You are on page 1of 3

Um Controlador lgico programvel ou Controlador programvel, conhecido tambm por suas siglas CLP ou CP e pela sigla de expresso inglesa

PLC (Programmable logic controller), um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funes de controle atravs de softwares desenvolvidos pelo usurio (cada CLP tem seu prprio software)PB - controlePE de diversos tipos e nveis de complexidade. Geralmente as famlias de Controladores Lgicos Programveis so definidas pela capacidade de processamento de um determinado numero de pontos de Entradas e/ou Sadas (E/S). Controlador Lgico Programvel Segundo a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), um equipamento eletrnico digital com hardware e software compatveis com aplicaes industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), um aparelho eletrnico digital que utiliza uma memria programvel para armazenar internamente instrues e para implementar funes especficas, tais como lgica, seqenciamento, temporizao, contagem e aritmtica, controlando, por meio de mdulos de entradas e sadas, vrios tipos de mquinas ou processos. Um CLP o controlador indicado para lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos (SEDs), ou seja, com processos em que as variveis assumem valores zero ou um (ou variveis ditas digitais, ou seja, que s assumem valores dentro de um conjunto finito). Podem ainda lidar com variveis analgicas definidas por intervalos de valores de corrente ou tenso eltrica. As entradas e/ou sadas digitais so os elementos discretos, as entradas e/ou sadas analgicas so os elementos variveis entre valores conhecidos de tenso ou corrente. Os CLP's esto muito difundidos nas reas de controle de processos ou de automao industrial. No primeiro caso a aplicao se d nas industrias do tipo contnuo, produtoras de lquidos, materiais gasosos e outros produtos, no outro caso a aplicao se d nas reas relacionadas com a produo em linhas de montagem, por exemplo na indstria do automvel. Num sistema tpico, toda a informao dos sensores concentrada no controlador (CLP) que de acordo com o programa em memria define o estado dos pontos de sada conectados a atuadores. Os CLPs tem capacidade de comunicao de dados via canais seriais. Com isto podem ser supervisionados por computadores formando sistemas de controle integrados. Softwares de superviso controlam redes de Controladores Lgicos Programveis. Os canais de comunicao nos CLPs permitem conectar interface de operao (IHM), computadores, outros CLPs e at mesmo com unidades de entradas e sadas remotas. Cada fabricante estabelece um protocolo para fazer com seus equipamentos troquem informaes entre si. Os protocolos mais comuns so Modbus (Modicon - Schneider Eletric), EtherCAT (Beckhoff), Profibus (Siemens), Unitelway (Telemecanique Schneider Eletric) e DeviceNet (Allen Bradley), entre muitos outros. Redes de campo abertas como PROFIBUS-DP so de uso muito comum com CLPs permitindo aplicaes complexas na indstria automobilstica, siderurgica, de papel e celulose, e outras.

[editar] Histria
O PLC foi idealizado pela necessidade de poder se alterar uma linha de montagem sem que tenha de fazer grandes modificaes mecnicas e eltricas. O CLP nasceu praticamente dentro da industria automobilstica, especificamente na Hydronic Division da General Motors, em 1968, sob o comando do engenheiro Richard Morley e seguindo uma especificao que refletia as necessidades de muitas indstrias manufatureiras. A idia inicial do CLP foi de um equipamento com seguintes caractersticas resumidas:

1. Facilidade de programao; 2. Facilidade de manuteno com conceito plug-in; 3. Alta confiabilidade; 4. Dimenses menores que painis de Rels, para reduo de custos; 5. Envio de dados para processamento centralizado; 6. Preo competitivo; 7. Expanso em mdulos; 8. Mnimo de 4000 palavras na memria.

Podemos didaticamente dividir os CLP's historicamente de acordo com o sistema de programao por ele utilizado:

1 Gerao: Os CLP's de primeira gerao se caracterizam pela programao intimamente ligada ao hardware do equipamento. A linguagem utilizada era o Assembly que variava de acordo com o processador utilizado no projeto do CLP, ou seja, para poder programar era necessrio conhecer a eletrnica do projeto do CLP. Assim a tarefa de programao era desenvolvida por uma equipe tcnica altamente qualificada, gravando-se o programa em memria EPROM, sendo realizada normalmente no laboratrio junto com a construo do CLP. 2 Gerao: Aparecem as primeiras Linguagens de Programao no to dependentes do hardware do equipamento, possveis pela incluso de um Programa Monitor no CLP, o qual converte (no jargo tcnico, compila), as instrues do programa, verifica o estado das entradas, compara com as instrues do programa do usurio e altera o estados das sadas. Os Terminais de Programao (ou maletas, como eram conhecidas) eram na verdade Programadores de Memria EPROM. As memrias depois de programadas eram colocadas no CLP para que o programa do usurio fosse executado. 3 Gerao: Os CLP's passam a ter uma Entrada de Programao, onde um Teclado ou Programador Porttil conectado, podendo alterar, apagar, gravar o programa do usurio, alm de realizar testes (Debug) no equipamento e no programa. A estrutura fsica tambm sofre alteraes sendo a tendncia para os Sistemas Modulares com Bastidores ou Racks. 4 Gerao: Com a popularizao e a diminuio dos preos dos microcomputadores (normalmente clones do IBM PC), os CLP's passaram a

incluir uma entrada para a comunicao serial. Com o auxlio dos microcomputadores a tarefa de programao passou a ser realizada nestes. As vantagens eram a utilizao de vrias representaes das linguagens, possibilidade de simulaes e testes, treinamento e ajuda por parte do software de programao, possibilidade de armazenamento de vrios programas no micro, etc.

5 Gerao: Atualmente existe uma preocupao em padronizar protocolos de comunicao para os CLP's, de modo a proporcionar que o equipamento de um fabricante converse com o equipamento outro fabricante, no s CLP's, como Controladores de Processos, Sistemas Supervisrios, Redes Internas de Comunicao e etc., proporcionando uma integrao a fim de facilitar a automao, gerenciamento e desenvolvimento de plantas industriais mais flexveis e normalizadas, fruto da chamada Globalizao. Existem Fundaes Mundiais para o estabelecimento de normas e protocolos de comunicao. A grande dificuldade tem sido uma padronizao por parte dos fabricantes.

Com o avano da tecnologia e consolidao da aplicao dos CLPs no controle de sistemas automatizados, frequente o desenvolvimento de novos recursos dos mesmos. Com os clp's temos um aumento na praticidade de processos indstriais , no mais necessitando de rels eletromagnticos, com isso aumentando a velocidade e produtividade de processos indstriais.

You might also like