You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE EDUCAO FSICA

LEANDRO OLIVIO CARVALHO GOMES

RUGBY ESCOLAR: proposta de incluso no contedo curricular da Educao Fsica em escolas da rede particular de ensino em So Lus MA.

So Lus MA 2011

LEANDRO OLIVIO CARVALHO GOMES

RUGBY ESCOLAR: proposta de incluso no contedo curricular da Educao Fsica em escolas da rede particular de ensino em So Lus MA.

Projeto de pesquisa apresentado disciplina Metodologia da Pesquisa em Educao Fsica da Universidade Federal do Maranho como requisito parcial para obteno da 2 e 3 notas. Orientador:

So Lus MA 2011

SUMRIO 1. INTRODUO/JUSTIFICATIVA 2. HIPTESES 3. OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral 3.2 Objetivos especficos 4. REFERENCIAL TERICO 4.1 O esporte na Educao Fsica Escolar 4.2 O rugby e suas vertentes 4.3 Proposta pedaggica 5. METODOLOGIA 5.1 Tipos de pesquisa, de mtodo cientfico e de abordagem 5.2 Sujeitos 5.2.1 Critrios de incluso 5.2.2 Critrios de excluso 5.3 Local 5.4 Etapas 5.5 Instrumentos de coleta de dados 5.6 Equipamentos e materiais 5.7 Procedimentos de coleta e anlise dos dados 5.8 Aspectos ticos 5.8.1 Anlise dos riscos e dos benefcios 5.8.2 Critrios para suspender ou encerrar a pesquisa 5.8.3 Formas de acompanhamento do projeto de pesquisa 5.8.4 Responsabilidade do pesquisador, da instituio, do promotor e do patrocinador 6. IMPACTOS ESPERADOS 7. ORAMENTO 8. CRONOGRAMA REFERNCIAS ANEXOS APNDICES Pg 1 2 2 2 2 3 3 4 6 7 7 8 8 8 8 8 9 9 9 9 10 10 10 10 11 12 13 14

1. INTRODUO/JUSTIFICATIVA notrio que o contedo esporte de significativa importncia durante a realizao das aulas de Educao Fsica na escola. Porm, o esporte em si um contedo bastante amplo e com diversas modalidades. Nesse sentido faz-se necessrio trazer aos alunos a maior quantidade de modalidades possveis para que estes tenham a oportunidade de conhecer diversas formas de atividade. Dessa maneira, o ensino do Rugby na escola se apresenta como uma alternativa para que os alunos possam aprender e ter contato com um esporte que praticado em diversos lugares, mas que por diversas razes no praticado de maneira to abrangente no Brasil. Segundo Vaz (2005) algumas das principais dificuldades para trabalhar o Rugby na escola so a falta de recursos e o desconhecimento do jogo por parte dos professores. Segundo dados da British Royal Navy (2000), o Rugby um esporte que a mais de um sculo se encontra sistematizado e sofreu uma forte revoluo e expanso comercial nos anos 90, quando deixou de ser amador e passou a ser profissional. Hoje aos poucos vai recebendo maior apoio da mdia televisiva. Segundo dados da revista ISTO (2011) o Brasil possui cerca de trinta mil praticantes do esporte e 322 times registrados, fato este que est impulsionando o Rugby que em 2016 estrear como modalidade olmpica na sua forma de Rugby Sevens, o que aumenta significativamente a sua visibilidade, j que o evento acontecer no Rio de Janeiro. Pinheiro (200_, p. 2) observa que o esporte nas aulas de Educao Fsica est sendo trabalhado de forma precipitada e que a adio de uma nova modalidade esportiva diferente das tradicionais poder proporcionar uma melhoria durante as aulas.
No que se diz respeito ao esporte, pensamos que, talvez, as nossas crianas no tenham acesso a tudo que ocorre no mundo, mas certamente, tem a vontade e o direito de conhecer coisas diferentes daquelas presente em seu cotidiano, ao passo que elas j no tem o mesmo intusiasmo de anos atrs pelo modelo tradicional que contempla sempre as mesmas modalidades esportivas. (PINHEIRO,200_)

