You are on page 1of 17

REVISO CFO

1. Em qual das alternativas abaixo todas as palavras pertencem ao gnero masculino? a) eclipse telefonema d aroma b) comicho teorema guaran faringe c) aguardente champanha omoplata cl d) dinamite alface libido nfase 2. Assinale a alternativa em que o uso do artigo definido est substantivando uma palavra: a) A necessidade de um bom trabalho dignifica a postura humana. b) Entrego-me inteiramente ao trabalho, j que a vida parece-me depender dele. c) No sabendo o porqu de sua atitude, ele o agrediu prontamente. d) Diga sempre a verdade, pois a confiana importante para um bom relacionamento. 3. Observe os termos destacados nos fragmentos abaixo: I - A que sempre me ajudou uma grande amiga. II - Nunca a julguei uma irresponsvel. III - Estava disposta a rever seus amigos. IV - Nunca aceitei a sua verdade. Os termos destacados classificam-se, respectivamente, como: a) pronome demonstrativo pronome pessoal preposio artigo b) pronome pessoal pronome demonstrativo preposio artigo c) preposio pronome pessoal pronome demonstrativo artigo d) pronome demonstrativo pronome pessoal artigo preposio 4. Aponte a alternativa que possui um pronome relativo, cuja funo sinttica sujeito. a) No conhecemos os problemas de que nos falaram. b) A histria por que fomos condenados jamais ser relatada fielmente. c) O heri que sempre demonstrou ser caiu no esquecimento popular. d) Sempre quis certas coisas que me fariam feliz. 5. Uma conjuno integrante (que, se) aquela que inicia uma orao subordinada substantiva. Das alternativas abaixo, apenas uma delas justifica tal afirmao. Aponte-a. a) A sucesso brasileira apresentada a Paul O Neill, secretrio do Tesouro dos EUA que deixou a Argentina afundar. b) O que metade das pessoas quer mais mudanas. Aqueles que querem oposio cravada mesmo representam 30%.

c) Tive a ntida sensao de que j tinha estado l, de que j tinha vivido naquele lugar, um convento antigo, em Portugal. d) Ex-trombadinha, promotor de Justia de uma cidade do interior da Bahia, assiste os pais que no matriculam seus filhos. GABARITO 1. A 2. C 3. A 4. D 5. C 6. Com estilo... Rui Barbosa, escreveu cartas___suas filhas, quando se encontrava___pouca distncia da fronteira. a) a a b) s a c) as d) a a e) a 7. Recorreu__irm e __ ela se apegou como.__uma tbua de salvao. a) - - a b) - a - c) a - a - a d) - a - a e) - - 8. Com a mochila___tiracolo, l se ia o menino___na vida___procura de aventuras mil___caminho da escola. a) a - toa - - a b) a - toa - a - c) - a toa - - a d) - a toa - - e) a - toa - a - 9. A grafia de alguma(s) palavra(s) das frases abaixo pode no estar de acordo com o seu sentido. Marque a opo em que isso se verifica.. a) O suspeito encontra-se em lugar incerto. b) Realiza-se naquela cidade o V Concerto da Juventude. c) Com o diferimento concedido pelo Governo, o imposto somente ser pago daqui a 90 dias. d) Os municpios da Regio Carbonfera, com poucas excees, tm extensas reas degredadas pela extrao de carvo. e) Depois de espontaneamente ouvir um experto em tnis, tornou-se um s nas quadras. 10. Assinale a opo que preenche de forma correta as lacunas do texto. Est em exame na Casa Civil anteprojeto de lei que instituir um sistema de incentivo _(1)__ reduo dos acidentes e de punio das empresas que submetem seus trabalhadores _(2)__ risco._(3)__ inteno reduzir pela metade ou dobrar(4)__ alquotas de contribuio para cobertura de acidentes

trabalhistas, dependendo do caso. Uma empresa que esteja abaixo da mdia nacional de acidentes, por exemplo, pode vir _(5)__ pagar menos. O contrrio acontecer __(6)__ empresa que tiver registrado nmero de acidentes muito acima da mdia do seu setor. Ela poder ter _(7)__ alquota duplicada.
(O Estado de So Paulo)

