You are on page 1of 15

A IMPORTNCIA DA AUDITORIA NA DETECO DE FRAUDES

Geraldo Jos Pinheiro* Lus Roberto Silva Cunha *

Agentes de Tributos Estaduais SEFAZ/ES Mestrandos em Cincias Contbeis da Faculdade Humanas de Vitria ES Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

RESUMO Neste artigo os autores estabelecem uma inter-relao entre o evento fraudes e o papel a ser realizado pela auditoria no sentido de sua identificao e minimizao das causas de sua ocorrncia. Alguns aspectos de anlise do presente artigo foram extrados de pesquisas realizadas por instituies conceituadas em nvel nacional e internacional que atuam na rea de auditoria e reas afins. evidenciado ainda pelos autores que a funo do auditor por essncia est diretamente associada ao conhecimento e descoberta da fraude. Trata-se de uma anlise reflexiva para propiciar ao segmento empresarial a magnitude quantitativa das fraudes, e a relevncia da varivel auditoria como ferramenta indispensvel para contrapor este cncer, possibilitando a continuidade operacional do empreendimento.

Palavras-chave: Fraudes; Fraudes-Brasil; Auditoria Prticas corruptas; Auditoria Prticas criminais.

1 - INTRODUO Em decorrncia da evoluo das fraudes seja no aspecto quantitativo, seja no aspecto qualitativo atingindo mundialmente empresas pblicas e privadas em pases desenvolvidos e emergentes ocasionando perdas substanciais nos respectivos patrimnios, associado rara literatura sobre a matria e as recentes pesquisas que apresentam nmeros contundentes, sentimo-nos estimulados a investigar e evidenciar o inter-relacionamento da auditoria e a sua correspondncia biunvoca com o fenmeno fraudes. O enfoque do presente trabalho apresentar a classe empresarial de forma delimitada a funo da auditoria ao nvel necessrio a permitir, o discernimento sobre as possibilidades de aplicao na preveno e descoberta das fraudes. Obviamente, no nossa pretenso conferir aos administradores, conhecimentos especficos sobre a matria, mas o suficiente a permitir uma reflexo para a deciso de implementar a utilizao da auditoria como elemento estratgico para minimizar as fraudes nas organizaes. O escopo do presente artigo, inicialmente explicita alguns conceitos de auditoria de forma sinttica em seus trs tipos no que tange a relao da entidade com o auditor: Auditoria interna, Auditoria Externa e Auditoria Governamental. Em seguida abordada a conjuntura de fraudes em nvel internacional e nacional evidenciando a generalizao das fraudes e o inter-relacionamento da auditoria antes, durante e posteriormente a ocorrncia da fraude nas empresas, conforme dados extrados em diversas pesquisas realizados por instituies renomadas que atuam na rea de auditoria e reas afins. Finalmente so apresentadas algumas consideraes finais para reflexo.

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

2 A FUNO DA AUDITORIA
A origem latina do termo auditoria, que vem de audire (ouvir), foi ampliado pelos ingleses como auditing para denominar a tecnologia contbil da reviso. Para atender o mundo globalizado, de uma sociedade moderna composta pelas grandes organizaes, com o desenvolvimento econmico dos pases, gerando crescente complexidade na administrao dos negcios, onde as transaes so contabilizadas em real-time, sujeitas s determinaes fiscais e legais, e devido criao de normas regulamentadoras da profisso, o conceito de auditoria tem-se ampliado ao longo do tempo. Apresentamos a ttulo de ilustrao, alguns conceitos atuais de auditoria. Segundo Attie (1998, p.25), a auditoria uma especializao contbil voltada a testar a eficincia e a eficcia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinio sobre determinado dado, ou de forma ampliada de acordo com S (1998, p.25), Auditoria [...] uma tecnologia contbil aplicada ao sistemtico exame dos registros, demonstraes e de quaisquer informes ou elementos de considerao contbil, visando a apresentar opinies, concluses, crticas e orientaes sobre situaes ou fenmenos patrimoniais da riqueza aziendal, pblica ou privada, quer ocorrido, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados. Podemos observar que a auditoria poder apresentar-se de diversas formas, conforme as suas caractersticas peculiares. Assim de acordo com os fins a que se destina, a auditoria pode ser realizada para confirmar a exatido das demonstraes contbeis, permitir melhor controle administrativo, atender as exigncias legais, verificar o cumprimento das obrigaes fiscais, entre outros, apurar erros e fraudes (Franco e Marra, 1992, p.163). Muitas empresas entendem que o objeto principal de uma auditoria de apenas de descobrir e de protege-la contra fraudes e de evitar multas fiscais, esquecendo da importncia dos objetos bsicos como da eficcia e eficincia. Alguns autores como Lopez (apud S. 1998, p.29), entendem que a auditoria tem objetos bsicos e secundrios. Os primeiros seriam os da opinio da fidedignidade das demonstraes contbeis e at extracontbeis, e o segundo, relativo a matrias como, os das descoberta de erros e fraudes, informaes sobre o controle interno, assistncia econmico-financeira e outras. Geralmente nas auditorias que tem tambm a finalidade da apurao de erros e fraudes, ocorrem as revises integrais dos documentos relativos conta examinada e dos registros contbeis, confundindo-se com a percia contbil, que consiste num exame localizado de menor extenso (Franco e Marra, 1992, p.172).