Por ser uma modalidade de carter coletivo e que envolve atividades conhecidas das crianas, como correr e saltar, o jogo torna-se bastante atrativo quando trabalhado no campo da ludicidade, alm de desenvolver diversas reas motoras e cognitivas que ajudam no desenvolvimento do aluno. Outro aspecto que fortalece a afirmao do Rugby como um esporte significativo na Educao Fsica Escolar o fato deste esporte contemplar diferentes os tipos fsicos, sejam altos, baixos, gordos ou magros, pois o esporte em sua natureza

necessita de todos para desempenharem suas funes. (GUZMAN, 2007; PINHEIRO, 200_; VAZ, 2005) A problemtica que essa pesquisa pretende responder : Quais os motivos que impedem o Rugby de ser trabalahado como contedo curricular da Educao Fsica Escolar? Como o Rubgy pode ser trabalho como contedo curricular na Educao Fsica Escolar na rede particular de ensino em So Lus-MA? Quais aspectos que favorecem a sua insero no contedo curricular da Educao Fsica nas escolas da rede particular de ensino? Essa pesquisa poder contribuir para o para o desenvolvimento do conhecimento de um novo esporte, que por sua vez traz consigo um aprimoramento cognitivo, social e motor dos alunos, haja vista que durante a prtica do Rugby o aluno desenvolve situaes em que necessita de rpidas decises e convive com diversos colegas aprendendo a respeitar suas diferenas. 2. HIPTESES Supe-se que o Rugby no trabalhado como contedo curricular da Educao Fsica em funo da falta de divulgao do esporte pela mdia. Acredita-se que insero do Rugby no contedo curricular da Educao Fsica nas escolas da rede particular de ensino em So Lus MA ser efetiva por ser um esporte que contempla todos os tipos fsicos. A prtica do Rugby dentro das aulas de Educao Fsica poder posteriormente, ser utilizada pelos alunos como uma alternativa de lazer durante o tempo livre. 3. OBJETIVOS 3.1 Geral Analisar como o Rugby pode ser trabalho como contedo curricular na Educao Fsica Escolar na rede particular de ensino em So Lus-MA. 3.2 Especficos Elaborar uma proposta pedaggica para insero do esporte Rugby como contedo curricular da Educao Fsica Escolar na rede particular de ensino em So Lus-MA. Sistematizar como o Rugby pode ser trabalhado nas aulas de Educao Fsica Escolar na referida rede de ensino Identificar as condies necessrias para que o Rugby possa ser inserido enquanto contedo curricular da Educao Fsica Escolar nessa rede.

Descrever os aspectos que favorecem a insero do Rugby como contedo curricular da Educao Fsica na rede particular de ensino. 4. REFERENCIAL TERICO 4.1 Esporte na Educao Fsica Escolar Moreira e Pereira (2008) destacam que um dos objetivos da Educao Fsica escolar seria auxiliar na prtica de uma vida ativa alm das aulas, fazendo com que o aluno adote esta prtica ao seu dia-a-dia. Logo, bastante significativo que essa prtica no se perca, pois trata-se no somente de uma prtica dentro do ambiente escolar, mas de algo que poder estar presente no cotidiano dos alunos, inclusive depois que estes no estiverem mais freqentando a escola. Assim, para Betti (1999, p.1):
A Educao Fsica tem no movimento tanto um meio quanto um fim para atingir seu objetivo educacional dentro do contexto escolar. O movimento pode ser entendido com uma atividade, no caso corporal, que se manifesta atravs do jogo, do esporte, da dana ou da ginstica.

No entanto, o que se percebeu foi a perda de espao da Educao Fsica Escolar e do contedo esporte nas escolas, visto que em diversos casos a disciplina ou o contedo acabam sendo omitidos ou excludos em funes de outras disciplinas precipitadamente consideradas mais importantes. Por advento dos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1998, p.70) o contedo esporte est includo como um dos contedos a ser trabalhado pela Educao Fsica Escolar.
Assim, considera-se esporte as prticas em que so adotadas regras de carter oficial e competitivo, organizadas em federaes regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuao amadora e a profissional. Envolvem condies espaciais e de equipamentos sofisticados como campos, piscinas, bicicletas, pistas, ringues, ginsios etc. A divulgao pela mdia favorece a sua apreciao por um diverso contingente de grupos sociais e culturais. Por exemplo, os Jogos Olmpicos, a Copa do Mundo de Futebol ou determinadas lutas de boxe profissional so vistos e discutidos por um grande nmero de apreciadores e torcedores.