a) a s a b) a A s a A c) a A as a a d) a A as a A e) a s 11. Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas. Os defensores de sistemas de iniciativa privada apontam __ ineficincia e __ rigidez geralmente associadas ___ burocracias governamentais (economias estatais) e sugerem que __ competio, longe de ser perdulria, age como um incentivo __ eficincia e ao esprito empreendedor, conduzindo __ queda de preos e __ produtos e servios de melhor qualidade.
(Adaptado Isto )

a) / a / as / a / / / a b) / / s / a / a / a / a c) a / / as / / a / a / d) a / a / s / a / / / a e) a / a / as / / / / GABARITO 6. B 7.D 8. A 9.D 10.D 11.D Essas conquistas da civilizao, como a igualdade de todos perante a lei e o direito de no ser considerado culpado at prova em contrrio, de repente se transformam em letra morta para varejistas que, a pretexto de se defenderem de atropelos at certo ponto__por suas atividades negociais, desarticulam, na prtica, o mecanismo de defesa que o Sistema Nacional de Proteo ao Consumidor reservou ___parte fraca da relao de consumo. 12. Se, no ltimo perodo do texto, substitussemos a palavra varejistas por o comerciante, quantas outras palavras precisariam obrigatoriamente de ajuste de concordncia? a) Apenas uma. b) Apenas duas. c) Apenas trs. d) Apenas quatro. e) Nenhuma. 13. Assinale a alternativa correta quanto Concordncia Verbal: a) Sou eu que primeiro saio. b) cinco horas da tarde. c) Da cidade praia dois quilmetros. d) Dois metros de tecido so pouco.

14. Assinale a frase em que h erro de concordncia: a) Os sertes possuem um sopro pico. b) Promove-se festas beneficentes na minha comunidade. c) H dois anos, os Estados Unidos invadiram a Lbia. d) Fui eu quem resolveu a adoo de tal medida. e) nda. RESPOSTAS: 12. B 13. A 14. B 15. Assinale a alternativa correta quanto regncia verbal. a). Este o livro que eu gosto e o qual me referi. b). Este o livro o qual eu gosto e que me referi. c). Este o livro do qual eu gosto e do qual me referi. d). Este o livro de que eu gosto e ao qual me referi. 16. Emprego indevido de o: a) O irmo o abraou. d) O irmo o obedeceu. b) O irmo o encontrou. e) O irmo o ouviu. c) O irmo o atendeu. 17. Isso__autorizava___ tomar a iniciativa. a) o - b) lhe de; c) o - de d) o - a e) lhe - a 18. Quanto a amigos, prefiro Joo... Paulo,__quem sinto__simpatia. a) a, por, menos. b) do que, por, menos. c) a, para, menos. d) do que, com, menos. e) do que, para, menos. 19. O projeto____esto dando andamento incompatvel ____tradies da firma. a) de que, com. b) a que, com as. c) que, as, as. d) que, s. e) que, com as. GABARITO 15. D 16. D 17. D 18. A 19. B

1. Assinale a alternativa que contm sinnimos adequados para as palavras encomistico, exacerbada, antagnico. a) elogioso exageradas - contraditrio b) elegante violentas - oposto c) depreciativo desmedidas - contrrio d) agradvel - exasperada - rebelde e) mstico excessivas - paradoxal 2. No trecho como vtimas que precisam de ajuda mdica, o verbo precisam tem como antnimo a) esperam. b) procuram. c) necessitam. d) carecem. e) prescindem 3. Assinale a alternativa que apresenta dois possveis antnimos para a palavra fora: a) impotncia - frouxido b) fraqueza - energia c) debilidade energia d) vigor - potncia e) debilidade potncia LEIA O TEXTO: Demitido do emprego depois de receber inmeras advertncias por chegar sempre tarde ao trabalho, um homem processou seu empregador, alegando sofrer de uma doena chamada atraso crnico, indita nos anais da Medicina. A esposa de outro, que morreu ao volante de um carro que roubara de um estacionamento, entrou com uma ao contra o dono do estacionamento, argumentando que este deveria ter tomado medidas para impedir o roubo. 4. O ltimo perodo do primeiro pargrafo apresenta uma possibilidade de leitura dupla, a qual, por ser neutralizada pela leitura global do pargrafo, no afeta seriamente a interpretao do texto. Se, entretanto, ao revisar o texto, o autor quisesse evitar essa ambiguidade, a modificao adequada seria: a) substituir outro por um outro homem. b) substituir que por o qual. c) substituir que morreu por cuja morte aconteceu. d) substituir morreu por morrera. e) substituir de um carro por do carro. 5. Marque a alternativa em que no h ambiguidade. a) O presidente do Partido informou ao candidato que ele deveria renunciar. b) A testemunha confirmou que o acusado, em seu depoimento, omitira muitos detalhes do assalto. c) Porque era irritadio, o Chefe vivia advertindo o empregado. d) Olhando o panorama da rua, tudo parece mais real.

