You are on page 1of 8

IMPACTO AMBIENTAL DA CANA-DE-AUCAR

ATIVIDADES HUMANAS
De forma simplificada pode-se afirmar que em termos de avaliao do impacto ambiental das atividades humanas existem trs grandes problemas no pas, inseparveis mas inconfundveis, cada um com uma sistemtica de anlise cientfica distinta: as atividades energtico-mineradoras, as atividades industriaisurbanas e as atividades agrossilvopastoris. Em geral, os critrios, instrumentos e mtodos utilizados para avaliar o impacto ambiental so prprios a cada uma dessas trs atividades e no universais. O impacto ambiental das atividades energticas e mineradoras , em geral, intenso, pontual, limitado e preciso em termos de localizao (uma hidreltrica, uma minerao, por exemplo). Empreendimentos dessa natureza envolvem parcelas pequenas de populao nos seus impactos diretos e so bastante dependentes de fatores relativamente controlveis. Existem metodologias bem estabelecidas para avaliar e monitorar o impacto ambiental desses empreendimentos, onde os aspectos de projeto, engenharia e planejamento so passveis de um alto grau de previso e controle.

Minerao e garimpo na regio de Carajs (Par) Fotos: Renata Falzoni O impacto ambiental das atividades industriais-urbanas , em geral, de intensidade variada, podendo ir de pontual (no caso de uma fbrica poluidora, por exemplo) a difuso (no caso dos poluentes emitidos pela frota de veculos, por exemplo).Uma boa parte desses impactos dependem de obras de infra-estrutura e de saneamento, mais amplas do que a abrangncia de cada empreendimento. Processos de planejamento e crescimento urbanos tambm cumprem um papel determinante em muitos casos. As atividades industriais-urbanas atingem, direta e indiretamente, grandes parcelas da populao. Existe uma grande quantidade de normas, leis e regulamentos vigindo sobre esse tema, objeto de uma ao fiscalizadora relativamente intensa por parte da populao e rgos pblicos.

J os impactos ambientais das atividades agrcolas so em geral tnues, bastante dependentes de fatores pouco controlveis (chuvas, temperaturas, ventos etc.), atingem grandes reas de forma pouco precisa, freqentemente crnica, pouco evidente, intermitente e de difcil quantificao (perda de solos, produo de gases, eroso gentica, contaminao de guas subterrneas com fertilizantes ou pesticidas etc.). Em muitos casos os piores impactos ambientais da agricultura so invisveis aos olhos da populao, dos consumidores e dos prprios agricultores, ao contrrio do que ocorre com uma fbrica ou uma mineradora.

Tambm a nvel scio-econmico, a diferena entre a agricultura e as outras atividades humanas enorme: empregos gerados, condies trabalho, fatores sazonais, legislao especfica, produo de riqueza, valor agregado etc. O mundo urbano situa-se na montante (fornecimento de insumos) e na jusante (agro-indstrias e consumidores) da atividade agrcola podendo mascarar o repasse de impactos ambientais indiretos, positivos ou negativos. O uso do lcool combustvel nas grandes cidades um exemplo tpico de uma transferncia de impacto ambiental positivo do campo para a rea urbana. Nesse sentido, o impacto ambiental de uma atividade agrcola no pode ser tratado como o de uma atividade industrial-urbana ou, pior ainda, como o de uma atividade de explorao energtico-mineradora, como pretendem alguns. Um campo cultivado no uma fbrica, nem uma mina.

Os sistemas de produo da cana-de-acar ainda so bastante heterogneos a nvel nacional, no que pese a modernizao tecnolgica dessa atividade. O setor canavieiro emprega desde tecnologias de ponta at prticas que datam do neoltico, como o uso das queimadas para facilitar a colheita. A evoluo

tecnolgica do cultivo da cana-de-acar constante mas diferenciada segundo os interesses e as estratgias das empresas. Nesse sentido, a viso e as possibilidades de gesto do impacto ambiental do cultivo para um pequeno plantador-fornecedor so, obrigatoriamente, diferentes da de um grande empresrio do setor. Por essas razes, para entender-se tecnicamente o caso do impacto ambiental (ecolgico + scioeconmico) da cana-de-acar, necessrio uma compreenso de sua insero nas especificidades da avaliao de impacto ambiental da agricultura.