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

Quanto relao da entidade auditada com o auditor, podemos classificar a auditoria da seguinte maneira: Auditoria interna, auditoria externa e auditoria governamental. A auditoria interna executada por funcionrios da empresa de forma permanente e com absoluta independncia, cujo objetivo principal atender administrao da empresa na implementao e vigilncia nas normas internas definidas, avaliando e aperfeioando com sugestes o controle interno. O auditor interno para alcanar o seu objetivo, tambm deve ter uma ateno permanente na identificao das possveis fraudes. A auditoria externa aquela exercida por profissional liberal ou independente, sem qualquer subordinao com a empresa, tendo como objetivo primordial expressar a opinio se as demonstraes financeiras esto apresentadas de acordo com princpios de contabilidade geralmente aceitos e se esses princpios foram aplicados de forma consistente em relao ao perodo anterior. O auditor independente tambm examina e mede o grau de confiana do controle interno que se pode atribuir s demonstraes financeiras, porm no se preocupa em identificar e prevenir fraude, a no ser que as mesmas afetam substancialmente as demonstraes contbeis em exame, em conformidade com a Resoluo do Conselho Federal de Contabilidade n 700/91, que aprovou as normas de auditoria independente das demonstraes contbeis, dispondo nos itens 11.1.4.3 e 11.1.4. 4, a obrigao e a responsabilidade que o auditor independente deve considerar em relao s fraudes e erros: 11.1.4.3 Ao detectar erros relevantes e quaisquer fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigao de comunica-los administrao da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possveis efeitos no seu parecer, caso elas no sejam adotadas. 11.1.4.4 A responsabilidade primria na preveno e deteco de fraudes e erros da administrao da entidade, atravs da implementao e manuteno de adequado sistema contbil e de controle interno. Entretanto, o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstraes contbeis. A auditoria governamental diverge da auditoria contbil quanto aos objetivos, entretanto quanto aos procedimentos e as fontes de informaes se assemelham. De forma genrica poderamos atribuir a sua responsabilidade ao auditor fiscal e auditor interno das trs esferas governamentais, federal, estadual e municipal. O auditor fiscal tem o objetivo de observar o cumprimento das obrigaes tributrias, trabalhistas e sociais, ao examinar a situao de um contribuinte.

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

Infelizmente em diversas vezes, identifica um fato gerador do imposto, que mantido oculto e de forma ilcita, com a finalidade do no pagamento do tributo. O auditor interno ao realizar a auditoria das contas pblica ou a auditoria financeira e oramentria tem como finalidade principal, o exame e o julgamento da legalidade das contas e das gestes administrativas. Ultimamente devido ao uma maior regulamentao das gestes e contas pblicas, as irregularidades originadas por fraudes vm aparecendo em maior grau em nossa mdia, o que requer cada vez mais, uma maior especializao desses profissionais. Como podemos verificar, para no encontrarem dificuldades no exerccio de suas funes, o auditor interno, o auditor independente, bem como o auditor fiscal, devem conhecer como se praticam as fraudes e os casos mais freqentes, ou seja, conforme S (1982, p.16), necessrio um auditor saber como analisar as possibilidades de ocorrncia de fraudes, para identificar os seus indcios, sendo esse conhecimento, condio essencial para sua formao profissional.

