You are on page 1of 9

45

3.3.4 Forno de superfcie

Este forno contm uma parede lateral cilndrica, chamada de camisa, uma copa em forma de abboda, uma chamin lateral de tiragem central e duas portas, as quais tm a vantagem de se fazer o descarregamento do forno por uma e o carregamento pela outra, aumentando a eficincia destas operaes. Alm disso, pode-se aproveitar melhor o calor do forno, diminuindo a quantidade de lenha necessria para aquece-lo. O modelo descrito por CETEC (1982a), tem um dimetro de 5,0m, altura da parede lateral ou camisa de 1,80m e altura total, incluindo a copa, de 3,10m (FIGURA 11). Tem uma capacidade total de 36st e utilizado em grandes baterias pelas grandes empresas ou cooperativas de carvoeiros. A caixa de tiragem central coberta por vergalhes e ligada chamin por uma tubulao de manilhas com 30cm de dimetro. Na primeira fiada de tijolos da parede, esto localizados os tatus que so em nmero de 12. As filas so em nmero de 9, intercaladas com os tatus e localizadas na 15a fiada de tijolos da parede e, alm de funcionarem como entrada de ar, servem tambm para o controle da carbonizao. Na 3 ou 4 fiada da copa, colocada uma cinta de sustentao, com 6mm de espessura e 7,5cm de largura, dividida em 4 partes iguais, com comprimento de 4,15m, unidas com parafusos de 12cm de comprimento e dimetro de 16mm. Na 14a fiada da copa, localiza-se uma sria de 8 baianas e na 27 fiada, uma outra srie de 4 baianas, por onde a fumaa do processo sara. Neste tipo de forno, o ciclo operacional em mdia: 4 horas para carregamento (2 homens), 96 horas para carbonizao, 96 horas para resfriamento e 5 horas para descarregamento (2 homens). Estes tempos variam bastante, conforme a umidade da lenha enfornada e das condies climticas.
a a a

46

FIGURA 11. ASPECTO DE UM FORNO DE SUPERFCIE. FONTE: CETEC, 1.982a.

3.3.5 Forno de superfcie com cmara externa

um forno como o de superfcie, ou seja, constitudo de uma parede cilndrica, uma copa em forma de abboda, uma chamin e duas portas. Porm dotado de uma cmara externa de combusto, no possui tatus, filas ou baianas e o controle da carbonizao feito atravs da cmara de combusto (FIGURA 12). Nos outros tipos de fornos, parte da lenha queimada no interior do forno para fornecer energia ao processo de carbonizao. Neste forno, o calor necessrio fornecido pela queima de material combustvel dentro da cmara. Normalmente se utiliza na cmara, resduos do prprio processo de preparao da matria prima para a carbonizao como casca, galhos, ramos, etc., os quais so imprprios ou de baixa qualidade para fabricao de carvo. Em funo de no haver a queima de parte da lenha no interior do forno, toda a lenha enfornada transformada em carvo, aumentando o rendimento.

47

FIGURA 12. ASPECTO DE UM FORNO DE SUPERFCIE COM CMARA EXTERNA. FONTE: CETEC, 1.982a. A sua construo segue os mesmos procedimentos adotados para o forno de superfcie. A nica diferena a construo da cmara de combusto externa e a ausncia de tatus, filas e baianas. Em funo disto, no h necessidade de se controlar a entrada de ar no forno, simplificando a operao de carbonizao e diminuindo o trabalho de alvenaria. O tempo necessrio para carregamento, carbonizao, resfriamento e descarregamento em mdia 10 dias.

3.4 FORNO METLICO PORTTIL

Este forno um conjunto de cilindros sobrepostos, contendo uma tampa metlica superior e cada cilindro tem uma fileira de orifcios (FIGURA 13). Tem como vantagem a condio de ser porttil, podendo ser levado at as frentes de corte. Sua maior desvantagem a grande perda de calor, em funo do ao ser um excelente condutor trmico. No caso de uma chuva durante o processo de carbonizao, a perda de calor muito grande. No recomendado para regies frias, regies onde a variao trmica entre dia e noite seja grande ou regies com fortes incidncias de chuvas.

48
Um forno metlico com 2,2m de dimetro e 2,3m de altura tem um perodo para carregamento, carbonizao, resfriamento e descarregamento em torno de 5 dias.

FIGURA 13. ASPECTO DE UM FORNO METLICO.

