You are on page 1of 13

BOLETIM DE PESSOAL E SERVIO

Setembro 2008
EXTRA

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

Publicado no Boletim de Pessoal de Servio N 09.24 de 15/09/2008

INSTRUO OPERACIONAL N 04/2008 - SNAS. Dispe sobre instrues de preenchimento de instrumentais disponibilizados pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome - MDS para identificao dos coletivos, inscrio dos jovens e registro de freqncia mensal dos jovens s atividades do ProJovem Adolescente.

1. A presente Instruo Operacional atende necessidade de coleta de informaes para acompanhamento das aes do ProJovem Adolescente e visa dar suporte aos Municpios e DF quanto ao adequado preenchimento dos instrumentais disponibilizados pelo MDS com esta finalidade, de forma a possibilitar o posterior uso das informaes para alimentao de sistema informatizado de acompanhamento e gesto do servio socioeducativo, em fase de desenvolvimento pelo MDS. So trs os instrumentais disponibilizados:
I.

Ficha de Identificao de Coletivo contm informaes cadastrais bsicas que refletem o momento de constituio do coletivo do ProJovem Adolescente, incluindo dados sobre equipe profissional, informaes de contato, local, horrio de funcionamento, data de incio das atividades e composio do coletivo. Formulrio de Inscrio de Jovem contm dados gerais de identificao de cada jovem, a saber, Nmero de Identificao Social NIS, situao escolar, categorizao de pblico de referncia, dados de encaminhamento, identificao de responsvel legal e autorizao deste para a participao do jovem no servio socioeducativo. Sugere-se que os formulrios de inscrio dos jovens sejam anexados ficha de identificao do coletivo do qual faro parte. Ao longo dos dois anos de funcionamento de cada coletivo, a cada nova entrada de jovem as informaes constantes deste formulrio devero ser coletadas. Desta forma, todos os Municpios e o DF devero possuir em arquivo as informaes de todos os jovens que j participaram do servio socioeducativo.

II.

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

III.

Lista de Freqncia Mensal dos jovens ao Servio Socioeducativo instrumento para coleta diria dos registros de freqncia dos jovens s atividades do ProJovem Adolescente, bem como data e motivo de desligamento do jovem do servio socioeducativo. A lista dever consolidar os registros de freqncia dos jovens aos encontros e oficinas, cabendo ao Orientador Social a tarefa de obter, junto aos facilitadores de oficinas esportivas, culturais e de formao tcnica geral, os dados relativos freqncia dos jovens.

2. Os arquivos com as verses eletrnicas dos instrumentais acima relacionados estaro disponveis para download, na seo destinada ao ProJovem Adolescente, constante do stio institucional do MDS na Internet - www.mds.gov.br -, a partir da data de publicao desta Instruo Operacional. 3. As informaes constantes nos instrumentais de que trata a presente Instruo Operacional so de carter obrigatrio, a partir do ms de outubro de 2008, facultando-se aos Municpios e ao Distrito Federal a utilizao de instrumentais prprios para o registro destas informaes. 4. As informaes sobre a execuo do ProJovem Adolescente devero ser arquivadas pelo Gestor Municipal por um prazo mnimo de 5 anos, para efeito de comprovao da oferta do Servio Socioeducativo. 5. Alm do registro das informaes constantes dos instrumentais disponibilizados pelo MDS, faz-se necessrio: a) cadastrar no Cadastro nico para Programas Sociais Cadnico os jovens e suas famlias que porventura ainda no sejam cadastrados; e b) atualizar, no Cadnico, o cdigo INEP da escola de todos os jovens que participam do Projovem Adolescente. As informaes relativas aos itens a) e b) so indispensveis ao acompanhamento da freqncia escolar do jovem. Instrues de Preenchimento I - Ficha de Identificao de Coletivo a) Responsvel pelo preenchimento: servidor do CRAS, da Secretaria Municipal de Assistncia Social ou de outro rgo pblico, designado pelo gestor municipal de Assistncia Social.
Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

b) Descrio dos campos a serem preenchidos:


i.

