You are on page 1of 106

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Centro de Educao Superior Norte RS (CESNORS) Departamento de Administrao

Caderno Didtico n0 1:

Introduo Economia
(Verso no-revisada)

Professora: Solange Regina Marin Curso: Administrao

Palmeira das Misses 2007

INDICE Introduo Captulo 1 Conceitos Bsicos 1. O conceito de economia 2. De que se ocupa a economia 3. A quantificao da realidade econmica 4. Breve contexto histrico do conceito economia 5. As escolhas na economia 6. Os argumentos da economia 7. Mtodo de investigao da cincia econmica 8. Evoluo do pensamento econmico.. 9. Interao entre os agentes econmicos e as questes-chave da economia Captulo 2- Sistema Financeiro 1. Origem da moeda 2. Evoluo das formas de moeda 3. Ativos financeiros 4. Oferta e demanda de moeda 5. Medida da Oferta de Moeda 6. Base monetria 7. Estrutura do SFN (brasil) 8. Organizao do SFN 9. Diferentes mercados Intermediao Financeira 1. Formas de financiamento 2. Criao e destruio de moeda 3. Multiplicador bancrio 4. Poltica monetria Captulo 3 Inflao 1. Situaes possveis de variao dos preos 2. Teorias da inflao 3. Inflao e Nmeros-Indices 4. Indicadores de inflao no Brasil e no RS 5. Inflao no Brasil e Planos de Estabilizao Captulo 4 Setor Pblico 1. As funes econmicas do setor pblico 2. Estrutura tributria 3. Os tributos e sua classificao 4. Os gastos do setor pblico 5. O Conceito de dficit pblico 6. Financiamento do dficit 7. Aspectos institucionais do oramento pblico 8. Fiscalizao Captulo 5 Conceito e Clculo dos Agregados Macroeconmicos 1. O conceito de valor adicionado: o produto nacional (PN) 2. O conceito de renda nacional (RN) 3. O conceito de despesa nacional (DN) Alguns problemas com as medidas agregadas Captulo 6 A Economia Nacional e as Relaes Internacionais 1. Teorias do comrcio internacional 04 05 05 06 08 10 11 13 14 15 22 23 24 24 25 25 26 26 27 29 29 30 31 36 37 38 39 42 50 50 51 55 55 55 55 57 58 59 59 69 71

2. A taxa de cmbio e o mercado cambial 3. Balano de pagamentos 4. Instrumentos de ajuste do balano de pagamentos A Institucionalidade no Cenrio Internacional Captulo 7 Noes de Microeconomia 1. Escassez 2. Custo de oportunidade 3 Anlise marginal Mercado: Oferta e Demanda 1 Procura (ou Demanda) 2. Oferta 3. Outros fatores que influenciam as curvas de demanda e de oferta 4. Preo e quantidade de equilbrio 5. Intervenes de mercado 6. O conceito de elasticidade 7. Estrutura de mercado Referncia Bibliogrfica

74 76 80 85 91 92 94 97 98 99 99 102 103 104 106

INTRODUO A idia de produzir um caderno didtico surgiu depois de alguns semestres ministrados da disciplina de Introduo Economia para diferentes cursos de graduao. O objetivo propiciar ao aluno, no presente momento ao aluno do curso de administrao, uma viso geral do objeto de estudo e do mtodo de investigao da chamada Cincia Econmica. A preocupao central apresentar de forma simples e clara os conceitos econmicos bsicos, sem esquecer de relacion-los com os fatos econmicos reais, ou seja, traar um paralelo entre as noes econmicas e as informaes sobre a realidade econmica brasileira. Alm disso, so apresentadas questes tericas e aplicadas sobre os diferentes assuntos trabalhados que incluem desde os conceitos bsicos at as noes sobre economia nacional e relaes internacionais.
Este caderno no pretende dar respostas definitivas s questes sobre economia, mas suscitar o interesse, provocar o debate e proporcionar aos alunos do curso de administrao uma capacidade de anlise crtica das questes econmicas atuais. Para isso, estudaremos as noes bsicas de Economia para observar de forma crtica a realidade e interpretar o significado dos diferentes conceitos econmicos frente aos acontecimentos reais da economia brasileira.

Por se tratar de assuntos ainda gerais da Cincia Econmica e relacionar acontecimentos recentes da economia brasileira, o caderno se torna uma ferramenta auxiliar para o estudante da disciplina de Introduo Economia.

CAPTULO 1 CONCEITOS BSICOS

O QUE ECONOMIA ? O que veremos? - De que se ocupa a economia - A quantificao da realidade econmica - Contexto histrico do conceito economia - Argumentos da economia - Mtodo de investigao da cincia econmica - Evoluo pensamento econmico - Interao entre os agentes econmicos - Questes-chave da economia

1. O CONCEITO DE ECONOMIA A palavra economia vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Seria administrao da casa ou administrao da coisa pblica. A economia pode ser definida como cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivos escassos, na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer s necessidades humanas. Como umas das cincias sociais (cincia poltica, sociologia, antropologia culturas, psicologia, direito), a economia no pode ser considerada como fechada em torno de si mesma. Pelas implicaes da ao econmica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras s demais reas das cincias sociais ou humanas. Essa abertura se d em uma dupla direo, assumindo um carter biunvoco. De um lado, porque a economia busca alicerar seus princpios, conceitos e modelos tericos no apenas na sua prpria coerncia, consistncia e aderncia realidade, mas ainda no desenvolvimento dos demais campos do conhecimento social. De outro lado, porque pode influir no questionamento dos princpios e das aquisies conceituais desses mesmos campos. E vai alm, abrindo suas fronteiras filosofia, tica e histria.

2. DE QUE SE OCUPA A ECONOMIA Aqui esto destacadas as categorias centrais de preocupao da economia, o que implica por sua vez numa interface com outras reas de conhecimento. A figura 1 abaixo mostra que a economia est relacionada com outros campos de conhecimento, e os grandes temas de que se ocupa a economia.

FIGURA 1 A relao com outros campos de conhecimento


Clssicos/Marx: * Produo * Distribuio * Dispndio *Acumulao A. Marshall (1842-1924) * Pobreza * Riqueza * Bem-estar Simon Kuznets (1901-1985) * Crescimento * Desenvolvimento Lionel Robbins (1898-1984) * Recursos * Necessidades * Prioridades * Escassez * Recursos * Emprego * Produo * Agentes * Trocas * Moedas * Valor * Preos * Mercados * Concorrncia * Remuneraes * Agregados * Transaes * Crescimento * Equilbrio

Antropologia Sociologia Psicologia Direito Poltica tica

Os temas discutidos pelos diferentes pensadores econmicos e em pocas histricas diversas, foram o processo de produo, a distribuio, o dispndio e a acumulao, assuntos tratados pelos clssicos, dentre eles Adam Smith, David Ricardo, e por Karl Marx que ficou conhecido pelo desenvolvimento da teoria marxista. Alm disso, os temas pobreza, riqueza e bem-estar foram apresentados por A. Marshall. J as noes de crescimento e desenvolvimento foram tratadas por Simon Kuznets e Lionel Robbins tratou da questo das escolhas em economia, ao ressaltar que as necessidades ilimitadas e os recursos escassos. Nesse iniciar do debate econmico, ressaltam-se os diferentes temas que so objetos de estudo da economia: escassez, recursos, emprego, produo, agentes, trocas, moedas, valor, preo, mercado, concorrncia, remunerao, agregados, transaes, crescimento, equilbrio e desenvolvimento.

2.1. Alguns problemas econmicos - Por que a alta do preo do cafezinho reduz a demanda por acar? - Por que a renda dos agricultores se eleva quando ocorre uma estiagem que reduz a produo? - Por que importante para um produtor saber a elasticidade demanda por seu produto? - Por que a demanda por bens como carros ou apartamentos aumenta com o processo inflacionrio? - Por que os aluguis de imveis em regies universitrias geralmente costumam ser maiores no incio do perodo letivo? - Como pode uma desvalorizao cambial conduzir a uma melhora na balana comercial? - Por que o setor coureiro-caladista do Rio Grande do Sul est em crise com o maior valor do real frente ao dlar? - Por que a taxa de juros to importante para os investimentos? - De que forma a oferta de moeda na economia afeta a taxa de juros? - Por que devemos nos preocupar com o PIB de um pas? - Quais os fatores que influenciam o crescimento econmico? - A taxa de crescimento do PIB seria um bom indicador para o desenvolvimento de um pas?

3. A QUANTIFICAO DA REALIDADE ECONMICA O que distingue a economia de outros ramos do conhecimento social a possibilidade de alguma forma de mensurao. Em economia possvel:

- quantificar os resultados, - construir identidades quantificveis, - estabelecer relaes quantitativas entre diferentes categorias de transaes, - desenvolver modelos explicativos da realidade, baseados em sistemas de equaes simultneas, - proceder a anlises fundamentais em parmetros quantificados, - desenvolver sistemas quantitativos para diagnstico e prognstico. Esta particularidade da economia possibilitou o surgimento de correntes econmicas fundamentadas no mtodo matemtico, com destaque para a econometria. O quadro abaixo sintetiza as formas usuais de indicaes quantitativas em economia. Quadro 1 A quantificao da realidade e as variveis econmicas - moeda corrente do pas (a) Monetrias - divisas externas (b) Unidades - relaes cambiais entre (a) e (b) adotadas Indicam magnitudes medidas ao longo de Variveis-fluxo determinado perodo de tempo Variveis econmicas Indicam magnitudes medidas em um determinado quantificveis Variveis-estoque momento Indicam relaes entre duas variveis, Relaes funcionais expressando a correspondncia funcional entre - lineares elas. - no-lineares Relaes Incrementais Relaes entre variveis Relaes Matriciais Nmeros-indices Indicam variaes cumulativas, no decurso de sries histricas, entre duas variveis. Indicam a resposta de uma ou de um conjunto de variveis a determinada ao econmica. Indicam a interdependncia interconsistentes de variveis. de conjuntos

Indicam variaes de grupos, conjuntos ou de agregaes de dados econmicos.

Medidas de Expressam em termos mdios, medianos ou modais a abservao de determinada situao ou tendncia central transao. Quocientes Formas usuais de indicaes quantitativas Coeficientes Resultado da diviso de variveis econmicaas, experessnado: - variaes ao longo do tempo. - propores em determinado momento. Expressam parmetros de correlao, simples ou mltipla entre as variveis econmicas. Expressam graus de concentrao (ou de disperso) de determinadas condies estruturais da economia. Expressam resultados de transaes: - especficas; de um dado agente, ou interagentes. - da atividade econmica agragativamente considerada.

Valores absolutos

4. BREVE CONTEXTO HISTRICO DO CONCEITO ECONOMIA Em seu nascedouro, a denominao usual da economia era adjetivada. Denominava-se economia poltica. Com o tempo, a adjetivao caiu em desuso; evoluiu para economia. Mesmo que alguns filsofos da Grcia Antiga, como Plato e Aristteles, tenham explorado temas de contedo econmico, Roma no deixou nenhum escrito notvel na rea de economia. A partir do sculo XVI, observamos o nascimento do primeiro conjunto de idias mais sistematizadas sobre o comportamento econmico com o chamado Mercantilismo. Mas, tais idias estavam baseadas numa definio de economia como o ramo do conhecimento essencialmente voltado para a administrao do Estado, sob o objetivo de promover seu fortalecimento. No sculo XVIII, novas concepes se desenvolveram. A abordagem clssica A preocupao no era com o fortalecimento do estado, mas com a riqueza das Naes. A fisiocracia elaborou alguns trabalhados dignos de destaque. Maior figura foi Franois Quesnay e seu Quadro Econmico de 1758. Adam Smith e suas obras Sentimentos Morais (1759) e A Riqueza das Naes (1776). Os sentimentos morais, as paixes originais da natureza humana, a busca da aprovao social, as razes maiores da acumulao e da conservao da fortuna material foram os pressupostos de sua descrio da ordem econmica, fundamentada nas leis que regem a formao, a acumulao, a distribuio e o consumo. Esse polinmio foi a base do conceito clssico de economia. Os outros economistas clssicos na transio dos sculos XVIII e XIX, como Robert Malthus, David Ricardo e John Stuart Mill definiam a economia a partir destes quatro fluxos. Os neoclssicos A nfase dos primeiros neoclssicos (Jevons, Walras e Menger) no estava no processo de acumulao capitalista e nos mecanismos de repartio dos esforos sociais. Eles buscaram entender o equilbrio do processo econmico, tal como se apresentava. Estavam preocupados com a iniqidade social mas no propuseram formas alternativas e revolucionrias para a organizao econmica da sociedade. Eles sintetizaram os fundamentos da conduta econmica do homem: a escassez de recursos diante de necessidades ilimitveis, cujo principal elemento era a maximizao da utilidade. Alfred Marshall, quem procurou fazer uma sntese de clssicos com neoclssicos, acredita que a economia examinava a ao individual e social, em seus aspectos mais estritamente ligados obteno e ao uso dos elementos materiais do bem-estar. Assim, de um lado, um estudo da riqueza; e, de outro, e mais importante, uma parte do estudo do homem. A perspectiva socialista O binmio produo-distribuio a base a partir da qual a perspectiva socialista construiu sua concepo sobre a matria de que se ocupa a economia. Figura de maior destaque foi Karl Mar(1818-1883). O estudo das leis sociais que regulam a produo e a distribuio dos meios materiais destinados a satisfazer s necessidades humanas resume o campo de que se ocupa a economia.

A sistematizao de Lionel Robbins nos anos de 1930 Robbins no partiu de categorias de fatos econmicos, como produo, distribuio, dispndio, acumulao, riqueza e bem-estar. Ele partiu da existncia de: - uma multiplicidade de fins que a humanidade procura alcanar - a priorizao de fins possveis: podem ser classificados por ordem de prioridade - a limitao dos meios para alcanar os fins possveis - o emprego alternativo dos meios. O fator de maior importncia e que faz o elo de ligao entre as quatro condies a capacidade humana de fazer escolhas. O fato econmico resume-se, assim, nos atos de escolha entre fins possveis e meios escassos aplicveis a uso alternativos. Qualquer escolha feita pelos indivduos, empresas, governos ou outros agentes econmicos quanto alocao de recursos implica, portanto, uma relao entre custos (meios empregados) e benefcios (fins alcanados), bem como a ocorrncia de custos de oportunidade (outros fins que, com os mesmos recursos, poderiam ter sido alcanados). A economia a cincia que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relao existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. Com isso, podemos notar que em Economia tudo se resume a uma restrio quase fsica a lei da escassez, isto , produzir o mximo de bens e servios com os recursos escassos disponveis de cada sociedade. Mas lembre-se s existir escassez se houver uma demanda para a aquisio do bem tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. E um bem demandado porque til. Figura 2 - Sntese dos conceitos bsicos da sistematizao de Robbins Conflito fundamental
Meios (ou recursos) escassos e limitados Fins (ou necessidades) mltiplos e ilimitveis

Escolhas entre fins possveis e meios disponveis

Alocao de recursos (custoso)

Consecuo de determinado fim

No-consecuo de outros fins

Benefcio

Custo de oportunidade

10

Existem ligaes formais entre as abordagens consideradas: a neoclssica, a socialista e a sistematizao de Robbins. A razo de ser da economia est presente nas trs formas de delimitar o campo especfico do conhecimento econmico o estudo das formas aplicadas pelo homem na incessante busca de meios para satisfazer s condies ilimitveis de bemestar. Quadro 2 O conceito de economia nas trs abordagens A abordagem neoclssica - A economia um estudo dos homens tal como vivem, agem e pensam nos assuntos ordinrios da vida. - Focaliza, principalmente, a conduo do homem no trato com questes que interferem em sua riqueza e bem-estar. A perspectiva socialista - As necessidades humanas so determinadas pelo estgio cultural da sociedade. A sistematizao Robbins de

- O fim ltimo de que cuida a economia consiste em descobrir como as virtudes humanas e a concorrncia podem conduzir ao bem- - O estudo das leis sociais estar social. que regulam a produo e a distribuio resume o campo de que se ocupa a economia.

- A sociedade tem objetivos mltiplos, ilimitados, mas meios limitados. A conduta econmica consiste em escolher entre fins possveis - Para satisfazer a um e meios escassos para padro de necessidades, o alcan-los. hoem se dedica a um ato social: a produo. - A economia um ramo que estuda as formas do A realizao desse comportamento humano que processo se completa com a resultam da relao entre distribuio do produto necessidades ilimitadas e recursos escassos. social. - Meios escassos, fins alternativos, escolha e alocao so os elementos a partir dos quais se define o campo de que se ocupa a economia.

5. AS ESCOLHAS NA ECONOMIA: * O QUE E QUANTO produzir * COMO produzir e * PARA QUEM produzir Resumindo:
NECESSIDADES HUMANAS ILIMITADAS VS. RECURSOS PRODUTIVOS ESCASSOS * O QUE E QUANTO PRODUZIR * COMO PRODUZIR * PARA QUEM PRODUZIR

ESCOLHA ESCASSEZ

Essas questes no seriam problemas se existissem recursos ilimitados. Porm, na realidade temos inmeras necessidades, recursos limitados e tcnicas de produo. Economia: optar dentre os bens a serem produzidos e os processos tcnicos capazes de transformar os recursos escassos em produo. A teoria econmica trata de escassez, custo e anlise marginal como veremos em outras aulas.

11

Por enquanto teremos uma viso geral dos argumentos e do mtodo de investigao na cincia econmica, da evoluo do pensamento econmico, das interaes entre os diferentes agentes da economia e de como a partir dessas interaes surgem as questes-chave que preocupam a Economia.

6. OS ARGUMENTOS DA ECONOMIA Para entendermos o mtodo de investigao da cincia econmica precisamos apenas de um simples encadeamento lgico. Baseadas nos postulados da teoria existente, formulam-se as hipteses a respeito de como a realidade se comporta. Deduzem-se as implicaes e os resultados decorrentes dessas hipteses que so confrontados com a evidncia dos dados de observaes coletados da realidade. Finalmente, desse confronto tiram-se as concluses: ou a teoria explica satisfatoriamente o comportamento da realidade econmica ou deve-se formular uma teoria alternativa e mais adequada.
Teoria econmica: leis que explicam o comportamento humano e fazem parte do conjunto de conhecimentos.

Os argumentos da teoria econmica podem ser: Positivos - economia positiva: o que de fato Normativos - economia normativa: o que poderia ser Essa distino importante em termos de metodologia uma vez que existe a impossibilidade lgica de se deduzirem afirmaes positivas de juzos de valores ou normativos ou vice-versa. Suponha-se que algum afirme que: 1. quando as taxas de crescimento da populao so superiores s da expanso da renda nacional como um todo, a renda per capita se reduz; 2. a reduo da renda per capita implica na perda do poder aquisitivo real da sociedade, mantidos os nveis vigentes de preos; 3. logo, como desejvel a manuteno e, mesmo, a ampliao do poder aquisitivo real, deveriam ser adotadas polticas de conteno do crescimento populacional. (1) e (2): so factuais, positivas; (3): de carter normativo. As duas primeiras no so condies suficientes para dar sustentao terceira. Essa ressalva metodolgica no implica a inexistncia de conexes entre os compartimentos positivos e normativos na economia. A poltica econmica, no obstante seja formulada a partir de escolhas que envolvem juzos de valores, tem o respaldo na modelao terica desenvolvida pelos diferentes troncos da economia positiva. Ou seja, a Economia se interessa primordialmente pelos argumentos positivos, como pode ser visto na figura abaixo.

12

Figura 3 Compartimentos usuais da economia Economia Descritiva Observao sistematizada do Observao sistematizada do mundo real. mundo real. Descrio e mensurao de fatos Descrio e mensurao de fatos econmicos. econmicos. Contabilidade Social. Contabilidade Social. Sistemas contas Sistemas dede contas nacionais e matrizes nacionais e matrizes de relde relaes aes interindustriais. interindustriais. O consumidor O consumidor ee a aa anlise da nlise da procura procura Teoria Econmica Teoria Econmica Princpios, Princpios, teorias, leis e teorias, leis e modelos da modelos da ececonomia onomia A empresa a A empresa e e a anliseda oferta anlise da oferta Teoria Teoria Microeconmica Microeconmica Remunerao Remunerao dos fatores de dos fatores de produo e produo e repartio da repartio da renda

Teoria Teoria Macroeconmica Macroeconmica Anlise de Anlise de macrovariveis: macrovariveis: renda, renda, consumo, consumo, poupana, poupana, investimento, investimento, exportaes, exportaes, importaes, importaes, tributos e dispndio tributos e dispndio pblico, pblico, demanda oferta e oferta e demanda monetrias.

renda

Estrutura Estrutura concorrencial e concorrencial e equilbrio dos equilbrio dos mercados mercados

monetria.
Poltica Econmica A conduo do processo econmico agregativamente considerado. Diviso do estudo econmico: Microeconomia: estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinao dos preos e quantidades em mercados especficos. Macroeconomia: Estuda as condies de equilbrio estvel entre a renda e a despesa nacionais. As polticas econmicas de interveno procuram estabelecer esse equilbrio. Desenvolvimento Econmico: estuda o processo de acumulao dos recursos escassos e da gerao de tecnologia capazes de aumentar a produo de bens e servios para a sociedade. Economia Internacional: estuda as condies de equilbrio do comrcio exterior, alm dos fluxos de capitais. Atuao sobre a realidade, com 3 objetivos: * Crescimento * Estabilidade * Equitatividade A regulao da atividade dos agentes econmicos: o interajuste de custos e benefcios privados e sociais.

13

7. MTODO DE INVESTIGAO DA CINCIA ECONMICA A metodologia da elaborao cientfica, em sua estrutura fundamental, busca, como primeiro passo, observar sistematicamente a realidade. Depois elaborar modelos simplificados que a reproduzem, que identifiquem relaes de causas e efeitos e que interpretem os mais variados eventos e seus desdobramentos. No processo de elaborao recorre-se a duas abordagens distintas, ainda que complementares: a induo e a deduo. Vejamos como ocorre a construo do conhecimento na economia pela figura abaixo. Figura 4- A construo do conhecimento na economia

Mtodo indutivo

Abstraes resultantes de levantamentos e informes quantitativos. Construo de modelos validados por testes estatsticos.

Observao sistematizada da realidade Abstraes tericas envolvendo situaes e comportamentos no mensurveis a partir de levantamentos da realidade concreta. Esforo de teorizao substitutivo da validao experimental.

Mtodo dedutivo

Validao, pelo permanente confronto com a realidade

Reelaborao resultante de novas observaes ou de mudanas nas condies preexistentes.

Formulao de princpios, teorias, leis u modelos explicativos ou interpretativos da realidade.

14

8. EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO: 1 A figura 5 abaixo mostra de maneira bem articulada como ocorreu o desenvolvimento das diferentes correntes de pensamento econmico.

Fonte: Rossetti (2003)

Para maiores informaes sobre as escolas de pensamento econmico ver o website The History of Economic Thought: http://homepage.newschool.edu/het/

15

9. INTERAO ENTRE OS AGENTES ECONMICOS E AS QUESTES-CHAVE DA ECONOMIA 9.1. As Categorias Participantes do Sistema Econmico As trs categorias que formam a base de qualquer sistema econmico so os recursos, os agentes, e as instituies, como pode ser visto na figura 6 abaixo:

Estoque de fatores de produo

Elementos constitutivos do sistema econmico como um todo: recursos, agentes e instituies


Complexo de instituies Quadro de agentes econmicos

Recursos naturais Recursos humanos Capital Capacidade tecnolgica Capacidade empresarial

Unidades familiares Empresas Governo

Jurdicas Polticas Sociais

Os processos, os mecanismos e os instrumentos de interao dos agentes econmicos decorrem de dois fatores fundamentais: - a diversidade das necessidades humanas, que conduz organizao de sistemas de trocas; - a diversidade de capacitaes das pessoas e naes, determinada por heranas culturais ou por vocaes naturais, que conduz especializao e diviso social do trabalho. 9.2 Processo de Interao e os Fluxos Econmicos Fundamentais Os fluxos reais definem-se a partir de suprimentos de recursos de produo, de seu emprego e de sua combinao pelas unidades de produo, bem como pela resultante gerao de bens e servios intermedirios e finais. Os fluxos monetrios definem-se como contrapartida dos fluxos reais. Traduzem-se, de um lado, pelos pagamentos de remuneraes aos fatores de produo empregados; de outro lado, pelos preos pagos aos bens e servios adquiridos, independentemente de sua destinao.

16

Figura 7- A interao entre famlias e empresas


Fornecimento de fatores de produo

Pagamento aos fatores

EMPRESAS

FAMLIAS

Pagamentos (bens e servios) Suprimentos (bens e servios)

Figura 8 - A interao entre famlias, empresas e governo

Fornecimento de fatores de produo

Pagamento aos fatores

EMPRESAS

FAMLIAS

Pagamentos (bens e servios)


Suprimentos (bens e servios)

Pgto bens e servios T

Remunerao fatores

T GOVERNO

Fornecimento (bens e servios) e IFBKF

17

Figura 9- Uma viso de conjunto do processo econmico e das questes-chave da economia

Fonte: Rossetti (2003)

A forma como esses processos de realizam e seus resultados finais esto relacionados com as quatro questes-chave da economia: * A plena utilizao dos recursos produtivos Eficincia Produtiva: emprego dos fatores de produo;

18

* A escolha do que produzir Eficcia Alocativa: produtos gerados; * A distribuio dos resultados dos esforos de produo Justia Distributiva: rendas. * A organizao da vida econmica em sociedade Ordenamento Institucional: instituies que regularo o funcionamento do sistema como um todo e a interao entre os agentes. Ns nos deteremos nas duas primeiras das questes-chave, para os interessados nas demais questes, ver Rosseti (2003, Caps. 5 e 6).

Questes:
1. A condio fundamental para que se realize o fluxo de produo a existncia de um conjunto de cinco fatores. Cite e conceitue cada um deles. 2. O que compreende o fator capital. Por que o conceito de capital se associa aos de investimento e de acumulao? 3. Diferencie o conceito de formao bruta de capital do de formao lquida de capital fixo. 4. Mobilizando os cinco fatores de produo, o aparelho de produo das economias desenvolve um grande fluxo contnuo de gerao de bens e servios. Diferencie os conceitos de bens e servios finais de consumo, bens e servios intermedirios e bens e servios finais de produo. 5. Quanto intensidade de emprego dos fatores e natureza dos bens e servios gerados, as atividades de produo classificam-se em primrias, secundrias e tercirias. Mostre as diferenas entre elas. 6. A funo de produo para a economia considerada agregativamente mostra a relao funcional entre a produo e os recursos empregados. Exemplifique essa funo e diga qual o tipo de relao entre as variveis produo e recursos de produo. 7. Descreva a partir da funo de produo as precondies para que uma economia tenha crescimento econmico e, conseqentemente, uma maior disponibilidade de bens e servios finais por habitante. 8. A maior disponibilidade de bens e servios finais por habitante considerada precondio quantitativa para a promoo do crescimento econmico e do bem-estar social. Essa precondio suficiente tambm para o desenvolvimento econmico? Comente. 9. Diferencie, conceituando cada uma delas, as trs seguintes categorias de elementos constitutivos do sistema econmico: estoque de fatores, quadro de agentes econmicos e o complexo de instituies. 10. So trs os agentes econmicos que interagem dentro de determinado sistema econmico: unidades familiares, empresas e governo. Destaque os papis de cada um. 11. Descreva sucintamente como ocorreu a evoluo do sistema de trocas at a instituio da moeda como conhecemos na atualidade. 12. Explique cada uma das funes da moeda e d exemplos. 13. Diferencie os conceitos de fluxo real e fluxo monetrio. Sintetize esses dois fluxos em um modelo simples de interao entre as famlias e as empresas. 14. O modelo simples de interao entre famlias e empresas modificado com a introduo do agente Governo. Explique. 15. A principal fonte de renda do governo a arrecadao de tributos. Diferencie tributos diretos e tributos indiretos e d exemplos de cada um deles.

