You are on page 1of 26

Antecedentes As ilhas Malvinas, Gergia do Sul e Sandwich do Sul so trs arquiplagos situados no Oceano Atlntico, perto da costa argentina,

que constituem um domnio colonial britnico desde 1833. No obstante, desde a sua ocupao em 1690 foram motivos de conflito entre o Reino Unido, Frana e Espanha, e depois entre o Reino Unido e a Argentina, que se considera herdeira dos direitos espanhis sobre estas ilhas. Neste perodo, surgiram diversas quedas de brao para estabelecer uma ou outra soberania, que terminaram com a ocupao britnica de 1833. S um destes arquiplagos, as ilhas Malvinas, tem uma populao civil nativa permanente (chamados em ingls de kelpers). Geralmente de origem escocesa, esta populao se considera a si mesma britnica e apoia o estado atual de soberania sobre estas ilhas. As outras duas esto ocupadas, essencialmente, por cientistas. Em 1965 a Argentina conseguiu que a ONU aprovasse a resoluo 2065, qualificando a disputa como um problema colonial e convocando as partes para negociar uma soluo; no obstante, as negociaes ficaram infrutferas durante os prximos dezessete anos. De todas as formas, as relaes entre a Argentina, o Reino Unido e os habitantes das Ilhas at os finais da dcada de 1960 e o incio da dcada de 1970 foram excelentes. Tanto assim, que durante grande parte dos anos anteriores guerra, semanalmente operava uma ponte area entre a Argentina e Puerto Argentino/Port Stanley, da qual os insulares dependiam para proviso e assistncia mdica. Sendo que a pista de aterrissagem original de Puerto Argentino/Port Stanley (feita em alumnio) foi construda pela Fora Area Argentina. A importncia das ilhas Em outros tempos, nestas ilhas existiram importantes postos de caa de baleias, porm a prtica provocou o desaparecimento de numerosas espcies de baleias nos mares austrais e fez com que a importncia econmica dos trs arquiplagos fosse reduzida. O interesse por elas obedece fundamentalmente a quatro causas: 1. Tanto a Argentina como o Reino Unido consideram que a soberania sobre estes territrios representa uma questo de orgulho e credibilidade nacional. A posse de territrios adjacentes Antrtica pode outorgar os direitos sobre este continente em futuras negociaes relacionadas com a mesma. O controle deste arquiplago encerra uma posio estratgica ao seu ocupante sobre o cruzamento austral e o seu trfego martimo. A recente notcia de explorao de petrleo por ingleses prximo s Malvinas, pode indicar que os britnicos sabiam da existncia de combustveis fsseis na regio.

2.
3. 4.

A deciso de atacar A ditadura militar que governava a Argentina em 1982 tinha como parte significativa de seu apoio um exacerbado sentido de patriotismo. A questo das Malvinas ocupava um lugar central nesta estrutura ideolgica. No incio dos anos 1980, o modelo econmico da Junta militar se esgotou, com as consequentes tenses sociais: 90% de inflao anual, recesso profunda, interrupo de boa parte das atividades econmicas, banalizao do IVA (imposto ao valor agregado), empobrecimento da classe mdia, grande aumento do endividamento externo das empresas e do Estado, salrio real cada vez mais baixo, aumento da pobreza e de seus efeitos, etc. A substituio do chefe da Junta Jorge Rafael Videla pelo general Roberto Viola e posteriormente pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri o indicativo desta crise econmica, social e poltica, e era o momento certo em que a deciso de recuperar as ilhas se pe em prtica com o objetivo de recuperar o crdito perdido entre os setores sociais sensveis a este discurso patritico. Esta deciso se baseou em trs caractersticas militares que, a princpio, pareciam certas:

1.
2.

3.

A guarnio britnica nas ilhas Malvinas, Gergia do Sul e Sandwich do Sul era reduzida, e a distncia em relao metrpole impedia a chegada de reforos a tempo. A capacidade de guerra anfbia do Reino Unido a meio mundo de distncia no parecia estar altura destas circunstncias, apesar do seu grande poderio aeronaval. No parecia provvel que o Reino Unido realizaria um contra-ataque em grande escala, afetando o territrio continental argentino por exemplo, usando seus submarinos nucleares por uma questo colonial sobre algumas ilhas remotas.

No obstante, a Junta no teve em conta os elementos geopolticos e diplomticos essenciais na hora de tomar tal deciso:

1. 2.

3.

4. 5.

6. 7.

8.

Existiam numerosos conflitos fronteirios no mundo. No contexto da Guerra Fria, no era provvel que a comunidade internacional visse com bons olhos a ao violenta de um deles, pois isso poderia legitimar e, mesmo, desencadear vrias guerras regionais nos cinco continentes. No contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos davam mais importncia OTAN, concebida diretamente para deter a URSS, que ao Tratado Interamericano de Assistncia Recproca (TIAR), mais orientado para conter o comunismo na Amrica Latina e percebido como de interesse secundrio por Washington. Uma ditadura de extrema direita no poderia esperar apoio da URSS, nem de nenhum de seus pases satlites ou daqueles por ela influenciados, nem tampouco da maior parte das democracias ocidentais, de onde as graves violaes dos Direitos Humanos cometidas pela Junta Militar argentina j eram de domnio generalizado da opinio pblica. A Junta subestimou, alis, as estreitas relaes entre os Estados Unidos e o Reino Unido que transcendem o marco da OTAN. O Reino Unido membro permanente do Conselho de Segurana da ONU, com direito a veto. A Junta subestimou a importncia que tem para a credibilidade do Reino Unido a manuteno dos territrios coloniais da Comunidade Britnica das Naes (Commonwealth). 1982 era um ano eleitoral no Reino Unido. Se em algum momento houvesse dvida em dar resposta ou no a uma invaso, a proximidade dos comcios impediria que um fato humilhante como este fosse resolvido por meio de negociaes. Numa pesquisa realizada a poucos dias do incio da guerra, 28% da populao britnica declarou que a questo das Malvinas ia a ser o seu elemento fundamental de deciso de voto. A Junta subestimou o potencial e a habilidade militar de que por vrios sculos foi a Armada mais poderosa do mundo, e particularmente a capacidade de alguns de seus elementos substanciais.

Com esta anlise errnea, o Governo argentino articulou um plano para a recuperao militar dos trs arquiplagos em disputa, chamado de Operao Rosrio, cuja idealizao foi obra do almirante Jorge Isaac Anaya, membro da Junta militar presidida por Galtieri, no final de 1981 e incio de 1982. A Operao Rosrio A Operao Rosrio consistia em uma srie de aes de intensidade crescente destinadas a recuperao argentina das ilhas Malvinas, Gergia do Sul e Sandwich do Sul que executariam em sentido inverso (de Leste a Oeste e de menor a maior relevncia poltica), iniciando-se de maneira mais discreta possvel e culminando com a tomada do arquiplago das ilhas Malvinas e de sua capital, Puerto Argentino (Port Stanley), mediante um assalto direto. A Junta logrou manter em segredo o plano de Anaya at apenas 48 horas antes do incio das hostilidades. A ltima operao em Thule do Sul J em 18 de maro de 1977, a Armada Argentina havia estabelecido a estao cientfica Corveta Uruguay na ilha Morrell (grupo Thule do Sul), no arquiplago das ilhas Sandwich do Sul, e estava operando desde ento. Esta instalao teve grande repercusso na imprensa argentina, porm o Reino Unido havia optado por ignor-la, considerando-a irrelevante. No final de 1979, um homem de negcios argentino chamado Constantino Davidoff, dedicado ao comrcio de sucatas, havia adquirido de uma companhia escocesa os direitos sobre as trs antigas estaes baleeiras em Leith (ilhas Gergia do Sul). Nestas ilhas, administradas pelo governador das Malvinas, eram unicamente habitadas pelos cientistas da British Antarctic Survey (BAS: Pesquisa Antrtica Britnica), dirigidas por Steve Martin e estacionadas em Grytviken, a uns 40 km de Leith. Davidoff obteve permisso da embaixada britnica para fazer um porto em Leith junto com os 41 trabalhadores, supostamente com objetivo de exercer o seu negcio. Sem dvida, entre os trabalhadores estava um grupo de mergulhadores tticos (tropa de elite da Marinha Argentina). A partida chegou a Leith em 19 de Maro de 1982 a bordo do navio de transporte de tropas Baha Buen Suceso, comandado pelo capito Briatore. Como protocolar, Davidoff deveria ter-se apresentado Martin ao atracar nas ilhas Gergia do Sul. No somente deixou de faz-lo como os trabalhadores por ele trazidos hastearam a bandeira argentina em Leith. Inconformado com estes fatos, Martin envia um dos cientistas para conversar com os argentinos e informar-lhes de que pisaram em solo britnico e devem observar certas normas. Ainda no o momento; a equipe de trabalho obedece e a bandeira retirada. No obstante, Martin d cincia dos fatos ao governador das Malvinas Rex Hunt.

Para o capito Nick Barker, do HMS Endurance, este incidente foi surpresa. Ele havia passado quinze anos nessas guas e fazia tempo que observava movimentos estranhos por parte dos argentinos, tanto que j havia informado aos seus superiores, embora estes no dessem ouvidos. Decidiu ento mandar um de seus helicpteros Wasp para fazer um reconhecimento. A partir do navio Baha Paraso os argentinos enviam um helicptero tipo Alouette em atitude agressiva, com o prprio capito Trombetta a bordo. Barker retira sua aeronave. Em terra, no obstante, dois royal marines observaram estes movimentos e os notificam ao seu superior em Grytviken, o tenente Keith P. Mills. Na Gergia do Sul, todo mundo sabe que a guerra iminente. Em Londres, sem dvida, no. Whitehall notifica a Barker e Mills que se os argentinos tentarem tomar Grytviken, os soldados britnicos devem usar os coletes de combate amarelos, utilizados para operaes antiterroristas na Irlanda do Norte. No dia 29 de Maro de 1982, Trombetta levanta ncora e o navio Baha Paraso se perde no Atlntico Sul. Em Leith permanecem os fuzileiros navais. Por fim, em 30 de Maro, a inteligncia britnica se d conta que iminente uma operao militar argentina sobre as Malvinas. O desembarque nas ilhas Malvinas No dia 26 de Maro de 1982, uma importante fora naval argentina havia partido de Porto Belgrano sob o pretexto de realizar algumas manobras com a frota uruguaia. Na verdade, partiram para as Malvinas, embora o mau tempo os tenha atrasado. No dia 30, a inteligncia britnica notifica ao governador Rex Hunt de que a ameaa real e que se espera a invaso para o dia 2 de abril. Hunt rene as suas poucas tropas e as envia para a defesa das ilhas. Na manh do 1 de Abril, apagam o farol e inutilizam o pequeno aeroporto local e seus radares. s 21 horas do dia 1 de abril de 1982, 92 mergulhadores tticos argentinos, sob o comando do capito de corveta Guillermo Snchez-Sabarots, deixam o destrier Santsima Trinidad e desembarcam em Mullet Creek s 23 horas. Nesta mesma hora, o submarino Santa F emerge e envia outros dez mergulhadores tticos para colocar as boias de radionavegao. Quando o Santa F emerge, detectado pelo radar de navegao do navio costeiro Forrest dando incio s hostilidades.

A recuperao das ilhas pela Argentina e a reao britnica A recuperao das ilhas Malvinas por parte das Foras Armadas Argentinas no foi uma ao brutal. Geralmente respeitaram a populao local, se bem que praticariam as correspondentes mudanas de topnimos por suas verses argentinas, adotaram o castelhano como lngua oficial e, entre outras mudanas, modificaram o padro de circulao de veculos para conduzi-los pela mo-direita em vez da esquerda. Num primeiro momento, a reao britnica foi essencialmente confusa. No dia 2 de abril, o dirio The Times de Londres, ao final da primeira pgina e no incio da segunda, perguntava como poderia ocorrer tal episdio j que os servios secretos britnicos vinham captando as mensagens de telex da Embaixada Argentina nos ltimos seis meses. O pblico do Reino Unido reagiu perante as imagens de alguns soldados terceiro-mundistas mostrando os seus compatriotas rendidos no solo, o que fez explodir na Argentina um verdadeiro sentimento patritico que mudou a configurao poltica de seu pas. O governo de Margaret Thatcher estava ento muito debilitado. Suas duras medidas econmicas de cunho neoliberal, ento postas em prtica, colocaram-no em confronto com amplas camadas da populao britnica. Francis Pym, ministro de Relaes Exteriores, no via com bons olhos um conflito com a Argentina pela posse das ilhas remotas do Atlntico Sul. No obstante a tudo isto, no dia 3 de abril, o Reino Unido conseguiu que a ONU aprovasse a resoluo 502, exigindo Argentina a retirada de suas tropas dos arquiplagos ocupados como condio prvia para qualquer processo de negociao. O Reino Unido tambm rompeu todas as relaes comerciais com a Argentina, e comeou a buscar aliados diplomticos com xito muito maior que a Junta Argentina. Durante o conflito blico, que causou a imediata ruptura das relaes diplomticas entre ambos os pases, o Peru representou os interesses diplomticos da Argentina no Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda do Norte e, por sua vez, a Sua representou os interesses diplomticos da Gr-Bretanha na Argentina. Assim, os diplomatas argentinos residentes em Londres, se converteram em diplomatas peruanos de nacionalidade argentina, e os britnicos em Buenos Aires, como diplomatas suos de nacionalidade britnica. Durante o transcurso do conflito, o adido do Servio de Inteligncia britnico Embaixada peruana em Londres e a seus diplomatas foi tal que originou como resposta mensagens de distrao.

