You are on page 1of 10

O Biodiesel

Biodiesel um combustvel biodegradvel derivado de fontes renovveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificao ou pela transesterificao. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de leos vegetais, existindo dezenas de espcies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dend ( palma ), girassol, babau, amendoim, pinho manso e soja, dentre outras. O biodiesel substitui total ou parcialmente o leo diesel de petrleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhes, tratores, camionetas, automveis, etc) ou estacionrios (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas propores. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petrleo chamada de B2 e assim sucessivamente, at o biodiesel puro, denominado B100. Segundo a Lei n 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel um biocombustvel derivado de biomassa renovvel para uso em motores a combusto interna com ignio por compresso ou, conforme regulamento, para gerao de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustveis de origem fssil. A transesterificao processo mais utilizado atualmente para a produo de biodiesel. Consiste numa reao qumica dos leos vegetais ou gorduras animais com o lcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual tambm se extrai a glicerina, produto com aplicaes diversas na indstria qumica. Alm da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma srie de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.

Biodiesel
O biodiesel um ster de cido graxo, renovvel e biodegradvel, obtido comumente a partir da reao qumica de leos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um lcool na presena de um catalisador (reao conhecida como transesterificao). Pode ser obtido tambm pelos processos de craqueamento e esterificao. O biodiesel substitui total ou parcialmente o leo diesel de petrleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhes, tratores, camionetas, automveis, etc) ou estacionrios (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas propores. O nome biodiesel muitas vezes confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponvel em alguns postos de combustvel. A designao correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do ingls Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petrleo chamada de B2 e assim sucessivamente, at o biodiesel puro, denominado B100.

ndice
y

y y

1 Processo de fabricao o 1.1 A reao de transesterificao o 1.2 Metanol versus etanol o 1.3 O uso de etanol o 1.4 Fontes alternativas de leos e gorduras o 1.5 Separao dos steres da glicerina 2 Influncia da qumica dos cidos graxos nas caractersticas do combustvel 3 Mistura biodiesel/diesel

y y y

y y y y y

4 Import i estrat i a 5 Projeto piloto 6 Vantagens x desvantagens o 6.1 As vantagens do biodiesel o 6.2 Desvantagens na utili ao do biodiesel 7 Programa biodiesel no Brasil 8 Aspectos econmicos do biodiesel 9 Referncias o 9.1 Bibliografia 10 Ver tambm 11 Ligaes externas

Processo de fabricao
A reao de transesterificao
Ver artigo principal: Transesterificao O biodiesel comumente produzido por meio de uma reao qumica denominada transesterificao. No caso especfico para a reao abaixo, os triacilglicerois de origem animal, reagem com o metanol, na presena de um catalisador, produzindo glicerol (subproduto) e o ster metlico de cido graxo (biodiesel, conhecido pelo acrnico em ingls FAME - fatty acid methyl ester). A reao de transesterificao pode ser catalisada por cido ou base.

Metanol versus etanol O uso de etanol


Um mito foi criado quanto utilizao de etanol no processo de transesterio, dizendo que este no pode ser reagente do processo. O emprego de etanol anidro (grau de pureza maior que 99%) necessrio, pois a presena de gua na reao de transesterificao leva ao surgimento de emulses.

Fontes alternativas de leos e gorduras


O biodiesel pode ser produzido a partir de qualquer fonte decidos graxos, porm nem todas as fontes de cidos graxos viabilizam o processo a nvel industrial. Os resduos graxos tambm aparecem como matria-prima para a produo do biodiesel. Nesse sentido, podem ser citados os leos de frituras, as borras de refinao, a matria graxa dos esgotos, leos ou gorduras vegetais ou animais fora de especificao, cidos graxos, etc. Algas tambm so uma possvel fonte alternativa de leos.[1]

Separao dos steres da glicerina

Aps a reao de transesterificao, os steres resultantes devem ser separados da glicerina, dos reagentes em excesso e do catalisador da reao. Isto pode ser feito em 2 passos. Primeiro, separa-se a glicerina via decantao ou centrifugao. Seguidamente eliminam-se os sabes, restos de catalisador e de metanol/etanol por um processo de lavagem com gua e borbulhao ou utilizao de silicato de magnsio, requerendo este ltimo uma filtragem, ou por destilao, que dispensa o uso de produtos qumicos para promover a purificao.