e) Em sua petio, o advogado pretendia a postergao do inqurito. GABARITO: 20. A 21. E 22. A 23. B 24. E

DEGRAU CULTURAL 25. Assinale a alternativa em que o sinal indicativo da crase tenha sido indevidamente utilizado: A. Sa s 18:00 horas. B. Vou Bahia nas frias. C. Fui com s meninas ao clube. D. Ele fugiu s pressas. 26. As palavras que melhor substituem sesso musical, cortar e acelerar so: A. concerto - segar - apressar. B. concerto - cegar - apressar. C. conserto - cegar - apressar. D. concerto - segar - aprear. 27. A melhor alternativa que completa a frase O _____ professor fez uma _____do fato : A. iminente - discrio. B. eminente - descrio. C. eminente - discrio. D. iminente - descrio. 28 Assinale a alternativa que melhor completa a orao: _____ tarde, ela dizia____ ele que ____ deixasse. A. Toda - - . B. Toda - a - a. C. Toda - a - . D Toda - - a. 29. Assinale a alternativa que melhor completa as oraes abaixo: I - _____ grama do ouro est caro. II - O religioso sentiu_____ d muito grande do ladro. A. A - uma. B. A - um. C. O - um. D. A - a. 30. O plural de cidado e fuzil , respectivamente: A. cidados - fuzis. B. cidades - fuzis.

C. cidades - fuzveis. D. cidados - fuzveis. 31. O feminino de ru e corteso : A. r - cortesoa. B. rea - cortesoa. C. ra - cortesa. D. r - cortes. 32. Observe a frase abaixo: Ele mesmo um professorzinho, ningum aprende nada em suas aulas! O valor expresso pelo diminutivo : a) carinho. b) desprezo. c) zombaria. d) diminuio. 33. Assinale a alternativa cujos pronomes completam adequadamente a orao: Pedro comprou um livro para ______ ler, mas eu no _____ fiz. a) mim - lhe. b) mim - o. c) eu - o. d) eu - lhe. 34. Assinale a alternativa que completa os perodos abaixo, de acordo com o padro culto: _____ livros ali ontem. Hoje no ____mais. A. Haviam - tem. B. Havia - h. C. Havia - tem. D. Tem - tem. 35. Assinale a alternativa que melhor completa a orao: Prefiro doce ______ salgado. A. do que. B. mais que. C. que. D. a. 36. Observe: Ele sentou-se entre ____ e Lcio, porque no pode viver sem _____. A alternativa que completa a orao acima, de acordo com o padro culto, : A. mim - mim. B. mim - eu. C. eu - mim. D. eu - eu.

37. A alternativa que completa a orao abaixo, de acordo com o padro culto, : Laura beijou-____ e ele retribuiu-_____ o carinho. a) lhe - o. b) lhe - lhe. c) o - lhe. d) o - o. 38. Indique a alternativa correta que contm o plural das oraes abaixo: I Vende-se casa. II Precisa-se de empregado. a) Vendem-se casas; precisam-se de empregados. b) Vendem-se casa; precisa-se de empregados. c) Vendem-se casas; precisa-se de empregados. d) Vende-se casas; precisa-se de empregados. 39. Leia atentamente: Aqui se estuda todo dia. Os termos destacados expressam, respectivamente, noo de: a) lugar - tempo. b) lugar - intensidade. c) tempo - tempo. d) lugar - lugar. 40. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de haver e fazer. A. Se houverem feriados, viajaremos. B. Poderamos sair, se fizessem dias bonitos. C. Quando houver morangos, faremos uma torta. D. Iro fazer dez anos que isso aconteceu. 41 Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de onde e aonde. A. Aonde voc esteve? B. Aonde voc vai? C. Onde voc foi? D. Onde ns vamos? 42. Assinale a alternativa em que todas as palavras esto erradas em relao grafia com -o, -so e-sso. A. permisso, converso B. obteno, discusso C. exceo, omisso D. consecusso, asceno

