You are on page 1of 26

Coagulao e Floculao

ST 502 ST 503
Docente: Prof Peterson Bueno de Moraes
Discentes: Alyson Ribeiro Daniel Morales Denise Manfio Jenifer Silva Paula Dell Ducas Wander Zapata

1. Introduo
A gua pode conter uma variedade de impurezas, destacando-se partculas coloidais, substncias hmicas e organismos em geral. Tais impurezas apresentam carga superficial negativa impedindo que as mesmas se aproximem uma das outras permanecendo no meio lquido se suas caractersticas no forem alteradas. Para que as impurezas possam ser removidas, preciso alterar algumas caractersticas da gua e conseqentemente, das impurezas, por meio da coagulao, floculao, sedimentao (ou flotao) e filtrao.

1. Introduo
A coagulao geralmente realizada por sais de alumnio e de ferro, resulta de dois fenmenos: Essencialmente qumico consiste nas reaes do coagulante com a gua e na formao de espcies hidrolisadas com carga positiva, que depende da concentrao do metal e pH final da mistura; Fundamentalmente fsico, consiste no transporte das espcies hidrolisadas para que haja contato entre as impurezas presentes na gua.

1. Introduo
A coagulao depende fundamentalmente das caractersticas da gua e das impurezas presentes, conhecidas por meio de parmetros como pH, alcalinidade, cor, turbidez, temperatura, condutividade eltrica, tamanho e distribuio do tamanhos das partculas em estado coloidal e em suspenso, etc.

1. Introduo
Na floculao, as interaes ocorrem entre impurezas desestabilizadas e entre o precipitado do metal formado ou espcies hidrolisadas positivas e as partculas para formao de aglomerados que posteriormente sero removidos por sedimentao, flotao ou filtrao, no havendo necessidade de agitao to intensa quanto aquela observada na mistura rpida.

2. Coagulao
A concepo bsica deste tipo de tratamento consiste em transformar em flocos impurezas em estado coloidal, suspenses, etc. e, posteriormente, removlos em decantadores; Ocorre por esse mtodo: Remoo de 80 a 90% da matria suspensa total; 40 a 70 % da DBO 5; 30 a 60 % da DQO e 80 a 90 % das bactrias podem ser removidas por precipitao qumica.

2. 1 Mecanismos de Coagulao
Partculas coloidais, substncias hmicas e microrganismos em geral apresentam-se com carga negativa na gua; Ou as partculas coloidais podem ter polmeros adsorvidos em sua superfcie impedindo a aproximao das mesmas; Por isso, necessrio alterar a fora inica do meio atravs da adio de sais de alumnio ou de ferro, polmeros sintticos ou vegetais catinicos.

2. 1 Mecanismos de Coagulao
Atualmente considera-se coagulao como resultado individual ou combinado da ao de quatro mecanismo distintos: Compresso da dupla camada eltrica; Adsoro e neutralizao; Varredura; Adsoro e formao de pontes.

2. Coagulao

2.2 Coagulantes
Sulfato de alumnio; Cloreto frrico; Hidroxicloreto de alumnio; Sulfato frrico.

2.2 Coagulantes
Sulfato de Alumnio: mais utilizado entre os coagulantes. Contendo aproximadamente 17% de Al2O3 solvel em gua. disponvel em pedra, em p ou em solues concentradas; Na hidrolise do on alumnio, em gua pura com pH baixo predomina a forma Al+3 ; Em solues alcalinas Al(OH)4- e Al(OH)5-2 ; Em solues diludas na neutralidade temos o Al(OH)3.

2.2 Coagulantes
Sulfato ferroso (FeSO4.7H2O) obtido como subproduto de outros processos qumicos, principalmente a decapagem do ao; Disponvel na forma liquida e granular; O ferro ferroso, quando adicionado gua precipita a forma oxidada de hidrxido de ferro (ferro III), assim a adio de cal ou cloro geralmente necessria para uma coagulao efetiva.

2.2 Coagulantes
No h dosagem tima de coagulante e tampouco pH timo de coagulao; Par de valores dosagem de coagulante x pH de coagulao considerado apropriado; No necessidade do uso de alcalinizante ou de acidificante; Turbidez remanescente; Custos com produtos qumicos, etc.

