You are on page 1of 7

1

Anlise critica dos julgados Julgado n 1 ACO 1.281/SP Ementa: Conflito negativo de atribuies entre o Ministrio Pblico Federal e o Ministrio Pblico do Estado de So Paulo. Competncia do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a ao. Precedentes. Conflito de atribuies. Apurao de supostas irregularidades na aplicao dos recursos oriundos do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Interesse da Unio Art. 109, Inc I, da Constituio da Republica. Atribuio do Ministrio Pblico Federal. Data de rgo Tipo de Tipo de Tribunal Julgament Julgador Processo Deciso o STF Ao Cvil 13/10/2010 Acrdo Originria Relatora: Min. Crmen Lcia Partes Designao Ministrio Pblico do Estado de So Paulo Autor Procurador Geral de Justia do Estado de So Paulo Ministrio Pblico Federal Ru Procurador Geral da Repblica Descrio do caso A Procuradoria da Repblica em Ribeiro Preto instaurou procedimento administrativo para apurar possveis irregularidades na execuo do PRONAF pelo municpio de Aramina/SP. No entanto o Procurador de Ribeiro Preto remeteu os autos ao Ministrio Pblico Estadual em Igarapava/SP entendendo no existir interesse direito da Unio, sendo que o Ministrio Pblico Estadual em Igarapava/SP suscitou o presente conflito de competncia, pois se tal irregularidade for procedente leso ao errio da Unio. Destarte cabendo a Justia Federal o julgamento. Deciso 1 No tem por se tratar de Ao Cvil Originria Grau Estado de So Paulo. Deciso STF ACO 1.281 O Tribunal por unanimidade reconheceu a SP atribuio do Ministrio Pblico Federal.

Concordamos com a deciso do STF em reconhecer que o Ministrio Pblico Federal competente para julgar irregularidades do PRONAF pelas seguintes razes: 1. O Decreto 3.991/2001 afirma claramente que a PRONAF programa nacional, sendo administrado pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, portanto de competncia Federal. O art. 6 deste Decreto Cabe

Secretaria da Agricultura Familiar do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio planejar, coordenar e supervisionar o PRONAF em mbito nacional, competindo-lhe, especialmente: fica implcito que qualquer outra Justia que no seja a Federal incompetente para julgar aes oriundas do PRONAF. 2. O Decreto 3.991/2001 ainda menciona que caber ao MDA1 celebrao de instrumento com as Unidades da Federao Art. 6, 1 O Ministrio do Desenvolvimento Agrrio celebrar instrumento adequado com as Unidades da Federao, estabelecendo as obrigaes das partes, assegurando o funcionamento de uma Secretaria-Executiva Estadual do PRONAF- para a criao de Secretaria Executiva Estadual do PRONAF. Secretaria esta, que tem como escopo garantir que as orientaes emanadas da MDA sejam corretamente realizadas em conformidade com a coordenao do PRONAF Art. 6, 2 Caber Secretaria-Executiva Estadual do PRONAF a coordenao das aes do Programa no mbito estadual, em conformidade com as orientaes emanadas da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. 3. A Resoluo 3.559/2008 do Banco Central do Brasil no Art. 14 e 15 confirma o interesse, direto ou indiretamente, da Unio em que os recursos empregados no PRONAF sejam corretamente aplicados. 4. O Art. 109, I, CF/88, Aos juzes federais compete processar e julgar; I causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho. Diante das razes expostas no h que se questionar da competncia da Justia Federal em processar e julgar o devido caso, em razo da matria tratar de assunto concernente a Unio.
1

Ministrio de Desenvolvimento Agrrio.

Julgado n 2 0432975-64.2010.8.26.0000 Ementa: Conflito de Competncia - Ao ordinria proposta por servidora em face da So Paulo Previdncia (SPPREV) visando reviso de clculos de seus proventos - Ajuizamento perante a 2 Vara do Juizado Especial da Fazenda Pblica da Capital, no obstante ser a autora domiciliada em outra Comarca Admissibilidade - Natureza eminentemente pessoal da demanda - Matria afeta competncia territorial que no se confunde com os critrios para fixao da competncia de juzo - Competncia da Comarca da Capital, sede da autarquia estadual, por fora do disposto nos artigos 94, "caput", e 101, IV, "a", do Cdigo de Processo Civil, no artigo 4, I e pargrafo nico, da Lei n 9.099/1995 e no artigo 27 da Lei n 12.153/2009 - Impossibilidade de declinao de ofcio Competncia do juzo suscitado. Data de Tipo de Tipo de Tribunal rgo Julgador Julgament Processo Deciso o TJSP Conflito de Cmara Especial 14/02/2011 Acrdo Competncia Relator: Des. Armando Toledo Partes Designao Juzo de Direito da 1 Vara da Fazenda Pblica da Comarca de Suscitante Campinas Juzo de Direito da 2 Vara do Juizado Especial da Fazenda Suscitado Pblica da Capital Descrio do caso A serventuria ingressou ao de reviso de clculos de seus proventos em face da SPPREV na vara da fazenda Pblica da Comarca de Campinas, sendo que o juiz desta Vara declinou de sua competncia remetendo os autos ao suscitado, o qual tambm declinou de sua competncia alegando ser a Vara da Comarca de Campinas competente para julgar a causa em questo. Deciso 1 O Juiz da Comarca de Campinas declinou Grau N.Processo de sua competncia, suscitando conflito de 99010432975-2 competncia, a qual tambm foi declinada pelo juzo suscitado. Deciso 2 N.Processo Grau 0432975Julgou-se procedente o conflito e declara64.2010.8.26.000 se competente o juzo suscitado . 0 Concordamos com a deciso do TJSP em reconhecer que o juzo suscitado (Capital) competente para julgar a ao em face da SPPREV pelas seguintes razes: 1. Conforme Art. 94, caput, CPC, A ao fundada em direito pessoal e a ao fundada em direito real sobre bens mveis sero propostas, em regra, no foro do domiclio do ru. e Art. 100, IV, a, CPC, competente