No dia 9 de Abril, a Gr-Bretanha obteve o pleno apoio da Comunidade Econmica Europeia (hoje Unio Europeia), da OTAN, da Comunidade Britnica das Naes (Commonwealth) e da ONU. Surgem propostas de paz por parte do Secretrio Geral das Naes Unidas, o peruano Javier Prez de Cullar, e do presidente peruano Fernando Belande Terry. Porm, no dia 30 de Maro, quando se fez bvio de que a invaso era um fato, o Governo britnico ordenou que o destrier HMS Antrim, seguido de outros dois navios de superfcie e de trs submarinos nucleares, se dirigissem Gergia do Sul para apoiar o HMS Endurance. O resto das unidades da marinha britnica foi posto em alerta de quatro horas. Alexander Haig, Secretrio de Estado dos Estados Unidos, percorreu milhares de quilmetros tentando evitar a guerra entre seus dois aliados. No teve xito. A URSS, por sua parte, se dedicou a observar o decorrer dos acontecimentos com alegria dissimulada: dois aliados dos Estados Unidos, ambos com governos de direita uma Monarquia Parlamentarista e uma ditadura , se enfrentavam. Moscou estava consciente de que, cedo ou tarde, Washington teria que escolher um dos dois. Fazendo isto poderia romper a OTAN ou romper o TIAR. Qualquer das duas opes era benfica aos soviticos. Na prtica, a neutralidade era impossvel. No final do ms de Abril, o presidente norte-americano Ronald Reagan apoiou os britnicos. Ao faz-lo descumpriu o TIAR, aplicvel em casos de guerra, para favorecer a um membro da OTAN. Sua unilateralidade, em vez de manter a neutralidade por pertencer a dois tratados de defesa, lhe valeu o descrdito internacional por flagrante descumprimento dos tratados. Tanto a URSS como Cuba criticaram os Estados Unidos por este abandono do mais fraco, e Fidel Castro chegou a oferecer o seu apoio Junta Militar argentina. Existe uma viso dos fatos que considera que o Chile, por sua parte, ao optar por apoiar a Gr-Bretanha, descumpriu tambm seu compromisso com o TIAR , deixando um de seus postulados permanentes de poltica exterior na qual era a intangibilidade no cumprimento dos tratados internacionais. Este fato foi, segundo esta viso, o produto das relaes muito estreitas cultivadas h anos com a Gr-Bretanha no mbito da marinha, ao qual se agregam as relaes especialmente delicadas entre a Argentina e o Chile, que chegaram em 1978 a uma situao pr-blica por causa da questo do Canal de Beagle. possvel que o Chile, nas proximidades da guerra com a Argentina no Conflito de Beagle, tivera poucas opes e mais: exigir o cumprimento dos princpios de no-agresso baseado nas Naes Unidas e constatar que o TIAR[2] descartava em seu "considerando" qualquer apoio a uma ditadura agressora. A partir deste ponto de vista, este novo mpeto de recuperao da soberania argentina poderia chegar at as fronteiras chilenas reconhecidas pelo multilateral Laudo Arbitral de 1971-1978, porm a Argentina havia declarado nulo de forma unilateral. O Chile no poderia apoiar a Junta nesta agresso, pois mais tarde ela poderia voltar-se contra ele. Por esta razo, as relaes entre o Chile e a Gr-Bretanha[3] evoluram, transformaram-se em cooperao. Desde os ltimos dias de Abril, o Reino Unido contou com todo este apoio diplomtico, com a inteligncia norte-americana via satlite, com as ltimas verses dos armamentos norte-americanos AIM-9L Sidewinder, msseis Stinger, etc e com dados tecnolgicos essenciais do que se considerava e que se demostraria a arma mais perigosa dos argentinos: os msseis antinavio Exocet de fabricao francesa. H duas verses sobre a conduta dos msseis Exocet: 1) o Reino Unido obteve acesso aos cdigos para desativ-los em fase operacional, salvo os introduzidos na repblica do Peru. 2) no obstante as detalhadas informaes obtidas pelo construtor Arospatiale sobre as caractersticas dos Exocet e especificamente sobre seu sistema de pontaria final (homing) ficaram inteis: este mssil ficou mais perigoso do que se temia e em nenhum momento da guerra puderam estabelecer contramedidas eficazes contra ele. No houve declarao oficial de guerra por nenhuma das duas partes; porm, conforme passava o ms de Abril, o mundo viu os dois pases entrar em guerra. A reocupao: Operao Corporate Conforme passava o ms de Abril, mais e mais navios da Royal Navy se dirigiam zona de conflito em uma ao improvisada sob o comando do Lorde Almirante Sir John Fieldhouse que recebeu o nome de Operao Corporate. Seu objetivo era a reconquista das ilhas Malvinas, Gergia do Sul e Sandwich do Sul para a Coroa Britnica, e se estenderia desde o dia 9 de Abril de 1982 at o final da Guerra, no dia 14 de Junho de 1982.

Operao Paraquat: reconquista das ilhas Gergia do Sul Desde o princpio, foi evidente que o primeiro objetivo teria que ser nas ilhas Gergia do Sul. No somente havia um navio britnico na rea, o HMS Endurance, como tambm que os dados da inteligncia notificavam que a presena argentina nestas ilhas praticamente desabitadas era reduzida. Reconquistar as ilhas Gergia do Sul proporcionaria um pequeno ponto de apoio terrestre Frota Britnica, porm sobretudo teria um efeito propagandstico de grande importncia sobre a populao argentina, britnica e internacional: a Royal Navy chegou. Pelo contrrio, um fracasso nesta recuperao poderia implicar graves problemas internos para Margaret Thatcher e o descrdito internacional definitivo do Reino Unido. Denominada Operao Paraquat, consistiu em uma srie de improvisaes e despropsitos tticos e estratgicos que saiu bem por pura sorte e pela fraqueza das foras opositoras. Dado s crticas desta operao, o almirante Fieldhouse havia organizado em segredo e com uma cadeia de comando distinta da que utilizavam s foras que se preparavam para reconquistar as Malvinas. O primeiro que chegou, no dia 19, foi o submarino nuclear HMS Conqueror. Sua presena, em princpio, expulsava da rea a frota argentina e garantia a segurana do HMS Endurance: o HMS Conqueror era um submarino projetado para combater a armada sovitica, com uma tripulao treinada para lutar contra os cruzadores e submarinos russos, pelo que no era provvel que nenhum elemento da frota argentina oferecera uma resistncia significativa. No dia 20, um avio de cartografia e reconhecimento por radar Handley Page Victor retornava a ilha de Ascenso depois de levantar novos mapas do arquiplago (sempre variveis devido aos glaciares) e de cobrir 150.000 milhas quadradas de mar. Com 14h e 45 min de durao, trata-se da maior misso de reconhecimento de todos os tempos. Fez mapas estupendos, porm na misso de observao retornou com mos vazias: a frota de superfcie argentina no estava na rea. Durante o dia 21, o restante da fora britnica chegou nas proximidades das ilhas Gergia do Sul. Desde o primeiro momento, ps em evidencia a pobre gesto da operao: no estava claro quem mandava sobre quem, no atendeu aos experientes cientistas do British Antarctic Survey, perfeitos conhecedores da zona, o que deixou ao 19 Comando do 22 Regimento do SAS (Special Air Service: servio areo especial, tropas de elite) engajados no glaciar Fortuna em meio a um clima hostil: ventos de quase 200 km/h e ondas de fora 11, com o barmetro chegando a marcar os 965 milibares de presso. E no dia 23, um fraco eco no sonar localizou a presena do submarino argentino S-21 ARA Santa F; todas as operaes foram rastreadas de imediato, o HMS Tidespring foi enviado para as guas afastadas, outros dois petroleiros em aproximao se desviaram e a frota britnica se despregou em ordem de combate para intercept-lo. A Operao Paraquat havia se transformado em uma operao de resgate de montanha, e houve a estranha perseguio de um submarino diesel-eltrico construdo durante a II Guerra Mundial, enquanto as tropas de Lagos e Astiz em Grytviken e Leith permaneciam distradas ao que se passava. Resgatar as tropas retidas lhes custou trs helicpteros, at que finalmente 16 homens cansados e com frio vieram aterrissar no HMS Antrim a bordo do nico helicptero carregado alm de suas especificaes. Os britnicos se concentraram agora em achar um ponto de insero adequado ouvindo desta vez os conselhos dos cientistas do British Antarctic Survey e perseguir o Santa F. O capito Bicain, no comando do Santa F, no estava ali por gostar. Suas ordens consistiam em evitar a possvel presena britnica para desembarcar os parcos reforos em Grytviken. Por isto, seu submarino estava abarrotado de gente, porm a pouca intimidade era o menor de seus problemas. Ele ordenava evitar a terceira frota do mundo com um navio que vira um dique seco pela ltima vez em 1960. Estava to deteriorado que no podia controlar sua profundidade; s tinha duas possveis posies, na superfcie ou submergido a cota fixa. Operar os tubos lana-torpedos implicava o risco de sofrer uma exploso. Frente a isto, esto navios e submarinos pensados para lutar na Terceira Guerra Mundial. Apesar de tudo, o capito Bicain fez chegar muito longe. Porm, era uma peleja impossvel. s 11h do dia 25 de Abril de 1982, um helicptero do HMS Antrim o detectou outra vez e, antes de deixar o local de novo, lanou duas cargas de profundidade to obsoletas como o submarino ao que dirigia (o nico armamento que levava a bordo). Uma delas explodiu muito perto e inundou os tanques de flutuao do Santa F, que se viu obrigado a sair da superficie. Agora um alvo fcil para toda sorte de canhes, msseis e torpedos, Bicain tratou desesperadamente de chegar a Grytviken. Os britnicos no iam deixar escapar uma presa to fcil. Outro helicptero lanou dois msseis AS-12. Atingiram na torreta, porm, como foi feito durante a reforma de 1960, havia reconstrudo em materiais plsticos, no ofereceu suficiente resistncia para ativar a sua espoleta e os msseis passaram

tranquilamente adiante. Ainda o atacaram pela terceira vez, com torpedos dirigidos contra as suas hlices, porm naquela poca os torpedos anti-submarinos no explodiram ao alcanar alvos de superficie por razes de segurana. Para assombro de todos, especialmente de seus ocupantes, o Santa F veio chegar trabalhosamente a Grytviken e ser evacuado. Ficou avariado e partiu adiante. Entretanto, as tropas do SAS e do SBS acharam finalmente os pontos de insero adequados. Na ausncia de patrulhas argentinas, simplesmente caminharam at Grytviken e Leith. Ao chegar na primeira, encontraram-se bandeiras brancas fincadas nos edificios. O tenente-comandante Luis Lagos, ao cargo das ilhas Gergia do Sul, havia decidido no lutar diante de foras to enormes. Na manh do dia 26, Lagos firmava a rendio na base do British Antarctic Survey em King Edwards Point. Astiz, responsvel pelos quinze mergulhadores tticos em Leith, no aceitou o princpio este fato. Porm, diante do que se tinha acima, pela tarde firmaria tambm a rendio a bordo do HMS Plymouth, copiando desnecessariamente o ato de Lagos. A imagem de Alfredo Astiz desempenhando os papis deu a volta ao mundo. A Union Jack rolava de novo sobre as ilhas Gergia do Sul. Black Buck I: bombardeiros nucleares sobre Puerto Argentino Apesar de ter tomado as ilhas Gergia do Sul, o Reino Unido necessitava demonstrar algumas coisas tanto para a Argentina como para a opinio pblica internacional. A primeira delas que dispunha da capacidade de atacar pelo ar tanto as ilhas Malvinas como o territrio continental argentino. Paralelamente, o almirante Fieldhouse no queria ver jatos inimigos operando a partir do arquiplago. Por tudo isto, foi planejado uma srie de operaes de ataque a terra contra o aeroporto de Puerto Argentino que se desenvolveria mediante bombardeiros Vulcan baseados na ilha de Ascenso. O Vulcan, um bombardeiro nuclear estratgico, no tinha tanto alcance. Foi necessrio planejar complexas operaes tticas de reabastecimento de combustvel em vo mediante avies tanques Victor. Porm, os Victor tampouco iam to longe, pelo que era necessrio reabastec-los por vez. Em suma, por cada dois Vulcan que chegavam s ilhas Malvinas a partir da Ilha de Ascenso, necessitavam de 11 avies de reabastecimento em vo; sendo o ataque mais longe jamais realizado at ento.[4] O primeiro destes ataques foi realizado sobre o aeroporto de Puerto Argentino em 30 de abril de 1982 s 8h da manh, com 21 bombas convencionais de 454 kg (Mk 84) de alto explosivo das quais somente uma acertou a beira da pista. Mais devastadores tornaram os ataques que se seguiram imediatamente, realizados pelos avies Sea Harrier do esquadro 800 operando a partir do porta-avies britnico HMS Invincible que j havia chegado zona. Atacaram o aeroporto de Puerto Argentino com bombas de fragmentao, causando alguns danos nas infra-estruturas anexas. Porm o maior dano foi realizado no aerdromo de Goose Green, de onde os argentinos haviam estacionado avies de ataque ligeiro Pucar do 3o. Grupo. Mais ou menos s 8h25min, um dos Pucar ficou destruido, dois danificados sem qualquer possibilidade de reparo e as instalaes do aeroporto severamente afetadas. O tenente Jukic morreu a bordo do seu Pucar enquanto tratava de decolar. Nesse momento, a Fora Area Argentina j havia reagido e enviou caas Mirage do 8 Grupo, IAI Daggers do 6 Grupo e bombardeiros Canberra do 2 grupo: o destrier HMS Glamorgan e as fragatas HMS Arrow e Alacrity sofreram danos menores, porm o preo pago foi elevado. Nos combates areos posteriores aos dois Harriers do Esquadro 801 se enfrentaram com um nmero similar de Mirages. As tticas de combate areo dos Mirage argentinos foram muito deficientes, j que voavam ao estilo "corpo a corpo" e no confronto os britnicos derrubaram um Mirage, e danificaram outro com disparos de msseis guiados. No confronto posterior derrubaram um IAI Dagger e um Canberra sem sofrer baixas britnicas, e mesmo assim, acabaram danificando um Turbo Mentor. O Mirage avariado no combate com os Harrier, pilotado pelo capito Garca Cuerva, tenta pousar em Puerto Argentino. Porm, a defesa antiarea o confunde com um avio britnico e o derruba, o que acabaria com a sua vida; foi um lamentvel incidente de fogo amigo. Outros trs pilotos argentinos ficaram mortos ou desaparecidos no mar. A Operao Black Buck I teve xito com um brilhante alcance operacional, porm foi um fracasso quanto aos seus resultados prticos, j que o aeroporto de Puerto Argentino nunca ficou totalmente inutilizado e os vos de transporte do C-130 Hrcules se mantiveram at ltima noite da guerra. Sem dvida, o Reino Unido havia demostrado sua capacidade para atacar o arquiplago, inclusive o territrio continental argentino, a partir de bases tanto em terra como no mar, assistindo ao segundo golpe propagandstico e destruindo vrias aeronaves no ar e em terra, tudo isto sem sofrer nenhuma perda. Porm, o almirante Fieldhouse queria algo mais.

O afundamento do ARA General Belgrano Se bem com a chegada da Royal Navy e a inutilizao do submarino Santa F, a frota argentina havia deslocado para posies mais prximas do continente. O almirante Fieldhouse desejava firmemente ser atracada no porto. No estava disposto a arriscar seus preciosos navios em batalhas navais como as da Segunda Guerra Mundial. Para isto, necessitava provocar um golpe brutal, algo que convencera aos seus almirantes e a Junta de que salir ao mar era a pior das idias possveis. Tambm fazia falta um golpe propagandstico definitivo do que oferecer a Londres, mais alm da recuperao de ilhotas obscuras e o xito das operaes de bombardeio todavia meio secretas. Para o dia 30 de abril, as unidades mais relevantes da fora de operaes britnica j haviam configurado dois grupos de operaes na zona das Malvinas, compostos por dois porta-avies (HMS Hermes e HMS Invincible), quatro destriers (HMS Glamorgan, HMS Conventry, HMS Glasgow e HMS Sheffield), quatro fragatas (HMS Broadsword, HMS Alacrity, HMS Arrow e HMS Yarmouth) e dois navios petroleiros e de suprimentos (Olmeda e Resource). Com sua posio assim consolidada, o Reino Unido declarou uma zona de excluso total (TEZ) de 200 milhas nuticas ao redor do arquiplago, cujo centro no estava bem definido. Qualquer navio ou aeronave argentina que passar dentro destas guas poderia ser atacado sem prvio aviso. O certo que, como temos visto, a frota argentina havia decidido retirar-se da rea por iniciativa prpria em trs grupos muito dispersos. O General Belgrano e suas duas escoltas patrulhavam o Banco Burdwood, situados no limite sul desta zona de excluso. No parece provvel que navios to antigos cometeram a imprudncia de penetrar na zona proibida. Naquele mesmo dia, foram detectados pelo submarino nuclear HMS Conqueror, procedente da reconquista das ilhas Gergia do Sul. Londres havia preferido ter colocado o 25 de Mayo, nico porta-avies da Marinha Argentina como alvo. O General Belgrano, sem dvida, era o segundo maior navio do Grupo de Tarefas 79 (nome dado Frota Martima argentina durante o conflito das Malvinas. Ao meio-dia do dia 2 de Maio de 1982, e apesar de haver uma proposta de paz do Presidente em suas mos, o governo de Margaret Thatcher autorizou o afundamento do General Belgrano com seus 1.093 tripulantes. s 15h do dia 2 de Maio de 1982, com ondas de 12 m de altura, ventos de 120 km/h e temperatura ambiente em torno de -10 C , o capito do HMS Conqueror, Chris Wreford-Brown ordenou o desfecho de combate e carregar os tubos lana-torpedos com os obsoletos Mk 8 (considerados mais confiveis do que os novos Tigerfish). Cada um destes torpedos no guiados carregava 363 kg de alto explosivo. Em nenhum momento o grupo de tarefas 79.3 se deu conta de que o ataque era iminente. s 16h, e a curta distncia, Wreford-Brown deu a ordem de disparar os trs torpedos. Um deles poderia alcanar o Hiplito Bouchard, porm errou o alvo. Os outros dois acertaram em cheio o General Belgrano. O primeiro acertou a sala de mquinas de popa s 16h01min, abrindo um rombo de 20 m no casco, partindo a quilha e matando 272 tripulantes. O segundo acertou na proa, o que fez desaparecer 15 m do barco, porm aparentemente sem causar vtimas. O navio estava perdido. s 16h24min, o capito Hctor Bonzo ordenou evacu-lo. Seu destrier de escolta Piedra Buena se lanou caa do submarino inimigo, porm Wreford-Brown escapou facilmente de um navio to antigo. No obstante, durante os dias seguintes haveria tentativas sucessivas de afundar o HMS Conqueror, todas elas sem sucesso. Voltaria ao Reino Unido depois da guerra, tremulando a Jolly Roger (a bandeira pirata preta com a caveira e os dois ossos cruzados brancos, smbolo de vitria na Marinha Britnica desde os princpios da Idade Moderna). 323 marinheiros argentinos perderam a vida (a metade do total de mortos argentinos durante o conflito) em consequncia do afundamento do General Belgrano, acontecimento este que no foi bem recebido no cenrio internacional. Em muitos pases consideravam isto como uso desproporcionado da fora sobre um navio obsoleto, com muitas tripulaes a bordo em boa parte, marinheiros recrutas e fora da TEZ, reforando as posturas pacifistas em governos e cidados de todo o mundo. No obstante, no Reino Unido foi ocasio de comemoraes populares e primeiras-pginas de jornais como esta do dirio The Sun. Por outro lado, outros meios de imprensa, comearam a assumir posturas moderadas e inclusive contrrias guerra, diante de tal perda de vidas. H posies que consideram o afundamento do General Belgrano como um crime de guerra, j que este se encontrava fora da zona de excluso imposta pelo Reino Unido no momento em que afundou. Ainda que os planos navais argentinos tinham sido frustrados, todavia a Argentina escondia uma coisa debaixo dos seus panos: a sua Fora Area, que a partir do afundamento do General Belgrano comearia a infligir importantes baixas sobre Fora Tarefa Britnica.