Influncia da qumica dos cidos graxos nas caractersticas do combust el


Os cidos graxos diferem entre si a partir de trs caractersticas: 1. o tamanho de sua cadeia hidrocarbnica; 2. o nmero de insaturaes; 3. presena de grupamentos qumicos. Quanto maior a cadeia hidrocarbnica da molcula, maior o nmero de cetano e a lubricidade do combustvel. Porm, maior o ponto de nvoa e o ponto de entupimento. Assim, molculas exageradamente grandes (steres alqulicos do cido ercico, araquidnico ou eicosanico) devido ao processo de pre-aquecimento tornam o combustvel de uso difcil em regies com temperaturas baixas. Quanto s insaturaes, quanto menor o nmero de insaturaes (duplas ligaes) nas molculas, maior o nmero de cetano do combustvel, ocasionando uma melhor "qualidade combusto". Por outro lado, um aumento no nmero de cetano ocasiona tambm um aumento no ponto de nvoa e de entupimento (maior sensibilidade aos climas frios). Por outro lado, um elevado nmero de insaturaes torna as molculas menos estveis quimicamente. Isso pode provocar inconvenientes devido a oxidaes, degradaes e polimerizaes do combustvel (ocasionando um menor nmero de cetano ou formao de resduos slidos), se inadequadamente armazenado ou transportado. Desta forma, tanto os steres alqulicos de cidos graxos saturados (lurico, palmtico, esterico) como os de poli-insaturados (linolico, linolnico) possuem alguns inconvenientes. De uma forma geral, um biodiesel com predomin ncia de cidos graxos combinados mono-insaturados (olico, ricinolico) so os que apresentam os melhores resultados.

Mistura biodiesel/diesel
O biodiesel pode ser usado misturado ao leo diesel proveniente do petrleo em qualquer proporo, sem necessidade de qualquer alterao mec nica nos atuais motores a Diesel. Em alguns motores antigos, h a necessidade de alguns ajustes. A concentrao de biodiesel informada por meio de uma nomenclatura especfica, definida por "BX", onde X refere-se percentagem em volume do biodiesel ao qual misturado ao diesel do petrleo. Assim, B5, B20 e B100 referem-se, respectivamente s misturas de biodiesel/diesel contendo 5, 20 e 100% de biodiesel.

Importncia estratgica
A produo do biodiesel pode cooperar com o desenvolvimento econmico de diversas regies do Brasil, uma vez que possvel explorar a melhor alternativa de matria-prima, no caso fontes de leos vegetais tais como leo de mamona, soja, dend, girassol, algodo etc, dependendo da regio. O consumo do biodiesel e de suas misturas BX pode ajudar um pas a diminuir sua dependncia do petrleo (a chamada "petrodependncia"), contribuir para a reduo da poluio atmosfrica, uma vez

que o biodiesel no contm enxofre em sua composio, alm de gerar alternativas de empregos em reas geogrficas menos propcias para outras atividades econmicas, promovendo assim, a incluso social.

Projeto piloto
Cidades como Curitiba, capital do Estado do Paran, Brasil, possuem frota de nibus para transporte coletivo movida a biodiesel. Esta ao reduziu substancialmente a poluio ambiental, aumentando, portanto, a qualidade do ar e, por consequncia, a qualidade de vida num universo populacional de trs milhes de habitantes. Acredita-se que at 2010 mais de quinhentas cidades estaro com o biodiesel em suas bombas.

