You are on page 1of 2

COMO EVITAR AS HEPATITES A e E

COMO EVITAR AS HEPATITES B, C e D

www.saude.rn.gov.br
DISQUE SADE 0800 61 1997

hepaids

Utilize gua tratada e lave bem os alimentos. Essas so as melhores formas de prevenir as hepatites A e E

No compartilhe agulhas e seringas e equipamentos para drogas

HEPAT TES VIR IS


O diagnstico e o tratamento das hepatites virais so direitos de todo cidado e esto disponveis no Sistema nico de Sade (SUS). Para mais informaes, ligue para o DISQUE SADE 0800 61 1997 ou procure a unidade de sade mais prxima.

Lave as mos com gua e sabo antes de comer e depois de ir ao banheiro

No use lminas de barbear ou de depilar de outras pessoas.

Beba gua filtrada ou fervida

Use seus prprios instrumentos de manicure e pedicure

Voc tem certeza que no tem?

Lave bem os alimentos, frutas, verduras e legumes, principalmente quando for com-los crus

Exija materiais esterilizados ou descartveis em estdios de tatuagens, servios de sade etc

Cozinhe bem mariscos e frutos do mar.

Use sempre camisinha

28 de Julho Dia mundial de luta contra as Hepatites Virais. Divulgue para os seus amigos

hepaids RN 2011
ABCDE das Hepatites Virais
As hepatites so doenas graves que atacam o fgado, um dos rgos mais importantes do corpo humano. Os cinco principais tipos (A, B, C, D e E) so causados por vrus que podem passar de uma pessoa para outra. As hepatites geralmente no apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansao, tontura ou nsia de vmito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina escura e as fezes mais claras. Em alguns casos, como nas hepatites B, C ou D, a pessoa pode levar anos para perceber que est doente.

Sintomas
Febre baixa Mal-estar Falta de apetite Fadiga Nuseas Vmitos

Vacina
A vacina contra a hepatite B est disponvel nos postos de sade para crianas e adolescentes menores de 20 anos, profissionais de sade, manicures e pedicures, usurios de drogas, hemoflicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, pacientes que fazem hemodilise, portadores do vrus da hepatite C, portadores do HIV, portadores de DST, gestantes, caminhoneiros, bombeiros, policiais, dentre outros. Vale lembrar que, para ficar imunizada, a pessoa precisa receber trs doses da vacina contra a Hepatite B. A segunda dose administrada um ms aps a primeira e a terceira, seis meses depois da segunda. Quem se vacinou contra a hepatite B est protegido da hepatite D. Ainda no existe vacina contra a hepatite C. E, ao contrrio do que muita gente pensa, quem j teve hepatite A no est livre de pegar outros tipos de hepatite.
Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais do RN Av. Deodoro da Fonseca, 730 - 5 andar/ Cidade Alta Natal - RN Fone: (84) 3232-6963 Email: dstaids@rn.gov.br

Fezes claras

Ictercia [amarelo] Dor de cabea Urina escura

GESTANTES X HEPATITES

COMO TRATADA A HEPATITE?

A gestante com hepatite B pode transmitir a doena para o beb. Vacine o recm-nascido ainda na maternidade, preferencialmente nas 12 primeiras horas de vida!

A hepatite B uma doena sexualmente transmissvel DST. E assim como a hepatite C, pode ser tambm transmitida pelo sangue. A recomendao geral a de que as pessoas que transaram sem camisinha, compartilharam agulhas ou seringas ou receberam transfuso de sangue antes de 1993 devem procurar um posto de sade e realizar o teste de hepatites. O diagnstico e o tratamento precoces podem evitar a evoluo para cirrose ou cncer de fgado.
entre 3 e 4 milhes de brasileiros podem estar infectados com o vrus da hepatite C!

O tratamento da hepatite viral depende da evoluo clnica da doena de do tipo de vrus; depende tambm se aguda ou crnica. Para infeco aguda da hepatite A, B ou C , so utilizadas medicaes sintomticas que possam trazer conforto para o paciente. A hepatite A na grande maioria dos casos vai melhorar. preciso fazer seguimento nos casos de hepatite C e B, atravs de exames laboratoriais, pois os sintomas no servem como parmetros para a doena. Para hepatite B e C crnica no existe a cura. Porm com o uso de certas medicaes anti-virais possvel freiar o processo de destruio do fgado.

ATENO
Nas relaes sexuais, fundamental uso de preservativo (camisinha). A chance de pegar hepatite B numa relao desprotegida bem maior do que a de pegar AIDS. Qualquer forma de relao sexual pode transmitir hepatite B.

Alerta
Doena silenciosa 3 doses de vacina Calendrio de vacinao

You might also like