O Exocet entra em cena: o afundamento do HMS Sheffield Em Buenos Aires fazia muito frio, e no somente pela proximidade do inverno austral. O que comeou como uma grande aventura patritica para recuperar o prestgio social estava convertendo rapidamente em um fracasso. Apesar da frrea censura de informaes imposta pela ditadura, o entusiasmo entre as camadas populares sensveis a este tipo de aes se esfriava to depressa como o clima bonairense. Rapidamente um ms depois das celebraes populares pela recuperao dos arquiplagos, e apesar de toda a propaganda, nada se escapava, j que o regime havia lanado represlias contra uma grande potncia e esta havia aceito o desafio. Para a Junta, devolver os golpes recebidos como um fato espetacular se converteu em uma prioridade absoluta. Tal fato no podia ser outro alm do afundamento de um grande navio de guerra britnico, sob as camadas populares e uma vingana pelo afundamento do General Belgrano. Com uma guerra em grande escala em marcha, era essencial devolver a esperana gente e fazer-lhes crer na vitria. Antes de por em prtica em seus portos, a frota argentina havia determinado com bastante preciso a rea geral de operaes de dois grupos de batalha britnicos pelo procedimento de detectar suas transmisses radioeletrnicas. Na manh do dia 4 de Maio de 1982, um avio de patrulha P-2 Neptune da Fora Aeronaval Argentina (COAN) estabelece por radar as posies da Fora de Operaes britnica. De imediato, dois avies de fabricao francesa Dassault-Breguet Super tendard da 2 Esquadrilha decolaram de Ro Grande s 09h45min com um mssil Exocet AM.39 cada um para, quando estarem no cu, realizar um grande voo semicircular que os aproxime aos navios inimigos, sendo pilotados pelos capites Augusto Bedacarratz e Armando Mayora. Por trs disto, um grupo de IAI Daggers para dar-lhes cobertura ar-ar e um Learjet em misso de alerta. Havia um problema com os Exocets. Eles acabavam de chegar da Frana e, devido ao embargo imposto pela OTAN contra a Argentina, os instrutores franceses no se haviam apresentado. Os tcnicos da Base de Ro Grande tinham em suas mos armas muito sofisticadas s que eles no sabiam como usar. Sem dvida, eles no se desencorajaram e fizeram o possvel para aprender todos os seus segredos, lendo os seus manuais e foram desmontando e montando algumas partes do mssil, cuidadosamente. Quando finalmente os instalaram a bordo dos Super tendard, no estavam muito seguros de que eles realmente funcionariam. Por outro lado, o Reino Unido prossegue suas operaes militares. Executa a segunda srie de bombardeios Black Buck sobre as Malvinas, buscam o submarino San Luis que est na rea, supervisionam de longe as operaes de resgate da tripulao do General Belgrano e de suas aeronaves e se aventuram at s proximidades da costa argentina para inspecionar possveis objetivos, apesar de que a Junta establecia por sua vez uma zona de excluso. uma superpotncia, fazendo a guerra "segundo o manual". De longe, no mar, ao leste das Malvinas, os dois porta-avies e seus navios auxiliares atuam de retaguarda avanada, bem protegidas do cerco das fragatas com seus msseis de curto alcance Sea Wolf e, a umas 20 milhas nuticas, pelos destrieres do tipo 42 (entre os que acompanhvam o HMS Sheffield) com seus sofisticados radares e seus msseis de mdio alcance Sea Dart, apoiados por sua vez pela fragata HMS Yarmouth. s 10h35min, O P-2 Neptune faz uma ltima subida a 1,2 km de altitude e localiza um alvo grande e dois pequenos nas coordenadas 5233'55" Sul e 5740'55" Oeste. Retransmite as informaes a Bedacarratz e retorna a base. s 10h50min, os dois Super tendards que vinham voando acima da crista das ondas realizaram uma pequena subida a 160 m de altitude para confirmar as coordenadas fornecidas pelo Neptune, porm no encontraram nada. Bedacarratz decide continuar. Quarenta km mais adiante voltam a tent-lo e logo ali esto. Um alvo grande e trs pequenos. Voltaram a voar bem baixo pelo local, carregaram os dados nas ogivas dos AM.39 Exocets e os dispararam s 11h04min. Depois de faz-los, deram a volta para retornar a Ro Grande. Os lanamentos foram realizados em altitude muito baixa, com msseis montados sem qualquer assistncia do fabricante e justamente no limite do alcance nominal dos Exocet: quase 50 km. Por estes motivos, durante o regresso Bedacarratz e Mayora duvidaram de que a complexa misso tinha servido de algo. Ainda hoje, os sucessos seguintes so motivos de disputa. O nico fato seguro de que, s 11h07min do dia 4 de Maio de 1982, um dos dois msseis Exocet atinngiu em cheio o destrier HMS Sheffield, o navio mais moderno da Royal Navy. Algumas fontes disseram que a ogiva de guerra no detonou, e o que se produziu foi um incndio causado pelos gases de combusto do Exocet, que se espalhou rapidamente. O capito do Sheffield, ao sair, assegura que o mssil explodiu, destruindo o centro de operaes e o de engenharia. Seja como for, em poucos segundos, o moderno destrier estava em chamas. 22 homens morreram e 24 ficaram gravemente feridos, entre eles o chefe de informtica que tratava de por os computadores em marcha de novo sem sucesso.

A principal razo era de que o HMS Sheffield e a fragata HMS Yarmouth no detectaram a presena do Exocet, at que um marinheiro de primeira viagem o viu aproximar-se, 4 segundos antes do impacto, permanece oculta. Uma verso diz que nesse momento estavam realizando as retransmisses via satlite, que faziam o radar ficar cego. Outra, que os monitores do radar o identificaram como um projtil amigo devido a sua origem francesa. Ainda uma outra, que afirma que a tripulao dos navios britnicos ficaram demasiadamente confiada, com o alerta muito fraco. Tudo isto ficava incompreensvel, apesar de os britnicos terem levado toda a manh detectando as transmisses do Neptune e inclusive havia j uma patrulha de Harriers no ar para intercept-lo. Apesar de tudo, o Exocet s fez aquilo para o que foi fabricado: aproximar-se subrepticiamente a um navio de alta tecnologia e afund-lo sem prvio aviso. Mais controvertido ainda que o ocurreu com o segundo Exocet. A verso geral que falhou o seu alvo e se perdeu. Sem dvida, marinheiros a bordo do Yarmouth asseguram que o viram passar diante de seus olhos. A pouca atividade que o porta-avies HMS Hermes empregou na guerra a partir desse momento fez pensar a alguns que alis o segundo Exocet dedicara ao "alvo grande" dos radares. Rapidamente, vrios navios pediram ajuda ao HMS Sheffield. Evacuaram os sobreviventes e lograram controlar o incndio. No obstante, o navio estava deriva, j perdido. Tentaram reboc-lo de volta ao Reino Unido, porm se afundou no caminho. A notcia deu a volta ao mundo. A soldadesca terceiro-mundista de que falava a imprensa londrina uns com desprezo, outros com lstima acabava de abater o navio mais moderno da frota britnica. O frio se estendeu agora por Whitehall, apesar de que no Hemisfrio Norte brilhava a primavera. Foi um durssimo golpe no prestgio britnico ante as naes, que reviveu com as celebraes patriticas na Argentina, de onde Bedacarratz e Mayora foram recebidos como heris, e deu uma mscara de oxignio Junta. A "questo das Malvinas" se converteu prontamente na "crise das Malvinas". O Exocet ganhou fama entre o pblico de todos os pases, assistindo pela primeira vez a uma guerra aeronaval baseada no uso de msseis. Com a maior descrio possvel, o almirante Fieldhouse afastou as suas unidades da costa tanto quanto foi possvel, o qual significava um grave problema, porque o seu propsito era exatamente o contrrio: dominar as guas ao redor das ilhas Malvinas e reconquist-las. Impunha-se uma aproximao diferente. Guerra martima J conscientes de que eles enfrentavam um oponente muito perigoso, a partir do dia 10, numerosos navios de guerra e de apoio britnicos saram do Reino Unido para reforar a Fora Tarefa deste pas e ajudar ao desembarque previsto nas ilhas Malvinas no final do ms. Por sua parte, a Argentina teve de manter-se geralmente na expectativa, sobretudo tratando de reforar a guarnio no arquiplago e garantir a segurana das comunicaes com o continente. No dia 15, teve que retirar do servio os avies de reconhecimento P-2 Neptune por ser obsoleto e por falta de peas de reposio, o que deixou nao austral sem os olhos eletrnicos mais capazes das Malvinas. Em geral, o Reino Unido se preparava para a reconquista e a Argentina esperava a tentassem. Sugeriram-se vrios planos de paz; porm, ambos os lados negavam-se a aceit-los por diversas razes. Ficou claro de que a intensidade do conflito seria mais violenta. Este perodo de preparativos, que se estenderia at o 21 de Maio, esteve salpicado de cuidadosas aes aeronavais. Por trs da experincia do HMS Sheffield, o almirante Fieldhouse no se sentia tentado a aproximar seus navios mais valiosos s Malvinas; sero as fragatas quem poderiam arcar com a perigosa tarefa de permanecer nas guas malvinenses para denegrir a Argentina na medida do possvel e dar apoio aos avies que operam na rea. Sucedem-se vrios incidentes, em que ambas as partes perdem avies, e Argentina, alguns pequenos barcos de transporte, de carga e de reconhecimento. As unidades britnicas incrementam nitidamente o seu nvel de agressividade, chegando a atacar pelo menos em duas ocasies as embarcaes e aeronaves de salvamento argentinas, atos esses que acabaram ferindo os princpios mais elementares do Direito Internacional. No dia 12, avies A-4 Skyhawk argentinos tentaram destruir com bombas o HMS Glasgow e o HMS Brilliant, que se encontravam bombardeando Puerto Argentino. O ataque resultou num fracasso, com a perda de 4 avies (um deles por fogo amigo). Apesar disto, o Glasgow recebe o impacto de uma bomba que no chegou a detonar, porm causou danos suficientes para obrig-lo a voltar ao Reino Unido. No dia 14, uma operao de tropas SAS em ilha Borbn (Peeble Island), apoiada pelos navios HMS Hermes, HMS Broadsword e o HMS Glamorgan obtiveram um grande xito ao destruir os 11 avies ali estacionados. Esta operao marca o incio da escalada da atividade militar britnica. Os bombardeios

costeiros ficaram mais intensos. Os argentinos compreendem que a invaso iminente e se preparam para a defesa. Um incidente que ps em evidncia a cooperao chilena com o Reino Unido aconteceu no dia 18. Ao amanhecer, descobriram os restos de um helicptero britnico Sea King (ZA-290) abandonado e destrudo pelos seus ocupantes prximo Punta Arenas, Chile. Desde o lado argentino se argumentou que este helicptero procedia do pas andino, porm atualmente sabe-se que se tratava de um abre-alas da Operao Mikado. A Operao Mikado era uma ao praticamente suicida, ao cargo do esquadro B do SAS, destinada a destruir os avies Super tendard e os msseis Exocet da 2 Esquadrilha em Ro Grande. A partir da destruio do HMS Sheffield, colocar e eliminar estes perigosssimos msseis se converteu em uma prioridade to alta para o Almirantado Britnico que justificava qualquer tipo de sacrifcio. A viso de que eles no compartilhavam os homens que de fato iam sacrificar-se, que eram soldados veteranos e corajosos; porm, o que eles compreendiam que estavam caminhando para a morte. No obstante, s 00h15min do dia 18 de Maio, o tenente Hutchings engajado no HMS Hermes decolou do HMS Invincible com seu helicptero Sea King ZA-290 e um grupo de 9 soldados de elite. Sua misso era penetr-los nas proximidades da base de Ro Grande, donde estavam os Super tendards com seus Exocets, para observar seus movimentos e preparar a chegada de duas lanchas com 50 soldados que destruiriam com bombas esta base essencial para Argentina. Depois seriam evacuados ou fugiriam at o Chile, de onde a regime autoritrio de Augusto Pinochet havia garantido em segredo apoio para serem evacuados. J dias antes havia chegado ao Chile um certo capito Andrew H. sob cobertura diplomtica, para realizar um reconhecimento preliminar. Seus movimientos no foram restringidos em nenhum momento. Reagan havia advertido a Thatcher de que uma operao assim em territrio continental argentino poderia envolver na guerra os outros pases do TIAR, como Peru e Venezuela, porm evidentemente o governo britnico optou por ignorar esta considerao e as objees de suas prprias unidades de comandos. Tal como eles temiam, o ZA-290 foi detectado por radares argentinos, e o tenente Hutchings decidiu cancelar a operao e dirigir-se diretamente ao Chile. Sem combustvel, pousaria na praia de gua Fresca, j em territrio chileno. Foi abandonado e destrudo por seus ocupantes, porm o certo que estes retornaram ao Reino Unido por voo regular e sem nenhum problema, o que confirmaria a implicao chilena no conflito do lado britnico (oficialmente, "renderam-se s autoridades chilenas", porm em nenhum momento os tratou como prisioneiros de guerra, mas sim, como combatentes aliados). O general chileno Fernando Matthei confirmou em uma entrevista concedida ao Centro de Investigao e Documentao da Universidade Finis Terrae em 1999 que durante toda a guerra existia uma constante cooperao do mais alto nvel com o Reino Unido, pois "temiam ser os seguintes". Pouco antes, Margaret Thatcher tambm o faria pblico para defender a Pinochet durante sua estada no Reino Unido. O helicptero de apoio, um outro Sea King com matrcula ZA-292, retornou ao HMS Invincible. A Operao Mikado foi cancelada e o Almirantado prosseguiu com os seus planos de reconquista sob a ameaa dos Exocet. Em efeito, no dia 18, o governo britnico deu ao almirante Woodward o sinal verde para um desembarque na costa leste do Estreito de San Carlos, que separa as duas ilhas principais do arquiplago malvinense. Uma operao arriscada que obrigar os navios a entrar em um estreito rodeado de montanhas; o lugar perfeito para sofrer ataques a baixa altitude por parte da aviao argentina. O Dia D: Operao Sutton Ao anoitecer do dia 20 de maio de 1982, 12.000 soldados argentinos bem equipados de material sabiam que o ataque britnico era iminente, pois durante os dois dias anteriores j vinham observando numerosas deteces no radar e um forte incremento da atividade inimiga. Pela manh, o Secretrio Geral da ONU Javier Prez de Cullar reconhece o fracasso de suas gestes em favor da paz. Uma proposta peruana tambm rechaada. Segundo as informaes do capito Roberto Vila, destinado ao arquiplago: No dia 20 continuam as novas misses, com o capito Grnert e o tenente Caldern. s 18h30min, apareceram ecos de radar dos dois helicpteros que logo foram vistos pela Rede de Observadores Areos. s 22h30min, houve alarmes de iminentes ataques e desembarque aerotransportado; nesse dia os soldados dormiram com o FAL carregado. Esta importante fora militar sofria uma fraqueza essencial: uma parte significativa estava composta por infantaria de recrutamento obrigatrio, no voluntrios profissionais. Entre eles, inclusive, havia estudantes dissidentes com o regime que foram enviados de castigo, e cuja moral de combate era evidentemente baixa. As comunicaes navais com o continente estavam cortadas, e as comunicaes areas sofriam graves alteraes em suas operaes devido constante presena de patrulhas de caas

