You are on page 1of 24

1

CAPTULO I INTRODUO RESISTENCIA DOS MATERIAIS ESFORO NORMAL SIMPLES


I. INTRODUO A RESISTNCIA DOS MATERIAIS Um corpo em equilbrio, sujeito a cargas externas ativas e reativas, possui em seu interior esforos. Estes esforos internos ou solicitaes internas so devidos ao deslocamento das partculas que compem o corpo, at que seja atingido o equilbrio. Observe-se que o equilbrio se d na configurao deformada do corpo, que admitiremos como igual a configurao inicial pois em estruturas estaremos sempre no campo das pequenas deformaes. A Resistncia dos Materiais se preocupa fundamentalmente com o comportamento das diversas partes de um corpo quando sob a ao destas solicitaes internas. Podemos resumir um problema de Resistncia dos Materiais conforme fluxograma abaixo:

Estrutura

Cargas Externas Ativas Solicitaes Cargas Externas Reativas

Tenses Deformae

Limite Resistente do Material

Critrio de Resistncia (Coeficiente de Segurana)

PROJETO VERIFICAO

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

2 II. TENSES Conforme j citamos, as tenses que se desenvolvem entre as partculas de um corpo so conseqncia dos esforos internos desenvolvidos. Como os esforos so elementos vetoriais (mdulo, direo e sentido) a tenso como conseqncia tambm o ser. Lembrando o mtodo das sees visto em Isosttica: "Supondo um corpo carregado e em equilbrio esttico. Se cortarmos este corpo por uma seo qualquer "S" isolando, como exemplo, a parte da esquerda, podemos dizer que na seo cortada devem se desenvolver esforos que se eqivalham aos esforos da parte da direita retirada, para que assim o sistema permanea em equilbrio. Estes esforos, convenientemente decompostos, se constituem nas solicitaes internas fundamentais. O isolamento da parte da esquerda foi um exemplo, pois com a parte da direita o mesmo pode ser feito." Partindo deste raciocnio podemos afirmar que em cada elemento de rea que constitui a seo cortada est sendo desenvolvido um elemento de fora, cujo somatrio (resultante) mantm o equilbrio do corpo isolado. A tenso ( ) desenvolvida no elemento de rea citado nada mais do que a distribuio do efeito da fora pela rea de atuao da mesma.

Substituindo-se a representao da fora pela tenso que ela provoca, teremos o representado na figura (a). Como a tenso um elemento vetorial ela pode, como qualquer vetor, ser decomposta no espao segundo 3 direes ortogonais que queiramos, e, portanto

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

3 conforme foi feito com as solicitaes, vamos fazer esta decomposio em direes convenientes (fig b) levando-se em considerao as deformaes que provocam.

Isto nos permite dividir as componentes da tenso do ponto em duas categorias: Tenses Tangenciais ou de Cisalhamento () - Contidas pelo plano da seo de referncia. Tenso Normal () - Perpendicular seo de referncia.

A. TENSES NORMAIS () Conceito: A tenso normal tem a direo perpendicular seo de referncia e o seu efeito o de provocar alongamento ou encurtamento das fibras longitudinais do corpo, mantendoas paralelas. Deformao especfica longitudinal () Costuma-se medir a deformao de peas sujeitas a tenso normal pela deformao especfica longitudinal, representando-a pela letra

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

4 Deformao Especfica Longitudinal a relao que existe entre a deformao medida em um corpo e o seu comprimento inicial, sendo as medidas feitas na direo da tenso. Seja: li comprimento inicial da barra lf comprimento final da barra l deformao total l = l f - l i

l li

Observe que no exemplo dado l > 0 portanto > 0 (alongamento) Poderamos mostrar um outro exemplo onde l < 0 consequentemente < 0 (encurtamento) Neste exemplo l 0 portanto OBSERVAES: 1. Sinal: (+) Alongamento Corresponde uma tenso de trao que tambm positiva (-) Encurtamento Corresponde uma tenso de compresso que tambm negativa 2. Unidade: - adimensional quando tomarmos para l a mesma unidade que para li -Taxa milesimal (o/oo) - Nestes casos medimos l em mm e li em m(metros). B. TENSES TANGENCIAIS ( ) Conceito: Tenso desenvolvida no plano da seo de referncia tendo o efeito de provocar corte ou cisalhamento nesta seo. 0