3 O CENRIO, TENDNCIAS E A INTER-RELAO COM A AUDITORIA


A relevncia do estudo relativo a fraudes, no tem sido objeto de investigao metodolgico-cientfica na mesma ordem de grandeza que o fenmeno tem sido mensurado em recentes pesquisas atravs de conceituadas instituies que atuam nos meios empresariais. Dados da pesquisa realizada pela KPMG (98) citado por HSN Consult (1999), constataram que a mdia de fraudes nas empresas canadenses de US$ 1,3 milho, sendo que naquele pas 36% dos canadenses acham que a fraude representa o maior problema empresarial. Nos Estados Unidos o valor mdio anual das perdas de US$ 568 mil por empresa. Outro dado interessante da Peat Marwick Thorne citado por Nepomuceno (2001, p.21) evidencia que os pases supramencionados e a Inglaterra, historicamente so lderes mundiais em fraudes empresariais. Neste aspecto, o elevado ndice de fraudes empresariais nos EUA remonta aos fins do sculo XIX, perodo coincidente com o abandono da responsabilidade na deteco de fraudes pelos auditores quando da regulamentao da profisso. O somatrio das perdas individuais em nvel microeconmico atingiu nmero considervel tanto nos pases anglo saxes quanto em pases latinos. No caso do Brasil primordial uma reflexo sobre o volume de fraudes conforme observado via mdia e na prpria conjuntura poltica nacional. Os nmeros da pesquisa da KPMG (2000), realizada entre 150 empresas com faturamento entre R$ 50 milhes e R$ 5 bilhes revelaram que 80% das empresas reconheceram que sua empresa havia sido afetada por fraude, e destas, dois teros acredita que o nvel de fraudes aumentar nos prximos anos.

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

Outra pesquisa evidenciou que as perdas decorrentes de fraudes em empresas brasileiras podem chegar a 37% do PIB atravs da ponderao entre 65% das empresas (Tabela 1) que apontaram as fraudes como o maior problema empresarial. Os dados projetaram um valor mdio anual de fraudes por empresa de R$ 67 mil (HSN Consult, 1999).

TABELA 1 - Valor das fraudes em empresas do Brasil

Valores (R$) Empresas (%) N empresas --65 = 100% 3.250.000 1 a 10.000 34 1.105.000 10.001 a 100.000 45 1.462.500 100.001a 500.000 9 292.500 500.001 a 1.000.000 6 195.000 Acima de 1.000.000 6 195.000 TOTAL 100 3.250.000
Fonte: HSN Consult e Gazeta Mercantil 25/07/1997

PIB (R$ mil) PIB (%) 520.000.000 65 1.105 0 14.626.462 2 29.250.293 4 97.500.195 12 195.000.000 24 336.378.055 42

De acordo com dados da GBE Peritos & Investigadores Contbeis (1997), as perdas com fraudes nas empresas brasileiras (1% do faturamento) no estariam refletindo corretamente a realidade desse problema. A experincia da GBE e dados coletados pessoalmente junto a algumas empresas pesquisadas indicam que as perdas devem estar entre 6% e 7% do faturamento. Os nmeros impressionam, e induzem a alguns questionamentos. O valor em dinheiro perdido em fraudes nas empresas brasileiras conforme os dados apresentados acima, justificaria um estudo metodolgico cientfico para identificar as razes destas perdas. O valor superior totalidade da carga tributria nacional 33,18%, segundo dados da Secretaria de Assuntos Fiscais do BNDES para o exerccio de 2000 (GRFICO 1), incluindo todos os entes governamentais de Direito Pblico, ou seja, a magnitude da cifra representa o somatrio de todos os tributos arrecadados para fazer em face de todas as demandas do poder pblico.

33,18

29,46 28,97

29,74

1994

1995

1996

1997

1998

1999

2000

GRFICO 1 % da carga tributria em relao ao PIB


Fonte: Souza; Bergamasco , 001.