Porm, o contedo esporte est sendo trabalhado de forma precipitada com os alunos. Em funo dos esportes tradicionais e atividades repetitivas, os alunos tendem a se desinteressar pelo contedo esporte e por conseqncia costumam estar desmotivados para as aulas. Nesse sentido busca-se apresentar aos alunos um novo horizonte dentro do contedo esporte, pois os alunos se interessam pelo novo, portanto de crucial importncia que sempre estejam em contato com os mais diverso esportes, para que no fiquem enclausurados

somente nas quatro modalidades consideradas tradicionais, so estas voleibol, handebol, basquetebol e futebol. (PINHEIRO,200_) 4.2 O Rugby e suas vertentes Surgiu na Inglaterra em 1823 na cidade Rugby por isso o nome. originado do futebol, pois surgiu de uma modificao feita durante uma partida deste esporte. O jogo rapidamente se espalhou pelas colnias britnicas, no Brasil o Rugby chegou em 1895 com Charles Muller o mesmo homem que trouxe o futebol. Por isso o Rugby e o Futebol chegaram juntos ao Brasil, entretanto no logrou de tanto xito em sua divulgao. Embora, o Rugby se encontre sistematizado a mais de um sculo, a Associao Brasileira de Rugby s foi criada em 1972. (CONFEDERAO BRASILEIRA DE RUGBY, 2011) Durante o primeiro contato o Rugby pode ser descrito como um jogo bastante peculiar, uma vez que seu principal objetivo avanar sobre o territrio do adversrio, mas somente permitido passar a bola para trs. Alm disso, a bola pode ser chutada. A forma de pontuar pode ser feita encostando a bola na zona de gol do adversrio ou se utilizando dos chutes. importante ressaltar que as regras do Rugby so voltadas para a segurana e bem estar de seus praticantes. No que se refere prtica do Rugby pelos alunos durante as aulas de Educao Fsica Escolar, Pinheiro (200_, p.6) mostra que este esporte traria diversos benefcios para os alunos:
[...] por ser uma modalidade rica em situaes que necessitam de solues rpidas, exige uma elevada adaptabilidade e especificidade: dimenso tctico-cognitiva; proporciona a possibilidade do praticante posicionar-se como um lder um determinado momento, porque quem est com a bola conduz o jogo; um jogo que exige iniciativa, conduta e esprito de jogo.

Pinheiro (200_, p.6) alm de mostrar os benefcios tambm ressalta uma questo muito significativa do Rugby.
[...] o jogo contempla espaos e possibilidades para pessoas de diferentes bitipos (gordos, magros, lentos, rpidos...) atuando especialmente como agente de desenvolvimento da percepo de competncia de crianas e jovens com o bitipo como inadequado para as modalidades tradicionais.

Porm, por ser um esporte de forte impacto e contato o Rugby acabou sendo adaptado de vrias formas para que pudesse atender os mais variados pblicos preservando o aspecto da segurana. Por isso foi criado o Rugby Sevens que uma forma reduzida e que pode ser jogada mais rapidamente. Esta a modalidade que ser includa nos Jogos Olmpicos

do Rio de Janeiro em 2016. Surge tambm o Rugby Tag como o objetivo de trazer o esporte para mais perto das crianas podendo adapt-lo as condies destas. O Rugby Tag um diferente conceito de Rugby, pois realizado sem contato fsico direto em funo da pouca idade de seus praticantes. A palavra tag significa etiqueta, porm na linguagem do jogo se refere a uma fita que est presente no calo de cada jogador. Por sua particularidade, este esporte bastante interessante de ser trabalhado na escola, j que no necessita de um campo, podendo ser praticado em pisos duros, portanto em uma quadra e por alunos de ambos os sexos formando equipes mistas. (Guzman, 2007) Guzmn (2007, p.15) caracteriza o Rugby Tag da seguinte forma.
Este nuevo deporte oferece al alumnado no solo la possibilidad de mejorar su competncia motriz individual, sino que demanda del alumnado uma continua cooperacin com los compaeros del proprio equipo y um alto grado de autocontrol em la interaccin com los adversrios.1

