You are on page 1of 27

A universidade necessria Thatiane Barella

A universidade necessria - Darcy Ribeiro Thatiane Barella 1 Captulo 1 a crise universitria

A crise universitria moderna apresenta -se sob vrias facetas, tais como: conjuntural, poltica, intelectual e ideolgica. conjuntural pelo fato de provir do impacto da transio de uma civilizao de base indust rial para uma nova civilizao, acrescido dos impactos da Revoluo Industrial resultando nos desafios de uma revoluo cientfica e tecnolgica, a chamada Revoluo Termonuclear (pg. 23). Nos pases adiantados, a crise assumiu a forma de traumas devido s tenses resultantes das inovaes nas atividades do setor produtivo assim como nos servios de contedo tcnico -cientfico, uma vez que era exigido o nvel universitrio para toda a fora de trabalho. J nas naes atrasadas, a crise apresentou efeitos reflexos por ter realiz ado a tarefa de auto superar-se na busca de um novo saber, este cada vez mais amplo (pg. 24). poltica pelo fato de as universidades encontrarem-se inseridas em estruturas sociais conflitantes (setores com viso conservadora, disciplinadora, renovadora ou revolucionria). Esta crise, nos pases adiantados, ocorre quando professores e alunos mais lcidos passam a questionar a ordem social, j nos pases atrasadostal movimentao provoca nos guardies da ordem, choques inevitveis. A crise, contudo, estrutural por apresentar problemas que no podem ser resolvidos segundo a instituio, exigindo, assim, reformas profundas, uma vez que as instituies vigentes so marcadas, historicamente, de esforos a fim de se construir universidades em condies adversas. Por fim, a crise possui tambm contedos intelectuais e ideolgicos. intelectual por representar o desafio de estudar a prpria universidade a fim de conhece r as condies ao qual est sujeita bem como os requisitos da sua transformao. E ideolgica por dividir os prprios universitrios, tanto ao carter quanto ao sentido, pois estas contribuem para que a universidade fortaleza seu status quo (pg. 24 e 25 ).

Assistente Social. Graduada em Servio Social pela Universidade Nove de Julho.

A universidade necessria Thatiane Barella

1. Modernizao reflexa e crescimento autnomo As polticas de modernizao reflexa e de crescimento autnomo so duas propostas cujo intuito superar as tenses derivadas pela crise. A primeira est alicerada no aperfeioamento e nas inovaes e no exige muitos esforos para que seja aplicada, pois esta simples interao entre os fatores possibilita delinear uma poltica modernizadora (pg. 25). A segunda tende a operar como ag ncia de perpetuao das instituies sociais , ou seja, para que a mesma possa ser executada, faz-se necessrio o mximo de lucidez e intencionalidade a fim de diagnosticar seus problemas e assim poder delinear seu crescimento e sua estratgia de objetivos (pg. 26). Quer dizer, enquanto a poltica modernizadora busca a reforma da universidade com o intuito de torn -la mais eficiente no exerccio de suas funes, a poltica de crescimento autnomo visa transfigurao dauniversidade cujo objetivo a evoluo do prole tariado externo dignidade de povo para si. Assim, o problema da crise pareceria simples: tratar-se-ia de escolher entre as orientaes por um mnimo de identidade com os interesses para o crescimento autnomo. No entanto, a questo faz -se mais complexa ao passo que tais opes exigem de todos os setores universidade e sociedade a deciso por uma ou outra via, alm de que a opo autonomista afeta a manuteno do status quo, uma vez que o mesmo beneficiaria os setores j favorecidos e sua alterao poria em risco alguns privilgios. Portanto, os problemas da renovao universitria se devem s opes que a sociedade oferece, dividindo-a em: os defensores da atualizao histrica correspondendo conjuntura da independncia, e os que propugnam a acelerao evolutiva (pg. 26). Todavia, a conjuntura atual tambm se pauta nos progressos parciais e reflexos igualmente como aconteceram no passado, onde tornramos consumidores de tecnologia. E nesse contexto que a nova conjuntura est inserida, ou seja, aspira uma nova modernizao que agregue tanto o

A universidade necessria Thatiane Barella

consumode tecnologia como propicie a renovao na organizao das universidades (pg.27). 2. A universidade questionada Devido s alteraes ocorridas na sociedade, refletidas na universidade, colocam-na em julgamento, exigindo ou uma redefinio de sua forma de ser, ou que disponha a transformao de acordo com o desenvolvimento nacional. E neste questionamento que todos os alunos so convocados a tomar uma posio a fim de buscar uma redefinio de sua postura para formular uma ideologia modernizadora explcita (pg.29). A maior parte dos docentes universitrios mostra uma atitude conservadora, o qual se ope ao progresso autnomo meta dos universitrios latino-americanos (pg.29). Isto se deve pelo fato de que os mesmos atuam orgulhosos, devido sua inteligncia, ao mesmo tempo em que se vangloriam das instituies que criavam, mas esta depende dos centros universitrios estrangeiros (pg. 30). Adverte-nos para os riscos da modernizao reflexa por nos tornar mais exigentes conosco mesmos e com o contexto internacional em que nos inserimos. Quer dizer, pelo fato de estarmos atrasados, faz-nos, entretanto, mais revoltosos contra a ignorncia esta, resultante dos intere sses de uma classe minoritria, assim como exige a formulao de um projeto de auto superao que nos capacite ingressar na civilizao emergente, via acelerao evolutiva (pg. 30). Desta forma, nota-se que as universidades so eficazes com a preservao do status quo, o qual nos implica asresponsabilidades na manuteno do atraso. Isto , a universidade acabou por formar a maior parte dos quadros da classe dominante, onde os mesmos conduziram a sociedade por outro caminho. Tal situao reflete a excluso do povo, cuja funo exercida de proletariado externo, ou seja, trabalha para a manuteno dos privilgios desta classe dominante (pg. 31).

