You are on page 1of 12

Adio e Depresso 1

Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias

Faculdade de Psicologia

Curso de Psicologia

Ciberpsicologia

Adio Internet e Depresso

Joo Massena n20080102

Coordenador: Doutor Pedro Pinto Gamito Docente: Dr. Jorge Gaspar Oliveira

2 Ano do 1 Ciclo

Turma 2N2

Maio, 2010

Adio e Depresso 2 Resumo

Este trabalho tem por objectivo verificar se os sujeitos com adio internet e maior nmero de horas de utilizao de internet por lazer tm maiores ndices de depresso, atravs da recolha de 290 inquritos, dos quais resultou uma amostra de 146 homens com uma mdia de idades de 32,9 e 142 mulheres com uma mdia de idade de 33,9. Foi utilizada a Internet Addiction Scale (IAS) e a Inventario de Avaliao Clnica da Depresso (IACLIDE). Os inquritos foram informatizados com programa Infopath do Microsoft Office 2007, sendo enviados, aps o seu preenchimento para o ciberpsic@gmail.com. Os indivduos com um nvel superior de adio internet e com maior nmero de horas ligados internet apresentaram valores superiores de depresso que confirmou as hipteses abordadas pela literatura.

Adio e Depresso 3 Adio Internet e Depresso

O diagnstico de adio Internet definido como uma perturbao do controlo dos impulsos que no envolve o consumo de substncias. Os adictos passam muitas horas a navegar na Internet, o que causa perturbaes do sono, promovendo fadiga extrema e comprometendo a performance acadmica ou ocupacional, podendo igualmente enfraquecer o sistema imunitrio, deixando o indivduo mais vulnervel doena (Young, 1996; 1999; 2004). Um estudo realizado por Young e Rodgers (1998) apoiado na necessidade de diferenciar entre o uso normal e patolgico da Internet, procurou identificar os traos de personalidade associados a esta incidncia patolgica. Foi aplicado a um total de 321 sujeitos o questionrio de oito itens de Young (1996), para diferenciar entre dependentes e no dependentes e o Sixteen Personality factor Inverntory. Estes indivduos tm preferncia por actividades solitrias restringindo o seu crculo social. Tm um pensamento mais abstracto aparentando menos conformidade no que concerne s convenes sociais sendo mais reactivos emocionalmente perante os outros. H uma tendncia mais marcada para serem mais sensveis, vigilantes e reservados. De facto, um estilo de vida socialmente inactivo pode ser portador de um maior risco de uso patolgico da Internet sentindo-se este sujeito confortvel com perodos extensos de isolamento social. Num estudo realizado por Ko e colaboradores (2006), com o propsito de examinar as diferenas nas caractersticas de personalidade entre os adolescentes com e sem adio Internet e experincia de abuso de substncias, com 3662 indivduos atravs da aplicao do Chen Internet Addiction Scale e do Questionnaires for Experience in Substance Use, concluiu-se que os adolescentes viciados na Internet tm caractersticas de personal dade i como a constante procura da novidade (o tipo de actividades da Internet permite um ambiente

Adio e Depresso 4 virtual variado), o evitamento de danos elevado (o efeito de desinibio online pode levar a uma certa descontraco dos adolescentes deixando-os mais vulnerveis adio) e baixa dependncia de recompensas (a Internet prov satisfao imediata assim como fontes de novidades e de auto-estima sem frustraes imprevisveis implicadas). A comunicao interactiva e annima com o outro, amplia o crculo de amigos do adicto. O tipo de relaes que se estabelecem so vistas como altamente ntimas e de confidncia e menos ameaadoras do que as relaes da vida real reduzindo a percepo de solido que este tipo de sujeitos sente, preenchendo necessidades sociais ligadas a sentimentos de conforto e de comunidade. Tendo estes factos presentes, fcil compreender o porqu de um indivduo deprimido recorrer Internet como forma de socializao. H uma substituio da funo social normal, residindo aqui o elo entre a avidez patolgica pela Internet e a depresso (Grohol, 2010; Young, 1996; Young & Rodgers, 1998). Indo de encontro a esta ideia, Young e Rodgers (1998) realizaram um estudo onde procuraram compreender a associao entre o uso patolgico da Internet e a depresso, com 256 sujeitos, utilizando o Beck Depression Inventory. Os investigadores concluram que a depresso um factor significativo no desenvolvimento do uso patolgico da Internet, sugerindo que a deteco precoce deste problema pode ser promovida pela avaliao exacta das duas patologias. provvel que a baixa auto-estima e motivao, o medo da rejeio e a necessidade de aprovao associadas aos indivduos depressivos contribuam para o aumento do uso desta ferramenta tecnolgica. O quadro interactivo existente, em que o embarao e a intimidao de estar frente-a-frente com outro no esto presentes ajuda o depressivo a sentir-se cmodo com a partilha de ideias. Considerando os pressupostos tericos enunciados, este trabalho tem como propsito verificar a associao entre estes dois fenmenos patolgicos, testando a hiptese de os indivduos que sofrem de adio Internet tm uma maior propenso para a depresso.