19

CAPTULO 2 SISTEMA FINANCEIRO


1. O QUE MACROECONOMIA Trata da evoluo da economia como um todo, analisando a determinao e o comportamento dos grandes agregados da economia, como renda e produto nacionais, investimentos, poupana e consumo agregados, nvel geral de preos, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balano de pagamentos e taxa de cmbio. O debate constante da macroeconomia saber se as decises da poltica monetria e fiscal do governo vo afetar ou no as tendncias da economia. 2. AS METAS DE POLTICA MACROECONMICA As metas de poltica macroeconmica so: pleno emprego dos recursos, estabilidade de preos, distribuio de renda e crescimento econmico. Pleno emprego dos recursos Aprofundar os conhecimentos da poltica econmica com o objetivo de fazer a economia recuperar o nvel de pleno emprego. Estabilidade de preos A inflao, que aumento contnuo no nvel geral de preos, um problema porque acarreta distores sobre a distribuio de renda, expectativas empresariais e etc. Distribuio de renda A economia brasileira cresceu bastante entre o fim dos anos 60 e a maior parte da dcada de 70. Mas, houve um aumento da disparidade entre as classes de renda, ou seja, ocorreu uma concentrao de renda. Alguns crticos do chamado milagre econmico argumentam que piorou a concentrao de renda nos anos de 1968/73 devido a uma poltica deliberda do governo (a Teoria do Bolo): primeiro crescer, aumentando a parte dos lucros e da poupana dos mais ricos na renda nacional, para depois pensar em repartio de renda. 2 Crescimento econmico Quando se fala em crescimento econmico, estamos pesando no crescimento da renda nacional per capita. A renda per capita considerada o melhor indicador para se aferir a melhoria do bem-estar, do padro de vida da populao. Mas, o fato do pas estar aumentando sua renda per capita no necessariamente significa que est tendo uma melhoria do seu padro de vida. O crescimento econmico capta apenas o crescimento da renda per capita. Um pais est realmente melhorando seu nvel e desenvolvimento econmico e sociais, juntamente com o aumento da renda per capita, se estiver tambm melhorando os indicadores sociais (pobreza, desemprego e etc.). Esses objetivos no so independentes uns dos outros e podem ser at conflitantes. Ou seja, atingir uma meta pode ajudar (ou no) a alcanar outras. Por exemplo, o crescimento pode facilitar a soluo dos problemas de pobreza, uma vez que torna possvel abrandar conflitos sociais sobre a diviso da renda, se a renda aumentar. Nesse sentido, possvel aumentar a renda dos pobres sem diminuir a dos ricos.

Para uma discusso sobre o Milagre Econmico, ver: Abreu (1990) A Retomada do Crescimento e as Distores do Milagre (1967-1973).

20

Entretanto, particularmente em pases em desenvolvimento, as metas de crescimento e equidade distributiva tm se mostrado conflitantes, uma vez que muitos acreditam que o aumento do nvel de poupana seria mais facilmente obtido por meio de uma distribuio desigual de renda a j citada Teoria do Bolo no perodo do milagre econmico. 3. OS MEIOS DA POLTICA MACROECONMICA: A poltica macroeconmica envolve a atuao do governo sobre a capacidade produtiva (produo agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir economia operar a pleno emprego, com baixas taxas de inflao e distribuio justa de renda. Os principais meios para atingir os objetivos so: Poltica fiscal: compreende todos os instrumentos de que o governo dispe para a arrecadao de tributos (poltica tributria) e controle de suas despesas (poltica de gastos). Alm da questo do nvel de tributao, a poltica tributria, por meio da manipulao da estrutura e alquotas de impostos, utilizada para estimular (ou inibir) os gastos do setor privado em consumo e em investimento. Poltica monetria: refere-se atuao do governo sobre a quantidade de moeda, de crdito e das taxas de juros. Os instrumentos disponveis so: emisso de moeda, reservas compulsrias, compra e venda de ttulos pblicos, taxas de redescontos e regulamentao sobre crdito e taxa de juros. Poltica cambial e comercial: atuam sobre as variveis relacionadas ao setor externo da economia. A poltica cambial refere-se ao controle do governo sobre a taxa de cmbio. A poltica comercial diz respeito aos instrumentos de incentivo s exportaes e/ou estmulo/desestmulos s importaes, sejam fiscais, creditcias, seja estabelecimentos de cotas etc. Poltica de rendas (ou de controle de preos e salrios): a caracterstica especial da poltica de rendas, que influenciam diretamente os salrios, os lucros, os juros e os aluguis a de que, nesses controles, os agentes econmicos ficam proibidos de levar a cabo o que fariam, em resposta a influncias normais do mercado. Normalmente, esses controles so utilizados como poltica de combate inflao. No Brasil, a poltica salarial e a atuao da Secretaria Especial de Abastecimento e Preos (Seap) situavam-se nesse contexto.

4. ESTRUTURA DA ANLISE MACROECONMICA A economia pode ser dividida em parte real e parte monetria. A primeira relacionada com a produo de bens servios bem como no emprego do fator trabalho, tendo como variveis a serem determinadas: o produto nacional, o nvel geral de preos, o nvel de emprego e os salrios nominais. A segunda relacionada com o que pode ser chamado de parte invisvel da economia e determina a taxa de juros, o estoque de moeda e a taxa de cmbio. O quadro 3 mostra os mercados e as diferentes variaveis determinadas em cada uma das partes da economia.

21

Quadro 3 Parte real e parte monetria da economia Mercados * Mercado de Bens Servios Parte Real da Economia Mercado de Trabalho * Mercado Financeiro Parte Monetria da Economia Mercado de Divisas

Variveis Determinadas e * Produto Nacional * Nvel geral de Preos Nvel de Emprego Salrios Nominais * Taxa de juros * Estoque de Moeda Taxa de Cmbio

5. A MACROECONOMIA EM PERSPECTIVA HISTRICA. * Sc. XVIII, primeiras revolues, que serviram como ponto de partida. Maior desenvolvimento da Teoria Microeconmica. * Sc. XX: Primeira Guerra Mundial, Identificao de ciclos de negcios e Grande Depresso dos anos 30. * Principais idias Keynesianas, publicadas no livro Teoria Geral do Emprego, do Juros e da Moeda de 1936. * A teoria prevalecente antes de Keynes acreditava que a economia (i) era autoregulatria, (ii) utilizava eficientemente todos os recursos, (iii) produziam em pleno emprego (existia apenas a taxa natural de desemprego), (iv) as aes do governo apenas para os bens pblicos. * Com a teoria de Keynes, a economia (ii) no regula a si prpria, (ii) est sujeita flutuaes, (iii) pessimismo na comunidade de negcios e (iv) necessita de ao do governo para sua estabilizao. * Em 1937: John Hicks introduz o aparato conhecido como IS/LM a chamada sntese neoclssica que permite analisar a economia tanto pela hiptese de pleno emprego (clssicos e neoclssicos) como pela de desemprego (Keynes). * Nos anos 50, surge a Curva de Phillips que mostrava que uma relao inversa entre as taxas de inflao e taxas de desemprego. * At os anos 60, tinha o instrumental IS/LM analisando os componentes da demanda agregada acoplado Curva de Phillips, que retratava as condies de oferta agregada. Mas, numa herana keynesiana, a nfase da poltica econmica ainda era nos instrumentos de poltica fiscal, negligenciando a poltica monetria. * Segunda metade dos nos 50, surge a Teoria Monetria com Milton Friedman da Universidade de Chicago. Trata do papel das expectativas inflacionrias sobre a produo e o emprego, recuperando o papel da oferta agregada na Teoria Macroeconmica. Ateno para como os agentes formas suas expectativas. * Dcadas de 70 e 80: Escola das Expectativas Racionais (os novos clssicos). * Quatro principais linhas de pensamento macroeconmico: keynesianos, neoclssicos, novos clssicos e ps-keynesianos.

Questes:
1. Descreva as metas da poltica econmica. 2. Por que os objetivos de politica econmica podem ser conflitantes. Explique. 3. O que se entende por poltica fiscal, poltica monetria, poltica cambial e poltica de rendas? 4. Voc seria capaz de explicar qual objetivo de poltica econmica o governo brasileiro tem buscado nos ltimos anos? Comente.

22

SISTEMA FINANCEIRO
O que veremos? Moeda: Histria Funes Oferta/Demanda Agregados Monetrios Sistema Financeiro no Brasil (SFN): Diferentes Mercados Intermediao Financeira Sistema Bancrio e Multiplicao dos Meios de Pagamento Criao/Destruio dos Meios de Pagamento Poltica Monetria: Instrumentos Poltica Restritiva vs. Expansionista

MOEDA
1. ORIGEM DA MOEDA Nas economias primitivas, o modo de vida do homem no lhe oferecia qualquer instrumento que possibilitasse a transformao dos produtos disponveis, restringindo suas atividades caa, pesca e coleta de frutos. Vivia em grupo tribal fechado, cujo objetivo primordial era a sobrevivncia. Essa primitiva sociedade, em que tribos vizinhas representavam rivais em potencial, era naturalmente impermevel idia de se estabelecer entre as comunidades um sistema de trocas de mercadorias. Com o passar do tempo, o homem percebeu que poderia dedicar-se produo de determinadas mercadorias em quantidades superiores s suas necessidades de consumo. Salvo nas comunidades extremamente afastadas da civilizao, o homem produz, hoje, quando muito, apenas uma diminuta parcela daquilo que consome. Conseqncia desse fato o estabelecimento das trocas. Cada indivduo passa a destinar a maior parte de sua produo no ao seu consumo prprio, mas s trocas com terceiros que tenham bens e servios de seu interesse. Historicamente, as trocas evoluram em duas etapas: trocas diretas, produto por produto, e trocas indiretas, por intermdio da moeda.Um raciocnio simples exemplifica o caso das trocas diretas: uma tribo, s margens de um rio generoso em peixes, mas com escassas chances de acesso a frutos, poderia especializar-se na pesca e trocar com uma outra comunidade que, por estar um pouco mais distante ou mesmo no dispor de um rio em iguais condies, tenha se especializado na coleta de frutos. A implantao desse sistema de intercmbio direto de mercadorias, tambm conhecido como escambo, exigia certas condies especiais para seu funcionamento: se o indivduo "A" fosse especializado na produo (coleta) de frutos silvestres e o indivduo "B", na produo (captura) de peixes, tornava-se fundamental, para ocorrer a permuta, que o indivduo "A" desejasse adquirir peixes e o indivduo "B desejasse adquirir frutos silvestres. A troca ocorreria, portanto, de forma direta, bilateralmente, desde que houvesse interesse recproco. As dificuldades desse sistema so evidentes. Tornava-se imperiosa a criao de novas condies de comrcio, de maneira que as trocas pudessem ocorrer sem que dependessem

23

tanto da simultaneidade de interesses especficos. A forma encontrada foi substituir as trocas diretas pelas trocas indiretas, estabelecendo-se como padro de converso, mediante consenso, uma mercadoria ou um produto que fosse aceito por todos os indivduos. Introduziase assim um elemento responsvel, em grande parte, no s pelo desenvolvimento do comrcio, como tambm pelas dimenses hoje assumidas pela Economia: a moeda. A introduo da moeda no sistema econmico conduz dissociao de cada troca em duas operaes distintas: uma compra e uma venda. A moeda por sua vez, passa a desempenhar trs funes bsicas: intermediao de trocas, medida de valor e reserva de valor. A funo de intermediao de trocas traduz-se em servir como meio de pagamento, de aceitao geral. Reside, nessa funo, a razo principal, determinante do aparecimento da moeda, qual seja, a de facilitar o processo de circulao de bens. A moeda medida de valor porque estabelece uma unidade-padro de medida, qual so convertidos os valores de todos os bens e servios disponveis na economia. Em outras palavras, diz-se que a moeda serve como denominador comum de valores. Considerando-se que a moeda pode ser trocada por bens ou servios em qualquer ocasio, sua posse constitui reserva de valor, desde o momento em que recebida pelo seu detentor, at ao instante em que gasta. A reteno da moeda, como reserva de valor, traduzse, portanto, numa forma alternativa de guarda ou de acumulao de riqueza. 2. EVOLUO DAS FORMAS DE MOEDA Ao se estabelecer um produto ou mercadoria como base para a troca, nasceu o conceito bsico de moeda: um instrumento facilitador das trocas que permite a medida ou a comparao de valores. Podem ser, como o foram no passado, o trigo, o sal, o gado e os metais. Pode ser, tambm, um simples pedao de "papel pintado". H, porm, uma forte exigncia: que seja aceito pela sociedade, consensualmente. O estabelecimento da mercadoria-moeda possibilitava a implantao de um sistema de intercmbio, mas trazia consigo novas dificuldades. Por exemplo: algum que dispusesse de cinco sacas de trigo e desejasse comprar meio boi, como resolveria a questo? Um primeiro complicador consistia, portanto, na indivisibilidade de certas mercadorias ou produtos. Outro problema que surgiu de imediato foi o fato de a mercadoria-moeda ter a possibilidade de multiplicar-se facilmente, sem o controle da sociedade. Alm disso, havia ainda a desvantagem de ser perecvel, o que causava srios problemas para o sistema como um todo. Imagine algum que tivesse todo o seu estoque de moeda representado por 100 sacas de trigo e todas elas se deteriorassem. Esse indivduo teria zerado o seu estoque de moeda, e uma das causas poderia ser at mesmo no ter conseguido arcar com os custos de uma acomodao adequada para o trigo. Como alternativa, passou-se a adotar os metais preciosos como meio de troca. A histria registra o aparecimento de moedas metlicas cunhadas na Grcia entre os sculos VIII e VII a.C. Eram mais durveis e permitiam subdiviso com maior facilidade. Sua produo era mais rara e escassa. Era de melhor qualidade e no apresentava os problemas das demais mercadorias adotadas como moeda. A utilizao dos metais preciosos (ouro e prata) como moeda facilitou muito o desenvolvimento das trocas e da circulao dos bens e servios necessrios sociedade. Entretanto, apresentava problemas relativos a seu valor intrnseco e a seu transporte, em

24

virtude do peso e da segurana, j que os possuidores ficavam muito mais vulnerveis ao ataque de saqueadores. Como os cunhadores eram geralmente ourives, que possuam locais seguros para guarda dos metais preciosos passou-se a adotar o costume de deixar as moedas depositadas com eles, em troca de um comprovante de depsito, de um recibo. Esse recibo tinha, assim, um lastro. Toda vez que se precisasse de moeda, era s troc-lo por metal precioso. Com o tempo, adicionou-se a esse costume o de endoss-lo, transferindo a outrem o direito de saque. Com isso, foi eliminada a necessidade de se trocar o recibo por metal precioso a cada operao. Surgiu, ento, o princpio das cdulas com lastro. Dessa forma, os cambistas medievais atuavam como "banqueiros", mantendo um encaixe de 100% sobre os seus depsitos. Cobravam apenas uma comisso pela prestao do servio de guarda dos metais. Observe-se que, at ento, os banqueiros da poca no concediam e nem tomavam emprstimos. No tardou muito, contudo, para que adquirissem a confiana do pblico e iniciassem uma transformao na sua forma de "operao bancria". Ao verificarem que os metais ficavam guardados em seus cofres por um longo perodo de tempo, sem qualquer utilizao, passaram a emitir os chamados bilhetes de banco negociveis. Tais operaces consistiam na emisso de recibos sem a contrapartida de um depsito em moedas, cuja validade dependia nica e exclusivamente de sua aceitao geral, como meio de pagamento, em funo da confiana do pblico. Essa transformao fez com que os bancos deixassem de ser simples depositrios de metais e passassem a exercer a funo de emissores, surgindo a partir da a moeda fiduciria. O Estado assumiu e monopolizou a emisso de moeda, uniformizando-a no espao geogrfico de sua influncia. A aceitao dessa moeda inconversvel decorria do poder do Estado em garantir sua utilizao e na confiana da populao nesse Estado. A garantia de utilizao da moeda dada pelo seu curso forado, posto que os credores eram obrigados por lei a aceit-la em pagamento de seus crditos. Ao lado dessa moeda fiduciria, de emisso no lastreada, de curso forado, monopolizada pelo Estado, desenvolveu-se uma outra modalidade: moeda bancria ou escritural. Essa moeda, que surgiu com o desenvolvimento dos bancos comerciais, corresponde aos depsitos vista, os quais possuem liquidez e equivalem moeda de curso legal.

3. ATIVOS FINANCEIROS Os ativos financeiros da economia podem ser diferencidados conforme os atributos rendimentos e liquidez. Assim, tem-se: Ativos financeiros monetrios: liquidez absoluta, rendimento zero e usados como meio de pagamento. Ex: papel moeda em poder do pblico (PMPP) e depsito vista nos bancos comerciais pblicos e privados. Ativos financeiros no-monetrios: menor grau de liquidez e rendimento. Ex: depsito de poupana.

4. OFERTA E DEMANDA DE MOEDA A oferta de moeda na economia feita pelo Banco Central (BACEN) e pelos Bancos Comerciais atravs das atividades de depsitos e emprstimos. A demanda por moeda derivada dos motivos: transao, precauo e especulao.

25

5. MEDIDA DA OFERTA DE MOEDA A quantidade de moeda existente na economia pode ser medida com a utilizao dos chamados agregados monetrios. Esses agregados so agrupados de acordo com a liquidez dos diferentes ativos financeiros da economia. A seguir so definidos os agregados monetrios: M0 = PMPP (notas e moedas) M1 = M0 + depsitos vista nas instituies financeiras bancrias. M2 = M1 + depsitos especiais remunerados + depsitos de poupana + ttulos emitidos por instituies financeiras. M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operaes compromissadas com ttulos pblicos federais. M4 = M3 + ttulos pblicos federais (Selic) e ttulos de emisso dos estados e municpios. Tabela 1 - Heveres Financeiros no Brasil (R$ bilhes)

Fonte: Bacen

6. BASE MONETRIA Alm dos agregados monetrios, existe ainda outra medida da moeda na economia que a base monetria. O conceito de base monetria (BM) equivale ao passivo monetrio do Banco Central que serve de lastro aos meios de pagamento e definida por: BM = PME + RB - Papel Moeda Emitido (PME): meio circulante - Reservas Bancrias (RB): contas correntes dos bancos criadores de moeda no Banco Central

26

Essas reservas bancrias so compostas por reservas volunttias e reservas compulsrias. A sistemtica de recolhimentos compulsrios sobre os recursos vista e a preponderncia de metas de taxas de juros resultam em valores desprezveis de reservas voluntrias mdias. A figura 10 mostra a base monetria e os meios de pagamentos na economia brasileira para os anos de 2004 e de 2005. Figura 10 Base monetria e meios de pagamentos no Brasil - 2004 e 2005

Fonte: Bacen

7. ESTRUTURA DO SFN (BRASIL) Sistema Financeiro: conjunto de agentes e instituies responsveis pela intermediao de recursos financeiros entre as unidades econmicas lquidas (superavitrias) e as ilquidas (deficitrias).

8. ORGANIZAO DO SFN - Subsistema normativo - Subsistema de Intermediao - Outras instituies A figura 11 abaixo mostra a participao por segmentos (pblicos, privados nacionais e estrangeiras) no sistema bancrio do Brasil para o perodo de 2002 a 2005. Alm disso, veja em anexo o nmero de instituies por segmento, por tipo e com maiores agncias no pas.

27

Figura 11- Sistema Bancrio/Participao por Segmentos (Brasil)

Fonte: Bacen

9. DIFERENTES MERCADOS: O sistema financeiro composto por quatro diferentes mercados que so: Mercado Monetrio: onde so negociados ttulos de curto prazo (Iiquidez da economia). Mercado de Capitais: onde so negociados ttulos de mdio e longo prazo (necessidade de recursos para investimento). Mercado de Cmbio: so realizadas as transaes com diferentes moedas. Participantes: Bacen, Bancos, empresas exportadoras e importadoras. Mercado de Crdito: tem a responsabilidade de suprir a necessidade de crdito das diferentes atividades econmicas. A seguir, destaca-se o mercado de crdito no Brasil. Os grficos mostram, respectivamente, o direcionamento do crdito para as diferentes atividades econmicas e as taxas de juros cobradas para as pessoas fsicas e pessoas jurdicas.

28

Fonte: Bacen

Fonte: Bacen

Fonte: Bacen

29

INTERMEDIAO FINANCEIRA
1. FORMAS DE FINANCIAMENTO Existem dois tipos de agentes no sistema financeiro, aqueles que podem ser chamados de unidades superavitrias (US) e outros que podem ser chamados de unidades deficitrias (UD). Os primeiros suprem as necessidades de financiamento dos segundos atravs da intermediao das instituies financeiras. As unidades deficitrias possuem duas formas para obter financiamento: Autofinanciamento: venda de algum patrimnio, por exemplo, um bem imvel. Financiamento externo: que pode ser direto atravs da venda de aes ou de ttulos da dvida e o indireto por meio de emprstimo via instituies financeiras A pergunta que surge por que as unidades deficitrias no optam pelo financiamento direto? A resposta para esse questionamento est nos conceitos de custos de transao e de informao assimtrica.

2. CRIAO E DESTRUIO DE MOEDA O fenmeno mais importante associado ao desenvolvimento da moeda escritural consiste na multiplicao dos meios de pagamento atravs das instituies financeiras bancrias que captam depsitos vista. Esse fenmeno decorre do fato de ser altamente improvvel que todos os depositantes saquem seus recursos ao mesmo tempo, o que permite aos bancos comerciais emprestar parte dos depsitos vista por eles recebidos, mantendo encaixes bem inferiores ao volume destes depsitos. A faculdade de criar ou destruir moeda decorre de operaes realizadas entre as instituies financeiras bancrias que captam depsitos vista e o pblico. Para se distinguir uma ocorrncia da outra, valemo-nos dos conceitos de haveres monetrios e haveres no-monetrios. Haveres monetrios: possuem liquidez imediata papel-moeda em poder do pblico e depsitos vista (meios de pagamento). Haveres no-monetrios: no possuem liquidez imediata, como depsitos a prazo, ttulos pblicos, duplicatas e etc.

2.1. Criao de moeda: Quando a instituio financeira bancria desconta uma duplicata - entrega ao pblico de haveres monetrios (moeda) e, em troca, recebe haveres no-monetrios (duplicata), conforme ilustrado na figura a seguir:

30

Figura 12 Criao de Moeda


Haveres monetrios Instituio Financeira Bancria

Haveres no-monetrios

Pblico

2.2. Destruio de moeda: Quando o pblico quita uma duplicata a instituio bancria entrega ao pblico haveres nomonetrios (duplicata quitada) e recebe haveres monetrios (moeda), conforme ilustrado na figura a seguir: Figura 13 Destruio de Moeda
Haveres no-monetrios Instituio Financeira Bancria

Haveres monetrios

Pblico

Exemplos de criao e de destruio de moeda: Governo Federal deposita impostos arrecadados do pblico no Bacen (D); Exportadores trocam US$ por R$ no Bacen (C); Indivduo resgata sobre poupana, com transferncia do saldo para a conta corrente no banco comercial (C); Indivduo adquire quotas de um fundo de aes sacando sobre seus depsitos vista (D); Indivduo efetua um depsito vista em um banco comercial (N).

3. MULTIPLICADOR BANCRIO As instituies financeiras que captam depsitos vista podem multiplicar os meios de pagamentos atravs das operaes de emprstimos. Multiplicador Simples k = 1/R k = magnitude do efeito multiplicador R = alquota de recolhimento bancrio Exemplo: R = 0,25 Temos que k = 1/0,25 = 4

Se DV= R$1.000,00, o efeito multiplicador far com que o volume de meios de pagamentos passe a ser de R$ 4.000,00.

31

Multiplicador Elaborado: k = 1/C+D(R1+R2) C = PMPP/M1 D = DV/M1 R1 = CX/DV R2 = RB/DV Onde: PMPP = papel moeda em poder do pblico DV = depsitos vista CX = caixa dos bancos comerciais RB = reservas bancrias (voluntrias e compulsrias)

4. POLTICA MONETRIA Refere-se ao processo de oferta de moeda na economia, com seus mecanismos de transmisso. A oferta primria fica a cargo da autoridade monetria (AM), e sua multiplicao se d pela ao dos bancos comerciais. O controle da oferta de moeda pode se dar pelo lado da: - oferta (direta e indiretamente) ou - demanda (tornando o dinheiro mais caro para o pblico). 4.1. Instrumentos de poltica monetria Operaes de mercado aberto: Compra ou venda de ttulos, de forma definitiva ou compromissada, para condicionar os volumes de reservas bancrias e as taxas bsicas de juros. As operaes definitivas alteram a posio de carteira, ou de propriedade, das partes envolvidas. As operaes compromissadas ou com compromisso de recompra/revenda ou de financiamento de ttulos alteram a posio de custdia, ou de liquidez, das partes envolvidas. Recolhimentos compulsrios: Parcelas de algumas modalidades de captao que as instituies financeiras devem manter junto a Autoridade Monetria (Bacen) a fim de condicionar a alavancagem de operaes ativas e a estrutura de custos. Os recolhimentos podem ser exigidos em espcie, que sero remunerados ou no remunerados, ou em ttulos. Recolhimentos compulsrios: estrutura no Brasil - Anterior ao Plano Real: Recursos vista: 40% em espcie, no remunerado Depsitos de poupana : 15% em espcie, remunerado - Em maro de 1999: Recursos vista : 75% em espcie, no remunerado Depsitos de poupana : 15% em espcie, remunerado Depsitos a prazo : 30% em ttulos FIF-curto prazo : 50% em espcie, no remunerado FIF-30 dias : 5% em espcie no remunerado - Atual (outubro/2003): Recursos vista : 45% em espcie, no remunerado Depsitos de poupana : 15% em espcie, remunerado Depsitos a prazo: 15% em ttulos.