A universidade necessria Thatiane Barella

E mesmo tendo a militncia estudantil, esta no chega a consolidar -se, pelo fato de que a maioria dos diplomados torna -se cidados dceis eprofissionais eficazes na defesa da ordem vigente com todas as suas desigualdades e injustias. Assim sendo, faz -se necessrio que haja tanto intelectuais e universitrios que explorem at o limite extremo para diagnostica r e formular estratgias para a luta nacional contra os fatores conducentes atualizao histrica; como tambm os que militem em pr em prtica a referida estratgia, combatendo e prevendo as transformaes estrutur ais viveis, e contribuindo para a renovao da sociedade (pg. 32). 3. Universidade e poltica Pode-se notar que a crise nas universidades latino -americanas deve-se pelas duas presses opostas: os que buscam a atualizao histrica e os que buscam a acelerao evolutiva. Tais presses, todavia, atuam sobre as universidades, dividindo o corpo acadmico em grupos antepostos. O corpo acadmico, dentro da linha do pluralismo republicano, divide -se em dois grupos de professores: o primeiro refere -se ao velho magister, tradicionalista, que busca perpetuar a forma atual da universidade , tendendo a desaparecer no fluxo das geraes; e o acadmico modernizador, o qual espera obter vantagens da ajuda estrangeira , tendendo a atuar como agentes de vontades externas, o que contraria os interesses de seu povo (pg. 33). Enquanto se mantm o regime liberal, a universidade consegue impor o modus vivendi s instituies reguladoras da ordem, o que preserva seu grau de autonomia; mas, quando violada, a universidade se reco lhe a uma atitude reservada, impedindo o contato com novos corpos governamentais, acabandopor entrar em choque com a mesma. Dentre todos os conflitos resultantes dessas crises, a que corresponde s revolues liberais , possibilitou na consolidao do novo saber, transfigurando-a, a fim de servir s novas estruturas de poder (pg. 34).

A universidade necessria Thatiane Barella

Tais so os regimes regressivosque se multiplicaram na Amrica Latina, apresentando-se como procedimentos preventivos contra a ameaa de subverso do regime, mas implantando-se efetivamente, para evitar que a vontade generalizada de reforma e as aspiraes de progresso das populaes latino-americanas encontrem formas de ser exercidas democraticamente. Assim, as caractersticas das autocracias regressivas se contrapem aos universitrios. Essa oposio teve inicio no final da guerra, quando alguns militares privados de intelectualidade, redefiniram seu papel e funo mediante a conjuntura mundial, o que acarretou em movimentos de reforma institucional. Portanto, a separao entre universitrios e militares facilitou o isolamento entre as concepes de uns e de outros; possibilitando as foras armadas dos Estados Unidos se aproximarem das universidades (pg. 35). E a aceitao passiva [...] o queimpossibilita, s classes dominantes [...], a percepo do valor estratgico da cincia e da tecnologia cultivadas nas universidades (pg. 36). At era possvel uma aproximao entre militares e universitrios, pois havia um nmero crescente de universitrios que se manifestavam em relao disposio dos recursos de educao e pela luta contra o atraso de seu pas ; e os militares, ainda que de direita, pretendiam formular um projeto prprio de desenvolvimento. No entanto, essa aproximao no foi possvel, pois a esquerda passou a proclamar, alegando que os militares eram irrecuperveis para a democracia, uma vez que eram definidos como a guardiania da ordem vigente, e para mant-la intacta, invadiam as universidades (pg. 36). Todavia, os militares no formam um grupo monoltico. H oficiais com conscincia crtica que buscam sadas para a dependncia e atraso. Portanto, os intelectuais devem acercar-se dos militares com o intuito de romper o isolamento a fim de diagnosticar os problemas nacionais e na formulao de estratgias comuns de luta contra as foras internas e externas (pg. 37).

A universidade necessria Thatiane Barella

4. Recolonizao cultural Devido sada de professores expulsos - os mesmos juntaram-se aos tcnicos e professores de universidades e centros de pesquisa dos pases que lhes atraiam -, ocasionou conflitos polticos entre universitrios e militares, e na esfera da campanha de colonizao cultural (pg. 37), pelo fato de o xodo agravar a substituio de professores devido aos programas norte -americanos de assistncia e ajuda com que vm modernizar as universidades latino americanas (pg. 38). Da se depreende, por um lado, que nossas universidades esto incorporadas a um sistema internacional de pesquisa com funo subalterna bem definida; e, por outro, serem feitos os financia mentos externos de acordo com programa que expressa uma poltica deliberada a nosso respeito. Desta forma, faz-se imprescindvel que a nossa poltica seja igualmente lcida aos Estados Unidos. E somente por este caminho pode-se alcanar um grau de maturidade cientfica que permita avanar no desenvolvimento autnomo da cultura nacional (pg. 39). Por esta razo, tais problemas so discutidos segundo a opo entre atitudes, ou seja, entre nacionalistas ou cosmopolitas. O primeiro refere -se a uma atitude temerosa e esquiva ante os contatos externos, dedica-se ampliao do saber, sua aplicao no progresso comum, e conciliam com a atitude madura de convivncia internacional. Por ter conscincia nacionalista, a Amrica Latina, compreende seu atraso e sua pobreza como resultante do modo de implantao e de organizao das sociedades nacionais como projetos estrangeiros. E tal conscincia comea a manifestar -se hoje na medida em que se consolidam como estados nacionais capazes de dirigir seus prprios destinos (pg. 40). J o cosmopolitismo refere-se ao complexo de inferioridade,

ingenuidade, no ampl itude de viso. Por esta razo, agem como auxiliares na colonizao cultural. Devido presena e a multiplicao de pessoas com esta postura, tem-se por conseqncia efeito de dois agentes: o primeiro referente

A universidade necessria Thatiane Barella

campanha sistemtica de doutrinao dos quadros universitrios e sua agregao a programas estrangeiros e o segundo devido ausncia de uma conscincia crtica generalizada, capaz de ganhar a lealdade de cada universitrio; e, de desmascarar as posturas cosmopolitas que atestam contra ele. Portanto, os altos nveis cientficos e intelectuais de uma nao so o produto final do processo formativo e com a perda desses multiplicadores atrados por melhores condies no exterior , os projetos estrangeiros tornamse, contudo, danosos para a universid ade e para a nao (pg. 41).
Captulo 2 modelos clssicos de universidade

As estruturas universitrias modernas so definidas como produtos residuais da vida de seus povos, ao qual so subprodutos de um desenvolvimento social global, onde atua sobre as universidades, dando-lhes recursos e exigindo-lhes novos servios. Por esta razo, s naes subdesenvolvidas deve-se criar uma estrutura universitria que seja agente de acelerao do progresso da nao, uma vez que exercem ao renovadora (pg. 45). A meta de dar-lhes a funo adicional de motores de acelerao do desenvolvimento da nao o que justifica o esforo consciente para se refazer as universidades (pg. 46). Para melhor compreender os obstculos institucionais, faz-se necessrio entender as diferentes estruturas universitrias. Primeiramente, entende -se como estrutura universitria o conjunto e a integrao dos rgos e procedimentos atravs dos quais as universidades desempenham suas funes, tendo como componentes as conexes integrantes , cuja funo orientada para atingir determinados fins. Tais rgos e conexes unem -se a: ctedras, institutos, escolas e faculdades, conselhos, decanatos, secretarias, reitorado e ainda, aos procedimentos que os movimentam: matrculas, aulas, carreiras, estudantes e professores. So, portanto, essas articulaes que perpetuam os requisitos da ordem social global sendo instrumentos de sua alterao (pg. 47).