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

5 Distoro Especfica ( ) Medida de deformao de corpos submetidos a tenses tangenciais, sendo representada pela letra grega . Vamos supor um bloco com arestas A, B, C e D, submetido a tenses tangenciais em suas faces. Para melhor visualizarmos a deformao vamos considerar fixa a face compreendida pelas arestas A e B.

tg =

CC' DD' = CA DB

Como em estruturas trabalharemos sempre no campo das pequenas deformaes e ento <<< 1 rad, ento arco e tangente se confundem e podemos considerar:

CC' DD' = CA DB

Distoro especfica a relao entre o deslocamento observado e a distncia respectiva, medida perpendicular ao deslocamento. Representa fisicamente a variao que sofre o ngulo reto de um corpo submetido a tenses de cisalhamento. OBSERVAO: Quanto a unidade, a distoro segue a da deformao especfica longitudinal: adimensional ou taxa milesimal, ressalvando-se que quando adimensional representa um arco expresso em radianos.

III. DEFORMAES E ELASTICIDADE

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

Deformao a alterao da forma que sofre um corpo submetido a solicitaes, devido ao movimentos das partculas que o constituem. Existe a tendncia dos corpos de voltarem a forma original devido a fora de atrao entre as partculas. Podemos diferenciar os tipos de deformaes observando um ensaio simples, de uma mola presa a uma superfcie fixa e submetida sucessivamente a cargas cada vez maiores at a sua ruptura. a. Deformaes elsticas

Iniciando o ensaio observamos que a mola se distende sob a ao das cargas, e se medirmos numricamente o valor da carga e sua respectiva distenso teremos:

P1 P2 P = = .. ... = n = k (constante elstica da mola) d1 d 2 dn Alm disto, se o ensaio for interrompido durante esta fase, a mola voltar a ter sua forma e seu comprimento inicial.
Este comportamento caracteriza uma deformao elstica, cujas propriedades so: - deformaes reversveis - proporcionalidade entre carga e deformao. b. Deformaes plsticas:

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

Se aumentssemos a carga sobre esta mola ela chegaria a uma situao em que terminaria a proporcionalidade e apesar da tendncia do corpo em assumir sua forma original, sempre restariam as chamadas Deformaes Residuais. Considera-se ento terminado o regime elstico e o corpo passa a atuar em regime plstico. Note-se ento que no regime plstico termina a proporcionalidade e a reversibilidade das deformaes. Se aumentssemos ainda mais a carga, o prximo limite seria a Ruptura. IV. LEI DE HOOKE Conforme veremos, a maioria dos projetos de peas sero tratados no regime elstico do material, sendo os casos mais sofisticados trabalhados em regime plstico e se constituindo no que h de mais moderno e ainda em estudo no campo da Resistncia doa Materiais. Robert Hooke em 1678 enunciou a lei que leva o seu nome e que a base de funcionamento dos corpos em regime elstico. "As tenses desenvolvidas e suas deformaes especficas conseqentes so proporcionais enquanto no se ultrapassa o limite elstico do material."

] Expresses analticas:

) = E(mod. de elasticidade longitudinal

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

= G( mod. de elasticidade transversal )


Estes mdulos de elasticidade so constantes elsticas de um material, e so determinados experimentalmente. Exemplo: Ao Comum : E 2,1 . 104 kN/cm2 G 0,8 .104 kN/cm2

V. LEI DE POISSON Estudos realizados por POISSON determinam que ao mesmo tempo em que as tenses normais provocam deformao em sua direo tambm o fazem em direes perpendiculares a sua:

Observando o modelo acima podemos notar que enquanto o corpo sofre um encurtamento (diminuio no seu comprimento), as dimenses de sua seo transversal aumentam. Se observssemos um corpo tracionado, veramos que o aumento de seu comprimento viria acompanhado de uma diminuio nas dimenses de sua seo transversal.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

9 Alm disto os estudos de Poisson nos conduzem a uma proporcionalidade entre as deformaes longitudinais e transversais, definindo a constante chamada de coeficiente de Poisson, e se constituindo na terceira constante elstica de um material, que tambm determinada experimentalmente.