inimigos. No obstante a isto, a Fora Area Argentina esteve altura das circunstncias e manteve o contingente no arquiplago abastecido at a ltima noite da guerra, apesar de condies to adversas. Em torno deles, a prtica totalidade da Royal Navy: mais de 120 navios, 33 deles navios de guerra de primeira linha, com vrios milhares de soldados profissionais e de elite preparando-se para o desembarque. Os submarinos britnicos j eram completamente donos de todas as guas ao redor das Malvinas, pelo que a frota argentina permaneceu no porto. No obstante essa superioridade tecnolgica e militar britnica, a guarnio das Malvinas e a Fora Area Argentina prepararam-se para a defesa. Acreditavam ter uma oportunidade e de fato a tinham. Durante a noite do dia 20 de Maio de 1982, a operao Sutton, dirigida pelo contra-almirante Woodward e o comodoro Clapp, ps-se em marcha. Dezenove navios da Marinha Real (o transatlntico Canberra, os navios de assalto Fearless e Intrepid; os navios de desembarque Sir Percival, Sir Tristram, Sir Geraint, Sir Galahad e Sir Lancelot; os navios de apoio logstico Europic Ferry, Norland, Fort Austin e Stromness; escoltados pelo destrier Antrim e as fragatas Ardent, Argonaut, Brilliant, Broadsword, Yarmouth e Antelope) dispersaram-se pelo Estreito de San Carlos. s 1h do dia 21 de Maio de 1982, as primeiras tropas britnicas chegavam em terra na Baa de San Carlos, ao extremo ocidental da Ilha Soledad (de onde est a capital Puerto Argentino). Sem encontrar resistncia, estabeleceram rapidamente trs cabeas de praia e avanam at a localidade de San Carlos, de onde produziriam as primeiras lutas. Entretanto, diversas unidades aeronavais britnicas realizam ataques de apoio cerrado em outros pontos do arquiplago, bombardeavam alvos selecionados e enviavam tropas para Darwin e Goose Green. A deciso de desembarcar pelo Estreito de San Carlos foi muito controvertida, sobretudo luz de suas consequncias. Por um lado certo que as montanhas circundantes pareciam proteger as unidades britnicas e p-las a salvo dos radares inimigos. Porm, pelo outro lado, a aviao argentina j havia demonstrado em ocasies precedentes ser muito capaz de aproveitar esta classe de obstculos em seu prprio beneficio; alis, este desembarque afastava as unidades implicadas da fora principal situada ao Leste da Ilha Soledad. Um ataque direto sobre Puerto Argentino ou aos suas periferias no teria sido adequado, pois ali se concentrava a maior parte da guarnio argentina, porm muitos historiadores no explicam por que Woodward e Clapp escolheram um dos trs piores lugares possveis para iniciar o ataque. Seja como for, assim ocorreu. E pagaram caro pelas consequncias. s 9h, um Aermacchi MBB 339 argentino utilizou pela primeira vez as caractersticas geogrficas do Estreito de San Carlos para sobrevoar fora de desembarque britnica sem ser derrubado. Este aparato confirmaria que se falavam ante o Dia D das Malvinas, e inclusive fez alguns disparos com seus lanafoguetes Zuni, provocando danos menores na fragata Argonaut. Apenas meia hora depois, a Fora Area Argentina ficava ao seu encargo os seus avies para responder com uma srie de ataques de excepcional ousadia que rebatizariam o Estreito de San Carlos como o corredor das bombas. Era o momento que demoravam um ms esperando. E esta era a sua oportunidade. O Dia D: O corredor das bombas ou O Vale da Morte Sem dvida, Woodward e Clapp esperavam algum tipo de reao argentina. Para o que no estavam preparados, segundo demostraram os acontecimentos, foi para as furiosas formaes de ataques areos que choveram bombas por cima das tropas inimigas durante as cinco horas seguintes. Trouxe um primeiro ataque sem consequncias ao cargo de dois Daggers s 10.25, e posteriormente seguiram cinco minutos depois a duas esquadrilhas de trs Dagger cada uma. Com seus canhes e bombas danificaram severamente a fragata HMS Broadsword e deixaran fora de servio (com uma bomba sem explodir a bordo) o destrier HMS Antrim, perdendo um avio com um mssil Sea Cat da Plymouth. Quase simultaneamente cinco A-4B Skyhawk do Grupo 5 de Caa lanaram sobre a Argonaut, danificando-a gravemente com duas bombas de meia tonelada que no explodiram. Uma hora mais tarde, dois A-4B se adentraram no estreito, bombardeando erradamente o casco avariado do navio Ro Carcara, entretanto que o lder atacava sem sucesso a fragata Ardent. Ao mesmo tempo quatro A-4C do Grupo 4 de Caa eram interceptados por uma PAC, que derrubou com seus Sidewinder a dois deles: ambos os pilotos perderam a vida. Produziram ento uma trgua que terminou abruptamente s 14h40min. Trs Dagger (o quarto avio havia sido derrubado por um Sea Harrier pouco antes sem que os seus companheiros o notaram) descobriram que a Ardent que navegava rumo ao norte e a alcanaram com duas bombas, uma das quais explodiu, destruindo o helicptero Lynx e o lanador de msseis Sea Cat e matando quatro homens.

Cinco minutos depois, outros trs Daggers atacaram com fogo de canho a fragata Brilliant, deixando alguns feridos e danos menores: por outro lado, pouco depois a esquadrilha de Daggers foi aniquilada sobre a Grande Malvina pelos Sea Harriers, embora felizmente os trs pilotos puderam ejetar-se. Finalmente, s 15h10min trs A-4Q Skyhawk da 3 Esquadrilha da aviao naval fizeram a sua apario e descobriram a malsucedida Ardent, que tentava desesperadamente unir ao grosso dos britnicos. De imediato a atacaram, alcanando-a com vrias bombas de ao retardada Snakeye de 227 kg. A formao argentina foi imediatamente interceptada por um PAC, que derrubou dois avies e avariou o terceiro de tal forma que o piloto ejetou da cabine do avio sobre Puerto Argentino/Port Stanley diante da impossibilidade de aterrissar. Sem dvida o ataque havia firmado a sentena de morte da Ardent: com 22 mortos e 37 feridos a bordo, os incndios espalhando impiedosamente e a gua do mar penetrando em grande velocidade na linha de flutuao, s ficava uma deciso por tomar. A fragata Yarmouth foi colocada junto Ardent e procedeu a evacuao dos feridos e ao resto da tripulao. Depois de arder em chamas durante horas, o navio afundou s duas horas da madrugada do dia seguinte. Entretanto, os navios de desembarque dentro da baa de San Carlos seguiram levando unidades de combate terra. Desembarcam os carros de combate de The Blues and the Royals e as quatro baterias de canhes de 105 mm do 29 Comando e do 4 Regimento. Os sobreviventes da Ardent so transportados ao transatlntico Canberra. O desembarque foi feito com xito. Porm a um preo elevadssimo.

Terra, gua, ar e fogo Em terra, o desembarque na Baa de San Carlos proseguia ininterruptamente. Durante os dias 22 e 23, as tropas inglesas asseguraram numerosos pontos tticos essenciais e acumularam grandes quantidades de armas e suprimentos chegados por via martima. A fragata HMS Antelope substituiu a Ardent. Numerosos navios logsticos, entre eles o cargueiro MV Atlantic Conveyor estacionaram no Estreito de San Carlos para descer mais e mais homens e material. O general Julian Thompson chefe das foras terrestres britnicas estableceu oficialmente o seu quartel general em San Carlos, de onde j tremula a bandeira Union Jack. Apesar das terrveis perdas sofridas no dia 21, o desembarque foi um xito. Nada cr que, com todas estas medidas, a aviao argentina aparea de novo no Estreito de San Carlos. No obstante, a meio-dia do dia 23 detectaram avies argentinos ao sul do estreito. Recebem fogo antiareo da Antelope e da Broadsword, afugentando-os. Porm os britnicos desconhecem que esta pequema incurso forma parte na realidade de uma dupla formao de 12 Daggers e 6 Skyhawks que no foram detectados e cujo o primeiro escalo faliu. A aviao argentina voltou. De pronto, trs A-4B Skyhawk reaparecem pelo norte a grande velocidade e altitude muito baixa. Desta vez, as foras britnicas reagiram de imediato produzindo uma densa cortina de fogo antiareo. O avio lder alcanado em seguida, e o seu piloto, o capito Carballo desapareceu atrs das montanhas para voltar ao continente. Sem dvida, de maneira suicida os dois aparelhos restantes prosseguem ao ataque enquanto os msseis e as metralhadoras os envolvem. Se encaram diretamente at a recm-chegada HMS Antelope. O alferes Hugo Gmez lana sua bomba Mk.17 de 500 kg que alcana a fragata, sem explodir, e consegue fugir. O primeiro tenente Luciano Guadagnini lana por sua vez e imediatamente alcanado pela asa direita: O avio de Guadagnini se desintegra contra o mssil da Antelope e um instante depois sua bomba alcana o barco sem explodir. A Antelope ficou fora de combate. Com duas bombas sem explodir a bordo e um incndio controlado, os britnicos decidem evacuar a fragata, exceto pelo pessoal essencial para desativao de bombas e controle de danos. Na noite do dia 23 ao dia 24, enquanto o pessoal de desativao tentava desativar uma das bombas, esta detona e o incndio seguinte alcana o paiol de msseis Sea Cat: a Antelope se v atingida por uma terrvel exploso. Partida em dois, afundar na manh do dia 24. No houve trgua. A aviao argentina golpeia de uma e de outra vez as foras navais de desembarque, apesar de que os britnicos estejam esperando e percam cada vez mais e mais avies. No obstante, so alcanados pelos navios de desembarque HMS Sir Galahad e Sir Lancelot. Os ataques do dia 24 fizeram perder trs Daggers e um Skyhawk, todos eles abatidos por Sea Harriers sem sofrer nenhuma perda.

O dia 25 de Maio um feriado nacional argentino. Todo o mundo, em ambas as partes, sabe que haver ao e esto em alerta mximo. Em efeito, desde a primeira hora da manh comeam os ataques argentinos sob forte presso area e antiarea inimiga. s 8h37min, o primeiro Skyhawk atingido por um mssil do destrier HMS Coventry, da mesma classe do malfadado Sheffield. Em torno do meio-dia produziu um outro ataque sobre as foras de desembarque no Estreito de San Carlos: um Skyhawk derrubado por um mssil Rapier disparado em terra e outro cai nas mos do Coventry. a segunda vitria do dia para este moderno destrier, porm foram justamente os xitos que os selam seu destino: a Fora Area Argentina decide a eliminar a "armadilha 42/22" a qualquer preo. Um ataque de quatro Skyhawks cai s 15h20min sobre o destrier Coventry e a fragata Broadsword. A Broadsword severamente danificada na popa e seu helicptero Lynx ficou destrudo, porm sobrevive. O Coventry, ao invs, recebe o impacto direto de trs bombas que fizeram matar 19 homens. Nenhum avio atacante ficou abatido. O destrier est perdido e eles evacuaram o navio de imediato. Em meia hora, o navio d uma pequena volta e afunda. O Almirantado britnico fica nervoso. Haviam considerado que o Sheffield era um erro ttico pontual, algo que no se repetira. Agora, j so quatro os navios de guerra britnicos de primeira linha que apodrecem no fundo dos mares malvinenses, entretanto outra dezena arcou como pode com os seus danos. No era o previsto em absoluto. Decidem acelerar as operaes terrestres. Comea a pairar no ar o desejo de terminar o antes possvel com este "obscuro incidente colonial" que se converteu em uma guerra de verdade. Por si algo lhes faltava para convencer. s 16h30min, uma ou duas fortes exploses sacudem o portacontineres MV Atlantic Conveyor ao norte da Ilha Soledad, bem prxima do porta-avies HMS Hermes. A exploso produz um incndio que nada podia controlar. So os Super tendards do 2 Esquadro Aeronaval. Sem ser detectados e a partir de uma distncia de 50 km, foram lanados dois Exocets contra os alvos distantes que apareciam em seus radares. O Atlantic Conveyor h de ser evacuado e arde como uma tocha com dez helicpteros e milhares de toneladas de material a bordo, at ficar reduzido a um peixe calcinado que flutua a duras penas. Haviam-se perdido dois grandes navios em um s dia, e outros seis foram danificados. Por outro lado, a aviao argentina perdeu somente trs avies. Pessoas em todo o mundo olhavam a Argentina com simpatia pelo seu mpeto, porm a lstima por sua inevitvel derrota comeam a perguntar quem est ganhando verdadeiramente a guerra. No Reino Unido tambm, e todas as expectativas se dirigem para Margaret Thatcher. Algo deve mudar de imediato. A "questo das Malvinas" estava transformando-se em uma derrota maior para a superpotncia e o seu Governo. Batalha de Goose Green Entre as poucas pessoas do lado britnico que no estavam atribuladas para o dever dos acontecimentos se contavam, curiosamente, o Contra-Almirante Woodward e o General Thompson. Ambos tinham seus motivos. Apesar das severas perdas sofridas, Woodward, como bom marinheiro, conhecia de sobra um princpio bsico da guerra naval: sem importar as coisas espetaculares que seriam os golpes propinados ou recebidos, no mar ganha quem fica. A Marinha Argentina se desgastava no porto desde o afundamento do General Belgrano enquanto que a Royal Navy, maltratada ou no, permanecia no mar. O que fez, uma vez completado o desembarque, foi retroceder suas posies tanto como pde sem denegrir o apoio s unidades presentes em Ilha Soledad. Importantes foras de reserva, como os milhares de homens a bordo do Queen Elizabeth II, foram deriva nas ilhas Gergia do Sul. Seus suprimentos e reforos, em vez de viajar diretamente s Malvinas, descreviam um semicrculo que os colocava fora do alcance da aviao argentina. Sim, a Royal Navy havia sofrido severas perdas, porm no era a primeira vez que ocorria em sua histria nem seria a ltima. O fato que continuava sendo a dona do mar. O general Thompson, responsvel pelas foras terrestres, tambm tinha seus prprios motivos para no perder a moral. Em ltimo recurso as guerras so ganhas quem conquistam a terra e, a partir do seu punto de vista, o desembarque havia se tornado um xito total, somente obscurecido pela destruio dos equipamentos a bordo do Atlantic Conveyor e do Sir Lancelot. Em geral, todos os seus homens haviam chegado a terra junto com a maior parte do seu material, estavam bem estabelecidos e protegidos contra ataques areos tanto por seus prprios sistemas antiareos como pelas patrulhas de Harriers e suas linhas logsticas, embora ameaadas, seguiam abertas. Frente a isto, 12.000 homens do Exrcito e da Marinha argentinos. Porm 12.000 homens essencialmente apostos, exceto pelo par de contineres que os avies de transporte Hrcules transportavam a cada noite a partir do continente.