32

Redesconto O Bacen pode suprir as necessidades de financiamento dos bancos comerciais atravs de emprstimos. A taxa cobrada por esses emprstimos mais o prazo para o seu pagamento constitui o que chamado de taxa de redesconto. Quando o Bacen quer ser punitivo, aumenta a taxa e reduz o prazo de pagamento. Quadro 3 Resumo dos Instrumentos de Poltica Monetria Instrumentos 1. Recolhimento Compulsrio - Aumenta a taxa * reduz a taxa 2. Redesconto - aumenta juros, reduz prazo * reduz juros, aumenta prazo 3. Open Market - Venda de ttulos * Compra de Ttulos 4. Operaes de Crdito - Restringe * Amplia Oferta monetria - reduz * aumenta - reduz * aumenta - reduz * aumenta - Reduz * amplia Taxas de juros - aumenta * diminui - aumenta * reduz - aumenta * reduz - aumenta *reduz

As Polticas Monetrias podem ser chamadas de restritivas ou de expansionistas. So restritivas quando reduzem a oferta monetria e encarecem os emprstimos. So expansionistas quando aumentam a oferta monetria e barateiam os emprstimos.
Questes Conceituais: 1. Dados os seguintes agregados monetrios (em mil R$): Papel moeda emitido (PME) 1.100 Papel moeda em poder do pblico (PMPP) 600 Dep. a vista do pblico nos BC 1.400 Reservas dos BC no Bacen - Voluntrias 100 -Compulsrias 400 Depsito em poupana 200 Quotas de fundo de renda fixa 150 Ttulos pblicos federais (Selic) 430 a) Qual a base monetria ? b) Qual o total do M1 ? c) Qual o total do M2 ? c) Qual o total do M3 ? c) Qual o total do M4 ?
2. Quais so os diferentes mercados do sistema financeiro? Explique. 3. Uma empresa deficitria possui duas opes de financiamento. Quais so essas opes? Por que a intermediao financeira a forma mais utilizada de financiamento pelos agentes econmicos deficitrios? Comente. 4. Os ativos financeiros da economia so diferenciados em duas categorias conforme duas caractersticas. Diga quais so as caractersticas. 5. Nas afirmaes abaixo, diga quando ocorre criao (C), destruio (D) de moeda: ( ) Governo Federal deposita taxas e impostos arrecadados de empresas no Bacen; ( ) Importadores trocam R$ por US$ no Bacen; ( ) Indivduo transfere saldo da conta corrente para a conta de poupana no banco comercial;

33 ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Empresa adquire quotas de um fundo de aes sacando sobre seus depsitos vista; ) Empresa efetua um depsito vista em um banco comercial. ) indivduo leva ao banco uma certa quantia em unidades monetrias e efetua um depsito vista. ) Indivduo leva ao banco uma certa quantia em unidades monetrias e efetua um depsito prazo. ) Empresa leva ao banco uma duplicata para descontar, recebendo a inscrio de um depsito vista. ) Banco compra cambiais de um exportador. ) Banco vende divisas a um importador. ) Banco compra ttulos da dvida pblica possudos pelo pblico. ) Banco vende um imvel a uma pequena empresa recebendo o pagamento vista em dinheiro. ) Banco aumenta seu capital vendendo aes ao pblico.

6. Dos instrumentos que o Bacen pode utilizar para controlar a oferta de moeda na economia, qual o mais punitivo para os bancos. Comente. 7. Coloque falso (F) ou verdadeiro (V), e justifique quando falso: ( ) Quando o Bacen aumenta a taxa de recolhimento compulsrio sobre os DV dos bancos comerciais, a taxa de juros reduz; ( ) Se o Bacen diminui os juros e aumenta o prazo na operao de redesconto, a oferta monetria reduzida e a taxa de juros tambm cai. ( ) Se o Governo precisa reduzir a quantidade de oferta de moeda na economia, o Bacen pode comprar ttulos pblicos que esto nas mos do pblico. ( ) A taxa de juros pode ser reduzida atravs da expanso nas operaes de crdito por parte do Bacen. ( ) A oferta de moeda e a taxas de juros so reduzidas atravs de uma poltica monetria expansionista. ( ) Quanto maior a taxa de recolhimento compulsrio, maior o multiplicador bancrio simples. ( ) O multiplicador bancrio elaborado varia negativamente em relao taxa de reservas dos bancos e positivamente em relao taxa de reteno do pblico. ( ) A velocidade renda da moeda definida pela relao entre o PIB e a quantidade de moeda (M). ( ) Quanto maior for a taxa de inflao numa economia, menor ser a velocidade-renda da moeda. 8. Dados os seguintes agregados monetrios (em R$ milhes): * Caixa, em moeda corrente, nos Bancos Comerciais 95 * Papel Moeda Emitido 200 * Depsitos vista do pblico nos Bancos Comerciais 150 * Depsitos vista dos Bancos Comerciais Voluntrios 40 Compulsrios 30 * Ttulos federais, em poder do resto do mundo 400 * Depsitos na Poupana, em poder do resto do mundo 250 * Depsitos prazo, em poder do resto do mundo 150 a. Qual o valor da Base Monetria? b. Qual o valor do M1, M2, M3 e M4 ? 9. A oferta de moeda pode dar-se pelo Bacen ou pelos Bancos Comerciais, sendo este ltimo dado pelo mecanismo do multiplicador monetrio. Se R = 0,75, ento o valor do multiplicador simples na economia ser de..................... Se o montante inicial em depsito a vista de R$ 4.000,00, qual ser o valor multiplicado. 10. Como se dividem os agregados monetrios no Brasil. Explique cada um deles. 11. Quais as funes principais que o Banco Central exerce na poltica econmica. 12. A elevao da taxa dos depsitos compulsrios dos bancos comerciais junto as autoridades monetrias diminuiu o valor do multiplicador dos meios de pagamentos porque: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( )diminui o saldo do papel-moeda emitido ) diminui o saldo do papel-moeda em circulao )diminui o saldo do papel-moeda em poder do pblico )diminuem os depsitos vista nos bancos comerciais )diminuem os recursos dos bancos comercias para emprstimos ao pblico.

34 13. Demanda por moeda para ____________: as pessoas mantm dinheiro porque isso lhes permite comprar e vender bens com facilidade. Demanda por moeda para ________________: as pessoas mantm dinheiro porque ele mais seguro que outros ativos, j que o preo de aes, ttulos e imveis pode flutuar muito. Demanda de moeda para _______________: ficando com mais dinheiro as pessoas podem enfrentas melhor as despesas imprevistas. a)transao especulao precauo b)precauo especulao transao c)especulao transao precauo d)precauo transao especulao e)nenhuma das anteriores 14. O sistema financeiro nacional constitudo do mercado monetrio, mercado de crdito, mercado de capitais e mercado cambial, usualmente subdividido em 2 subsistemas: o _______________ e o __________________. O primeiro congrega as autoridades monetrias, responsvel pela disciplina operacional e pela liquidez do sistema. O segundo congrega as instituies bancrias e no bancrias. a) normativo cambial b) intermediao normativo c) intermediao cambial d) normativo intermediao e) nenhuma das anteriores 15. O encaixe prprio dos bancos (parcela dos depsitos que mantida em caixa) um dos freios multiplicao infinita da moeda escritural. Mas o freio maior o recolhimento compulsrio que o Banco Central exige dos bancos comerciais. Quanto ___________ forem as taxas voluntrias e compulsrias, __________________seu efeito multiplicador. a)maiores maior ser b)menores menor ser c)maiores menor ser d)menores inalterado ser e)nenhuma das anteriores 16. As operaes entre o pblico e o setor bancrio podem criar ou destruir os meios de pagamento. Entre as operaes a seguir relacionadas, qual delas responsvel pela criao de meios de pagamento? a) pessoas realizam depsitos a prazo nos bancos b) bancos vendem ao pblico, mediante pagamento vista, em moeda, ttulos de diversas espcies c) saque de cheques nos caixas dos bancos d) empresas levam aos bancos duplicatas para desconto, recebendo a inscrio de depsitos vista 17. O Banco Central do Brasil (Bacen) tem, entre suas responsabilidades: a) atuar como banco do governo federal e renegociar a dvida externa brasileira b) aceitar depsitos, conceder emprstimos ao pblico e controlar os meios de pagamento do pas c) emitir papel-moeda, fiscalizar e controlar os intermedirios financeiros, supervisionar a compensao de cheques d) executar as polticas monetria e fiscal do governo e) fiscalizar empresas privadas e pblicas 18. Entende-se por operaes de mercado aberto, especificamente: a) concesso de emprstimos, por parte dos bancos comerciais, a empresas e consumidores b) concesso de emprstimos, pelo Banco Central, a bancos comerciais c) venda de aes, em bolsa, das empresas ao pblico em geral d) atividade do Banco Central na compra ou venda de ttulos e) restries s operaes de crdito ao consumidor 19. A principal funo da reserva compulsria sobre os depsitos bancrios, como instrumento de poltica monetria, : a) permitir ao governo controlar a demanda de moeda b) permitir as autoridades monetrias controlar o montante de moeda bancria que os bancos comerciais podem criar

35 c) impedir que os bancos comerciais obtenham lucros excessivos d)forar os bancos a manter moeda ociosa no sentido de cobrir as necessidades de caixa do banco central e) cortar subsdios governamentais s empresas privadas 20. Para reduzir o volume de meios de pagamentos, o Banco Central deve: a) elevar a taxa de redesconto b) comprar ttulos da dvida pblica c) elevar a emisso de papel-moeda d) reduzir a reserva compulsria dos bancos comerciais e) reduzir a taxa de juros para desconto de duplicatas Questes Aplicadas: 1. O que aconteceria com os agregados monetrios M1, M2, M3 e M4 (medidas da moeda) numa economia que estivesse praticando uma taxa de juros reais de 9% ao ano? E o que aconteceria se a economia passasse a conviver com altas taxas de inflao? Explique. 2. Do total de crdito direcionado para as atividades econmicas nos de 2004 e 2005, a maior parcela ficou com as pessoas fsicas. De que forma essa distribuio de crdito pode afetar o crescimento futuro da economia? Argumente. 3. O Bacen reduziu a taxa de recolhimento compulsrio sobre os DV dos bancos comerciais de 75% (maro/1999) para 45% (outubro/2003). Essa reduo foi possvel graas ao crescimento econmico da economia?

36

CAPTULO 3 INFLAO
O que veremos? Definio e Clculo Teorias Explicativas Mensurao da Inflao no Brasil Planos de Estabilizao

INFLAO
1. SITUAES POSSVEIS DE VARIAO DOS PREOS Inflao = aumento persistente no nvel geral de preos; Desinflao = reduo ou a eliminao da inflao; Deflao = reduo no nvel da atividade econmica (estagnao Ex. anos 30), de queda generalizada dos dispndios e dos preos; Reflao = movimento de recuperao de processos deflacionrios depressivos.

Situaes Possveis

INFLAO

DESINFLAO

LINHA DE ESTABILIDADE
DEFLAO REFLAO

37

2. TEORIAS DA INFLAO Inflao de demanda Ocorre quando h um excesso de demanda agregada.Quando a economia funciona a pleno emprego, a oferta agregada no tem como se expandir de forma a acompanhar o crescimento da demanda. O ajuste da oferta no se d via aumento das quantidades, mas sim, via aumento dos preos. Inflao de custos (Ou inflao de oferta) Ocorre quando h variao dos preos de itens com alta participao no processo produtivo (aumento salarial, desvalorizao cambial, quebra de safra, reajuste de tarifas pblicas, etc...), que leva a um aumento dos custos das empresas que em alguma medida repassado para os preos finais. A inflao estruturalista (Cepal) Os pensadores da Comisso Econmica para a Amrica Latina (CEPAL) afirmam que as causas estruturais da inflao so: - oferta de alimentos inelstica - rigidez das importaes (M) associada ao pouco dinamismo das exportaes (X) - (baixa relao de trocas) - substituio de importaes - estrutura oligopolstica no mercado Inflao Inercial 3 Os mecanismos de indexao formal (contratos, aluguis, salrios) e informal (reajustes de preos no comrcio, indstria, tarifas pblicas) provocam a perpetuao das taxas de inflao anteriores, que so sempre repassadas aos preos. Mecanismos: - propagao: indexao formal e informal - acelerao: choques de oferta Efeitos da Inflao Efeito Oliveira Tanzi: mostra que a inflao corri o montante de arrecadao. Efeitos sobre a distribuio de renda: reduo do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste. Efeitos sobre o balano de pagamentos: taxas de inflao em nveis superiores ao aumento de preos internacionais encarecem o produto nacional relativamente ao produzido no exterior. Efeitos sobre o mercado de capitais: com inflao, deteriora-se o valor da moeda e ocorre desestmulo aplicao de recursos no mercado de capitais financeiros. As aplicaes em cadernetas de poupana cedem lugar para a aplicao em recursos de bens de raiz, como terras e imveis.

3 Para uma discusso sobre a inflao inercial ver: Pereira (1996). A Inflao decifrada. Revista de Economia Poltica, 16(64): 20-35.

38

3. INFLAO E NMEROS NDICES A inflao o aumento generalizado dos preos de uma economia. calculada em funo do perfil de consumo de uma certa populao (POF), que determina a ponderao de cestas de bens e servios. Exemplo: considerando dois produtos (carne e batata), uma POF identificou que o consumo mdio de carne era de 40% e de batata 60%. A cesta bsica mensal inclui 10 kg de carne e 30 kg de batata. Considerando dois perodos de tempo, t0 como ms base e t1 como o ms seguinte, tem-se: Perodo base (t0): Carne: $ 1/Kg, ento: 10 Kg * $1/Kg = $10 Batata: 0,50/Kg, ento: 30 Kg * 0,50/Kg = $15 Cesta (ponderada) = (10*40%) + (15*60%) = $13 Perodo seguinte t + 1 Carne: $1,00 (preos estveis), ento 10 * 1 = 10 Batata: $1,00 (aumento de 100%), ento: 30 * 1 = 30 Cesta (ponderada): (10*40%) + (30*60%) = $22 Variao: (22-13)/13 = 69%
Nmeros ndices uma medida estatstica idealizada para mostrar as variaes de uma varivel, ou de um grupo de variveis, correlacionados ao tempo, localizao geogrfica, ou a outras caractersticas como rendimento, profisso, Uma coleo de nmeros ndices de diversos anos, localidades, e etc., frequentemente denominada srie de ndices. Quando o nmero-ndice representa uma comparao para um bem ou produto individual, chamado nmero-indice simples (ou relativo). Quando o nmero-indice foi construdo para um grupo de bens, chamado nmero-indice agregado ou composto. Mtodo agregativo ponderado Os ndices agregados de preos so geralmente ponderados segundo as quantidades q dos bens. Os exemplos desse mtodos so os ndices de Laspeyres e o de Paasche. ndice de Laspeyres um dos mais populares ndices agregado de preos, no qual os preos so ponderados pelas quantidades associadas com o ano-base antes de serem somados. A frmula :

IL =
Onde: p0 = preo no perodo inicial;

p0 q0 100 p1 q0

p1 = preo no perodo atual; q0 = quantidade no perodo inicial;


q1 = quantidade no perodo atual.
O ndice de Laspeyres pondera preos (p) em duas pocas, inicial (0) e atual (1), tomando como pesos quantidades (q) arbitradas para estes insumos na poca inicial.

39

Como essas quantidades so consideradas adequadas poca inicial e no poca atual, admite-se que o numerador possa se apresentar super dimensionado e assim o ndice de Laspeyres apresentar tendncia de elevao.
ndice de Paasche Este ndice usa as quantidades do ano dado como pesos. A frmula :

IP =

p0 q1 100 p1 q1

O ndice de Paasche pondera preos (p) em duas pocas, inicial (0) e atual (1), tomando como pesos quantidades (q) arbitradas para estes insumos na poca atual. Como essas quantidades so consideradas adequadas poca atual e no poca inicial, admite-se que o denominador possa se apresentar, eventualmente, super dimensionado e assim o ndice de Paasche apresentar tendncia a rebaixamento.
Aplicao dos Nmeros ndices Para comparar os custos de alimentos ou de vida, em uma cidade, durante um ano, com os de um ano anterior, ou a produo de ao, durante determinado ano, em uma regio do pas, com a de outra. Existem vrios ndices de preos que so calculados por instituies diferentes. Por exemplo, o ndice Geral de Preos (IGP) calculado pela Fundao Getlio Vargas do Rio de Janeiro. ndice Nacional Preos ao Consumidor (INPC) calculado pela Fundao IBGE. Veremos a seguir os nmeros ndices que so usados no Brasil para medir a inflao.

4. INDICADORES DE INFLAO NO BRASIL E NO RS Vrios so os indicadores de inflao adotados no Brasil. A tabela abaixo sumariza as principais caractersticas dos indicadores calculados no Brasil. Tabela 2 - Estrutura Bsica dos Indicadores

40

O mapa a seguir mostra as regies metropolitanas que so alvo para o clculo do ndice de preo ao consumidor (IPC). Mapa 1 - Regies Metropolitanas e IPC

4.1 Diferena entre os Principais ndices IPCA- IBGE: Calculado desde 1980, semelhante ao INPC, porm refletindo o custo de vida para famlias com renda mensal de 1 a 40 salrios mnimos. A pesquisa feita em 11 regies metropolitanas. Foi escolhido como alvo das metas de inflao ("inflation targeting") no Brasil. INPC-IBGE: ndice Nacional de Preos ao Consumidor, mdia do custo de vida nas 11 principais regies metropolitanas do pas para famlias com renda de 1 at 8 salrios mnimos. IGP- FGV: uma mdia ponderada do ndice de preos no atacado (IPA), com peso 6; de preos ao consumidor (IPC) no Rio e SP, com peso 3; e do custo da construo civil (INCC), com peso 1. Usado em contratos de prazo mais longo, como aluguel. IGP-M (FGV): Metodologia igual do IGP-DI, mas pesquisado entre os dias 21 de um ms e 20 do seguinte. O IGP tradicional abrange o ms fechado. O IGP-M elaborado para contratos do mercado financeiro. IGP-10 (FGV): Elaborado com a mesma metodologia do IGP e do IGP-M. A nica diferena o perodo de coleta de preos: entre o dia 11 de um ms e o dia 10 do ms seguinte. IGP-DI (FGV): Reflete as variaes de preos de todo o ms de referncia. Formado pelo IPA (ndice de Preos por Atacado) e IPC (ndice de Preos ao Consumidor).

41

INCC (ndice Nacional do Custo da Construo), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente. Apura as variaes de preos de matrias-primas agrcolas e industriais no atacado e de bens e servios finais no consumo. IPC- Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas (Fipe): Pesquisado no municpio de So Paulo. Reflete o custo de vida de famlias com renda de 1 a 20 salrios mnimos. Divulga tambm taxas quadrissemanais. ICV- Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos (Dieese): Medido na cidade de So Paulo. Reflete o custo de vida de famlias com renda mdia de R$ 2.800 (h tambm ndices para a baixa renda e a intermediria). INCC- ndice Nacional do Custo da Construo: Um dos componentes das trs verses do IGP, o de menor peso. Reflete o ritmo dos preos de materiais de construo e da mo-de-obra no setor. Utilizado em financiamento direto de construtoras/incorporadoras CUB - Custo Unitrio Bsico: Reflete o ritmo dos preos de materiais de construo e da mo-de-obra no setor. Calculado por sindicatos estaduais da indstria da construo, chamados de Sinduscon, e usado em financiamentos de imveis.

4.2 Instituies que calculam a inflao no RS O Centro de Estudos e Pesquisas Econmicas (IEPE/UFRGS) elabora o Boletim Econmico (IEPE-UFRGS) mensalmente com o objetivo de: * ndice de Preos ao Consumidor (IPC-IEPE); * Custo da Cesta Bsica da Regio Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Indicadores Econmicos (IEPE-UFRGS) - 2006 ndice de Preo ao Consumidor (IPC) Fev Mar Abr Nmero ndice 177,22 176,58 177,53 Variao % -0,51 -0,36 0,54

Cesta Bsica (RMPA) Fev Mar Abr Custo Total (R$) 554,10 545,72 Variao % -1,78 -1,51

549,59 0,71

-10
IGP - DI (% a.m.) -10 10 20 30 40 50 60 70 80 90 0

10

20

30

40

50

60

5. INFLAO NO BRASIL

75 65 55 45 35 25 15 5 -5

Plano Collor
Crise da Dvida
Plano Cruzado

Inflao no Brasil (1944-2006)

Inflao nas eras Collor, FHC e Lula (IGP-DI %a.m.)

Inflao no Brasil na dcada de 1980 (IGP-DI (% a.m.))

Era FHC
Plano Bresser

Choques Heterodoxos

Era Lula

FONTE: Prof. Solange Marin a partir de dados do IPEADATA www.ipeadata.gov.br

1990 01 1990 07 1991 01 1991 07 1992 01 1992 07 1993 01 1993 07 1994 01 1994 07 1995 01 1995 07 1996 01 1996 07 1997 01 1997 07 1998 01 1998 07 1999 01 1999 07 2000 01 2000 07 2001 01 2001 07 2002 01 2002 07 2003 01 2003 07 2004 01 2004 07 2005 01 2005 07 2006 01 2006 07

Plano Real

Plano Vero

1980 01 1980 05 1980 09 1981 01 1981 05 1981 09 1982 01 1982 05 1982 09 1983 01 1983 05 1983 09 1984 01 1984 05 1984 09 1985 01 1985 05 1985 09 1986 01 1986 05 1986 09 1987 01 1987 05 1987 09 1988 01 1988 05 1988 09 1989 01 1989 05 1989 09
1944 02 1946 02 1948 02 1950 02 1952 02 1954 02 1956 02 1958 02 1960 02 1962 02 1964 02 1966 02 1968 02 1970 02 1972 02 1974 02 1976 02 1978 02 1980 02 1982 02 1984 02 1986 02 1988 02 1990 02 1992 02 1994 02 1996 02 1998 02 2000 02 2002 02 2004 02 2006 02

42

43

5.1. Causas Bsicas da Inflao Brasileira As principais causas da inflao na economia brasileira so: a questo distributiva, o dficit do setor pblico e seu financiamento e o mecanismo de indexao (formal e informal). 5.2. Inflao no Brasil e as Correntes Econmicas Correntes Causas Principais * Desequilbrio do setor pblico (dficit e a dvida pblica provocam descontrole monetrio, causando inflao de demanda)

Monetarista

Inercialista

* Indexao generalizada (formal e informal)

Polticas Antiinflacionrias * Ajuste fiscal (para reduzir dficit e dvida pblica, via reformas fiscal, previdenciria, privatizao) * Controle Monetrio (juros e moedas) * Liberalizao do comrcio internacional * Dexindexao (para apagar memria ou inrcia inflacionria, via congelamento de preos, salrios e tarifas Planos Cruzado, Bresser ou troca de moeda Plano Real) * Controle de preos de oligoplio * Reformas estruturais

Estruturalista

* Conflitos distributivos ( presses de margens de lucro, presses salariais, presses de tarifas e preos pblicos provocam inflao de custos)

5.3. A Inflao no Brasil e os Programas de Estabilizao 1946-58: Inflao de crdito e estrutural 1959-63: Inflao predominantemente fiscal 1964-67: Aplicao de controles ortodoxos 1968-79: Inflao reprimida 1980-1985: Inflao de movimentos inerciais 1986-94: Fase dos choques heterodoxos 1994-2006: O real, a volta ortodoxia e a estabilizao. 5.4. Planos de Estabilizao O Plano Cruzado (28/02/1986) A inflao era tida como inercial. O diagnstico era de que a inflao tinha carter autnomo, sustentado pela indexao formal e informal da economia. Houve a utilizao de instrumentos heterodoxos para a eliminao da memria inflacionria (inrcia inflacionria): Medidas: 1. introduo de nova moeda: reforma monetria, com o cruzado (000) 2. congelamento de preos por prazo indeterminado ao nvel de 28/02. 3. converso de salrios: alm do valor real mdio, concedido um abono de 8%. 4. converso de aluguis, prestao do sistema financeiro e mensalidades escolares pelo princpio da mdia. 5. Desindexao:

44

5.1 proibio de clausula de indexao: proibio de correo monetria para contratos inferiores a um ano e para contratos maiores de um ano, reajuste conforme a OTN em cruzados; 5.2 indexao de salrios: escala mvel, salrios reajustados toda vez que a inflao atingisse a casa dos 20%; 6 tablitas: tabela de converso dirias de valores em cruzeiros para cruzados. Conseqncias: 1 parte dos recursos foram destinados para a compra de imveis e reativao da produo; 2 reativao do consumo via salrio mvel, seguro-desemprego e abono; 3 viver de renda ficou difcil porque caram as taxas de juros (teve at taxa negativa); 4 taxa de inflao caiu; 5 empresas introduziram inovaes organizacionais tais como just-in-time e abertura de novas firmas; 6 houveram conflitos entre produtores e fornecedores e a conseqente falta de produtos; 7 no houve discusso quanto ao prazo do congelamento. O congelamento de preos foi pea fundamental e a inflao caiu nos primeiros meses. Houve exploso do consumo devido ao aumento do poder de compra do salrio, a despoupana em funo da desiluso monetria, a queda nas taxas de juros e ao consumo reprimido dos anos de recesso e ao congelamento de alguns preos defasados aos custos. O excesso de demanda reforada pela expanso da oferta de moeda alm do incremento natural da demanda provocada pela desinflao abrupta. Houveram taxas de juros negativas favorveis a inflao zero. Esforos posteriores para uma poltica monetria mais restritiva e o aumento da taxa de juros encontrariam oposio poltica. Houve reconhecimento da magnitude do desequilbrio fiscal, pois o esperado aumento na receita do governo, devido a eliminao da eroso da inflao que agia sobre a arrecadao dos impostos (efeito Tanzi) no se materializou no percentual e no tempo previstos. Quando ocorreu o aumento da receita, ele foi compensado pelo aumento nos gastos. No perodo final ou descongelava-se preos ou desacelerava-se o produto atravs do corte da demanda agregada. O ano de 1986 foi marcado pela reduo drstica da inflao, aps o congelamento de preos decretado pelo Plano Cruzado, e uma violenta expanso do consumo, que determinaram novamente a boa performance em termos de crescimento econmico (8,3%). O crescimento do consumo foi explicado por vrias razes: transferncia de renda real aos trabalhadores (aumento de salrio real), fim da iluso monetria com fuga dos ativos financeiros, expanso monetria e creditcia etc. Entretanto, foi tambm o responsvel por vrios problemas na economia e pela volta da inflao. Dentre os problemas, destacavam-se a crise de abastecimento, a presena do gio como forma de burlar o controle de preos e outras formas travestidas de inflao, bem como uma profunda crise cambial. A crise cambial, em decorrncia da reduo do saldo na balana comercial e da piora nas contas de capital, com profunda queima de reservas para a sustentao do plano, desembocou na moratria de fevereiro de 1987 como forma de estancar a perda de divisas. Foram feitos ajustes no Plano Cruzado, como pode ser visto a seguir: Cruzadinho (07/1986 10/1986) Elaborao de um pacote fiscal para diminuir o consumo. Foram criados o sistema de emprstimo compulsrios e novos impostos indiretos sobre a gasolina (28%) e automveis (30%). Mas, esse pacote teve pouca eficcia para conter o consumo. Ao contrrio, a expectativa do descongelamento deu novo impulso demanda. A inflao oficial caiu, porm

45

no refletia a inflao real da economia devido aos gios, ao desabastecimento e introduo de produtos novos. Aps o ms de setembro o saldo da balana comercial comea a refletir o excesso de demanda interna e a queda nas exportaes. Cruzado II (11/1986 06/1987) Um pacote fiscal visando o aumento da arrecadao do governo em 4% do PIB via reajuste de alguns preos pblicos e aumento de impostos indiretos. Porm, o incremento nos recursos do governo atravs de preos pblicos mais elevados foi desviado para o gasto com produtos e no com o aumento de poupana. Isso reativou a inflao e aumentou o salrio via gatilho, o que por sua vez causou a exploso da inflao. Segundo Celso Furtado: a inflao inercial subproduto das outras e a inflao brasileira reflete em parte um conflito distributivo de renda, em que o governo sempre foi o beneficirio, pois recorria inflao por no ter meios de se autofinanciar adequadamente atravs da poltica fiscal. Plano Bresser (12/06/1987) O Plano Bresser no tinha por objetivo a inflao zero, mas promoveu o choque deflacionrio com a supresso da escala mvel de salrios. Os objetivos eram sustentar a taxa de inflao a nveis mais baixos e reduzir o dficit pblico. Foi instituda uma nova base de indexao salarial, a unidade referencial de preo (URP), ou seja, a cada trs meses seriam pr-fixados os percentuais de reajuste para os trs meses subseqentes; com base na inflao mdia dos trs precedentes. O gatilho foi mantido, porm ampliava-se a defasagem entre a observao da taxa de inflao e seu repasse aos salrios. Os preos foram congelados por trs meses ao nvel de 12/06/1987, mas antes foram aumentados os preos pblicos e administrados. Tambm no ocorreu a reforma monetria. Quando o Plano Bresser entrou em vigor, em junho de 1987, houve a mudana no indexador da poupana de Obrigao do Tesouro Nacional (OTN) para a Letra do Banco Central (LBC). De acordo com as novas regras, que passaram a valer na poca, foi determinado que, entre os dias 1 e 15 de junho de 1987, a poupana seria remunerada pela variao OTN e, a partir de ento, pela LBC. Acontece que os bancos remuneraram o ms todo usando como indexador a LBC, que teve variao 18,02% no perodo, bem menor que a variao da OTN, de 26,06%. exatamente a diferena de 8,04 pontos porcentuais de remunerao que atualmente o poupador daquela poca tem direito. O Plano Cruzado teve como poltica de combate a inflao o aumento da demanda agregada num contexto de crescimento econmico, o que terminou com presso sobre inflao. O Plano Bresser objetivava conter a inflao com a reduo da demanda num contexto de desacelerao mantendo o crescimento econmico com o redirecionamento da oferta para exportaes. O plano incorporou ingredientes inutilizados no Cruzado tais como a preocupao com a taxa de juros, a taxa de cmbio, o dficit pblico e acordo com o FMI. Porm, acreditava que a sociedade agia de forma irracional. O plano foi uma tentativa de debelar a inflao que, sem o apoio popular do plano anterior, teve acertos e erros. A volta da inflao levou adoo, em 1987, de polticas de cunho mais ortodoxo, mesmo com a presena de novo plano em junho, o Plano Bresser, que possua maior preocupao em conter a demanda interna e evitar problemas no front externo. Com a caracterstica recessiva da nova poltica econmica, esse ano apresentou profunda queda na taxa de crescimento, que situou-se em 3,6%.