A universidade necessria Thatiane Barella

Algumas estruturas tm atributos de: qualidades de rigidez ou flexibilidade, o que facilitam ou dificultam a adaptao a distintas situaes e conduzem correo ou ao agravamento de desvios e deformaes. Por isso, estas estruturas devem estar integradas entre si, a fim de manter o equilbrio interno, permitindo que atuem e cresam harmonicame nte. As relaes internas e externas so funcionais, pois desempenham pap is que lhes foram atribudos. So disfuncionais quando os pap is so discutidos e que perpetuam situaes anacrnicas, dificultando as mudanas adaptativas e progressistas. H, tambm, a circunstncia adicional, isto , quando se implanta no mundo das coisas, sofrendo correes capazes de deform-los em maior ou menor grau (pg. 47). As atuais estruturas universitrias, como produtos histrico -residuais, refletem menos as aspiraes dos projetos originais de seus criadores do que suas relaes com a sociedade global onde foram enxertadas, e as vicissitudes provocadas pelos acontecimentos histricos que mais as afetaram. Quer dizer, estas incertezas fazem da universidade uma agncia de conservao do status quo, o que limita sua possibilidade de ao como motor de transformao; e, ao mesmo tempo, permite-lhe a capacidade de auto-perpetuao. Entretanto, h conjunturas scio-culturais que gera conscincia crtica, fazendo com q ue a universidade repense e proponha mudanas profundas, permitindo romper com a estrutura cristalizada (pg. 48). A funo mais genrica da universidade a de contribuir para satisfazer os requisitos da sociedade global. Por isso, no pelo fato de ser precria que se instaurar uma crise estrutural. A crise ocorre quando h uma divergncia entre a universidade e a sociedade, gerando atitudes que contribuam para que a situao permanea a mesma. Por esta razo, a universidade passa a ser representada por grupos de interesses que buscam descobrir um caminho para as tendncias de alterao. Estas opinies, todavia, gera conflitos: de um lado, os que querem reformar a universidade a fim de arquitet -la e faz-la conservadora, e do outro, os que desejam tran sform-la numa trincheira de luta revolucionria a fim de opor-se ordem social global. a partir dessas atitudes

A universidade necessria Thatiane Barella

que surgem os diagnsticos da crise: transfigur-la a fim de conseguir maior disciplina e eficcia; ou reformar a estrutura social global, e xigindo, portanto, transformao global (pg. 49). Para que isso ocorresse, teria de delinear um novo programa de reformas que permitisse universidade mobilizar -se para impedir aintensificao das tenses. A formulao desse prog rama deve consistir em um diagnstico rigoroso dos problemas enfrentados pela universidade, tendo como meta a construo de uma conscincia crtica . No entanto, o maior desafio que defrontamos consiste, por isto, em elaborar um novo modelo terico de universidade capaz de reverter o papel tradicional da mesma [...] para conform-la como um agente de transformaes da sociedade (pg. 50). 5. A universidade francesa A universidade francesa resulta dos impactos da Revoluo Industrial, onde a primeira universidade da Frana foi um e mpreendimento dos enciclopedistas, cuja viso de mundo estava comprometida com o progresso. Aps haver iluminado o mundo, tal empreendimento teve de institucionalizar se, na era napolenica e academizar -se sob o aspecto positivista (pg. 51). Posterior revoluo, o ensino superior francs no se alterou seguindo a base de sistema de escolas superiores autrquicas como um servio pblico, tal como o ensino primrio, o secundrio e o normal. Entre os anos de 1806 e 1808 foi implantado um monoplio educ acional, o qual unificava politicamente e uniformizava culturalmente o arquiplago francs. Assim, a Frana constituiu-se de escolas autnomas de direito, medicina, farmcia, letras e cincias, ficando separada a Escola Politcnica (visando formao tcnica) e a Escola Normal Superior (visando criar educadores cuja atuao era difundir a nova cultura erudita a toda a nao) (pg. 52). neste contexto que a Frana conheceu seu maior perodo de florescimento intelectual e cientfico. Assim, a nova universidade implanta -se em contraposio antiga, onde as idias humanistas foram substitudas pelo

A universidade necessria Thatiane Barella

novo humanismo fundado na cincia e comp rometido com a problemtica nacional, na defesa dos direitos humanos o q ual difundia o novo saber cientfico e tecnolgico. Portanto, a tradio universitria fora substituda por uma burocracia racional, seletiva e impessoal, eu tinha como defeito o formalismo e a rotina, o eu dificultaria o incentivo criatividade cultural (pg. 52). Somente sob a Terceira Repblica, em 1896, reorganizaram -se algumas daquelas escolas dispersas, primeiro constituindo-se um Corpus de faculdades autrquicas e depois sob o nome de Universidade uma federao de unidades independentes. Deste conjunto, ficou separado a Escola Politcnica, a Escola Normal Superior, o Colgio de Frana, o Instituto e o Museu de Histria Natural, aos quais se juntaram o Museu do Homem e o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS). Devido necessidade de desenvolver a investigao cientfica dentro da Universidade, formou-se a Escola Normal Superior e a Politcnica, nas quais tendiam ao cultivo da cincia e preparao de investig adores. E somente em 1936 foi criado o CNRS, cujo objetivo era eliminar as deficincias cientficas do pas. E tendo, por conseguinte, alcanado o grande desenvo lvimento, a nova carreira cientfica conduziu a duplicao de pessoal e recursos onerosos para o pas (pg. 53). A formao dos intelectuais na universidade se d atravs de um procedimento denominado agregao, que consiste em orientar os que conseguiram diplomar-se. Para isso, no entanto, exige preparao, e vrios anos de estudos intensos, pois atravs do processo de agregao, forma -se o intelectual erudito. E o conjunto destes intelectuais forma -se a aristocracia ao qual contribui para o ensino mdio com o superior e permite elevar o nvel do primeiro. Tal preparao baseia -se nos pressupostos de: a) que os cientistas so sbios e b) que o concurso pblico o sistema ideal para o acesso universidade (pg. 54). Vale ressaltar os atributos essenciais da estrutura universitria: a primazia da agregao como procedimento bsico de seleo; o Pariscentrismo; o burocracialismo; seu carter de sistema mais voltado para os