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

Caberia uma indagao do por qu? Diferentemente do que ocorre em relao carga tributria, no se verifica uma reao do segmento empresarial no sentido de reclamar estas perdas junto a sociedade atravs dos canais competentes. Seria desconhecimento da ordem de grandeza dos nmeros? Essa fenomenologia ocorre de forma dissipada? Ou diversas empresas quando detectam a fraude sequer tem condies de punir os faltosos, pois as mesmas praticam algum tipo de fraude atravs de sonegao de impostos, adulterao de produtos e subtrao de pesagens conforme registrado por S (1982, p.28). Souza & Bergamasco (2001), descrevem em seu artigo Os tormentos dos impostos, alguns pensamentos e atos realizados por alguns empresrios brasileiros: Se eu der nota de tudo o que vendo e atender a todas as normas legais do Fisco, da vigilncia sanitria e da rea trabalhista, simplesmente pago para abrir as portas, argumento de uma empresria da capital paulista, dona de um restaurante. Uma pequena indstria alimentcia, localizada na cidade de So Paulo, por presso dos clientes, vende sem nota 5% do seu faturamento anual de R$ 1,5 milho. O industrial se explica da seguinte forma: Alguns preferem vir at a fbrica para buscar a mercadoria, montando esquemas e rotas alternativas para driblar eventuais comandos de fiscalizao da Fazenda. Novamente indagaramos alguns questionamentos. Quantas fraudes desse tipo ocorrem diariamente no pas? Essas empresas citadas possuem algum controle interno? Caso positivo, como funciona e qual a eficincia dos respectivos controles? Essas empresas, em algum momento, j foram auditadas por um auditor interno, por um auditor independente, ou at mesmo por um auditor fiscal? Quais seriam as solues para minimizarmos a ocorrncia das fraudes? Dentre as possibilidades de fraude, se a empresa exerce atividades ilcitas para sua continuidade, possibilita analogamente, o surgimento de um ambiente propcio para a ocorrncia de fraudes cuja intensidade poder significar a prpria descontinuidade operacional da entidade. A fraude caracteriza-se pela ao intencional e com dolo praticada por agentes internos ou externos a entidade de forma no autorizada com vistas a atentar contra os ativos empresariais suprimindo destes resultados empresariais. Segundo S (1982, p.15) Fraude no apenas o furto comum, pela subtrao direta de bens, mas toda forma de leso ao direito de terceiros, tramada atravs de artifcios, executados atravs de mtodos e prticas desonestas. A intensidade do fenmeno deve inferir no meio empresarial a interpretao da fraude como algo que possui relao adjacente prpria existncia da entidade. Neste sentido a empresa deve operar na concepo do Ciclo de Vida de Fraude e projetos de busca e garimpagem de fraudes conforme GIL (1999, p.76) em trs macromomentos distintos: Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003 7