Tambm foi observado que em qualquer direo perpendicular a da tenso a deformao especfica transversal tem o mesmo valor. As constantes elsticas de um mesmo material se relacionam pela expresso:

t =

G=

E 2( 1 + )

Concluindo: Tenso em uma s direo no implica em deformao em uma s direo. VI . PROPRIEDADES MECNICAS DOS MATERIAIS Para serem determinadas as caractersticas mecnicas dos materiais so realizados em laboratrio ensaios com amostras do material, que so chamadas de corpos de prova. No Brasil estes ensaios so realizados empregando-se mtodos padronizados e regulamentados pela ABNT. O ensaio mais costumeiro o de trao simples, onde determinamos TENSES LIMITES dos diversos materiais, que indica a tenso mxima alcanada pelo material, em laboratrio, sem que se inicie o seu processo de ruptura. Com a realizao destes ensaios j podemos separar os materiais em dois grandes grupos: DTEIS E FRGEIS A. MATERIAIS DTEIS : So considerados materiais dteis aqueles que sofrem grandes deformaes antes da ruptura. Dentre os materiais dteis ainda temos duas categorias:

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

10

1. Dtil com escoamento real: exemplo: ao comum Num ensaio de trao axial simples costuma-se demonstrar os resultados atravs de um diagrama tenso x deformao especfica ( x ). No caso de material dtil com escoamento real a forma deste diagrama segue o seguinte modelo:

reta AB Indica a proporcionalidade entre x , portanto o perodo em que o material trabalha em regime elstico (lei de Hooke). Deformaes reversveis. p - Tenso de proporcionalidade - Representa o limite do regime elstico. curva BC - A curvatura indica o fim da proporcionalidade, caracterizando o regime plstico do material. Podemos notar que as deformaes crescem mais rapidamente do que as tenses e cessado o ensaio j aparecem as deformaes residuais, que graficamente podemos calcular traando pelo ponto de interesse uma reta paralela do regime elstico. Notamos que neste trecho as deformaes residuais so ainda pequenas mas irreversveis. e - Tenso de escoamento Quando atingida a tenso de escoamento o material se desorganiza internamente (a nvel molecular) e sem que se aumente a tenso ao qual ele submetido, aumenta grandemente a deformao que ele apresenta. trecho CD - Chamado de patamar de escoamento. Durante este perodo comeam a aparecer falhas no material (estrices), ficando o mesmo invalidado para a funo resistente.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

11

curva DE - Aps uma reorganizao interna o material continua a resistir a tenso em regime plstico, porm agora com grandes e visveis deformaes residuais. As estrices so agora perceptveis nitidamente. No se admitem estruturas com esta ordem de grandeza para as deformaes residuais. R - Tenso de ruptura Conforme pudemos analisar no ensaio acima, para estruturas, o material pode ser aproveitado at o escoamento, portanto sua TENSO LIMITE ser a TENSO DE ESCOAMENTO. 2. Dtil com escoamento convencional Exemplo: aos duros Se comporta de maneira semelhante ao anterior, mas no apresenta patamar de escoamento. Como em estruturas no se admitem grandes deformaes residuais se convenciona em 2 o/oo este limite, ficando a tenso correspondente convencionada como TENSO DE ESCOAMENTO, que tambm a TENSO LIMITE do material.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

