You are on page 1of 8

Fernanda Roussenq Bichels

nasceu em 29/01/1985 na cidade de Rio do Sul, SC - Brasil +55 (48) 3243-3225 +55 (48) 8814-5963 fernandabichels@gmail.com

Graduou-se no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC em 2009. Durante o perodo da faculdade foi bolsista do Laboratrio de Modelagem com a funo de auxiliar outros alunos com

dificuldades em modelagem, trabalhando com diversos tipos de material (como papel, poliuretano, argila, resina, etc.). Posteriormente, tambm foi bolsista do Laboratrio de Projetos, auxiliando os alunos com dificuldades em metodologia de projeto e pesquisa. Durante esse perodo, participou do desenvolvimento do site do curso e fez parte do Centro Acadmico como vice-presidente da chapa eleita. Em 2006 e 2008 publicou dois artigos cientficos em congressos nacionais de design e de educao tecnolgica. Participou da organizao da Mostra Design IFSC desde a quinta edio, tendo atuado como Coordenadora Geral da dcima edio. Obteve contato com Design ptico e de Moda por meio do desenvolvimento do Trabalho de Concluso de Curso em parceria com uma empresa do ramo ptico do Rio de Janeiro. Logo aps a concluso da graduao, desenvolveu alguns projetos, dentre os quais, o projeto de embalagem, manual e estampa de uma harmnica de boca, para uma empresa de Blumenau (SC), que foi lanada em uma feira do setor na Alemanha. No ano de 2010, fez intercmbio de 12 meses na Europa, dos quais, 10 meses na Irlanda e 2 meses em Portugal. Atualmente trabalha em regime de freelancer , desenvolvendo projetos de produto para a empresa Dois Pra Um Design Industrial, em Florianpolis.

e clips Varredora E
O projeto desenvolvido est focado na classe das utilidades domsticas, mais especificamente no redesign de um instrumento de limpeza: a vassoura feiticeira. Como resultado do projeto obteve-se um produto que consiste em um instrumento de limpeza domstico para o uso em diversos tipos de pisos, seco e mido, que possa ser utilizado com o menor desgaste fsico possvel. A Varredora Eclipse difere-se das demais encontradas no mercado devido ao acrscimo de funes e s intervenes ergonmicas realizadas em sua configurao esttico-formal. O produto composto por um cabo, uma base, uma tampa inferior, um armazenador de resduos secos, uma escova, uma esponja, um pente e um conjunto de tufos de cerdas. O produto projetado tem carter multifuncional: ele pode assumir trs configuraes diferentes para executar a limpeza de superfcies seco e mido. A primeira, e principal, configurao a de feiticeira. Formada pela base na posio horizontal e o cabo na posio vertical em ngulo, seu funcionamento d-se por meio da ao conjunta do sistema de locomoo das rodas (conectores da escova), da escova (as prprias cerdas), e da parede do local de armazenamento. O movimento do eixo das rodas faz com que a escova (que est em contato com a superfcie) gire e suas cerdas atritem com a parede do local de armazenamento. Desta forma, os resduos desprendemse das cerdas e caem dentro do armazenador. O cabo fixado base por sistema de mancal, ou T, e seu direcionamento realizado pelo sistema pra frente pra trs. A pega diferenciada no cabo por meio de texturas. Na segunda configurao, similar a primeira, a base e o cabo permanecem nas mesmas posies. Esta configurao permite a limpeza mido por meio de uma esponja, que acoplada na parte inferior da base. Esta esponja constituda por uma placa polimrica em uma de suas faces, que contem um eixo de fixao. Sua fixao base se d pela utilizao de abraadeiras. Por fim, a terceira configurao caracterizada pela utilizao das cerdas. Uma das laterais da base contm cerdas que possibilitam a utilizao do equipamento imitando os movimentos de utilizao de uma vassoura comum. Nesta configurao, o cabo assume a posio vertical total. Para tal, o pente acoplado base, fazendo com que o cabo permanea na mesma posio durante toda a execuo da tarefa.