A universidade necessria Thatiane Barella

exames do que para o ensino e sua dificuldade para corresponder aos reclamos de ampliao em massa das matrculas, alm da incapacidade para integrar os sistemas universitrios de ensino e de pesquisa. Tais vcios fizeram da universidade, pequenos ncleos dbeis. Mas , aps dcadas de conformismo, o esprito crtico manifestou-se em debates e insurreies que prometiam devolver a criatividade universidade e cul tura francesa (pg. 55). Dentre deste esprito de contestao o movimento de maio foi a expresso mais calorosa, cuja finalidade era pr em andamento a nova reforma universitria, onde a demanda girava em torno de solues para os problemas da universidade moderna. Dentre estas solues, destaca-se: a reivindicao do cogoverno pelas comisses paritrias de estudantes e professores; a exigncia de implantar uma universidade crtica, incorporadora dos contra cursos aos programas ordinrios de atividade universitria; a proposio do direito dos estudantes julgarem seus professores quanto sua eficcia docente, assim, como so julgados em seu desempenho estudantil; e o desmascaramento dos sistemas tradicionais de exames e concursos. Entretanto, h aspiraes extra universitria: o repdio s barreiras impostas s relaes entre a juventude universitria e a oper ria; a redefinio do papel dos intelectuais na formulao de novo iderio para as sociedades de consumo; e a exigncia da universidade em converter-se na agncia fundamental de elaborao e difuso da cr tica ao regime capitalista, s formas atuais de institucionalizao do socialismo revolucionrio e, at, prpria civilizao emergente (pg. 56). 6. A universidade inglesa Na Inglaterra, as universidades respeitam uma pirmide de escolas superiores, tendo ao vrtice a Universidade de Oxford e Cambridge, aos quais so destinadas a receber e educar rapazes da nobreza, onde bastava conviver em colleges, para se familiarizarem com a etiqueta inglesa. Nesses colleges, os estudantes ficavam sob a orientao de tutores pessoais (pg. 57).

A universidade necessria Thatiane Barella

Implantou-se em Cambridge, no ano de 1794 a primeir a ctedra de investigao cientfica, no como um corpus acadmico, mas como uma novidade, que, somente pde ser alt erada com a Revoluo Industrial, onde se buscava a formao qualificada para o trabalho (pg. 57 e 58). J em Londres foi organizada uma instituio universitria especializada em analisar os candidatos para outorgar-lhes o ttulo externo. Deste processo resultou na competio da nova intelectualidade, fato que obrigou Oxford e Cambridge a prestarem ateno formao de investigadores. Assim, a Inglaterra desenvolveu uma variedade de tipos para a formao de terceiro nvel. Portanto, a simbiose d esses perfis resultou num sistema eficaz, que preserva o carter aristocrtico das velhas universidades a fim de criar uma variedade de outras formaes, elevando, assim, o nvel cientfico -profissional (pg. 58). 7. A Universidade Alem A Universidade Alem assemelha-se a tais pases nos seguintes aspectos: devido Inglaterra e a Frana serem as pioneiras da Revoluo Industrial, foi a Alemanha quem sofreu os efeitos reflexos da mesma, onde sua populao transformou-se em massas excedentes de mo-de-obra exportvel. Assim, a Alemanha teve de esforar-se para lograr a renovao tecnolgica, tal como faria o Japo mais tarde. Neste contexto, nasce um modelo tardio de desenvolvimento industrial, resultado de um esforo cuja finalidade era tornar se num pas independente (pg. 59). A economia do pas foi formulada por List; a cultura pelos filsofos leigos Schelling, Fichte, Schleermacher e Humboldt, onde traziam em sua argumentao o nacionalismo e a identificao com a poltica prussiana deunificao alem, como tambm a valorizao da cincia e da investigao emprico-indutiva como instrumentos de auto-superao. Desta forma, a universidade alem nasce com uma destinao doutrinria , uma vez que desde o comeo comprometeu-se com tarefas de integrao nacional e de incorporao da cultura civilizao industrial (pg. 60).

A universidade necessria Thatiane Barella

Desta forma, a primeira universidade moderna alem integrou as escolas de letras, cincias, leis, medicina, teologia e filosofia. Com o mundo laicizado, os filsofos Hegel, Goethe, Max Scheler e Max Weber, expressaram uma viso de mundo que no s dariam prestgio crescente filosofia alem como vinculariam a universidade ao esforo nacional de desenvolvimento proporcionando-lhe uma ideologia explcita. Devido implantao precoce da cincia na universidade, esta proporcionou a base de sustentao dos ncleos de ensino superior, aos quais estariam aptos para formar tecnlogos e cientistas, ao mesmo tempo em que permitiu a criao duma qumica e duma metalurgia rapidamente desenvolvidas p ara competir com as antigas potncias industriais (pg. 60). Entretanto, a universidade surge em meios contraditrios, a saber: manteve-se progressista em sua preocupao cientfica, no rigor para conceder ttulos acadmicos, no esprito de afirmao nacional e de compromisso com o desenvolvimento nacional autnomo; mas, ao mesmo tempo, demonstrava medo com relao ao Estado, elitista, hierarquizado e burocrtico. Deste modo, um dos valores mais equivocado foi a chamada liberda de acadmica. Quer dizer, por um lado, havia a liberdade de opo por parte d os estudantes, que lhes assegurava o planejamento dos estudos; mas, por outro, havia, tambm, a liberdade do professor em planejar e dirigir as atividades acadmicas (pg. 61). Para os estudantes, a liberdade que tinham de transitar duma universidade a outra era uma forma de compensao pela rigidez catedrtica, ao qual trazia bons resultados; e para o estudante mdio, tamanha liberdade era sinal de irresponsabilidade. J para os professores, a liberdade acadmica foi tida como compensao a aceitao servil da ideologia oficial. Por esta razo, a universidade no agia sobre a nao, mas sim sobre um crculo de eleitos (pg. 62). A universidade alem caracteriza -se pelo: isolamento das tecnologias em escolas tcnicas, tendo conseguido com que o Estado as declarasse

