You are on page 1of 9

FUNDAMENTOS TAIS (Aquecimento / Preparao) Deve-se tomar cuidado para no entrar frio em um treino ou competio, pois tm todas as hances

de sofrer um estiramento, uma toro ou mesmo um sbito. indispensvel uma prepar ao na qual ele v gradativamente se aquecendo e preparando o corpo para uma carga de esforo maior e mais prolongada. UKEMI (Rolamentos e Quedas) Quando estava na preparao para o lanamento de seu estilo de luta, Jigoro Kano deu e special ateno integridade fsica do atleta, j que os outros estilos de luta mostravam -se negligentes nessa rea e mesmo incentivavam golpes perigosos. Na impossibilida de de eliminar as quedas, conseqncia natural dos golpes de arremesso, o mestre ape rfeioou tcnicas que praticamente anulam as possibilidades de acidente. A prtica do UKEMI proporciona um excelente senso de equilbrio e proteo, e mesmo uma queda fora do tatame ter seus efeitos sensivelmente diminudos ou at anulados. Quando se fizer o ukemi, devemos oferecer a maior rea possvel para o impacto (as costas) e fazer o batimento de mos e braos para emitir uma contra-ondas de choque a fim de atenuar a batida das costas contra o tatame. Quantos s quedas com rolamento, o ideal torn ar o corpo tanto quando possvel uma bola que aproveite o impulso e role, diminuin do ou eliminando o impacto. Mesmo depois de Ter recebido a ambicionada faixa pre ta, com um grau avanado de prtica e conhecimento, o praticante deve continuar a Te r o Ukemi como preocupao constante. KUMI-KATA (Pegadas) O Kumi-kata pode ser pela direita ou esquerda (migi ou Hidari), dependendo do br ao que se distende e segura a gola do quimono (judogi) do adversrio. O outro brao f ica por fora e segura a parte externa da manga (sod). Pela pegada um adversrio pod e dominar o outro, neutralizar ou abortar um ataque em formao ou j iniciado, em tod a a sua extenso. .Para uma boa pegada so necessrias base e fora nos braos, nos pulsos , nas mos e nos dedos. A base o posicionamento dos ps, pernas e tronco, que quando em posio de defesa tornam-se um bloco firme, coeso e resistente. KUZUSHI TSUKURI KAKE Arremesso)

(Desequilbrio

Posicionamento

O Kusushi casa-se perfeita e harmoniosamente com a mxima de Jigoro Kano: um mnimo de fora para um mximo de eficincia. Alguns estudiosos da obra do grande mestre acre ditam Ter sido a sua maior contribuio o fato de Ter analisado, dividido e dado nom e s fases de projeo, ou seja, Kusushi, Tsukuri e Kake. Isso teria possibilitado o a primoramento das tcnicas j existentes e a criao de outras que viriam enriquecer a ar te. Na aplicao de um golpe h duas possibilidades. Uma escolher a tcnica para depois preparar o adversrio para receb-la; a outra aproveitar um eventual desequilbrio par a aplicar a tcnica mais conveniente e oportuna. Em ambos os casos, a quebra de eq uilbrio do adversrio ou a preparao recebe o nome de Kuzushi, e pode ser direcionada

pra qualquer um dos pontos cardeais ou colaterais, tendo, portanto oito direes pos sveis. Continuando seu esforo, o judoca se coloca em posio para o arremesso. Essa po sio ideal para o lanamento do adversrio chama-se tsukuri. O prprio momento do arremes so , o execuo final do golpe o kake. GUEIKO (Treinamento) H as mais variadas formas para as tcnicas que compe o Nage-waza: TENDOKU-RENSHIU Sombra ou treinamento solitrio, com ou sem espelho ou aparelhos, em que se procura lapidar os golpes e melhorar a rapidez. UCHI-KOMI Possvel aos pares e tambm em trio, visando o aprimoramento das tcnicas, d a rapidez e da fora localizada. D-se vulgarmente o nome de entrada , porque faz o Kuz ushi e o tsukuri, pra e volta ao incio, sem completar o arremesso. YAKO-SOKU-GEIKO Treino aos pares, livre e bem leve, sem defesa e movimentando-se solto , explorando-se toda e qualquer chance de golpe. Visa principalmente condici onar os sentidos para o aproveitamento das oportunidades que vierem a se oferece r durante o combate. KAKARI-GEIKO o ataque consecutivo de esquerda e direita, com defesa leve do comp anheiro, que apenas utiliza o Tai-sabaki. Este treinamento tambm excelente para o condicionamento fsico. RENRAKU-RENKA-WAZA Este treinamento permite o estudo e aperfeioamento das tcnicas que se concatenam e se completam, se combinam. KAESHI-WAZA o treinamento dos contragolpes.