O Brigadeiro Thompson decidiu que era imprescindvel fechar a bolsa que o inimigo fazia o antes possvel, confinando-o nos arredores de Puerto Argentino, agarrando-o entre suas prprias foras e o mar dominado pela Royal Navy. E ao mesmo tempo, estabelecer rapidamente uma cabea de praia desde o interior na costa leste da Ilha Soledad, de tal modo que sua linha logstica no tivera que penetrar nas perigosas guas do estreito de San Carlos, agora conhecido como "o corredor das bombas". Dessa forma, os suprimentos e reforos poderiam chegar diretamente a partir do oceano, o seu oceano. O primeiro ponto de ataque ficava, pois, evidente; e j durante as primeiras inseres o tiveram em conta. O lugar seria Goose Green (Pradaria do Ganso). Se as foras do Batalho de Paraquedistas 2 (2 PARA) estacionadas em Darwin logravam tomar esta posio (e de propsitto, o seu aerdromo), as foras argentinas ficariam rodeadas na metade norte da Ilha Soledad, ao outro lado das montanhas, e ele teria acesso a um corredor costeiro at o oceano. A primeira batalha terrestre da Guerra das Malvinas s podia ocorrer, pois, em Goose Green. Pouco depois da meia-noite do dia 28 de Maio de 1982, o 2 PARA partiu do lado ocidental do extremo norte do istmo que divide Ilha Soledad em dois. As companhias B e D penetraram no istmo, enquanto que a conpanhia A se situou ao leste. A companhia A iniciara o ataque desde ali, tomando Burntside House sem achar presena argentina. s 03h30min, as companhias B e D se dirigiram posio de Boca Hill. De pronto, receberam fortes rajadas de fogo inimigo. A batalha de Goose Green havia comeado. Entretanto, a companhia A, do major Dair Farrar-Hockley seguiu seu caminho at o sul para encontrar-se com uma seo do 25o. Regimento de Infantaria na colina Darwin. Na luta seguinte, os argentinos detiveram o avano da companhia A, apesar de sofrerem severas perdas que incluram o seu comandante, o tenente Roberto Estvez. O ataque britnico havia sido detido. O soldado recruta Sergio Rodrguez do Regimento 25 (tipo Ranger) foi ferido nesse combate disparando as ltimas balas de sua metralhadora MAG. En uma edio especial do dirio Tiempo Argentino (Maio de 1983, pg. 10) relata assim a morte do tenente Estvez: " chegou a minha posio o tenente Estvez ferido com dois tiros no corpo, na perna direita e no brao, que o teria atravessado. Me perguntou se estava ferido, que o dele no era nada () seguia dando ordens e fazendo-os manter o combate, entretanto ele com o nico brao se comunicava con o comando, dando toda a informao sobre o inimigo. No sei como os ingleses haviam tomado posies to altas. Estava falando pelo rdio no meu lado, quando recebi um tiro de raspo na cabea que o entrou pelo pulmo direito. O impacto bateu por trs a Estvez. Eu j no tinha medo de nada. Era como que esperava ter um tiro a um ingls, e eu o matava, ou ele me mataria. E o tenente sangrando houve um momento em que lanaram dois fragmentos de bala na cabea, e o tenente Estvez, que agonizava em silncio, pede-me que ponha o casaco de um morto. Caam os filetes de sangue pelo rosto. Quando voltei a olh-lo, o tenente Estvez estava morto" O tenente-coronel H. Jones, ao comando da operao, no desejava ver-se envolto em uma batalha esttica com foras ligeiramente inferiores em nmero, e as suas ordens eram tomar Goose Green com a maior rapidez possvel. Fez ato de presena na companhia A e dirigiu pessoalmente um grupo contra a colina Darwin. s 10h30min aproximadamente, cairia mortalmente ferido no seguinte episdio: em circunstncias que o Tenente-Coronel H. Jones e dois de seus homens tentam tomar por assalto uma trincheira com soldados do RI 12, so observados desde um "pozo de zorro" pelos AOR (aspirantes a Oficiais de Reserva - Soldados Recrutas) Guillermo Huircapan e Jorge Ledesma, quem com fogo de metralhadora e fuzil desbarataram este avano do Chefe do II Batalho de Paraquedistas, caindo este mortalmente ferido. Isto se depreende das investigaes feitas pelos prprios argentinos e dos testemunhos de seus protagonistas, corroboradas alis pelo lugar exato de onde morreu o Tenente-Coronel Jones, na colina de Darwin, aonde foi construdo um monumento em sua memria. A colocao do monumento no coincide em absoluto com a posio de onde combateu o Subtenente Gomez Centurin, o que faz cair por terra a verso militar argentina que afirmava que Jones mata Gmez Centurin logo depois de uma conversa. Esta verso militar argentina ficou desvirtuada 25 anos depois do trmino da Guerra, aps as concluses s quais chegaram os prprios argentinos atravs das obras "Partes da Guerra" dos Licenciados Speranza e Cittadini e "Pradaria do Ganso - Uma Batalha da Guerra das Malvinas" do investigadorescritor Oscar Teves do qual se conclui que o mais alto oficial ingls cado na Guerra das Malvinas abatem 2 Soldados Recrutas no cerro Darwin. Agora havia dois combates em marcha nas alturas de Darwin: uma ao redor da baa Darwin, e outra de igual ferocidade em frente a Boca House, defendida pelo subtenente Guillermo Aliaga ao comando da 3a

Seco de Atiradores do Regimento 8. A defesa tenaz, apesar do pesado assalto com morteiros, metralhadoras e projteis antitanques. Na colina Darwin, o peloto do Regimento 12 ao comando do subtenente Ernesto Peluffo e os AOR do j falecido Tenente Roberto Esteves, defendiam ferozmente suas trincheras. Se destaca o valor do subtenente Peluffo e de muitos soldados no profissionais que esgotam sua munio e se reabastecem vrias vezes com a do pessoal morto. Aqui os defensores argentinos lutaram encarniadamente, segundo os autores Max Hastings e Simon Jenkins (A batalha pelas Malvinas, p. 270, Editora Emece, 1984). Com o apoio da unidade Milan antitanque, que destruiu numerosas posies argentinas, a companhia A do 2 PARA fez finalmente com as colinas Darwin Boca. Porm, a resistencia feroz e o plano concebido originalmente pelo falecido comandante Jones, um fracasso. Por trs de uma severa reorganizao no meio do combate, os paraquedistas britnicos logram por fim superar as altitudes de Darwin primeira hora da tarde do dia 28 e descer at Goose Green. Porm, o combate no pra: enquanto as companhias C e D esto tomando a base area e a escola do povoado, seguem os tiroteios. Pouco antes do anoitecer s 5 da tarde, to rigoroso est o inverno e aproveitando um instante de bom tempo para produzir um ataque areo argentino e outro britnico, que apenas possam causar danos em terra. Sem dvida um Pucar e um Aeromacchi argentino caem abatidos. Durante o anoitecer, Keeble oferece a Piaggi que se renda em termos honorveis. Ante a extrema violncia dos combates e a elevada perda de vidas, Piaggi cede. Goose Green caiu em mos britnicas depois de 14 horas de combate. Quando amanheceu jaziam 15 paraquedistas, 1 Engenheiro Real e 1 piloto britnico mortos, alm de 64 feridos. Em torno de 50 argentinos morreram, outras centenas ficaram feridas e mais de mil argentinos foram feitos prisioneiros. Estes sero repatriados via Montevidu. A posio estratgica britnica em Ilha Soledad est consolidada e seus inimigos expulsos. A partir de agora, s uma questo de tempo at que a guarnio argentina nas Malvinas entre em colapso. Em San Carlos, o general Thompson estava contente. Porm, tinha outro problema: os helicpteros com que contava para uma rpida ao aeroterrestre contra Puerto Argentino no eram mais do que ferragens a bordo do calcinado Atlantic Conveyor. As tropas britnicas tero que avanar a p, atravs das montanhas geladas. Ser um longo caminho. Golpes entre os gelos No dia 30 realizou a operao mais importante da Fora Area Argentina cujo saldo, apesar dos xitos dos dias precedentes, confuso. Sabiam que o almirante Woodward havia retirado seus navios como fazia no leste como o foi possvel, sem deixar desprotegidas s suas foras nas Malvinas, e tambm sabiam que com 3.800 britnicos j desembarcados e suas foras embolsadas, somente uma srie de golpes devastadores podiam evitar a derrota. Em particular, era de essencial importncia deter as patrulhas de Harriers, que vinham demostrando ser abertamente superiores em combate areo a qualquer coisa que a fora area e aeronaval argentina pudera opor-lhes. Por mais arriscado que fora, tinha que atacar os porta-avies, com o mesmo corao da frota britnica. Durante os dias anteriores se havia estabelecido firmemente a posio do HMS Invincible em 5138'S 5338'W. Seria, pois, o Invincible. Na manh do dia 30 decolaram de Ro Grande quatro Skyhawks com bombas de 250 kg retardadas por paraquedas para evitar as falhas de detonao que impediram a destruio de grandes alvos nos dias anteriores e dois Super tendards, um dos quais transportava o ltimo Exocet AM.39 ar-terra da Argentina. Aps reabastecer-se em voo, atacaram a partir do sul. O primeiro a disparar foi um Super tendard, lanando seu Exocet contra um alvo de grande tamanho nitidamente detectado em seu radar. Cumprida sua misso, os Super tendards deram a volta para retornar base. Sem mais Exocets disponveis, seu papel na guerra havia se encerrado. Os Skyhawks, ao contrrio, utilizaram o rastro do Exocet para guiar-se at o alvo. De pronto, observaram "uma grande coluna de fumaa preta no horizonte". O Exocet, uma vez mais, havia alcanado algo. Porm, ao mesmo tempo havia posto em alerta os porta-avies e sua escolta, a fragata HMS Avenger. Quando os pilotos argentinos chegaram, se encontraram com densas camadas de fumaa preta e de nvoa branca geradas pelos dois navios para ocultar-se, pelo que no puderam avaliar que tipo de danos havia ocasionado pelo Exocet (segundo a verso britnica, foi detectado aproximando-se e destrudo com um disparo DP de 114 mm, porm parece bastante improvvel que um disparo de 114 mm intercepte um gil mssil antinavio). Tambm se encontraram com algo mais: uma densa barreira de fogo antiareo. Quando j tinham claramente o HMS Invincible em suas miras, um mssil Sea Dart derrubou o avio lder, e o fogo antiareo do 1o. tenente Omar J. Castillo, to prximo que um de seus motores caiu sobre o elevador de aeronaves do porta-avies, produzindo um pequeno incndio. Ambos os pilotos morreram.

Porm, os outros dois lograram lanar suas bombas e escapar da rea a grande velocidade, perseguidos por msseis e balas. Acharam a ltima vista de seu alvo de longe, e asseguram t-lo visto envolto em "uma fumaa densa e preta". Sem dvida, a verso britnica da histria tampouco est de acordo. Assegura que os pilotos argentinos, entre tantas nvoas, confundiram al Invincible com o Avenger e suas bombas foram parar no mar. Nesse mesmo dia, ocurreu um incidente em terra que demostrou a coragem do pessoal de quadros do Exrcito Argentino. Durante as operaes preliminares de reconhecimento para o avano at Puerto Argentino/Port Stanley, 19 homens da Brigada de Comandos 3 ao comando do capito Rod Boswell, apoiado por um helicptero Sea King entraram em contato com a 1a. Seco de Assalto a cargo do capito Jos Vercesi, da Companhia de Comandos 602 estabelecida no chamado Casaro de Top Malo. Durante o combate, morreram o tenente Ernesto Espinoza e o primeiro-sargento Mateo Sbert. O primeiro soldado britnico ferido em combate foi um que destruiu a bazuca do tenente Espinoza (que era um atirador especial), com um fuzil Magnum 300 com mira telescpica noturna. Porm depois o tenente recebeu um impacto de lana-foguete descartvel e detonou, junto com os explosivos e as granadas que a sua equipe levava. A casa se incendou, e os comandos argentinos saram combatendo. O primeiro-tenente Horacio Losito saiu ferido da casa, tinha cravado um fragmento na cabea e buscou acobertar-se, porm antes recebeu outro disparo na coxa. Os comandos argentinos estavam equipados com munio perfurante e letal. Losito tomou cobertura em uma sala, de onde pela perda de sangue comeou a sentir que suas foras estavam acabando. Viu como dois soldados britnicos aproximaram-se, disparando suas pistolas-metralhadoras. Apontou a um deles e deu os tiros. Quando foi apontar ao outro, ficou sem foras, a vista dele escureceu e no pde disparar o seu fuzil FAL. Tudo isso sucedeu em quarenta minutos. Em seguida, foi tomado prisioneiro e atendido de suas feridas pelos soldados britnicos. Dois argentinos foram mortos, seis feridos e os ltimos cinco caram prisioneiros. Os britnicos sofreram quatro baixas. Entre os dias 29 e 31 de maio de 1982, aconteceram violentos combates sobre as encostas do monte Kent. Os chefes das Companhias de Comandos 601 e 602 planejavam uma operao para ocupar as colinas mais ou menos sobre a linha do monte Kent. Os majores Mario Castagneto e Aldo Rico iam levar duas companhias de comandos a "enterr-las" para depois tomar os helicpteros britnicos de surpresa. Mandaram cinco patrulhas em 29 de maio, e no outro dia ia juntar-se ao Esquadro de Foras Especiais 601 da Guarda Nacional sob as ordens do major Jos Spadaro. Porm, no dia seguinte, os helicpteros j no podiam sair por causa dos alertas areos. Somente fez decolar um Puma, com 17 comandos, sob as ordens do capito Jorge San Emeterio da Guarda Nacional, porm foi alcanado pelo fogo terrestre (possivelmente prprio) e morreram 6 soldados. O capito Tomas Fernndez enviou um grupo para explorar o caminho at o cume do monte Bluff Cove Peak, porm, na primeira encosta, ao subir a ladeira ngreme, caram numa emboscada. Ali caram imediatamente os boinas verdes Ruben Eduardo Mrquez e Oscar Humberto Blas. O golpe devastador era obra dos comandos britnicos (SAS) do major Cedric Delves. Como simples mostra do vivido nos combates com as patrulhas do Esquadro D do Special Air Service (SAS) reproduz um fragmento do Informativo Oficial do Exrcito Argentino referido "Cruz do Herico Valor em Combate" outorgada ao primeiro-tenente Rubn Mrquez, que se pe frente da 2a. Seco, seguido a curta distncia pelo primeiro-sargento Oscar Blas. "Opor-se a uma faco inimiga superior em nmero em ocasio que integrava uma patrulha de explorao que operava em uma zona ocupada pelo inimigo. Alertar com sua ao a seus camaradas e combater at lograr que estes se enfrentaram, oferecendo sua vida nesta ao." Ambos os soldados so abatidos pelo fogo automtico do inimigo, porm permitem ao resto da patrulha da 602 enfrentar-se. Por sua conducta, ambos receberam a mais alta condecorao argentina - a "Cruz ao Herico Valor em Combate". A 3a Seo de Assalto, sob s ordens do capito Andrs Ferrero foram deixados por um helicptero Bell UH-1H a 500 metros do monte Kent. Os soldados da 602 iam separados por 50 metros, portando duas metralhadoras, msseis Blowpipe e granadas de fuzil. O primeiro-tenente Francisco Maqueda ia adiante, para que sua experincia de montanhista servira patrulha. Em determinado momento, o capito Ferrero, junto com o sargento Arturo Oviedo, se adiantou para comunicar algo ao primeiro-tenente Maqueda: nesse preciso instante uma chuva de fogo cruzado se abateu sobre os soldados que caminhavam atrs. O capito Ferrero com Maqueda e Oviedo caram e os deram como mortos. Sem dvida, uma troca de tiros de munio traante nas encostas do monte os fz saber que nem todos os seus homens haviam sucumbido.