Vantagens x des antagens


Prs e contras na produo e no uso do biodiesel:

As antagens do biodiesel
y

energia renovvel. As terras cultivveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matria-prima para o biodiesel. constitudo por carbono neutro, ou seja, o combustvel tem origem renovvel ao invs da fssil. Desta forma, sua obteno e queima no contribuem para o aumento das emisses de CO2 na atmosfera, zerando assim o balano de massa entre emisso de gases dos veculos e absoro dos mesmos pelas plantas. Possui um alto ponto de fulgor, conferindo ao biodiesel manuseio e armazenamento mais seguros. Apresenta excelente lubricidade, fato que vem ganhando import ncia com o advento do petrodiesel de baixo teor de enxofre, cuja lubricidade parcialmente perdida durante o processo de produo. Contribui para a gerao de empregos no setor primrio. Com isso, evita o xodo do trabalhador no campo, reduzindo o inchao das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia autossustentvel essencial para a autonomia do pas. Com a incidncia de petrleo em poos cada vez mais profundos, muito dinheiro esta sendo gasto na sua prospeco, o que torna cada vez mais onerosa a explorao e refino das riquezas naturais do subsolo, havendo ento a necessidade de se explorar os recursos da superfcie, abrindo assim um novo nicho de mercado, e uma nova oportunidade de uma aposta estratgica no sector primrio. Nenhuma modificao nos atuais motores do tipo ciclo diesel faz-se necessria para misturas de biodiesel com diesel de at 20%, sendo que percentuais acima de 20% requerem avaliaes mais elaboradas do desempenho do motor.

Des antagens na utilizao do biodiesel


y

No se sabe ao certo como o mercado ir assimilar a grande quantidade de glicerina obtida como subproduto da produo do biodiesel (entre 5 e 10% do produto bruto). A queima parcial da glicerina gera acrolena, produto suspeito de ser cancergeno.

No Brasil e na sia, lavouras de soja e dend, cujos leos so fontes potencialmente importantes de biodiesel, esto invadindo florestas tropicais que so importantes bolses de biodiversidade. Muitas espcies podero deixar de existir em consequncia do avano das reas agrcolas, entre as espcies, podemos citar o orangotango ou o rinoceronte de Sumatra. Embora no Brasil, muitas lavouras no serem ainda utilizadas para a produo de biodiesel, essa preocupao deve ser considerada. Tais efeitos nocivos podero ser combatidos pela efetivao do zoneamento agroecolgico proposto pelo Governo Federal.[carece de f ntes?] A produo intensiva da matria-prima de origem vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruio da fauna e flora, aumentando portanto o risco de erradicao de espcies e o possvel aparecimento de novos parasitas, como o parasita causador da Malria. Medo j superado visto que a cana de acar no destruiu o Brasil. O balano de CO2 do biodiesel no neutro, mesmo sendo inmeras vezes menos emissor de CO2 que o diesel de petrleo, se for levado em conta a energia necessria sua produo, mesmo que as plantas busquem o carbono atmosfera: preciso ter em conta a energia necessria para a produo de adubos, para a locomoo das mquinas agrcolas, para a irrigao, para o armazenamento e transporte dos produtos. Cogita-se a que poder haver uma subida nos preos dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matria-prima para a produo de biodiesel. Como exemplo, pode-se citar alguns fatos ocorridos em Portugal, no incio de Julho de 2007, quando o milho era vendido a 200 euros por tonelada (152 em Julho de 2006), a cevada a 187 (contra 127), o trigo a 202 (137 em Julho de 2006) e o bagao de soja a 234 (contra 178). O uso de algas como fonte de matria-prima para a produo do biodiesel poderia poupar as terras frteis e a gua doce destinadas produo de alimentos.

Programa biodiesel no Brasil


O Programa Biodiesel um projeto do governo brasileiro que tem como misso, promover a curto prazo, a fuso dos recursos renovveis (combustvel vegetal) com os esgotveis (petrleo), subentendendo-se que somente as refinarias autorizadas pela Agncia Nacional do Petrleo (ANP) do Brasil podero proceder a mistura dos esgotveis com os renovveis e a conseqente comercializao atravs de conveniados.