Nome de fantasia do Coletivo: nome escolhido democraticamente pelos jovens, em procedimento mediado pelo orientador social, para identificao do coletivo. O nome de fantasia contribui para o desenvolvimento, pelos jovens, dos sentimentos de identidade e pertencimento ao coletivo. CRAS de referncia (nome/endereo): nome, se houver, e endereo completo do CRAS ao qual o coletivo est referenciado, de acordo com o Termo de Adeso e Compromisso. Caso o endereo do CRAS tenha sido alterado, em relao ao endereo que consta no Termo de Adeso, colocar o novo endereo. N de identificao do CRAS: Nmero atribudo a cada CRAS pelo MDS, constante no Termo de Adeso e Compromisso. Este nmero composto pelo cdigo IBGE do municpio acrescido de um nmero seqencial aleatrio de seis dgitos. Este nmero est disponvel no site: www.mds.gov.br/suas no link do Termo de Adeso. Tcnico de Referncia (CRAS): nome completo do profissional de nvel superior do CRAS, designado para prestar assessoria tcnica ao orientador social do coletivo em questo e acompanhar as famlias dos jovens, no mbito do Programa de Ateno Integral s Famlias PAIF. Data prevista de incio das atividades do coletivo: data indicada no Termo de Adeso e Compromisso para o incio do funcionamento do coletivo. Data de incio efetivo: data em que o coletivo efetivamente iniciou suas atividades. As atividades do coletivo so desenvolvidas: assinalar a opo que caracterize o tipo de execuo do servio socioeducativo. Caso a execuo seja direta, a opo assinalada ser pelo municpio. Caso a execuo seja indireta, por meio de convnio com entidade de assistncia social registrada no CMAS ou CAS/DF, a opo a ser assinalada ser por entidade conveniada.

ii.

iii.

iv.

v.

vi. vii.

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

viii.

Base fsica do coletivo (na rea da abrangncia do CRAS): principal local de funcionamento do coletivo, onde se do a maioria dos encontros previstos no Traado Metodolgico do ProJovem Adolescente. Assinalar a opo que melhor caracterize o espao que constitui a base fsica do coletivo:
a. b.

CRAS: a base fsica ocupa um espao do Centro de Referncia de Assistncia Social CRAS; Entidade conveniada: a base fsica ocupa o espao de uma entidade que mantm convnio com o Poder Pblico para oferta do servio socioeducativo. Esta entidade deve ser regularmente registrada no Conselho Municipal, ou do DF, de Assistncia Social; Outra Unidade Pblica: a base fsica do coletivo ocupa o espao de rgo pblico ou espao gerido pelo Poder Pblico, que no seja o CRAS, como: escola, hospital, creche, centro de juventude, dentre outros. Este espao deve ser formalmente cedido ao ProJovem Adolescente; Espao privado cedido: a base fsica do coletivo ocupa o espao de instituio privada, e o espao foi cedido para o desenvolvimento do ProJovem Adolescente. Esta cesso deve ser formal.

c.

d.

ix.

Endereo do coletivo: endereo completo do local onde est situada a base fsica do coletivo. E-mail: endereo de correio eletrnico por meio do qual se possa contatar diretamente o coletivo. Caso o coletivo no disponha de e-mail, pode ser informado o e-mail do CRAS. DDD/Telefone: nmero de telefone atualizado para contato com o coletivo, precedido do cdigo de discagem direta distncia (DDD). Horrio semanal de funcionamento: neste quadro deve-se informar os horrios de incio e trmino das atividades realizadas pelo coletivo no decorrer da semana. Ao lado do quadro, incluir, caso haja, observaes referentes distribuio da carga horria semanal.

x.

xi.

xii.

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

xiii.

Composio inicial do coletivo: apresenta 2 quadros, com informaes sobre a formao inicial do coletivo (primeiros 25 jovens inscritos), quanto a:
a.

Distribuio dos jovens por idade e gnero: preencher cada clula com o nmero de jovens correspondente idade e ao gnero, somando, ao final, cada linha e cada coluna. Ao lado do quadro, incluir, caso haja, observaes referentes a gnero e idade dos jovens que compem o coletivo. Distribuio dos jovens por categoria de pblico: informar o nmero de jovens de famlias beneficirias do Programa Bolsa Famlia - PBF (artigo 10, inciso I, da Lei 11.692/08) e o nmero de jovens inscritos no coletivo a partir de encaminhamento da Proteo Social Especial (artigo 10, inciso II a V, da Lei 11.692/08). De acordo com a regulao do ProJovem Adolescente o nmero de jovens de famlias beneficirias do PBF no poder ser inferior a 17 (dezessete) e o nmero de jovens nas demais situaes no poder exceder a 8 (oito). Nmero total de jovens com deficincia: informar a quantidade de jovens com deficincia que participam do coletivo.

b.

c.

xiv.