Depois da emboscada no monte Kent, os capites Fernndez e Ferrero e os sobrevivientes das patrulhas da 602 trocaram tiros com o inimigo apostado nas alturas e responderam at o fundo do vale e encontraram covas de onde puderam esconder-se. Permaneceram ali isolados durante trs dias, observando os helicpteros britnicos que se decolavam de San Carlos at o monte Kent. As patrulhas do SAS tiveram quatro feridos graves nas partes altas do monte Kent e Bluff Cove Peak, entretanto o que aconteceram aos soldados argentinos da 602 e da Guarda Nacional foram oitoo mortos e nove feridos (a maioria soldados de patrulha do capito San Emeterio). No dia 1 de junho de 1982, 5.000 homens da Brigada de Infantaria 5, dos Gurkhas e da Guarda Galesa e Escocesa desembarcam em San Carlos, de onde se suspeita que j opera uma pista para os Harriers. Agora as foras terrestres esto quase igualadas em nmero. Um mssil Roland de fabricao francesa abate de Puerto Argentino/Port Stanley um Sea Harrier FRS.1. Agora os avanos britnicos a 20 km de Puerto Argentino/Port Stanley e o Batalho 42 de Comandos tomaram os montes Kent e Challenger, donde se concentram a acumular suas foras em meio a um tempo espantoso. Agora, os navios, a artilharia e os avies britnicos bombardeiam quase constantemente a linha argentina estendida sobre os morros Longdon-Dos Hermanas-Harriet. Nestas circunstncias deve destacar-se a valorosa atitude do capito Carlos Lpez Patterson, quem, sob o fogo inimigo, recorre s posices no morro Dos Hermanas dando apoio moral ao pessoal da Companhia C do Regimento 4. Nessas recorridas, uma coisa que sempre me emocionava era que, enquanto saudava ao subtenente Llambias Pravaz, os soldados dessa seo aplaudiam e comemoraram vitrias. Deve ser porque notavam que lhes reconhecia o valor que estavam adquirindo nesse lugar. Porque estavam muito ss, esperando o inimigo, s eles e suas almas. Ou talvez, porque ao ver o chefe que v dizer-lhes duas palavras - gesto fraternal de uma pessoa jovem a outras pessoas jovens - sentiam reviver suas vitrias. Um dia, me aproximei de um rapaz e me disse "J que nos danamos nesta, vamos faz-lo bem. Vamos apoiar o subtenente que est enfermo e segue igual com a gente. Temos que ajudar antes que congelem os ps, ou ao que se assuste. Porque daqui samos todo mundo ou no sai ningum." O que podia contestar? (HECTOR SIMEONI, Malvinas: Contrahistoria, pginas 100/101, Editorial Indita, 1984) Como chefe da Companhia B do Regimento de Infantaria 6 "General Viamonte", o major Oscar Ramn Jaimet fala de seus subordinados desde ento. Alis, todo o mundo compartilhou os mesmos riscos, as mesmas privaes e as mesmas atividades, apesar do mesmo frio e dos mesmos poos que encheram de gua. Havia uma tendncia de criar diferenas - ou fazer cr-las - entre a vida que dessenvolvia o oficial, o suboficial e o soldado. Meus chefes de seo [os subtenentes Aldo Franco, Augusto La Madrid, Guillermo Robredo e Guillermo Corbella] dormiam junto com os soldados. Eu dormia com os soldados na posio. (Malvinas: Contrahistoria, pgina 84) Numerosos soldados recrutas resgatam e valorizam com objetividade a tarefa dos quadros nas Malvinas. Rubn Gaetn integrou a Companhia de Engenharia de Combate 601 durante a contenda. Meu chefe imediato era o cabo Domingo Villarreal que nos dirigia com eficincia e camaradagem. Porm, minha melhor recordao que tenho o primeiro-cabo Miguel Galarza, um soldado profissional, e acima de tudo um exemplo de homem. Nos cuidava como um pai. Siga este exemplo. Nos primeiros dias de Junho, durante uma madrugada em que ns aguentamos um intenso canhoneio naval e ataque de artilharia inimiga, e como os projteis caam diretamente sobre nossas posies, Galarza nos fez retirar a stios mais seguros. Villarreal e o teniente Horacio Blanco ficaram de onde ns estvamos. Recordo que me pediu a minha FAP e me entregou sua FAL. Naquele canhoneio foi a salv-los, e Galarza e seus companheiros terminaram retirando-se tambm e chegaram at ns. Menos mal que foi assim. Quando o perguntei por minha arma, me disse que a havia perdido ao regressar. Um projtil havia acertado de cheio de onde eles estavam como um rato antes. Ele e os que ficaram a seu lado sentia a proteo do soldado profissional at ns, humildes recrutas e desde logo, o imenso valor que tais oficiais e suboficiais demostraram. (As peleamos, pgina 154) Sobre o aprovisionamiento daqueles dias, Julio Lago (soldado de campo do Regimento 7 "Coronel Conde") mostra sua particular viso. De entrada fazamos trs refeies por dia, depois duas e ao final, uma. Levantavas-te s quatro da manh e preparavas um mate cozido; depois j entravas com a comida que se repartia ao meio-dia, outra mais que era repartida s quatro, cinco da tarde, e a preparar tudo para o outro dia. E assim era

continuamente. O problema era que amanhecia s dez da manh ou s nove, e escurecia s trs e meia. Com o toque de recolher no podia circular de noite, ou seja, no havia tempo para andar repartindo a comida. Continuando com esta linha de pensamento o soldado recruta classe 63 Francisco Montenegro, do Regimento de Infantaria 1 "Patricios" explica seu modo de analisar a realidade. Por suposto que o aprovisionamiento era deficiente, por uma razo muito sensvel, era o aprovisionamiento em condies de guerra, o terreno no permitia o deslocamento de um jeep rebocando uma cozinha de campanha, sem falar da contnua observao do inimigo. No h guerra em que o soldado no tenha passado fome e frio, isso parte do negcio. (As Peleamos, pgina 216). Em 3 de Junho, um ataque dos Black Buck destri um radar de controle de fogo Skyguard. Nessa noite, uma nova misso de explorao a cargo de uma patrulha ao mando do primeiro-tenente Jorge Vizoso Posse da 602 detecta escassa presena inimiga no monte Challenger, o qual oferece um flanco favorvel para atacar a artilharia inimiga, embora a ocasio perdida pelos responsveis da defesa. Durante a noite de 4/5 de Junio, o radar Rasit do Regimento 7 no monte Longdon detecta o movimento de trs atiradores especiais do 3 PARA, abrindo fogo no pessoal com morteiros e artilharia. Os paraquedistas se protegem como consequncia do fogo recebido. Em 5 de Junho a 3a Seo da 602 a cargo do capito Andrs Ferrero ao qual acompanha o major Aldo Rico logra desalojar do monte Wall ao peloto a cargo do tenente Tony Hornby, do Batalho de Comandos 42, com o apoio coordenado de fogo do Grupo de Artilharia 3 embora devem abandonar a posio algumas horas mais tarde para no ser pego pelo dispositivo inimigo. Em 6 de Junho, a 2a Seo da 601 liderada pelo capito Rubn Figueroa se prope a abrir uma emboscada na ponte sobre o Rio Murell com elementos avanados do 3 PARA, surpreendidos a partir de uma elevao rochosa por duas patrulhas ao mando dos cabos Paul Haddon e Peter Brown, e logo depois de uma eficaz troca de tiros, teve um soldado ferido porm logram pr em fuga 30 paraquedistas britnicos capturando equipamentos de comunicaes, cdigos e material. (Veja a verso britnica PETER HARCLERODE, PARA!: Fifty Years of The Parachute Regiment, pginas 344-345, Arms and Armour Press, 1993) Entretanto o Conselho de Segurana das Naes Unidas aprovou a resoluo 505, que designa como mediador a Prez de Cullar. No dia 5, Estados Unidos e o Reino Unido vetam um novo projeto de cessar-fogo. Para o general Moore, agora comandante das foras terrestres britnicas, a "crise das Malvinas" est praticamente resolvida. O cerco sobre Puerto Argentino/Port Stanley j estava quase fechado. To somente devem desembarcar algumas unidades das Guardas Galesa e Escocesa em Fitzroy e Baha Agradable, diretamente ao sul da capital malvinense. Junto com eles chegam numerosas peas de morteiro e msseis antiareos Rapier. A Brigada 5 britnica havia recebido a misso de abrir uma nova frente ao sudoeste de Puerto Argentino/Port Stanley, e no dia 2 de junho, o nico helicptero Chinook que havia sobrevivido ao afundamento do Atlantic Conveyor deixou em dois voos 156 soldados do Batalho 2 de Paraquedistas em Fitzroy. Este contingente foi reforado na noite de 5 de Junho por Guardas Escoceses transportados pelos quatro LCU do Intrepid: a travessia no careceu de imprevistos, e somente no ltimo momento se evitou que o destrier HMS Cardiff atacara por engano o pequeno comboio (o ansioso capito do Cardiff havia derrubado uma hora antes com um Sea Dart um helicptero desconhecido, que finalmente foi o prprio Gazelle: os quatro tripulantes morreram). Na noite seguinte, o procedimento foi repetido pelo Fearless com os Guardas Galeses a bordo, porm, a imposibilidade de desembarc-los a todos motivou o regresso do navio a San Carlos para evitar ser surpreendido pela luz do dia fora do cais: a fim de no voltar a arriscar os preciosos navios de desembarque e decidiu ento que o Sir Galahad transportaria os trezentos soldados restantes a Fitzroy, acompanhado pelo Sir Tristram, carregado de munio e suprimentos. A atividade da aviao argentina durante as duas semanas anteriores havia sido relativamente fraca e, quando s sete da manh do dia 8 de Junho, o Sir Galahad ancorou em Fitzroy, nada previu que a tragdia prontamente se desencadearia. Os Guardas Galeses, que deviam concentrar com as duas companhias restantes em Baha Agradable, se negaram a realizar a marcha a p e insistiram em permanecer no navio, at que este os levara em seu destino final: com esta deciso selaram a sua sorte. Sucedeu, ento, o inevitvel. s 13h50min, cinco A-4B Skyhawk se avanaram sobre os navios britnicos, alcanando o Sir Galahad com trs bombas e o Sir Tristram com duas: 51 homens morreram e em torno de 150 ficaram feridos, muitos deles com graves queimaduras. Este ataque coincidiu com o de cinco Dagger contra a fragata HMS Plymouth no lado norte do estreito de San Carlos: se bem que o objetivo da formao era Fitzroy, em uma deciso compreensvel, porm questionvel; os pilotos

atacaram o navio de guerra, alcanando-o com quatro bombas que no explodiram e provocando um grave incndio. Um segundo ataque de Skyhawks perdeu trs avies ao ser interceptado por uma patrulha de Sea Harriers, embora pde afundar antes a lancha de desembarque Foxtrot 4 (os seis tripulantes morreram), quando esta tentava alcanar San Carlos. Dois dias mais tarde, a 602, reagrupando todos os seus efetivos disponveis a mando do major Rico, se mobiliza por terra at s proximidades do Ro Murrell, colocando-se a 700 m del morro Dos Hermanas junto ao Esquadro de Foras Especiais 601 da Guarda Nacional, utilizando novamente o apoio de fogo, coordenado pelo Grupo de Artilharia 3 a partir de Puerto Argentino/Port Stanley. A ao resulta em um duro combate, com 50 homens a cargo do tenente David Stewart, do Batalho de Comandos 45, cujo balano resulta em dois mortos destes ltimos, confirmadas, nas mos do primeiro-tenente Vizoso Posse, apesar de encontrar seriamente ferido e a morte do sargento Mario Cisneros. (Veja a verso britnica BRUCE QUARRIE, The Worlds Elite Forces, pginas 53-54, Octopus Books Limited, 1985) Em 11 de junho de 1982, o Papa Joo Paulo II chegou a Buenos Aires para orar pela paz. recebido com manifestaes populares fervorosas. Paralelamente, a diplomacia vaticana est tambm tentando chegar a um cessar-fogo negociado. A aliana ocidental est ficando demasiadamente danificada pelo conflito. O colapso No dia 11 de junho de 1982, ao anoitecer, as foras britnicas iniciam o assalto final sobre Puerto Argentino e de seus arredores. A Armada dos defensores permanece ancorada no porto, e sua aviao apenas d o mais de si: foram perdidos dezenas de avies e pilotos, o material est muito deteriorado pelas constantes operaes e alcances, no tinham mais Exocets; apenas algum avio de transporte consegue lanar um ou dois containers protegido pela noite. O bombardeio de suas posies a partir do mar, do ar e da terra contnuo. Circulam rumores sobre a eficcia e letalidade das tropas britnicas. Os soldados recrutas que ainda defendem as Malvinas comeam a perder o moral. O comando britnico considera que um ataque diurno demasiadamente perigoso, e decidem proceder atravs dos montes que rodeiam a Puerto Argentino pela noite para no incorrer na mesma falha ocorrida em Goose Green. Durante a noite do dia 11 ao dia 12, os Royal Marines britnicos tomam o monte Harriet atravs de um campo minado e sob intenso fogo de artilharia pesada. O capito Tomas Fox, por sua parte, relatou: Comeou a ficar insustentvel a posio e o chefe do Regimento decidiu ir pessoalmente at a Companhia B para organizar um contra-ataque ali frente. Ele o havia mandado a pedir uma seo, porque a questo que o pedido no chegou ou demorou. Ante a previso de que o posto de comando casse, ordenou que ns queimssemos os cdigos; estava ali um suboficial radio-operador e eu, que havia estado colaborando com a direo do fogo. Uma vez que o chefe do Regimento se foi, o general Jofre quis lhe falar e pediu ao suboficial que comunicara con ele; eu lhe disse que havia constitudo o posto de comando na companhia B. Ento, o general disse ao suboficial: "E voc, o que faz a? V com seu chefe que eu quero falar com ele!" O suboficial respondeu: "Sim, meu general", e saiu com o rdio. E fiquei somente eu dentro do buraco colocando fogo nos documentos. (CARLOS TUROLO, As Lucharon, pgina 214, Editorial Sudamericana) Entretanto, o tiroteio prosseguia: "Era um fogo totalmente disperso, a intensidade do combate havia diminudo exceto pela frente, de onde estava o primeiro-tenente Carlos Alberto Arroyo com sua companhia", relembrou o primeiro-teniente Jorge Alejandro Echeverra," e se v que puderam mudar de posio, porque estavam combatendo muito forte". (As Lucharon, pgina 152) Sobrepassado pela Companhia L do Batalho de Comandos 42, durante toda essa noite, um soldado recruta da Companhia B do Regimiento 4, o fustigou e perturbou como atirador noturno, at ser mortalmente ferido. Os soldados do Regimento 4, no monte Harriet receberam 1.000 disparos de artilharia procedentes de 6 peas de artilharia situados no monte Challenger. O monte Harriet foi capturado s custas de 2 vidas dos fuzileiros navais britnicos e 24 feridos. O monte Longdon e Dos Hermanas caem tambm nas mos do 3 PARA e do Batalho de Comandos 45, porm no sem um feroz combate. No morro Dos Hermanas, os soldados britnicos voltaram a encontrar outra companhia do Regimento 4 que lhes No morro Dos Hermanas, os soldados britnicos voltaram a encontrar outra companhia do Regimento 4 que lhes demandou supera um esforo srio. A batalha durou mais de 6 horas. Os fuzileiros navais do Batalho de Comandos 45, sob as ordens do tenente-coronel Andrew Whitehead perderam 4 homens e