46

Plano Vero (14/01/1989) Em 1988 e 1989, a poltica econmica tambm apresentou carter errtico: predomnio da ortodoxia em 1988 e tentativa de acordo social no final desse ano; adoo do Plano Vero em janeiro de 1989 (que mesclou elementos heterodoxos e ortodoxos), e a no poltica (ou "poltica do arroz com feijo") do final do governo Sarney. Com isso, as taxas de crescimento econmico apresentaram oscilao, com estagnao em 1988 e crescimento de 3,6% em 1989. As principais medidas do plano foram o congelamento de preos indeterminado e a reforma monetria com a introduo do cruzado novo (000). A principal caracterstica de todo o governo Sarney foi um grande descontrole das contas pblicas: aumento nos dficits operacionais e crescimento do endividamento interno (cuja necessidade de rolagem inflexibilizava a taxa de juros) a prazos mais curtos, com giro dirio. Isso levou adoo de uma poltica que visava a sustentao de taxas de juros reais elevadas, rompendo a possibilidade de controle da oferta monetria. Verificou-se a ausncia de qualquer mecanismo de poltica econmica, pois tanto a poltica fiscal como a monetria tornaram-se prisioneiras da rolagem da dvida interna. Isso tudo foi acompanhado de uma trajetria ascendente das taxas de inflao, que chegou no final do governo Sarney taxa de 80% mensais.

Plano Collor (16/03/1990) O governo Collor tambm tinha como preocupao bsica o combate inflao. O diagnstico sobre as causas da inflao centrava-se na alta liquidez dos ativos financeiros, que inviabilizava a conduo da poltica monetria e qualquer tentativa de estabilizao, ao permitir a rpida converso dos ativos em demanda por bens e servios e ativos reais. Alm disso, deveria ser resolvida a questo do dficit e da dvida pblica, o que no seria obtido apenas atravs do ajuste do fluxo, reduo dos gastos e elevao das receitas, mas envolveria um ajuste patrimonial. Assim, o Plano Collor realizou ampla reforma monetria, cujo elemento central foi o confisco da liquidez e o alongamento compulsrio da dvida pblica. Alm disso, buscou uma reforma fiscal centrada no Imposto sobre Operaes Financeiras, no Imposto de Renda e no combate sonegao, com base na eliminao dos ttulos ao portador (inclusive cheques) e na reduo de gastos pblicos, com base na eliminao dos subsdios e diminuio dos juros. A expectativa era transformar um dficit de 8% do PIB em supervit da ordem de 2% do PIB. A principal medida foi o confisco de ativos financeiros com o objetivo de drstica reduo da liquidez da economia. Esse confisco estava ancorado na MP 168 que bloqueava 70% do M4. Pretendia-se retomar a capacidade de fazer a poltica monetria e a elaborao de programas de abertura comercial e de privatizao de empresas estatais. Alm desses pontos, iniciou-se um conjunto de reformas estruturais no sentido liberalizante, constitudas de maior abertura comercial, para expor as empresas brasileiras concorrncia internacional, privatizao das empresas estatais e maior abertura ao capital estrangeiro. Com o confisco da liquidez, que gerou grandes problemas em termos de desestruturao das condies de oferta e uma onda de falncias, o PIB sofreu uma reduo em torno de 4% em 1990. Para evitar um colapso maior, j nos meses seguintes ao confisco, o Banco Central afrouxou a liquidez, o que levou a uma grande expanso monetria. O ajuste fiscal mostrou-se insuficiente, no tendo atingido os objetivos. Dessa forma, o objetivo de recompor os instrumentos de poltica econmica no ocorreu. A inflao voltou a acelerar, novas tentativas infrutferas de arrumar o Plano foram

47

feitas e, depois, voltou-se para a poltica do tipo "feijo com arroz", na tentativa de evitar a exploso do dficit e controlar a moeda. Plano Real (1994) 4 O Plano Real veio alterar esse quadro, obtendo xito indito no combate inflao, com notria recuperao da credibilidade da moeda nacional que se refletiu, inclusive, numa retomada do interesse nos agregados econmicos expressos na prpria moeda do Pas. Foi definido como um plano de trs fases: 1) O ajuste fiscal (O Fundo Social de Emergncia FSE), criao da IPMF (hoje, CPMF) junho/1993: Essa primeira fase estava baseada na origem fiscal da inflao foi implementado o Plano de Ao Imediata (PAI) em 06/1993. As medidas foram: combate a sonegao, reduo dos fundos de participao estadual (FPE) e municipal (FPM), reestruturao dos bancos estaduais e federais e a privatizao para transferir ao setor privado os custos da modernizao da infra-estrutura. 2) A introduo da Unidade Real de Valor (URV), maro/1994: A URV teve a funo de unidade de conta e o Bacen emitia diariamente relatrios sobre a desvalorizao do cruzeiro real e a cotao da URV. Os salrios passaram a ser corrigidos pela mdia dos ltimos quatro meses. Nos meses de abril, maio e junho o governo fez a converso em URV dos preos pblicos e tarifas do setor pblico. 3) A reforma monetria com a introduo da nova moeda, o Real (R$), julho/1994: Foram fixados limites quantitativos para a emisso de moeda. O Conselho Monetrio Nacional (CMN) passou a ser composto pelo ministro da Fazenda, Planejamento e Coordenao da Presidncia da Repblica e presidente do Bacen. Importncia: ncoras monetria e cambial

Eventos importantes A renegociao da dvida dos Estados A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) 2000 - Probe renegociaes de dbitos - Impe um teto para os gastos - Restringe o montante do endividamento total - Exige projees dos resultados primrios para os 3 anos seguintes

Outras informaes sobre inflao: Relatrio de Inflao - Banco Central do Brasil (Disponvel: http://www.bcb.gov.br/)

Questes conceituais:
1 Destaque alguns efeitos perversos da inflao. A seu critrio, coloque-os em ordem decrescente de importncia. Justifique suas escolhas e a ordem em que as colocou. 2 Diferencie, usando suas prprias palavras, as inflaes de procura das inflaes de custos. 3 Qual uma das conseqncias mais claras de todo o processo inflacionrio. Explique.
4 Para uma discusso do Plano Real, ver: Pereira (1994). A economia e a poltica do Plano Real. Revista de Economia Poltica, 14 (56): 129-149.

48

4 Se todos os preos subirem, pode-se ter certeza de que houve inflao. Quais os dois tipos de inflao mais conhecidos. 5 A essncia das anlises econmicas realizadas pelos idelogos da reforma monetria que culminou no Plano Cruzado (1986) reside no fato de que um determinante significativo da inflao corrente a prpria inflao passada e que o melhor previsor da inflao futura a inflao passada. A esse fenmeno os analistas denominam: a) efeitos de preos relativos b) hiperinflao c) inflao de demanda d) inflao inercial 6 Assinale entre as alternativas abaixo, a que representa um fato causador de uma inflao de custos: ( ) a. um aumento nos gastos do governo ( ) b. um aumento dos investimentos ( ) c. um aumentos das exportaes ( ) d. um aumento da oferta de moeda ( ) e. um aumento das matrias-primas importadas 7.Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas seguintes afirmaes, e quando a resposta estiver falsa reescrever a frase. a. ( ) A inflao de demanda se caracteriza pelo excesso de demanda agregada em relao produo de bens e servios, sendo causada pelo aumento de importaes e tributos. b. ( ) A inflao um aumento persistente no nvel geral de preos, enquanto a desinflao a reduo no nvel da atividade econmica, acompanhada de queda generalizada dos dispndios e dos preos. c. ( ) Alguns ndices que so utilizados pelo governo para medir a variao dos preos na economia so o IPCA, o INPC e o IGP, sendo que cada um adota uma metodologia especfica e o segundo deles serve de ndice para o sistema de metas de inflao. d. ( ) De acordo com a corrente estruturalista, a inflao nos pases subdesenvolvidos so causadas pela oferta inelstica dos alimentos, pela rigidez das importaes e pouco dinamismo das exportaes, pela prpria substituio de importaes e pela estrutura oligopolstica no mercado. e.( ) Inflao se caracteriza como um aumento contnuo e generalizado no nvel geral de preos em um determinado perodo de tempo desestruturando a distribuio de renda, o balano de pagamentos, o mercado de capitais, alm de outros efeitos. f. ( ) De acordo com os inercialistas, a inflao est relacionada aos mecanismos de indexao formal e informal que provocam a perpetuao das taxas de inflao anteriores, que so sempre repassadas aos preos. 8. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I Se todos os preos dos bens e servios se elevam apenas durante certo perodo de tempo, estabilizando-se em seguida, caracteriza-se um processo inflacionrio crnico. II Aps um conjunto de medidas governamentais destinadas a incentivar a construo civil, os preos dos materiais de construo se elevaram bastante; tal situao, tomada isoladamente, suficiente para caracterizar um processo de inflao crnica. IV Uma inflao de demanda pode levar a economia a ter inflao de custos, pelo fato de que um aumento de produo leva a um aumento da demanda de mo-de-obra por parte das empresas, e sendo essa mo-de-obra escassa, as empresas diminuiro os salrios oferecidos aos trabalhadores. a) somente a I correta b) somente a II correta c) somente a III correta d) I, II, e III corretas e) I, II, e III incorretas 9. A probabilidade de ocorrer inflao de ____________aumenta quando a economia est produzindo prximo do pleno emprego de recursos. Nessa situao aumentos da _____________ de bens e servios, com a economia j a plena capacidade conduzem a elevaes de preos , principalmente em setores produtores de insumos bsicos. a) demanda demanda agregada b) custos demanda agregada c) demanda oferta agregada

49 d) custos procura agregada e) nenhuma das anteriores 10. Complete a sentena: de acordo com a corrente _________________ a inflao nos pases subdesenvolvidos so causadas pela oferta inelstica de alimentos, pela rigidez das importaes e pouco dinamismo das exportaes, pela prpria substituio de importaes e pela estrutura oligopolstica do mercado. a) monetarista b) fiscalista c) estruturalista d) clssica e) nenhuma das anteriores Questes Aplicadas: 1. Aps as diferentes tentativas para conter a inflao nos anos de 1980 e 1990, o Plano Real conquistou a to sonhada estabilidade econmica. Ser que essa estabilidade j condio suficiente para o pas buscar outras metas alm da meta de inflao, como por exemplo, a meta do crescimento econmico. Expresse sua opinio. 2. Usando a tabela abaixo, calcular os nmeros ndices de Laspeyres e Paasche para 1976 para os trs bens, usando 1970 como ano-base. Tabela 1. Preo e consumo de trs bens em Palmeira das Misses, 1970 e 1976 Bem Unidade de Preo mdio Preo mdio Consumo Consumo 1970 1976 medida per capita per capita 1970 1976 Leite Litro 0,30 0,38 30 35 Po 500 g 0,25 0,35 3,8 3,7 Ovos Dzia 0,60 0,90 1,5 1,0 3. A tabela abaixo apresenta o ndice de produo industrial para o Brasil no perodo de 1975-1980, tendo como ano-base 1975. Obter uma nova srie adotando 1977 como ano-base. Anos 1975 1976 1977 1978 1979 1980 Indices 100,0 112,5 115,1 123,8 132,8 142,4 (1975=100) 1977=100 Fonte: Conjuntura Econmica 4. A tabela abaixo apresenta os valores do salrio mnimo, vigente em dezembro cidade do Rio de Janeiro, bem como os valores do ndice de Preos ao Consumidor (IPC-FGV). Determinar a respectiva srie de salrios mnimos reais (a preos constantes), comparando-os com o de 1975. Anos Sal. Min. Indices 1975 532,80 55,4 1976 768,00 80,2 1977 1.106,40 114,8 1978 1.560,00 158,6 1979 2.932,80 279,1 1980 5.788,80 520,1 1981 11.928,00 1043,3 1982 23.568,00 2105,5

Fonte: Boletim do Banco Central 5. A partir dos valores nominais dos salrios, calcule o salrio real. Ano 1979 1980 1981 1982 1983 1984 Sal. Min. 2.939 5.788 11.928 23.586 57.120 166.560 Nominais IPC 100 222 430 842 2.578 8.919 Sal. reais 1985 600.000 22.654 1986 804.000 41.684

50

CAPTULO 4 SETOR PBLICO O que veremos? Funes do Setor Pblico Receita do Setor Pblico Gastos do Setor Pblico Aspectos Institucionais do Oramento Pblico Finanas Pblicas = setor que controla a massa de dinheiro e de crdito que o governo federal e os rgos a ele subordinados movimentam em um pas. Poltica fiscal: Tendo como instrumentos os gastos e a receita tributria, a poltica fiscal consiste em tentar expandir a atividade econmica com o objetivo de criar mais empregos. 1. AS FUNES ECONMICAS DO SETOR PBLICO Funo Alocativa: est associada ao fornecimento de bens e servios no oferecidos pelo sistema de mercado. Bens pblicos ou coletivos = tm por caracterstica a impossibilidade de excluir determinados indivduos de seu consumo Princpio de excluso: quando o consumo do indivduo A por um determinado bem que pagou, exclui o consumo do indivduo B que no pagou pelo bem. Bens Meritrios = podem ser explorados pela iniciativa privada, mas podem e devem ser tambm explorados pelo governo. Monoplios Naturais = governo atua para assegurar preos razoveis. Riscos pesados = governo interfere porque empresa privada pode correr riscos. Funo Distributiva: governo atua como agente redistribuidor de renda, atravs da tributao que retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e os transfere para os menos favorecidos. Funo Estabilizadora: governo pode alterar o comportamento dos nveis de preos e de emprego.

2. ESTRUTURA TRIBUTRIA A teoria da tributao envolve dois princpios fundamentais: neutralidade e equidade. - Princpio da neutralidade: Quando a ao captadora de recursos do governo no altera os preos relativos da economia e assim, no interferindo nas decises de alocaes de recursos tomadas como base no mecanismo de mercado. A neutralidade do ponto de vista da alocao dos recursos deveria ser complementada pela equidade na repartio da carga tributria. - Princpio da eqidade: a distribuio do nus do imposto de maneira justa entre os indivduos, isto , dar um mesmo tratamento, em termos de contribuio, aos indivduos iguais um critrio de equidade horizontal, enquanto os desiguais sero diferenciados segundo algum critrio a ser estabelecido, ou seja, uma preocupao com a equidade vertical. A equidade pode ser avaliada sob duas maneiras: - Princpio do benefcio recebido: um tributo justo quando cada contribuinte paga ao Estado um montante diretamente relacionado com os benefcios que recebe do governo. Dificuldade: como individualizar os benefcios a partir do funcionamento de bens pblicos. Exemplo: servios pblicos que utilizam taxas especficas para o seu financiamento. Outros exemplos de instituir tributos de forma que funcionem como financiamento de determinados programas do governo so a cobrana de um imposto sobre combustveis, para financiar a construo de

51

rodovias, e os impostos sobre consumo de energia eltrica, para financiar investimentos no setor. - Principio da capacidade de pagamento: cada agente deveria pagar tributos conforme sua capacidade de pagamento. Medidas da capacidade de pagamento: renda, consumo e patrimnio. 3. OS TRIBUTOS E SUA CLASSIFICAO Tipos de Tributos 1. Tarifas: um instrumento utilizado na cobrana do imposto de importao; 2. Taxas: um tributo vinculado, porque seu fato gerador sempre uma atuao do Estado, referida ao obrigado, em geral desempenhada tendo em vista sua pessoa, ou a possibilidade de uma referncia direta sua pessoa. 3. Contribuies fiscais: um tributo fiscal quando sua cobrana no visa seno a arrecadao de recursos financeiros para os cofres pblicos e objetivam a sustentao dos encargos que so prprios do rgo central da administrao. - Contribuio parafiscais: se destinam sustentao de encargos paralelos aos da administrao pblica direta. Ex: PIS, FINSOCIAL e COFINS. - Contribuio extrafiscal: utilizadas para tributar externalidades. 4. Impostos: tributo cuja obrigao tem por fator gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal. Existem dois tipos de impostos: a) impostos diretos: a pessoa que recolhe o tributo a mesma que arca com o seu nus, aquele que incide sobre renda e riqueza. b) impostos indiretos: a pessoa que recolhe o tributo no arca totalmente com o seu nus. aquele que incide sobre transaes de mercadorias e servios e que podem ser ou ad valorem ou especficos (Ad valorem: alquota % fixada; especfico: valor em R$ fixado). Alm disso, podem ser estruturados em: impostos regressivos, impostos progressivos e impostos proporcionais. - Regressivos: A relao entre carga tributria e renda decresce com o aumento do nvel de renda. Quem ganha mais paga menos. Todos os impostos indiretos. Ex: 10% de imposto sobre o preo de venda de TVs. - Progressivo: a relao entre carga tributria e renda cresce com o aumento no nvel de renda. Quem ganha mais, paga um percentual maior sobre a renda. Ex: IR. - Proporcional (neutro): a relao entre a carga tributria e o nvel de renda permanece constante. Todos pagam a mesma percentagem sobre a renda e no o mesmo valor. Ex: imposto de alquota nica.

52

Quadro 5 - Impostos e esferas de Governo: Impostos Federais Impostos Estaduais Imposto de renda (IR)

Impostos Municipais

Imposto sobre circulao de Impostos sobre a propriedade mercadorias e prestao de predial e territorial urbana servios (ICMS) (IPTU) automotores Inter Vivos de bens imveis e direitos a eles relativos (ITBI) de Mortis Transmisso Imposto e sobre servio de

Imposto de Exportao

Imposto sobre a propriedade Imposto sobre a transmisso de veculos (IPVA)

Imposto de Importao

Imposto Causa (ITCMD)

Doao qualquer natureza (ISSQN)

Imposto Imposto

sobre sobre

operao produtos

financeira (IOF) industrializados (IPI) Contribuio provisria sobre movimentao (CPMF) Imposto territorial rural (ITR) Cide-Combustveis A seguir so mostradas tabelas com a arrecadao federal para o perodo de janeiro a outubro de 2005 e de 2006. financeira

53

Fonte: Receita Federal Ministrio da Fazenda

54

Fonte: Receita Federal Ministrio da Fazenda

Para outras informaes sobre arrecadao ver: http://www.receita.fazenda.gov.br/

55

4. OS GASTOS DO SETOR PBLICO Por categorias Econmicas: Despesas Correntes (DC) = no resultam acrscimo ao patrimnio do governo. So subdivididos em despesas de custeio e transferncias. Despesas de capital (DK) = implicam num aumento do patrimnio do governo. So subdivididos em investimentos, inverses financeiras e transferncias de capital. 5. DFICIT PBLICO O dispndio do governo decomposto em Gastos em geral (DC + DK) + Juros sobre a dvida interna e externa. Conceitos de dficit: - Dficit Primrio = Receitas - Despesas - Dficit Nominal = Receitas Despesas, incluindo inflao e juros sobre dvida anterior - Dficit Operacional = Receitas Despesas + juros reais dvida passada 6. FINANCIAMENTO DO DFICIT O dficit do governo pode ser financiado pela emisso de moeda ou pela venda de ttulos da dvida pblica ao setor privado (interno e externo). A primeira alternativa vista com receio porque pode gerar inflao na economia atravs do estmulo ao consumo. A venda de ttulos da dvida no gera inflao, mas aumenta a dvida uma vez que a os ttulos so remunerados pelas taxa de juros vigentes na economia. A tabela abaixo mostra a representatividade em termos do PIB da dvida do setor pblico brasileiro para os anos de 2004 e 2005. Tabela 3 - Dvida Lquida do Setor Pblico (% em relao ao PIB) 2004 Div. Lquida Total Div. Interna Div. Externa PIB (R$ mi)
FONTE: Bacen

2005 51,6% 49,0% 2,6% 1.942.193

51,7% 44,2% 7,5% 1.851.980

7. ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ORAMENTO PBLICO Com a Constituio Federal de 1988, o sistema oramentrio federal passou a ser regulado por trs leis: Lei do Plano Plurinanual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentria (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). Aps o ano de 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal. 5 O quadro abaixo explica como feito o oramento.

Para mais informaes sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal ver Gesto Fiscal Responsvel. Dicas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Disponvel: http://www.planejamento.gov.br/lrf/conteudo/publicacoes/dicas.htm

56

COMO FEITO O ORAMENTO O Oramento Geral da Unio (OGU) formado pelo Oramento Fiscal, da Seguridade e pelo Oramento de Investimento das empresas estatais federais. A Constituio Federal de 1988 atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo sistema de Planejamento e Oramento que tem a iniciativa dos seguintes projetos de lei: Plano Plurianual (PPA) De Diretrizes Oramentrias (LDO) De Oramento Anual (LOA) O Projeto de Lei do PPA define as prioridades do governo por um perodo de quatro anos e deve ser enviado pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato. De acordo com a Constituio Federal, o Projeto de Lei do PPA deve conter "as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada". O PPA estabelece a ligao entre as prioridades de longo prazo e a Lei Oramentria Anual. Para saber mais sobre o PPA 2004-2007 que tomou o nome de Plano Brasil - Um Pas de Todos, clique no endereo www.planobrasil.gov.br. O Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional at o dia 15 de abril de cada ano. A LDO estabelece as metas e prioridades para o exerccio financeiro subsequente; orienta a elaborao do Oramento; dispe sobre alterao na legislao tributria; estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras de fomento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, a Secretaria de Oramento Federal elabora a proposta oramentria para o ano seguinte, em conjunto com os Ministrios e as unidades oramentrias dos poderes Legislativo e Judicirio. Por determinao constitucional, o governo obrigado a encaminhar o Projeto de Lei do Oramento ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano. Acompanha o projeto uma Mensagem do Presidente da Repblica, na qual feito um diagnstico sobre a situao econmica do pas e suas perspectivas. O governo define no Projeto de Lei Oramentria Anual, as prioridades contidas no PPA e as metas que devero ser atingidas naquele ano. A Lei Oramentria disciplina todas as aes do governo federal. Nenhuma despesa pblica pode ser executada fora do Oramento, mas nem tudo feito pelo governo federal. As aes dos governos estaduais e municipais devem estar registradas nas leis oramentrias dos Estados e municpios. No Congresso, deputados e senadores discutem na Comisso Mista de Oramentos e Planos a proposta enviada pelo Executivo, fazem as modificaes que julgam necessrias atravs das emendas e votam o projeto. A Constituio determina que o Oramento deve ser votado e aprovado at o final de cada Legislatura. Depois de aprovado, o projeto sancionado pelo Presidente da Repblica e se transforma em Lei. A Lei Oramentria brasileira estima as receitas e autoriza as despesas de acordo com a previso de arrecadao. Se durante o exerccio financeiro houver necessidade de realizao de despesas acima do limite que est previsto na Lei, o Poder Executivo submete ao Congresso Nacional projeto de lei de crdito adicional. Por outro lado, crises econmicas mundiais como aquelas que ocorreram na Rssia e sia obrigaram o Poder Executivo a editar Decretos com limites financeiros de gastos abaixo dos limites aprovados pelo Congresso. So chamados de Decretos de Contingenciamento em que so autorizadas despesas no limite das receitas arrecadadas. A Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000 pelo Congresso Nacional introduziu novas responsabilidades para o administrador pblico com relao aos oramentos da Unio, dos Estados e municpios, como limite de gastos com pessoal, proibio de criar despesas de durao continuada sem uma fonte segura de receitas, entre outros. A Lei introduziu a restrio oramentria na legislao brasileira e cria a disciplina fiscal para os trs poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio. O Oramento brasileiro tem um alto grau de vinculaes - transferncias constitucionais para Estados e municpios, manuteno do ensino, seguridade social, receitas prprias de entidades, etc que tornam o processo oramentrio extremamente rgido. Esse excesso de vinculaes e carimbos ao Oramento levou o governo federal a propor a DRU - Desvinculao de Recursos da Unio, atravs de emenda constitutucional, o que ir trazer maior flexibilidade execuo oramentria.

