You are on page 1of 8

FACULDADE SO MIGUEL NCLEO DE CONSTRUO DO CONHECIMENTO (NCC)

MANUAL DE TRABALHOS ACADMICOS DA FACULDADE SO MIGUEL

RECIFE 2007

MANUAL DE TRABALHOS ACADMICOS

Este um guia para a elaborao de trabalhos acadmicos nos cursos de graduao da Faculdade So Miguel. A estrutura geral dos trabalhos acadmicos da FSM obedecer s normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), particularmente a NBR 14.724 (Trabalhos acadmicos), a NBR 6024 (Numerao progressiva das sees de um documento escrito), a NBR 6023 (Referncias) e a NBR 10.520 (Citaes e notas).

Forma de Apresentao A estrutura dos trabalhos acadmicos estar dividida em trs partes: elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. Os elementos pr-textuais so: capa, folha de rosto e sumrio. A palavra sumrio no ser numerada e aparecer centralizada na pgina. Os elementos textuais so: introduo, desenvolvimento (dividido em sees) e concluso. Os elementos textuais introduo e concluso no sero numerados e aparecero centralizados na pgina. As divises do desenvolvimento (sees e subsees) sero numeradas e aparecero no lado esquerdo da pgina. A abertura de novas sees aparecer sempre no incio de cada pgina. As subsees aparecero na mesma pgina em que terminar a seo ou subseo anterior, sempre que houver espao. Os elementos ps-textuais so: referncias, glossrio (opcional), apndices (opcional) e anexos (opcional). Os elementos ps-textuais no sero numerados e aparecero centralizados na pgina. Os itens que no so numerados aparecem sempre centralizados na pgina (sumrio, introduo, referncias, anexos, etc.). A seguir apresentam-se os modelos de capa, folha de rosto, sumrio e referncias.

FACULDADE SO MIGUEL CURSO DE ...

capa

(Nome do autor)

(TTULO DO TRABALHO)

RECIFE (ANO)

(Nome do autor)

(TTULO DO TRABALHO)

Folha de rosto

Trabalho de (...) do curso de (...), da Faculdade So Miguel, como requisito parcial para obteno da nota da disciplina (...)

RECIFE (ANO)

5 Sumrio

O sumrio deve obedecer norma NBR 6027 da ABNT. O sumrio o ltimo elemento pr-textual. A palavra sumrio aparecer centralizada na pgina. Os elementos pr-textuais no aparecero na lista do sumrio (lista de tabelas, lista de ilustrao). Os itens e subitens do sumrio aparecero da mesma forma como so utilizados no texto: mesma numerao e mesmo estilo e tamanho de letra. Os itens do trabalho que no possuem numerao, como por exemplo, as referncias e os anexos, aparecero no sumrio tambm sem numerao, mas sempre com a indicao de sua pgina de localizao. A seguir um exemplo de sumrio:

Sumrio Introduo....................................................................................................... 1. (ttulo da seo).......................................................................................... 1.1. (ttulo da subseo)................................................................................. 1.2. (ttulo da subseo)................................................................................. 2. (ttulo da seo).......................................................................................... 2.1. (ttulo da subseo)................................................................................. 3. (ttulo da seo).......................................................................................... Concluso....................................................................................................... 4 6 9 10 13 14 18 20

Referncias..................................................................................................... 22 Anexo.............................................................................................................. 24

6 Referncias A palavra referncias aparecer no sumrio sem numerao (mas com a indicao da pgina onde est localizada). Na pgina das referncias, a palavra referncias aparecer centralizada na pgina. As referncias devem ser apresentadas, obrigatoriamente, de acordo com as normas tcnicas NBR 6023 da ABNT. Deve-se procurar manter a coerncia quanto forma em todas as referncias. Se, por exemplo, opta-se por escrever apenas a letra inicial do autor, deve-se manter esta opo em todas as demais referncias. O nmero de pginas do livro no um elemento obrigatrio, mas uma vez includa esta informao numa referncia, todas as demais devem apresentar esta mesma informao. A indicao da edio do livro s obrigatria quando a edio no for a primeira. No caso de ser a primeira edio, no se faz referncia primeira edio; nos demais casos, precisa-se o nmero da edio (2 ed., 15 ed., etc). Listar-se-o a seguir os exemplos mais comuns de referncias. Para os casos no includos nos exemplos abaixo, deve-se recorrer NBR 6023. 1) Livro com um autor: CARPENITO-MOYET, Lynda Juall. Compreenso do processo de enfermagem: mapeamento de conceitos e planejamento de cuidados. Porto Alegre: Artmed, 2007. 2) Livro com dois ou trs autores: JOHNSTON, ROBERT; CHAMBERS, STUART; SLACK, NIGEL. Administrao da produo. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2002. 3) Livro com mais de trs autores: MANN, Prem S. et al. Introduo estatstica. 5 ed. So Paulo: 2006. 4) Captulo de livro: BADOUX, Daniel. Bioestatstica e biomecnica gerais. In: SISSON, Seal. Anatomia dos animais domsticos. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. p.47-49.