12

OBSERVAES: Os materiais dteis de uma maneira geral so classificados como aqueles que apresentam grandes deformaes antes da ruptura, podendo tambm ser utilizados em regime plstico com pequenas deformaes residuais. Apresentam uma propriedade importantssima que : RESISTEM IGUALMENTE A TRAO E A COMPRESSO Isto quer dizer que o escoamento serve como limite de trao e de compresso. B. MATERIAIS FRGEIS Exemplo : concreto So materiais que se caracterizam pr pequenas deformaes anteriores a ruptura. O diagrama x quase linear sendo quase global a aplicao da lei de Hooke. Nestes casos a TENSO LIMITE a TENSO DE RUPTURA. Ao contrrio dos materiais dteis, eles resistem diferentemente a trao e a compresso, sendo necessrio ambos os ensaios e obtendo-se assim dois limites:

T = Limite de ruptura a trao C = Limite ruptura a compresso Em geral estes materiais compresso do que a trao. resistem melhor a

VII. CRITRIO DE RESISTNCIA - COEFICIENTE DE SEGURANA Em termos gerais um projeto est sempre ligado ao binmio economia x segurana. Devemos ter um ndice que otimize este binmio. Poderamos dizer tambm que mesmo sendo determinada em laboratrio a utilizao da tenso limite em projetos arriscada, pois trabalhamos com diversos fatores de incerteza.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

13 Em vista do que foi exposto adotamos o seguinte critrio: A tenso limite reduzida dividindo-a pr um nmero que chamaremos de coeficiente de segurana (s). Para que este nmero reduza o mdulo da tenso limite, ele deve ser maior do que a unidade. Ento, para que haja segurana:

s 1
As tenses assim reduzidas, que so as que realmente podemos utilizar, so chamadas de TENSES ADMISSVEIS ou TENSES DE SERVIO que para serem diferenciadas das tenses limites so assinaladas com uma barra ( ).

adm =

lim s
MATERIAIS FRGEIS

Podemos resumir analticamente o critrio de segurana conforme abaixo, para os diversos casos: MATERIAIS DTEIS

mxt = mxc

VIII . ESFORO NORMAL AXIAL

e = e (tenso de escoa. adm.) s = e = e (tenso de esc. adm.) s

mxt =

mxc

T = T (tenso de trao adm.) s = c = c (tenso de compr. adm.) s

Seja uma barra prismtica de eixo longitudinal reto e seo transversal constante de rea A. Quando sob ao de duas foras iguais e opostas, coincidentes com o seu eixo (lugar geomtrico de todas as sees transversais) originam-se esforos no seu interior, mesmo sendo de equilbrio a situao. Pode-se imaginar a barra sendo cortada ao longo de uma seo transversal qualquer, por exemplo b-b (fig a). Assim como todo o corpo est em equilbrio, qualquer parte sua tambm estar. Na seo de corte de rea A, deve aparecer uma fora equivalente ao esforo normal N, capaz de manter o equilbrio das partes do corpo isoladas pelo corte (fig b e c).

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

14 Observe que se as partes isoladas forem novamente unidas, voltamos a situao precedente ao corte. Neste caso, apenas a solicitao de esforo normal N, atuando no centro de gravidade da seo de corte necessria para manter o equilbrio. Por meio deste artifcio (corte) os esforos internos transformaram-se em externos e o seu clculo se fez aplicando-se uma equao de equilbrio. Admite-se que este esforo normal se distribui uniformemente na rea em que atua(A), ficando a tenso definida pela expresso:

sendo: N Esforo Normal desenvolvido A rea da seo transversal

N A

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

15 Na prtica, vistas isomtricas do corpo so raramente empregadas, sendo a visualizao simplificada como:

Fy = 0 Ms = 0 Fx = 0

N=F

Q=0 M=0 N-F=0

A trao ou Compresso axial simples pode ser observada, por exemplo, em tirantes, pilares e trelias. Lembramos a conveno adotada para o esforo normal (N)

Nas tenses normais, adotamos a mesma conveno.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

16 As deformaes desenvolvidas podem ser calculadas diretamente pela lei de Hooke: =


l l = E

N=P
l = l E N l = l EA

N A
ou :

l =

N.l E. A

II. VALIDADE DA DISTRIBUIO UNIFORME Ao aceitarmos as equaes acima, deve-se ter em mente que o comportamento do material idealizado, pois todas as partculas do corpo so consideradas com contribuio igual para o equilbrio da fora N. Podemos calcular a resultante de fora N aplicada no centride da seo se somarmos todas as resultantes de fora que atuam em todos os elementos de rea que constituem a seo transversal.

