You are on page 1of 4

Comisso Interna de Preveno de Acidente CIPA A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) um instrumento que os trabalhadores dispem para

ra tratar da preveno de acidentes do trabalho, das condies do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua sade e segurana. A CIPA regulamentada pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR -5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministrio do Trabalho. Conceito legal do objetivo da CIPA conforme a NR -5: 5.1 A Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. O objetivo bsico da CIPA fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade d o ambiente de trabalho. Conforme o item 5.2 da NR-5, a constituio e manuteno da CIPA so obrigatrias nos locais de trabalho seja qual for sua caracterstica - empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados. . Conforme item 5.6 da NR-5 a CIPA composta por representantes titulares do empregador e dos empregados e seu nmero de participantes deve ob edecer s propores mnimas do Quadro I da mesma Norma. Conforme os itens 5.6.1 e 5.6.2 da NR-5 os representantes do empregador so designados pelo prprio, enquanto que os dos empregados so eleitos em votao secreta representando, obrigatoriamente, os setores de maior risco de acidentes e com maior nmero de funcionrios. Conforme os itens 5.38 e 5.38.1da NR-5 responsabilidade do empregador convocar eleies para CIPA, no prazo mnimo de 60 dias antes do termino do mandato anterior e a empresa tem por obrigao comunicar o inicio do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional da empresa. Conforme o item 5.40 da NR-5 o processo eleitoral tem por obrigatoriedade observar as seguintes condies:
y y y y

Publicao e divulgao dos editais em locais de fcil visualizao no prazo mnimo de quarenta e cindo dias antes do termi no do mandato; Inscrio e eleio individual, respeitando o perodo mnimo de inscrio que ser de quinze dias; Liberdade de inscrio para todos os empregados do estabelecimento; Garantir o emprego de todos os inscritos at a eleio;

y y

Realizar a eleio no prazo mnimo de trinta dias antes do termino do mandato anterior, quando houver; Realizao da votao e da apurao dos votos em horrio normal de trabalho, sendo que a votao tem que contar com a participao de, no mnimo, de metade mais um de func ionrios; Havendo a participao inferior a cinquenta por cento dos funcionrios ser cancelada a apurao e dever ser organizada outra votao que ocorrera no prazo mnimo de dez dias.

Conforme o item 5.42 da NR-5 a lei confere o DRT, como rgo de fiscalizao competente, o poder de anular uma eleio quando for constatado qualquer tipo de irregularidade na sua realizao . Conforme os itens 5.43 a 5.45 da NR-5 os candidatos mais votados assumem a condio de membros titulares. Em caso de empate, assu me o candidato que tiver maior tempo de trabalho na empresa. Os demais candidatos assumem a condio de suplentes, de acordo com a ordem decrescente de votos recebidos. Os candidatos votados no eleitos como titulares ou suplentes devem ser relacionados na ata da eleio, em ordem decrescente de votos, possibilitando uma futura nomeao. A CIPA deve contar com tantos suplentes quantos forem os titulares sendo que estes no podero ser reconduzidos por mais de dois mandatos consecutivos. Conforme os itens 5.14 e 5.15 da NR-5 a empresa deve solicitar ao rgo do Ministrio do Trabalho o registro da CIPA atravs de requerimento, juntando cpias das atas de eleio, instalao e posse com o calendrio anual das reunies ordinrias e o livro de atas com o termo de abertura e as atas acima mencionadas transcritas. Aps ter sido registrada na DRT, a CIPA no pode ter o seu nmero de representantes reduzidos nem pode ser desativada antes do trmino do mandato, ainda que haja reduo de empregados na empresa. Conforme os itens 5.31 a 5.33 da NR-5 os membros da CIPA devero ser devidamente orientados e treinados, atravs de curso especifico de vinte (20) horas, no prazo mximo de trinta dias a partir da data de posse, contemplando no mnimo:
y y y y y y y

Estudo dos riscos ambientais; Investigao e analise de acidentes; Noes relativas a acidentes e doenas do trabalho; Noes relativas a AIDS; Noes de legislao trabalhista e relativas a segurana e sade do trabalho; Princpios gerais de higiene do trabalho; Organizao da CIPA e informaes necessrias ao exerccio das atribuies. Conforme o item 5.16 da NR-5 as atribuies da CIPA, resumidamente, so:

y y y y

Identificar os riscos do processo de trabalho; Estabelecer um plano de trabalho de cunho preventivo; Participar da implementao, controle e avaliao de tais medidas, segundo prioridades estabelecidas; Realizar inspees de segurana nos ambientes de trabalho;

y y

y y

y y y y y

Divulgar aos demais trabalhadores informaes relativas a segurana e sade no trabalho; Participar das discusses promovidas pelo empregador para avaliar os impactos de alterao no ambiente e processo de trabalho, no contexto da segurana e sade dos trabalhadores; Interagir com o Servio Especializado em Engenharia e Segurana do Trabalho SESMT quando houver; Requerer ao empregador a paralisao de mquina, atividade ou setor onde considere haver risco grave e iminente a segurana e sade dos trabalhadores; Discutir nas Atas de Reunies Ordinrias e colaborar no desenvolvimento e implementao do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO e Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA; Participar de investigaes e anlises de acidentes; Requisitar copia das comunicaes de acidentes de trabalho CATs, emitidas; Promover anualmente a SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho; Participar, em conjunto com a empresa, da campanha de preveno da AIDS; Elaborar o mapa de riscos ambientais por setor.