Aspectos econmicos do biodiesel


Em 2002, a demanda total de diesel no Brasil foi de 39,2 milhes de metros cbicos, dos quais 76% foram consumidos em transportes. O pas importou 16,3% dessa demanda, o equivalente a US$ 1,2 bilho. Como exemplo, a utilizao de biodiesel a 5% no pas, demandaria, portanto, um total de dois milhes de metros cbicos de biodiesel.

Subsdios Go ernamentais Oferecidos


As premissas conferem uma produo mdia anual de 800 milhes de litros de biodiesel a serem adicionados, na proporo de 2%, ao diesel mineral consumido no Brasil. Outra premissa adotada de que 50% deste total ser proveniente da agricultura familiar, e o restante da industrial. Apenas a familiar elegvel para o benefcio fiscal, segundo legislao existente. O que o governo est fazendo, a iseno total de tributos federais, atravs da adoo de um Selo Combustvel Social, que comprova que o biodiesel produzido proveniente de projetos de incluso social. Sendo assim, o que deve ser analisado a renncia fiscal de 400 milhes de litros de leo diesel mineral, e confrontado com as externalidades positivas.

Especificaes do Biodiesel
Em funo da import ncia do biodiesel e da futura regulamentao para sua utilizao no pas, o estabelecimento de padres de qualidade para o biodiesel se constitui um fator primordial para sua adoo ser bem sucedida. A especificao do biodiesel destina-se a garantir a sua qualidade e pressuposto para se ter um produto adequado ao uso. Assegurar um combustvel de qualidade sob qualquer situao, garantir os direitos dos consumidores e preservar o meio ambiente so os focos principais na preocupao c as especificaes do biodiesel. om

Biodiesel de abacate
5/6/2009 Por Jussara Mangini Agncia FAPESP O abacateiro pode ser uma nova alternativa para a produo de biodiesel, de acordo com estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Segundo eles, o abacate apresenta vantagem em relao a outras oleaginosas estudadas ou usadas para a produo de biocombustvel, como a soja. O motivo que do mesmo fruto possvel extrair as duas principais matrias-primas do biodiesel: leo (da polpa) e lcool etlico (do caroo). O objetivo principal da pesquisa era a extrao do leo para produo de biodiesel. Mas, ao tratarmos o resduo, que o caroo, conseguimos obter lcool etlico. Isso, por si s, uma grande vantagem, j que da soja extrado somente o leo e a ele adicionado o lcool anidro, explicou Manoel Lima de Menezes, professor do Departamento de Qumica da Faculdade de Cincias da Unesp, em Bauru, e coordenador da pesquisa que teve apoio da FAPESP na modalidade Auxlio a Pesquisa Regular. O Brasil o terceiro produtor mundial de abacate, com cerca de 500 milhes de unidades produzidas por ano. Cultivado em quase todos os estados, mesmo em terrenos acidentados, a produo se d o ano todo, com 24 espcies que frutificam a cada trs meses. No so todos os leos vegetais que podem ser utilizados como matria-prima para produo de biodiesel, pois alguns apresentam propriedades no ideais, como alta viscosidade ou quantias elevadas de iodo, que so transferidas para o biocombustvel e o tornam inadequado para o uso direto em motor de ciclo diesel. Segundo Menezes, o teor de leo do abacate varia de 5% a 30%. As amostras coletadas na regio de Bauru (SP) apresentaram, no mximo, 16% de teor de leo. Esse ndice similar ao teor de leo da soja que, na mesma regio, de 18%, comparou. Teoricamente, possvel extrair de 2,2 mil litros a 2,8 mil litros de leo por hectare de abacate, disse. O nmero considerado por ele elevado quando comparado com a extrao de outros leos: soja (440 a 550 litros/hectare), mamoma (740 a 1 mil litros/hectare), girassol (720 a 940 litros/hectare) e algodo (280 a 340 litros/hectare). J o caroo do abacate tem 20% de amido. Com base nesse percentual, estima-se que seja possvel extrair 74 litros de lcool por tonelada de caroo de abacate. Valor prximo ao da cana-de-acar, que possibilita a extrao de 85 litros por tonelada, enquanto a mandioca fornece 104 litros por tonelada.