1) prever a existncia de fraudes enquanto da ocorrncia das atividades normais da organizao; 2) buscar evidncias de indcios e provas relativas a fraudes e 3) adotar medidas corretivas quanto punibilidade dos responsveis e coniventes de fraudes comprovadas. Toda organizao deve desenvolver seu modelo de convvio, combate a eventos de fraudes. Vale ressaltar neste ponto, em particular, algumas consideraes sobre conivncia, seus efeitos colaterais chegam a inspirar em certos autores a crena de que toda fraude se opera dentro de um regime de conivncia. A fraude, dificilmente tem um s culpado, quer ativa, quer passivamente (S, 1982, p.26). Em outra abordagem, segundo Gil (1999, p.46) Conivncia a no adoo de uma atitude proativa por profissional exercendo funo ou cargo na empresa; quando da ocorrncia de eventos fora de padres da normalidade, formais ou informais junto operacionalizao das linhas de negcios organizacionais. Atitudes negligentes e posturas complacentes na adoo de medidas corretivas de fraudes identificadas, sobretudo aes referente punibilidade dos responsveis so consideradas prticas de conivncia, neste aspecto, curioso o dado extrado de pesquisa da CEPEX Centro de Pesquisa de Executivos realizado em 805 empresas industriais, comerciais e prestadoras de servio que revela a postura das empresas aps a descoberta das fraudes, em 36% dos casos as empresas no adotaram quaisquer providncias no sentido de recuperar suas perdas (Canal Executivo, 2001). Neste aspecto, Gil (1999, p.87), entende que a conduta das empresas pode estar associada ao fato que a imputao de culpabilidade o momento mais desgastante e infrutfero do ciclo de vida das fraudes. primordial as empresas investirem na deteco de fatos antecedentes com aplicao de medidas preventivas e detectivas, medidas corretivas significam reconstruir estragos acontecidos. Empresas que priorizam o elemento punio diante das fraudes, certamente tero vida curta, no conseguiro sobreviver e no tero capacidade de competio em virtude do dispndio de energia em um momento em que jamais conseguiro ressarcimento integral das perdas sofridas. O ambiente propcio fraude ocorre quando h sincronismo direto entre a inteno da agresso aos ativos e a falha nos parmetros de sensibilidade na deteco de fraudes. Em relao ao teste do fraudador, a experincia demonstra que inicialmente ocorre um teste dos controles, e uma vez efetivado, paulatinamente se aumenta a dosimetria para fraudar. (S, 1982, p.26). Vale registrar que nos eventos de fraudes, h estreita sintonia entre fraudadores e coniventes de um lado e organizaes vtimas de outro. Empresas que no estabelecem estratgia para combate a fraudes so freqentemente alvo de maior incidncia de fraudes, tanto em termos quantitativos de acontecimentos, quanto na intensidade dos danos. Neste aspecto, as diversas pesquisas analisadas no so consensuais em relao s reas mais importantes para deteco de fraudes, seja controle interno, auditoria interna, auditoria externa, investigao especial, etc.

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

Pesquisa da KPMG (2000) indica que 93% das organizaes pretendem aprimorar seus controles internos. De fato uma prtica relevante para o combate s fraudes implica na mensurao do risco, pelos profissionais que possam vir a ser vtimas potenciais com base nos parmetros de sensibilidade determinados nos cenrios de fraudes e sua probabilidade de ocorrncia na empresa. A despeito de toda a evoluo tecnolgica advinda da informtica, a possibilidade de entrada de dados simultnea e a forma como os dados so introduzidos nos sistemas dificulta o profissional da rea administrativa a visualizao de fraudes. Pessoas jurdicas tem como objetivo primordial a continuidade operacional e os esforos devem ser envidados no sentido da manuteno das atividades empresariais da pessoa jurdica com responsabilidade social em relao a sociedade da qual parte integrante. Atitudes fraudulentas podem anular todo o esforo de uma organizao empresarial, embora admitida a sua possibilidade e existncia fctica, a fraude deve estar compartimentada a situaes de exceo. Por todo estado de esprito que esto imbudos os funcionrios em promoverem a eficincia operacional de uma instituio, pblica ou privada, a fraude atua como um cncer em uma entidade que deve ser continuamente controlado e ou extirpado, sob pena de ao atingir determinada magnitude propiciar a descontinuidade operacional. De acordo com a tipologia dos enfoques a serem identificados para deteco de fraudes apresentadas por Gil (1999, p. 91) a anlise deve ser: Sistmica com conhecimento detalhado do modelo organizacional e sua respectiva tecnologia de controles e particularmente seu ambiente e sua plataforma de informtica. Quantitativa deve antever a existncia de fraudes e propor atuao com anlise de risco, indicadores de qualidade operacional e da segurana, estatsticas, erros intencionais/ no intencionais, grficos de tendncias de fraudes, dimensionamento de sinais exteriores de riqueza, parmetros que necessariamente devem utilizar a informtica para a quantificao. Comportamental Os dados de pesquisa so consensuais em identificar que a maioria das aes fraudulentas so de origem interna, ou seja, so arquitetadas por profissionais que integram o quadro de funcionrios e colaboradores da empresa. Neste aspecto torna-se fundamental o papel dos recursos humanos para verificao de antecedentes (Background checks), inclusive em relao a fornecedores, prestadores de servio, terceirizados, investidores, etc. Um grande nmero Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003 9