A universidade necessria Thatiane Barella

capacitadas a conceder ttulos e graus acadmicos; e, pelo desdobramento das principais ctedras em institutos com oramentos prprios, onde os mais ilustres dispunham de bibliotecas e laboratrios exclusivo (pg. 62 e 63). Todavia, a universidade alem, recentemente, alterou profundame nte seu nvel de trabalho cientfico devido degradao sofrida sob o nazismo, onde extinguiu o tradicional apoliticismo acadmico, exigindo, por sua vez, a adeso filosofia do regime; e, aps a guerra, as universidades perderam um grande nmero de seus melhores cientistas e tecnlogos. Portanto, a Alemanha atual, esfora-se para reconstruir e reformar suas velhas universidades e organizar as novas (pg. 63). 8. A universidade norte-americana A universidade norte-americana estruturou-se como descendente das universidades inglesas, porm, nasceu mais livre, democrtica e fecunda. Tinha como motivao bsica a alfabetizao de toda a populao, partindo da formao protestante do pas. Tal empreendimento foi realizado pelas comunidades locais, constituindo, portanto, a base do sistema educacional norte-americano, onde, nos anos seguintes se generalizariam em cursos de nvel secundrio e tercirio, ambos mantidos pela comunidade local (pg. 64). Estando sob influncia da Inglaterra capitalista e em vias de industrializao, a economia dos Estados Unidos estruturou -se como dual, ou seja, agrrio-exportadora e escravista dependente e retrgrada, no sul, e de colonos livres - competitiva, no leste. neste contexto que surgiram os colleges, diversificados, mas a priori como escolas primrias, locais, funcionais. Por esta razo, o empreendimento educacional norte-americano cresceu rapidamente, devido o esforo coletivo das comunidades em preservar seus valores (pg. 65). No entanto, os colleges, at 1860 se multiplicaram, quando uma reforma os dividiu em dois modelos opostos. O primeiro era um modelo ambicioso, dedicava-se investigao cientfica e criatividade cultural. O segundo

A universidade necessria Thatiane Barella

sistematizou as prticas experimentadas nas escolas de nvel inte rmedirio, surgindo, assim, os juniorcolleges e os land-grant colleges. Os juniorcolleges recebem estudantes vindo da high school, proporcionando -lhes uma formao para o trabalho e para a elevao do nvel cultural. J os colleges recebem os estudantes a fim de prepar-los para a licenciatura em letras, cincias e artes (pg. 66). O que difere o ensino superior norte-americano dos demais justamente esta diversidade, que permite formar quadros cientficos e humansticos do mais elevado nvel. Em 1965, cerca de 40% dos jovens da faixa dos 19 aos 24 anos freqentavam as escolas superiores.... E a estrutura universitria compe-se de 100 universidades, cada uma tendo sua prpria organizao e autonomia, assim como liberdade para investir em recursos que sejam mais convenientes ao seu propsito (pg. 67). Caracteriza-se, tambm, por: 1) contar com amplos campus; centros residenciais de professores e alunos; pelas instalaes para a prtica de esportes; 2) pela autonomia funcional e 3) pela falta de burocratizao. O primeiro est articulado com diversos componentes, conforme o grau e o tipo de ensino. Quando o estudante da escola mdia chega universidade, atravs dos departamentos de estudos gerais dos colleges (undergraduate school), o mesmo recebe preparao ps-secundria, qualificando-o para o trabalho. Nos estudos superiores (graduate studies), o estudante ingressa nos cursos de medicina e direito, ou mediante o titulo de b achelor, caso pretenda o grau master, habilitando-se ao doutorado (pg. 68). A segunda caracterstica concretiza-se mediante a gesto dos boards of trutees controladores do desenvolvimento das atividades. Quer dizer, a manuteno da gesto que financia a universidade passou a ser feita pelo Poder Pblico, onde a idia de gesto privada mantm -se arraigada na cultura norte-americana. E a ltima refere -se liberdade do professor integrar os departamentos como membro de equipe e no como um catedrtico; possibilitando assim, o esprito competitivo entre os professor es, ao mesmo tempo em que possibilita atrair professores estrangeiros (pg. 69).

A universidade necessria Thatiane Barella

O problema das universidades nort e-americanas , todavia, o enfrentar a crise advinda das exigncias da Revoluo Termonuclear , pois esta manifesta a elevao da qualificao dos cursos de terceiro e quarto nvel; a criao de um sistema educacional que permita reciclar os quadros superio res da fora de trabalho; e, de suportar as presses exercidas sobre seus sbios e tcnicos a fim de participarem das tarefas blicas. Pelo fato da universidade norteamericana estar sofrendo com essa militarizao, criou -se um sistema policial operado pelo FBI, pela CIA e pelos servios secretos das foras armadas (pg. 70). Quer dizer, o progresso do saber espera da universidade de matemtica e fsica a criao de novas bombas, e mtodos de medir a eficcia dos armamentos; da biologia e da qumica a cr iao de germens de enfermidades e gases alucingenos; da sociologia, psicologia e antropologia espera -se projetos de controle estratgico-preventivo. Portanto, as promessas de liberdade intelectual, de progresso das cincias, da autonomia perante o Estado e dos valores espirituais foram desprezados devido segurana nacional, uma vez que a politizao da universidade comeou a tomar conscincia e a inquietarse (pg. 71). Assim, na realidade, tais conflitos expressam funda inconformidade com o papel que a minoria dominante obriga a nao a representar ante o mundo (pg. 72). 9. A Universidade Sovitica O ensino superior sovitico assemelha-se aos modelos anteriores nos seguintes aspectos: no modo de desenvolvimento espontneo e no carter burocrtico, nacionalizador da universidade francesa e alem; na diversidade de linhas de formao, na variedade de o portunidades de educao superior e o alto nvel da preparao cientifica e tecnolgica da universidade norteamericana; e uma em particular com a universidade francesa devido manuteno do rgo cultivador da cincia Academia de Cincias com