RANDORI o treinamento livre e completo, onde o atleta emprega todo o seu conheci mento e capacidade. onde se testa a prpria eficincia para conhecer os pontos negat ivos e possibilidades. Pode-se dizer que a prova final antes do Shiai. SHIAI o combate, a meta final para a qual o atleta se prepara por longos perodos. onde em poucos minutos ou mesmo segundos todo o esforo pode ser coroado de xito o u momentaneamente posto por terra. No caso da derrota o judoca deve raciocinar, procurar a falha e corrigi-la, para na prxima tentativa obter a vitria almejada. FUSEGUI (Pegadas nas Posies de Defesa) Dicas para as pegadas:

Fique em posio de defesa semelhante do oponente. Por exemplo: se ele estiver na po sio direita, fique tambm na direita e vice-versa. Tambm importante manter a posio o ta do adversrio. Os braos devem ficar tensos e o corpo deve estar flexvel e descontrado. Os principi antes sentiro dificuldades, mas com o tempo iro se acostumando a controlar os braos . Ao mesmo tempo em que o judoca aplica as vrias tcnicas que conhece, ele deve mudar de posio no confronto com o oponente. O objetivo desenvolver a variedade e versat ilidade das tcnicas.

Ao iniciar o confronto, segure o casaco do adversrio mantendo sempre o dedo mnimo e o anular juntos. Outra recomendao: ao agarrar o casaco comece pelo dedo mnimo e a nular. Na hora de puxar, acrescente o indicador e relaxe o polegar. recomendvel d eixar o polegar descansar ligeiramente no casaco do oponente para que a moviment ao dos ps no seja perturbada pela tenso sobre esse dedo. Um procedimento errado que muitos judocas costumam colocar em prtica fazer a puxa da segurando no colarinho do oponente. O certo segurar pelas mangas. Os veteranos sabem que o importante antecipar e ler os movimentos do oponente, a s aes e variaes empregadas atravs da pele, da carne, do osso e do clima do momento. E sta habilidade, no entanto, s ser notada com muito treinamento. TAI-SABAKI (Movimentos de Esquiva) A perfeio e a habilidade com que o judoca aplica o golpe vo depender muito dos movi mentos de avano e recuo (SHINTAI) do corpo. Se eles estiverem corretos, a posio ide al ser alcanada sem esforo. O controle dos movimentos de esquiva envolve cinco part es: Cabea (ATAMA) Manter a Postura da cabea de modo que ela se apie sobre o corpo todo e no apenas sobre o ombro.

Respirao (IKI) Ordenando a respirao, o raciocnio flui corretamente e os golpes tero eficcia desejada. Se a respirao no estiver em ordem, recomendvel manter- afastado do adversrio respirando profundamente e tranqilizando o esprito. Voltando ao estado no rmal, contraia o abdmen e concentre sua fora. Tronco (DOO) O lutador pode torcer o tronco, dobr-lo para frente ou inclin-lo para traz afim de escapar dos ataques do adversrio. Esses movimentos podem ser usados tambm para o ataque. Mos (T) Se o oponente agarra seu pulso, voc pode se libertar aplicando-lhe um simpl es movimento de mo. Ps (ASHI) realizado conjuntamente com os movimentos do resto do corpo. Os ps se mo vimentam para frente, viram no ar, golpeiam, etc. Sempre que estiver lutando o j udoca deve se utilizar dos movimentos corporais conjuntamente. S com perfeito domn io de todos os elementos os golpes atingiro a perfeio. Se algum golpe no funcionar, porque alguma parte do corpo no est respondendo ao controle da mente.