FONTE: Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (http://www.planejamento.gov.br)

57

8. FISCALIZAO O Tribunal de Contas da Unio (TCU) faz auditoria nas contas dos administradores pblicos vinculados Unio. Os Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) faz auditoria nas contas dos administradores pblicos vinculados ao Estado. Ex: Banrisul. Alguns municpios tm Tribunal de Contas prprio, por exemplo, a cidade de So Paulo. Questes Conceituais:
1. Quando o governo gasta mais do que arrecada suas contas entram em dficit, que podem ser nominal ou total, operacional, e primrio. O que diferencia cada um deles. 2. O dficit do setor pblico pode ser financiado? Explique quais so as alternativas. 3. possvel o setor pblico desempenhar todas as suas funes de maneira harmnica? Comente. 4. Cite e explique os dois princpios fundamentais da tributao. 5. A estrutura tributria pode ser regressiva, progressiva e proporcional. Explique o que significa cada uma delas e diga qual a predominante para o caso da economia brasileira. 6. Coloque F (falso) ou V (verdadeiro), justificando quando falso: a. ( ) o ICMS tipicamente um imposto direto. b. ( ) se, com o aumento das alquotas do imposto sobre a renda das famlias forem gerados recursos adicionais utilizados para maiores gastos sociais pelo governo, a demanda agregada no variar. c. ( ) os bens pblicos so consumidos individualmente e seu benefcio para cada cidado difcil de ser medido. d. ( ) os chamados impostos indiretos tm essa denominao por incidirem sobre a renda e a riqueza dos indivduos. e. ( ) a estrutura tributria brasileira beneficia a classe de renda mais baixa por estar baseada em altas alquotas de imposto de renda e baixas alquotas de impostos sobre o consumo. f. ( ) a carga tributria obtida da relao entre o PIB e o total de arrecadao do governo. g. ( ) quanto maior for o PIB menor ser a carga tributria. h. ( ) o conceito de dficit primrio inclui os juros pagos de dvida passada. i. ( ) o imposto sobre produtos industrializados pode ser caracterizado como imposto direto j.( ) no clculo do dficit pblico, segundo o conceito operacional, incluem-se os juros bem como as despesas com correo monetria das dvidas interna e externa k. ( ) o supervit primrio considerado como sendo a diferena entre a receita e os gastos com juros do Governo. l. ( ) o governo possui dois principais tipos de gastos: gastos pblicos e gastos correntes. 7. Classifique os impostos abaixo em imposto direto (D) ou imposto indireto (I): ( ) ICMS ( ) IPI ( ) IPTU ( ) CPMF ( ) IPVA ( ) ITR

58

CAPTULO 5 CONCEITO E CLCULO DOS AGREGADOS MACROECONMICOS O que veremos? Valor adicionado, renda e dispndio Produto, renda e dispndio: da economia fechada economia aberta Informaes Conjunturais sobre o PIB no Brasil Problemas com as medidas agregadas Conceitos Bsicos: Valor Adicionado, Renda e Dispndio 1. O CONCEITO DE VALOR ADICIONADO: O PRODUTO NACIONAL O conceito de valor adicionado entendido como: Valor Adicionado = Valor Bruto de Produo (VBP) Consumo de Produtos Intermedirios (matrias-primas e componentes) O Valor Bruto de produo (VBP): o faturamento, a receita de vendas, de cada setor produtivo. Retirando da receita de vendas os gastos com a compra de bens intermedirios, o que sobra a remunerao dos fatores de produo de cada setor, mas o valor total, i.e., sem discriminar quanto foi pago em salrios, ou juros, ou aluguis, ou lucros. O conceito de valor adicionado uma forma alternativa e a mais operacional para medir o produto e a renda nacional do que diretamente pela soma de produtos finais, j que a conceituao de bem final no muito simples; depende do uso que se far posteriormente, sendo difcil aferi-lo a partir do fabricante. Por exemplo, a gasolina vendida nos postos pode ser utilizada tanto como bem final para o consumidor, como bem intermedirio para uma empresa. Para exemplificar o conceito de valor adicionado, utilizaremos a produo de po. Trigo (a) receita de vendas (VBP) (b) Compras intermedirias Valor adicionado (a-b) Renda paga pelo setor de trigo aos fatores de produo (VA trigo) Renda paga pelo setor de farinha aos fatores de produo (VA farinha) Renda paga pelo setor de panificao aos fatores de produo (VA po) 100 + 300 + 600 =1.000 = RN 0 100 100 Farinha 400 1.000 400 PN=DN=1.000 Po

O problema de dupla contagem no clculo do produto pode ser resolvido de duas formas:

59

1. computar, na apurao do produto, somente o valor dos bens e servios finais. No exemplo, somente seria computado o valor dos pes, que o produto final (no utilizado para a produo de outros bens); 2. computar, na apurao do produto, somente os valores adicionados em cada etapa do processo de produo. Assim, seriam computados o valor da produo do trigo na fazenda e os valores agregados (de salrios, juros, lucros, aluguis) pelo moinho e pela padaria. O exemplo acima mostra o mtodo do valor adicionado. O valor adicionado est diretamente relacionado ao segundo conceito macroeconmico bsico: o de renda nacional (remuneraes pagas aos fatores de produo mobilizados pelas empresas.

2. O CONCEITO DE RENDA NACIONAL(RN) A Renda Nacional a soma dos pagamentos feitos aos fatores de produo que foram utilizados para a obteno do produto nacional. EXEMPLO: Empresa agrcola que use trabalho, terra, mquinas e equipamentos, e capital de giro = para produzir arroz e soja. PRODUO VT da produo de arroz 600 VT da produo de soja 400 RENDA Total de pgtos de: w aluguel Juros pagos Lucro Total 1000 Total 800 80 20 100 1000

OBS: no incorpora os insumos intermedirios

3. CONCEITO DE DESPESA NACIONAL(DN) Um terceiro conceito diz respeito destinao que dada ao produto e renda nacional. Ou seja, o Produto nacional tambm pode ser medido pela tica das despesas realizadas pelos agentes, ou seja, consumidores, empresas, governo e estrangeiros. As naes produzem bens e servios que se destinam a duas grandes categorias de dispndio nacional - o consumo e a acumulao. A soma do consumo e da acumulao est representada pelos investimentos em bens de capital, igual ao dispndio nacional. A renda, o produto e o dispndio nacional so expresses contabilmente equivalentes. So trs abordagens diferentes de avaliao, que conduzem a mensuraes iguais. ENTO: A IDENTIDADE BSICA DAS CONTAS NACIONAIS: PN = RN = DN Para que essa trplice igualdade se realize, o total de investimento em acumulao deve se igualar ao total de renda poupada, no consumida. Por que isso ocorre?

60

Nesse nosso modelo simplificado de economia sem governo, sem formao de capital e fechada no existem estoques, ou seja, a empresa vende tudo o que produz. Ento, Produo (PN) = Vendas (DN) Como no agregado so excludas as compras de bens intermedirios, a empresa gasta com pagamentos a fatores de produo tudo o que recebe pela venda de bens e servios que so os salrios, juros, aluguis e lucros. Como os gastos das empresas com fatores de produo a prpria Renda Nacional, segue que: PN= DN= RN Ou seja, so trs diferentes ticas conceitualmente diferentes para medir a atividade econmica, mas conduzindo ao mesmo resultado numrico. PRIMEIRA SUPOSIO: ECONOMIA FECHADA, SEM GOVERNO E SEM FORMAO DE CAPITAL - Dois agentes econmicos: empresas e indivduos Nesse sistema simplificado, todas as decises partem das famlias. As empresas que so de propriedade de seus acionistas so abstraes jurdicas, representado o local onde se organiza a produo. Os bens intermedirios, como matrias-primas, componentes, energia so insumos que entram no processamento de outros bens, ou seja, so transaes de empresas a empresas, que se compensam na agregao das unidades produtoras. Assim, s se consideram os bens finais e os custos de produo das empresas no sistema agregado, no incluem o custo dos insumos intermedirios. Por que considerar apenas os bens finais? Se forem somados os valores brutos da produo de bens e servios de todas as unidades produtivas do pas, pode-se incorrer no chamado erro de dupla ou mltipla contagem. Por exemplo: se forem somados o valor da produo de trigo da fazenda, o da farinha produzida pelo moinho, o dos pes produzidos pela padaria, estariam somados o valor do trigo da fazenda trs vezes, o da farinha produzida pelo moinho duas vezes e o dos pes produzidos pela padaria uma vez. Fluxo circular da renda

Pagamento de bens e servios Bens e servios

FAMLIAS

EMPRESAS

Fatores produtivos Salrios, aluguis, juros e lucros

As famlias entregam s empresas os fatores de produo e, em troca, recebem salrios, aluguis, juros e lucros. Para sua sobrevivncia, as famlias pessoas fsicas

61

precisam adquirir bens e servios produzidos pelas empresas. Para adquirir esses bens e servios, as famlias cedero, em troca, aquilo que receberam como salrios, aluguis, juros e lucros. Nesse processo, so identificados dois fluxos: um de produtos (bens e servios) e outro de renda (salrios, aluguis, juros e lucros). Isso o que ocorre no dia-a-dia da economia. Esses fluxos caracterizam o que conhecemos como fluxo circular da renda. O fluxo circular da renda pode ser analisado sob o ponto de vista do fluxo real (fluxo de fatores de produo e fluxo de bens e servios finais) ou de sua expresso em moeda - o fluxo monetrio. O fluxo monetrio medido pelo dispndio das famlias em bens e servios finais produzidos pelas empresas ou pela remunerao percebidas pelas famlias em troca dos fatores de produo. H uma equivalncia entre o fluxo de dispndio de bens e servios finais (produtos) e o fluxo da remunerao dos fatores produtivos. Da surge a identidade renda produto. O fluxo monetrio representa a contrapartida pelo fluxo real, i.e., pelo fornecimento de bens e servios, e servios dos fatores de produo. A remunerao dos fatores de produo constitui-se de: salrios (w), juros (j), aluguis (a) e lucros (l). Pelo lado das famlias, proprietrias dos fatores de produo, trata-se de rendimentos; pelo ngulo das empresas, representam custos de produo.

SEGUNDA SUPOSIO: ECONOMIA FECHADA, SEM GOVERNO E COM FORMAO DE CAPITAL At aqui consideramos que as famlias apenas consomem e que as firmas s produzem bens que so consumidos pelas famlias (bens de consumo). Mas, consideraremos agora que as famlias poupam e as empresas adquirem bens de capital. Disso, a necessidade de introduzir dois novos conceitos: CONCEITO DE POUPANA: Poupana = parcela da renda no consumida no perodo, i.e., da renda gerada (w, j, a, l), parte no gasta em bens de consumo. S= RN - C onde C= Consumo Agregado CONCEITO DE INVESTIMENTO: O Produto Nacional composto por dois tipos de bens: 1. bens de consumo: consumidos como um fim em si mesmo; 2. bens de investimentos: no so consumidos, fazendo parte da produo, e tm como objetivo aumentar a riqueza da nao, isto , sua capacidade produtiva. Ento, o investimento pode ser definido como: - o gasto em bens que representam aumento da capacidade produtiva da economia (Taxa de acumulao de capital);

62

- o gasto em bens produzidos, mas que no foram consumidos no prprio perodo e que sero utilizados para consumo futuro, ou seja: I = PN C Quais bens so produzidos e no consumidos no perodo? 1. mquinas, equipamentos e imveis: investimento em bens de capital (Ibk); 2. variao de estoques (produtos acabados e intermedirios): E Assim, os componentes do Investimento so: I = Ibk + E A distino entre Ibk e E necessria: Ibk : deliberada e planejada E: no planejada e depende das oscilaes de mercado. O CONCEITO DE DEPRECIAO: A depreciao (d) o consumo do estoque de capital fsico, em dado perodo. Ou seja, o bem de capital consumido, no sentido de que sofre um desgaste, s que, diferentemente dos bens de consumo, em parcelas, at virar sucata. Isso permite introduzir outros conceitos: Investimento lquido (IL) = IB d Produto Nacional Liquido (PNL) = PNB d O dispndio passa a ser dividido agora em gastos com consumo e gastos com a acumulao. Do total de produto e renda gerados, parte ser destinada para os bens de consumo final e outra para bens de consumo durveis e investimentos. TERCEIRA SUPOSIO: ECONOMIA A TRS SETORES E AINDA FECHADA Agentes: famlias, empresas e governo O governo obtm sua renda atravs: - Receitas tributrias: com impostos indiretos (Ti) como ICMS e IPI e impostos diretos (Td) como IR, IPTU e ITR. - Receitas no tributrias: contribuies previdncia social com os encargos trabalhistas e outras receitas do governo como taxas (pedgios, multas e etc,). O governo gasta suas rendas em: Consumo (C), Investimento (I), Transferncias (Tr), Subsdios (Sub). IMPORTANTE: - Se os gastos do Governo superaram a arrecadao: dficit primrio ou fiscal; - Se a arrecadao do Governo superar os gastos: supervit primrio ou fiscal. Com a presena do governo no modelo simples de economia, tm-se a introduo de dois novos conceitos: PN a custo de fatores (PNcf) = medido a partir dos valores que refletem os custos de produo, a remunerao aos fatores (w + j+ a + l). Incluindo ainda os subsdios (Sub). PN a preos de mercado (PNpm) = medido a partir dos valores transacionados no mercado. Adicionando o custo dos tributos indiretos (Ti).

63

Temos: PNcf: PNpm Ti + Sub PNpm: PNcf + Ti Sub Outros ajustamentos na renda nacional que levam aos conceitos de Renda Pessoal e de Renda Pessoal Disponvel. Renda Pessoal: quantias recebidas pelas famlias e empresas individuais, Renda pessoal Disponvel: montante de recursos financeiros de que as famlias e empresas individuais podem dispor aps o cumprimento de suas obrigaes fiscais para com o governo. Somam-se aqui as transferncias do governo para a sociedade como por exemplo o pagamento de aposentadoria. ENTO O FLUXO CIRCULAR DA RENDA FICA AGORA:

SUBSDIOS

EMPRESAS
TRIBUTOS

GOVERNO

FP TRANSFERNCIAS REMUNERAO DOS FATORES TRIBUTOS

FAMLIAS

Os impactos da presena do governo nos conceitos e nos fluxos de produto, renda e dispndio so: PNB depreciao PNLpm - tributos indiretos lquidos = PNLcf = Renda Nacional tributos diretos lquidos = renda pessoal disponvel (que ser gasta em consumo ou em acumulao) QUARTA SUPOSIO: ECONOMIA A TRS SETORES E ABERTA Agrega com isso as variveis relativas a uma economia aberta para o resto do mundo. CONCEITO DE EXPORTAO (X): so as compras dos estrangeiros de nossos bens e servios; ou seja, os gastos do setor externo com nossas empresas; CONCEITO DE IMPORTAO (M): so nossas compras com bens e servios do exterior, quanto gastamos com o resto do mundo. Parte da renda gerada no pas que vaza para fora. Obs: A partir da considerao do resto mundo no nosso modelo simplificado de economia, temos: o produto nacional difere do produto interno, j que agora temos que levar em considerao que alguns fatores utilizados no processo produtivo so de propriedade de residentes no exterior. Da mesma forma que alguns residentes no pas tem fatores de produo que so utilizados em outros pases.

64

No modelo de economia aberta ao resto do mundo, necessrio fazer a distino dos seguintes conceitos: PRODUTO INTERNO BRUTO = mede a renda que produzida dentro das fronteiras nacionais, no importando quem obtenha a renda. RENDA LQUIDA DE FATORES EXTERNOS (RLFE): a remunerao dos gastos dos ativos pertencentes a estrangeiros. Divide-se em: - RENDA ENVIADA AO EXTERIOR (RE): parte do que foi produzido internamente no pertence aos nacionais, principalmente o capital e a tecnologia. A remunerao desses fatores vai para fora do pas, na forma de remessa de lucros, royalties, juros e assistncia tcnica. - RENDA RECEBIDA DO EXTERIOR (RR): recebemos renda devido produo de nossas empresas operando no exterior. Assim: RLFE = RR RE Teremos ento o conceito de: PRODUTO NACIONAL BRUTO (PNB): renda que pertence efetivamente aos nacionais, incluindo a renda recebida de nossas empresas no exterior, e excluindo a renda enviada para o exterior pelas empresas estrangeiras localizadas no Brasil. Portanto: PNB = PIB + RLFE (PNB = PIB + RR RE) E PIB = PNB RLFE (PIB= PNB - RR + RE) Se: RE > RR, temos que RE < RR, temos que RLFE < 0, ento: PNB < PIB RLFE > 0, ento: PNB > PIB

O Brasil bem como a quase totalidade dos pases emergentes, inclui-se no primeiro caso, em que o PIB supera o PNB, devido s altas remessas de juros, lucros e royalties aos estrangeiros. Aqui, como a RLFE negativa, ela chamada de Renda Lquida Enviada ao Exterior. O FLUXO CIRCULAR DA RENDA FICA :
RE AO EXTERIOR

EMPRESAS

GOVERNO

FAMLIAS

RESTO DO MUNDO

RR DO EXTERIOR

65

No modelo completo de economia, os conceitos convencionais dos agregados macroeconmicos so: PIB renda liquida enviada ao exterior = PNB depreciao = PNLpm tributos indiretos menos subssios = renda nacional tributos diretos menos transferncia = renda pessoal disponvel.

Resumo: Em Contas Nacionais o acompanhamento dos fluxos de produo, gerao da renda e de despesa num perodo permite que se calcule o valor adicionado bruto ou produto interno bruto de uma economia, por trs ticas: do produto, da renda e da despesa: tica do produto: PIB = Valor da produo Valor Consumos intermedirios tica da renda: RIB = soma das remunerao aos fatores de produo tica da despesa: DIB = soma dos gastos finais na economia em bens e servios, nacionais e importados. PIB = mede o total do valor adicionado produzido por firmas operando no pas, independente da origem de seu capital. RIB = mede a contribuio dos fatores de produo independentemente da nacionalidade dos possuidores desses fatores. Preos a custos de fatores: (PIBcf: PIBpm Ti + sub) Preo de mercado: (PNpm: PNcf + Ti sub) PIL = PIB d RIL = RIB d PNB = (valor produo valor dos consumos intermedirios) + RLFE RNB = soma das remuneraes dos fatores de produo pagas a residentes.

A CONTABILIDADE SOCIAL Os agregados macroeconmicos que discutimos at agora so calculados com base em dois sistemas principais de contabilidade social: o Sistema de Contas Nacionais e a Matriz de Insumo-Produto. Na forma original, o sistema de contas nacionais baseado em quatro contas, relativas produo, apropriao ou (utilizao) da renda e acumulao (ou formao de capital) dos agentes econmicos (famlias, empresas, setor pblico e setor externo). - Conta Produto Interno Bruto (produo); - Conta Renda Nacional Disponvel Lquida (apropriao); - Conta Transaes Correntes com o resto do mundo; - Conta de Capital. Os lanamentos das transaes so feitos de acordo com o mtodo das partidas dobradas (dbito e crdito). Por exemplo: Conta do produto interno bruto: temos no lado do dbito o pagamento das unidades produtivas aos fatores de produo, incluindo os impostos indiretos (menos os subsdios) e, no lado do crdito, o que as empresas receberam dos agentes que adquiriram os bens e servios finais. Conta da renda nacional disponvel lquida: no lado do dbito est como as famlias e o governo utilizam a renda recebida e, no lado do crdito, as rendas recebidas pelas famlias e

66

pelo governo mais o resultado lquido dos recebimentos e das transferncias com o exterior. Os subsdios e a depreciao entram com sinal negativo. Conta transaes correntes com o resto do mundo: no lado do dbito esto os gastos dos no-residentes com os bens produzidos internamente (exportaes CIF), os rendimentos e as transferncias recebidas do resto do mundo, bem como a poupana externa. No lado do crdito, esto as compras realizadas por residentes de bens e servios produzidos no exterior (importaes CIF) e os pagamentos e as transferncias pagas aos no-residentes. Conta de capital: no dbito, esto os gastos com a formao de capital, incluindo a depreciao, e, no lado do crdito, a fonte de recursos para os investimentos, ou seja, a poupana dos agentes econmicos. Na nova metodologia o sistema composto pelas Tabelas de Usos e Recursos de Bens e Servios (TRU) e pelas chamadas Contas Econmicas Integradas (CEI). No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) calcula o PIB e apresenta o resultado anual na periodicidade de trimestres. Veja a tabela abaixo que mostra a composio do PIB sob as trs ticas.

67

Composio do Produto Interno Bruto sob as trs ticas 1999 a 2003

68

Produto Interno Bruto, Produto Interno Bruto per capita, populao residente e deflator implcito do PIB 1999 a 2003

A Tabela Resumo, a seguir, apresenta os principais resultados para o Produto Interno Bruto (PIB) a preos de mercado referentes aos cinco ltimos trimestres.
3 Trim 2005 2,6 4 Trim 2005 2,3 1 Trim 2006 3,3 2 Trim 2006 2,2 3 Trim 2006 2,5

Taxas (% )
Acumulado ao longo do ano / mesmo perodo do ano anterior - Tabela 3 ltimos quatro trimestres / quatro trimestres imediatamente anteriores - Tabela 4 Trimestre / mesmo trimestre do ano anterior - Tabela 2 Trimestre / trimestre imediatamente anterior (com ajuste sazonal) - Tabela 7

3,1

2,3

2,4

1,7

2,3

1,0

1,4

3,3

1,2

3,2

(-) 1,1

1,2

1,2

0,4

0,5

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Contas Nacionais

Para outras informaes sobre o PIB brasileiro ver Indicadores IBGE. Contas Nacionais Trimestrais. Indicadores de Volume. julho/setembro 2006 (disponvel: http://www.ibge.gov.br).

69

ALGUNS PROBLEMAS COM AS MEDIDAS DE RENDA E DO PRODUTO - Questo da economia subterrnea: atividades gerais do cotidiano, atividades informais e etc. - Variaes reais ou variaes nominais - As comparaes internacionais - Produto nacional como medida do padro de bem-estar

Questes conceituais:
1. O que representa o PIB e o PIB per capita de uma economia? 2. No Brasil, a renda enviada (RE) supera a renda recebida (RR) do exterior, o que faz com que tenhamos uma renda lquida de fatores externos (RLFE) negativa. Qual o maior: o PNB ou o PIB? Comente. 3. Qual a diferena entre Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB)? Explique. 4. O que valor adicionado (VA)? Exemplifique. 5. Comente os principais problemas com as medidas agregadas da economia. Questes Aplicadas: 1. Observe a seguinte passagem: Transformar crescimento econmico em bem-estar para todos o grande desafio enfrentado pelos diversos pases e suas comunidades, na reduo das desigualdades existentes nas sociedades nacionais e entre elas. (fonte: Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento -PNUD) Levando em considerao essa assertiva, responda: a) Costuma-se fazer uma distino entre crescimento e desenvolvimento econmico. Considerando a citao acima, qual seria a diferena entre esses dois conceitos? b) Um Produto Interno Bruto (PIB) elevado reflete necessariamente um pas com bons indicadores de desenvolvimento humano e econmico? Justifique sua resposta. 2. Um agricultor colhe um hectare de trigo e vende a um moleiro por $1,00. O moleiro transforma o trigo em farinha, e depois vende a farinha a um padeiro por $3,00. O padeiro usa a farinha para fazer o po, e vende o po a um engenheiro por $6,00. O engenheiro come o po. Qual o valor agregado por cada pessoa? Qual o PIB? 3. Considere uma economia que produz e consome po e automveis. A tabela a seguir contm dados de dois anos diferentes. Ano 2000 Preo ($) 60.000,00 12,00 Quantidade 110 510.000 Ano 2010 Preo ($) 70.000,00 25,00 Quantidade 130 410.000

Automveis Po

a) Tomando 2000 como ano-base, calcule as seguintes estatsticas: PIB nominal dos dois anos, PIB real do ano de 2010 e taxa de crescimento real. 4. Dados em bilhes de R$: - PIB 870 - Tributos indiretos 100 - Tributos diretos 80 - Subsdios empresas privadas 10 - Pagamento Aposentadoria 40

70 - Depreciao ativos fixos 25 - Renda recebida exterior 02 - Renda enviada ao exterior 07 Pede-se: a) PIBpm = 870+ Ti-Suib = 870 + 100 10= 960 b) PNBpm = PIB + RLE = 960 + (-5) = 955 c) PNLcf = 955 d Ti + sub = 955 25 100 + 10 = 840 d)RPD = 840 Td + Tr = 840 80 +40 = 800 5. Uma economia hipottica apresentou os seguintes resultados para o PIB nominal: Ano 1990 Ano 1995 PIB nominal (R$) 1.520.000.000 1.980.000.000

O ndice de Laspeyres, tendo 1990 como ano-base, foi de 120. Pergunta-se: qual a taxa de crescimento real do PIB no perodo? Explique.

71

CAPTULO 6 A ECONOMIA NACIONAL E AS RELAES INTERNACIONAIS O Que veremos? Teoria das trocas internacionais Taxa de Cmbio Balano de Pagamentos Instrumentos de Ajuste dos Fluxos Externos Organismos Internacionais

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL Dentro da Economia Internacional, costuma-se dividir as questes tericas em dois grandes blocos: os aspectos microeconmicos, ou a teoria do comrcio internacional, e os aspectos macroeconmicos, relativos taxa de cmbio, aos termos de troca e ao balano de pagamentos. 1. TEORIAS DO COMRCIO INTERNACIONAL O que leva os pases a comercializarem entre si? Muitas explicaes podem ser levantadas, como a diversidade de condies de produo (a Noruega dificilmente produzir bananas), ou a possibilidade de reduo de custos (a obteno de economias de escala) na produo de determinado bem comercializado em um mercado global. Os economistas clssicos forneceram a explicao terica bsica para o comrcio internacional atravs do princpio das vantagens comparativas. O princpio das vantagens comparativas sugere que cada pas deva se especializar na produo daquela mercadoria em que relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Essa ser, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo pas dever importar aqueles bens cuja produo implicar custo relativamente maior (cuja produo relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especializao dos pases na produo de bens diferentes, a partir da qual concretiza-se o processo de troca entre eles. A teoria clssica do comrcio internacional A Teoria das Vantagens Comparativas foi formulada de modo bastante simples por David Ricardo. No seu modelo, um exemplo numrico, existem 2 pases (Inglaterra e Portugal), dois produtos (tecido e vinho) e apenas um fator de produo (mo-de-obra). Implicitamente, Ricardo considera um ambiente de concorrncia perfeita, tanto em relao aos produtos como no que concerne ao mercado de fatores. Uma caracterstica importante desse modelo a inexistncia de mobilidade internacional da mo-de-obra. Atravs de coeficientes tcnicos fixos de produo, obtm-se a produo dos bens mencionados, conforme o quadro: QUANTIDADE DE HOMENS/HORA PARA A PRODUO DE UMA UNIDADE DE MERCADORIA Tecido Vinho Inglaterra 100 120 Portugal 90 80 Em termos absolutos, Portugal mais produtivo na produo de ambas as mercadorias. Relativamente, entretanto, o custo de produo de tecidos em Portugal maior que o da produo de vinho; na Inglaterra, o custo da produo de vinho maior que o da produo de tecidos. Comparativamente, Portugal tem vantagem relativa na produo de vinho e a Inglaterra na produo de tecido. Segundo Ricardo, os dois pases obtm benefcios ao especializar-se na produo da mercadoria em que possuem vantagem comparativa,

72

exportando-a, e importando o outro bem. No importa aqui o fato de que um pas possa ter vantagem absoluta em ambas as linhas de produo. Os benefcios da especializao e do comrcio podem ser observados ao se comparar uma situao sem e com comrcio internacional. Sem comrcio internacional, na Inglaterra so necessrias 100 horas de trabalho para a produo de uma unidade de tecido e 120 horas para a produo de uma unidade de vinho. Desse modo, uma unidade de vinho deve custar 1,2 unidades de tecido (120/100). Por outro lado, em Portugal essa unidade de vinho custa 0,89 unidades de tecido (80/90). Se houver comrcio entre os pases, a Inglaterra poder importar uma unidade de vinho por um preo inferior a 1,2 unidades de tecido, e Portugal poder comprar mais que 0,89 unidades de tecido vendendo seu vinho. Assim, por exemplo, se a relao de troca entre o vinho e o tecido for de uma para uma, ambos os pases sairo beneficiados. A Inglaterra, em autarquia (produzindo e consumindo sem comrcio internacional), gastar 120 horas de trabalho para obter uma unidade de vinho. Com o comrcio com Portugal, poder utilizar apenas 100 horas de trabalho, produzir uma unidade de tecido e troc-la por uma unidade de vinho, poupando, portanto, 20 horas de trabalho que poderiam ser utilizadas produzindo mais tecidos, obtendo maior nvel de consumo. O mesmo raciocnio vale para Portugal: em vez de gastar 90 horas produzindo uma unidade de tecido, poderia usar apenas 80 produzindo uma unidade de vinho e troc-la no mercado internacional por uma unidade de tecido, tambm economizando 10 horas de trabalho. Assim, a Inglaterra dever se especializar na produo de tecidos, exportando-os e importando vinho de Portugal, que se especializar em tal produo e passar a importar tecidos. Deste modo, supondo uma dada quantidade de recursos, um pas poder economizar tais recursos atravs do comrcio internacional. A teoria desenvolvida por Ricardo base do modelo clssico de comrcio internacional constitui forte argumento em favor do comrcio internacional e contra medidas protecionistas, por apontar os benefcios desse comrcio. Tambm fornece uma explicao para o padro do comrcio internacional, estabelecido a partir do lado da oferta dos pases. Os pases exportaro e se especializaro na produo dos bens cujo custo for comparativamente menor em relao aos demais pases. a partir de diferenas tecnolgicas relativas, as quais se manifestam em produtividades do trabalho ou coeficientes de produo diferentes, que existem trocas internacionais. Porm, tal teoria possui pressupostos bastante restritivos. Critica-se o modelo por no fazer maiores consideraes sobre a demanda e a estrutura de gostos e preferncias dos agentes. Resume-se a consideraes estticas, no dando ateno evoluo das estruturas de oferta e demanda, bem como da relao de preo entre os produtos negociados no mercado internacional. Alguns crticos tambm apontam para as difuldades que existem em se tecer comentrios sobre o impacto do comrcio na distribuio de renda dentro de um pas. A partir da teoria clssica do comrcio internacional, pode-se concluir que a nao se beneficia com o comrcio, mas no se explicita quem se beneficia dentro do pas, ou se h grupos prejudicados. A suposio do modelo clssico, de que h apenas um fator de produo operando a partir de coeficientes tcnicos fixos, mostrou-se bastante irrealista e incmoda para muitos tericos, que procuraram incorporar tambm o capital na funo de produo dos pases.