de fraudes ocorre com funcionrios que detm algum grau de confiana. A pesquisa da KPMG (2000) demonstra que 50% dos envolvidos na fraude ocupam posio de gerncia e ou superviso e 49% pessoal de suporte. Na conquista da confiana os fraudadores desenvolvem o marketing da eficincia, e se mostram desprendidos de interesses, solcitos, eficientes e minuciosos em prestar contas. A administrao deve estar atenta aos aspectos comportamentais das tticas de bajulao aos superiores, subservincia, aplauso e sorrisos irrestrito as aes da chefia, ausncia total de crtica, chantagens emocionais e gratido acima do normal (S, 1982, p.31). Alguns sinais de alerta podem ser verificados pela mudana do estilo de vida, discrepncia entre salrio e bens e diferenas de ajustes em inventrios. Fraudes sofisticadas esto s vezes cobertas por elevado nmero de documentos falsos, procurando pela forma encobrir o vazio da essncia. Caso tpico foi recentemente divulgado na imprensa, onde um contabilista detalha com requintes o processo de falsificao de documentos de uma empresa de ex-senador cassado, o qual substituiu na contabilidade os valores da conta receitas de empresas coligadas por contrato de mtuo/venda de imveis a fim de encobrir o vnculo do ru com empresas coligadas. O perfil das fraudes no Brasil tem sofrido algumas alteraes em relao a caractersticas dos fraudadores passando de atividade individual para atuao em grupo com formao de verdadeiras quadrilhas caracterizando uma nova etapa de fraudes no pas. Segundo informaes de um diretor da GBE Peritos & Investigadores Contbeis foi identificado uma empresa do ramo de papel e celulose cujo esquema envolveu 17 pessoas. O profissional contbil deve atentar especialmente para as disponibilidades, pois representa o conjunto de contas mais visado pelos fraudadores conforme TABELA 2. TABELA 2 - Contas contbeis mais utilizadas pelo funcionrio para classificar e tentar esconder a prtica criminosa Contas (%) Caixas e Bancos 17,48 Contas a receber 9,71 Estoque 16,5 Ativo permanente 0,97 Fornecedores 6,8 Contas a Pagar 4,85 Vendas 6,8 Custo de mercadorias vendiadas 3,88 Contas da folha de pagamento 3,88 Despesas de viagem 9,71 Outras despesas 7,77 Despesas de servios 7,77 Outras 3,88
Fonte: GBE Peritos & Investigadores Contbeis, 1997.

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

10

Com a finalidade de observamos quais so as relaes existentes entre as auditorias e as fraudes, procuramos identificar nas pesquisas j mencionadas o interrelacionamento da auditoria antes, durante e posterior a descoberta da fraude. A HSN Consult 1999 examina como as fraudes so detectadas (GRFICO 2), onde apresenta alguns dados relevantes, entre eles, o percentual considervel de 44% de auditoria externa e de auditoria interna, como os responsveis pela identificao das fraudes nas empresas.
Alcagetes 10% Contoles Internos 11% Auditoria Interna 12%

Acidentes 35%

Auditoria Externa 32%

GRFICO 2 Como a fraude descoberta


Fonte: HSN Consult, 1999.

Um outro dado interessante, que 46% dos entrevistados questionam a imparcialidade da auditoria interna. A pesquisa realizada pela GBE Peritos & Investigadores Contbeis (1997), evidencia que apenas 27% das empresas tm auditorias internas, e que a maioria delas depositam a confiana pela proteo contra as fraudes fornecida pelos auditores externos (TABELA 3). Foi constatado tambm que as auditorias internas das empresas encontram-se com o seu quadro de funcionrios reduzidos, despreparados e desprovidos de fontes de informaes externas para identificar e examinar crimes financeiros. TABELA 3 - Quem executa a auditoria interna nas empresas Auditoria da Matriz 31,48% Auditoria Externa 53,70% Consultoria com Auditoria Interna 14,81%
Fonte: GBE Peritos e Investigadores Contbeis, 1977

Em relao utilizao da auditoria externa e da auditoria interna nas empresas, pesquisa realizada pela KPMG do Brasil, apresenta indicadores que as auditorias so pouco usadas, na preveno das fraudes. No GRFICO 3, o percentual acumulado de red-flags (sinais de alerta) revelados pelos entrevistados, como a diferena ou ajustes de inventrios, a falta de verificao a conciliao de extratos bancrios e de contas a receber de clientes, demonstra que mais da metade das fraudes poderiam ser evitadas com o auxlio da auditoria. Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003 11