N = .dA
A

Como partimos da premissa de que em todos os elementos de rea atua a mesma tenso, decorre da que:

N = . A
Nos materiais reais esta premissa no se verifica. Por exemplo, os metais consistem em grande nmero de gros e as madeiras so fibrosas. Sendo assim, algumas partculas contribuiro mais para a resistncia de que outras, e o diagrama verdadeiro de distribuio de tenses varia em cada caso particular e bastante irregular. Os mtodos de obteno desta distribuio exata de tenses so tratados na teoria matemtica da elasticidade e mesmo assim apenas casos simples podem ser resolvidos.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

17

Neste caso observa-se que quanto mais perto da carga aplicada estiver a seo em estudo, maior ser o pico de tenses normais. Em termos prticos porm, os clculos pela equao da tenso uniforme so considerados corretos. Outros dois fatores de concentrao de tenses, onde a distribuio uniforme no vlida, so mostrados abaixo, e representam peas com variaes bruscas de seo.

Deve-se ter um cuidado adicional para com as peas comprimidas, pois peas esbeltas devem ser verificadas a flambagem. A flambagem representa uma situao de desequilbrio elasto-geomtrico do sistema e pode provocar o colapso sem que se atinja o esmagamento.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

18

III. PESO PRPRIO DAS PEAS 1. ASPECTOS GERAIS O peso prprio das peas constitui-se em uma das cargas externas ativas que devem ser resistidas. Podemos observar como se d a ao do peso prprio:

Podemos notar que nas peas horizontais o peso prprio constitui-se em uma carga transversal ao eixo, desenvolvendo Momento Fletor e Esforo Cortante. No caso das peas verticais o peso prprio (G), atua na direo do eixo longitudinal da pea e provoca Esforo Normal, que pode ter um efeito diferenciado dependendo da sua vinculao:

Nas peas suspensas (tirantes) o efeito do peso de trao e nas apoiadas (pilares) este efeito de compresso. O peso prprio de uma pea (G) pode ser calculado, multiplicando-se o volume da mesma pelo peso especfico do material:

G = A. . l

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

19 Sendo: A - rea da seo transversal da pea l - comprimento peso especfico do material Na trao ou compresso axial a no considerao do peso prprio o caso mais simples. A no considerao do peso prprio se d em peas construdas em materiais de elevada resistncia, quando a mesma capaz de resistir a grandes esforos externos com pequenas dimenses de seo transversal, ficando portanto o seu peso prprio um valor despresvel em presena da carga externa. Nestes casos comum desprezarmos o peso prprio da pea. Exemplo: Trelias e tirantes.

2. ESFORO NORMAL E TENSES NORMAIS Consideremos uma barra sujeita a uma carga externa P e ao seu prprio peso, conforme exemplo abaixo: Sejam: A - rea de seo transversal da pea
- peso especfico do material

l - comprimento da pea P - carga externa atuante na pea Usando o mtodo das sees cortamos a barra acima por uma seo S qualquer e isolamos um dos lados do corte, por exemplo, o lado de baixo. OBS: Sempre que ao separarmos em 2 partes um corpo uma delas for uma extremidade livre conveniente isolarmos esta parte pois evita o clculo das reaes vinculares.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