Adio e Depresso 5

Mtodo Participantes: Em relao aos critrios de incluso para o estudo, os sujeitos participantes tinham que ser maiores de 18 anos e acederem internet, incluam-se no crculo de amigos, conhecidos e familiares dos investigadores. Foram recolhidos 290 inquritos dos quais se apuraram 146 homens com uma mdia de idades de 32,9 (PD: 10,4) e 142 mulheres com uma mdia de idades de 33,9 (PD: 10,9). O nvel de estudos constitudo por: 1,4% de indivduos com instruo primria, 2,8% de indivduos com o ensino bsico, 32, 1% de indivduos com o ensino secundrio, 34,1% de indivduos com frequncia universitria, 20,7% de indivduos licenciados e 7,9% de indivduos com ps-graduao. Destes, 14,5% so estudantes, 52,8% so trabalhadores, 23,4% so estudantes/trabalhadores, 4,8% esto desempregados e 3,8% encontram-se noutra situao profissional. Da amostra apurou-se que 6,9% dos sujeitos j tomaram medicamentos anti-depressivos.

Material Para avaliar a adio internet foi utilizada a escala IAS, de Young (1998) na verso Portuguesa de Morais, Gamito, Oliveira, Lopes e Alves (2010). Esta prova tem como instruo As questes que se seguem referem-se a situaes relacionadas com a internet. Responda de acordo com a sua experincia pessoal tendo como respostas possveis aos vinte itens: Raramente, Ocasionalmente, Frequentemente, Muitas Vezes, Sempre e No se Aplica. Para a medio da depresso foi utilizada o Inventario de Avaliao Clnica da Depresso (IACLIDE) de Serra (1994) com a seguinte instruo: Cada um dos sintomas que a seguir apresentado no se refere sua maneira de ser habitual mas sim ao estado em que se sente pelo menos desde h duas semanas para c. No h respostas certas ou erradas.

Adio e Depresso 6 H apenas a sua resposta. Responda de forma rpida, honesta e espontnea. Se lhe parecer que duas respostas diferentes j foram experimentadas por si, seleccione aquela que se aproxime mais do seu estado actual.. Este inventrio tem vinte e trs itens com cinco frases seleccionveis em cada um deles. Procedimento Foram informatizadas as escalas IAS (Internet Addiction Scale) e IACLIDE (Inventario de Avaliao Clnica da Depresso) tendo por ferramenta o programa Infopath do Microsoft Office 2007 sendo posteriormente enviadas em forma de inqurito para os sujeitos via correio electrnico. Quer no correio electrnico quer no inicio do inqurito foi colocado o consentimento informado com intuito de demonstrar o livre arbtrio e respeito pela confidencialidade. Foram de seguida adicionados itens referentes recolha de dados demogrficos seguindo-se as escalas IAS e IACLIDE. Para um correcto e atento preenchimento do inqurito estimou-se uma durao de aproximadamente quinze minutos. Tal como foi instrudo no correio electrnico enviado aos sujeitos, no fim do preenchimento do inqurito, o mesmo deveria ser gravado e enviado como anexo por correio electrnico para ciberpsic@gmail.com, conta de correio electrnica criada especificamente para a recolha destes inquritos.

Resultados:

Foi utilizada a comparao de mdias com o teste One-Way ANOVA de modo a verificar a correlao entre o nmero de horas de lazer de utilizao da internet e os ndices

Adio e Depresso 7 de depresso. Verificaram-se diferenas estatisticamente significativas entre o nmero de utilizao de horas de lazer da internet e os ndices de depresso. (F(3)=4,935; p<,01). Verificou-se que nesta amostra os sujeitos com menos de 18 horas de utilizao de internet por lazer apresentam valores mais baixos (M=1,41; DP= 0,40) face aos utilizadores que a usaram mais de 39 horas (M=1,79; DP=0,76) (conforme Tabela I em anexo). Para verificar a correlao entre a adio internet e a depresso foi utilizada a comparao de mdias pelo teste One-Way ANOVA. Verificaram-se diferenas estatisticamente significativas entre a adio internet e os ndices de depresso (F(233,96)=15,31;p<,01) uma vez que a adio internet menor nos indivduos com menores valores de depresso (M=1,64; DP=0,59) face aos sujeitos com maiores valores de depresso (M=1,94; DP=0,82)(conforme Tabela II em anexo).