Orientador Social: preencher os seguintes campos, relacionados ao profissional que desempenhar a funo de orientador social do coletivo identificado:
a. b.

Nome: nome completo do orientador social. Nvel de escolaridade: assinalar a opo que corresponda ao grau de escolaridade do orientador social. Assinalar Mdio sempre que ele tiver Ensino Mdio Completo (escolaridade mnima admitida); Superior incompleto se ele tiver curso superior incompleto; e Superior completo se ele tiver curso superior completo. Carga Horria: nmero total de horas trabalhadas semanalmente pelo orientador social no ProJovem Adolescente (incluindo todos os coletivos pelos quais responsvel).

c.

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

d.

Vnculo: assinalar o tipo de vnculo empregatcio do orientador social: Estatutrio: servidor de carreira regido por regime jurdico nico. Celetista: trabalhador contratado de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho CLT; iii. Apenas comissionado: servidor municipal ou do Distrito Federal, ocupante de cargo de livre provimento; iv. Sem vnculo permanente: trabalhadores com contrato de trabalho temporrio ou prestadores de servios; v. Estagirio: estudante em experincia supervisionada de formao profissional.
i. ii.

II - Formulrio de Inscrio de Jovem a) Responsvel pelo preenchimento: servidor do CRAS, da Secretaria Municipal de Assistncia Social ou de outro rgo, designado pelo gestor municipal de Assistncia Social. b) Descrio dos campos a serem preenchidos: i. ii. iii. iv. Nome: nome completo do jovem. Data de nascimento: dia, ms e ano de nascimento do jovem, no formato dd/mm/aaaa. Sexo: assinalar a opo adequada, se masculino ou feminino. NIS: Nmero de Identificao Social do jovem, extrado do Cadnico. Observao: caso o jovem no possua o NIS, porm esteja enquadrado nas situaes previstas nos incisos II a V do art. 10 da Lei n. 11.692/08, o responsvel pela inscrio realizar o cadastro provisrio do jovem e o encaminhar, juntamente com sua famlia, ao rgo responsvel pelo Cadnico no Municpio ou Distrito Federal. Assim que o jovem obtiver o NIS, esta informao dever ser includa no Formulrio de Inscrio de Jovem.
Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

No caso do jovem pertencer a uma famlia com perfil de renda do Programa Bolsa Famlia (renda familiar per capita menor ou igual a R$ 120,00), mas que ainda no seja beneficiria do PBF portanto legalmente fora dos critrios de seleo do pblico do ProJovem Adolescente -, o agente inscritor do servio socioeducativo dever orientar a famlia a buscar o Conselho Tutelar de forma que este avalie a pertinncia da aplicao, ao caso concreto, da medida de proteo prevista no art. 101, inciso IV, da Lei 8.069/90, o Estatuto da Criana e do Adolescente. v. vi. vii. viii. ix. x. xi. xii. xiii. Naturalidade: cidade e UF de nascimento do jovem. Endereo completo: endereo completo do jovem. Nome da me: nome completo da me do jovem. NIS: Nmero de Identificao Social da me do jovem, extrado do Cadnico. Tipo de documento: assinalar a opo que corresponda ao documento da me do jovem, se RG ou CPF. N.: preencher com o nmero do documento assinalado no item anterior. rgo Emissor: preencher com a sigla do rgo emissor, somente se o documento apresentado for o RG. UF: preencher com a sigla da Unidade da Federao emitente, somente se o documento apresentado for o RG. Situao escolar atual: selecionar a opo adequada, se o jovem freqenta escola ou no freqenta escola referente ao momento de admisso no coletivo. Observao: os campos xiv a xx, a seguir, devero ser preenchidos apenas quando, no item xiii, assinalou-se que o jovem freqenta escola. xiv. Nome da escola: nome completo da escola em que o jovem est matriculado.
Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

xv. xvi. xvii.