43. Assinale a alternativa correta quanto flexo do verbo entre parnteses. A. Esperei at que ele prova-se o que dizia. (provar) B. Ser ajudado sempre que precisar. (precisar) C. Vs embora sem chorar. (ir) D. Se fosses meu irmo, entendereis. (entender) 44. Assinale a alternativa errada quanto ao uso da forma verbal. A. Caso voc vier, traga um queijo da. B. Se ele sair, avise-nos. C. Quando elas voltarem, estaremos fora. D. Apesar de sarem todos, a luz ficou acesa. 45. Assinale a alternativa correta quanto regncia verbal. A. Este o livro que eu gosto e o qual me referi. B. Este o livro o qual eu gosto e que me referi. C. Este o livro do qual eu gosto e do qual me referi. D. Este o livro de que eu gosto e ao qual me referi. 46. Assinale a alternativa correta quanto ao uso de porque/porqu/por que/por qu. A. Porqu voc estava to alegre? B. Estava alegre por que vencera. C. Voc estava to alegre por qu? D. Por que amava, estava alegre. 47. Assinale a alternativa errada quanto colocao do pronome oblquo. A. Como voc o encontrou? B. Nada impede-nos de continuar. C. Quando me avistou, fugiu. D. Deus me livre! 48. Os superlativos absolutos sintticos eruditos de atroz, livre e fiel, esto todos corretos na alternativa A. atrozssimo, livrssimo e fielssimo. B. atrocssimo, librrimo e fielssimo. C. atrocssimo, librrimo e fidelssimo. D. atrozssimo, livrssimo e fidelssimo. RESPONDA S QUESTES DE 66 A 69, ASSINALANDO, PARA CADA QUESTO: a) se apenas uma das frases estiver de acordo com a norma culta escrita. b) se apenas duas das frases estiverem de acordo com a norma culta escrita. c) se as trs frases estiverem de acordo com a norma culta escrita. d) se nenhuma das frases estiver de acordo com a norma culta escrita.

49. I. Comentou que agiu prazeirosamente ao analizar as propostas. II. A chuva enxarcou os bairros da cidade, tornando-se um impecilho para os cidados. III. A reciso do contrato dos jogadores s foi possvel porque no se mostraram pretenciosos 50. I. A festa benificiente foi um sucesso apesar de o servio de metereologia afirmar que iria chover. II. Logo que o avio aterrissou, avaliou-se a extenso dos problemas. III. A espontaneidade dos alunos universitrios acabou com os privilgios dos professores. 51. I. Nossa obseo por novas notcias trouxe frustao para os diretores do jornal. II. O rtmo das perguntas no permitiu que fossem comentadas as excesses das questes. III. A intercesso dos deputados foi muito importante para que se evitasse a evaso dos alunos. 52. I. O comprimento das tarefas propostas viabilizou a retenso de todos os documentos. II. Os marginais foram presos em fragante delito. III. Ao inflingir a lei de trnsito, ele foi multado imediatamente. 53. A cidade de So Paulo mais violenta do que a cidade de Aracaju. Marque a alternativa correta com relao ao grau do adjetivo. (A) Comparativo de superioridade (B) Comparativo de igualdade (C) Comparativo de inferioridade (D) Superlativo de igualdade (E) Superlativo de inferioridade 54. Observe a orao: A enfermeira assistiu rapidamente o paciente. O sentido correto do verbo assistir de acordo com o contexto da frase : (A) presenciou (B) testemunhou (C) acatou (D) socorreu (E) No existe opo correta nessa questo 55. Relacione as colunas para indicar a circunstncia dos advrbios e depois marque a alternativa que apresenta a sequencia correta. a) modo b) tempo