ATIVIDADES AGRCOLAS
Dada a diversidade agroecolgica do territrio nacional e a variabilidade scio-econmica existente no pas, a agricultura brasileira uma realidade heterognea e complexa em seus sistemas e estruturas de produo. De forma sinttica, poder-se-iam citar dois extremos de sistemas de produo. De um lado, os sistemas agrcolas mais primitivos que consomem muitos recursos naturais (desmatamento, perda de solos, reduo da fertilidade natural, eroso gentica etc.). Eles so frequentes no caso de Rondnia, Acre, Par e Mato Grosso, por exemplo, onde a fronteira agrcola ainda est em expanso.

rea desmatada por um pequeno agricultor em Rondnia No outro extremo, com inmeras combinaes intermedirias, esto sistemas de produo altamente intensificados que consomem relativamente menos recursos naturais no local, mas introduzem no meio ambiente novos elementos e produtos causadores de desequilbrios (inseticidas, pesticidas, fertilizantes, sais etc.). o caso da citricultura, da cerealicultura, da cana-de-acar, do algodo, de fruticultura irrigada e de outros cultivos em S. Paulo e em outras regies do pas, onde a fronteira agrcola no se expande mais e os processos de produo se intensificaram.

Agricultura mecanizada na regio sul de So Paulo Os sistemas mais tradicionais, por razes scio-econmicas, evoluem pouco ou lentamente e mantm de forma crnica e constante seu impacto ambiental. Os sistemas de produo mais intensificados, em geral, adotam mais rapidamente novas tecnologias e procedimentos e levam a uma reduo progressiva de seu impacto ecolgico e/ou a novos impactos. Convenientemente orientados, estes sistemas podem concorrer para a melhoria da qualidade ambiental, como se verifica hoje em pases desenvolvidos e em vrias regies do pas. Mesmo assim, cada sistema de produo, mesmo intensificado, um caso particular: so coisas distintas avaliar-se o impacto ambiental da cana, do caf, da soja, das pastagens ou da citricultura. Cada tipo de uso das terras gera um impacto particular.

Por essas razes, cada uma dessas avaliaes de impacto ambiental (AIA) da agricultura devem combinar trs elementos principais:

a AIA da localizao atual do cultivo a AIA da evoluo espao-temporal do uso das terras a AIA das tcnicas e tecnologias empregadas nos sistemas de produo

H vrios anos o Ncleo de Monitoramento Ambiental, em parceria com vrias instituies, vem conduzindo e apoiando vrios projetos e aes de pesquisas ligados ao entendimento do impactos ambientais induzidos pelas atividades agrossilvopastoris na Amaznia, no Nordeste, no Centro-Oeste e na regio Sul-Sudeste. As principais diretrizes do CNPM nesse campo so: Abranger, em suas aes de pesquisa e atendimento comunidade, as principais regies macroecolgicas brasileiras, adequando e sistematizando mtodos, tcnicas e procedimentos s suas particularidades e caractersticas prprias:

Floresta Tropical mida Campos e Cerrados reas de Montanha Trpico Semi-rido Pantanal reas Subtropicais Ambientes Costeiros e Insulares.

Abranger, em suas aes de pesquisa e atendimento comunidade, os principais sistemas de produo e cultivo prati cados no pas, adequando e sistematizando mtodos, tcnicas e procedimentos s suas particularidades e caractersticas prprias:

Agricultura de fronteira agrcola Agricultura extensiva Agricultura moderna e intensiva Agricultura de pequenas unidades de produo Sistemas de coleta e extrativismo

Interagir com instituies nacionais e estrangeiras na sua rea de atuao, evitando a duplicidade e promovendo o sinergismo das competncias e potencialidades pr-existentes. Garantir a alta eficincia de seus recursos humanos e materiais, inves tindo regularmente em:

especializaes, reciclagem, intercmbio e aperfeioamento do corpo tcnico-cientfico e administrativo aprimoramento dos aspectos estruturais e organizacionais aquisio e manuteno de equipamentos, sist emas, tecnologias e instrumentao modernos e eficientes no seu campo de atuao.