Nvel: assinalar a opo correspondente ao nvel de ensino que o jovem est cursando, se fundamental ou mdio. Srie: preencher com a srie escolar que o jovem est cursando. Turno: assinalar o perodo do dia em que o jovem freqenta a escola, se matutino (quando ele freqenta de manh), vespertino (quando freqenta tarde) ou noturno (quando freqenta noite). Observao: as atividades do jovem no servio socioeducativo devero ocorrer em horrio alternado ao turno escolar.

xviii.

Categoria de Pblico: assinalar a opo correspondente se jovem de famlia do Programa Bolsa Famlia PBF, conforme o inciso I, do artigo 10, da Lei n. 11.692/08, ou jovem encaminhado pela Proteo Social Especial - PSE, conforme os incisos II a V do mesmo artigo. Observao: Os campos xxii, xxiii e xxiv, a seguir, s devero ser preenchidos se o jovem foi encaminhado pela Proteo Especial. Os referidos campos no se aplicam categoria de pblico jovem de famlia do PBF.

xix.

Dados do encaminhamento (Somente para jovens encaminhados pela PSE):


a.

Tipo de documento: especificar o tipo de documento, se ofcio, memorando, ou outro, que faz o encaminhamento do jovem. N.: preencher com o nmero do documento de encaminhamento. Data: preencher com a data do documento de encaminhamento, no formato dd/mm/aaaa. rgo: preencher com o nome ou sigla do rgo emissor do documento.

b. c.

d.

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

xx.

Instncia demandante (Artigo 10, pargrafo nico, da Lei n. 11.692/08): assinalar a opo que indica o rgo/instncia que demandou ao gestor municipal, ou do DF, a incluso do jovem em programa socioeducativo, se Ministrio Pblico, Poder Judicirio, Conselho Tutelar ou Defensoria Pblica. Caso no se enquadre em nenhuma das opes anteriores assinalar a opo outro e indicar qual. Pblico de referncia (Artigo 10, incisos II a V, da Lei n. 11.692/08): assinalar a opo correspondente ao pblico de referncia especfico da Proteo Social Especial no qual o jovem se inclui. So elas: Egresso de internao, Egresso ou sob medida socioeducativa em meio aberto (medidas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente ECA), Egresso PETI (Programa de Erradicao do Trabalho Infantil), Medida de Proteo (jovem egresso ou sob medida de proteo, conforme previsto no ECA) ou Programa de enfrentamento de explorao sexual contra crianas e adolescentes (quando encaminhado pelo Programa). Autorizo a participao do jovem sob minha responsabilidade nas atividades do ProJovem Adolescente Servio Socioeducativo: Neste campo, aps tomar cincia do que o servio socioeducativo, de como e onde ele ser desenvolvido e demais informaes necessrias, a me ou responsvel legal dever autorizar o jovem a participar do mesmo, indicando o local, a data completa (dia, ms e ano) e assinando o formulrio ou sendo-lhe coletada a impresso digital. Responsvel pelas informaes: nome legvel do servidor responsvel pela coleta das informaes. Matrcula: nmero da matrcula do servidor encarregado do preenchimento do formulrio. Cargo/funo: cargo ou funo do responsvel pelo preenchimento do formulrio. rgo: nome do rgo de lotao do responsvel pelo preenchimento do formulrio.

xxi.

xxii.

xxiii. xxiv. xxv. xxvi.

Observao: Cada Formulrio de Inscrio de Jovem dever ser anexado Ficha de Identificao do Coletivo e arquivado numa pasta destinada documentao do coletivo.
Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

Lista de Freqncia Mensal dos Jovens ao Servio Socioeducativo a) Responsvel pelo preenchimento: Orientador Social. Observaes: No incio de cada ms, o responsvel pelas inscries dos jovens, designado pelo gestor municipal ou do DF, dever disponibilizar para o Orientador Social os formulrios dos jovens que frequentaro o(s) coletivo(s) sob sua responsabilidade. De posse destas informaes, o Orientador Social preencher o cabealho e preparar a lista, preenchendo as colunas do Quadro de Freqncia relativas ao NIS e nome dos jovens. Ao longo de cada ms, o Orientador Social dever apontar a freqncia diria dos jovens, inclusive referente a participao destes em atividades do servio socioeducativo conduzidas por outros profissionais (facilitadores de oficinas). As colunas data de desligamento e motivo devero ser preenchidas pelo Orientador Social, sempre que se confirmar o desligamento de um jovem, aps discusso com a equipe de referncia do ProJovem Adolescente, incluindo o profissional de nvel superior do CRAS. b) Descrio dos campos a serem preenchidos:
i.