c) lugar d) causa () Onde ele mora? () Por que voc est triste? () Como voc faz esse bolo de leite? () Quando podemos jogar cartas(A) d, c, a, b. (B) a, d, c, b. (C) c, d, b, a. (D) c, d, a, b. (E) b, c, d, a Leia o texto abaixo e responda com base nos termos destacados nele. No se sabe ao certo quantos eram os indgenas que habitavam o litoral brasileiro, na poca do descobrimento do Brasil. Calcula-se que havia entre 500 mil e um milho deles, de Norte a Sul, entre os quais os carijs, em Santa Catarina. Eram grandes caadores e pescadores. Eles se dedicavam agricultura; plantavam car, feijo e mandioca, base de sua alimentao. Fumavam tabaco e bebiam cauim, uma bebida feita da fermentao da mandioca. Viviam em aldeias, geralmente com oito ocas para cerca de 600 habitantes. Andavam nus, mas pintavam o corpo com esmero. Trs dias depois do descobrimento de nosso pas, um piloto da frota de Cabral encontrou dois nativos em uma canoa. Levou-os a bordo, onde foram recebidos com honras. Cabral mandou servirlhes po, peixes e figos; eles, no entanto, rejeitaram a oferenda. Experimentaram vinho, que cuspiram. No se interessaram ao ver um carneiro e mostraram-se muito assustados com uma galinha. Em seguida, sem qualquer cerimnia, deitaram-se no convs e dormiram.
(Adapt. Brasil: terra vista! Eduardo Bueno, Porto Alegre: L&PM, 2003, p.94, 97-8.)

56. De acordo com o texto, correto afirmar: a) Quando o Brasil foi descoberto, moravam em Santa Catarina de 500 mil a 1 milho de carijs. b) Os ndios do litoral brasileiro alimentavam-se apenas do que plantavam, como car, feijo e mandioca. c) Alguns indgenas de nosso litoral eram agricultores e caadores, mas desconheciam a pesca. d) Os ndios do litoral brasileiro j conheciam o fumo e sabiam preparar uma bebida fermentada. e) Os indgenas assustavam-se com galinhas, mas no com carneiros, que j conheciam. 57. Assinale a alternativa incorreta. a) habitavam (linha 2) tem o mesmo sentido de moravam. b) esmero (linha 14) equivale a exuberncia.

c) havia (linha 4) pode ser substituda por existiam, sem que o sentido da frase se modifique. d) Com Calcula-se (linha 4) e geralmente (linha 12) o autor exprime dvida, quanto preciso dos dados apresentados. e) A expresso: no entanto (linha 21) equivale a todavia.

58. Assinale a alternativa incorreta. a) Fumavam, Viviam e Andavam indicam aes continuadas, no passado. b) Em Levou-os, o os pronome e se refere a dois nativos. c) O pronome se, em No se sabe e Calcula-se, smbolo de indeterminao do sujeito, enquanto em Eles se dedicavam (linha 7) reflexivo. d) O que da linha 2 pronome relativo, como quais (linha 5); ambos se referem a indgenas. e) Na linha 14, a palavra mas indica gradao dos fatos apresentados. 59. Assinale V para verdadeiro e F para falso, observando o uso da norma culta da lngua. ( ) O plural de abaixo-assinado, vice-diretor e carro-forte : abaixo-assinados, vice-diretores e carros-fortes. ( ) O plural de acrdo e lpis acrdos e os lpis ( ) O plural de comcio monstro e arquivo cinza comcios monstros e arquivos cinzas. ( ) O plural de scio-poltico-econmico sociopoltico- econmicos. ( ) So substantivos sobrecomuns, isto , o mesmo substantivo refere-se s pessoas do sexo feminino e masculino: criatura, cnjuge, pessoa. ( ) So substantivos femininos: alface, cal, sentinela; so masculinos: champanha, d, eclipse. Assinale a alternativa que indica, de forma seqencial e correta, as afirmativas falsas e verdadeiras. a) V, F, F, V, V, V b) V, V, V, F, F, V c) F, V, F, V, V, F d) V, V, F, V, V, V e) F, F, V, F, V, F 60. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das palavras mau e mal. a) Mau chegou, logo saiu para a festa de despedida. b) Ela foi vencida por um mau terrvel. c) Escolheu um mal momento para justificar-se. d) Ningum o suportava pelo mal hlito. e) Seu argumento est mal estruturado.