Projeto desenvolvido no IV Mdulo, focado em Design de Utilidades e Embalagens, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC.

Projeto desenvolvido no IV Mdulo, focado em Design de Utilidades e Embalagens, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC.

TRIP agem Embal


Esse projeto props uma nova embalagem para um produto que concorra com as pastilhas tic-tac, voltado para um pblico especfico: moradores da Regio Sul do Brasil; praticantes de eco-turismo e turismo de aventura; que mora e/ou trabalha em grandes centros urbanos; que tenha bom nvel cultural e que seja preocupado com o meio ambiente. Como resultado obtevese um produto com embalagem com formato remetente bssola, e com pastilhas nos sabores Guaran e Aa, e em formato da agulha da bssola.

s Nautik
O projeto Nautiks desenvolveu um mobilirio nutico para reas externas de embarcaes de mdio a grande porte, que visa atender necessidade de relaxamento do usurio. O projeto foi realizado tendo em vista as restries de espao, bem como as condies de navegao que o a m b i e n t e d e u m a e m b a rc a o proporciona. Durante o processo, a partir de pesquisas terica, iconogrfica e de campo, foram identificados alguns elementos que poderiam tornar o descanso - em uma embarcao - mais confortvel, no s pelo tipo de estofamento a ser utilizado, mas tambm pelas regulagens de ngulo do encosto a fim de o mvel proporcionar conforto nas posies sentado, sentadodeitado ou deitado. A partir dos dados coletados, foi proposto um mvel imponente, luxuoso, alm de compacto, no sentido de flexibilidade de uso, que permite disposies variadas nas embarcaes. Para destacar a sua relao com os ambientes marinhos, luxuosos,

Projeto desenvolvido no V Mdulo, focado em Design de Mobilirio, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC.

escolheu-se para o mvel o nome Nautiks - nome grego -, adjetivo relativo a tudo o que relacionado navegao.

Projeto desenvolvido no VI Mdulo, focado em Design de Eletro-Eletrnicos, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC.

nses Ipod Se
O iPod Senses com o conceito de Socializar, projetado para 2008, foi desenvolvido durante um dos semestres do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto. E o tema escolhido para o trabalho nesse semestre foi Qual ser a nova gerao do iPod?. O conceito que norteou o projeto foi SOCIALIZAR. Percebeu-se que a acelerada transformao nos meios de comunicao, causada pela revoluo da tecnologia, focaliza uma nova era da humanidade em que as relaes, principalmente sociais, entre as pessoas, so modificadas. O acesso ilimitado informao modifica a essncia das relaes sociais, transformando a interao entre os seres humanos, que deveria ser fsica, em interao virtual, utilizando como instrumento os meios tecnolgicos o computador e o telefone so exemplo disso. Como consequncia dessa nova realidade,

observa-se a individualizao ocasionada pelos aparelhos tocadores de mdia portteis.


Para amenizar essa transformao nas relaes interpessoais, o novo iPod, faz uso de toda tecnologia disponvel - projeo de imagens, Bluetooth, Wireless, GPS -, para propor novas formas de interao com o usurio, objetivando a conexo entre as pessoas. Ao resgatar o conceito de socializao, tratada como fsica e no s como virtual entre os usurios dos iPods, concluiu-se que a mesma dada pelos sentidos, explorando principalmente, o tato, a viso e a audio. Alm disso, o iPod Senses impressiona os sentidos pela simplicidade, tanto das formas, quanto da interface - o novo iPod assume configurao formal simples, em contraste com sua complexidade tecnolgica.