tiveram 11 feridos. Entre os feridos argentinos da Companhia C contaram os subtenentes Jorge Prez Grandi, Juan Nazer e Julio Mosquera. Entre os dez mortos da companhia estava o tenente Luis Carlos Martella. Foi no morro Dos Hermanas de onde o tenente Luis Martella, de Regimento 4 faleceu ao cobrir a entrada de seus soldados recrutas. Em um momento determinado do ataque, a Companhia Z do Batalho de Comandos 45 foi detida em seu avano durante horas, primordialmente pelo soldado Oscar Poltronieri, sob as ordens do subtenente Aldo Franco, da Companhia B do Regimento 6. Relata Poltronieri: Como simples mostra do vivido na noite, se reproduz um fragmento do relato do capito Ian Gardiner, do Batalho de Comandos 45 no livro Above All Courage (Mais alm da coragem, Pen & Sword Books, 2002) referido s capacidades e o esprito de luta da 3a Seo de Atiradores do subtenente Marcelo Llambas Pravaz nas encostas do morro Dos Hermanas nas cercanias do rio Murrell: Em duas ocasies, repeliu-os pelo fogo argentino, porm, uma terceira tentativa do capito Gardiner teve xito. Ao todo, os soldados e quadros do peloto do subtenente Llambias Pravaz tiveram 5 mortos e 16 feridos. A batalha do monte Longdon comeou quando o cabo britnico Brian Milne pisou uma mina antipessoal que arrancou uma perna. A exploso da mesma, e o alarido posterior, puseram de sobreaviso o chefe da Companhia B do Regimento 7, lotado no monte Longdon, major Carlos Carrizo Salvadores e foi falar com o subtenente Juan Domingo Baldini na ladeira oeste. A batalha pelas posies do subtenente Baldini nas proximidades do rio Murrell rugiu constante. A 1a. Seo de Atiradores, do subtenente Baldini combatiam de diferentes posies, dificultando ao major veterano Mike Argue - ex SAS -, chefe da Companhia B que atacava o monte Longdon. s 02h teve que empregar a 1a. Seo do subtenente Raul Castaeda da Companhia C do Regimento 7 a ordens do capito Hugo Garca para reforar e contra-atacar no monte Longdon. Estes soldados recrutas lutaram como lees. Dessa seo era o soldado Leonardo Rondi, que armado com seu fuzil FAL chegou luta corpo a corpo como estafeta a p at que esgotaram as munies do peloto e voltou com um trofu de valor singular: uma boina colorida com distintivos do 3o. PARA. Somente 21 argentinos dos 46 que haviam participado no contra-ataque alcanam suas posies em Wireless Ridge. O resto ficou morto, ferido ou feito prisioneiro. O brigadeiro Julin Thompson disse acerca do contra-ataque no monte Longdon: No dia 12 de Junho de 1982, entre as 4h e 4h30min, os soldados britnicos controlavam a maior parte do monte Longdon. Porm tiveram 13 mortos e 27 feridos na Companhia B do Batalho 3 de Paraquedistas, e a resistncia continuava prximo ao posto de comando do segundo chefe do Regimento 7. Aproximadamente s 5h, o soldado recruta Horacio Caeque viu como alguns paraquedistas (os remanescentes dos pelotes 4 e 5 da Companhia B do 3 PARA), avanavam no posto de comando no monte Longdon (nas proximidades de Wireless Ridge), do major Carlos Carrizo sobre seu flanco direito. Caeque disparava sua FAL com dois projteis comuns e um traante para preciso da pontaria, entretanto estouravam bengalas e explosivos por todas as partes. Ante os autores de As peleamos: Malvinas (testimonios de veteranos del ejrcito), (Biblioteca Soldados, 1999), Caeque recorda: Os argentinos sobreviventes das 1, 2 e 3 sees avanadas pugnavam por seguir combatendo at esgotar a munio perto do posto de comando do major Carrizo Salvadores. Assim o relata o aludido Caeque, quem havia guiado a tenente Castaeda e seu peloto at os paraquedistas britnicos: Frente a essa situao crtica, aproximadamente s 06h30min, o major Carrizo ordenou juntar-se aos 78 homens da Companhia B qu ficavam no monte Longdon at Wireless Ridge. Para isto, o soldado recruta Jorge Colombo fez disparar sua metralhadora Browning 12.7 a fim de defender a retaguarda dos que se retiraram do monte Longdon. Segundo Julia Solana Pacheco, autora do livro Malvinas: y ahora qu?, seis soldados argentinos do Regimento 7 (os recrutas Ramn Quintana, Donato Gramisci, Aldo Ferreyra, Enrique Mosconi, Alberto Petrucelli e Julio Maidana), feridos e feitos prisioneiros, foram fuzilados ou baionetados pelos paraquedistas britnicos no monte Longdon, diante dos olhos do soldado recruta Nstor Flores e do cabo Gustavo Pedemonte do peloto do subtenente Juan Baldini.

Entre os feridos, estava o cabo Jos Carrizo. Quando foi em 1993, conheceu o livro Viagem ao inferno do ex-paraquedista britnico Vincent Bramley, que denunciou o fuzilamento de argentinos no monte Longdon, Carrizo contou sua histria. Relatou que naquela madrugada no monte Longdon, sentiu que lhe puseram a boca de um fuzil nas costas. Levantou os braos em sinal de rendio e um ingls "com olhos de chins" fez um gesto com a mo como de que iam cortar o pescoo. Logo uma curta rajada de metralhadora arrancou parte da massa enceflica e um olho. Deram-no por morto e o abandonaram ali. Mais tarde, um mdico britnico o salvou. Durante esta noite morreriam os trs nicos civis cados no conflito, trs mulheres malvinenses de Puerto Argentino, cuja casa foi alcanada por um obus britnico. Ao amanhecer do dia 12, a capital malvinense est vista. Na manh cedo do dia 12 de Junho de 1982, foram destacados para as ladeiras do morro Tumbledown ao lado de Moody Brook o major Guillermo Berazay e a Companhia A do Regimento 3, a fim de fazer forte a para logo tomar as posies perdidas no monte Longdon. Essa oportunidade jamais se daria. A carncia de munio e meios ofensivos adequados era crtica, e a improvisao deveu suprir sua falta: no mais absoluto segredo, os argentinos montaram um mssil Exocet sobre uma precria construo terrestre e desenvolveram durante semanas a engenharia reversa necessria para faz-lo operacional. O sistema foi chamado humoristicamente "ITB", sigla de "Instalao de Tiro Berreta" (berreta significa "de m qualidade"). s 3h do dia 12 de Junho, um reduzido grupo, liderado pelo ento capito de fragata Julio M. Prez logrou dispar-lo com resultado eficaz. A bordo do destrier lana-msseis classe County HMS Glamorgan, o oficial de navegao Ian Inskip detecta o mssil em trajetria e ordena lanar contramedidas e virar o navio tentando virar para popa. O mssil alcana o navio pelo lado de trs no hangar de helicpteros, destruindo o helicptero Wessex, matando treze homens e provocando um forte incndio. Rancoroso e levantando fumaa, o destrier se estropia. Sobreviver, porm a guerra acabou para ele. Um sentimento muito parecido com a histeria surge no almirantado ingls. Se a aviao argentina conseguiu mais msseis Exocet, ento, a situao atual de toda a frota muito perigosa e o que j parece uma iminente vitria pode tornar-se em um novo desastre. Londres move todos os fios possveis para saber de onde saiu esse mssil, porm, nada sabe. Na realidade, a aviao argentina no havia conseguido nenhum novo mssil. Tampouco o primeiro Exocet que dispara contra um navio britnico desde a Isla Soledad (o primeiro falhou sem ser detectado). Resulta que embora a frota argentina esteja ancorada no porto, seus preciosos lana-msseis superficiesuperficie no tm o por qu de ficar ali. Modificar um Exocet MM38 superficie-superficie para convert-lo em um AM39 ar-superficie estava alm do alcance dos engenheiros argentinos, porm no assim desmontar um conjunto de lanadores do destrier ARA (D-25) "Segu" junto com seu sistema de guia, aerotransport-lo sobre reboques s Malvinas, p-lo em funcionamento e acion-lo at o alvo, tudo com uma pequena margem de erro. Se trata de uma aplicao improvisada desta arma letal; sem dvida, ao segundo disparo efetivo (no total de 3 tentativas, um dos quais no obteve lanamento e o outro se perdeu sem acertar alvo) fizeram inutilizar o HMS Glamorgan em uma ao indita e histrica. Depois da guerra, o Reino Unido, tendo capturado e estudado o engenhoso dispositivo, retomaria a ideia para comercializ-lo como sistema de defensa costeira Excalibur. No momento, a ao contra o Glamorgan detm o ataque terrestre britnico durante todo o dia 12, pois o apoio desde o mar ficou impedido. No ser at a noite do dia 13 que o 2 PARA e o Segundo Batalho da Guarda Escocesa tomem Wireless Ridge e o monte Tumbledown sob intensos combates contra o Batallho de Fuzileiros Navais 5 e o Regimiento 7 de Infantaria e a Companhia A do Regimento 3, que a apoiava. O assalto britnico demorava ante a desesperada e enrgica resistncia. As trs companhias do Batalho de Fuzileiros Navais 5, com seus 700 homens s ordens do capito de fragata Carlos Hugo Robacio agora esperavam lutar contra o invasor na zona do monte Tumbledown-monte William-colina Sapper. Entretanto os esperavam com ansiedade crescente, o major Aldo Rico montou emboscadas para proteger o permetro e enviou a vrios comandos a instalar uma emboscada em frente ao monte William. Um infernal dilvio de balas abateu sobre as Companhias A e C do Regimento 7 que seria a unidade com mais baixas da guerra: 36 mortos e 152 feridos. As bocas de fogo da artilharia britnica esmagaram constantemente as posies argentinas com um intenso e preciso fogo, ferindo gravemente os majores Jos Banetta, Emilio Nani e Jos Bettolli e os capites Hugo Garca, Jorge Calvo, Carlos Ferreyra e Luis Limia.. Durante as doze ltimas horas de luta, descarregaram seis mil tiros de artilharia, disseram Max Hastings e Simon Jenkins (La batalla por las Malvinas, p. 326, Emec, Buenos Aires, 1984). Ali estava o soldado Carlos Daniel Sotelo, um dos 21 sobreviventes do peloto do subtenente Castaneda: "Nos mandaram uns poucos reforos, cinco ou seis soldados e trs oficiais com uma metralhadora pesada MAG, que foram para frente, a posies que conhecamos bem e que sabamos que eram muito complicadas: te davas conta de que havia um esforo desesperado por resistir. O pior era escutar como

havamos escutado pela rdio do comando, os pedidos de ajuda das outras posies: isso fica na tua cabea para sempre." Perto de Puerto Argentino o soldado Ral Menndez, do Grupo de Artilharia Aerotransportada 4, em 14 de Junho de 1982, saiu disparando as ltimas munies de sua Bateria C. "Tnhamos seis obuses de 105 mm e a amanhecer todavia mantnhamos um belo duelo de artilharia com os ingleses. porn, pouco a pouco nos foram desgastando a maior parte das peas, porque tinhamos que disparar a uma mdia de dez projteis por minuto, ns disparvamos trinta por minuto. Perto do amanhecer, havia um canho Sofma de 155 mm que disparava desde Sapper Hill e uma pea do meu grupo: eram as nicas que disparavam. Me acordo que defendiamos a retirada do BIM 5 (Batalho de Fuzileiros Navais 5) que se retirava desde o Monte William." Longe de Puerto Argentino e muito mais prximo do inimigo, o tenente Miguel Cargnel batalhava em Wireless Ridge juntos s partes dos tenentes Luis Karbiner e Jorge Guidobono: No dia 12 de Junho de 1982, quando os ingleses atacaram Longdon, vimos que estvamos muito comprometidos. E dizemos: A bandeira, no. Com o tenente Jorge Guidobono colocamos o mastro e os ferros na nossa posio de combate. Guidobono costurou o pano no interior da jaqueta de frio. E eu fiquei com a gravata e a fita e repartimos as condecoraes entre outros oficiais. Assim nos retiramos no dia 14 a Puerto Argentino, quando j se sabia da rendio. Karbiner foi o extravagante oficial que fez uma festa de cumprimentos e distribuiu doces de batata para os seus soldados no dia 13 de Junho. Tomaram facilmente o permetro do capito Hugo Garca em Wireless Ridge e avanaram at as defesas del capit Jorge Calvo. As companhias do tenente coronel Omar Gimenez se desmoronaram; seus homens e os paraquedistas que os acompanhavam fugiram at Moody Brook. O general Jofre enviu a Polcia Militar e o tenente coronel Eugenio Dalton, do Estado Maior da Brigada 10 com vrios comandos a fazer cargo do Regimento. Entretanto Dalton se fez cargo da situao de uma companhia do atuante Regimento 25 de Rangers, treinados por soldados, foi reforar as unidades na sada de Puerto Argentino. A posio argentina em Tumbledown era agora insustentvel, com o risco de que os fuzileiros foram cercados, e o general Menndez autorizou a retirada. Foi tal a surpresa que padeceram inicialmente a Guarda Escocesa no monte Tumbledown, que o subtenente Robert Lawrence ficou mutilado, narrou que o subtenente James Stuart insistiu que o seu peloto abandonara o assalto e que disparara contra qualquier que os impedira retirar da batalha. (Veja Robert Lawrence, Depois da batalha: Tumbledown, Buenos Aires, REI, 1989) Nesse momento, o capito Robacio, chefe do BIM 5 recebeu uma chamada pelo telefone de campanha: em cima do monte Tumbledown acabava de cair, seus homens batiam em retirada, avanavam os soldados inimigos. Imediatamente informou ao major Jaimet e se props organizar uma retirada imediata, o que este aceitou. Conta Poltronieri: Assim no dei bola ao tenente e me fiquei esperando que a minha companhia retirara. At que me acabaram as balas e comecei a retirar para Puerto Argentino. cheguei de tarde de onde estava o Batalho de Fuzileiros Navais 5. Lhes preguntei se sabiam aonde estava o Batalho 6 de Mercedes, porque eu queria juntar com os meus. Me disseram que era prximo do cemitrio, que era o ponto de reunio. Quando me viram, no o podiam crer: me haviam dado por morto. Ali me juntei com os que haviam rendido s dez da manh. E viu como s trs da tarde ns havamos deixado de combater. Quando vimos a bandeira branca estendida no mastro, a maioria ficou chorando. Desde o edifcio do comando da Brigada 10, o general Oscar Jofre e o coronel Felix Aguiar, segundo comandante da Brigada 10 enviavam mensagens para abandonar essa posio; em qualquer momento podia produzir um ataque aerotransportado inimigo que o impediria facilmente a retirada at cidade. O comandante das Guardas Escocesa e Galesa, declarou o seguinte: "No h dvida de que os homens que nos opuseram eram soldados tenazes e competentes, e muitos foram mortos em seus postos". (Veja Paul Eddy e Magnus Linkater, Um lado da moeda, Buenos Aires, Hispamerica, pgina 382) Foi o prprio capito Robacio quem buscou e reconheceu os mortos do BIM 5 no monte Tumbledown que havia sido muito atingido pela artilharia britnica.