N Identificao CRAS: nmero atribudo a cada CRAS pelo MDS, constante no Termo de Adeso e Compromisso. Este nmero composto pelo cdigo IBGE do municpio, acrescido de um nmero seqencial aleatrio de seis dgitos. o mesmo nmero informado na Ficha de Identificao de Coletivo. Identificao Coletivo: nome de fantasia utilizado para identificao do coletivo, escolhido democraticamente pelos jovens, em procedimento mediado pelo orientador social. O nome de fantasia contribui para o desenvolvimento, pelos jovens, dos sentimentos de identidade e pertencimento ao coletivo. Preencher com o mesmo nome informado na Ficha de Identificao do Coletivo.

ii.

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

iii.

Instituio/rgo: Identificao da instituio ou rgo responsvel pela execuo do servio socioeducativo. Nome Orientador Social: nome completo do profissional responsvel pelo Coletivo. Ms/Ano de Referncia: ms e ano a que se referem os registros de freqncia dos jovens, no formato MM/AAAA. Quadro de freqncia: O quadro de freqncia est dividido em 6 (seis) colunas, a saber: N, NIS, Nome, Dia, Data de Desligamento e Motivo, onde:
a.

iv. v.

vi.

N: um nmero seqencial que indica a quantidade de jovens no coletivo. Ressaltase aqui que, para ter incio, o coletivo deve ter 25 jovens. Aps o incio das atividades, em razo de desligamentos e/ou novas inscries, o coletivo poder funcionar com no mnimo 20 e no mximo 30 jovens. NIS: Nmero de Identificao Social do jovem, extrado do Cadnico. Caso o jovem no tenha NIS, o campo dever ser deixado em branco para posterior preenchimento, aps cadastramento do jovem e de sua famlia, no ms em que esta informao retornar da Caixa Econmica Federal, para o gestor municipal. Nome: Nome do jovem participante do coletivo. Dia: coluna subdivida em 31 outras colunas, cada uma representando um dia do ms de referncia em que esto sendo desenvolvidas as atividades do coletivo. Para cada dia, na linha correspondente a cada jovem, deve-se fazer a marcao no quadro com um ponto (.) indicando a presena e com a letra F indicando a falta do jovem nas atividades (encontros e oficinas) daquele dia. Data de Desligamento: este campo dever ser preenchido com a data de desligamento do jovem, no formato DD/MM/AA. A deciso de desligamento do jovem do servio socioeducativo dever ser em comum acordo com o profissional de nvel superior do CRAS, designado para assessorar o orientador social.

b.

c. d.

e.

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

Observao: o nome do jovem desligado dever ser retirado da Lista de Freqncia Mensal no ms posterior ao seu desligamento.
f.

Motivo: para cada jovem eventualmente desligado do servio socioeducativo o orientador social dever tambm indicar o motivo que ensejou o desligamento. Esse motivo deve ser discutido com o profissional de nvel superior de referncia do CRAS. Para cada motivo previsto h um nmero especfico, constante na Legenda que se encontra abaixo do quadro. Deve-se preencher o campo com o nmero referente ao motivo verificado.

vii.

Responsvel pelas informaes: espao para assinatura do Orientador Social do Coletivo, o qual dever assumir a responsabilidade pelas informaes prestadas. A cada ms ele entregar o formulrio devidamente preenchido ao profissional de nvel superior do CRAS que o assessora, obedecendo peridiocidade e prazos estipulados. Ciente: espao para assinatura do Profissional de Nvel Superior do CRAS, indicando cincia das informaes prestadas pelo Orientador Social.

viii.

Braslia-DF, 15 de setembro de 2008.

ANA LGIA GOMES Secretria Nacional de Assistncia Social

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Secretaria Executiva Coordenao Geral de Recursos Humanos SAN Quadra 03, Lote A, Ed. Ncleo de Transporte - DNIT, Sala 2312, 2 andar Tel. (61)34332246, CEP 70040-902, Braslia - DF

You might also like