3.5 RETORTAS

Os fornos de alvenaria e os metlicos so uma tecnologia bem antiga de fabricao de carvo vegetal, tendo como desvantagens o mnimo controle operacional e pouco controle da qualidade do produto. comum se observar uma grande variao na composio qumica do carvo, o que prejudica o bom funcionamento dos alto-fornos, no caso de uso siderrgico. Alm disso, existem os problemas com auto-combusto e formao de finos. Os fornos comuns de campo, simplesmente produzem o carvo, sendo perdidos para a atmosfera, os lquidos e gases da carbonizao. As retortas so equipamentos onde o controle da carbonizao preciso e, alm disso, proporcionam a recuperao dos gases e do licor pirolenhoso. So equipamentos de custo elevado, mas esto ao alcance de cooperativas de carvoeiros e empresas de porte mdio.

49
3.5.1 Retorta vertical

Este equipamento um cilindro com o fundo em forma de calota, construdo com chapa de ao de 12 a 15mm de espessura, com capacidade varivel, indo at 400m . Na parte superior da retorta existe uma tampa, na qual est acoplada uma tubulao para coleta dos produtos volteis para posterior condensao. As retortas verticais podem ser fixas ou mveis. Quando fixas, so instaladas aos pares num macio de alvenaria, onde a fornalha e o dispositivo de condensao so comuns s duas retortas. A carga e descarga manual, o que limita sua capacidade para 100 m , pois estas operaes exigem muito trabalho. Este problema j no existe nas retortas mveis, com capacidade de 3 a 6m . Estas so colocadas em linha ou em crculo, inseridas em alvolos que as sustentam. Desta forma, a fornalha e o dispositivo de condensao so comuns a toda a bateria. Quando a carbonizao est terminada, as retortas so retiradas dos alvolos, por meio de uma ponte rolante, sendo substitudas por outras retortas carregadas de madeira.
3 3 3

3.5.2 Retortas horizontais

So constitudas por cmaras feitas com chapas de ao com 10 a 15mm de espessura, com 8 a 15m de comprimento, uma porta em cada extremidade e dimetro ou largura de 2 a 2,5m. Tm capacidade para 30 a 60st de lenha. Como so fixas, estas retortas so carregadas atravs de um atrelado de vagonetes que so inseridos no interior da cmara. A carbonizao dura cerca de 24 horas e ao final deste tempo, o atrelado de vagonetes passa rapidamente a outra cmara para o resfriamento e ao mesmo tempo, outro atrelado de vagonetes carregados com madeira entra na retorta. As vantagens das retortas horizontais so a comodidade de manobras e a pequena perda de calorias, em funo da cmara estar permanentemente quente. Um inconveniente a dificuldade em se obter uma temperatura uniforme em todo o aparelho, que de grande capacidade.

3.5.3 Operao das retortas

Para que a carbonizao ocorra em condies apropriadas, aquece-se a madeira lentamente at uma temperatura de 270 C. A combusto inicia-se e o calor liberado suficiente para prosseguimento do processo. Terminada a reao
o

50
exotrmica, aquece-se novamente at 400 C. Nas retortas antigas, os operrios regulavam a marcha do fogo pelo aspecto do licor pirolenhoso, mas hoje em dia, as retortas modernas so munidas de pirmetros. Para o aquecimento, as fornalhas so alimentadas com hulha de mdia qualidade e s vezes, com o gs da destilao. O recolhimento dos produtos volteis pode ser feito em uma s operao, por condensao do licor pirolenhoso e alcatres, ou em duas operaes, atravs de uma extrao de alcatres seguida da condensao do licor pirolenhoso. O carvo e o gs, no sofrem nenhum tratamento. O carvo selecionado e vendido segundo a sua granulometria ou espcie. O gs geralmente utilizado pela prpria fbrica, em motores ou centrais trmicas. O destilado requer tratamento para se separar o cido actico do metanol. Esta operao pode ser feita atravs da fixao do cido actico sob a forma de um sal de clcio e destilao da mistura metanol/acetona (metileno) ou separao por destilao fracionada, onde primeiramente separa-se os alcatres solveis, que so queimados depois. Em seguida, ocorre a fixao do cido actico na forma de acetato de clcio, destilando uma mistura de acetona e lcool etlico, que posteriormente condensada num refrigerador. Quando o licor pirolenhoso no contm mais metileno, a soluo destilada e o cido neutralizado num leite de cal. o acetato de clcio formado filtrado e o cido actico obtido por tratamento com um cido forte no voltil. A acetona tambm pode ser extrada por aquecimento. Aps a separao do alcatro solvel, o cido pirolenhoso composto por 12% de cido actico, 2,8% de acetona + cido frmico, 5% de metanol, 26% de produtos orgnicos diversos e 54,2% de gua da pirlise.
o