A FORA A fora necessria ao jud, mas no o mais importante. Ela deve ser usada com mtodo e criminao. Se o judoca for privilegiado e tiver um corpo musculoso, dever usar essa massa seguindo os preceitos de harmonia contidos na filosofia de Jigoro Kano. S a ssim poder transformar-se num campeo. A fora bruta sozinha nunca servir como canal, para que, de um judoca surja um grande mestre. A fora do esprito deve estar sempre meio palmo acima do uso da fora fsica. Esta mxima do jud significa que voc deve sempre conservar o esprito calmo, mas nunca demasiad amente relaxado, a ponto de perder a noo do que est ocorrendo sua volta no TATAME. Significa tambm que dar preferncia fora bruta tira a liberdade do corpo e restringe o progresso das pessoas nas tcnicas.

OS SEGREDOS DA FORA Se o adversrio empurrar, puxe-o, se puxar, empurre-o. Suponhamos que o oponente tenha uma fora igual a seis e voc uma fora igual a quatro . Se um estiver se esforando para puxar o outro, em direes opostas, lgico que o quat ro perder para o seis. Mas se o mais fraco puxar em vez de tentar compensar a fora do adversrio, estar somando quatro com seis e poder derrub-lo facilmente. Mas cuida do: No tente puxar o oponente depois que ele o empurrou, porque a ser tarde demais. Do mesmo modo, no tente empurr-lo quando ele ainda no o puxou, pois voc ficar comple tamente vulnervel. Mantenha sempre o equilbrio. Como aplicar a fora contra seu oponente, so trs variantes: Empurrar, depois relaxar e em seguida pux-lo. Puxar, depois relaxar e ento empurrar. O empurro deve acontecer sem precipitao, no m omento que ele revidar a puxada. Arremessar o oponente o modo mais eficaz de derrubar o adversrio quando ambos esto to prximos que no se pode nem puxar nem empurrar. Todo o corpo deve ser usado para revirar o oponente e desequilibr-lo, levantando-o do cho. Nesta ao usa-se a fora dos dois braos e o impulso das pernas, joelhos e quadris. Voc no deve colocar-se numa posio que o oponente no possa derrub-lo, mas manter-se nesta posio desde o comeo. Desequilibre o oponente com o mnimo esforo.

Para concentrar a fora em determinada parte do corpo necessrio, primeiro, relaxar com a conscincia alerta, sem afrouxar. A regra vital do desequilbrio (KUZUSHI), ou seja, a ao que deixa o oponente numa postura fcil de derrub-lo ou arremess-lo: a cha ve desequilibrar ou quebrar a postura do oponente. Da pode-se derrub-lo com o mnimo da esforo. Voc pode deix-lo numa posio instvel deslocando o peso do corpo para for a da base de sustentao. Se ele tentar manter o equilbrio enrijecendo o corpo, ficar em condies desvantajosas e no poder recuar nem avanar. WAZA baseado nos princpios fundamentais do Jud, e do corpo .

O mximo de eficincia no uso da mente

As teorias do KUZUSHI, TSUKURI e do KAKE so expresses dos princpios do ponto de vis ta do Waza. O Tsukuri construdo a partir do Kuzushi que significa destruir a post ura de equilbrio do seu oponente, e estando voc equilibrado tornar seu ataque mais e ficiente. O Tsukuri consiste na preparao do golpe para a sua aplicao, o Kake.

O Kuzushi, Tsukuri e o Kake so os princpios tcnicos do Jud, voc pode aprender o princ io que pode ser aplicado a todas as fases da vida humana. O ATAQUE (TORI) Preparar-se para o ataque significa preparar o prprio corpo e o do oponente para o golpe que vir. Os principais pontos includos nas aes corporais preparatrias so: No permitir que o oponente perceba claramente as aes que voc est realizando.