61. Assinale a alternativa em que a grafia das palavras est correta em relao ao contexto da frase. a) necessrio descriminar melhor as despesas nesta nota fiscal. b) Aps assistir a uma sesso de cinema, fomos comemorar o lanamento de Harry Potter. c) A justia infrigiu a pena merecida aos verdadeiros culpados. d) O conserto da Orquestra Sinfnica foi aplaudido por todos os presentes. e) No creio que este fato seja impedimento para a sua ascensso na carreira. 62. Assinale a alternativa correta quanto concordncia do verbo ser. a) Era duas da tarde quando a notcia foi veiculada. b) Tudo foram desconfianas desnecessrias. c) Nem tudo na vida prazeres e iluses. d) Da minha casa at a de meu amigo cinco quadras. e) Isto ser sonhos que jamais acontecero. 63. Assinale a alternativa correta. a) Vende-se apartamentos na praia mais bonita da ilha de Santa Catarina. b) Precisam-se de pedreiros para pequenas reformas. c) No futebol, nem sempre se obedecem s normas da CBF. d) Vaiou-se, por longo tempo, os apresentadores. e) Alugam-se casas para a prxima temporada de vero. 64. Assinale a alternativa correta quanto concordncia do verbo fazer. a) Vai fazer dez dias que no saio de casa. b) Fazem dois meses que as notcias polticas surpreenderam o pas. c) Uma noite, fazem onze anos, eu estava passeando de carro novo. d) Daqui a um ms, vo fazer trs anos que a vida deles melhorou muito. e) Dia 12 ltimo, fizeram 25 anos de atividades filantrpicas. 65. Analise as frases abaixo: I - O progresso chegou inesperadamente quele bairro carente de tudo. II - noite, todos os operrios voltaram fbrica para terminar os trabalhos. III - Transmita esta informao Sua Excelncia. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego da crase. a) Apenas a frase I est correta. b) Apenas a frase II est correta. c) Esto corretas as frases I e II. d) Esto corretas as frases I e III. e) Esto corretas as frases II e III. 66. Assinale a alternativa correta cuja frase expressa a ideia de finalidade. a) medida que passava o efeito da anestesia, a dor aumentava gradativamente.

b) Depois de descumprirem as orientaes, eles prometeram agir consoante as normas institucionais. c) Embora no tivesse culpa, o ndio foi morto pelo homem. d) Preparou-se muito para a entrevista, a fim de poder garantir o emprego. e) Bem dizia Descartes: penso, logo existo.

67. Dadas as frases: 1. As reinvindicaes apresentadas dizem respeito s modificaes do projeto. 2. Senhoras e senhores! um privilgio poder cumpriment-los nesta data festiva. 3. Os produtos comprados foram devidamente discriminados na nota fiscal. Verifica-se que est(o) correta(s) apenas a) a frase 2 b) a frase 3 c) as frases 1 e 2 d) as frases 1 e 3 e) as frases 2 e 3 68. Assinale a alternativa correta, levando em conta o contexto frasal e o significado das palavras empregadas. a) A seis meses que no vejo o Juliano. No sei o porqu do seu afastamento. b) No tribunal, todos o tratavam com muito respeito, apesar das rigorosas normas que aplicava aos que infringiam a ordem estabelecida. c) A justia inflingiu a pena merecida aos desordeiros, pois devemos ser fiis ao cumprimento do dever. d) Todos, sem excesso, estamos atentos ao que ocorre na guerra contra o terror. e) Derrepente, na sesso plenria, estudou-se a seo de direitos territoriais aos moradores das chamadas terras de marinha. 69. Escolha a alternativa correta que permite a ]substituio dos termos ou expresses em destaque, sem que haja alterao de sentido segmento abaixo: Parecia estar prestes a acontecer a desclassificao, pois os jogadores demonstraram usar mtodos pouco sbios na realizao dos preparativos finais para a partida decisiva. a) iminente - incipientes - conseqncia b) eminente - incpidos - concecusso c) eminente - inspidos - concecusso d) iminente - insipientes - consecuo e) iminente - insipientes - conseqncia