20

Como o peso do material no pode mais ser desprezado, na seo cortada deve aparecer um esforo normal que equilibre a carga externa e tambm o peso prprio do material isolado. Isto j nos indica que a posio da seo de corte tem agora importncia pois ela determina o peso da pea isolado pelo corte. De acordo com esta concluso devemos criar uma varivel que nos indique a posio da seo de corte desejada. Sendo: x ordenada genrica da posio da seo ser analizada Como a barra tem um comprimento l 0xl Aplicando a equao de equilbrio pertinente:
Fy = 0

N-P-g=0 N = P + g(x) onde gx o peso parcial da barra isolada pelo corte Para avaliarmos o peso de um corpo, multiplicamos o seu volume por seu peso especfico V = A.x

gx = A . . x

N=P+A. .x Observe que o esforo normal varia linearmente em funo da ordenada x da seo de referncia. Como x=0 x=l 0xl podemos calcular os valores extremos do esforo normal N=P Nmx = P + A . . l

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

21

Chamando:

G - Peso total da barra

G = A. . l
Ento podemos escrever de outra forma o mximo esforo normal: Nmx = P + G Podemos descrever a variao de esforo normal sob a forma grfica:

Da mesma maneira como desenvolvemos as expresses analticas para o esforo normal podemos faze-lo com as tenses normais: N Sabemos que ( x) = A P + A. . x Como N(x) = P + A . . x ento: ou ( x) = A
(x) = P + .x A

Substituindo x por seus valores extremos teremos:

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

22

x=0 x=l

P A

mx =

P +.l A

Podemos com modificaes algbricas expressar o valor da tenso mxima em funo do peso total da barra,colocando A como denominador comum as parcelas:

mx =
ou

P + A. .l A

mx
OBS:

P +G A

1. Nas expresses acima deduzidas a carga P das primeiras parcelas representa esforos externos pea em estudo ficando as segundas parcelas com o efeito do peso prprio. 2. Tanto o esforo normal mximo como a tenso normal mxima foram expressas em duas equaes, uma em funo do peso especfico do material e outra em funo do peso total da pea. A utilizao de uma ou outra equao depende dos dados que possuimos e da convenincia do problema. 3. Como ao deduzirmos estas expresses utilizamos como exemplo um caso em que tanto a carga externa como o peso prprio so esforos de trao, ambas as parcelas so positivas. No caso de haver qualquer um destes efeitos negativo (compresso) deveremos mudar o sinal da parcela correspondente. C. DEFORMAES

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

23 Para determinarmos a deformao total ( l ) sofrida por uma barra sujeita uma carga externa (P) e ao seu peso prprio (G), utilizando o mtodo das sees, isolamos um trecho desta barra cortando-a por duas sees transversais S e S' infinitamente prximas, formando um prisma de comprimento elementar dx que se alongar apresentando um comprimento dx + dx.

= =

dx dx x E

dx = . dx dx = x . dx (alongamento do trecho de comprimento dx) E

como vimos anteriormente


x = P + .x A

ento:

P + x A dx dx = E
P .x . dx + . dx EA E

dx =

Como queremos o alongamento da barra toda devemos fazer o somatrio dos diversos trechos de comprimento dx que compem a barra, ou seja:

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

24
L

L = dx
0

L = ou

P x dx + dx EA E 0 0

P. l . l2 + l = E. A 2.E
Podemos expressar a equao da deformao total em funo do peso total G da pea, fazendo algumas modificaes algbricas:

PL L2 L = + EA 2EA
OBS:

ou

L =

L G P+ EA 2

1. As duas parcelas que figuram, nas equaes so facilmente identificveis: a primeira o alongamento devido a carga externa P e segunda devido ao peso prprio. 2. O sinal das parcelas que compem a deformao deve ser trocado quando seu efeito correspodente (carga externa ou peso prprio) fr de compresso, o que j observamos na tenso. 3. O alongamento da barra causado pelo peso prprio igual metade daquele que se obteria caso aplicssemos todo o seu peso G em sua extremidade livre.

Estruturas I - Faculdade de Arquitetura -PUCRS- Profas: Maria Regina Costa Leggerini / Slvia Baptista Kalil

You might also like