7 5) Trabalho de concluso de curso, monografia, dissertao, tese: SILVA, Ednaldo Jos. Terceirizao de servios: ameaa ou oportunidade para as empresas? 2007. 45f. Trabalho de concluso de curso (Graduao em Administrao com habilitao em Marketing). Faculdade So Miguel, Recife, 2007. 6) Artigo de revista assinado: PEREIRA, Paulo Tiago. Liderana: uma arte. Prescincia, Recife, v.1, n.1, p.6368, mar. 2006. 7) Artigo de revista no assinado: MO-DE-OBRA e previdncia. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, v.39, n.11, p.12-14, set. 1985. 8) Matria de jornal assinada: NAVES, Paulo. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de So Paulo, So Paulo, 28 jun. 2007, p.13. 9) Matria de jornal no assinada: HUGO Chvez agradece a Lula por declaraes. Jornal do Commercio, Recife, 07 jun. 2007, p.19. 10) Matria de jornal assinada da internet: JNIOR, Cirilo. Mulheres comandam educao no pas, afirma IBGE. Folha OnLine. 26 out. 2007. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u339995.shtml>. Acesso em: 26 out. 2007. 11) Matria de jornal no assinada da internet: DANA, canto e percusso em trs compassos no Santa Isabel. JC OnLine. 24 out. 2007. Disponvel em: <http://jc.uol.com.br/2007/10/24/not_152574.php>. Acesso em: 26 out. 2007. 12) Artigo de portal da internet no assinado: COMISIN de Relaciones Exteriores aprob ingreso de Venezuela al MERCOSUR: ahora restan votar Cmaras de Senadores y Diputados. Somos MERCOSUR. 24 out. 2007. Disponvel em: <http://www.somosmercosur.org/?q=es/node/489>. Acesso em: 26 out. 2007. 13) Dicionrio da internet: COMRCIO internacional. Wikipdia. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Exporta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 26 out. 2007.

8 Citaes As citaes devem respeitar as normas NBR 10.520 da ABNT. Deve-se observar que todas as chamadas que aparecem ao longo do texto, devem,

obrigatoriamente, aparecer nas referncias no final do trabalho. A seguir, listam-se os casos mais comuns de citaes. Para os casos no includos nos exemplos abaixo, deve-se recorrer NBR 10.520. 1) As chamadas pelo sobrenome do autor devem ser em letra minscula, seguida do ano da obra e da pgina da citao entre parnteses: Ex. De acordo com Castro (2003, p.31), esta questo... OBS: Para obra com dois ou trs autores: De acordo com Castro, Souza e Lima (2003, p.31). 2) Se o nome do autor vier entre parnteses, deve aparecer em letra maiscula: Ex. O comrcio intra-regional representava em 2005 cerca de 12% do Produto Interno Bruto (CASTRO, 2003, p.31). OBS: Para obra com dois ou trs autores: (CASTRO; SOUZA; LIMA, 2003, p.31). 3) Citaes diretas de at trs linhas ficam no corpo do texto entre aspas: Ex. Arbex Jr. (2005, p.35) acredita que [...] o olhar condicionado pela cultura, mas tambm por uma srie quase infinita de mecanismos inconscientes, a imensa maioria forjada na primeira infncia. 4) Citaes diretas de mais de trs linhas ficam destacadas do pargrafo com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor, espao simples e sem aspas: Ex. Arbex Jr. (2005, p.35) acredita que,
[...] o olhar condicionado pela cultura, mas tambm por uma srie quase infinita de mecanismos inconscientes, a imensa maioria forjada na primeira infncia. No existe o observador neutro. Testemunhar um evento tambm constru-lo segundo o aparelho psquico e a formao social e cultural da testemunha.

You might also like