e Y so da-das na tabela.

a) Identifique o mtodo que, temperatura do laboratrio (25 C), o pesquisador deveria utilizar para obter X puro. b) Justifique sua resposta baseado nos dados fornecidos na tabela. 09) A obteno do lcool etlico hidratado, a partir da cana-de-acar, pode ser representada pelo esquema a seguir.

Em 1 e IV, que envolvem processos de fracionamento, so realizadas, respectivamente: a) filtrao e destilao; b) destilao e decantao; d) destilao e filtrao; e) decantao e decantao.

c) filtrao e decantao;

10) A seguir, est esquematizado o fluxo- grama relativo separao dos componentes de uma mistura constituda por azeite, gua e acar totalmente dissolvido. Examinando o fluxograma apresentado, voc identifica os processos 1 e 2 como sendo, respectivamente:

a) destilao e filtrao d) decantao e centrifugao

b) filtrao e decantao e) filtrao e centrifugao

c) decantao e destilao

2 LISTA DE EXERCCIOS DE QUMICA 2 SEMESTRE APROFUNDAMENTO 1 ANO


Prof.: Keila
11) Marque a seqncia correta de procedimentos usados na separao dos componentes de uma mistura de azeite, gua e sal de cozinha a) decantao e destilao simples b) decantao e fuso fracionada c) cristalizao e destilao simples d) condensao e decantao 12) Com a adio de uma soluo aquosa de acar a uma mistura contendo querosene e areia, so vistas claramente trs fases. Para separar cada componente da mistura final, a melhor seqncia : a) destilao, filtrao e decantao b) cristalizao, decantao e destilao c) filtrao, cristalizao e destilao d) filtrao, decantao e destilao e) centrifugao, filtrao e decantao 13) A gua potvel um recurso natural considerado escasso em diversas regies do nosso planeta. Mesmo em locais onde a gua relativamente abundante, s vezes necessrio submet-la a algum tipo de tratamento antes de distribu-la para consumo humano, O tratamento pode, alm de outros processos, envolver as seguintes etapas: I. manter a gua em repouso por um tempo adequado, para a deposio, no fundo do recipiente, do material em suspenso mecnica. II. remoo das partculas menores, em suspenso, no separveis pelo processo descrito na etapa 1. III. evaporao e condensao da gua, para diminuio da concentrao de sais (no caso de gua salobra ou do mar). Neste caso, pode ser necessria a adio de quantidade conveniente de sais minerais aps o processo. s etapas I, II e III correspondem, respectivamente, os processos de separao denominados a) filtrao, decantao e dissoluo. b) destilao, filtrao e decantao. c) decantao, filtrao e dissoluo. d) decantao, filtrao e destilao. e) filtrao, destilao e dissoluo. 14) A destilao fracionada pode ser utilizada na separao dos: a) elementos qumicos que compem o clorofrmio, CHCl3 b) componentes da mistura azeotrpica gua-etanol; c) componentes do ar liquefeito; d) sais minerais existentes na gua potvel; e) metais que formam o lato. 15) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, escolhendo, em seguida, a opo correspondente numerao correta, de cima para baixo. MISTURA PRINCIPAIS MTODOS DE SEPARAO 1. 2. 3. 4. 5. Oxignio e nitrognio leo e gua lcool e gua Ferro e enxofre Ar e poeira ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Destilao Filtrao Separao magntica Decantao Liquefao

a) 1-4-5-2-3 b) 1-5-4-3-2 c) 3-2-4-5-1 d) 3-5-4-2-1 e) 5-1-3-4-2

2 LISTA DE EXERCCIOS DE QUMICA 2 SEMESTRE APROFUNDAMENTO 1 ANO


Prof.: Keila
GABARITO 01) B 02) A 03) E 04) A 05) A 06) V, F, V, V, F 07) E 08) a) Decantao b) X e Y so lquidos, a 25C, imscveis entre si (j) que X insolvel e Y solvel) e apresentam densidades diferentes. 09) A 10) C 11) A 12) D 13) D 14) C 15) D

You might also like