Nessa noite teme uma grande manifestao em Buenos Aires exigindo a no rendio; no possvel inflamar uma sociedade como fez a Junta, e logo pretender que no reaja. Galtieri proibiu a Menndez que se renda. Desde o continente, a maltratada Fora Area Argentina ainda tenta dar os seus ltimos golpes. H um ltimo plano peruano de paz em marcha. Agora que a frente militar estava prximo do golpe, o major Carrizo Salvadores tratava de aproveitar o impulso para contra-atacar com alguns soldados do Regimento 7. Conta o soldado Horacio Caeque: Os sete Rayos samos atras dele. Sentamos que era uma loucura porm no podamos deix-lo s. Alejandro Rosas e Luis Cunningham haviam jogado seus radios ao diabo. Agora traziam somente seu fuzil. Nos acompanhou vinte soldados e um par de suboficiais. Uno deles era o sargento Pedro Villarreal, quem haba sido meu chefe do grupo no perodo de instruo, o incio do meu servio militar. Senti orgullo de que o homem que me havia ensinado tudo o que eu sabia da guerra ao vir s Malvinas, estivera comigo nesses momentos. Em pouco tempo, os ingleses fizeram saber de sua presena. No tinhamos cobertura e os ingleses atiravam intensamente, parece que tambm com metralhadoras 12,7 mm ou algo assim A terra parecia ferver ao nosro redor. Foi um outro ato desesperado e valente. Porm, no tiveram sorte. Foram rechaados. Porque os paraqueidistas britnicos j haviam conquistado Wireless Ridge, e desde ali fizeram a cena. Com o major foram os sete Rayos (os integrantes de seu peloto de comando) Horacio Caneque, Gabriel Garca, Carlos Connell, Fernando Magno, Luis Cunningham, Daniel Cesar Maltagliatti e Alejandro Rosas. (Veja *[1]) Porm quando os britnicos decidem avanar ante o contra-ataque argentino, no encontram mais resistncia. o resultado de quatro dias de operaes psicolgicas executadas pelo coronel Mike Rose, do SAS, e o capit Rod Bell, tradutor. Estavam desde o dia 10 falando com Menndez pelo radio, ganhando sua confiana e insistindo a rendio com dignidade e honra. O 2 PARA entra nos arredores de Puerto Argentino com suas boinas em vez dos casacos de combate e tremulando bandeiras britnicas. No dia 23, o comandante das foras britnicas Jeremy Moore chega no helicptero a Puerto Argentino e conversa com Menndez. Quando o primeiro mostra ao segundo os documentos de rendio, Menndez declara de imediato a palavra incondicional. No era isso o pactado durante as conversaes secretas de rdio dos dias anteriores. Faz uma breve continncia e abaixa a mo, o general Mario Benjamn Menndez se rende nas ilhas Malvinas ao general Jeremy J. Moore s 23h59min do dia 14 de Junho de 1982, sendo testesmunha o coronel Pennicott. Os 8.000 soldados argentinos so desarmados e concentrados no aeroporto na qualidade de prisioneiros de guerra. O inverno austral esfria. Faz muito frio. Quando as notcias chegam a Buenos Aires, produz-se uma importantes manifestaes populares que so reprimidas pela Junta, perdendo assim o pouco apoio que os ficava entre a populao sensvel a seu discurso nacionalista e patritico. Durante o dia 15, o resto das unidades argentinas presentes no arquiplago entregam as suas armas. No dia 20, cinco navios britnicos fazem ato de presena nas ilhas Sandwich do Sur e a guarnio de Thule se rende sem luta. Todos os prisioneiros so repatriados durante o ms seguinte. A bandeira de Sua Majestade tremula de novo sobre os trs arquiplagos. Mais de mil homens valentes jazem sob as glidas guas e pelas geleiras, irmos finalmente na morte. Como em todas as guerras As consequncias Um quarto de sculo depois, a normalidade reina nas Ilhas Malvinas (Falkland Islands em ingls). Para sua populao, a guerra de 1982 no era mais do que uma funesta recordao. No obstante, anos depois de firmadas todas as pazes, estreitadas todas as mos e cados todos os polticos que a protagonizaram, alguns indcios permitem observar que no se trata de mais um domnio colonial. A guarnio britnica no arquiplago singularmente numerosa, as pistas do pequeno aeroporto adquiriram tamanhos tpicos de um aeroporto internacional e um discreto dispositivo antiareo e naval varre apazivelmente mares e cus. Para o povo britnico e a opinio pblica internacional, a questo das Malvinas est essencialmente resolvida. Entre o povo argentino, por outro lado, perduram aqueles que seguem considerando que as Malvinas so, em justo direito, argentinas. Sem dvida, no parece que este desejo pode conduzir de novo a uma guerra, ao menos em tempos prximos. A Argentina tem assuntos muito mais importantes do que ocupar-se. Bem certo que tambm os tinha em 1982.

A Guerra das Malvinas foi o primeiro conflito aeronaval moderno em que se enfrentaram armas de alta tecnologia de igual a igual. Foi um enfrentamento entre duas firmes naes ocidentais, aliadas dos Estados Unidos na Guerra Fria, que se seguiam at ento. Violaram tratados, cometeram excessos, houve guerras secretas paralelas. A Guerra das Malvinas teve consequncias. Saldo geral da Guerra das Malvinas Consequncias militares Navios de guerra: Afundados: 4 6 Perdas argentinas Perdas britnicas

A Guerra das Malvinas Gravemente danificados: 1 15 revelou que, em termos Navios de apoio: 6 9 costeiros, a guerra aeronaval no havia Avies de guerra: 58 11 mudado muita coisa desde a Avies de apoio: 2 3 Segunda Guerra Mundial. A maioria dos navios Helicpteros: 2 21 afundados se perderam nas Vidas humanas: 649 258 mos de avies realizando rasantes com bombas, Feridos: 1.068 777 foguetes e canhes. Isto conduziu a implementao de poderosos meios de defesa terminal antiarea nos navios das prximas dcadas. O mssil j era uma arma apreciada em 1982, porm, a partir desse momento adquiriu uma relevncia enorme tanto em suas variantes areas como as de superficie. Em particular, a letalidade demonstrada tanto pelos Exocet na luta antinavio como a demonstrada pelos Sidewinder em combate areo influenciou decisivamente na mentalidade militar mundial. Todos os navios de guerra posteriores a 1982 levam algum tipo de defesa antimssil, embora esta nunca tenha se demonstrado demasiado efetiva. Se ps em evidncia que o conceito de projeo de fora era especialmente vlido, pois podem produzir conflitos imprevistos que no se liberam nas imediaes do prprio territrio ou pases aliados. Ficou nitidamente demostrada a eficcia dos submarinos modernos na hora de conter uma frota inimiga. A carncia de submarinos modernos por parte da Argentina e de sua disponibilidade por parte do Reino Unido foi decisiva para outorgar a este ltimo o dominio do mar. A vulnerabilidade dos navios britnicos frente aos ataques areos por parte da aviao naval argentina resultaram em um duro ensinamento, no s para o Reino Unido, mas tambm para quase todas as foras navais do mundo, que vieram a necessidade de modernizar os radares e as defesas contra msseis de seus navios com novas protees, como o sistema de defesa de rea.[5] Demostrou-se que caas modernos subsnicos com eletrnica de ponta e pilotos bem preparados (Harrier britnicos) eram superiores aos caas supersnicos de alta velocidade com uma eletrnica mais antiga (Mirage argentinos). Os Harriers impuseram superioridade area no primeiro combate de caas a jato na Amrica Latina. Somado a estes confrontos e com o receio da Fora Area Argentina pelos ataques dos bombardeiros Vulcan sobre o continente, os Mirage foram "guardados", isto prejudicou seriamente a aviao naval, que teve graves perdas, com os seus Skyhawks e Daggers abatidos. O conflito deixou as Foras Armadas Argentinas completamente debilitadas, tanto em seus equipamentos, como no pessoal e em sua moral. Perdeu a supremaca na regio, e com uma desprestigiada cpula militar, as verbas e gastos militares foram mais controladas nos anos seguintes. Ficou estabelecido que a superioridade de treinamento dos recursos humanos decisiva para a vitria. Foi o princpio do fim dos exrcitos de recrutamento obrigatrio, um processo de desaparecimento ainda em curso, e o crescimento dos exrcitos profissionais de voluntrios altamente especializados.

[editar] Consequncias polticas

Desde a Guerra das Malvinas, nenhuma nao ousou disputar uma grande potncia por uma posseso colonial. A partir deste ponto de vista, o conflito contribuiu a um maior grau de estabilidade internacional, como tambm ao reforo de polticas neocoloniais que aspiram a modificar o statu quo por meios mais sutis. A guerra piorou ainda mais a situao econmica argentina, e significou um severo golpe para a moral do pas, do que tardaria muito em recuperar-se. Leopoldo Galtieri caiu e teve que

renunciar a presidncia trs dias aps a derrota, sendo substitudo por Alfredo scar Saint-Jean, que a sua vez foi suplantado duas semanas depois por Reynaldo Bignone. Porm, a Junta Militar estava ferida de morte. Um ano e meio depois, o ltimo militar entregava o poder a Ral Ricardo Alfonsn, primeiro presidente eleito democraticamente desde o golpe de Estado de 1976. A democratizao da Argentina foi, talvez, a nica consequncia poltica positiva da Guerra das Malvinas. O setor da sociedade que antes havia apostado sempre nos militares para que consertassem as coisas quando estas iam mal, comeou a pensar que eles careciam na realidade de habilidades polticas, com isso, a mentalidade golpista foi se dissolvendo na Argentina durante os anos seguintes. No Reino Unido, a vitria tirou o governo de Margaret Thatcher do atoleiro em que se encontrava por suas duras polticas sociais de porte neoliberal, e ganhou as eleioes de 1982 com a mais ampla maioria que havia tido um candidato desde 1935. Isto lhe permitiu enfrentar com muita fora todos os conflitos, com o apoio de amplas camadas da populao, derivados das polticas mencionadas que se produziram nos anos seguintes e continuar no poder at 1990. A Guerra das Malvinas significou na prtica, o fim do Tratado Interamericano de Assistncia Recproca (TIAR), pois o mais poderoso dos seus componentes, Estados Unidos, decidiu desonr-lo de fato para aliar-se com a outra parte no conflito. Tambm significou um fracasso para a ONU e para a diplomacia de numerosas naes. Pelo contrrio, a Guerra das Malvinas reforou a relao especial entre os Estados Unidos e o Reino Unido, dando lugar a um atlantismo extremo que em tempos recentes havia significado profundas divises no processo de construo da Unio Europeia. No obstante, os Estados Unidos votaram em novembro de 1982 a favor de uma resoluo das Naes Unidas, juntando as partes para renegociar o conflito. Por sua parte, o resto dos pases da Unio Europeia declarou sanes Argentina, enquanto a guerra terminou. Havia mais msseis e fragatas para vender. Na atualidade, as relaes entre a Argentina e o Reino Unido podem qualificar-se de regulares. H um parntese de silncio sobre a questo malvinense. Em 1985, Londres concedeu aos habitantes o direito a autodeterminao; tendo em conta que estes so e se sentem britnicos em sua imensa maioria, no parece que isso significa grande coisa. Em 1990, se restabeleceram as relaes diplomticas entre ambos os pases. Em 1999, foi retirada do aeroporto de Buenos Aires a placa Las Malvinas son nuestras (As Malvinas so Nossas). *Voltaram os voos regulares entre a Argentina e Puerto Argentino/Port Stanley (o que a grande quantidade de argentinos continua chamando de Puerto Argentino). Em 2001, o Primeiro Ministro britnico Tony Blair visitou oficialmente a Argentina. Os arquiplagos seguem nas mesmas mos que estavam no dia anterior ao incio do conflito. As relaes bilaterais so igualmente cordiais.

Os segredos no contados Usualmente, os governos s vo manter secretas durante 25 ou 30 anos certas informaes delicadas para a opinio pblica. No caso das informaes classificadas nas mos do Estado britnico acerca da Guerra das Malvinas, uma vez finalizado o conflito, o governo desse pas decretou que sua publicao somente poder realizar-se no ano 2082. Em 2005, no programa Informe Especial, veio luz o apoio que o Chile prestou ao Reino Unido. Um dos membros da Junta Militar do Chile, o general Fernando Matthei, afirmou que o Chile apoiou secretamente o Reino Unido e fez todo o possvel para que a Argentina perdesse a guerra. Avies britnicos com insgnias chilenas sobrevoavam a Patagnia chilena e usavam bases chilenas como centros de operaes. Ademais, um grande nmero de soldados chilenos foram trasladados para o sul do Chile, alarmando a Argentina e fazendo com que as tropas argentinas se transferissem para essa zona. Se sups que o Peru no somente apoiou diplomaticamente a Argentina, como tambm apoiou militarmente com aes de inteligncia e os temveis msseis Exocet de fabricao francesa, apetrechos militares e remdios, alis, o Peru mobilizou a sua frota naval ao sul, fronteira que compartilha com o Chile com o propsito de neutralizar o movimento militar Chileno Patagonia, as foras armadas peruanas estavam postas para entrar em ao se o Chile tomasse parte do conflito. Peru foi um dos poucos aliados da Argentina que a apoiou abertamente durante o conflito. A ameaa nuclear contra a Argentina Em Dezembro de 2005, apareceu o livro Rendez-vous : La psychanalyse de Franois Mitterrand (ISBN 202-029760-4), escrito por Ali Magoudi, que havia sido psicanalista do presidente francs Franois Mitterrand entre 1982 e 1993. No livro, Magoudi afirma que o presidente francs havia revelado que, durante a guerra das Malvinas, a primeira ministra britnica, Margaret Thatcher, ameaou lanar um

ataque nuclear contra a Argentina se a Frana no cedesse os cdigos de desativao dos msseis Exocet que ela havia vendido Argentina ("Que mulher mais terrvel, esta Thatcher. Com seus quatro submarinos nucleares destacados no Atlntico Sul, ameaa lanar msseis nucleares contra a Argentina, a menos que o proporcione com os cdigos secretos que deixariam os msseis que vendemos surdos e cegos aos argentinos"). Questionado sobre a veracidade da afirmao de Mitterrand, Magoudi insistiu em que todas as citaes atribudas a Mitterrand no livro so autnticas, porm no pode garantir a veracidade das afirmaes do presidente. Dois anos antes da guerra, o Partido Trabalhista britnico inquiriu se o Reino Unido havia enviado um submarino ilha de Ascenso como apoio para um ataque nuclear contra a cidade de Crdoba, em caso de a guerra ir mal. Os almirantes a cargo da Armada Real o negaram. O uso de cargas de profundidade nucleares Em 2003, o Reino Unido reconheceu que sua frota durante a Guerra das Malvinas havia contado com cargas de profundidade nucleares. O presidente argentino Nstor Kirchner exigiu que o Reino Unido apresentasse desculpas Argentina pelo "lamentvel e monstruoso ato" de empregar armas nucleares em seus navios de guerra.

You might also like