Por ser um esporte singular que permite aos alunos a vivncia de situaes com um grande leque de aprendizagem motora e tende a promover uma integrao entre os colegas. Segundo Garcia e Moura (2011) o Rugby favorece a incluso e a aceitao da diferena, todos so necessrios, todos so importantes, independente das caractersticas fsicas, culturais ou o gnero. Alm disso alguns valores so de essencial ateno quando observamos esta prtica esportiva, tais quais responsabilidade, esprito de equipe, coletividade, respeito e criatividade. Alguns aspectos do Rugby Tag a serem destacados (RUGBY FOOTBALL UNION,2007): No ataque objetivo do jogo ultrapassar a linha de gol do adversrio e apoiar a bola no cho, marcando assim um ponto. A equipe que ataca pode transportar a bola livremente com as mos, porm somente pode pass-la para trs. O progresso do portador da bola somente poder ser parado se o defensor remover uma ou ambas as fitas do portador da bola. Se as duas fitas forem removidas o ponto onde a primeira foi removida o ponto onde o a bola dever ser deixada. (RUGBY FOOTBALL UNION,2007,p.11, traduo nossa)

1 Este novo esporte oferece aos alunos no somente a possibilidade de melhorar sua competncia motriz individual, sendo que os alunos necessitam de uma cooperao continua com seus colegas da prpria equipe e um alto grau de autocontrole com os adversrios.

Ao ter removida sua fita o jogador que est atacando dever deixar a bola no cho no local em que a fita foi retirada, com fim que seu colega possa dar continuidade ao jogo. Entretanto o ataque tem somente quatro chances por posse de bola, pois quando a defesa retirar a fita pela quinta vez, ela ficar com a posse da bola. Dependendo do espao de jogo os times podem ser formados por cinco ou at sete jogadores. No entanto isto pode variar em funo da condies e da sensibilidade do professor que ao perceber a necessidade pode implementar algumas modificaes. 4.3 Proposta Pedaggica Vaz (2005) apresenta a idia de que no trabalho de iniciao de um esporte o mais importante o jogo em si. Portanto antes de qualquer trabalho tcnico ou ttico, o ldico deve ser respeitado, principalmente, no caso da iniciao esportiva. Na questo pedaggica interessante que se trabalhe o campo afetivo antes da ttica, pois na idade em que se encontram os alunos se encontram condicionados pela personalidade jovem. No existe um modelo exato para a iniciao dos alunos de Rugby. No obstante h alguns modelos desejveis, que ao longo dos anos se mostraram bastante favorveis quando trabalhados no ambiente escolar. Nesse sentido apresenta-se o mtodo Global como aquele que mais possui condies favorveis ao trabalho deste esporte no meio escolar. Importante ressaltar que durante a aprendizagem de fulcral importncia desenvolver condies a fim de que o aluno compreenda o esporte, nesse sentido consiga identificar primeiramente porqu e depois o como, isto , o aluno ao aprender deve inicialmente saber a razo pela qual est realizando determinado movimento ou aplicando determinada regra. Como afirmado pelo livro bsico de Rugby da Marinha Britnica.
Rugby Union, like all team games, is predominantly an open skill activity, i.e. the player is faced with a series of problems to which he/ she has to find an effective solution. As there is no standard answer, the game should be taught in a way which develops flexibility of thought and action. For this reason, it is recommended that the game is taught using a problem-solving approach both in practical and theory work.2(BRITISH ROYAL NAVY, 2000,p.5)

2 Rugby, como todos os outros esportes, predominantemente uma atividade de habilidades abertas, o
jogador encontra uma srie de problemas do qual ele/ ela tem que encontrar uma soluo efetiva. No existe resposta exata, o jogo deve ser ensinado de forma a desenvolver a flexibilidade de pensamente e de ao. Por essa razo, recomendado que o jogo seja ensinado usando resoluo de problemas e englobe tanto o trabalho prtico como o terico.