A universidade necessria Thatiane Barella

investigadores e laboratrios prprios. No entanto, s possvel compreender o sistema educacional sovitico se relacionado com a implantao do socialismo (pg. 72). Quer dizer, foi a partir da Revoluo de Outubro, que os lideres soviticos decidiram transformar a universidade aristocrtica, at ento conversadora devido estratificao scio-econmica da Rssia tzarista. Tinham por tarefa capacitar os quadros de direo superior do Estado, da cultura e da economia, visando igual oportunidade a todos os jov ens, assim como formar, politicamente, os revolucionrios. Para que isso acontecesse, a soluo encontrada foi drstica : no seriam matriculados os moos das antigas camadas privilegiadas. Isso resultou a queda do nvel de qualificao acadmica (pg. 73). Tendo substitudo o corpo estudantil, o ensino superior teve alguns diferenciais, a saber: separao do ensino e da investigao profissional de alto nvel; a tripartio do sistema dedicada ao ensino de cincias e de jurisprudncias em institutos tecnolgicos formadores de engenheiros, e em escolas superiores de medicina, agronomia, pedagogia, administrao; o carter competitivo, operando como estimulo aos estudantes; a unidade ideolgica do ensino, adoo do marxismo -leninismo; o espao para responder ao desafio do avano cientfico e tecnolgico; o ensino organizado como um amplo sistema de descoberta, seleo e cultivo de capacidade e talentos; e, a converso virtual do sistema educativo (pg. 74). Todas essas mudanas correspondem implantao do socialismo, uma vez que implicava a adoo de uma ideologia revolucionria, a reduo dos privilgios da educao superior, atravs da igual oportunidade e a valorizao do trabalho produtivo. Ainda que estas linhas busquem combinar o trabalho produtivo co m os estudos, os procedimentos para se alcanar tal objetivo varia conforme: cursos diurnos intensivos para estudantes de dedicao exclusiva; cursos alternados com perodos de trabalho; cursos noturnos e ensino por correspondncia, simultneos com o trabalho (pg. 75).

A universidade necessria Thatiane Barella

Entretanto,

todos

os

inconvenientes

originados

da

questo

trabalho/estudo so compensados com a oportunidade de o estudante treinar nos campos relacionados s suas respectivas especializaes (pg.76). 10. Nosso legado e nossa carga Um legado positivo algumas universidades tornaram-se promotoras da renovao e do progresso. Um legado negativo as universidades passaram a atuar como agentes de consolidao do s tatus quo (pg.78). O legado das universidades francesas e alems constituiu em atuarem como agncias intencionais de integrao nacional, de mobilizao c vica e de incorporao da sociedade civilizao atual. As experincias naAm rica Latina so semelhantes, pois constitui em ilhas culturais integradas, de economia apendicular e de uma sociedade traumatizada pelos efeitos da modernizao reflexa. As universidades inglesas e norte-americanas possibilitam experimentar renovaes espontneas, permitindo acompanhar e apoiar um processo de transformao social (pg. 79). J o outro legado provm da universidade sovitica, a qual tinha por compromisso o processo de transformao revolucionria da sociedade, capacitando a dominao, a cultivao e a difuso do saber moderno, o que permitiria ao jovem a segurana e o estmulo necessrio para esforar -se, atingindo seu potencial mximo (pg. 80). Porm, dentre esses legados, foram acumuladas cargas negativas, tais como: a herana internacional, de carter elitista, tendo a capacidade de mascarar procedimentos absurdos, como concursos para ctedras; o estilo autocrtico e patriarcal; o carter burocrtico; e, a t endncia da universidade para atuar como agncias de empregos, seja dos polticos patrcios, seja dos potentados acadmicos e, com o mimetismo e a hipocrisia acadmica a interpor entre os valores professados e a conduta real (pg. 81).

A universidade necessria Thatiane Barella

Portanto, com todos esses males profundos, faz-se necessrio a reflexo consciente de que a sociedade e a universidade devem mudar juntas , visando transformao nacional, onde favorea os interesses majoritrios da populao (pg. 83).
Captulo III A Universidade Latino-Americana

A Amrica Latina possui vrias universidades que vo desde enormes organizaes com inmeros estudantes at modestas aglomeraes de escolas precrias, cuja diversidade de dimenses, complexidade e nvel, se igualam ao mesmo modelo (pg. 85). 11. Valores professados e valores reais A universidade latino-americana est fundada em valores professados por universitrios, onde as aspiraes acadmicas devem fidelidade com tais valores a fim de adequar suas aes concretas. Assim sendo, defini -se universidade como instituio dedicada a cultivar e a fazer florescer o esprito humano em ss formas mais criativas; a desenvolver nos estudantes a conscincia de sua dignidade humana, o zelo por sua liberdade espiritual e pelos mais profundos sentimento s de tolerncia, serenidade, justia e equanimidade; mas, que, no entanto, exerce opapel de ocultao: impura, incmoda e perigosa (pg. 86). Surge, tambm, nos discursos positivistas, onde a universidade definida como: um conglomerado de estabelecimen tos docentes que habilitam jovens para desempenhar atividades governamentais ou produtivas; e como uma instituio social que consagra e difunde a ideologia da classe dominante, contribuindo para a consolidao da ordem vigente. Contudo, tais imagens trazemtambm, objetivos para o exerccio de outros papis, tais como: agencias de integrao cultural e de unificao nacional com o propsito de ter um meio de administrar as opinies polticas e morais; rgos formuladores de ideologias nacionais, definidores dos caminhos do desenvolvimento autnomo; instituies incorporadoras e difusoras do saber cientifico e tecnolgico; e, instituies que adotam programas deliberados de preparao de novos

A universidade necessria Thatiane Barella

contingentes de cientistas, tecnlogos e profissionais orientados para a transformao revolucionria (pg. 87). 12. Padres estatsticos Para entender a universidade latino -americana, faz-se necessrio observar o conjunto da Amrica, ou seja, desde a rea de colonizao espanhola, onde a universidade surgiu cedo; a zona de influncia inglesa, onde seu advento deu-se tardiamente; e na regio portuguesa, onde s apareceu nos anos recentes. No Brasil, o advento da universidade adveio no perodo colonial, onde criam vrias universidades no Estado da Bahia, cujos cursos ministrados eram propeduticos para o sacerdcio e para os estudos de direito e medicina. J na Amrica espanhola e na zona inglesa haviam intelectuais mais qualificados do que o Brasil; e, a Amrica do Norte, multiplicou o numero de universidades devido o processo de acelerao evolutiva (pg. 88). Nota-se que o atraso no ensino da Amrica Latina deveu-se pelo regime neocolonial, devido sua dependncia em relao aos Estados Unidos, uma vez que se deixou recolonizar pelo modelo francs de universidade. No Brasil, todavia, a independncia no teve apoio de nenhuma universidade, onde suas primeiras escolas foram implantadas no perodo da Independncia, no ano de 1822. Quer dizer, neste perodo havia apenas cinco faculdades, duas de direito, duas de medicina e uma de politcnica. J em 1950, o Brasil contava com aproximadamente 600 cursos e 15 universidades (pg. 90). Na Amrica Latina, na dcada de 60, havia cerca de 150 universidades e 500 estabelecimentos autnomos de ensino superior; tendo, no mesmo ano, os Estados Unidos 205 universidades e 1800 estabelecimentos. Comparando as duas progresses, comprova-se que em 1960 a Amrica Latina alcanava a matrcula total dos Estados Unidos de 1925; mesmo assim, sua proporo de estudantes para 10.000 habitantes, era inferior norte americana de 1900. Mas, em 1965, aumentou substancialmente o nmero de matriculas de nvel universitrio na Amrica Latina, ao passo que sua populao crescia (pg. 91).