Desequilibrar o adversrio com pequenos movimentos, forando-o a fazer grandes movim entos. o princpio da fora centrfuga: voc se coloca no centro da ao e, com o mnimo foros, obriga o adversrio se mexer sua volta. AS MELHORES OPORTUNIDADES preciso escolher a oportunidade certa para cada tipo de ao preparatria. Aqui esto as melhores chances para o ataque ao adversrio: Ele est para vir frente Ele est para recuar Ele vai desviar-se para direita ou para esquerda Ele vai aplicar-lhe um golpe O corpo dele est tenso e ele est tentando preparar uma ao Ele se movimenta de modo apressado e impaciente Ele aplicou um golpe Ele tentou aplicar um golpe que falhou Ele tentou aplicar um golpe e est agora procurando recobrar a posio. No exato momento no que ele recobrou a posio inicial. Lembre-se de um ponto importante: depois de realizar os movimentos preparatrios e ter levantado o oponente no ar, execute um movimento de arremesso, assim o golp e surtir o efeito desejado. O ATAQUE A MELHOR DEFESA

O importante voc no ficar na defensiva. Se o oponente no pode atacar porque est ocu ado em se defender, isto voc est levando vantagem, atacando. O ataque uma defesa e a defesa deve ser um ataque. O ESPRITO DO JUD Aquele que pratica o jud no se aperfeioa para lutar, luta para se aperfeioar. conhecer-se dominar-se, dominar-se triunfar. judoca o que possui: inteligncia para compreender aquilo que lhe ensinam; pacincia para ensinar aquilo que aprendeu aos seus semelhantes, e f para acreditar naquilo que no compreende. quem pensa em perder j est vencido. somente se aproxima da perfeio quem a procura com constncia, com sabedoria e sobretu do com muita humildade. saber cada dia um pouco mais e us-lo todos os dias para o bem, esse o caminho dos verdadeiros homens.

quando verificares com tristeza que no sabes nada, ters feito o primeiro progresso no aprendizado. nunca te orgulhes de haver vencido um adversrio: o que venceste hoje, poder derrota r-te amanh. A nica vitria que perdura a que se conquista sobre a prpria ignorncia. nas guas do rio da vida chega mais longe quem nada como deve, quando deve e at onde deve. o corpo uma arma cuja eficcia depende da preciso com que se usa a inteligncia. vive em paz com os teus semelhantes.

somente atravs da ajuda mtua e das concesses recprocas que um organismo agrupando in ivduos em nmero grande ou pequeno pode encontrar sua harmonia plena e realizar ver dadeiros progressos. a simplicidade a chave de toda arte superior, da vida e do jud. sutileza na tcnica e finura na esttica so teis para a eficcia da arte, mas escapam a ualquer descrio. a derrota na competio e no treinamento no deve ser uma fonte de desnimo ou de desespe ro. sinal de necessidade de uma prtica maior e de esforos redobrados. o jud ultrapassou o estgio primitivo da utilidade para atingir o de uma cincia e de uma arte. . o jud pode ser considerado como uma arte, ou uma filosofia de equilbrio, bem como u m meio para cultivar o sentido e o estado de equilbrio. o adversrio um parceiro necessrio ao progresso; a vida da humanidade baseia-se nest e princpio. no se envergonhe por causa de um erro; voc estaria cometendo uma falta. quando se percebe a potncia do jud, compreende-se que no se pode us-lo levianamente, pois ele pode ser to perigoso quanto uma espada desembainhada. a maior glria no est em nunca cairmos, mas em nos levantar todas as vezes que cairmo s. aprenda a conhecer a si mesmo; dominar-se para depois dominar os outros. com constncia e humildade que se vai conseguindo a perfeio. a vitria vem da vontade de fazer tudo certo, do incio ao fim. De no se permitir erro s, de dar de si o mximo absoluto. CDIGO MORAL Gentileza respeitar os outros Coragem

o jud no deve ser revestido por um rtulo nacional, racial, poltico, pessoal ou sectri

fazer o que justo Sinceridade se expressar sem ocultar seus sentimentos Honra manter a palavra Modstia falar de si sem vaidade Respeito sem respeito no h confiana Autocontrole ficar quieto quando a raiva aflora Amizade o mais puro dos sentimentos humanos O JUD O BUQU DE TODAS ESSAS FLORES ELEMENTOS BSICOS