Outro ponto que merece relevncia a soluo de problemas, pois o Rugby privilegiado no sentido de que rico em situaes imprevisveis e diversas, e por isso os alunos esto em contato com situaes que precisam de rpidas solues de problemas, algo que favorece muito o desenvolvimento cognitivo. Portanto, o Rugby pode e deve ser trabalhado na escola, pois suas qualidades e valores propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do aluno. Nesse sentido encaixa-se com o que proposto pela Educao Fsica Escolar. Para que seja inserido no ambiente escolar, necessrio que primeiramente se saiba qual os princpios, regras e mtodos a serem utilizados para proporcionar aos alunos uma vivncia diferenciada da qual esto acostumados, ou seja, esto acostumados ao trabalho dos esportes tradicionais. 5. METODOLOGIA 5.1 Tipos de pesquisa Esta pesquisa ser qualitativa, pois segundo Gressler (2007) este tipo tem o ambiente natural como fonte direta de pesquisa, o pesquisador no intervm de forma direta no contexto que est sendo observado e os processos de pesquisa emergem do contexto estudado. Portanto est pesquisa por ser qualitativa fundamentalmente interpretativa - a interpretao dos dados se baseia em uma descrio de um fenmeno num contexto, neste caso o Rugby no contexto escolar.Seguindo as idias de Gressler ,quando o pesquisador escolhe seu objeto de estudo j tem em mente uma finalidade, a qual costuma est explcita ao longo da pesquisa. A pesquisa tambm se faz explicativa, porque tem como principal preocupao descobrir quais os fatores que contribuem para determinados fenmenos. Portanto nesta pesquisa o conhecimento ser aprofundado a fim de explicar a razo do fenmeno que envolve o Rugby nas escolas da rede particular de ensino de So Lus MA. A abordagem da qual esta pesquisa faz parte a abordagem Fenomenolgica, pois a experincia descrita de forma direta, como , a realidade no vista como algo objetivo e exato, no sentido de ser explicada, portanto a realidade pode ser comunicada e interpretada. (Gil, 1999). O mtodo de pesquisa ser o Mtodo Fenomenolgico, pois visa analisar o fenmeno na sua essncia, buscando explicar o porqu do Rugby no ser trabalhado na escola a partir dos dados coletados durante a experincia.

5.2 Sujeitos Os sujeitos dessa pesquisa sero os professores de Educao Fisica da rede particular de ensino em So Lus MA, que no trabalhem o Rugby em suas aulas, e alunos entre 12 e 14 anos cursando entre o stimo e o nono ano do ensino fundamental em escolas da rede particular de ensino de So Lus MA. Sero selecionados assim, pois segundo Vaz (2005) esta uma idade da qual acredita-se que o Rugby possa ser introduzido de maneira efetiva na escola, podendo haver dessa forma um jogo misto, ou seja a interao entre garotos e garotas no mesmo momento. 5.2.1 Critrios de incluso Esta pesquisa incluir apenas os profesores de Educao Fsica da rede particular de ensino em So Lus MA, e alunos que se enquadrarem nos seguintes critrios: faixa etria entre 12 e 14 anos e que cursem entre o stimo e o nono ano do ensino fundamental na rede particular de ensino de So Lus MA. 5.2.2 Critrios de excluso Sero excludos desta pesquisa professores de Educao Fsica que no sejam da rede particular de ensino, ou que j trabalhem o Rugby, e alunos que no se adqem ao critrio de faixa etria entre 12 e 14 anos, ou que no estejam cursando entre o stimo e nono ano do ensino fundamental na rede particular de ensino de So Lus MA. 5.3 Local O local escolhido para realizao desta pesquisa so as escolas da rede particular de ensino em So Lus-MA, visto que acredita-se que a pesquisa pode ser efetivada nessas escolas por existir maior possibilidade de recursos financeiros para aquisio de materiais especficos. 5.4 Etapas Inicialmente ser realizado um levantamento bibliogrfico, depois ser feito o projeto de pesquisa que ser submetido ao Comit de tica em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal do Maranho. Aps a aprovao do projeto pelo Comit de tica em Pesquisa, o pesquisador ir esclarecer e explicar os objetivos para os possveis sujeitos da pesquisa, no seguinte momento ser feita a seleo dos sujeitos.