o foro: IV - do lugar: a) onde est a sede, para a ao em que for r a pessoa jurdica, foi procedente manter o processo na capital do Estado. 2. Alegar o Art. 109, 3, CF, Sero processadas e julgadas na justia estadual, no foro do domiclio dos segurados ou beneficirios, as causas em que forem parte instituio de previdncia social e segurado, sempre que a comarca no seja sede de vara do juzo federal, e, se verificada essa condio, a lei poder permitir que outras causas sejam tambm processadas e julgadas pela justia estadual., no suficiente por se tratar de norma incerta e no imperativa. 3. O Art. 87, CPC, Determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia. Neste caso ocorreu a perpetuao da jurisdio pelo fato da distribuio dos autos ao juzo suscitado. Diante das razes expostas no h que se questionar da competncia do juzo suscitado para julgar o devido caso, em razo da Comarca de Campinas no ser exclusivamente competente para a causa.

ESTRUTURA DO MODELO FEDERATIVO BRASILEIRO

A forma federativa de Estado nasceu com a Constituio norte-americana de 1787, forma esta que foi adotado pelo Brasil sendo preceituada pelo Art. 1, caput, da CF/88 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos. Ao contrrio dos Estados Unidos da Amrica, no Brasil a formao resultou de um movimento centrfugo, de dentro para fora, ou seja, um Estado unitrio centralizado descentralizando-se2, distribuindo entre os Estados-membros maior atribuio, poder. A participao dos Estados-membros se d nos limites da prpria Constituio Federal, permitindo que criem Constituies e Leis sendo entes autnomos em razo da capacidade de auto-organizao, autogoverno, autoadministrao e autolegislao. Destarte, esta forma tem por objetivo a melhor administrao da res publica atravs da repartio de competncias. Com a CF/88 os Municpios tiveram tambm o poder de auto-organizao. A CF/88 deliberou autonomia para criao de seu prprio documento, a Lei Orgnica. Segundo Meirelles o Municpio brasileiro entidade estatal integrante da Federao, e essa integrao uma peculiaridade nacional, sendo que nenhuma outra nao se encontra o Municpio constitucionalmente reconhecido como pea do regime federativo3. Embora a Constituio Federal de 1988 concedeu autonomia aos entes federados, no deixou este poder merc, mas pelo contrrio ela disciplinou a competncia de cada ente federado. Unio o Administrativa ou material: a competncia no legiferante, so os atos materiais (fazer) da Unio Art. 23, CF. Exclusiva: a competncia indelegvel Art. 21, CF.

2 3

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 14 ed. So Paulo: Saraiva, 2010. Pag. 341. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito municipal brasileiro. 11 ed. So Paulo: Malheiros, 2000.

Comum: a competncia para a Unio, Estados membros, Distrito Federal e Municpios Art. 23, CF.

o Legislativa: a competncia para elaborar leis. Privativa: aquela que pode ser delegada aos Estados, por lei complementar Art. 22, CF. Concorrente: Podem legislar a Unio (interesse geral), os Estados e Distrito Federal (interesse regional) Art. 24, CF. Competncia Tributria Expressa: Art. 153, CF. Competncia Tributria Residual: Art. 154, CF. Competncia Tributria Extraordinria: Art. 154, CF.

Estados-membros o Administrativa ou material: Comum: Aos quatro entes da Federao Art. 23, CF. Residual: So reservadas aos Estados s competncias que no lhe sejam vedadas, ou as que sobrarem (resduo) depois da enumerao dos outros entes federativos Art. 25, 1, CF. o Legislativa: Expressa: Art. 25, CF. Residual: Art. 25, CF, o resduo, o que sobrar depois de dividida a dos outros entes federados. Delegada pela Unio: Art. 22, CF. Concorrente: Art. 24, CF. Suplementar: Art. 24, CF. Tributria Expressa: Art. 155, CF.

Distrito-Federal o Administrativa ou material: Comum: Aos quatro entes da Federao Art. 23, CF.

o Legislativa: Expressa: Art. 32, CF. Residual: Art. 25, 1, CF. Delegada pela Unio: Art. 22, CF. Concorrente: Art. 24, CF. Suplementar: Art. 24, 1 a 4, CF. Interesse Local: Art. 30, I, combinado com o Art. 32, 1, CF. Municpios o Administrativa ou material: Comum: Aos quatro entes da Federao Art. 23, CF. Privativa: Art. 30, III a IX. Tributria Expressa: Art. 155, CF.

o Legislativa: Expressa: Art. 29, CF. Interesse Local: Art. 30, I, CF. Suplementar: Art. 30, II, CF. Plano Diretor: Art. 182, 1, CF. Tributria Expressa: Art. 156, CF.

You might also like