70. Assinale a alternativa em que as duas frases esto corretas quanto regncia verbal. a) 1. Os amigos assistiram ao concerto de que voc tanto gostou. 2. Esta a foto a que me referi dias atrs. b) 1. Por ser orgulhoso, preferiu declarar falida a firma do que aceitar qualquer ajuda. 2. Ele agia discretamente sempre visando lucros imediatos. c) 1. Assiste ao trabalhador o direito de frias. 2. Eles lhe proibiram de participar da passeata. d) 1. Naquele ambiente, aspirava-se a um ar carregado. 2. Perdoei-lhe as ofensas dirigidas contra a minha integridade moral e tica. e) 1. Paguei todos os valores devidos. 2. Esperava, ansioso, que se procedesse o sorteio. 71. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: A vida precisa ser no apenas apreciada, mas ________________ e _____________ para que no ocorram consequncias _________________. a) valorizadas preservadas desastrosas. b) valorizada preservada desastrosas. c) valorizada preservada desastrosa. d) valorizadas preservada desastrosa 72. Considere a frase Elas vinham de lugares, diferentes e eram elas mesmas que escolhiam novos lugares para morar. Se a 3 pessoa do pronome pessoal feminino plural fosse substituda pela 3 pessoa do pronome pessoal masculino singular, a alternativa correta seria: a) Tu vinhas de lugares diferentes e eras tu mesmo que escolhias novos lugares para morar. b) Eu vinha de lugares diferentes e era eu mesma que escolhia novos lugares para morar. c) Ele vinha de lugares diferentes e era ele mesmo que escolhia novos lugares para morar. d) Eles vinham de lugares diferentes e eram eles mesmos que escolhiam novos lugares para morar. 73. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: No _____ meios de saber que j faz vinte anos que no se usam mais galochas. a) haviam b) havia c) tinham d) havio 74. Assinale a alternativa em que o verbo destacado est corretamente empregado.

a) Noventa por cento dos infectados pelo Mal de Chagas tomaram caldo de cana na barraca Navegantes II. b) Os Estados Unidos interviram no conflito. c) Erros pretritos no justificam medidas que contm o propsito de aumentar a arrecadao de impostos. d) Sobraria, portanto, somente duas opes para a tomada de decises 75. Assinale onde h erro no uso do pronome: a) Os filhos so tais quais os pais. b) Maria mesma costura as roupas dos filhos. c) No vi pessoa alguma. d) As mas custaram um real cada. e) No havia nenhumas mulheres na festa 76. Indique a colocao indevida do pronome oblquo: a) Vou-te vendo. b) No convidar-te-ei desta vez. c) Dais-vos clemncia. d) Aqui, trabalha-se. e) Dize-lo primeiramente

GABARITO 01. D 02. D 03. C 04. E 05. A 06. A 07. D 08. E 09. C 10. B 11. B 12. A 13. D 14. B 15. A 16. B 17. D 18. C 19. A 20. B 21. A 22. C 23. D 24. D 25. B 26. B 27. D 28. C 29. A 30. D 31. B 32. C 33. A 34. B 35. C 36. D 37. A 38. C 39. C 40. A 41. C 42. B 43. D 44. B 45. A 46. D 47. C 48. A 49. B 50. C 51. B 52. E 53. C 54. A 55. E 56. A 57. D 58. B 59. D 60. A 61. D 62. B 63. B 64. D 65. C 66. D 67. B 68. A 69. D 70. C 71. A 72. B 73. D 74. B 75. C 76. A 77. C 78. C 79. C 80. A 81. D 82. D 83. A 84. A 85. A 86. A 87. D 88. B 89. E 90. D 91. B 92. E 93. E 94. B 95. D 96. B 97. E 98. A 99. C 100. D

101. E 102. E 103. B 104. D 105. A 106. E 107. C 108. B 109. A 110. E 111. A 112. B 113. D 114. C 115. C 116. B 117. D 118. A 119. A 120. D 121. D 122. A 123. C 124. D 125. A 126. B 127. B 128. D 129. B 130. B 131. D 132. B 133. C 134. D 135. D 136. E 137. D 138. B 139. E 140. C 141. D 142. E 143. D 144. B 145. A 146. D 147. E 148. D 149. E 150. B 151. E 152. C 153. E 154. A 155. C 156. E 157. B 158. D 159. D 160. D 161. B 162. E 163. E 164. D 165. A 166. D 167. B 168. C 169. B 170. C

You might also like