A universidade necessria Thatiane Barella

Por este quadro, comprova-se que h trs padres estatsticos de organizao universitria. O primeiro representado pela universidade d o Chile, onde a relao docente/aluno igual a 1:3,8 , que, apesar de dispor tempo integral, o alcance do rendimento de apenas 10,6%. Isso demonstra os efeitos da orientao elitista, uma vez que a mesma limita as oportunidades de ingresso da juventude d e nvel mais baixo. O segundo representado pela Universidade da Repblica Oriental do Uruguai, onde o docente tem rendimento de dedicao exclusiva de apenas 5%, e o rendimento sobre as matriculas no passa de 5,3% por ano (pg. 94). E por fim, o terceiro modelo representado pela Universidade Nacional Autnoma do Mxico, onde a relao docente/aluno igual a 1:7,3, onde o docente tem rendimento de dedicao exclusiva de apenas 3%, e um rendimento sobre as matriculas no passam de 16,8% por ano. Conclui-se, portanto, que essas averses so frutos da carncia, dado o carter no profissional do magistrio; das situaes anmalas de excessos de trabalho recados sobre os docentes, e do baixo rendimento, uma vez que se exclui a maior parte dos estudantes, por reprovao, no primeiro ano (pg. 95). Incluem-se nessas averses, tanto a poltica de numerus clausus a reduzir ao mnimo as oportunidades de educao oferecidas juventude brasileira, quanto os ndices baixos do Uruguai, onde e xpressam uma universidade aberta a grande parte da classe mdia que aspira cursar o ensino superior (pg. 96). A caracterstica diferencial entre as universidades latino -americanas e s das naes avanadas o percentual de distribuies de estudantes p elas carreiras, isto acontece pelo desenvolvimento cultural, em duas etapas: a primeira refere-se elevao dos quadros tcnico-produtivos em relao aos profissionais liberais mais prestigiosos; e a segunda refere -se diversificao do ensino, para a formao de generalistas nos undergratuatedcourses (pg.97).

A universidade necessria Thatiane Barella

Em 1960, o Brasil tinha seus estudantes distribudos em trs carreiras liberais: 18% na Engenharia, 20% no Direito, e 21% na Medicina. No mesmo ano, os estudantes na Argentina e no Mxico estavam Brasil; 22% na Argentina e 13 no Mxico (pag. 97). Portanto, o sistema das universidades latino -americanas est voltado, primeiramente, para a formao de profissionais liberais, tais como: advogados, contadores, profissionais do campo jurdico -administrativo; em segundo para as carreiras mdicas, tais como: mdicos, odontlogos, pessoal auxiliar; e em terceiro para as engenharias. Considerando -se o carter agroexportador das economias latino -americanas, tais nmeros demonstram que as principais atividades produtivas da regio no conseguiram penetrar nas universidades, continuando estas, ainda hoje, como agencias formadoras do patriciado burocrtico que rege o Estado e as empresas, cuida da sade dos ricos e vale por seus negcios (pg. 98). 13. Perspectivas de crescimento Pelas matriculas de nvel superior na Amrica Latina, possvel identificar trs padres de crescimento. No primeiro padro de alto crescimento, esto: a Argentina com 113,5 estudantes por 10.000 habitantes; a Venezuela como 62,9; o Peru com 67,4 e o Chile com 62,5 (pg. 98). No padro dos pases atrasados esto: o Brasil com 25,1 estudantes por 10.000 habitantes e a Colmbia com 26,8 (pg. 99). Tais contrastes mostram o tamanho do desafio que a America Latina ter de enfrentar para superar o seu subdesenvolvimento, em termos de sistema educacional superior (pg. 100). H, contudo, duas hipteses para avaliar tal desafio: a primeira no encontra obstculos sua concretizao; e a segunda consiste na projeo da proporo de estudantes universitrios existente na Argentina, partindo distribudos, respectivamente, em 14% e 20% para Engenharia; e para Direito, 25% no

A universidade necessria Thatiane Barella

doponto econmico e social dos Estados Unidos. Mas, como uma evoluo capitalista plena, a segunda hiptese daria apenas para custear a expanso do sistema educacional brasileiro (pg. 101). Isso deriva pelo fato do sistema educacional superior da regio acompanhar o desenvolvimento do mundo moderno, resultando no seu fracasso, pois a mesma demonstra conformismos ingnuos, e com isso no formulam uma conscincia crtica e nem a criao de uma fora de trabalho qualificada para enfrentar tais problemas de d esenvolvimento (pg. 102). Assim, os pases subdesenvolvidos caracterizam-se pelos desnveis e descompassos entre os vrios rgos da sociedade, e por dar origem a uma conscincia crtica rebelada contra os fatores do atraso. Por esta razo, a luta dos pases latino-americanos ser: pelo analfabetismo, pela expanso da escolaridade primaria, pela ampliao da escola de nvel mdio e pelo melhoramento de seu nvel de ensino , assim como pela ampliao e melhora do sistema de educao superior (pg. 103). 14. Caractersticas estruturais O modelo das universidades latino -americanas foi inspirado pelo padro francs de Universidade, tendo como caracterstica o contedo poltico de instituio centralizadora, cuja funo era desfeudalizar e unificar culturalmente a nao. No entanto, as universidades latino -americanas apenas receberam a postura fomentadora de escolas autrquicas, o profissionalismo, a erradicao da teologia e a introduo do culto positivista nas instituies jurdicas. Mas, tais valores somente fez perpetuar os interesses do pacto oligrquico estabelecido pelo patronato empresarial (ocupados com a manuteno de seus latifndios) e pelo patriciado burocrtico (dedicavam-se a seus cargos e prebendas) (pg. 106). Quer dizer, conforme o modelo posit ivista francs, as universidades latino-americanas foram construdas como um conglomerado de faculdades eescolas, cuja finalidade deveria ser de cobrir todas as possveis linhas de