Conforme os itens 5.17 a 5.22 da NR -5, o presidente da CIPA deve coordenar todas as atribuies citadas anteriormente. Ele deve presidir as reunies e responsvel pela convocao dos cipeiros. Pode determinar tarefas aos membros da comisso, isoladamente ou em grupos de trabalho. Alm disso, deve promover o bom relacionamento da CIPA com o departamento de segurana e com os demais setores da empresa. O vice-presidente, por sua vez, deve executar as atribuies que lhe forem delegadas e substituir o presidente em suas faltas ocasionais. Ao secretrio da CIPA, cabe elaborar as atas de eleies, da posse e das reunies e manter o arquivo e o fluxo de correspondncia atualizada. Os demais membros da CIPA devem participar das reunies, investigar e analisar os acidentes ocorridos, sugerindo medidas preventivas e realizar inspees nos locais de trabalho. Alm disso, tm a obrigao de promover a divulgao de princpios e normas de segurana junto aos demais trabalhadores e atuar como porta -vozes dos problemas de segurana comunicados pelos empregados. Para o empregador a tarefa simples: deve prestigiar integralmente a CIPA. Conforme os itens 5.7 a 5.9 da NR -5, o mandato dos membros titulares da CIPA de um ano e os representantes dos empregados titulares da CIPA no podem sofrer demisso arbitrria entendendo -se como tal a que no se fundamentar em motivo disciplinar, tcnico ou econmico. Esta garantia no emprego assegurada ao cipeiro desde o momento em que o empregador tomar conhecimento da sua inscrio de candidatos s eleies da CIPA e prolonga -se at um ano aps o trmino do mandato. Os cipeiros no podem tambm ser transferidos para outra localidade a no ser que concordem expressamente.

Conforme o item 5.30 da NR-5, aqueles que faltarem a quatro reunies ordinrias sem justificativa perdero o cargo, sendo substitudos pel os suplentes. No vlida, como justificativa, a alegao de ausncia por motivo de trabalho. Conforme o item 5.23 da NR-5 a CIPA dever seguir o calendrio previamente estabelecido. Entretanto, caso a CIPA no possa observar o calendrio, por motivos justificados, a empresa dever encaminha r comunicao contra recibo aos membros da CIPA e guard-los para apresentao oportuna fiscalizao.

CIPA na Promap A Promap atualmente conta com cento e dezessete colaboradores e o seu grupo da Classificao Nacional de Atividade Econmicas CNAE o C-6, ento conforme o Quadro I da NR-5 fica estabelecido que a CIPA da mesma ser composta de doze cipeiros no total, sendo seis titulares (trs indicados pelo empregador e trs eleitos pelos empregados) e seis sup lentes (trs indicados pelo empregador e trs eleitos pelos empregados). Foi comunicado o Processo Eleitoral da CIPA Gesto 2011/2012 da Promap ao Sindicato das Indstrias Madeireiras de Belm no dia 01 de Maro de 2011, e no dia 02 do mesmo ms a ano foi publicado o Edital de Convocao dando inicio ao mesmo processo para toda a instituio. As inscries ocorreram do dia 03 ao dia 18 de Maro de 2011. O Edital de Convocao para Eleio foi publicado no dia 21 de Maro de 2011 e a Eleies ocorreram no dia 23 do ano e ms citados, no refeitrio da Promap no horrio 08:00 as 11:30, a apurao dos votos ocorreu no mesmo dia com inicio as 14:00 horas e trmino as 15:30 horas, estavam presentes os representantes dos empregadores e empregados e no mesmo dia foi publicada a Ata de eleio contendo os titulares eleitos, seus suplentes e os demais candidatos votados. No dia 15 de junho de 20 11 foi publicada a Ata de I nstalao e Posse da CIPA Gesto 2011/2012 e no dia 17 do mesmo ms e ano foi protocolizado junto ao Departamento regional do Trabalho do Par as copias da Atas de Eleio e de Posse e o Calendrio Anual das Reunies Ordinrias da CIPA em questo. Segue em anexo os editais e comunicados publicados durante o Perodo do Processo de eleio da CIPA.

You might also like