Aps a seleo dos sujeitos, estes devero assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a fim de assegurarem que participaro e esto cientes da pesquisa. Depois que for realizada a assinatura do termo o pesquisador comear a coleta dos dados que ser feita por meio de entrevistas no estruturadas e observaes sistemticas indiretas. Assim que os dados forem coletado, sero analisados segundo o referencial terico e a partir das informaes obtidas ser redigida a monografia, que ser revisada para que se siga para a apresentao da mesma. 5.5 Instrumentos de coleta de dados A coleta de dados ser realizada por meio de entrevistas no estruturadas, neste momento o entrevistador pode adaptar suas perguntas de acordo com as determinadas situaes vividas, e permite ao informante responder livremente, usando sua prpria linguagem. (RAMPAZZO, 2005) Tambm sero coletados dados a partir de observaes sistemticas de modo indireto, visto que sero utilizados instrumentos para registrar as informaes, e pelo fato de que no haver interferncia para a obteno das informaes. (RAMPAZZO,2005) 5.6 Equipamentos e materiais Ser utilizada cmera digital para realizao das filmagens e aquisio de fotos. Alm de gravadores para a realizao das entrevistas com os alunos e professores. 5.7 Procedimentos de coleta e anlise de dados Os dados sero colhidos a partir das entrevistas e observaes realizadas com os professores de Educao Fsica. As observaes e entrevistas sero marcadas na presena do professor e acontecero nas escolas. Uma vez coletados os dados estes sero analisados segundo o referencial terico estudado, a fim de confirmar ou modificar as hipteses que foram criadas inicialmente. 5.8 Aspectos ticos O projeto de pesquisa ser submetido avaliao do Comit de tica e Pesquisa da Universidade Federal do Maranho/UFMA para atender as determinaes contidas na Resoluo CNS n 196/96 e outras correlatas do Conselho Nacional de Sade para pesquisas envolvendo seres humanos.

A referida pesquisa ser realizada, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), de acordo com a Resoluo n 196/96, do Conselho Nacional de Sade (CNS), em vigor em todo territrio nacional (BRASIL, 1996). Este termo garantir que as informaes sejam confidenciais, somente utilizadas na divulgao desta pesquisa e, teve como objetivo, esclarecer e proteger o sujeito da pesquisa, assegurando o seu bem-estar. 5.8.1 Anlise dos riscos e dos benefcios O Rugby trabalhado na escola ser um jogo sem grandes embates e contatos fsicos, no oferece riscos integridade fsica dos alunos, possibilitando-os assim a jogarem em grupos mistos sem haver riscos dos alunos se machucarem. Os alunos sero beneficiados em participar de uma atividade atrativa, divertida e possivelmente desconhecida. Nesse sentido ampliaro seu conhecimento no que se refere ao contedo esporte vivenciando um esporte que no tradicional, alm de potencializarem seu desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo. 5.8.2 Critrios para suspender ou encerrar a pesquisa Esta pesquisa ser suspensa caso no seja atingido o nmero mnimo de alunos freqentadores e participantes nas aulas de Educao Fsica, e em caso de falha no material para registro das observaes e entrevistas . O Comit de tica em Pesquisa da Universidade Federal do Maranho ser comunicado do ocorrido. Esta pesquisa ser encerrada se nenhuma das escolas aceitar participar da pesquisa e se todos os professores encontrados j trabalharem com o esporte Rugby. O Comit de tica em Pesquisa ser comunicado do ocorrido. 5.8.3 Formas de acompanhamento do projeto de pesquisa Este projeto ser acompanhado por meio de relatrios peridicos elaborados por Leandro Olivio Carvalho Gomes, responsvel pela pesquisa. 5.8.4 Responsabilidades do pesquisador, da instituio, do promotor e do patrocinador O pesquisador est ciente e cumprir os termos Resoluo n 196/96, do Conselho Nacional de Sade (CNS), em vigor em todo territrio nacional (BRASIL, 1996), assumindo o compromisso de zelar pela privacidade e sigilo das informaes, tornando os resultados desta pesquisa pblicos, sejam eles favorveis ou no e comunicando o Comit de tica em Pesquisa sobre qualquer alterao no projeto de pesquisa, nos relatrios semestrais.

A instituio, onde ser realizada, a pesquisa (escola tal, hospital tal, academia tal...) est ciente dos termos da Resoluo n 196/96, do Conselho Nacional de Sade (CNS), em vigor em todo territrio nacional (BRASIL, 1996). e declara que a Coordenao de Nutrio da UFMA tem a infra-estrutura necessria para realizar este projeto de pesquisa At o momento, a presente pesquisa no tem um promotor ou mesmo um patrocinador, sendo de inteira responsabilidade do pesquisador qualquer custo. 6. IMPACTOS ESPERADOS Por ser uma atividade de intensa movimentao, na qual o coletivo est sempre acima do individual, pensa-se que o Rugby Tag sendo implantado na escola poder potencializar os alunos nos aspectos da motricidade, solidariedade e afetividade. Alm disso acredita-se que conhecendo o esporte na escola de forma ldica fomenta-se o interesse pela prtica dessa modalidade pouco conhecida, de forma que os alunos possam utiliz-la durante o seu tempo livre. Ao pesquisar uma modalidade esportiva diferente daquelas modalidades tradicionalmente exploradas na Educao Fsica, so colocadas em questo as metodologias do contedo esporte dentro da Educao Fsica Escolar, de forma a se pensar em novos meios para o ensino do contedo esporte. Nesse sentido os alunos tero a possibilidade de conhecer esportes diferentes dos tradicionais e, a partir dessa vivncia tero uma participao mais efetiva nas aulas.