Funcionrios-chave no saindo de frias Falta de verificao e conciliao de extratos bancrios Falta de conciliao de contas a receber de clientes Sem resposta Discrepncia entre salrios e bens Mudanas no estilo de vida Diferena ou ajustes no inventrio Outros

7% 11% 16% 21% 29% 35% 39% 11%

0% 10% 20% 30% 40% 50%

GRFICO 3 Red-flags Sinais de Alerta %


Fonte: KPMG FORENCE SERVICES, 2000. Nota: Mltiplas respostas recebidas

A procura dos empresrios pelas auditorias independentes e internas para investigar a fraude, aumenta aps a sua descoberta, uma vez reconhecido a deficincia do controle interno, o mesmo precisa ser melhorado para detectar futuras fraudes (GRFICO 4).

Comunicao seguradora Auditoria independente Acordo sigiloso Pedido de indenizao Queixa criminal Investigao pela auditoria interna Demisso voluntria Outros

4% 6% 8% 13% 34% 39% 77% 9%

0%

20% 40% 60% 80%

GRFICO 4 Aes executadas aps a descoberta das fraudes %


Fonte: KPMG FORENCE SERVICES, 2000. Nota: Mltiplas respostas recebidas

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

12

4 CONSIDERAES FINAIS
Dentre as diversas atividades executadas pela funo de auditoria, destacamos a importncia da viso do auditor para a continuidade operacional do ente auditado. O status da funo auditoria no deve ser restrito apenas fidedignidade das demonstraes contbeis das auditorias independentes ou implementao de controles e normas internas pelo auditor interno. Os auditores governamentais, embora adstritos ao cumprimento da lei, sempre que possvel, devem observar os princpios que primam pela continuidade operacional. Neste sentido, a fraude representa atualmente um elevado obstculo a sobrevivncia das empresas devido ao seu crescimento vertiginoso nos ltimos anos e ao seu aprofundamento, o qual certamente influenciar negativamente nas atividades empresariais. Os nmeros revelam que a intensidade da fenomenologia de fraudes no est restrita apenas aos pases subdesenvolvidos ou emergentes. De fato, a crise de valores morais mundial e as atividades fraudulentas atingem de forma generalizada s instituies pblicas e privadas exigindo neste contexto, uma nova performance da funo de auditoria em face da elevao considervel das fraudes nas duas ltimas dcadas e a tendncia ao seu aprofundamento seja no aspecto qualitativo, seja no aspecto quantitativo. No Brasil a situao no distinta, embora o problema j fosse considerado por diversos autores anteriormente, ainda so incipientes os dados sobre o tema, devido s dificuldades de mensurao do fenmeno e o nmero de pesquisas terem se intensificado ao final da ltima dcada. As organizaes devem partir da premissa que a realizao das atividades coexiste simultaneamente com fraudes em maior ou menor grau. Os red-flags ainda representam sintomas fundamentais para a deteco de fraudes e os profissionais de auditoria podem mais facilmente identificar este tipo de agresso aos ativos, muito embora, os dados revelarem que so pouco utilizados no aspecto de preveno, alis, instante que deve ser privilegiado, pois alm de constrangimento dificilmente se consegue recuperar o leite derramado. Os controles internos apresentam defasagem em relao contnua evoluo das fraudes, os mesmos so objeto de choque heterodoxo de reviso de procedimentos somente aps a ocorrncia de fraudes. Embora as pesquisas tenham divergncia em espcie, ambas so coincidentes em gnero no que se refere ao fato das auditorias (interna e externa) serem as ferramentas mais propcias para a descoberta e tomada de aes em relao s fraudes. Entendemos que o fenmeno fraudes de domnio pblico ainda incipiente e consequentemente de difcil soluo. O auditor deve olhar para a fraude como doena organizacional e, portanto, responsvel pela inadequada ocorrncia das transaes que refletem diretamente no resultado das demonstraes as quais o mesmo vai confirmar. O senso crtico apurado e constante contribui sobremaneira para evitar a ocorrncia de atos fraudulentos. As tcnicas de auditagem de anlise documental, amostragem em Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003 13

parmetros estatsticos, circularizao, levantamentos quantitativos em estoques e outros so primordiais para identificar e minimizar as causas do evento. No entanto as consideraes aqui registradas no se restringem ao campo imaginrio e utpico de que apenas os aspectos tcnicos so suficientes, torna-se imperioso uma mudana de comportamento empresarial nos aspectos ticos atravs esforos perfeitamente viveis, sobretudo se houver conscincia de que a fraude consome recursos causando deteriorao na relao interna e afetando imagem e competitividade.