Apesar da enorme disponibilidade do fruto no Brasil, o leo do abacate ainda importado, pela falta de tecnologias adequadas para o processamento. O principal obstculo para obteno do leo o alto teor de umidade o abacate tem 75% de gua, em mdia , que afeta o rendimento da extrao. Esse foi um dos desafios que a pesquisa se props solucionar: aperfeioar as metodologias de extrao para obter melhor rendimento. Extrao do leo De todos os mtodos estudados pelo grupo orientado por Menezes, o melhor resultado foi obtido com a desidratao. Foi desenvolvido um forno rotativo, com ar quente e, aps a secagem, a polpa foi moda e colocada na prensa, seguida do processo de suspenso com solvente. A partir desse momento, foi transferida para uma centrfuga de cesto, desenvolvida pelo grupo. Com a fora centrfuga, a polpa fica bem seca e o rendimento melhora, observou Menezes. Da extrao do leo, passou-se para a produo do biodiesel, o que inclui uma etapa de purificao. Uma vez purificado, foi feita a sntese do biodiesel, j com o mtodo tradicional utilizado atualmente, que a reao por transesterificao (conhecido como mtodo Ferrari), seguido pela caracterizao por cromatografia gasosa. Essa a tcnica exigida pela ANP 42, regulamentao da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis que define a caracterizao e avaliao da qualidade do produto obtido e deve ser seguida pelos mercados comprador e fornecedor. O primeiro estudo feito com o caroo foi a hidrlise enzimtica, com a qual se obteve rendimento baixo, de cerca de 24 litros por tonelada. Agora, os pesquisadores esto iniciando uma nova etapa, que a hidrlise alcalina e/ou cida sob presso, seguida por hidrlise enzimtica para melhorar o rendimento. Grande parte dos par metros fsico-qumicos est de acordo com as exigncias da regulamentao ANP 42, com exceo do teor de glicerina total e acidez, que ficaram um pouco acima, segundo Menezes. Os teores de enxofre, fsforo e sdio no foram determinados nessa etapa do projeto devido dificuldade em encontrar laboratrios para executar os ensaios. Esses so aspectos que a pesquisa continuar analisando para que fiquem totalmente compatveis com os par metros da ANP 42. Nosso objetivo propor o emprego da tcnica de espectrofotometria de absoro atmica, empregada na determinao de metais e desenvolver uma nova metodologia que possa ser adaptada para anlise do fsforo, disse. Como os demais resultados obtidos esto em conformidade com a regulamentao, os pesquisadores consideram que a metodologia empregada adequada para realizar a sntese do produto. Viabilidade econmica Segundo o estudo feito na Unesp, as caractersticas do biodiesel do leo de abacate so bastante semelhantes s verificadas com o biodiesel de soja, com exceo da colorao, que esverdeada, diferente do amarelo no caso da soja. Mas isso no afetaria a qualidade. Na anlise de carbono, a clorofila no alterou o resduo de carbono que a norma estabelece. Ficou abaixo. Portanto, nesse caso, a cor no interfere na qualidade, mais uma questo de aparncia. Clarificar, portanto, opcional, diferentemente da aplicao medicinal, em que clarificar levaria perda de propriedades medicinais, ao passo que a colorao escura no tem apelo comercial na produo de cosmticos, disse Menezes. A viabilidade econmica do biodiesel de abacate no foi foco dessa etapa do estudo nem a especialidade desse grupo de pesquisa, segundo o coordenador. O custo do biodiesel ainda alto.

Produz-se leo de soja a um custo de R$ 1,20 o litro. O lcool anidro para adicionar comprado a R$ 0,74 o litro. O abacate tem a vantagem de oferecer as duas matrias -primas e, por enquanto, a um custo mais baixo que o da soja, segundo Menezes. A extrao do leo e lcool do abacate ainda demanda investimentos em equipamentos. De acordo com o professor da Unesp, necessrio estudar o desenvolvimento de um despolpador para separar a polpa do caroo e produzir a centrfuga para obter mximo rendimento. O estudo resultou na apresentao de quatro trabalhos em congressos nacionais.