73

Assim, comeou a ser constituda a teoria moderna do comrcio internacional, que modificou a explicao concernente origem das vantagens comparativas. A teoria moderna do comrcio internacional A idia bsica por trs da teoria moderna do comrcio internacional a de que os pases diferem quanto dotao relativa de fatores de produo, que agora passam a ser tanto a mo-de-obra quanto o capital. O modelo moderno bsico o chamado modelo de Heckscher-Ohlin, dadas as contribuies desses dois economistas. As vantagens do comrcio continuam existindo: h ganho real de renda quando o pas passa da autarquia para uma situao de comrcio internacional, ressaltando-se novamente as vantagens do livre comrcio. Os pases, segundo o modelo Heckscher-Ohlin, geralmente tendem a exportar produtos que utilizam intensivamente o fator de produo relativamente mais abundante no pas e importam a mercadoria que utiliza intensivamente o fator de produo menos abundante. Um pas com oferta abundante de mo-de-obra em relao ao capital produzir preferencialmente bens que utilizam na sua produo relativamente mais mo-de-obra e tambm dever exportar esse bem. Do mesmo modo, um pas com oferta abundante de capital considerar relativamente mais barato produzir bens cuja produo necessite mais intensamente do fator capital e, portanto, ter vantagem em export-lo, importando bens que necessitem de muita mo-de-obra na sua produo. A diferena bsica entre a teoria clssica e a moderna que, enquanto a teoria moderna pressupe uma mesma funo de produo para os pases envolvidos no comrcio internacional, de modo que a estrutura tecnolgica a mesma para todos os pases, a hiptese clssica oposta: as tecnologias (os coeficientes tcnicos de produo) diferenciadas so cruciais para explicar as diferenas de custo e o padro de comrcio. O que varia no modelo moderno a dotao de fatores: h os pases ricos (abundantes em capital) que exportam bens de capital intensivos, e os pases pobres (com uma relao capital-trabalho baixa), que exportam bens mo-de-obra intensivos. Tambm a teoria moderna recebeu crticas em funo de seu carter esttico e de suas premissas por demais restritivas. A teoria Estruturalista Esta viso criticou o pressuposto das vantagens bilaterais simtricas, diante de evidncias de que os ganhos do comrcio exterior no se dividiam igualmente entre os pases industrializados de alta renda, exportadores de manufaturados, e os pases de baixa renda, exportadores de matrias-primas. A corrente estruturalista estava baseada em bases empricas que evidenciavam a deteriorao das relaes de troca entre o centro e a periferia entre os pases produtores de bens primrios e os pases produtores de manufaturas de alto valor adicionado. Os pontos de sustentao da crtica estruturalista foram: i) baixa elasticidade-preo dos produtos primrios, ii) baixa elasticidade-renda da maior parte dos produtos primrios, iii) retrao da procura de inmeras matrias-primas de exportaes e iv) baixo valor adicionado dos produtos primrios de exportao. Essas razes mostram uma tendncia deteriorao que resultava em ganhos assimtricos de comrcio exterior. A nova teoria do comrcio internacional A partir das crticas e dos problemas empricos relativos ao modelo Heckscher-Ohlin, surgiu uma srie de novas explicaes para o comrcio internacional. Os novos modelos no

74

tm a mesma consistncia terica dos modelos clssico e moderno e ainda devem ser melhor testados. De modo geral, o livre comrcio continua mostrando-se estaticamente a melhor situao, porm percebe-se nessas teorias certa recuperao de idias protecionistas, em funo da introduo de problemas relacionados incerteza, a economias de escala e a estruturas de mercado no concorrenciais. De modo geral, as recentes anlises constatam que, alm do comrcio preconizado pela teoria de Heckscher-Ohlin entre pases ricos e pobres, verifica-se tambm um comrcio intenso entre pases com igual dotao de recursos e a crescente troca de produtos razoavelmente parecidos, o comrcio intraindustrial. As explicaes relativas a esse comrcio podem vir de duas hipteses: a) pode-se atribuir tal padro de comrcio existncia de economias de escala. Os rendimentos crescentes de escala so mais uma fonte de ganhos para o comrcio. Mesmo pases idnticos, no que se refere s suas dotaes de fatores e seus gostos, podem ganhar com o comrcio entre eles. Esse comrcio no se realiza em condies de concorrncia perfeita e no se garante que esses ganhos sejam distribudos proporcionalmente entre os pases comerciantes; b) existem teorias que procuram enfatizar o lado da demanda, a fim de explicar esse comrcio intraindustrial. Basicamente quanto mais parecida a demanda dos pases (quanto mais prximo o nvel de desenvolvimento dos pases), mais fcil e maior o comrcio entre eles, pois os pases tendero a produzir bens que mais facilmente atendam a demanda de potenciais importadores. As mercadorias a serem exportadas so preferencialmente aquelas j produzidas para atender o prprio mercado domstico, evitando-se produzir para exportao produtos pouco consumidos internamente, em funo do risco associado a esse mercado, que menos conhecido e controlvel. A produo atende inicialmente o mercado domstico e depois se destina exportao. Deve atingir pases com estrutura de demanda parecida e a concorrncia entre os pases exercida a partir de um processo de diferenciao do produto. Existe, ainda, a explicao embasada na idia de ciclo do produto, desenvolvida por Raymond Vernon. Pases desenvolvidos tm vantagens comparativas onde so pioneiros, onde conseguem introduzir inovaes em funo da qualificao da sua mo-de-obra, dos recursos investidos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e da estrutura de demanda que possuem. Com a difuso da demanda por tal produto internacionalmente, o pas inovador passar a export-lo. A produo desse bem passa, ao longo do tempo, por uma forte padronizao, fazendo com que a importncia da qualificao da mo-de-obra e dos recursos alocados em P&D para a sua produo desaparea. Nesse momento, sua produo pode mudar de pas e situar-se em pases menos desenvolvidos, que passariam tambm a exportlo. Teorias mais modernas centram-se nos fatores de competitividade das naes. Decorrentes mais de atributos construdos do que de vantagens definidas por dotaes naturais.

2. A TAXA DE CMBIO E O MERCADO CAMBIAL Uma importante diferena do comrcio internacional em relao ao comrcio domstico que este ltimo se realiza com uma mesma moeda nacional, enquanto que, no comrcio internacional, existe a necessidade da converso entre diferentes moedas. Dentro do Brasil, a compra e venda de mercadorias se faz com o real. Quando, porm, um brasileiro adquire um produto alemo (importa), o vendedor alemo quer receber em marcos alemes. Do mesmo modo, quando um brasileiro exporta para a Itlia desejar receber o valor das exportaes em real e no em liras, pois ele tem seus custos (salrios, impostos, matria-prima) em reais e no em liras, dlares ou marcos. Desse modo, o comrcio internacional introduz um novo elemento: a taxa de cmbio.

75

Taxa de cmbio o valor que uma moeda nacional possui em termos de outra moeda estrangeira, ou seja, a taxa pela qual duas moedas de pases diferentes podem ser trocadas (cambiadas). Outra definio: o preo de uma unidade de moeda estrangeira em moeda nacional. Assim temos, por exemplo, que a taxa de cmbio do real (moeda nacional brasileira) em relao ao dlar norte-americano (moeda nacional dos EUA) era, em outubro de 1994, de aproximadamente 0,85 R$/US$, ou seja, cada um (1) dlar valia 0,85 reais. A cotao de real em dlar tambm poderia ser expressa como sendo de aproximadamente 1,17 US$/R$, ou seja, com um real poder-se-ia obter 1,17 dlares norte-americanos, que o inverso de 0,85. Deve-se tomar cuidado com a forma pela qual a taxa de cmbio est expressa. No Brasil, costuma-se expressar a taxa de cmbio como sendo a quantidade de moeda nacional necessria para comprar uma unidade de moeda estrangeira (no exemplo, 0,85 reais para 1 dlar). Em outros pases, ela expressa como a quantidade de moeda estrangeira necessria para comprar uma unidade de moeda nacional (no exemplo, ento seria 1,17 dolres para 1 real). Tambm em outubro de 1994, a taxa de cmbio entre o franco suo e a libra inglesa era de 2,05 SF/, ou seja, eram necessrios 2,05 francos suos para se obter uma libra inglesa. Atravs das taxas de cmbio, torna-se possvel realizar as transaes entre os pases. Se a mercadoria custa 100 marcos alemes, o importador brasileiro troca reais por marcos alemes pela taxa de cmbio (0,55 R$/DM, no exemplo). Assim, trocaria 55 reais por 100 marcos, com os quais compra a mercadoria desejada. As taxas de cmbio so basicamente determinadas atravs do mercado cambial. O mercado cambial aquele onde as moedas dos diferentes pases so transacionadas. Neste mercado, h as ofertas e as demandas pelas moedas. Este mercado formado por compradores e vendedores (importadores e exportadores), bancos e corretores autorizados pelas autoridades monetrias. Temos, por um lado, aqueles (agentes privados ou pblicos) que demandam determinada moeda. No Brasil, por exemplo, temos os importadores de mercadorias norteamericanas que necessitam de dlares, os agentes que necessitam de dlares para saldar dvidas contradas anteriormente, as empresas norte-americanas atuando no Brasil, que desejam remeter lucros para a matriz, os turistas que viajam para os Estados Unidos etc. A partir desses agentes, temos a demanda brasileira por dlar. Ao mesmo tempo, esses agentes tambm esto oferecendo reais no mercado cambial. Por outro lado, h agentes que oferecem dlares e procuram reais: os exportadores brasileiros, os estrangeiros que querem investir no Brasil, os tomadores de emprstimo no exterior, os turistas que trazem dlar para o Brasil. Desse modo, compe-se a demanda e a oferta por dlares e reais. Da mesma forma, isso se realiza, no Brasil, com outras moedas (francos, marcos etc.) e no resto do mundo, tambm em relao ao dlar e s diversas moedas nacionais. Em tese, o equilbrio entre a oferta e a demanda das diferentes moedas nacionais estabelece as taxas de cmbio, que so os preos relativos entre as moedas nacionais, assim como as quantidades de moedas nacionais transacionadas. Um mercado cambial supe, portanto, a realizao de diferentes transaes: as transaes entre bancos privados e clientes no mesmo pas, as transaes entre o Banco Central e bancos privados no mesmo pas, as transaes entre bancos privados de diferentes pases e as transaes entre bancos centrais de diferentes pases. As oscilaes na demanda e na oferta de determinada moeda devem conduzir a modificaes no equilbrio desse mercado (taxa de cmbio e quantidade de moeda transacionada).

76

Assim, por exemplo, aumento dos investimentos norte-americanos no Brasil significa aumento na oferta de dlares e tambm um aumento na demanda por reais. Esses aumentos fazem com que a taxa de cmbio se modifique, valorizando o real e desvalorizando o dlar. O preo do real em relao ao dlar deve crescer e a quantidade de reais que se compra com um dlar deve ser menor. Assim, define-se uma valorizao da moeda nacional, quando o poder de compra desta em relao s demais cresce, e uma desvalorizao quando seu poder de compra cai. 2.1. Formao das Taxas de cambiais Regimes Cambiais Taxa cambial a relao de preo existente entre a moeda nacional e determinada moeda estrangeira. A taxa cambial est relacionada com o movimento do saldo do balano de pagamentos do pas. Ocorrendo variao para baixo nas taxas cambiais, ou seja , desvalorizando-se a moeda nacional em relao s moedas estrangeiras, haver reduo no saldo de exportaes e aumento no saldo de importaes, com aumento de sadas de divisas e consequente dficit. Inversamente, com altas taxas cambiais, teremos aumento da entrada de divisas estrangeiras e, portanto supervit. Entendendo como fundamento bsico na variao das taxas cambiais a oferta e procura de divisas estrangeiras, que, conforme dito acima, elevar ou reduzir as taxas cambiais, podemos entender a formao das taxas cambiais de acordo com o referido princpio basilar econmico. No caso das transaes de comrcio exterior a oferta e procura de divisas estrangeiras representam o movimento das operaes exportao e importaes efetuadas, emprstimos, remessas e entrada de capital. Principais Regimes Cambiais 1) Cmbio Fixo: o Banco Central fixa a taxa de cmbio e realiza todas as intervenes no mercado que sejam necessrias para manter a taxa estabelecida. 2) Cmbio Flutuante (flutuao limpa): o Banco Central no interfere na determinao da taxa de cmbio. So as foras de mercado (oferta e demanda) que determinam a taxa de cmbio. 3) Cmbio Flutuante (flutuao suja- dirty floating): o Banco Central no interfere (ex-ante) na fixao da taxa. Suas intervenes so aleatrias e tem como objetivo conter especulaes no mercado. 4) Banda Cambial: o Banco Central fixa os limites inferiores e superiores da cotao cambial. Quem determina a taxa efetiva o mercado (oferta e demanda) 3. BALANO DE PAGAMENTOS O Balano de Pagamentos de um pas um resumo contbil das transaes econmicas que esse pas faz com o resto do mundo, durante um certo perodo de tempo. A partir desse balano, pode-se avaliar a situao econmica internacional do pas. A periodicidade em geral de um ano (seguindo o ano civil do pas). Porm, bastante comum a apresentao de balanos trimestrais e at de contas mensais, que possibilitam um melhor acompanhamento da evoluo da situao econmica internacional do pas. No Brasil, o Balano de Pagamentos elaborado pelo Banco Central a partir dos registros das transaes efetuadas entre residentes no Pas e residentes em outras naes. Na contabilizao destes registros, adota-se a idia das partidas dobradas. Toda transao que cria um direito constitui um crdito. As exportaes, por exemplo, so crditos; as importaes so dbitos, assim como os juros pagos ao exterior. De modo geral, pode-se considerar que toda entrada de divisas corresponde a um crdito e toda sada a um dbito, conforme exemplos indicados a seguir:

77

Dbitos: Importaes de Bens e Servios Pagamentos de doaes e indenizaes Pagamentos de capital emprestado Reembolsos de capital a estrangeiros Compras de ativos de estrangeiros

Crditos: Exportaes de Bens e Servios Recebimentos de doaes e indenizaes Recebimentos de emprstimos Recebimento de reembolso de capital Vendas de ativos para estrangeiros

Vrias so as maneiras de se apresentar um Balano de Pagamentos. A forma mais usual a que segue: Balano de Pagamentos - Pas A - Ano 19xx. A. Balana de Transaes Correntes A.1. Balana Comercial A.1.1 Exportaes A.1.2 Importaes A.2. Balana de Servios (Invisveis) A.2.1. Transportes e Seguros A.2.2. Viagens Internacionais e Turismo A.2.3. Rendas de Capital (lucros e juros) A.2.4. Diversos A.3. Tranferncias Unilaterais B. Balana de Capitais B.1. Investimentos B.2. Reinvestimentos B.3. Emprstimos e Financiamento de Longo e Mdio Prazo B.4. Emprstimos a Curto Prazo B.5. Amortizaes C. Erros e Omisses Saldo do Balano de Pagamentos (A + B + C) D. Transaes Compensatrias D.1. Variao de Reservas (haveres no exterior) D.2. Operaes de Regularizao D.3. Atrasados Comerciais A seguir, so verificadas cada uma das contas acima: A. Balana de Transaes Correntes procura resumir a diferena entre o total das exportaes e das importaes tanto de mercadorias como de servios, sendo tambm includo o saldo de Transferncias Unilaterais do perodo. As transaes dessa balana so as que afetam diretamente a renda nacional e, por isso, so consideradas as mais importantes do Balano de Pagamentos. Se essa conta for superavitria, o pas estar recebendo recursos que podem ser utilizados para pagar compromissos assumidos anteriormente (diminuio do endividamento externo), para investimento do pas no exterior (aumento do controle do pas sobre empreendimentos no exterior) ou para aumentar as reservas do pas. Se tal conta for deficitria, o pas necessita de buscar investimentos no estrangeiro (aumentando o controle de estrangeiros sobre emprendimentos no pas), de contrair emprstimos no exterior (aumentando o endividamento do pas) ou de reduzir as reservas de divisas internacionais.

78

Por muito tempo, a Balana de Transaes Correntes foi praticamente identificada com a Balana Comercial. Com a crescente importncia dos servios e dos rendimentos de capital (pagamentos de juros e remessas de lucros), a Balana de Transaes Correntes passou a ser assim decomposta: A.1. Balana Comercial inclui basicamente as exportaes e as importaes de mercadorias. Se as exportaes forem maiores que as importaes, a balana comercial do pas ser superavitria; se ocorrer o contrrio, ser deficitria. Existem pelo menos duas maneiras de se contabilizar o valor das exportaes e importaes. Existem as exportaes e importaes FOB (free on broad), onde as despesas includas no valor das mercadorias so as incorridas at o embarque da mercadoria, e as exportaes e importaes CIF (cost, insurance and freight), onde se inclui no valor das mercadorias, alm de seu custo, o frete e o seguro do seu transporte at o destino. Para efeito de Balano de Pagamentos, utiliza-se as exportaes e importaes FOB, j que as despesas com seguros e fretes esto includas na balana de servios. No caso brasileiro, essa conta mostrou-se deficitria nos anos 70, com destaque para 1974, quando ocorreu o primeiro choque do petrleo e caram os termos de troca. Na dcada de 80, especialmente a partir de 1983, observou-se uma reverso neste quadro com o surgimento de superavits significativos. Com a implementao do Plano Real, a balana comercial passou novamente a apresentar saldos negativos, cenrio que deve ser mantido por mais alguns anos, caso no haja alterao significativa na conduo da poltica econmica. A.2. Balana de Servios representa as negociaes internacionais dos chamados bens invisveis e os rendimentos de investimentos. Possui uma srie de subcontas, dentre as quais destacam-se: A.2.1. Transportes e Seguros so o saldo das receitas e despesas efetuadas com fretes e prmios de seguros; A.2.2. Viagens Internacionais e Turismo representam o saldo das receitas e despesas de turistas; A.2.3. Rendas de Capital so rendas referentes aos rendimentos de capital auferidos ou pagos pelo pas. Esto includos os juros pagos ao exterior por emprstimos ou financiamentos recebidos de no-residentes (e os juros recebidos do exterior por emprstimos ou financiamentos concedidos por residentes) em um momento anterior. Tambm esto includos os lucros remetidos por empresas nacionais no exterior (crdito) e os lucros das empresas estrangeiras no pas (dbito). Os lucros de empresas estrangeiras, que no foram remetidos, tambm devem ser contabilizados como dbito nessa conta, porm esses lucros so considerados reinvestidos e significaro tambm uma entrada (crdito) na balana de capital, na rubrica (re)investimentos de estrangeiros no Brasil; A.2.4. Diversos incluem o saldo de diversas transaes como: dispndios efetuados com representaes diplomticas no exterior (e as transferncias dos demais pases para os gastos de suas representaes diplomticas no pas), recebimentos e pagamentos referentes a royaltes, patentes, assistncia tcnica, comisses, aluguel de equipamentos, filmes. A Balana de Servios brasileira sempre mostrou-se deficitria. No final dos anos 70 e incio dos anos 80, o deficit cresceu substancialmente em decorrncia dos juros pagos ao exterior, raiz da crise da dvida externa. Durante a dcada de 80, os juros enviados situaram-se em torno de US$ 10 bilhes anuais, consumindo grande parte do superavit da balana comercial.

79

A.3. Transferncias Unilaterais referem-se a pagamentos sem contrapartida de um pas para outro: a) remesssas feitas por no-residentes no Brasil ao seu pas de origem (dbito); b) recebimentos de residentes fora do Pas (crdito); c) doaes de governos, organismos internacionais etc. (crdito/dbito); B. Movimento de Capitais agrupa as contas que representam modificaes nos direitos e obrigaes de residentes no pas para com no-residentes. Essa rubrica do balano de pagamentos inclui: B.1. Investimentos referem-se ao capital de residentes no pas aplicados no exterior, sejam esses investimentos diretos ou de carteira, assim como os investimentos feitos por noresidentes no pas; B.2. Reinvestimentos de empresas multinacionais j instaladas no pas que reinvestem parte do lucro. B.3. Emprstimos e Financiamentos de Longo e Mdio Prazos e B.4. Emprstimos de Curto Prazo registram os emprstimos recebidos do exterior e concedidos para outros pases, tanto para governos, como para empresas e indivduos, alm dos financiamentos obtidos na cobertura de importaes e concedidos quando das exportaes. B.5. Amortizaes onde registram-se os pagamentos do principal, referentes a emprstimos e financiamentos tomados no exterior, e os pagamentos do principal feitos por no-residentes, referentes a emprstimos e financiamentos concedidos pelo pas ao exterior. C. Erros e Omisses essa conta surge em funo de equvocos existentes no registro das operaes do pas com o exterior. Na verdade, inmeras contas so registradas com valores estimados, o que impede a equivalncia perfeita entre os crditos e os dbitos (mesmo levando-se em considerao as transaes compensatrias). Desse modo, esse item entra no balano de pagamento, a fim de cobrir os erros estatsticos cometidos e as transaes no registradas. Somados todos os saldos das contas mencionadas (A + B + C) obtem-se o Resultado do Balano de Pagamentos, sendo superavit quando a soma for positiva e deficit, quando a soma for negativa. D. Transaes Compensatrias ao somatrio de A + B + C corresponder um valor igual nessa conta, porm com sinal contrrio, de modo a equalizar os dbitos e crditos no balano. Assim, em caso de o balano ser positivo (indicando a entrada de recursos), a conta de Transaes Compensatrias ser devedora. Ao contrrio quando o balano for deficitrio essa conta ser credora. Os principais itens dessa ltima rubrica so: D.1. Variao de Reservas registra a variao nos haveres em moeda estrangeira e ouro possudos em reserva pelo pas. Desse modo, um deficit no balano poder ser coberto por uma sada de divisas ou de ouro do pas, ou seja, h uma variao negativa no volume de reservas, indicada por uma conta credora no item variao de reservas. Se o balano for superavitrio, haver uma entrada de divisas, um aumento das reservas, indicada por um dbito. D.2. Operaes de Regularizao so operaes realizadas com instituies internacionais, como o FMI. De modo geral, quando h deficit no balano de pagamentos, recorre-se a emprstimos destas instituies com o objetivo de cobri-lo.

80

D.3. Atrasados Comerciais dizem respeito aos emprstimos que no foram pagos na data de vencimento.

4. INSTRUMENTOS DE AJUSTE DO BP Instrumentos Cambiais: - Administrao da taxa de cmbio - Controle das operaes cambais Outros Instrumentos: - Imposio de tarifas alfandegrias de proteo. - Imposio de proteo no tarifrias. - Fixao de quotas setoriais de comrcio.

Questes conceituais:
1. No que se refere especificamente as exportaes falso afirmar que: a) a desvalorizao da moeda nacional e o incremento da renda internacional elevam as exportaes. b) quando as exportaes so superiores s importaes a economia apresenta um supervit comercial. c) quanto maior as exportaes menor o produto da economia. d) as exportaes elevam a eficincia econmica, de acordo com a teoria econmica convencional. e) quanto maior as exportaes maior o produto de uma economia. 2. Quando um pas necessita aumentar o volume de exportaes de determinado produto para importar a mesma quantidade de bens em relao a outro pas, pode-se dizer que: a) h um incremento nas suas relaes de troca b) h estabilidade nos seus termos de troca c) ocorreu aumento nos termos de troca entre eles d) h uma deteriorao nos termos de troca e) os termos de troca nunca variam 3. Para uma economia hipottica A so dados (em US$ milhes): Balana comercial: 100. Balana de Servios: 10. Transferncias Unilaterais: - 30. Movimentos de Capitais Autnomos: 200. Erros e Omisses: 0. Qual o saldo em transaes correntes. 4. Assinale a alternativa incorreta: a) As transaes correntes englobam os fluxos reais de bens e servios e os pagamentos correspondentes s receitas e despesas realizadas. b) As transaes de capital englobam os crditos e dbitos resultantes de todas as transaes comerciais realizadas. c) Balana Comercial registra o movimento de exportaes e importaes de mercadorias. d) Quando o valor das exportaes supera o das importaes dizemos que h uma balana comercial ativa. e) Quando o valor das importaes supera o das exportaes h uma balana passiva. 5. Relao entre o valor de duas unidades monetrias, indicando o preo, em termos monetrios nacionais, da divisa estrangeira correspondente: a) par- metlico b) gold-points c) pontos de compensao d) relao de troca e) taxa de cmbio

81 6. A recente crise financeira que se instalou no Brasil fruto de srios problemas externos e teve como consequncia a alterao do regime cambial (janeiro/1999). Atualmente o regime cambial de: a) Flutuao limpa. b) Banda cambial explcita c) Cmbio fixo d) Cmbio flutuante com interveno e) Cmbio flutuante sem interveno Questes aplicadas: 1- So dados para uma economia hipottica os seguintes dados do Balano de Pagamentos (em US$ milhes) a) exportao de mercadorias: 5.000 b) importao de mercadorias: 6.000 c) donativos recebidos: 100 d) donativos enviados: 50 e) fretes pagos: 100 f) fretes recebidos: 50 i) amortizaes pagas: 1.000 j) juros pagos: 500 k) investimento estrangeiro direto no pas: 1.000 l) emprstimos recebidos do exterior: 1.000 m) remessa de lucros e dividendos: 500 Com estas informaes elabore o Balano de Pagamentos da economia hipottica. 2- Considere as seguintes operaes realizadas entre residentes e no residentes num determinado ano (em milhes de dlares): i. o pas exporta, recebendo vista, mercadorias no valor de US$ 100 milhes; ii. o pas importa, pagando vista, mercadorias no valor de US$ 110 milhes; iii. ingressam no pas, sob a forma de investimento direto, US$ 70 milhes em forma de bens de capital; iv. ingressam no pas, sob a forma de investimento de curto prazo, em moeda estrangeira, US$ 80 milhes; v. o pas paga ao exterior US$ 50 milhes sob a forma de juros e lucros; vi. o pas paga ao exterior US$ 10 milhes sob a forma de fretes; vii. o pas recebe de residentes no exterior um total de US$ 25 milhes; viii. as empresas estrangeiras instaladas no pas reinvestem US$ 5 milhes nesse pas. Com base nestas operaes, construa o balano de pagamentos e determine e interprete: a) o saldo da balana comercial; b) o saldo da balana de servios; c) o saldo na balana em transaes correntes; d) o saldo total do balano de pagamentos. Alm disso, explique se a atual forma de financiamento do saldo das transaes correntes ser prejudicial para o comportamento futuro do BP. 3 Admita que as seguintes operaes foram realizadas entre o Brasil e o exterior em um dado perodo: a) Um grupo japons realiza investimento de US$ 500 milhes em razo da privatizao da Vale do Rio Doce. b) Companhias estrangeiras instaladas no Brasil remetem lucros de US$ 50 milhes ao exterior. c) Uma agncia de turismo brasileira efetua pagamentos a uma cadeia de hotis norte-americana no valor de US$ 20 milhes, referentes a servios de hospedagem de turistas brasileiros. d) Uma montadora francesa de automveis investe US$ 100 milhes na construo de uma fbrica no Paran. e) O Brasil importa, pagando vista, US$ 180 milhes em automveis coreanos. f) O Brasil paga ao exterior US$ 50 milhes em fretes. g) O Banco Central obtm emprstimo junto a um banco norte-americano a fim de financiar o pagamento de juros vincendos no valor de US$ 80 milhes. h) Uma companhia area norte-americana realiza uma compra vista de avies brasileiros no valor de US$ 150 milhes. i) Uma indstria brasileira de autopeas importa maquinrio da Alemanha no valor de US$ 60 milhes, financiados a longo prazo por um banco alemo. Com base nessas informaes: a) Monte o BP.