Garantir condies permanentes de relativa autonomia t cnico- administrativa, valorizando a autosustentabilidade preferencial de suas atividades e projetos, atravs de sistema interno de gesto participativa e da captao de recursos financeiros pr prios de fontes diversificadas. Com exceo de alguns estudos da Embrapa Monitoramento por Satlite, so poucos os trabalhos de pesquisa que tenham realizado de forma circunstanciada e abrangente a avaliao do impacto ambiental (AIA) da localizao atual do cultivo da cana-de-acar. Desconhece-se a existncia no Brasil de outros trabalhos de avaliao do impacto ambiental da evoluo espao-temporal do uso das terras em regies canavieiras, cobrindo - por exemplo - a evoluo dos ltimos 30 anos. No tocante AIA das tcnicas e tecnologias empregadas nos sistemas de produo de acar e lcool onde se insere, por exemplo, o caso da queimada da palha da cana-de-acar, - trs subsistemas foram profundamente alterados, atravs da implantao do Programa PROALCOOL, em S. Paulo e devem ser simultaneamente considerados: o do cultivo da cana (subsistema agrcola), o da sua transformao em acar e lcool (subsistema industrial) e enfim o subsistema de transportes. As conseqncias dessas

mudanas sobre o meio ambiente e a scio-economia das regies atingidas direta ou indiretamente, apesar de sua magnitude e importncia para o pas, ainda so globalmente desconhecidos. H sentido em discutir o impacto ambiental (ecolgico + scio-econmico) da queima da palha da cana, por exemplo, na medida em que entendemos o impacto ambiental do conjunto dos componentes que atuam no subsistema do cultivo da cana-de-acar. Somente no tocante a impacto ecolgico, a figura abaixo d uma viso simplificada das diversas dimenses envolvidas. Algumas das interaes existentes nesse subsistema, como a troca de gases com a atmosfera, por exemplo esto sendo estudadas parcialmente ou monitoradas por instituies, nacionais (INPE, CETESB, Embrapa Monitoramento por Satlite, USP, ECOFORA, UNICAMP, CTC etc) e estrangeiras (EPA). Essas interaes variam no tempo com o desenvolvimento e a introduo de novas tecnologias (reaproveitamento do vinhoto, controle biolgico da broca da cana, colheita mecanizada de cana crua etc.) e no espao conforme os solos, o relevo, o clima e o uso das terras. O estudo de um componente ou de uma "flecha" de um subsistema no autoriza ningum a justificar ou condenar o sistema de cultivo ou a produo da cana-de-acar em termos de impactos ambientais. Avaliao do impacto ambiental do sistema de produo da cana-de-acar no foi realizada de forma completa, ainda que em carter piloto, em nenhum lugar de S. Paulo ou no Brasil e ao que saiba-se. Obter-se um quadro e mtodos de referncia, contendo um modelo o mais completo possvel do sistema de produo da cana-de-acar e de suas interferncias ambientais, poderia constituir uma base importante para a tomada de decises ao nvel de planejamento ambiental e manejo integrado nas bacias e municpios do interior paulista e de outras regies do pas. Esta pgina pretende ser uma contribuio nesse sentido, reunindo informaes tcnicas e conhecimentos cientficos sobre o assunto. Isto implica em efetivamente inaugurar no pas, uma poltica territorial, levando ao direcionamento da ocupao e uso do solo. Essa poltica de grande envergadura deveria ainda contar com a participao dos vrios segmentos da sociedade envolvidos num processo decisrio, o que forosamente implica em delinear, a partir da realidade presente, um cenrio de paisagem futura para a regio. Conciliar desenvolvimento e meio ambiente, gerando perspectivas mais seguras e estveis para as comunidades, o desafio para os trabalhos atuais e futuros de pesquisa e desenvolvimento nessa temtica. Fonte: www.cana.cnpm.embrapa.br