2.2 Coagulantes
Dificuldade para descobrir as condies apropriadas para a coagulao em sistemas de filtrao direta; Surgimento prematuro do transpasse na filtrao, isto , aps um tempo curto de funcionamento, a turbidez ou outro parmetro de controle de qualidade do efluente monitorado tinha seu valor continuamente aumentado.

2.2 Coagulantes
Influncia da concentrao da soluo do coagulante na eficincia do processo de tratamento; Sugestes de limitar a concentrao mnima a valores na ordem de 0,5% nas estaes de tratamento; Ensaios de jar-test, geralmente utilizam a soluo coagulante com concentrao de 0,1% ou 0,2%, dependendo do volume dos jarros dos equipamentos e das dosagens previstas nos ensaios.

2.2 Coagulantes
ETAs: concentrao da soluo de sulfato de alumnio granulado, adotada geralmente entre 5 e 20% ( 50 a 200mg/L); Sulfato de alumnio comercial lquido: concentrao da ordem de 48 a 50%; No se obteve resultados conclusivos sobre a influncia da concentrao da soluo de sulfato de alumnio na eficincia da coagulao.

3. Floculao
Processo de aglutinao das partculas pelo composto coagulante; Promove contato mais eficiente entre o coagulante e as partculas; Agregao entre as partculas dos microflocos a formarem grandes aglomerados por interao fsica ou atravs da ao de floculantes; Polmeros de cadeia longa; Os floculantes tm caractersticas fsicas e qumicas diferentes das dos coagulantes.

3. 1 Etapas da Floculao
1) Criao de microflocos por desestabilizao da soluo coloidal, ou coagulao propriamente dita; 2) Criao de macroflocos, a partir dos microflocos, principalmente atravs de agitao, aumentando as possibilidades de encontro dos floculantes que estabelecem os pontos de contato entre as partculas; 3) Decantao dos floculados.

3. 2 Interferentes da Floculao
Natureza das partculas; Tamanho das partculas ; Temperatura; Potencial Zeta ; Alcalinidade; pH.

3.3 Floculantes

4. Jar-Test
Efluente Claro
Cal Sulfato de Alumnio Polmero PCA Polmero PRACSTOL Descolorante

1 BATELADA 40mL 50mL/L -

2 BATELADA 40mL 50mL/L 10mL -

3 BATELADA 50mL/L

10mL -

4. Jar-Test
Efluente Escuro
Cal Sulfato de Alumnio Polmero PCA Polmero PRACSTOL Descolorante FLOC 9585

1 BATELADA 50mL/L 50mL/L 2 BATELADA 10mL 10mL 3 BATELADA 2mL -

4. Jar-Test

4. Jar-Test

5. Concluso
Devido s variedades de impurezas presentes nas guas, efluentes industriais e domsticos produzidos atualmente considera-se os processos de coagulao e de floculao fundamentais para um satisfatrio tratamento de efluentes; Conclui-se tambm que, sabendo da influncia que os processos de coagulao e floculao possuem sobre os processos posteriores de sedimentao, flotao e filtrao, torna-se fundamental controlar a eficincia destes processos condicionantes ou precursores do tratamento; Variveis turbidez, velocidade de agitao alvo de contnuo controle. Entender a diferena entre coagulao e floculao torna-se fundamental para o tratamento de gua e efluentes.

6. Referncias Bibliogrficas
[1] Cossich, E.S.- TRATAMENTO DE EFLUENTES - Parte II: 4Classificao dos Processos de Tratamento - 5- Tratamento Primrio de Efluentes- Novembro/2006 [2] Di Bernardo, L. ; Dantas Di Bernardo, A. Mtodos e Tcnicas de Tratamento de gua Volume 1- 2 edio So Carlos/ 2005. [3] Leme, Francisco Paes Teoria de tratamento de gua. 424p. ilust. CETESB, 1979 [4] Universidade Federal de Pernanbuco Departamento de Engenharia Qumica Apostila de Aula disponvel no site: [http://www.deq.ufpe.br/disciplinas/Processos%20Qu%C3%ADmi cos%20de%20Tratamento%20de%20Efluentes/Coagula%C3%A7 %C3%A3o&Flocula%C3%A7%C3%A3o&Decanta%C3%A7%C3% A3o.pdf]

You might also like