82 b) Encontre o saldo da balana comercial, o saldo em transaes correntes, o saldo da conta de capital e financeira e o resultado do balano de pagamentos. 4 Considere o balano de pagamentos abaixo (Brasil - ANO 1998 em US$ milhes) A Balano de Transaes Correntes A.1. Balana comercial (fob) Exportao de bens Importao de bens A.2. Balana de Servios A.3. Transferncias unilaterais correntes TRANSAES CORRENTES (A1+A2+A3) B. Conta Capital e Financeira Conta capital Conta financeira Investimento direto Investimento brasileiro direto Investimento estrangeiro direto Investimentos em carteira Investimento brasileiro em carteira Investimento estrangeiro em carteira Derivativos Outros investimentos C. Erros e Omisses RESULTADO DO BP (A+B+C) Fonte: Banco Central do Brasil

-6575 51140 -57714 -28299 1458 -33416 29702 320 29381 26002 -2854 28856 18125 -457 18582 -460 -14285 -4256 -7970

a) Identifique os principais problemas do balano do pagamentos do Brasil no ano de 1998. b) Qual a alternativa para o Brasil equilibrar as contas do BP? Explique.

5. Considere os seguintes resultados do BP brasileiro para os anos de 1994, 1998 e 2005. Balano de Pagamentos (em US$ milhes) Discriminao 1994 A. Balano em transaes Correntes A.1. Balano Comercial (FOB) 10.466 A.2. Balano de Servios -33.079 A.3. Transferncia Unilateral 2.414 Saldo em Transaes Correntes -1.811 B. Movimento de Capitais 8.692 C. Erros e omisses 334 Resultado do BP 7.215 Fonte: Prof. Solange Marin a partir de dados do Banco Central do Brasil

1998 -6.575 -28.299 1.458 -33.416 29.702 -4.256 -7.970

2005 44.748 -34.113 3.558 14.193 -9.593 -280 4.319

Pede-se: a) Qual a principal mudana nos resultados das contas do BP nesses diferentes anos? Explique. b) A estrutura do BP mostra que a soma do saldo em transaes correntes e do movimento de capitais deve ser igual a zero (TC + K = 0 e, ento, que TC = - K). Explique essa afirmao usando os resultados do BP para 1994, 1998 e 2005. Questes retiradas de concursos para Auditor Fiscal da Receita Federal (AFRF), Auditor Fiscal do Tesouro Nacional (AFTN) e Banco Central do Brasil (BACEN): 1) (AFRF, 1996) Os dficits no balano de pagamentos de um determinado pas

83 a) decorrem fundamentalmente de dficits comerciais, mas tambm dependem do nvel de reservas internacionais de que dispe este pas. b) decorrem de desvalorizaes cambiais, que aumentam a competitividade mas tornam o produto exportado relativamente barato, reduzindo, assim, as receitas lquidas de exportaes deste pas. c) ocorrem como consequncia da elevao das taxas de juros internacionais, que incidem tanto sobre as exportaes, reduzindo as receitas, quanto sobre as importaes, que se tornam relativamente mais caras para este pas. d) decorrem, em geral, de dficits nas transaes correntes (comrcio visvel e invisvel), mas podem ocorrer, em casos muito particulares, em funo de fluxos inesperados nas contas de transferncias e /ou de capitais deste pas. e) so consequncia da falta de proteo adequada ao mercado interno deste pas. Por esta razo, pases com baixos nveis de proteo tarifria apresentam-se deficitrios, enquanto pases com nveis elevados de proteo dificilmente apresentam este tipo de problema. 2) (AFRF, 2002) Segundo o critrio de partidas dobradas, o registro de toda transao internacional no balano de pagamentos a) realizado duas vezes, uma vez como crdito e uma vez como dbito. b) realizado apenas uma vez como crdito ou dbito, de acordo com a natureza da operao. c) realizado duas vezes na conta corrente ou na conta de capital. d) realizado simultaneamente na conta de transaes correntes e na conta de capital em uma delas como crdito, na outra como dbito. e) realizado apenas uma vez, como dbito ou crdito, em uma das contas do balano de pagamentos. 3) (AFRF, 2000) Sobre balano de pagamentos, no se pode fazer a seguinte afirmativa: a) Balana de pagamento um registro contbil de todas as transaes de um pas com os outros pases do mundo. b) A balana de pagamento deve estar sempre em equilbrio . c) A balana comercial e a balana de servios formam a balana de transaes correntes. d) A balana de servios inclui, entre outros, servio de transporte (fretes), assistncias tcnicas, lucros e royalties, remetidos pelas empresas transnacionais. e) Na balana de capitais so registrados o capital das firmas estrangeiras que ingressam no pas sob a forma de emprstimos. Os emprstimos de outros governos para o governo brasileiro, emprstimos do FMI, etc. e os juros que o Brasil paga pelos emprstimos fornecidos por outras naes. 4) (AFTN, 1996) Termos de troca uma expresso que designa: a) uma relao entre os preos pelos quais um pas vende suas exportaes em relao aos preos que esse pas paga por suas importaes. b) forma contratual de comrcio utilizada em sistemas regionais, como o Mercosul, para os vrios grupos de produtos. c) as condies de comrcio estabelecidas entre duas naes, especialmente no que se refere ao regime tarifrio. d) o padro de comrcio entre dois pases em termos de reciprocidade de estrutura tarifria. e) um ndice que serve para medir o nvel de participao de um pas no comrcio internacional bem como o grau de diversificao de seus produtos e parceiros. 5) (AFTN, 1998) O conceito de termos de troca refere-se : a) relao de produtos trocados entre dois pases. b) lei segundo a qual os preos dos produtos tendem a permanecer estveis ou a declinar ao longo do tempo, enquanto o preo das manufaturas tende a crescer. c) relao entre preos recebidos pelas exportaes de um pas e os preos pagos pelas importaes. d) diferenas entre as exportaes e as importaes de um dado pas e outros. O que implicar a capacidade de importar. 6) (BACEN, 1998) Considerando a estrutura do BP, correto dizer que: a) as amortizaes de emprstimos figuram na conta movimento de capitais. b) os atrasados e os emprstimos de regularizao figuram na conta de erros e omisses.

84 c) as transferncias unilaterais no figuram na estrutura do balano de pagamentos, apesar de serem contabilizadas pelo Banco Central para fins de controle de entrada de recursos no pas. d) o pagamento de seguros, os juros e os lucros fazem parte dos movimentos de entrada de recursos no pas. e) o saldo do balano de pagamentos em conta corrente igual ao saldo do balano comercial, do balano de servios e dos movimentos de capitais autnomos. 7) (BACEN, 1998) Considere as seguintes operaes realizadas entre residentes e no residentes num determinado ano (em milhes de dlares) I. o pas exporta, recebendo vista, mercadorias no valor de US$100 milhes II. o pas importa, pagando vista, mercadorias no valor de US$ 110 milhes III. ingressam no pas, sob a forma de investimento direto, US$ 70 milhes em forma de bens de capital IV. ingressam no pas, sob a forma de investimentos de curto prazo, em moeda estrangeira, US$ 80 milhes V. o pas paga ao exterior US$ 50 milhes sob a forma de juros e lucros VI. o pas paga para o exterior US$ 10 milhes sob a forma de fretes; VII. o pas recebe de residentes no exterior um total de US$ 25 milhes; VIII. as empresas estrangeiras instaladas no pas reinvestem US$ 5 milhes nesse pas. Com base nestas operaes, pode-se afirmar que o saldo do balano comercial, o saldo do balano de servios, o saldo do balano de pagamento em conta corrente e o saldo total do balano de pagamentos so, respectivamente: a) 80, -65, - 120, + 35 b) 10, -60, -45, +110. c) 10, -65, -50, +105. a) 80, -60, -115, +40. e) + 80, +60, +165, +320.

85

A INSTITUCIONALIDADE NO CENRIO INTERNACIONAL ORGANISMOS INTERNACIONAIS As grandes Guerras Mundiais, assim como os conturbados anos do perodo entre guerras, provocaram enormes perturbaes na economia de praticamente todos os pases e, por conseguinte, nas relaes econmicas internacionais. J ao final da II Guerra Mundial, mostrava-se necessria a existncia de um novo sistema monetrio internacional. Sistema Monetrio Internacional o conjunto de regras e convenes que governam as relaes financeiras entre os pases. O Objetivo do sistema viabilizar as transaes entre pases, estabelecendo regras e convenes que regulem as relaes monetrias e financeiras e no criem entraves ao desenvolvimento mundial: As diferentes unidades monetrias utilizadas no pagamento das trocas internacionais fizeram com que fosse necessrio operacionalizar um sistema monetrio internacional. Os principais sistemas monetrios internacionais j adotados foram: O Sistema PadroOuro, que vigorou at a I Guerra Mundial e o Sistema de Bretton Woods, no perodo Ps- II Guerra Mundial at 1971. O Padro-Ouro: conceito e mecanismo de ajuste do valor das moedas Vrios autores destacam que mais fcil determinar o perodo em que o padro ouro chegou ao fim 1914 do que a data efetiva de sua origem. O que se sabe que no existia em 1870, mas operava plenamente em 1900. O Padro-Ouro vigorou na sua forma original at 1914, incio da Primeira Guerra Mundial: Nesse sistema, existia: a) a unidade comum entre os pases era o ouro. As moedas nacionais emitidas tinham, portanto, o seu valor correspondente em ouro. b) havia a conversibilidade das moedas em ouro. Na prtica isso significava que um padro-ouro estabelecia uma paridade fixa entre cada moeda e o preo do ouro, e, portanto entre as diversas moedas. O mecanismo de ajuste do Balano de Pagamentos no Padro-Ouro: Dficit no BP - sada de capital - sada de ouro - queda de preos - Eliminao do dficit Os desequilbrios do BP eram resolvidos por meio de transferncias internacionais de ouro, e o equilibro era obtido pelo impacto dos fluxos de ouro sobre o sistema econmico interno. O intervalo entre as duas Guerras Mundiais Durante o perodo entre as Guerras Mundiais no existiu nenhum sistema monetrio internacional. Os pases adotavam taxas fixas ou flutuantes de acordo com suas convenincias. importante destacar que nos anos imediatos aps o fim da guerra (1919-23), as paridades entre as principais moedas oscilaram de forma pronunciada. Isso estimulou as autoridades de diversos pases a buscar a volta da estabilidade obtida nos vinte anos anteriores guerra. Mas, as presses inflacionrias em quase todos os pases levaram escassez relativa de estoques de ouro. Para superar essa escassez o Comit Financeiro de Conferncia de Genebra na Conveno de Gnova (1922), recomendou a adoo mundial do

86

padro-ouro. Surgiu o sistema de cmbio-ouro (gold exchange standard), no qual os pases adotariam como reservas monetrias, alm do ouro, outras moedas conversveis. A referncia mais importante o retorno da Inglaterra ao padro-ouro em 1925. Mas, em 1931, com o aumento de seu desequilbrio externo e a sada de ouro, com consequncias sobre a liquidez e o ritmo de atividade interna, fez a Inglaterra sair do padro-ouro e desvalorizar a libra esterlina. Nesse perodo entre as duas grandes guerras, foram feitas algumas tentativas de preservar a paz mundial e auxiliar o crescimento econmico. Foi criada a Liga das Naes que, embora tivesse semelhana com a atual ONU, infelizmente fracassou. Em 1930, foi criado o BIS (Bank For International Settlements), com sede na Basilia, Sua, para administrar os pagamentos, relativos aos Acordos Young, devidos pela Alemanha a ttulo de reparao de guerra. A traduo de BIS Banco Internacional de Pagamentos. Sua principal finalidade era promover a cooperao dos principais bancos centrais do mundo motivo por que ele considerado Banco Central dos Bancos Centrais. O Sistema de Bretton Woods: a Reforma do Sistema Monetrio Internacional As grandes Guerras Mundiais, assim como os conturbados anos do perodo entre as guerras, provocaram enormes perturbaes na economia de praticamente todos os pases e, por conseguinte, nas relaes econmicas internacionais. J ao final da II Guerra Mundial, mostrava-se necessria a existncia de um novo sistema monetrio internacional. A expresso sistema monetrio internacional refere-se ao conjunto de regras e convenes que governam as relaes financeiras entre os pases. Elas formam o aparato institucional que mantm as relaes entre as diversas economias. O objetivo de um Sistema Monetrio Internacional viabilizar as transaes entre os pases, estabelecendo regras e convenes que regulem as relaes monetrias e financeiras e no criem entraves ao desenvolvimento mundial. Nesse sentido, define-se o ativo (moeda) de reserva internacional, sua forma de controle, sua relao com as diferentes moedas nacionais (o regime cambial), os mecanismos de financiamento e ajustamento dos desequilbrios dos balanos de pagamentos, o grau de liberdade dos capitais privados e a institucionalidade que garantir o funcionamento desse sistema. Tais eram as preocupaes presentes nos ltimos anos da II Guerra Mundial, quando se via no comrcio mundial um importante instrumento para potencializar o desenvolvimento do mundo capitalista. Na Conferncia de Bretton Woods, surgiram algumas propostas de remodelagem do sistema monetrio internacional. Dentre elas destacaram-se as do economista ingls John Maynard Keynes e as de Henry White, secretrio do Tesouro dos EUA, que prevaleceu. Desta conferncia nasceu um novo sistema monetrio internacional, que foi extremamente importante para o reflorescimento do comrcio mundial e sobre o qual se baseou o crescimento econmico do ps-guerra. Foram criadas as quatro principais instituies econmicas do ps-guerra: o Sistema de Taxas de Cmbio de Bretton Woods, o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT). Sistema de Bretton Woods O Sistema de Bretton Woods foi definido em 1944 ao fim da II Guerra Mundial com o objetivo de determinar as regras econmicas internacionais que deveriam vigorar no psguerra. O Sistema de Bretton Woods consagrou a gesto de taxas de cmbio chamada de

87

padro dlar-ouro, que procurava flexibilizar o Padro-Ouro, base do sistema monetrio internacional anterior I Guerra Mundial. Foi estabelecido o dlar como moeda internacional, e essa era a nica moeda que manteria sua conversibilidade em relao ao ouro, sendo as outras moedas nacionais livremente conversveis em dlar, a uma taxa de cmbio fixa (no havia limitaes mobilidade de capital). O dlar tinha uma paridade com o ouro e as demais moedas com o dlar. Porm, havia a possibilidade de se reajustar a taxa de cmbio quando uma moeda nacional apresentava uma tendncia demasiadamente forte de se afastar do seu valor estabelecido em relao ao dlar. Essa possibilidade de ajustamento, quando se verificasse um desequilbrio fundamental, era a principal distino entre o sistema de Bretton Woods e o Padro-Ouro.

Os pontos essenciais de Bretton Woods: 1) O novo sistema internacional teria como ativo comum a moeda norte-americana, pois a nica moeda a ser conversvel em ouro, 2) Os EUA ficavam obrigados a converter os dlares em ouro a uma cotao fixa (sistema de cmbio fixo em relao ao ouro e entre moedas), 3) Regime de taxa de cmbio fixa entre os pases e 4) Gold exchange standard: paridades das vrias moedas estabelecidas em termos de ouro ou dlares.

Os Problemas do sistema de Bretton Woods: A falta de mecanismos de ajuste adequados O sistema de Bretton Woods permitia o recurso a uma desvalorizao cambial como ltima instncia, depois de fracassados os ajustes internos possibilitados por poltica monetria e comercial. Ainda assim, a variao cambial deveria ser adotada na hiptese de um desequilbrio fundamental nunca definido de forma clara. Esta falta de definio de uma regra bsica para o ajuste entre as economias apontada como uma das causas da falncia do sistema. Problemas com a liquidez internacional: o dilema de Triffin Nas trs dcadas que se seguiram II Guerra Mundial, a economia e o comrcio internacional prosperaram com base no dlar e nesse sistema. J nos anos 50, sua sustentao era posta em xeque. A questo conhecida como "Paradoxo de Triffin". Este paradoxo decorreu de um trabalho publicado por Triffin em 1960, e era a seguinte questo: para que a expanso do comrcio ocorresse, era necessrio o crescimento das reservas mundiais em dlares (a fim de no haver crises de liquidez internacional). Essa injeo de liquidez se fazia a partir de dficits externos dos EUA. Se esses dficits fossem, porm, sistemticos, e se os ativos em ouro norte-americanos fossem constantes (na verdade eram cadentes), a confiana na conversibilidade do dlar e, por conseqncia, a base dos acordos de Bretton Woods ruiria. Por outro lado, se no houvesse injeo de liquidez, o crescimento tambm no ocorreria. Assim, o que se verificou foi um forte crescimento econmico, porm com uma contnua perda de confiana no sistema. A soluo para o problema s poderia ocorrer depois que fosse sanado o dficit comercial norte-americano. Na ausncia de uma moeda universal, a soluo para o problema do dlar s poderia ocorrer por meio de modificaes na paridade do dlar, o que significaria alterar a relao dlar-ouro ou abandonar o sistema das taxas fixas de cmbio.

88

A criao dos Direitos Especiais de Saque (DES) As discusses sobre a reforma do sistema monetrio internacional durante a dcada de 60 estiveram centralizadas na idia de tornar as reservas internacionais administrveis sob algum tipo de controle central, que as mantivesse protegidas de fatores adversos. Os Estados Unidos buscavam mecanismos para evitar variaes bruscas na paridade ouro-dlar, enquanto outros pases sobretudo europeus procuravam formas de evitar as facilidades encontradas pela economia norte-americana em manter posies deficitrias por longos perodos de tempo. Essas foram as motivaes de longo prazo subjacentes criao dos Direitos Especiais de Saque (DES). Os DES, conhecidos internacionalmente por SDR (Special Drawing Rigths) foram a soluo adotada a partir de 1967 com o propsito de elevar o estoque de reservas internacionais. Originalmente, o valor dos DES foi definido em termos de ouro, mas mesma paridade do dlar, ou seja, cada unidade de DES equivaleria a 35 onas de ouro, e o estoque inicial foi alocado entre os diversos pases de acordo com suas quotas no Fundo Monetrio Internacional (FMI). Ou seja, os DES so emitidos pelo FMI e alocados entre os pases-membro do Fundo na proporo de suas quotas. Mas, a partir de 1974, a paridade inicial de um para um com o dlar foi finalmente alterada, para ser uma funo de uma cesta de dezesseis moedas (com predominncia do dlar), e novamente em 1981 o valor dos DES foi redefinido como uma mdia ponderada das paridades do dlar, marco alemo, iene, franco francs e libra esterlina. O volume dos DES controlado pelo FMI e no pode ser ampliado, a menos que haja deciso favorvel nesse sentido por parte de ao menos 80% dos pases do Fundo. O Fim de Bretton Woods As condies de conversibilidade oficial estabelecidas originalmente no sistema de Bretton Woods esgotaram-se em agosto de 1971- quando foi suspensa a convertibilidade do dlar em relao ao ouro - e subsequentemente em relao convertibilidade entre o dlar e outras moedas (as cotaes deixaram de ser feitas exclusivamente em termos da paridade moeda norte-americana). A questo se acirrou com as guerras da Coria e do Vietn, com a poltica expansionista (keynesiana) da dcada de 60 e os conseqentes aumentos nos dficits pblico e comercial americanos. A partir dessa poca, a desvalorizao da libra (1967), o mercado duplo de ouro (1968) e as crises especulativas do final da dcada foram passos no caminho de destruio do sistema montado em Bretton Woods. Seu fim foi decretado por Nixon em 1971, com o rompimento da conversibilidade do dlar em relao ao ouro. Desde ento, seguiu-se um perodo de forte instabilidade, baseada em taxas flutuantes de cmbio, depois de 1973. Houve uma grande desvalorizao do dlar, que, apesar de ainda ser a principal reserva internacional, perdeu importncia, principalmente em relao ao ien e ao marco alemo.

89

A institucionalidade criada em Bretton Woods (1944) Foram criadas duas instituies financeiras internacionais muito importantes, dentre as quais esto o FMI e o Banco Mundial ou BIRD. O GATT tambm mencionado, porque foi a soluo encontrada diante da tentativa frustrada do Congresso norte-americano em criar uma Organizao Internacional do Comrcio.

Fundo monetrio internacional O Fundo Monetrio Internacional foi criado com os objetivos de: a) evitar possveis instabilidades cambiais e garantir a estabilidade financeira, eliminando prticas discriminatrias e restritivas aos pagamentos multilaterais. A estabilidade financeira interna e o combate inflao nos pases membros uma de suas metas; b) socorrer os pases a ele associados quando da ocorrncia de desequilbrios transitrios nos seus balanos de pagamentos. Quando esses desequilbrios ocorressem, o FMI poderia financi-los com os emprstimos compensatrios. Seus ativos, que eram emprestados, constituam-se inicialmente de reservas em ouro e em moedas nacionais dos pases membros. Posteriormente, criou-se um novo ativo de reserva internacional, os Direitos Especiais de Saque (DES). O FMI tem sede em Washington, Estados Unidos. Seu capital composto pelas quotas constitudas pelos pases associados, integralizadas em ativos de reservas (Direitos Especiais de Saque) e em moeda nacional do pas associado. Essa quota-parte fixada em funo do peso econmico do estado, tendo em vista seu desenvolvimento industrial e sua participao no campo financeiro internacional. Maiores quotistas: Estados Unidos, Japo, Alemanha, GrBretanha e Frana. O FMI no concede emprstimos. O pas, para utilizar os recursos do FMI tem direito de saque, isto , a compra de divisas estrangeiras em troca de ouro ou de sua prpria moeda nacional, com o compromisso de recomprar a sua moeda em ouro ou em divisas conversveis. Ocorrendo desequilbrio no BP de um pas associado ele recorrer ao FMI, que estabelecer um programa de ajuste, que consistir em restabelecer a viabilidade do BP, eliminando ou reduzindo as causas que motivaram o desequilbrio. O crdito obtido pode ser em moedas estrangeiras ou em Direitos Especiais de Saque (DES). Banco Mundial ou BIRD O Banco Mundial ou BIRD - Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento foi criado com o objetivo de auxiliar a reconstruo dos pases europeus devastados pela guerra. Na prtica, contudo, esse papel ficou a cargo do chamado Plano Marshall, e o Banco passou a lidar com a promoo do desenvolvimento dos pases subdesenvolvidos. O Banco tem seu capital subscrito pelos pases na proporo da sua importncia econmica. A partir desse capital, o Banco empresta com taxas reduzidas de juros para pases menos desenvolvidos, com o intuito de desenvolver projetos economicamente viveis e relevantes para o desenvolvimento desses pases (especialmente projetos de infra-estrutura), mas que no obtm financiamento no setor privado. Alm disso, o Banco tambm funciona como avalista de emprstimos efetuados por capitais particulares para esses projetos. A maneira como o Banco opera na maior parte dos programas levantando recursos junto ao mercado financeiro a taxas preferenciais e emprestando aos pases a essas taxas, acrescidas de uma margem para cobrir custos operacionais: desse modo, o Banco prov crdito em condies preferenciais a pases que dificilmente teriam acesso a essas condies por meio dos mecanismos de mercado.

90

GATT Alguns anos depois da Conferncia de Bretton Woods, foi criado o GATT - Acordo Geral de Tarifas e Comrcio, cujo objetivo bsico a reduo das restries ao comrcio internacional e a liberalizao do comrcio multilateral. Atravs do GATT, procurava-se estruturar um conjunto de regras e instituies que regulassem o comrcio internacional e encaminhassem a resoluo de conflitos entre os pases. O GATT estabelece como princpios bsicos: a reduo das barreiras comerciais, a no-discriminao comercial entre os pases, a compensao aos pases prejudicados por aumentos nas tarifas alfandegrias e a arbitragem dos conflitos comerciais. Atuou especialmente atravs de sucessivas rodadas de negociaes entre os pases envolvidos no comrcio internacional e conseguiu, no ps-guerra, reduzir as barreiras impostas a esse comrcio atravs de impostos alfandegrios e cotas de importao.

91

CAPTULO 7 NOES DE MICROECONOMIA


O que veremos: Princpios Bsicos Mercado: Oferta e Demanda Conceito de Elasticidade Estrutura de Mercado

Princpios Bsicos
O que Quanto Como Para quem

Economia (Cincia Social)

Escassez

Escolha

Produzir

- Bens produzir - Diferentes tcnicas

Como Fazer? - Teorias/Modelos - Mtodo e Economia Positiva

- Escassez - Custos - Anlise Marginal

1. ESCASSEZ Em economia tudo se resume a uma restrio fsica a lei da escassez, isto , produzir o mximo de bens e servios com os recursos disponveis de cada sociedade. O conceito de escassez econmica deve ser entendido como a situao gerada pela razo de produzir bens com recursos limitados, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas. Porm, somente existir escassez se houver um demanda para a aquisio de bens. Por que os bens so procurados. Um bem demandado porque ele til. Da surgem os conceitos: - Utilidade: a capacidade que um bem tem de satisfazer uma necessidade humana. - Bem: tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. - Necessidade humana: qualquer manifestao de desejo que envolva a escolha de um bem econmico capaz de contribuir para a sobrevivncia ou para a realizao social da pessoa. A anlise da escassez de recursos e das ilimitadas necessidades humanas conduz concluso que a economia uma cincia ligada a problemas de escolhas.

92

Pessoas desejam mais do que pode ser satisfeito com recursos disponveis.

Escolha

Trocas Compensatrias: satisfazer mais de uma necessidade significa satisfazer menos de outra.

Custo: valor de uso que as pessoas desistiram de dar ao bem escasso o custo de oportunidade.