A universidade necessria Thatiane Barella

formao profissional. Isto , compete universidade ser concretiza nos at os reitorais e encerramento de cursos e nas reunies de congregao. J a escola tem como responsabilidade relacionar as atividades universitrias como os centros acadmicos (pg. 107). Mas, no h comunidade universitria alguma, quer dizer, os professores mal se conhecem, e os estudantes no tm oportunidade de convivncia fora dos centros acadmicos. Assim, a escola, como unidade operativa e como rgo real da Universidade tambm couto privado de uma corporao docente profissional, que tende a r eg-la conforme interesses clientelsticos. Neste contexto, o quadro estrutural divide -se em campos do saber, em ctedras regidas por mestres que se encontram disposio de seu setor de ensino, onde possuem completa autoridade sobre os auxiliares docentes (pg. 108). as linhas estruturas bsicas, destaca-se tambm suas

Dentre

conseqncias, tais como:  Organizao federativa como um feixe de escolas e faculdades autrquicas desprovidas de estrutura integrante;  Compartimentao das carreiras profissionais em escolas autosuficientes e autrquicas;  Embasamento de todo o ensino superior na ctedra, como unidade operativa de docncia e investigao;  Constituio de uma hierarquia magistral, regida pelo professor catedrtico;  A tendncia para o crescimento das ctedras como quistos, buscando a promoo pessoal do catedrtico;  Seleo do docente mediante concurso (pg. 110);  Inexistncia de uma carreira docente;  Incongruncia do sistema de concesso de ttulos e graus;  Carter no-profissional e honorfico da docncia;  Carter profissionalista do ensino;  Estrutura unilinear que obriga o estudante a optar por uma carreira antes de ingressar na Universidade;  A rigide dos curricula, montados para uma formao profissional nica;  Multiplicao desnecessria e cara do pessoal docente, de bibliotecas, laboratrios e equipamentos em cada escola e cada ctedra;

A universidade necessria Thatiane Barella

 Escassa variedade de carreiras oferecidas juventude (pg. 110);  Carter elitista, expresso na limitao das oportunidades de ingresso;  Gratuidade do ensino, reduzida iseno de taxas de ingresso e manuteno de restaurantes;  Isolamento entre as escolas de cada Universidade, devido falta de mecanismos integradores e de recursos de investigao aplicada e de instrumentos de comunicao d e massa;  Carter burocrtico da organizao administrativa;  Ativismo poltico estudantil, como reflexo da conscincia nacional. Crtica e inconformada com a realidade social; e  Cogoverno estudantil, como conquista do ativismo (pg. 111). . 15. Mentalidade elitista Esta estrutura federativa, profissionalizada, rgida, autrquica,

estagnada, duplicadora, autocrtica e burocrtica tem por atributos funcionais sua extrema rigidez e seu carter elitista (pg. 111 e 112). Quer dizer, a funo universitria depende de grupos que devem fidelidade, ou seja, s camarilhas docentes internas e os reclamos da sociedade nacional e suas necessidades de desenvolvimento, onde cada vez que reclamada, faz-se necessrio a montagem de outra entidade fechada, com todos os recursos necessrios para dar aos estudantes uma formao integral. Assim, o corpo docente apenas defende seus prprios empregos e preservam seu poder e prestigio, ou interesses corporativos. Nota -se que os nmeros clausus de muitas das escolas de engenharia e medicina correspondem a motivaes e atitudes do que as razoes de preservao do quadro acadmico (pg. 112). Desta forma, o problema da massificao da Universidade consiste no desequilbrio entre o numero de professores e o numero de alunos, onde o professorado no pode exercer qualquer ao educativa sobre os estudantes, que, por sua vez sofreriam influencias, constituindo -se, ento, em um grupo de presso a servios de movimentos ideolgicos e polticos (pg. 114).

A universidade necessria Thatiane Barella

A mentalidade acadmica alienada e ingnua, por isso teme qualquer mudana que afete seus privilgios e esboce um progresso das universidades latino-americanas. Ou seja, qualquer plano de renovao da Universidade, a partir dessa conscincia ingn ua, ser fatal, uma vez que reveste a linguagem progressista aos imperativos do desenvolvimento cientifico e da elevao da qualidade do ensino. O que incapacita, todavia, a alienao, uma vez que no se percebe estar na defesa de interesses a fim de lograr um mnimo de autonomia e desenvolvimento. Portanto, a multiplicao das escolas se torna precrias, na medida em que no atende as demandas da educao superior (pg. 115). 16. Constries funcionais Uma das funes da Universidade o cultivo do saber e o exerccio da investigao cientifica e tecnolgica. Assim, para ingressar na Universidade, cada campo do saber cientfico deve adjetivar-se previamente, cultivando-se uma biologia para mdicos e outra para agrnomos, ou uma qumica para engenheiros, outra para mdicos, farmacuticos ou professores. desta rigidez estrutural, que a Universidade se m ultiplica em todos os campos (pg. 116). Tal multiplicao agrava -se pela competio entre os professores, onde cada qual busca seu mximo pessoal, mas, ain da assim, h certo zelo pelas tarefas que realizam, pois so pelos mesmos mecanismos que as ctedras so transformadas em centros ou institutos, onde suas bibliotecas esto mais ricas e melhor cuidadas e os laboratrios melhor equipados, podendo evidenciar o prestigio do professor responsvel (pg. 117). Mesmo com tais defeitos, a estrutura tradicional conduz-se ao culto do aparato e mania do equipamento ultramoderno, fato que revela a disfuncionalidade de uma pseudo -investigao, justificadoras do nocumprimento das funes docentes (pg. 118).

A universidade necessria Thatiane Barella

Assim sendo, a universidade tradicional latino -americana forma seu docente mediante faanhas pessoais de egressos pela via autodidata, e, portanto, condenada a operar sempre no terceiro nvel, ou seja, apenas n a formao profissional (pg. 118). Portanto, nestas condies, torna -se impossvel Universidade, tambm, a realizao de esforos para criar uma cultura nacional autentica e para erradicar os contedos alienantes, oriundos da dominao colonial (pg. 119 e 120).

You might also like