Biodiesel no Brasil

O pas tem em sua geografia grandes vantagens agrnomas, por se situar em uma regio tropical, com altas taxas de luminosidade e temperaturas mdias anuais. Associada a disponibilidade hdrica e regularidade de chuvas, torna-se o pas com maior potencial para produo de energia renovvel. O Brasil explora menos de um tero de sua rea agricultvel, o que constitui a maior fronteira para expanso agrcola do mundo. O potencial de cerca de 150 milhes de hectares, sendo 90 milhes referentes novas fronteiras, e outros 60 referentes a terras de pastagens que podem ser convertidas em explorao agrcola a curto prazo. O Programa Biodiesel visa a utilizao apenas de terras inadequadas para o plantio de gneros alimentcios. H tambm a grande diversidade de opes para produo de biodiesel, tais como a palma e o babau no norte, a soja, o girassol e o amendoim nas regies sul, sudeste e centro -oeste, e a mamona, que alm de ser a melhor opo do semi-rido nordestino, apresenta-se tambm como alternativa s demais regies do pas.

A sinergia entre o complexo oleaginoso e o setor de lcool combustvel traz a necessidade do aumento na produo de lcool. A produo de biodiesel consome lcool etlico, atravs da transesterificao por rota etlica, o que gera incremento da demanda pelo produto. Consequentemente, o projeto de biodiesel estimula tambm o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, gerando novos investimentos, emprego e renda. A ANP estima que a atual produo brasileira de biodiesel seja da ordem de 176 milhes de litros anuais.

O atual nvel de produo constitui um grande desafio para o cumprimento das metas estabelecidas no mbito do Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel, que necessitar de, aproximadamente, 750 ML em sua fase inicial. Ou seja, a capacidade produtiva atual supre somente 17% da demanda, considerando a mistura B2. Porm, com a aprovao das usinas cuja solicitao tramita na ANP, a capacidade de produo coincide com a demanda prevista para 2006. Esta capacidade ter que ser triplicada at 2012, com a necessidade de adio de 5% de biodiesel ao petrodiesel. A fim de conferir uma dimenso perspectiva de expanso da produo de biodiesel no Brasil, foram efetuadas projees para o perodo 2005 2035. Foram considerados os seguintes par metros bsicos para efetuar a projeo: a. Taxa geomtrica de crescimento do consumo de leo diesel ou suced neos de 3,5% a.a.; b. Mistura de biodiesel ao leo diesel iniciando em 2% e finalizando em 40%; c. Produtividade de leo iniciando em 600 kg/ha e finalizando em 5.000 kg.ha-1; d. Considerou-se grande usina aquela que processa acima de 100 kt.ano-1; e. Parcela da produo alocada a grandes usinas de 80 %; f. Craqueadores instalados em pequenas comunidades ou propriedades rurais atingindo 100.000 no final do perodo, com produo mdia de 250 L.dia-1; A Figura 01 mostra que o Brasil poder produzir, apenas para o mercado interno, um volume aproximado de 50 GL, sendo a maior parcela produzida por transesterificao (80%) e o restante por craqueamento. A produo por transesterificao atender o grande mercado atacadista, direcionado mistura com petrodiesel, o abastecimento de frotistas ou de consumidores interessados em aumentar a proporo de biodiesel no petrodiesel.

Estima-se que a produo de biodiesel para os mercados externos e internos, no final do perodo, ser equivalente (Figura 02). Entretanto, nos primeiros 10 anos, o mercado interno absorver a totalidade da produo. No conjunto do mercado interno e externo, a rota de transesterificao etanlica responder por 90% do total do biodiesel produzido. Nesse cenrio, no final do perodo, haver uma demanda de 6 GL de etanol e uma produo 4Mt de glicerol, evidenciando o potencial de integrao de cadeias com a produo de biodiesel.