2. COMO MEDIR O CUSTO DE OPORTUNIDADE Intuitivamente: O proprietrio de uma empresa que contratar gerentes. Cada gerente s tem tempo para realizar uma tarefa. A tarefa A = $ 100, a tarefa B = $ 75 e a tarefa C = $ 50. A empresa contrata dois gerentes e cada um deles executa uma tarefa. Qual ser o custo de oportunidade da tarefa B? Suponhamos uma economia em que haja certo nmero de pessoas, certa tcnica de produo, certo nmero de fbricas e instrumentos de produo e um conjunto de recursos naturais. Considerem todos essas dados constantes. Ao decidir o que e como produzir, o sistema econmico ter decidido como alocar ou distribuir os recursos disponveis entre as milhares de diferentes linhas de produo possveis.Para simplificar nossa anlise, supomos que apenas dois bens devero ser produzidos: camisas e carros. Haver sempre uma quantidade mxima de carros (camisas) produzidas anualmente, quando todos os fatores de produo forem destinados a sua produo e nada for destinado produo de camisas (carros). A quantidade exata de cada bem depende da quantidade e da qualidade dos recursos produtivos existentes na economia e do nvel tecnolgico com que sejam combinados. Fora das quantidades mximas, existem as combinaes intermedirias entre os dois bens. Tabela 1 Mostra as possibilidades de produo Bens Quantidade mxima Possibilidades intermedirias carros A 150 0 B 140 10 C 120 20 D 90 30 E 70 40

Carros Camisas

Quantidade mxima camisas F 0 50

Curva de possibilidades de produo: combinaes mximas possveis de produo de carros e camisas, com o pleno emprego dos recursos disponveis.

93

Figura - Curva de Possibilidades de Produo CPP (Transformao)


camisas F E
D C

CPP

B A 0

carros

medida que se passa do ponto A para B e assim por diante, at F, est ocorrendo a transformao de carros em camisas. Essa transformao no fsica, significa apenas que esto sendo transferidos recursos da produo de carros para a produo de camisas. A curva de possibilidade de produo representa um outro fato: uma economia no pleno emprego precisa sempre, ao produzir um bem, desistir de produzir um tanto do outro bem. No exemplo acima: a fabricao somente de carros - A estaria sacrificando toda a de camisas. O custo de oportunidade corresponde ao sacrifcio do que se deixou de produzir; o custo do que no foi escolhido e no o ganho do que foi escolhido. Quando um bem escasso, decidir pelo seu uso de uma forma significa desistir de us-lo de outra. O valor de uso que as pessoas desistiram de dar ao bem escasso o custo de oportunidade. O custo de oportunidade tambm pode ser definido como o valor do melhor uso alternativo desconsiderado. Custo de oportunidade de passar da alternativa B para C, para produzir-se mais 10 milhes de camisas Ou ento: Custo de oportunidade de passar da alternativa C para B, para produzir-se mais 20 mil carros

= 20 mil carros

= 10 milhes de camisas

As condies para a existncia desse custo so os recursos limitados e o pleno emprego de recursos. Mas, o que ocorre quando existir desemprego geral de fatores? A razo da curva de possibilidade de produo (CPP) ser decrescente deve-se ao fato de os recursos disponveis serem limitados. O formato da curva mostra que decresce a taxas crescentes; isso mostra que a substituio entre a quantidade dos dois bens se torna cada vez mais difcil. OU SEJA, medida que se est consumindo (produzindo) pouco de um bem, o sacrifcio de consumir (produzir) menos ainda muito grande. Por exemplo, passando de B para C, ganham-se 10 milhes de camisas e sacrificam-se 20 mil carros. Ao passar de D para E, ganham-se 10 milhes de camisas, porm, sacrificam-se 40 mil carros. Ou seja, acrscimos

94

iguais na produo de camisas (10 milhes) levam a queda cada vez maior na produo de carros. Esse fenmeno dos custos crescentes surge medida que se transferem recursos adequados e eficientes de uma atividade para outra, em que eles se apresentam ineficientes e inadequados. Aqui opera a chamada lei dos rendimentos decrescentes. Assim, se insistir somente na produo de camisas, ser necessrio recorrer aos soldadores de chapas de ao para passarem a pregar mangas de camisas. A CPP cncava em relao origem em virtude da chamada Lei dos custos crescentes: para atrair trabalhadores que esto empregados na produo de camisas e desloc-los para a de carros, devero ser oferecidos salrios maiores, e vice-versa. O que mais pode ser visto na CPP? - Eficincia
Bens de I

A= capacidade ociosa

*B *A

*C

C = nvel impossvel de produo B = situao ideal

Bens de C

Teste para determinar a eficincia: veja se para produzir mais de um bem a economia deve produzir menos de outro. Se a resposta for sim, ento a economia est produzindo eficientemente e est sobre a sua curva de possibilidades de produo.

- Crescimento Econmico A CPP pode sofrer mudanas que ocasionaro o seu deslocamento para fora ou para dentro. Aqui so destacados trs principais fatores de deslocamento: 1. Variaes nos fatores considerados constantes determinaro deslocamento para a direita. 2. Variaes tecnolgicas iguais para os processos de produo dos dois bens deslocaro a curva para a direita e paralelamente. 3. Se a variao tecnolgica for maior para o processo de produo de um determinado produto, maior ser o deslocamento em relao a esse eixo. Disso, pode-se constatar tambm, via a curva de possibilidades de produo, o impacto, por exemplo, de um crescimento econmico que deslocar a curva para cima e para a direita.Os fatores que causam o crescimento econmico: aumento do investimento, inovaes, maior diviso do trabalho e aumento nos insumos.

3. ANLISE MARGINAL No que as pessoas se baseiam para alocar os diferentes recursos escassos de modo a obter o maior valor?

95

Anlise marginal: anlise dos benefcios e custos da unidade marginal de um bem ou insumo. As pessoas desejam maximizar o mximo beneficio lquido (lucro). Beneficio liquido = beneficio total (BT) custo total (CT) Exemplo: Consumir mais uma pizza. - Encontre o aumento no BT com uma unidade a mais consumida (BMg); - Encontre o aumento no CT com uma unidade a mais consumida (CMg); - Se BMg CMg = consome mais uma pizza. Beneficio liquido aumenta POIS, BMg = aumento BT CMg = aumento CT BT = BMg - CMg Exemplo: Uma indstria moveleira est produz 30 jogos de cozinha a um custo de $ 30.000 e as vende por $ 40.000. Se produzir a 31, sua venda total ser de $34.000 e seu custo total ser $ 32.500. Ser que a indstria produzir a 31 unidade? OBS. A anlise marginal, assim como problemas de otimizao so ferramentas utilizadas no estudo dos comportamentos de consumidores e de produtores. Os consumidores sempre buscam a maximizao de sua satisfao (ou utilidade) ao consumir. Os produtores buscam maximizar seus lucros ou minimizar seus custos ao produzir. Os diferentes comportamentos de consumidores e produtores sero discutidos na disciplina Teoria Econmica. Questes Conceitos Bsicos
1. Explique como os problemas econmicos fundamentais o que e quanto, como e para quem produzir originam-se da escassez de recursos produtivos. 2. O que mostra a CPP? 3. Defina custo de oportunidade. O que so custos de oportunidade crescentes? 4. O problema fundamental com o qual a Economia se preocupa : ( ) a pobreza ( ) o controle dos bens produzidos ( ) a escassez ( ) a taxao daqueles que recebem toda e qualquer espcie de renda ( ) a estrutura de mercado de uma economia 5. Em um sistema de livre iniciativa privada, o sistema de preos restabelece a posio de equilbrio: ( ) por meio da concorrncia entre compradores, quando houver excesso de oferta. ( ) por meio da concorrncia entre vendedores, quando houver excesso de demanda. ( ) por presses para baixo e para cima nos preos, tais que acabem, respectivamente, com o excesso de demanda e com o excesso de oferta. ( ) por meio de presses sobre os preos que aumentam a quantidade demandada e diminuem a quantidade ofertada, quando h excesso de oferta, e que aumentam a quantidade ofertada e diminuem a demandada, quando h excesso de demanda. ( ) todas as alternativas anteriores so falsas.

96 6. Dada a curva de possibilidades de produo, aponte a alternativa errada:

15 *D *C 10

*B

57

59

( ) a economia no pode atingir B, com os recursos de que dispe. ( ) o custo de oportunidade de passar de C para D zero. ( ) o custo de oportunidade de aumentar a produo de X em 5 unidades, a partir do ponto E, igual a 2 unidades de Y. ( ) nos pontos C e D, a economia apresenta recursos produtivos desempregados. ( ) somente as trs primeiras alternativas esto corretas. 7. A Curva de Possibilidades de Produo, quando construda para dois bens, mostra: ( ) os desejos das pessoas perante a produo total desses dois bens. ( ) a quantidade total produzida desses dois bens em funo do emprego total da mo-de-obra, ( ) a quantidade disponvel desses dois bens em funo das necessidades das pessoas dessa sociedade. ( ) quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia. ( ) a impossibilidade de atender s necessidades dessa sociedade, visto que os recursos so escassos. 8. O que far com que a CPP se desloque para cima e para a direita? Comente. 9. Se o custo marginal de uma ao excede seu beneficio marginal, por que o beneficio liquido cair? Questes Aplicadas: 10. A IBM est produzindo 50 laptps a um custo de $50.000 e os est vendendo a $60.000. Se ela produzir uma 51a unidade, sua venda total ser igual a $62.000, e seu custo total ser de $51.500. Ser que ela deve produzir a 51a unidade? Explique. 11. Se uma firma est sujeita aos custos e benefcios mostrados abaixo, quantas plantas deveria construir? Comente. Plantas 1 2 3 Receita em $ (RT) 10.000.000 18.000.000 24.000.000 Custo total em $ (CT) 5.000.000 12.000.000 20.000.000

12. Em uma ilha, um trabalhador pode produzir em uma hora um tapete ou duas cestas. a) Qual o custo de oportunidade de um tapete? b) Suponha que o trabalhador torne-se duas vezes mais eficiente, produzindo em uma hora dois tapetes ou duas cestas. Como mudou o custo de oportunidade de um tapete? 13. A Empresa Justus Ltda treinou o administrador A por um custo de $ 40.000, e o administrador A vale $ 80.000 para a Empresa. Mais tarde a Empresa tem a oportunidade de contratar o administrador B. Esse administrador B custaria $ 40.000 para ser treinado, mas valeria $ 100.000. Porm, para contratar o administrador B a Empresa deve demitir o funcionrio A. Ser que a Empresa deve contratar o administrador B?

97

MERCADO: OFERTA E DEMANDA


Mercado o encontro entre vendedores e compradores. Um mercado pode estar em qualquer lugar, na esquina de uma rua, no outro lado do mundo, ou bem perto como o telefone ou os classificados do jornal. No precisa ser necessariamente um lugar fsico. Nele esto presentes os fundamentos da procura e da oferta, que representam os interesses de consumidores e produtores (ou vendedores). Procura, oferta, elasticidade e as diferentes formas de organizao dos mercados sero objeto de abordagem nesta Unidade. 1. PROCURA (OU DEMANDA) A procura, tambm denominada demanda, entendida como a quantidade de um bem ou servio que uma pessoa deseja e est apta a comprar a determinado preo em dado intervalo de tempo, tudo o mais permanecendo inalterado (ceteris paribus). Depreende-se, da, que a cada preo corresponde uma determinada quantidade demandada. Essa relao pode ser representada pela escala abaixo, considerada a procura por crdito: Escala de procura
ALTERNATIVAS TAXA DE JUROS REAIS (preo do dinheiro) 3% a.a 6% a.a 9% a.a 12% a.a 15% a.a VALORES DEMANDADOS (unidades monetrias) 100 80 60 40 20

A B C D E

Outra forma de expressar essas diversas alternativas seria atravs da curva de procura ou de demanda (D). Na Figura a seguir, o eixo horizontal mostra a quantidade procurada (Q) de emprstimo por unidade de tempo. O eixo vertical representa o preo (P), taxa de juros paga pelo cliente. A procura dada pela curva D, que se inclina de cima para baixo, da esquerda para a direita, mostrando que a quantidade demandada varia inversamente ao preo. Exemplo de procura ou demanda por crdito:

P
15%

Curva de Procura
9%

3%

20

60

100

medida que a taxa de juros aumenta (preo do dinheiro), diminui a quantidade de emprstimos que os clientes se dispem a tomar. Essa a lei da procura: as quantidades

98

demandadas variam inversamente aos preos. Ou seja, o consumidor desejar adquirir mais bens ou servios medida em que o preo diminua, uma vez que seu objetivo alcanar a mxima satisfao possvel de suas necessidades a partir de uma renda limitada. Por outro lado, se o preo do bem se eleva, a tendncia que o consumidor reduza a quantidade demandada. 2. OFERTA A oferta definida como a quantidade (Q) de bem ou servio que um vendedor ou produtor est disposto a oferecer a cada preo (P) e em determinado perodo de tempo, ceteris paribus. Quanto mais alto o preo de mercado, maiores quantidades os vendedores estaro dispostos a oferecer. Quanto mais baixo o preo, menores quantidades os vendedores estaro dispostos a oferecer. a lei da oferta: as quantidades ofertadas variam diretamente com os preos. As quantidades ofertadas a cada preo podem ser representadas por uma escala de oferta: Escala de Oferta
ALTERNATIVAS A B C D E TAXA DE JUROS REAIS (preo do dinheiro) 15% a.a 12% a.a 9% a.a 6% a.a 3% a.a VALORES OFERTADOS (unidades monetrias) 100 80 60 40 20

A curva de oferta (S) a representao grfica da escala de oferta. Uma curva de oferta inclina-se para cima, da esquerda para a direita, refletindo o fato de que a quantidade ofertada de um dado produto varia diretamente com seu preo. Exemplo de oferta de crdito:
P
15%

9%

Curva de Oferta

3%

20

60

100

99

Nesse exemplo, medida que a taxa de juros aumenta, os bancos se dispem a oferecer maior volume de crdito.

3. OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM AS CURVAS DE DEMANDA E OFERTA O termo ceteris paribus, empregado na definio da procura e da oferta, significa que a quantidade demandada ou ofertada varia apenas em funo de alteraes de preo. Na prtica, entretanto, existem inmeras outras causas que podem influenciar as quantidades demandadas ou ofertadas. Sob a tica da demanda, alteraes no gosto ou preferncia dos consumidores, na renda da populao, nos preos de outros bens e nas expectativas sobre o futuro podem influenciar significativamente as quantidades demandadas pela sociedade. Mantendo os demais fatores constantes: - aumento no consumo de sucos naturais faz com que diminua a quantidade demandada de refrigerantes; - elevao na renda de uma comunidade determinar maior demanda por bens de consumo durveis; - elevao de taxa de juros pelos concorrentes aumentar a demanda por crdito em um banco. Se a anlise for sob o enfoque da oferta, diversas causas, alm do preo, podem influenciar as quantidades ofertadas. Aperfeioamento das tcnicas produtivas, reduo dos custos de produo, condies climticas favorveis ou concesso de subsdios ao produto, certamente aumentaro as quantidades ofertadas, mesmo mantendo-se estvel o preo. Por outro lado, fatores como condies climticas desfavorveis ou aumento dos impostos sobre o produto provocaro diminuio nas quantidades ofertadas. 4. PREO E QUANTIDADE DE EQUILBRIO O preo e a quantidade de equilbrio de mercado so determinados pela interao das curvas de demanda e oferta, onde os interesses de demandantes e ofertantes so coincidentes, conforme mostra a Figura abaixo.

Preos

D
15% 12%

Pe 9%
6% 3%

20

40

60 80 Qe

100 Quantidade

100

No exemplo apresentado, o ponto E mostra onde os interesses se equivalem, com taxa de juros 9% a.a. (preo de equilbrio) e a quantidade de crdito da ordem de 60 UM (quantidade de equilbrio). 4.1. Deslocamentos ao longo de uma mesma curva Deslocamentos ao longo de uma curva de demanda ou de oferta ocorrem devido s variaes de preos, ceteris paribus. Curva de Demanda
P

Movimento

P0

Q0

Uma variao no preo altera a quantidade demandada. No grfico acima, o preo aumentou de P0 para P1 e em conseqncia a quantidade demandada caiu de Q0 para Q1. O movimento inverso possvel: se o preo casse de P1 para P0, a quantidade demandada aumentaria de Q1 para Q0 . Curva de Oferta
P

P P P

P0 P0 P0

Q0

101

Uma variao s no preo de P0 para P1, aumenta a quantidade ofertada de Q0 para Q1. O inverso aqui tambm possvel: se o preo diminusse de P1 para P0 , a quantidade ofertada do produto seria reduzida de Q1 para Q0 . 4.2. Deslocamento das curvas de demanda e de oferta Deslocamentos das curvas de demanda por um determinado bem ou servio so provocados por variaes de gosto ou preferncia, de preos de outros bens (substitutos ou complementares) e da renda do consumidor. Isso quer dizer que, ao mesmo preo, os consumidores desejam comprar mais/menos quantidades de um determinado produto. A curva de demanda se desloca paralelamente para direita ou para esquerda, refletindo as alteraes ocorridas. Curvas de Demanda

Aumento da Procura

Reduo da Procura

O deslocamento das curvas de oferta para a direita ou para a esquerda devido a variaes na tributao, nos custos, na produtividade, na tecnologia de produo, etc. Curvas de Oferta

Reduo da Oferta

Aumento da Oferta

102

4.3. Deslocamento da demanda e variaes de preo Mudanas na curva de demanda, ceteris paribus, alteraro a quantidade e o preo de equilbrio.

Maior Demanda
Preos

D1

P1

P
P0 S D1

P0 Q0 P1 Q1

= Preo de equilbrio = Quantidade de equilbrio = Novo preo de equilbrio = Nova quantidade de equilbrio

Q
Q0 Q1

D Quantidade

Efeito do deslocamento da Demanda sobre o equilbrio de mercado

Aumentando a demanda, no havendo quantidade suficiente de bens, a curto prazo, para atender a essa demanda, compradores insatisfeitos estaro dispostos a oferecer maior preo para conseguirem o produto.

4.4. Deslocamento da oferta e variaes de preo Mudanas na curva de oferta, permanecendo inalterada a curva de demanda, alteraro a quantidade e o preo de equilbrio. Maior oferta
Preos P0 P1 D S S1 D S S1

P0 Q0 P1 Q1

= Preo de equilbrio = Quantidade de equilbrio = Novo preo de equilbrio = Nova quantidade de equilbrio

Q
Q0 Q1 Quantidade

Efeito do deslocamento da Oferta sobre o equilbrio de mercado

Aumento de oferta significa aumento da quantidade de produtos disposio dos consumidores. Se no houver alterao na demanda, a concorrncia entre os vendedores empurrar os preos para baixo e, em conseqncia, a quantidade transacionada aumentar. 5. INTERVENES DE MERCADO - Pisos de Preo: governo probe que o preo caia abaixo e certo valor. Exemplo: piso salarial - Tetos de Preo: governo probe que o preo ultrapasse um valor mximo. Exemplo: teto para a gasolina.

103

Consequncias das Intervenes: racionamento no liderado por preos, mudanas na qualidade e mercados negros. Questes Aplicadas:
1. Suponha que uma lei de controle de aluguis force os aluguis abaixo do seu preo de mercado. Como os proprietrios compensam s efeitos das leis de controle de aluguis em seus ganhos? Exemplifique. 2. Ao longo de um perodo de 5 anos, o preo dos aparelhos de TV aumentou 5%, e o preo de todos os outros bens aumentou 12%. Durante o mesmo perodo, mais TVs foram vendidas. Isso apoia ou contradiz a lei da demanda? Comente. 3. O preo de casas to alto que h uma falta de casas. Nem todos os que desejam comprar uma casa podero comprar uma. Essa afirmao est correta? Explique.

6. O CONCEITO DE ELASTICIDADE A noo de elasticidade de fundamental importncia na compreenso e anlise dos mercados de bens e servios. Considerando o equilbrio de mercado, ela mede o impacto sobre a quantidade decorrente de alteraes no preo (elasticidade-preo) do prprio bem e na renda do consumidor (elasticidade-renda), por exemplo. Nesse sentido, foi visto que, a um preo mais elevado, correspondia uma reduo da quantidade demandada e, por outro lado, um aumento da quantidade ofertada. Qual a intensidade desses efeitos? Eles seriam idnticos, ou diferenciados de um produto para outro? Como medir a eleasticidade? Elasticidade-preo da procura A elasticidade-preo da procura reflete a sensibilidade da quantidade procurada por dado produto a uma alterao no preo desse produto. A forma correta de se medir essa sensibilidade atravs da relao entre a variao percentual na quantidade e a variao percentual no preo. Se a quantidade procurada variar mais que proporcionalmente alterao nos preos, a procura do produto considerada elstica. o que ocorre se, por exemplo, o preo de um produto subir 10% e a quantidade demandada reduzir-se em 20%, ou o preo subir 6% e a quantidade demandada reduzir-se em 10%. Caso as variaes de quantidade sejam proporcionalmente menores que as variaes de preo, a procura dita inelstica. Quando as variaes forem percentualmente iguais, a procura do produto tem eleasticidade unitria. Existem certos fatores que explicam ou influenciam o valor da elasticidade-preo de demanda. Os elementos apresentados a seguir devem ser entendidos como alguns subsdios ao entendimento do porqu da demanda de certos produtos serem mais elsticas que a de outros: a) existncia de produtos substitutos de se esperar que, quanto mais perfeitos forem os substitutos de um produto, maior a tendncia de esse produto ter demanda elstica; b) peso do produto no oramento se for pouco substituvel, quanto menor o peso no oramento, menor dever ser sua elasticidade-preo; c) essenciabilidade do produto quanto mais essencial for o produto, menor dever ser a elasticiade-preo.

104

Nesse sentido, sal exemplo clssico de produto com procura inelstica e viagem de turismo um bem de demanda elstica.

Elasticidade-renda da procura A elasticidade-renda da procura mede a variao percentual na quantidade demandada de um produto decorrente da variao percentual na renda dos consumidores. Se o aumento na renda implica aumento na quantidade demandada, a elasticidaderenda positiva e o produto classificado como bem normal. Exemplo: aparelhos eletrodomsticos. Caso o aumento na renda implique queda na quantidade demandada, a elasticidade-renda negativa e o produto classificado como bem inferior. Exemplo: farinha de mandioca. Elasticidade-preo da oferta Anlise similar vlida para a curva de oferta, em relao a mudanas de preos. Porm, as variaes nos preos e nas quantidades so na mesma direo. Assim, se o preo de um bem aumentar 10% e a quantidade crescer 20%, a oferta ser elstica. Se a resposta da quantidade for de 5%, a oferta desse bem ser inelstica. Se a magnitude de variao na quantidade for de 10%, a oferta apresenta elasticidade unitria. A sensibilidade da oferta de produtos a variaes nos preos depende de fatores como percentual de utilizao da capacidade instalada, disponibilidade de insumos e de mo-de-obra e tempo de ajuste na produo. 7. ESTRUTURA DE MERCADO O comportamento de ofertantes e demandantes no mercado no uniforme. Em decorrncia da prpria dinmica da economia capitalista, o poder dos diferentes agentes econmicos tambm diferenciado. Veremos a seguir as caractersticas bsicas dos principais tipos de mercado. Concorrncia perfeita: - grande nmero de consumidores e ofertantes, tornando o mercado pulverizado de tal forma que nenhum comprador ou vendedor tenha condies de influenciar os preos ou o comportamento dos demais agentes; - perfeito conhecimento do mercado, a comear pelo preo, por parte dos que o integram; - perfeita mobilidade de recursos; - ausncia de entraves ao ingresso de novas empresas; - homogeneidade de produtos. Exemplos: feira livre, comrcio varejista em geral. Concorrncia monopolstica: - grande nmero de empresas; - fracas barreiras quanto ao ingresso e sada do mercado; - pouca diferenciao dos produtos. Cada concorrente estabelece um produto nico e ligeiramente diferenciado pela marca, embalagem, publicidade. A diferena subjetiva. Exemplos: calas jeans, pizzarias, franquias, etc. Oligoplio: - pequeno nmero de empresas controla a quase totalidade do mercado; - forte bloqueio entrada de concorrentes; - concorrncia pela diferenciao de produtos; - tendncia concentrao de capitais atravs de fuses; - tendncia formao de cartis e rigidez de preos.

105

Exemplos: indstria automobilstica, de vidros, cimento, ao, pneumticos, qumica, petroqumica etc.

Monoplio: - existncia de uma nica empresa produtora de bens e servios para os quais, no curto prazo, no existem substitutos prximos; - barreiras legais, tecnolgicas e econmicas ao ingresso de concorrentes no mercado; - dimenses do mercado estabelecidas pela empresa via determinao prvia do volume de produo e dos preos desejveis; - o lucro total da empresa mximo para cada nvel de produo e preo por ela estabelecido. Exemplo: correios. Monopsnio: - uma nica empresa compradora de determinado produto; - preo determinado pelo comprador. Exemplo: setor pblico na compra de produtos especficos. Oligopsnio: - poucas empresas compradoras; - preo do produto determinado pelos demandantes; - grande dificuldade de entrada no mercado para novos compradores. Exemplo: indstria automobilstica, fbricas de cigarros. Estruturas de mercado - quadro sntese
Tipos de Mercado N Vendedores N Compradores Dificuldade de Entrada no Mercado Concorrncia Perfeita Concorrncia Monopolstica Grau de Diferenciao do Produto Quem Determina o Preo Exemplos

Muitos

Muitos

Nenhuma

Nenhum

Mercado

Feira Livre

Muitos

Muitos

__

Subjetivo

Vendedor, com Alguma Limitao

Jeans franquias Cimento, Cerveja, Automveis

Oligoplio

Poucos

__

Grande

Padronizado ou Diferenciado

Vendedor

Monoplio

Um

__

Total

No h substitutos Satisfatrios

Vendedor

Correios

Monopsnio

__

Um

Total

__

Comprador

setor pblico na aquisio de produtos especficos

Oligopsnio

__

Poucos

Grande

Padronizado ou Diferenciado

Comprador

Agroindstrias

106

O mercado tambm cria algumas imperfeies que impedem o que se poderia chamar de seu comportamento natural. Essas imperfeies esto relacionadas ao poder de mercado e formas de atingi-lo ou mant-lo. o caso do truste, dumping e cartel. O truste o tipo de estrutura em que vrias empresas, j detendo a maior parte do mercado, combinam-se ou fundem-se para assegurar esse controle, estabelecendo preos elevados que lhes garantam altas margens de lucro. O dumping se caracteriza pela venda de produtos a preos mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar fatias maiores de mercado. Cartel um grupo de empresas independentes que formalizam um acordo para sua atuao coordenada, com vistas a interesses comuns. O tipo mais comum de cartel o de empresas que produzem artigos semelhantes, de forma a constituir um monoplio de mercado.

Referncia Bibliogrfica ABREU, Marcelo de Paiva (1990). A Ordem do Progresso. So Paulo: Campus. BAER, Werner (2002). A Economia Brasileira. So Paulo: Nobel. Boletim do Banco Central do Brasil - Relatrio 2005. Parte IV Finanas Pblicas. (Disponvel: http://www.bcb.gov.br). CARDOSO, Eliana (1996) Economia Brasileira ao Alcance de Todos, 17 ed. Editora Brasiliense. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (http://www.planejamento.gov.br) PEREIRA, Luis Carlos Bresser (1994). A economia e a poltica do Plano Real. Revista de Economia Poltica, 14 (56): 129-149. PEREIRA, Luis Carlos Bresser (1996). A Inflao decifrada. Revista de Economia Poltica, 16(64): 20-35. PINHO, Diva Benevides & VASCONCELLOS, Marco Antnio Sandoval de (Org.). (2005) Manual de Economia, 5 ed. So Paulo: Saraiva. ROSSETTI, Jos Paschoal (2003). Introduo Economia, 20 ed. So Paulo: Atlas. WESSELS, Walter (2003). Economia. 2 ed. So Paulo: Saraiva.

You might also like