5 REFERNCIAS
ATTIE, William. Auditoria, conceitos e aplicaes. 3 edio. So Paulo: Ed. Atlas, 1998. CANAL EXECUTIVO. Erros na gesto trabalhista aumentam encargos sociais. So Paulo, 6 set. 2001. Disponvel em : <http://www.uol.com.br/canalexecutivo/notas/ 170820001.htm> . Acesso em: 2 set. 2001. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Interpretao tcnica NBC T 11 it 03 fraude e erro. Dispe sobre o item 11.1.4 da NBC T 11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis(*), proporcionando esclarecimentos adicionais sobre a responsabilidade do auditor nas fraudes e erros, nos trabalhos de auditoria. Disponvel em : <http://www.cfc.org.br/resolucoes/nbct11.it3.htm>. Acesso em: 27 ago. 2001. FRANCO, Hilrio, MARRA, Ernesto. Auditoria contbil, 2 edio. So Paulo: Ed. Atlas, 1999. FRAUDES. Audit Service Consultoria em Recursos Humanos. Apresenta textos sobre auditoria na administrao de pessoal, fraudes. Disponvel em : http://www.auditservice.com.br/fraudes.htm>. Acesso em: 2 set. 2001. GIL, Antnio de Loureiro. Como evitar fraudes, pirataria e conivncia, 2 edio. So Paulo: Ed. Atlas, 1999. GBE PERITOS & INVESTIGADORES CONTBEIS. Relatrio de fraudes e abuso ocupacional nas empresas no Brasil. Apresenta textos sobre Percia contbil, consultoria contbil e investigao de fraudes. Disponvel em: <http://www.gbe.com.br/mensag.html>. Acesso em: 6 set. 2001. HSN CONSULT. Relatrio HSN Consult sobre fraudes no Brasil. Brasil, 1999. Disponvel em <http://hsn.com.br/servios/fraude.htm>. Acesso em: 08 abr. 2000. KPMG FORENSIC SERVICES. A fraude no Brasil Relatrio de pesquisa 2000. Brasil, 2000. Disponvel em <http://www.kpmg.com.br>. Acesso em: 25 ago. 2001.LARANJEIRA, Ftima. Fraudes nas empresas ficam mais sofisticadas. Fonte: Gazeta Mercantil, 24 jul,2000. Audit Service Consultoria em Recursos Humanos. Apresenta textos sobre auditoria na administrao de pessoal, fraudes. Disponvel em : http://www.auditservice.com.br/informativo.htm>. Acesso em: 2 set. 2001. Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003 14

NEPOMUCENO, Valrio. O positivo e a neutralidade contbil. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul CRCRS, Porto Alegre, n. 105, p.19-33, jul-set/2001. RODRIGUES, Jos Antnio. Fraudes lesam empresa sem R$ 1 bi por anos. Estado de So Paulo, So Paulo, 31 out. 2000. Disponvel em <http://www.estado.com.br/ Editoriais/2000/20/31/eco267/html>. Acesso em: 25 ago. 2001.S, Antnio Lopes de. Curso de auditoria. 8 edio. So Paulo: Ed. Atlas, 1988. S, Antnio Lopes de. Fraudes Contbeis. 2 edio. Rio de Janeiro: Ed: Tecnoprint, 1982. SOUZA, Lzaro Evair de, BERGAMASCO, Cladia. O tormento das fraudes. Pequenas Empresas Grandes Negcios, So Paulo, Ano XIII, n. 152, p. 16-21, set. 2001. VIEIRA, Tina, CAMPOS, Ana Maria.Contadora incrimina Luiz Estevo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 31 ago. 2001.

Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003

15

You might also like