Discusso

O presente estudo teve por objectivo verificar a relao entre a adio internet e a depresso, nomeadamente atravs da verificao da hiptese, se os indivduos com um maior nvel de adio internet tm igualmente uma maior propenso para a depresso de um maior nmero de horas de utilizao da internet implicar um maior nvel de depresso. A nossa amostra confirma os dados de estudos anteriores demonstrando a existncia desta relao. Recorrendo bibliografia de referncia, o tempo de utilizao da internet elevado para os adictos mesma, uma vez que esta assume a posio de substituta da dita funo social normal, onde ocorrem as chamadas relaes da vida real, em que o indivduo deprimido est sobrecarregado com a sua baixa auto-estima e baixa motivao, com o seu medo constante de ser rejeitado e a sua necessidade de aprovao contnua. O sujeito deprimido

Adio e Depresso 8 recorre ento internet para socializar, fazendo uso do quadro interactivo existente (Grohol, 2010; Young, 1996; Young & Rodgers, 1998). Algumas dificuldades e limitaes foram detectadas neste estudo e deveriam ser consideradas em estudos futuros. A mais significativa foi a utilizao do infopath, software que limita grandemente a recolha de dados j que implica que os sujeitos tenham o mesmo instalado nos seus computadores. Este tipo de recolha pode ainda ser considerado como Spam ainda que o questionrio tenha sido apenas enviado a amigos, familiares e conhecidos. Esta limitao poderia ser ultrapassada atravs da utilizao de um software mais popular ou, tal como no estudo original de Young (1998), coloca-lo numa pagina conhecida para ser preenchido por quem o desejasse. Outro factor que poder ter deturpado os resultados encontra-se na recolha de dados demogrficos, nomeadamente na pergunta: Refira quantas horas gasta em mdia por dia na internet em que segundo foi possvel verificar, algumas pessoas colocaram o nmero de horas por dia enquanto outros colocaram o total de horas na semana. Nesta situao ser conveniente ser mais preciso na questo para que os dados recolhidos sejam precisos. Este estudo no possibilitou o esclarecimento da questo se o indivduo deprimido recorre mais ao uso da internet em substituio da vida real, ou se o uso continuado e uma gradual gratificao social facilitada, ainda que virtual, acabe por tornar o indivduo adicto internet e por consequncia, deprimido. Seria relevante aceder a esta perspectiva, at como forma de facilitar e potencia a interveno neste contexto.

Adio e Depresso 9 Referncias Bibliogrficas

Grohol, J. (2010). Internet addiction and depression. Consultado em 22 de Abril de 2010 atravs de Http://psychcentral.com/blog/archives/2010/02/03/internet-addiction-anddepression.

Ko, C., Yen, J., Chen, C., Chen, S., Wu, K., & Yen, C. (2006). Tridimensional personality of adolescents with internet addiction and substance use experience. Can J Psychiatry, 51 (14), 887-893.

Young, K. S. (1996). Internet addiction: The emergence of a new clinical disorder. Cyberpsychology and Behavior, 1 (3), 237-244.

Young, K. S. (1999). Internet addiction: Symptoms, evaluation and treatment. Innovations in Clinical Practice, 17 (3), 18-24.

Young, K. S. (2004). Internet addiction: A new clinical phenomenon and its consequences. American Behavioral Scientist, 48 (4), 402-415.

Young, K. S., & Rodgers, R. C. (1998). Internet addiction: Personality Traits associated with its development. Paper presented at the Eastern Psychological Association, Bradford.

Adio e Depresso 10 Young, K. S., & Rodgers, R. C. (1998). A relao entre depresso e dependncia de Internet. Cyberpsychology and Behavior, 1 (1), 25-28. Consultado em 23 de Abril de 2010 atravs de www.netaddiction.com/articles/cyberpsychologypdf.7.

Adio e Depresso 11 Tabelas Tabela I Menos de 18 M Depresso 1,41 **p<,01 DP 0,40 M Entre 18 e 27 DP M DP M De 27 a 39 Mais de 39 DP F

1,55 0,66

1,49 0,66

1,79 0,76 4,93

Adio e Depresso 12

Tabela II IACLIDE _1 M Adio Internet **p<.01 1,64 DP 0,59 IACLIDE _2 M 1,94 DP 0,82 F 15,31

You might also like