Fundamentos so todos elementos indispensveis a formao do judoca relativamente tica d Jud, disciplina a ser mantida no DOJ e fora dele a moral. PARA PRATICAR O JUD DEVEMOS OBEDECER AS SEGUINTES REGRAS O doj um local onde purificamos e enriquecemos a mente e o esprito. Portanto, tal local deve ser preenchido com atitudes de respeito, gratido, e ajuda mtua. Ao entr ar no doj voc percebe que todas as pessoas esforam-se para manter essas atitudes, l ogo estas devem ser praticadas com sinceridade. O ato de inclinar-se uma forma apropriada de demonstrar gratido e humildade neces srias ao bom andamento do treino Quando inclinar-se: Ao entrar e sair do doj; Antes do treino, incline-se ao shomen e depois ao instrutor. Aps o treino, incline-se ao sensei depois ao shomem. Incline-se sempre que for pedir auxlio a algum. Guia geral de etiqueta O instrutor deve ser sempre tratado com respeito; O instrutor deve ser sempre referido por Sensei ;

Procure no interromper o treino por razes desnecessrias. Se precisar perguntar algo , aguarde um momento adequado; No chame ou interrompa o Sensei enquanto ele estiver ensinando; No abandone o tatame durante o treino sem antes pedir autorizao ao Sensei; No se deve conversar enquanto o Sensei demonstra alguma tcnica. Ao treinar com seu parceiro, procure conversar apenas o necessrio; Se voc estiver na academia, mas no no tatame, respeite o treino dos demais e fique em silncio. Convidados devem ser informados destas atitudes; Ao receber instrues pessoalmente, permanea quieto at que o Sensei complete sua expli cao. Depois incline-se e agradea; inapropriado para um aluno (incluindo faixas pretas) oferecer instruo aos demais a no ser que ele seja autorizado a auxiliar o Sensei. Este um ponto essencial para o seu desenvolvimento pessoal e deve ser seguido cuidadosamente; Quando o instrutor estiver ensinando um ponto, no procure ir alm, a no ser que voc s eja autorizado a faz-lo; No fique fazendo comparaes entre seu Sensei com outros. Cada instrutor tem caracters ticas nicas a serem compartilhadas; Procure chegar sempre mais cedo para o treino; Se voc chegar atrasado para o treino, aguarde do lado de fora do tatame at que o i nstrutor autorize-o a entrar; Todos os alunos devem j estar alinhados em posio antes do Sensei adentrar o tatame; A posio formal de sentar-se no tatame seiza. Se voc tem algum ferimento ou por algu ma outra razo no pode sentar-se assim, explique ao Sensei e ele o autorizar a senta r-se com as pernas cruzadas. Nunca sente-se com as pernas esticadas, deite ou de scanse em outra posio dentro do tatame; Procure no ficar ocioso durante o treino. se no estiver treinando, sente-se formal mente e aguarde sua vez; O local de treino de artes marciais deve permanecer limpo. Se voc vir algum resquc io de sujeira ou coisa parecida, no espere algum limpar, limpe voc mesmo. Isso faz parte de seu treinamento; Trate suas ferramentas de treino costurado. com cuidado. Seu kimono deve estar sempre limpo e

Um par de calados parte de seu uniforme. Use de preferncia chinelos ou sandlias e, ao entrar no tatame, deixe-os do lado de fora voltados para o lado contrrio do ta tame; Seu corpo, principalmente seus ps, devem estar limpos antes de entrar no tatame; No treine se voc tiver ingerido algum tipo de bebida alcolica ou drogas, a no ser qu e sejam medicamentos prescritos por um mdico; Entre no dojo com pensamento positivo. No existe local para pessimismo no dojo;

Anis, relgios ou outros acessrios no devem ser usados durante o treino pois podem ma chucar voc ou seu companheiro; Mascar chiclete ou comer dentro do tatame no permitido; Se estiver doente ou exausto, procure repousar ao invs de treinar, pois voc pode p iorar seu estado; No permitido fumar no dojo; No critique ningum ou outra arte marcial;

O JUDOSTA DEVE SABER A disciplina fundamental, pois relaciona com as normas de qualquer academia e ta mbm em outros setores da vida. O respeito indispensvel, uma vez que, para treinar e competir depende dos seus co legas, dos superiores hierrquicos ou at como filosofia de vida. A educao fator importante de disciplina pessoal, uma vez que deve conduzir o atlet a lealdade dentro do JUD. A dedicao essencial em qualquer modalidade esportiva. Alm de depender o treinamento extra ou especial, depende tambm de algumas regras de alimentao. Existem outros fatores importantes como a fora de vontade, desenvolvimento fsico e tcnico, onde podemos resumir dizendo que sem estes ningum chega a perfeio.

You might also like