ImpactoAmbiental daCanadeAucar

Historicamente, os processos de avaliao de impacto ambiental (AIA) surgiram durante o ps-guerra nos Estados Unidos e Europa, para subsidiar a tomada de decises, dentro da sistemtica de anlise de "custo-benefcio", nos programas de desenvolvimento. Assim, os processos de avaliao de impacto ambiental devem ser considerados como um elemento a mais na anlise de custo/benefcio de um determinado empreendimento, inserido num contexto regional e geogrfico. Por essas razes, tecnicamente e cientificamente, entende-se por impacto ambiental a soma dos impactos ecolgicos e dos impactos scio-econmicos. As normas e recomendaes do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de So Paulo - SEMA, por exemplo, no tocante a Estudos de Impacto Ambiental e Relatrios de Impacto Ambiental (EIA-RIMA's), tambm exigem uma anlise simultnea dos aspectos ecolgicos e scio-econmicos.

As vezes, tende-se a querer reduzir, equivocadamente, o impacto de uma determinada atividade a uma ou outra dessas dimenses. Muitas vezes, o dano ecolgico no justifica os ganhos econmicos ou sociais, outras vezes sim. Trata-se de questo complexa em que a deciso pode ser inclusive de carter social ou poltico. Cabe ao EIA/RIMA de um empreendimento de fornecer os dados mais completos sobre essa questo. Para fornecer de forma clara, quantificada e circunstanciada o conjunto de impactos previsveis e imprevisveis de um empreendimento ou atividade, foram desenvolvidos, em todo o mundo, uma srie de mtodos, tcnicas e procedimentos adequados a cada caso ou empreendimento. No que pese a existncia de paradigmas gerais para o tratamento dessa questo, a avaliao do impacto ambiental das atividades humanas tributria da prpria natureza dessas atividades. Fonte: www.unica.com.br

ImpactoAmbiental daCanadeAucar CanadeAucar

HISTRICO
Originria da ndia e Nova Guin. No Brasil:

Introduzida no sculo XVI pelos colonizadores portugueses. Monoplio mundial do acar Concorrncia e decadncia at o novo reaquecimento do setor

Instituto do Acar e lcool (IAA):

baseado no sistema de cotas criado com o intuito de diminuir o risco de superproduo

Pro lcool: Decreto Federal n76593 de 14 Nov 1975 Visou a organizao de um sistema agrcola voltado p/ produo de cana-de- acar e implantao de usinas p/ gerao de etanol (lcool combustvel) como produto alternativo aos combustveis derivados do petrleo.

Principais Impactos Sociais

Condies de trabalho na lavoura

Gerao de empregos

Luz feita de cana

Principais Impactos Ambientais



Lixiviao Assoreamento Emisso de resduos

Queimadas

Queimadas
Utilizadas em quase a totalidade das reas plantadas A crescente preocupao da sociedade com a sobrevivncia do homem no planeta tem concretizado conceitos como produo sustentvel, na qual se procura adequar a atividade agrcola a uma ao que seja ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente vivel;

Aspectos favorveis a queima


O rendimento operacional do trabalhador triplica ou at quadruplica: colheita mais fcil Eliminao de animais peonhentos e controle de pragas: colheita mais segura Gerao de empregos Mecanizao desnecessria: apenas 45% a 55% das terras do estado de So Paulo so aptas a mecanizao da colheita (Gonalves, 2002)

Aspectos contra a queima


Empobrecimento das caractersticas do solo (matria orgnica, umidade, atividade microbiana, compactao) Desequilbrio ecolgico-ambiental Poluio do ar pela emisso de gases Diminuio do volume de resduos para fins energticos (palha e bagao)

Alteraes e Impactos no Ambiente

Clique para Ampliar

A regulamentao das queimadas no estado de So Paulo


Plano de Eliminao de Queimadas, Decreto n 42.056 06 de agosto de 1997 Regulamentao das queimadas, prevendo sua eliminao de forma gradual, em 8 anos, nas reas mecanizveis e em 15 anos nas no mecanizveis Fonte: shs.eesc.usp.br

You might also like