3.6 RETORTA CONTNUA VERTICAL

Este tipo de retorta trabalha 24 horas por dia , 320 dias por ano. Existem trs tamanhos bsicos, que do capacidades de produo de 5.000, 7.500 e 10.000 toneladas de carvo por ano. Os gases da carbonizao so utilizados para a produo de calor para manter a temperatura interna da retorta, maximizando o rendimento em carvo. Como a matria prima manuseada mecanicamente, esta poder ter comprimento mximo de 40cm e mnimo de 5cm, com dimetro mximo de 15cm e mnimo de 5cm, sendo que as dimenses ideais so 30cm de comprimento e 10cm de dimetro, para se obter um bom escoamento do material dentro da retorta, minimizando-se a produo de p e finos.

51
Para uma boa carbonizao em uma retorta contnua, necessrio se secar a madeira at um teor de umidade de 10%. Para isto, estoca-se a madeira por 6 meses, a qual atinge uma umidade em torno de 30%. Esta madeira colocada em um secador vertical, o qual recebe gases quentes em sua base, oriundos da queima dos gases e do alcatro da carbonizao em um forno separado (FIGURA 14).

3.6.1 Processo de carbonizao

A madeira seca transportada automaticamente at o topo da retorta, alimentando-a. Enquanto a madeira vai descendo por gravidade dentro da torre, carbonizada e resfriada. Tanto o carregamento quanto o descarregamento so realizados com um mecanismo de reteno de ar na torre, a fim de evitar a entrada do mesmo em seu interior. A frequncia de descargas controlada pelo operador em funo da temperatura da torre e a qualidade desejada do carvo. O carvo descarregado em intervalos regulares, atravs de comportas (FIGURA 14).

FIGURA 14. ESQUEMA DE UMA RETORTA CONTNUA VERTICAL. FONTE: CETEC,1.982c. No topo da torre feita a coleta dos gases, os quais passam por um recuperador de alcatro, onde os volteis so condensados. Parte do GNC misturada com leo, queimada numa fornalha e os gases quentes da queima so enviados torre. A outra parte misturada com o alcatro obtido no processo e queimada em uma fornalha e os gases quentes so utilizados no secador.

52
Este equipamento tem um rendimento mdio com base na madeira seca de 36% em carvo vegetal, 41 de lquido pirolehoso e 23% de gs. O carvo vegetal obtido tem em mdia 85% de carbono fixo.

3.7 RETORTA CONTNUA HORIZONTAL

Este tipo de retorta foi desenvolvida para fabricar carvo vegetal a partir de diversos materiais de pequenas dimenses, desde resduos agrcolas at resduos industriais. Consiste de dois fornos paralelos, suspensos para permitirem expanses e contraes, com isolamento trmico externo. Os gases produzidos dentro dos fornos so conduzidos a uma estufa, atravs de tubulaes, sendo queimados e os gases quentes circulam nos fornos, atravs de jaquetas, com temperaturas controladas (FIGURA 15).

FIGURA 15. MODELO DE UMA RETORTA CONTNUA HORIZONTAL. FONTE: CETEC, 1.982c. A alimentao de matria prima feita atravs de silos, a qual passa duas vezes pela zona de carbonizao e sai da retorta atravs de uma vlvula rotativa ou transportador helicoidal. O material transformado em carvo resfriado e estocado em containers ou sacos. Se for utilizado pulverizado em leito fluidizado, passa por

53
uma moagem em um moinho de martelo. Pode ainda ser modo e misturado a aglomerantes e briquetado ou ser utilizado diretamente. Como alguns exemplos de matrias primas utilizadas neste equipamento, temse resduos das indstrias de amendoim, caf e cana, os quais so utilizados na maioria das vezes na forma bruta. Estes resduos so adicionados a grandes quantidades de resduos de processamento da madeira como serragem, cavacos, etc., e podem gerar combustvel slido com uma porcentagem de carbono fixo de 85%. Tal combustvel pode produzir elevadas temperaturas em atmosfera redutora na produo de ferro, ao ou cobre. Como pulverizado, o carvo produzido neste processo tem uma performance superior mdia dos carves minerais, e briquetado, origina um timo produto para uso domstico ou at siderrgico.

You might also like