Mercado automoti o e estaes estacionrias


O uso do biodiesel pode atender a diferentes demanda de mercado, significando uma opo singular para diversas caractersticas regionais existentes ao longo do territrio nacional. Conceitualmente o biodiesel pode substituir o diesel de origem fssil em qualquer das suas aplicaes. No entanto, a insero deste combustvel na matriz energtica brasileira dever ocorrer de forma gradual e focada em mercados especficos, que garantam a irreversibilidade do processo. A utilizao do biodiesel pode ser dividida em dois mercados distintos, mercado automotivo e usos em

estaes estacionrias. Cada um destes mercados possui caractersticas prprias e podem ser subdivididos em sub mercados. O mercado de estaes estacionrias caracteriza-se basicamente por instalaes de gerao de energia eltrica, e representam casos especficos e regionalizados. Tipicamente, pode-se considerar a gerao de energia nas localidades no supridas pelo sistema regular nas regies remotas do Pas, que em termos dos volumes envolvidos no so significativos, mas podem representar redues significativas com os custos de transporte e, principalmente, a incluso social e o resgate da cidadania dessas comunidades. Outros nichos de mercado para utilizao do biodiesel para gerao de energia podem ser encontrados na pequena indstria e no comrcio, como forma de reduo do consumo de energia no horrio de ponta, aliado aos aspectos propaganda e marketing. O mercado automotivo pode ser subdividido em dois grupos, sendo um composto por grandes consumidores com circulao geograficamente restrita, tais como empresas de transportes urbanos, de prestao de servios municipais, transporte ferrovirio e hidrovirio entre outras. A segunda parcela do mercado automotivo caracteriza-se pelo consumo a varejo, com a venda do combustvel nos postos de revenda tradicionais. Neste grupo esto includos os transportes interestaduais de cargas e passageiros, veculos leves e consumidores em geral.

Demanda Brasileira
Como um suced neo do leo diesel, o mercado potencial para o biodiesel determinado pelo mercado do derivado de petrleo. A demanda total de leo diesel no Brasil em 2002 foi da ordem de 39,2 milhes de metros cbicos, dos quais 76% foram consumidos no setor de transporte, 16% no setor agropecurio e 5% para gerao de energia eltrica nos sistemas isolados. A importao de diesel, em 2002, correspondeu a 16,3% do mercado e significou nos ltimos anos um dispndio anual da ordem de US$ 1,2 bilho, sem considerar o diesel produzido com petrleo importado, cerca de 8% do total de diesel consumido. No setor de transporte, 97% da demanda ocorre no modal rodovirio, ou seja caminhes, nibus e utilitrios, j que no Brasil esto proibidos os veculos leves a diesel. Em termos regionais, o consumo de diesel ocorre principalmente na regio Sudeste (44%), vindo a seguir o Sul (20%), Nordeste (15%), Centro-Oeste (12%) e Norte (9%). O diesel para consumo veicular no Brasil pode ser o diesel interior, com teor de enxofre de 0,35% ou o diesel metropolitano, com 0,20% de enxofre, que responde por cerca de 30% do mercado. A gerao de energia eltrica nos sistemas isolados da regio amaznica consumiu 530 mil metros cbicos de diesel, distribudos na gerao de 2.079 GWh, no Amazonas (30%), Rondnia (20%), Amap (16%), Mato Grosso (11%), Par (11%), Acre (6%), Roraima (3%), alm de outros pequenos sistemas em outros estados. Estes nmeros se referem demanda do servio pblico. Existem grandes consumidores privados de diesel para gerao de energia eltrica, como as empresas de minerao localizadas na regio Norte. Como um exerccio e sem considerar eventuais dificuldades de logstica ou de produo, podem ser inicialmente considerados os seguintes mercados: 1. uso de B5 no diesel metropolitano: 0,45 Mm3 2. uso de B5 no diesel consumido no setor agropecurio: 0,31 Mm3 3. uso de B5 para gerao nos sistemas isolados: 0,10 Mm3 4. uso de B5 em todo o mercado de diesel: 2,00 Mm3

You might also like