You are on page 1of 4

Pgina Imprimir - Azevinho, um smbolo natalcio ameaado - Fichas de Espcies - Naturli...

1 de 4

Naturlink
Azevinho, um smbolo natalcio ameaado
Nuno Cruz Antnio

O Azevinho uma planta bem conhecida pela sua beleza e pelas suas utilizaes ornamentais, sobretudo na quadra natalcia. A procura pelos seus ramos e frutos tornou-a rara enquanto planta espontnea. TAXONOMIA O azevinho (Ilex aquifolium L.) pertence famlia Aquifoliaceae (Aquifolicias), a qual contm diversas espcies de rvores e arbustos espalhadas pelos trpicos e pases temperados.

CARACTERSTICAS GERAIS E MORFOLGICAS Possui um porte arbustivo ou arbreo, podendo alcanar, no segundo caso, uma altura de 8-10 metros. O ritidoma (casca do tronco) liso e esverdeado. As folhas tm uma forma oblonga ou ovado-oblonga e so alternas, muito rgidas e coriceas, muito reluzentes. As margens so onduladas e possuem dentes espinhosos. Em estados de desenvolvimento avanados das rvores, estes espinhos tendem a desaparecer. As flores tm uma cor branca ou roscea. Nascem solitrias ou em ramalhetes nas zonas de insero das folhas. So plantas diicas (um s sexo em cada planta), ainda que cada uma apresente vestgios do outro sexo na forma de um vulo rudimentar ou de filamentos estaminais com anteras estreis. O clice e a corola tm 4, raramente 5, elementos e esto ligeiramente soldadas na base. Os estames so em igual nmero s ptalas, alternando com estas. O fruto carnoso, muito apelativo aos insectos pela sua cor vermelha ou amarela viva. Floresce de Abril a Junho. Os frutos amadurecem em Outubro mas mantm-se na rvores durante muito tempo.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=55&cid=28192&viewall=true&print=true

28-06-2011

Pgina Imprimir - Azevinho, um smbolo natalcio ameaado - Fichas de Espcies - Naturli... 2 de 4

OCORRNCIA Ocorre em toda a regio mediterrnica e em Maiorca, nas ilhas Balneares. Na Pennsula Ibrica mais comum nas regies setentrionais.

PREFERNCIAS AMBIENTAIS Ocorre em bosques e matagais umbrios, bem como em encostas de montanha igualmente ensombradas. Pode subir at aos 1600 m. Requer solos frescos.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=55&cid=28192&viewall=true&print=true

28-06-2011

Pgina Imprimir - Azevinho, um smbolo natalcio ameaado - Fichas de Espcies - Naturli... 3 de 4

CURIOSIDADES - O termo "Ilex" o nome dado pelos romanos Azinheira mas que acabou por ser aplicado ao azevinho pelas semelhanas entre as suas folhas e as da sua antiga homnima. - Uma das tradies inglesas mais antigas, ritual datado do tempo dos Druidas, o de dar um beijo debaixo do visco (uma planta parasita do azevinho). - Nos castelos ingleses medievais, cepos macios da sua madeira eram tambm queimados, na esperana de arderem no perodo que ia da vspera de Natal Epifania (6 de Janeiro). Os seus fragmentos eram guardados para acender o prximo toro do ano. - Foi a madeira escolhida para construir as janelas do palcio real de Madrid.

- Antigamente acreditava-se que as folhas do azevinho maceradas e misturadas em vinho eram um ptimo tonificante. Tal facto no est provado cientificamente, acreditando os cientistas que este efeito se deve mais ao vinho que ao azevinho.

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=55&cid=28192&viewall=true&print=true

28-06-2011

Pgina Imprimir - Azevinho, um smbolo natalcio ameaado - Fichas de Espcies - Naturli... 4 de 4

UTILIZAES cultivada como planta ornamental, usada principalmente para adornos natalcios. A sua procura do azevinho para este fim foi to intensa que acabou por levar proibio da sua recolha no nosso pas, sendo hoje bastante rara enquanto planta espontnea. A sua madeira de cor branca ou acinzentada, de textura fina e uniforme. muito pesada, no flutuando na gua. muito dura, sendo difcil de trabalhar, mas muito boa como combustvel para lareiras. uma espcie muito utilizada para sebes dado suportar muito bem as podas. A parte interna do ritidoma, cozida durante 7-8 horas, deixada a fermentar entre 2 a 5 semanas e pulverizada e lavada com gua, d origem a uma goma usada para caar pssaros. Tem tambm algumas utilizaes medicinais. s suas folhas so atribudas propriedades diurticas. Os frutos so purgantes e provocam o vmito. Documentos Recomendados Ecossistemas de Montanha Catlogo da Flora de Galicia

http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=55&cid=28192&viewall=true&print=true

28-06-2011

You might also like