7. ORAMENTO Item Resma de papel A4 Cartucho HP 60 Xerox dos termos de Consentimento Livre e Esclaricido Caneta esferogrfica TOTAL Quantidade 1 resma (500 folhas) 1 cartucho 20 cpias 4 unidades Preo R$ 12,00 R$ 50,00 R$ 2,00 R$ 3,00 R$ 67,00

O projeto no ser financiado por nenhuma Instituio de apoio pesquisa. Todos os itens que constam na tabela sero de custo nico e exclusivo do pesquisador.

8. CRONOGRAMA ETAPAS 1 GERAIS M Levantamento X Bibliogrfico Elaborao e X entrega do projeto de pesquisa Submisso e aprovao do Comit de tica e Pesquisa da UFMA Esclarecimento dos objetivos e procedimentos para os possveis sujeitos Seleo dos sujeitos Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Coleta de dados Anlise dos dados Elaborao do texto para monografia Reviso final do texto Apresentao da Monografia

2 M X X

3 M X

4 M X

5 M X

6 M X

7 M X

8 M X

9 M X

10 M X

11 M X

12 M X

X X

X X

X X

X X X X X X X X

REFERNCIAS BETTI, Irene Conceio Rangel. Esporte na escola: mas s isso professor. Motriz, So Paulo, v. 1, n. 1, p.25-31, jun. 1999. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. 3 e 4 ciclos do ensino fundamental: Educao Fsica. Braslia: SEF/MEC, 1998 BRITISH ROYAL NAVY. Rugby union. 3. ed. Londres: Rfu, 2000. 52 p. CONFEDERAO BRASILEIRA DE RUGBY. Rugby no Brasil. Disponvel em: <http://www.brasilrugby.com.br/Rbrasil.htm>. Acesso em: 17 jun. 2011. GARCIAL, Henrique; MOURA, Joo. Tag rugby na escola: Dossie do professor. Lisboa: Federao Portuguesa de Rugby, 2011. 46 p. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1999. GRESSLER, Lori. Introduo pesquisa: projetos de pesquisa e relatrios.So Paulo: Edies Loyola, 2007. GUZMN, Alberto Palomino. Rugby tag como propuesta de enseanza. Efdeportes, Buenos Aires, n. 113, out. 2007. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/efd113/rugby-tagcomo-propuesta-de-ensenanza-en-educacion-fisica.htm>. Acesso em: 5 abr. 2011. MOREIRA, Camila M.; PEREIRA, Juliana M. O ensino do contedo esporte na escola: o olhar dos professores iniciantes e professores experientes. In: II Seminrio de Estudos em Educao Fsica Escolar, 2008, So Carlos. Anais... So Carlos: CEEFE/UFSCar, 2008, p.3360. PESCE, Lucila; IGNCIO, Sonia. Entrevista. Disponvel <http://www.slideshare.net/lucilapesce/entrevista-1422578>. Acesso em: 18 jun. 2011. em:

PINHEIRO, Eraldo Santos. Rugby Tag: uma alternativa para educao fsica escola. Segundo Tempo, Porto Alegre, 200?. RAMPAZZO, Lino. Metodologia cientfica: para alunos dos cursos de graduao e ps graduao. 3. ed. So Paulo: Loyola, 2005. RUGBY UNION FOOTBALL. Laws of rfu adult tag rugby. Twickenham:Ed. RFU,2007. VAZ, Lus Miguel Teixeira. Ensino do rugby no meio escolar. Efdeportes, Buenos Aires, n. 81, fev. 2005. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/efd81/rugby.htm>. Acesso em: 3 abr. 2011.

You might also like