ime Relgio T
O objetivo traado para este projeto era desenvolver um relgio ecltico, com caractersticas formais inovadoras, e mecanismos de uso facilitado, de maneira a concorrer diretamente com a linha Original da empresa o.d.m. Design. Este novo relgio visa atingir um pblico de pessoas dinmicas que passam por diversas ocasies sociais durante o seu dia: situaes antagnicas como sair de almoos de negcios direto para a academia de ginstica. So executivos que prezam pela versatilidade de seus trajes e acessrios, considerando as suas ocasies de uso, sem perder a sofisticao. O T-2009 oferece ao usurio a possibilidade de personalizar o seu relgio atravs da troca dos mostradores (perfis) virtuais. Alguns modelos de mostradores j vm com o relgio, porm, outras verses podem ser transferidas de um computador para o produto usando o Bluetooth. Alm do bluetooth o relgio tambm possui a tecnologia Touchscreen (tela sensvel ao toque) que acionada por um boto ao lado direito da caixa do relgio. Atravs desta tecnologia o usurio interage com o produto alterando o perfil, hora, agenda, cronmetro e despertador. A pulseira do relgio, fabricada de poliuretano (PU), possui quatro posies de regulagem por m. Ele funciona por meio da bateria tipo ORB, uma bateria ultrafina e flexvel (300 micrmetros de espessura) e que pode ser recarregada em apenas 30 segundos. Esta bateria carregada atravs de uma plataforma que utiliza bobinas para criar um campo magntico. Sendo assim, o relgio possui um receptor embutido em sua caixa, que permite o recarregamento da sua bateria pelo carregador plataforma. O relgio T-2009 se diferencia dos demais inseridos no mercado por seu ecletismo, ou seja, oferecer aos usurios a possibilidade de variar os perfis do seu acessrio de acordo com as diversas situaes dirias. Com o T-2009 o usurio possui vrios relgios em um nico produto.

Projeto desenvolvido no VII Mdulo, focado em Design Metal-Mecnico, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC.

31

11 10
31

1 2
10

11
31

1 2

31

8 7 5

8 7 5

12

31

12

31

12 9 6
XII IX VI
XII IX VI III IX VI

12 9 3 6

XII III IX VI
XII III

III

12

31

Projeto desenvolvido no VIII Mdulo, como Trabalho de Concluso de Curso, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC.

an e&Je ari Coleo M


Este projeto teve como objetivo desenvolver dez culos de receiturio em parceria com a empresa carioca Optisol Indstria ptica, para compor a coleo de vero 2010 de uma de suas marcas (Marie&Jean). Props-se o regate das origens da marca como direcionamento para o desenvolvimento da coleo, focando assim em um pblico-alvo jovem, entre 20 e 30 anos, descolado e antenado com as tendncias da moda. Visto que o produto desenvolvido caracteriza-se como um produto de moda, ocorreu um intercmbio entre duas reas distintas o Design de Produto e o Design de Moda, que se complementaram durante o processo, ao passo que foram incorporadas prticas especficas de ambas as reas ao trabalho. Foi realizada uma coleta de informaes acerca do universo compreendido pelo produto, bem como aquele composto pelo pblico-alvo e, ainda, o levantamento das tendncias de moda para o vero 2010 - que foram compiladas em um Livro deTendncias. Na mistura entre os conceitos definidos a partir do pblico-alvo e pelas tendncias selecionadas, surgiu o tema Alice no Pas das Maravilhas. Esse tema props a interao entre dois mundos distintos: o real-cotidiano-rgido e o imaginrio-fantasioso- livre. Essa contradio aventurou-se a misturar cores opostas e formas antagnicas, sugerindo um novo posicionamento do indivduo. Alm dos produtos, e do tema para a coleo, foi proposta uma cartela de cores e estampas distintas que podem ser aplicadas aos culos desenvolvidos ou em outros que a empresa desejar. Cabe ressaltar que, tanto as tendncias de moda quanto o tema sugerido, foram confirmados, estando presentes em vrio produtos vistos no vero de 2010.

Note Free

Projeto desenvolvido para empresa Hering Harmnicas, situada em Blunau-SC, em parceria com a designer Joana Knobbe.

90 mm

Este projeto foi executado, para empresa Hering Harmnicas, em parceria com a designer Joana Knobbe. Foram desenvolvidas: a estampa da harmnica de boca Free Note, bem como sua embalagem, modelamento 3D em software SolidWorks e vdeo promocional para lanamento em feira do setor na Alemanha.

20 mm

You might also like